Page 1

Comissão de REDE Objetivo O objetivo da comissão é difundir o Movimento Empresa Júnior para todos os participantes da Federação, não só para o Corpo Executivo da FEJEMG, mas também para as Empresas Juniores federadas. Além disso, ela tem o intuito de apresentar o que a FEJEMG espera de quem a integra, para que, assim, os empresários juniores entendam a importância da sua participação e estejam mais próximos da Federação. Espera-se assim conseguir que os componentes da rede sejam mais engajados, tanto na geração mútua de valor quanto para fortalecimento da rede.

Escopo O escopo da Comissão de Rede é propor projetos de alcance estadual, que promovam uma articulação maior entre as Empresas Juniores federadas. Estes poderão estar ligados aos projetos da Diretoria ou serem criados pela própria comissão, que realizará ações, incentivando a participação efetiva das Empresas Juniores. Portanto, ela trabalhará com a finalidade de definir e executar um programa que engaje todo o MEJ, voltado para o fortalecimento da rede a partir da sua maior integração. Os programas poderão ser tanto projetos internos da comissão, para que esta conheça melhor a rede na qual estamos inseridos, quanto externos, buscando aproximação e geração de valor a todos que a compõe. Os projetos criados pela comissão serão de total responsabilidade dela, logo, ela será cobrada não só pelo escopo, mas pela execução dos projetos, bem como pela elaboração de qualquer material necessário. Outra tarefa da comissão será a busca incessante por uma melhor atuação do Conselho, no que diz respeito à participação nas deliberações e discussões, sejam elas via Reunião Presencial ou via fórum.


Entregas Um diagnóstico semestral quanto a atuação do conselho da FEJEMG. Este diagnóstico direcionará as ações corretivas e de melhorias do desempenho do conselho para o próximo semestre. A apresentação de um plano de ação que envolve os projetos que tenham como fim o alcance do desenvolvimento colaborativo que esta atuará no início do semestre para atuar nos problemas essenciais diagnosticados e um relatório que relate as entregas das etapas previstas ao fim de cada semestre. Repasses e pareceres quanto aos resultados da Rede serão entregas contínuas e atendidas segundo demandas.

Processo/execução O diagnóstico semestral deverá sempre ser construído baseado em entrevistas com o próprio conselho, equipe FEJEMG e Empresários Juniores em geral. Uma reunião da comissão será destinada para discussão e identificação dos problemas chaves quanto ao desempenho identificado do conselho. A comissão elaborará então o diagnóstico para ser apresentado no Dia D daquele semestre. O Plano de ação deverá ser direcionado pelo Presidente do Conselho, porém construído em conjunto e apresentado na primeira RP de cada semestre. Modelo de plano de ação utilizado pela gestão da FEJEMG. É papel da comissão de rede entender os resultados do MEJ Mineiro, porém a comissão não é responsável pela coleta destes resultados, mas ela deve cobrar a apresentar estes resultados ao conselho. Deverão ser criados indicadores que consigam mensurar a atuação da comissão no cumprimento de seus objetivos sempre que possível, a fim de um maior controle de suas atividades.

Equipe Dinâmica de Trabalho


A comissão será composta por quatro ou cinco pessoas, sendo cada uma delas distribuídas nas etapas dos planos de ações e toda equipe envolvida nos dois processos da comissão, que são diagnóstico semestral e repasse na RP. Haverá um líder, o Presidente do Conselho, que será o responsável pelo gerenciamento da equipe e de suas entregas. As reuniões deverão acontecer, no mínimo, quinzenalmente. Seleção

Serão entre 4 e 6 vagas apenas para Conselheiros Administrativos da FEJEMG para formar a Comissão de Rede. Haverá um limite de participação, em que apenas um conselheiro de cada EJ poderá atuar. Se os dois conselheiros de alguma EJ já fizeram parte de outra comissão, estes não poderão participar da comissão de rede. O envio de manifestação de interesse deve conter justificativa com motivação para participar da Comissão, expondo de que forma o candidato irá agregar valor para a equipe, juntamente com um breve histórico sobre sua atuação no MEJ. O texto da manifestação deverá conter ao máximo 200 palavras. O Presidente do Conselho avaliará e selecionará a Comissão em caso de mais interessados do que vagas. A seleção será do dia 18 ao dia 24 de fevereiro de 2013. Com envio de manifestação de interesse para o e-mail presidente.conselho@fejemg.org.br por parte dos conselheiros interessados, até domingo (24/02). Na Reunião Presencial do dia 2 de Março, em Ouro Preto, será anunciado os componentes da comissão.

Duração da Comissão A Comissão de rede exige o compromisso de um semestre de seus membros. Nesta primeira formação o trabalho se estenderá até o dia 21 de Julho de 2013, data em que a comissão que trabalhará no segundo semestre já deverá estar selecionada.

Heitor Moreira Alves Presidente do Conselho 2013 heitor.m.alves@gmail.com heitor.moreira.alves

Comissão de Rede  

Comissão criada para engajar e alavancar a atuação em rede do Conselho da FEJEMG

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you