Issuu on Google+

1

Elementos básicos Guia de uso da marca

Elementos básicos | Telefônica S.A. | Dezembro 2011


Diretrizes bรกsicas


Lock-up Telefônica Vivo

INTRODUÇÃO

Considerando que a marca comercial Telefônica não é fortemente reconhecida em todo o país, por conta de sua atuação mais focada no Estado de São Paulo, adotamos temporariamente o uso da marca Telefônica Vivo em alguns materiais. Este uso tem como objetivo aproximar as duas marcas e aumentar o conhecimento da marca Telefônica nos outros Estados, o que garante uma melhor assimilação de seu papel institucional. Nesse período, todas as diretrizes descritas neste guia permanecem as mesmas, mas devem ser adaptadas para o uso do lock-up Telefônica Vivo.


Lock-up Telefônica Vivo

LOCK-UP LOGOTIPOS Este é o lock-up que forma os logotipos da Telefônica Vivo. Sua composição não pode ser alterada, nem modificada para ser utilizada em artes finais existentes.

Positivo Pantone TEL-VIVO_lock-up_POS_PMS.ai TEL-VIVO_lock-up_POS_PMS.eps CMYK TEL-VIVO_lock-up_POS_CMYK.ai TEL-VIVO_lock-up_POS_CMYK.eps JPG TEL-VIVO_lock-up_POS_RGB.jpg PNG TEL-VIVO_lock-up_POS_RGB.png

Relação de tamanhos

Área de proteção 1/3x

RGB TEL-VIVO_lock-up_POS_RGB.ai TEL-VIVO_lock-up_POS_RGB.eps

x

Negativo CMYK TEL-VIVO_lock-up_NEG.ai TEL-VIVO_lock-up_NEG.eps RGB TEL-VIVO_lock-up_NEG_RGB.ai TEL-VIVO_lock-up_NEG_RGB.eps TEL-VIVO_lock-up_NEG_RGB.png

1/2x

Tamanho mínimo

28 mm


Elementos básicos 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Introdução Ideia de marca Valores Conceito Visão Logotipo Cores Fontes Fotografia

Elementos básicos | Telefônica S.A. | Dezembro 2011


Elementos básicos

INTRODUÇÃO

1

Todas as pessoas que fazem parte da Telefônica precisam compreender e praticar a nossa ideia de marca, demonstrar seus valores e divulgá-los pelo mundo. E você pode nos ajudar a fazer isso. Aplicando as regras básicas de uso do logotipo e das fontes que criamos, conseguimos transmitir os ideais que nos permitiram chegar até aqui. Elementos básicos | Telefônica S.A. | Dezembro 2011

3


Elementos básicos

IDEIA DE MARCA

2

Capacidade, vontade e talento para melhorar as coisas. É o reflexo da nossa solidez como empresa. Uma atitude de líder responsável, que atua levando em conta todos os públicos que de alguma forma pode atingir com suas ações. Vamos desde o possível e imaginado até o real e tangível.

Elementos básicos | Telefônica S.A. | Dezembro 2011

4


Elementos básicos

VALORES Definem a forma como a marca deve se comportar. O rosto é o espelho da alma e, na Telefônica, desejamos que os nossos valores estejam presentes em todas as nossas ações. Você verá neste guia os valores que expressam a alma da Telefônica, que devemos assimilar e aplicar para que estejam implícitos em tudo que comunicarmos interna e externamente.

3

Visão

A Telefônica tem clareza de visão, por isso é uma referência no setor das telecomunicações; é capaz de enxergar a realidade e a diversidade das regiões onde atua e de vislumbrar o futuro da sua empresa. Assim, consegue estar sempre um passo à frente para transformar o panorama competitivo do setor, através da inovação e da tecnologia.

Talento

A Telefônica dispõe das melhores competências técnicas e intelectuais, graças à sua capacidade de atrair e reter capital humano experiente, dinâmico, criativo e atuante, com uma diversidade que enriquece a empresa. Por isso, ela é capaz de transformar sua visão em ideias e soluções inovadoras, relevantes para todos os seus públicos, em todos os mercados.

Compromisso

Com integridade e ética, a Telefônica busca promover o progresso nas comunidades em que atua, gerar valor para seus acionistas e parceiros e oferecer total confiança nos produtos e serviços para seus clientes no mundo inteiro. Assim, ela é capaz de transformar o relacionamento com seu público e colaboradores em uma relação de confiança, transparência e respeito mútuo.

Fortaleza

Mais de oito décadas de sucesso e crescimento constante fazem da Telefônica uma empresa com experiência, profissionalismo e conhecimento local e global do setor. Sua dimensão e posicionamento na cadeia de valores a tornam uma empresa que transforma a confiança gerada em seus clientes em valor recíproco e sustentável. Por isso, ela é capaz de atender a empresas que outros não conseguem, atuando como parceira e referência privilegiada no novo ecossistema digital para gerar fortes parcerias. Elementos básicos | Telefônica S.A. | Dezembro 2011

5


Elementos básicos

CONCEITO

4

A “Terra” é o elemento que inspira a linguagem visual e a personalidade da nova Telefônica. É o conceito que serve de apoio às marcas Movistar, O2 e Vivo, refletindo os valores de uma companhia que, após 85 anos liderando o mercado, alcançou uma visão global. A Telefônica vê a realidade de cima, com uma perspectiva que vai do indivíduo à sociedade, abrangendo todo o planeta.

Elementos básicos | Telefônica S.A. | Dezembro 2011

6


Elementos bテ。sicos

VISテグ

5

Criamos oportunidades para continuar transformando possibilidades em realidade, gerando valores para clientes, colaboradores, sociedade, acionistas e parceiros, em escala global. Elementos bテ。sicos | Telefテエnica S.A. | Dezembro 2011

7


Elementos básicos

LOGOTIPO Versões coloridas Neste item você pode conhecer as versões da marca Telefônica. O logotipo Telefônica sempre será colocado sobre o dégradé Telefônica, em modo negativo, ou sobre fundo branco, em modo positivo. Não é recomendado aplicar o logotipo Telefônica sobre nenhuma outra cor ou fundo. Nos casos em que for necessário reproduzir o logotipo Telefônica em branco e preto, utilizaremos 90% de preto em ambas as versões, positiva e negativa.

6 Versão negativa sobre dégradé Telefônica.

Versão positiva sobre fundo branco.

Versão negativa monocromática.

Versão positiva monocromática.

Elementos básicos | Telefônica S.A. | Dezembro 2011

8


Elementos básicos

LOGOTIPO

6

Sempre que possível colocaremos nosso logotipo na parte inferior direita da peça, na parte azul-clara do dégradé. Devemos proteger nosso logotipo dando espaço em todo seu redor, respeitando sua área de proteção. A correta legibilidade da marca Telefônica é de fundamental importância, por isso recomendamos que ela nunca seja reproduzida em tamanho inferior a 15 milímetros.

Área de proteção

Tamanho mínimo 1/2x x

15 mm

3/4x

Elementos básicos | Telefônica S.A. | Dezembro 2011

9


Elementos básicos

LOGOTIPO

6

O que não deve ser feito Existem regras claras que devem ser seguidas para a utilização do logotipo da Telefônica. Os tipos de marca exemplificados nesta página não são permitidos.

Não elimine o símbolo estabelecido da marca.

Não aplique a marca com cores não especificadas.

Não aplique a marca sobre um fundo colorido incorreto.

Não amplie a marca vertical ou horizontalmente.

Não gire a marca nem altere sua composição horizontal.

Não aplique sombreamento nem efeitos na marca.

ÁREA CORPORATIVA

Não acrescente linha externa nem mude o estilo visual da marca.

Elementos básicos | Telefônica S.A. | Dezembro 2011

Não coloque a marca dentro de uma caixa não especificada.

Não acrescente outros elementos na área de proteção.

10


Elementos básicos

CORES A paleta de cores Telefônica é funcional e atraente. Ela é formada pelo azul, seu dégradé e as cores de destaque, que denotam tons neutros obtidos na natureza. As principais características e usos de nossa paleta de cores são: F 83*#*#$ţ,'!B"#4#1#032'*'8"-!-+- cor principal. F ĺ%0"ĺ#*#$ţ,'!Bĺ3+$#00+#,2 fundamental na identidade e um diferencial da marca. Deve ser aplicado na diagonal, com azul-claro na parte inferior direita e azul-escuro na parte superior esquerda.

7 Azul Telefônica

Pantone® CMYK RGB L*a*b* HTML

548 C 100 / 21 / 28 / 78 0 / 66 / 80 25 / -15 / -14 #004250

Dégradé Telefônica CMYK RGB

100 / 70 / 50 / 70 0 / 45 / 54 A

Diagonal

F 83*Q!*0-#*#$ţ,'!B"#4#1#032'*'8"- para destacar e criar contraste. F !0##*#$ţ,'!Bĺ#6!*31'4+#,2#3+!-0 de apoio na fonte Telefônica Script.

B CMYK RGB Azul-claro Telefônica

Pantone® CMYK RGB L*a*b* HTML Elementos básicos | Telefônica S.A. | Dezembro 2011

3115 C 60 / 0 / 14 / 0 0 / 198 / 215 71 / -39 / -23 #00C6D7

80 / 20 / 10 / 25 0 / 117 / 154

Ocre Telefônica

Pantone® CMYK RGB L*a*b* HTML

153 C 6 / 67 / 100 / 18 187 / 101 / 14 52 / 32 / 57 #BB650E

11


Elementos básicos

CORES

7

A seguir, você pode ver dois gráficos em que estão especificadas as porcentagens de cor a serem utilizadas para cada público-alvo da Telefônica.

30%

8%

Elementos básicos | Telefônica S.A. | Dezembro 2011

60%

30%

60%

10%

2%

Público-alvo

Público-alvo

F-!'#""# - Fundação - Responsabilidade corporativa F-* -0"-0#1

F-!'#""# - Comunicação institucional - Patrocinadores F0!#'0-1 F!'-,'121 F3*2',!'-,'1 F 0,"#1!*'#,2#1

12


Elementos bĂĄsicos

FONTES Um dos elementos fundamentais da nossa identidade Ê a nossa fonte, que foi exclusivamente desenvolvida para nós e recebeu o nome de Telefônica. Seu uso deve ser constante e invariåvel para que, com o tempo, se torne um diferencial que transmita coerência e personalidade. A fonte Telefônica Script deve ser usada apenas em peças dirigidas a colaboradores ou à sociedade (exclusivamente Fundação e responsabilidade corporativa). Esta fonte sempre deverå ser aplicada na cor PantoneŽ 153. Em casos muito específicos, podemos combinar as fontes Telefônica Text e Telefônica Headline com o dÊgradÊ da Telefônica. Em palavras soltas de grande importância, devem ser aplicados os elementos em conjunto.

8

Aa

TĂ­tulos

Os tĂ­tulos devem ser escritos em Telefonica Headline Light.

Telefonica Headline Light ABCDEFGHIJKLMNĂ&#x2018;OPQRSTUVWXYZ AbcdefghijklmnĂąopqrstuvwxyz <¿¥([{/.,:-+*0123456789$â&#x201A;Ź$@â&#x201E;˘ÂŠ

Corpo do texto

Aa

O corpo do texto serå em Telefônica Text com as opçþes de três pesos: -*"A#%3*0# 2*'!@-0+*+#,2# usaremos o peso Regular; para ressaltar um texto, escreveremos em Telefônica Text Bold e aplicaremos o .#1- 2*'!.0-1,-+#1"1- 01A estrangeirismos, etc.

Telefonica Text Regular  Ăľ AbcdefghijklmnĂąopqrstuvwxyz <¿¥([{/.,:-+*0123456789$â&#x201A;Ź$@â&#x201E;˘ÂŠ Telefonica Text Bold ABCDEFGHIJKLMNĂ&#x2018;OPQRSTUVWXYZ AbcdefghijklmnĂąopqrstuvwxyz <¿¥([{/.,:-+*0123456789$â&#x201A;Ź$@â&#x201E;˘ÂŠ Telefonica Text Italic ABCDEFGHIJKLMNĂ&#x2018;OPQRSTUVWXYZ AbcdefghijklmnĂąopqrstuvwxyz <¿¥([{/.,:-+*0123456789$â&#x201A;Ź$@â&#x201E;˘ÂŠ

Assim como nos demais formatos, o dĂŠgradĂŠ deve ser aplicado na diagonal, com azul-claro na parte inferior direita e azul-escuro na parte superior esquerda.

Elementos bĂĄsicos | TelefĂ´nica S.A. | Dezembro 2011

Destaque

Telefonica Script ABCDEFGHIJKLMNĂ&#x2018;OPQRSTUVWXYZ Abcdef ghijklmnĂąopqrstuvwxyz <¿¥([{/.,:-+*0123456789$â&#x201A;Ź$@â&#x201E;˘ÂŠ

13


Elementos básicos

FOTOGRAFIA Seja de uma perspectiva ampla ou focada nos detalhes, todas as nossas fotografias devem ter a personalidade única da Telefônica, que expressa uma visão global do mundo e oferece um conhecimento mais objetivo da realidade.

9 Vista aérea. Fotografia da Terra.

Vista aérea. Fotografia da Terra.

Esta é a visão mais ampla da superfície da Terra. Ela nos permite capturar as cenas mais impactantes e inspiradoras, desde imagens rurais até as cidades mais cosmopolitas, porém mantendo sempre distância em nossa perspectiva e abrangendo as ações em que o ser humano é protagonista. Selecionaremos as imagens impactantes de acordo com sua grandiosidade e variedade de cores.

Vista elevada. Fotografia da Terra/pessoas. Nosso zoom se aproxima do nível da rua. Começamos a ver e distinguir pessoas exercendo suas atividades cotidianas em ambientes reais. A posição ligeiramente elevada sobre os protagonistas nos permite ter uma visão clara das ações que realizam em uma perspectiva diferente e original.

Vista elevada. Fotografia da Terra/pessoas.

Vista aproximada. Fotografia de pessoas.

Vista aproximada. Fotografia de pessoas. Nós nos aproximamos totalmente da ação e focamos os protagonistas, perdendo, assim, as referências contextuais, mas dando maior destaque aos detalhes de suas ações e expressões. Ficamos agora frente a frente com as pessoas, sem nunca perder o ângulo elevado; as pessoas poderão, inclusive, em alguns casos, interagir com a câmera se precisarmos de mais proximidade.

Elementos básicos | Telefônica S.A. | Dezembro 2011

14


Se você tiver qualquer dúvida sobre o conteúdo deste guia ou sobre a aplicação do logotipo em casos não abordados aqui, por favor entre em !-,22-!-+'0#2-0'"# +%#+#-+3,'!IJĨou acesse www.brandcenter.telefonica.com


Telefônica [endomarketing]