Issuu on Google+

3º Edital de Eleição Diretoria Executiva e Conselho Fiscal

Goiânia, 01 de dezembro de 2012


1) Considerações Iniciais

A Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores torna pública a abertura das inscrições das propostas de candidatura para os cargos vacantes para eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal na gestão 2013.

2) Requisitos da Candidatura

a. Diretoria Executiva - Os candidatos deverão ser indicados pelas Federações, sendo pessoas jurídicas representadas por pessoas físicas. - As federações poderão se candidatar para até 2 (dois) cargos, incluindo a Diretoria Executiva e a Presidência do Conselho.

b. Conselho Fiscal - Os candidatos não precisam ser indicados pelas federações, sendo pessoas físicas que representam o cargo, porém com um um limite de até 2 (dois) candidatos por Federação. - Os candidatos devem ter conhecimentos de processos regimentais, financeiros e jurídicos referente às atividades das empresas juniores, Federações e Brasil Júnior. - Os candidatos devem ter disponibilidade total para julgamento das contas da Brasil Júnior. - Os candidatos devem observar se poderiam ter interesses conflitantes ou que a imparcialidade possa ser questionada no exercício do cargo.

- Os candidatos para todos os cargos devem ter facilidade de acesso à meios de comunicação instantâneos como internet, celular etc.; - Todos os candidatos devem ter comprovadamente pelo menos 1 ano e meio no Movimento Empresa Júnior (considerando desde o ingresso na Empresa Júnior);


3) Critérios As propostas de candidatura devem respeitar a seguinte estrutura: a) Apresentação da federação - Breve histórico da Federação (principais fatos históricos, estratégia da federação, suas empresas juniores, atuais parcerias e suas contribuições para o MEJ). - Breve histórico na Brasil Júnior (atuação da federação na BJ, experiências de ocupação da Diretoria Executiva e suas contribuições para BJ). b) Objetivo da candidatura - Interesse da federação em assumir o cargo, os objetivos pessoais em relação ao cargo caso seja eleito e demais fatos que levaram à candidatura. c) Diretor exclusivo - Informações do candidato (Nome, curso, Período, IES, EJ, Federação, Tempo de MEJ, e-mail, telefone, MSN e Skype). - Histórico de MEJ e demais experiências relevantes ao cargo que permitam identificar competências adquiridas para assumir o cargo. d) Contexto atual da Brasil Júnior - Análise da atual gestão, avaliação da Diretoria da qual é candidato, relacionando às atribuições do cargo. e) Resultados esperados - Foco na estratégia da confederação, perspectivas de trabalho, propostas de atuação, forma de trabalho alinhada ao que a Brasil Júnior já realiza, listar possíveis ações/projetos e melhorias para a estratégia atual. f) Considerações finais - Espaço livre para conclusão e comentários finais do candidato.


Padrão de proposta A proposta deve conter no máximo 15 páginas, com a seguinte formatação: 

Fonte - Arial 12

Espaçamento - 1,5

Dados enviados com a proposta Os dados abaixo devem ser enviados por e-mail, no prazo de envio da proposta: 

Nome da Federação

CNPJ da Federação

Cidade e Estado da Sede da Federação

Nome do Candidato

Estado Civil do Candidato

Cidade onde o Candidato nasceu

RG do Candidato com Órgão Expedidor

CPF do Candidato

Endereço Atual do Candidato, completo e com CEP

 4) Atribuições a) Diretoria Administrativo-Financeira - Registrar anualmente a Diretoria Executiva e os Conselheiros Fiscais no cartório de Brasília, bem como quaisquer alterações no Estatuto, Regimento Interno, Conceito Nacional Empresa Júnior e Código de Ética; - Definir punições juntamente com o Presidente do Conselho no que diz respeito ao descumprimento da regulação e criar ferramentas de controle interno em relação ao cumprimento das normas e regulamentação estabelecidas Estatuto, Regimento Interno e Código de Ética; - Gerir o conhecimento dentro da Brasil Júnior através do arquivamento e da ordenação de documentos, da manualização de qualquer atividades e da disponibilização desses arquivos; - Representar a Brasil Júnior oficialmente, quando solicitado pelo Diretor Presidente; - Emitir um parecer financeiro a cada três meses sobre o fluxo de caixa da Confederação;


- Certificar as empresas juniores que tenham os requisitos de acordo com o Conceito Nacional de Empresa Júnior e Selo Brasil Júnior e gerir as auditorias estaduais; -Conduzir qualquer processo de filiação à Brasil Júnior, bem como processos de desconfederação, através do cumprimento do Estatuto e do Regimento Interno; - Zelar pelo patrimônio da Confederação. - Coordenar o orçamento financeiro da confederação; - Declarar anualmente os impostos cabíveis a Brasil Júnior; - Confeccionar e publicar qualquer edital dentro da Brasil Júnior; b) Conselho Fiscal - Analisar os balanços e as demonstrações financeiras do exercício social da Confederação; - Apontar as possíveis falhas ou os erros na contabilidade da Brasil Júnior para o Conselho; - Fiscalizar o desenvolvimento dos negócios da Confederação e verificar o cumprimento dos deveres legais e estatutários; - Fazer um parecer sobre o Relatório Anual, sugerindo informações complementares que julgar necessárias e úteis à deliberação da Assembléia Geral; - Participar das Reuniões do Conselho ou da Diretoria Executiva nas quais houver deliberações sobre assuntos inerentes ao Conselho Fiscal; - Emitir um parecer fidedigno a partir da avaliação dos resultados financeiros. 5) Prazos O envio do interesse para a candidatura deve ser enviado até o dia 08 de dezembro de 2012 para o e-mail diretoria@brasiljunior.org.br e presconselho@brasiljunior.org.br (o e-mail deve conter o nome do candidato, o cargo pretendido e a federação que representa). As propostas deverão ser enviadas até o dia 08 de dezembro de 2012 para os e-mails diretoria@brasiljunior.org.br e presconselho@brasiljunior.org.br. As propostas serão divulgadas ao Conselho no dia 09 de dezembro de 2012. A apresentação das propostas para Diretoria Executiva serão realizadas no dia 16 de dezembro de 2012 em reunião virtual extraordinária. O Conselho deverá enviar o voto da Federação até o dia 19 de dezembro de 2012 para o email diretoria@brasiljunior.org.br e presconselho@brasiljunior.org.br. O resultado será divulgado ao Conselho no dia 20 de dezembro de 2012.


6) Considerações Finais Eventuais dúvidas entrar em contato com: Diretoria Executiva da Brasil Júnior e Presidência do Conselho diretoria@brasiljunior.org.br e presconselho@brasiljunior.org.br


3o edital de eleições da BJ