Page 1

Produto: Framework Processo: Configuração de um Workflow para enviar e-mail para cada Usuário Novo cadastrado Versão do Documento: 1.2 Data: 18/08/2010 Atualização: 25/07/2011

Avisar ao usuário do Corpore seu login e senha por e-mail automaticamente O Cadastro de Usuários é utilizado constantemente dentro dos sistemas da TOTVS para permitir que os colaboradores possam executar seu trabalho. Através deste recurso, é possível enviar um e-mail automaticamente para cada usuário criado dentro de qualquer sistema Corpore. A vantagem é que o usuário terá conhecimento do seu login e senha para acessar o sistema, não sendo necessário um contato do Administrador do sistema com cada usuário.

Figura 1 - Tela inicial do sistema utilizado na simulação

Analista: Felipe David Evangelista

Página 1 de 12


O primeiro passo é incluir um novo Worflow, que irá controlar toda a rotina. Acesse | Menu Utilitários | Workflow (Beta) | Workflows | Botão: Incluir |

Figura 2 - Acessando o recurso Workflow

O próximo passo é informar o nome do WorkFlow, sua categoria, e gravar o registro. OBS: A Categoria informada irá determinar qual Perfil poderá dar manutenção neste Workflow.

Figura 3 - Dados básicos da criação do Workflow

Analista: Felipe David Evangelista

Página 2 de 12


Na Visão de Workflows clique duas vezes sobre o Workflow criado. OBS: Se selecionar o Workflow e clicar no botão Editar o sistema abrirá apenas a janela de edição dos dados básicos.

Figura 4 - Edição Avançada do Workflow

Vá na Aba Atividades, selecione a Atividade ‘Se/Senão’ e arraste para o quadro ‘Sequential Workflow’.

Figura 5 - Inclusão das Atividades do Workflow

Analista: Felipe David Evangelista

Página 3 de 12


Selecione a Atividade ‘Se/Senão’ no quadro ‘Sequential Workflow’, selecione a Aba Propriedades e informe a opção ‘Declarative Rule Condition’ no campo ‘Condition’.

Figura 6 - Propriedades da Atividade Se/Senão

No campo ‘ConditionName’ clique no botão ‘...’. Ao abrir a janela de Seleção de Condições pressione o botão ‘New’ (Novo).

Figura 7 - Criando a condição de envio de e-mail

Analista: Felipe David Evangelista

Página 4 de 12


No campo ‘Condition’ informe a seguinte sentença e confirme a inclusão: this.Fields["SENHA"].IsModified OBS: Esta janela de condições possui uma interação com funções do .NET. Desta forma você poderá informar uma propriedade e o .NET lhe fornecerá as opções disponíveis de argumentos, e demais relacionamentos. Use ‘Ctrl + Espace’ para exibir opções de propriedades disponíveis (semelhante à programação .NET)

Figura 8 - Elaboração da sentença que determinará a condição de envio de e-mail

Na Aba Atividades arraste as Atividades ‘Expressão’ e ‘Envio de E-mail’ para dentro da Atividade ‘Se/Senão’.

Figura 9 - Criando a condição de envio de e-mail

Analista: Felipe David Evangelista

Página 5 de 12


Selecione a Atividade Expressão dentro do quadro ‘Sequential Workflow’, Selecione a Aba Propriedades, clique sobre o botão ‘...’ no campo ‘Expressões’, e informe o texto que será enviado ao usuário. Exemplo: 'Prezado(a) [' + RMSWorkflow.NOME + '],' + Newline + NewLine + 'Seu cadastro como usuário no sistema TOTVS foi finalizado com sucesso!' + Newline + Newline + 'Seu login de acesso é: ' + RMSWorkflow.CODUSUARIO + Newline + 'Sua senha inicial: 123456' + Newline + NewLine + 'Agora você está apto a realizar abertura de atendimentos.' + Newline + NewLine + 'Bom Trabalho!' OBS: Esta janela permite que você utilize variáveis do sistema para envio de informações dinâmicas (conforme exemplo acima).

Figura 10 - Montando a mensagem que será enviada ao usuário

Analista: Felipe David Evangelista

Página 6 de 12


Após definir a mensagem devemos associá-la à Atividade Envio de E-mail. Para tanto, nesta mesma Aba Propriedades clique duas vezes sobre o campo ‘Valor Calculado’,

Figura 11 - Associando a mensagem criada à Atividade ‘Envio de E-mail’

Analista: Felipe David Evangelista

Página 7 de 12


Selecione a Atividade Envio de E-mail dentro do quadro ‘Sequential Workflow’, Selecione a Aba Propriedades, clique sobre o campo ‘Assunto’, e informe o texto que será apresentado no Assunto do E-mail. Exemplo: [E-mail automático] Login de acesso ao sistema TOTVS

Informe também o campo ‘Texto do Email’, pois o mesmo é obrigatório. Esta informação não será usada no envio do email.

Figura 12 - Edição da Atividade Envio do E-mail

Analista: Felipe David Evangelista

Página 8 de 12


Ainda na Atividade Envio de E-mail clique duas vezes sobre o campo ‘Destinatários’, selecione o campo ‘Fields’, pressione F2, e dentro do colchete informe o texto “EMAIL” (conforme figura abaixo).

Figura 13 - Associando o campo Destinatário ao e-mail do cadastro do Usuário

Analista: Felipe David Evangelista

Página 9 de 12


Ainda na Atividade Envio de E-mail selecione no campo ‘Remetente’, a opção ‘Company’, indicando que o remetente será o contato de e-mail da Coligada utilizada. Confirme a edição avançada do Workflow clicando em OK.

Figura 14 - Indicando quem será o Remetente do E-mail ao Usuário

Na visão de Workflow selecione o Workflow e pressione o botão ‘Editar’. Vá à Aba ‘Gatilhos’, selecione a opção ‘Antes da Atualização do Registro (Fim)’ (este gatilho permite que comparemos o valor de um campo com seu valor anterior logo antes de salvar o registro).

Figura 15 - Indicando qual será o disparador do Workflow

Analista: Felipe David Evangelista

Página 10 de 12


Após selecionar o gatilho ‘Antes da Atualização do Registro (Fim)’ pressione o botão ‘Adicionar Objeto’, e localize o cadastro de Usuários, selecione, e confirme a alteração da Edição Básica do Workflow. Após finalizar a configuração poderá realizar um teste de validação acessando o cadastro de usuários e alterando o campo SENHA de algum usuário cadastrado, ou incluindo um novo Usuário no sistema.

Figura 16 - Indicando qual será o disparador do Workflow

Observações Para que este tipo de serviço funcione é necessário que o arquivo (C:\CorporeRM\RM.Net\RM.Host.Service.exe.config) esteja configurado. Para tanto deve existir a linha “<add key="WorkflowEnabled" value="true" />” no arquivo.

“RM.Host.Service.exe.config”

<configuration> <appSettings> . . <add key="WorkflowEnabled" value="true" /> . . </appSettings>

Figura 17 - Alteração do arquivo 'RM.Host.Service.exe.config'

Importante: O arquivo poderá ser editado utilizando um editor de texto (Exemplo: Bloco de Notas). Para realizar esta alteração é necessário parar o serviço “RM.Host.Service”, e reiniciar após o término do procedimento.

Analista: Felipe David Evangelista

Página 11 de 12


Data de produção do documento: 18/08/2010.

Analista: Felipe David Evangelista

Página 12 de 12

Como Fazer - Criando uma Fórmula Visual  

Este documento mostra, passo-a-passo, como criar uma Fórmula Visual em Sistemas TOTVS (Linha RM).

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you