Page 1

S A L A O D E M A I O ‘1 8 E D I Ç A O 1 1

G

R

A

M

A

D

O

SEXTA EDIÇAO • MERCADO • TENDÊNCIAS • DESIGN • NEGÓCIOS CONTEÚDO • OPINIAO • EXPOSITORES • GRAMADO

M ã o s à o b ra E x p o si t o re s , l o j i s t a s e re p re s e n t a n t e s a f i r m a m : m a i s d o q u e n u n c a é h o ra d e i n v e s t i r e m d i f ere n c i a i s e t ra b a l h a r + D e si g n ers , d e c o ra d o re s e a r q u i t e t o s f a l a m s o b re o m er c a d o + N o v a s f o r m a s d e m o ra r + O b j e to s d e d e s e j o p a ra d e i x a r a l o j a , a c a s a e a v i d a m a i s l i n d a s

1 | Revista do Salão de Gramado


2 | Revista do SalĂŁo de Gramado


3 | Revista do SalĂŁo de Gramado


16

Bom gosto e preço justo nunca foram tão necessários.

Editorial Depois de um ano de intensas negociações e uma reação mais consistente da economia, nos encaminhamos para mais uma edição do Salão de Gramado. De 11 a 14 de junho de 2018,

do sul do Brasil. Nesta edição, conversamos

entender de que forma o mercado tem se comportado e o que eles enxergam como tendência para 2018 e os próximos anos. A intenção é levar até você, leitor de Salão em Revista, um retrato do que os profissionais de móvel, design, decoração,

Comercial: Márcio Magnus | Executivo Comercial comercial@salaodegramado.com.br (54) 3286.7209 | (54) 99159.0237

Fotografia, Projeto Gráfico e Diagramação:

SALAO REVISTA

Magda Rabie e Mariana Halmel dos

Jornalista Responsável: Magda Rabie MTB 13.619

Produção Editorial: em

16

Entrevista:

Expositores, Lojistas e Representantes falam sobre o Salão Reunimos profissionais

arquitetura, venda B2B e varejo

dos mais diferentes

têm visto do mercado para que

setores do segmento

cresçamos juntos com muita

para traçar um

prosperidade.

panorama do mercado

Boa leitura e até junho,

em 2018, na 6ª Edição do

no Salão de Gramado.

Salão de Gramado.

Espaço Gourmet, de Maurício Bomfim | CASACOR 2017 | Foto: Daniel Mansur

(54) 3295.1055 | (54) 3286.7209

(54) 3282.7920

MAIO ‘18

Cine Teatro Presidente | Foto: Divulgação

d e a l t a d e c o ra ç ã o para

atendimento@salaodegramado.com.br

oi@coletivoyes.com.br

com p r o f i s s i o n a i s de diversas áreas do segmento

Carmem Dall’Agnol dos Reis

T.S. Brasil | Foto: Divulgação

e melhor feira de alta decoração

Salão de Gramado

Coletivo Yes

os pavilhões do Serra Park receberão a 6ª edição da maior

Organização:

Santos

Conteúdo: Magda Rabie, Mariana Halmel dos Santos, Júnior Ghesla, Rodolfo Beeck, Mateus Portal e Simone Brentano.

Impressão: Lorigraf Gráfica e Editora.

06

Coliving: uma nova forma de morar Espaços compartilhadas, ou colivings, começam a ganhar o mundo como uma nova tendência e Porto Alegre já tem moradias com essas características.

Gramado X Design e Eventos Ltda Rua São Pedro, nº 860, sala 5 Centro | Gramado/RS | 95670.000 +55 (54) 3295.1055 (54) 3286.7209 Edição 11 | Maio 2018 6.000 exemplares Os artigos assinados são de total responsabilidade de seus autores, bem como o conteúdo de material publicitário. Não é

24

Sob medida para o mercado Conversamos com arquitetos, designers e decoradores de todo o país em busca de estratégias para integrar profissionais e fabricantes com um único objetivo: alcançar mercados e consumidores com qualidade e diferenciação.

4 | Revista do Salão de Gramado

permitida qualquer reprodução sem prévia consultoria à Gramado X Design e Eventos.

Na Capa: Em sentido horário, Wingert (Coletivo Yes); Decortextil e Herval (divulgação).

QUEREMOS SABER A SUA OPINIÃO : Conta pra gente o que tem achado do Salão em Revista. Basta enviar um e-mail para junior@coletivoyes.com.br com suas críticas, sugestões e opinião. Aguardamos sua mensagem.


moveisherval.wordpress.com

moveisherval.com.br

herval_hmc_oficial 5 | Revista do SalĂŁo de Gramado


Reportagem | Coliving

UMA NOVA FORMA DE MORAR Coworking e coliving: novas formas de trabalhar, morar e se relacionar O Coworking já é um conceito amplamente difundido na sociedade brasileira. Como nem todo empresário tem capital para investir no aluguel de uma sala comercial arcando com o montante sozinho, espaços compartilhados ganharam as cidades brasileiras pela série de benefícios que trazem. O compartilhamento do espaço e dos recursos de um escritório é somado à troca de experiências entre diversas áreas do conhecimento. Ora, se é possível criar 6 | Revista do Salão de Gramado

harmonia em um ambiente como esse e a economia cresce de forma criativa e harmoniosa, por que não estender o conceito de coworking para a forma de morar? Foi a partir desse questionamento que nasceu o coliving.

Nova forma de morar A ideia de coliving remonta o conceito primitivo de viver em aldeia com a troca de experiências em comunidade. Nas grandes cidades, em que o individualismo até então imperava, começam a surgir comunidades de pessoas que desejam compartilhar espaços, áreas de lazer e áreas essenciais como cozinhas e lavanderias, por exemplo.

Área de convivência e coworking integrados

Viver em comunidade nunca foi algo estranho ao ser humano. O que acontece é que o grande crescimento das cidades ao longo dos anos provocou uma individualização dos espaços e das pessoas.

O empreendedorismo jovem, liderado pelos revolucionários Millenials, impulsiona realidades como a dos colivings. Com o avanço da tecnologia e a dificuldade cada vez maior de ter tempo para diversas atividades, esses espaços incentivam a interação sem abrir mão da individualidade. É uma solução inteligente para a crise de moradia ocasionada pela superlotação imobiliária nas metrópoles, mas também revela uma vontade genuína deste grupo de sair de um isolamento maior causado pela dualidade trazida pela revolução digital: nunca foi tão fácil estar conectado a outras pessoas, no entanto, nunca


Reportagem | Coliving

nos sentimos tão sozinhos. Com o conceito de coliving, a nova geração procura, à sua maneira, criar um lar.

Custo-benefício e troca de experiências As unidades que exploram o coliving parecem ser o sonho de consumo de jovens com pouco mais de 20 anos. Construções em localizações privilegiadas, apartamentos com design único, a possibilidade de dividir o mesmo andar com amigos e também a proximidade com o trabalho são fatores que só aumentam a lista de benefícios desse tipo de moradia. Pequenas unidades individuais, contendo somente o básico, facilitam o investimento para quem não tem muito dinheiro.

Desafios a serem considerados

Para que essa engrenagem funcione, é importante ter em mente algumas realidades que precisam ser respeitadas: ao mesmo tempo em que propõe a vida em comunidade, o coliving exige que as individualidades sejam amplamente respeitadas, algo muito marcado por essa geração que chega agora à vida adulta. Dessa forma, a harmonia e o respeito entre essa comunidade se torna algo primordial para que o cotidiano dessa moradia moderna seja leve como se propõe. Também é importante ter sempre em mente o conceito de comunidade na hora de consumir, dividir tarefas e se envolver em decisões “políticas” que beneficiem todos que se encontram naquele espaço.

Onde o coliving já é uma realidade?

O The Collective Old Oak, em Londres, é o maior exemplo de coliving do mundo. São mais de 500 quartos e diversos espaços compartilhados como cozinhas comunitárias, coworking, salas de jantar, bibliotecas, sala de cinema, academia, lavanderias, restaurantes, lojas de conveniência, spas e muito mais. O conceito de morar em comunidade traz ainda este benefício: ao juntar muitos interesses parecidos em um mesmo ambiente, a possibilidade de criar uma estrutura gigantesca que beneficia a todos é muito mais viável. No Brasil, Porto Alegre abriga o Cine Teatro Presidente, projeto ainda em fase de construção, conta com área de convivência e coworking, oficina, bicicletário, horta e piscina, além de apartamentos privativos entre

38m2 e 70m2.

O futuro chegou As gerações que antecedem os Millenials tinham como objetivos alcançar o ensino superior, ser bem sucedidos financeiramente e construir um patrimônio respeitável. Além disso, tinham a mente voltada a apenas uma linha profissional para o resto da vida. Os Millenials parecem ter compreendido bem o quanto o mundo mudou desde a geração de seus pais e avós. A estabilidade - profissional e pessoal - de longo prazo não parece mais ser um objetivo primordial desses jovens. Eles preferem ser a ter. Assim, os Millenials se adequam às novas realidades e à volatilidade da vida, sem abrir mão do mesmo objetivo que seus pais tiveram em outros tempos: serem felizes.

Terraço garden e horta

Ferramentas compartilhadas e bicicletário

Piscina

Reportagem: Junior Ghesla e Mariana Halmel dos Santos. Fotos: Divulgação Cine Teatro Presidente, Wikihaus Inc.

7 | Revista do Salão de Gramado


natural C O N F O R T O

A madei ra é e se mpre se rá uma b oa ap osta. Si nô n i mo de ac o nc hego, é p e rfeita tamb é m para deixar o s a mbie nte s s ofisticados, práticos e ve rsáteis.

Uma graça O Buffet Brasileirinho, com design de Marina Zembuski para e Ki Arte, é uma graça. Puxadores em madeira e portas em telinha completam o visual natural e aconchegante.

Texturas A banqueta Milão, da Wingert, tem encosto em telinha, assento estofado, além do conforto e beleza já característicos da marca.

Descon tração A banqueta baixa da Luhaz tem gravação temática a laser e assento estofado em couro. Perfeito para aqueles ambientes descontraídos.

Beleza suspensa

Tic-tac

O relógio de parede, Gaia, do Espaço Vivenda, tem desenho limpo e traz a beleza da madeira com um conceito simples e encantador.

A floreira suspensa Gaia, é a aposta da Rinnovare, e atende duas grandes tendências para 2018: madeira e natureza exposta.

Quero café! A bandeja com pegada retrô, da Tecnolaser, é linda para aquele café da tarde na varanda com bons amigos.

Chic é ser simples A mesa de centro Genebra, da Armil, em louro-freijó com acabamento natural, tem linhas simples e minimalistas para encaixar em ambientes modernos e com personalidade.

8 | Revista do Salão de Gramado


9 | Revista do SalĂŁo de Gramado


e s t o f a d o s



10 | Revista do SalĂŁo de Gramado


11 | Revista do SalĂŁo de Gramado


VITRINE

Delicadeza pura A poltrona Way, da Elisê, tem curvas suaves e delicadas passando também visualmente sua proposta de tranquilidade.

Beleza natural

Hands on

Os pendentes Castor e Garabe, da Madelustre, trazem o elemento natural - madeira - para as salas de estar e jantar com maestria.

As mãos em cerâmica, da Hevicor, trazem alegria e personalidade para qualquer ambiente. Vale apostar.

Estilo próprio A Mesa lateral Vicenza, da Casa Cristallo, é cheia de estilo por brincar com linhas retas e criar um efeito único. Uma graça!

Cheia de bossa A banqueta Serial, da Móveis Delucci, é linda, cheia de estilo e um coringa. Carrega consigo também a proposta de expor a madeira como elemento principal e absoluto.

Pe ç as que enc antam s emp re são u ma b o a p e dida p a ra de co ra r a c as a. A lém das func ionalidade s t é cnica s, ca rrega m co nsi go det a l he s que c hamam a atenção e t ra nsfo rma m q u a lq ue r a mbie nt e. Con fira a no ssa sele ção e sp e ci a l .

12 | Revista do Salão de Gramado


Vitrine | Objetos de Desejo

Hora certa O relógio da Nextime, da Goods Br, é a prova de que qualquer experiência pode ser transformada quando se tem bom gosto.

Mini malista

O sofá Maiori, da Casa de Pedra Estofados, é a prova de que a simplicidade pode ser linda. Pode ser combinado com outras peças. Versátil!

Lindo e confortável O sofá 1322, da KF Estofados, tem a beleza do neutro promovida pelo equilíbrio de várias tonalidades de cinza. Beleza e discrição com personalidade.

Faz sentir bem A escrivaninha Ser, da Masotti, faz parte da coleção Sensações, da designer Roberta Banqueri e é projeto da marca em parceria com o rbbr estúdio, de São Paulo. Extremidades sutilmente arredondadas valorizam o uso da madeira nobre, neste caso, louro-freijó.

Luxo à mesa O faqueiro de prata com detalhes em dourado, da Lucatti, tem 128 peças e resgata a imponência de um conjunto luxuoso e respeitável de talheres de alto padrão. Completo e lindo!

Um clássico para servir O Buffet GAB 3124, da Móveis Lustro, tem o desenho clássico que nunca sai de moda. Traz também a tendência da madeira exposta para ser destaque da sua sala de jantar.

Me aqueça

Casa quentinha no inverno é uma delícia. A lareira em madeira, da Classe A, proporciona aconchego com a praticidade de deslocar para onde você quiser.

13 | Revista do Salão de Gramado


Vitrine | Objetos de Desejo

Paredes decoradas O combo 041, da Neoali, traz equilíbrio e combinação de cores sem igual. Transforma qualquer parede em obra de arte.

Presença marcante O centro de mesa, da Nakine, é a peça que faltava para você deixar sua mesa linda e bem decorada. Ele pode ficar vazio ou acomodar flores, ramos secos, frutas ou frutos trazendo alegria, harmonia e elegância sobre seus aparadores, mesas e cantos.

Multi funcional

O abajur Ab006, da RK Móveis de Ferro, é incrível pela multifuncionalidade. Várias funções competentemente exercidas por uma só peça.

Design para relaxar Tendência esculpida As banquetas da Ki Arte, exploram com visceralidade o conceito orgânico e de exposição da madeira como elemento central. Vivacidade define.

Textura natural O tapete Antique 05, da Asiatex, tem cores neutras e aspecto de desgaste natural, tendência super em alta. Adoramos!

14 | Revista do Salão de Gramado

O sofá Excellence, da Sulandês, tem desenho limpo, moderno, minimalista e é um convite sincero ao descanso e descontração com a família.


Vitrine | Objetos de Desejo

Vejo cores em você O conjunto de mesas redondas Palito, da Di Neppel, carrega a tendência ainda em alta dos pés palito combinada com cores vibrantes e alegres pra encher de vida o espaço que ocupar.

Bem-estar

A estreante Kailash, traz sua linha completa de cosméticos e perfumaria. No detalhe, a linha Orfeu, com shampoo e condicionador masculino.

Sempre ao seu lado O criado Atlante, da Armil, em jequitibá com lâminas de carvalho é um exemplar contemporâneo dessa peça tão importante do dormitório.

Uma graça A poltrona Nina, da Bell Design, é aquele tipo de peça que torna qualquer casa mais bonita. Aconchegante e cheia de presença.

Inspiração natural As almofadas Ravena 3905 e Acquatec 4114, da Cortbrás, trazem consigo a força dos elementos da natureza. Expressão orgânica que enche o espaço de personalidade.

Abraço A poltrona A-114 da Estofados Pirâmide, é super aconchegante. Toda estofada, proporciona o máximo de conforto. Gostosa como um abraço.

Cheia de charme A mesa auxiliar da Luhaz, tem tampo irregular com gravação a laser e pés palito. Toda em madeira vai deixar sua sala de estar cheia de charme.

Design à mesa A mesa de jantar Finn, da Delucci, é um prato cheio para os amantes do minimalismo funcional. É limpa, de traços leves e orgânicos é pra deixar qualquer sala de jantar incrível.

15 | Revista do Salão de Gramado


Destaque | Entrevista: um panorama do mercado para 2018

MÃOS À OBRA C o nve rs a mo s c o m exp ositore s, loj istas e repre se ntante s p a ra de s e n ha r um amplo panorama do segme nto no a no da 6ª e diç ão do S alão de Gramado. Em meio à ce rta i n stabi l idade a i nda pre se nte, uma ce rte z a: mais do q ue nunc a é hora de trabalhar.

16 | Revista do Salão de Gramado


Destaque | Entrevista: um panorama do mercado para 2018

O belo uso da madeira no Buffet Tropical da gaúcha Ki Arte, de Flores da Cunha.

Foco no copo meio cheio

design e alta decoração,

produtos que sejam campeões

paulista, 2018 tem boas

essa realidade é comum. É

de venda, ou seja, fórmulas

perspectivas. Depois de um

preciso estar sempre atento

que o mercado reinventa, mas

período muito difícil não só

Especialistas afirmam que o

aos movimentos não só do

que sempre são atuais.

para esse segmento, mas

ano de 2018 deve ser o mais

mercado, mas das tendências

promissor desde o início da

em geral para acompanhar as

recessão que dominou o país

diretrizes que fatores como

há alguns anos. A estabilidade,

economia, perfil de consumo

aos poucos, começa a retornar

e desenvolvimento de produto

Já para os novos tempos que

acreditemos em um ano de

e o mercado precisa estar

apontarão para o futuro.

se desenham, conversamos

muitos proveitos, diz. Nivaldo

com expositores, lojistas e

Ajovedi, da Central Móveis,

preparado para voltar com

para o mercado de uma

O que vem por aí

maneira geral, 2018 começa com sinais de melhoria na economia e isso faz com que

novidades e inovação. Afinal,

Na edição de 2017 do

representantes comerciais de

de Presidente Prudente,

quem trabalha por novidades

Salão de Gramado, diversos

mobiliário e alta decoração

afirma que este mercado já

e alternativas em tempos de

expositores apontaram o que

para saber - por meio de suas

vem há anos com demanda

crise geralmente chega com

fazer em períodos de recessão

realidades regionais - quais

reprimida. Porém 2018 está

solidez aos tempos de maior

para seguir mantendo a

cenários se desenham num

acenando uma melhora, já

prosperidade.

presença no mercado através

futuro de curto, médio e longo

constatada a partir de julho de

da inovação sem perder a

prazo.

2017, com a contribuição dos

Importância da proatividade no setor No mercado de móveis,

segurança. Para Gilberto

lançamentos e novidades que

Spiguel, da Treelux Brazil,

Segundo Marcelo Cleber,

foram apresentados nas feiras,

em momentos como esse,

do Shopping Sylvia Design,

ressalta.

é importante apostar em

com diversas lojas na capital

17 | Revista do Salão de Gramado


Destaque | Entrevista: um panorama do mercado para 2018

Crise ou oportunidade?

bons gestores e souberam

escolha do cliente. Para

da imagem do próprio

atravessar este período difícil.

Dalla Zen, o representante

representante, pela captação

Quanto aos próximos anos,

é um informante importante

de novos clientes e atualização

Jorge Nader, do Campinas

a visão é sempre otimista, o

sobre os produtos que estão

de coleção.

Shopping Móveis, de

mercado aquece e as pessoas

agradando o consumidor final.

Campinas, traz um olhar

se voltam para o seu bem-

Galli ainda destaca que uma

empreendedor para o

estar. É quando entramos

feira de negócios tem efeitos

período: crise é oportunidade.

com a nossa parcela de

importantes na qualificação do

Portanto, acho eu, devemos

contribuição para que o lar das

representante pela exposição

sempre investir em produtos

pessoas seja sempre o lugar

e serviços que agreguem

mais agradável, completa.

Bom gosto e preço justo Sobre o perfil do consumidor de alta decoração atual, os entrevistados são taxativos: o bom gosto com preço justo

valor ao consumidor. O atendimento continua sendo

A representação

um diferencial importante

comercial, segundo

e com uma comunicação

Galli, é uma área que

adequada é possível fortalecer

está em franca

sua marca e reputação e,

transformação e

como consequência, ter a

exigindo muito de

fidelidade dos clientes. Será

profissionais que atuam

um ano intenso em função dos

há muito tempo no

ajustes na política e economia.

mercado. Para o profissional,

Mas a única saída que todos

não basta ter uma grande

temos, lojistas e fabricantes,

carteira e bons contatos, como

é continuar trabalhando com

em outros tempos. A chegada

seriedade, acreditar que o pior

da tecnologia obrigou esse

já passou e que 2018 será um

profissional, a se tornar um

ano de melhores resultados,

verdadeiro gestor de negócios

afirma.

das empresas, destaca. Para o representante, é preciso

Profissionais que fazem o meio campo entre indústria e comércio

estar sempre atualizado tanto em questões tecnológicas quanto em movimentações do mercado, com visitas frequentes a feiras e todo tipo

Com a visão de quem trabalha

de evento que possa impactar

com representação comercial

o segmento.

do segmento, Eduardo Galli aposta que a reação da economia favorece um

Atalho entre lojista e fábrica

desejo do consumidor de deixar sua casa cada dia mais

Paulo Dalla Zen,

bonita. Para Galli, isso permite

representante comercial

vislumbrar um 2018 mais

vencedor da Campanha

próspero. Acredito que nos

Tanque Cheio, do Salão

dois últimos anos tomamos

de Gramado, ressalta que

uma bela ‘surra’ da economia

o representante é o atalho

porque nosso produto não é de

mais curto entre lojista e

necessidade imediata. A crise

fábrica, além de muitas

favoreceu aqueles que foram

vezes poder participar da

18 | Revista do Salão de Gramado

Bom gosto e preço justo nunca foram tão necessários.

nunca foram tão necessários. Sem dúvida o consumidor

atual busca o custo-

benefício. Ele não

é bobo, está cada vez

mais antenado e não se deixa levar somente pela etiqueta de algumas ‘grifes’ que no


Destaque | Entrevista: um panorama do mercado para 2018

À esquerda: peças da Decortextil, especialista em almofadas e jogos de cama e mesa, de Americana, SP. Acima: quadros lindos da Agem, de Rio Bonito, SC Ao lado: A cerâmica da T.S.Brasil, braço da holandesa Ter Steege, com operações na Alemanha, Polônia e França. A empresa de Holambra vem ao Salão em busca de novos clientes e visa consolidarse como uma das principais no segmento.

TEMOS CONSUMIDORES MAIS INFORMADOS, CONSCIENTES E EXIGENTES QUE QUEREM BOAS SOLUÇÕES.

passado cobravam o que bem entendiam, diz Marcelo Cleber. É também o que pensa Nivaldo Ajovedi, da Central Móveis: O consumidor é extremamente exigente, conhecedor de tendências e busca sempre qualidade, design e preço justo. E claro, as novidades sempre chamam a atenção deste consumidor, pontua. Jorge Nader endossa a opinião dos demais lojistas: Os consumidores de maneira geral estão mais informados, mais conscientes e mais exigentes, mas esperam sempre que tenhamos boas soluções, conclui.

Apostas para 2018 Quando perguntados sobre em que imaginam que o mercado se apoiará em 2018, 19 | Revista do Salão de Gramado


Destaque | Entrevista: um panorama do mercado para 2018

TENDÊNCIAS SÃO REFERÊNCIAS IMPORTANTES, MAS DEVEM SER COMBINADAS COM A ALMA, O ESPÍRITO DO MORADOR. À direita aposta da Casa da Serra Estofados, o sofá Casulo alia design e conforto em uma proposta moderna e cheia de bossa.

Gramado no ciclo de feiras. Para ele, o sul do país é a visão de fabricantes, a família Provensi, proprietária da Casa de Pedra Estofados, também faz apostas para

nossos entrevistados trazem

internacionais, destaca.

perspectivas diversas. Para Nivaldo Ajovedi, a madeira

Cores e materiais

jamais sai de cena, e os elementos naturais e cores

Jorge Nader, do Campinas

mais leves ou neutras são

Shopping Móveis, destaca

boas apostas. Marcelo Cleber

cores e técnicas que se

acredita que num futuro

desenham para esse ano:

próximo, produtos funcionais e,

Tons que nos lembram

principalmente, com recursos

mostarda, açafrão e mel

tecnológicos, estarão cada

emergem como cores-

vez mais em evidência. Para

chave, em especial o

o representante comercial

amarelo-cúrcuma. Padrões

Paulo Dalla Zen, a procura por

que remetem ao folclore

produtos com design inovador

mundial com tons fortes e

está movimentando a linha alta.

coloridos e misturas gráficas

Já foi possível identificar que

usadas em tecidos, detalhes

no ano de 2018 os clientes

bordados e patchworks, além

estão bastante confiantes e

do veludo é claro, sempre

otimistas, comenta.

em cores intensas. Tons pasteis com madeiras mais

Rafael Esperança, da T.S.

escuras, além da mistura

Brasil, destaca o progresso

do estilo. Eu acredito que

do mercado a partir da

todas essas tendências são

estabilidade. Esse mercado

referências importantes, mas

vem crescendo bastante,

que devem ser combinadas

mas acreditamos que

essencialmente com a alma,

com estabilidade política e

com o espírito do morador,

econômica, ainda há muito

para que sua casa seja de

espaço para crescimento,

fato um ambiente acolhedor e

seguindo assim tendências

confortável, relata. Trazendo

20 | Revista do Salão de Gramado

o ano. Percebe-se uma valorização de produtos com partes em madeira e metais com banho nas cores ouro e cobre. O couro volta a estar em alta - sendo detalhe ou em peças maiores - e tecidos com visual rústico e natural, porém com um toque macio e suave. Peças com visual leve, amplo e linhas delicadas, mas ao mesmo tempo não abrindo mão do conforto, dizem Natalino, Verônica e Afonso Provensi, pai e filhos que dirigem a empresa.

Estreia no evento A T.S. Brasil, empresa holandesa com 80 anos de história no segmento de vasos e decorações, fará sua estreia no Salão de Gramado 2018. Desde 2012 no Brasil, a empresa trabalha no ramo atacadista com base nas últimas novidades e tendências da Europa. Rafael Esperança,

uma região com grandes possibilidades. Também por isso, a expectativa para a estreia é boa. Além de atender nossos clientes que já frequentam a feira, buscamos prospectar novos clientes e assim nos consolidar como um dos principais fornecedores desse mercado, destaca.

As feiras de negócios Para nossos entrevistados, uma feira de negócios vai muito além da concretização comercial. Para Nivaldo Ajovedi, uma feira de negócios facilita a comparação de produtos e também a atualização profissional, que é de extrema importância no mercado competitivo. Para Marcelo Cleber, a feira de negócios traz novos contatos comerciais e atualização constante de tendências. Durante as feiras surgem muitos novos contatos, não apenas de clientes, mas também de novas empresas (para representação), destaca Paulo Dalla Zen.

gerente da empresa, ressalta a importância do Salão de

Reportagem e Conteúdo: Mariana Halmel dos Santos e Júnior Ghesla Fotografia: Divulgação


21 | Revista do SalĂŁo de Gramado


D E V O LTA PA R A O M E U

A j o rnada di á ri a p o de se r adorável, mas voltar para casa s e mp re é uma ex p e riê ncia do ce. Ainda mais q uando o q ue no s e sp e ra é uma de coração aconchegante.

Convite A poltrona Helena, da Ammo Mobili traz outra característica marcante do momento da alta decoração: os padrões geométricos estão com tudo!

Naturalmente Os vasos em cerâmica, da Hevicor trazem tranquilidade ao olhar. Mais uma vez, o conceito orgânico e de natureza vai para dentro de casa.

Fun design

Pra relaxar

A poltrona da Ferroteli Design é diversão pura e não vai passar despercebida! Ideal para aquela conversa animada entre amigos.

O sofá Caballerro, da Klassic, tem a neutralidade por característica, sem abrir mão da imponência. Lindo!

Design a serviço do conforto Ai que delícia!

O sofá retrátil MH4181, da Herval é confortável e com tudo que você precisa para aproveitar uma tarde gostosa no sofá. Funcionalidade e beleza sem igual!

O pufe giratório Poodle, da Meridiano Design é compacto e muito confortável. Fica uma graça em qualquer cantinho da casa. Adorável!

Clássicos nunca saem de moda A poltrona Lima, da Martiny & Schneider, carrega consigo a beleza sempre viva do capitonê combinada com muito aconchego.

22 | Revista do Salão de Gramado

Perso nalidade

As esculturas, da Antica, são perfeitas para colocar o elemento humano na decoração. Expressivas, levam vida a qualquer espaço.


23 | Revista do SalĂŁo de Gramado


Reportagem | Sob medida para o mercado

SOB MEDIDA PARA O MERCADO D e s i g ne rs , a rq uit etos e de coradore s divide m suas ex p e riê nc i a s e fa l a m sobre a imp ortância de aliar suas atividade s à indústria. Confira.

24 | Revista do Salão de Gramado


Reportagem | Sob medida para o mercado

Arquitetura e decoração

forma os fabricantes podem

que vai agradar a determinado

andam de mãos dadas com

trabalhar melhor com esses

nicho do mercado. O que está

o mercado de mobiliário e

profissionais que estão muito

muito em alta, independente

design. Quando esses setores

próximos do consumidor

das tendências de cores

encontram a sinergia ideal, o

final para obter os melhores

e formas, é o pensamento

processo do mercado se torna

resultados.

ecológico e sustentável. Um

muito mais fluido e vantajoso para todos.

Estreitar a comunicação

Com um público cada vez

Consciência do processo

produto que tenha apenas

Já para Maurício Bomfim,

desenho, mas não respeita a

arquiteto e designer de

natureza em termos de escolha

interiores mineiro, para

de materiais, consumo de

melhorar a relação entre fabricantes, arquitetos e

mais exigente e consciente do

De São Paulo capital,

recursos na sua produção e

que quer, o desafio de todas

Roseane Sanches, Sidnei

sustentabilidade, não tem mais

as profissões que trabalham

Pereira e Fábio Rodrigues,

lugar no mercado, afirmam os

com o mercado de alto padrão

da Dsgnduo, trouxeram as

profissionais paulistanos.

se intensifica. É preciso estar

percepções do centro do país.

sempre atento às tendências

Para eles, o que precisa

para entregar ao cliente aquilo

ser feito entre o mercado

que ele, de fato, espera.

de fabricantes e designers,

Movimentos do mercado

potencial.

União para buscar mercados externos

designers, é preciso que as fábricas tenham cada vez mais conhecimento da importância desses profissionais no processo.

arquitetos e decoradores é

É importante que as fábricas

um estreitamento cada

tragam os profissionais para

vez maior da

mais perto de si, seja para desenhar seu mobiliário ou

Nesse contexto, observa-se

para visitar e conhecer suas

que aqueles investidores que

estruturas, bem como para

antes escolhiam os próprios

discutir novas ideias, pontua.

móveis e se envolviam em todo processo, agora delegam essas funções a profissionais diretos da área. Em um mundo

Po

cada vez mais competitivo, nem todos têm tempo de

comunicação para

se envolver diretamente no

que o trabalho seja, de

processo e é nesse momento

fato, conjunto.

que arquitetos e decoradores ganham bastante autonomia

mercado com a atuação de decoradores, designers e arquitetos, Salão em Revista entrevistou profissionais dessas áreas de diversas

74

r va

l

Cisões no mercado Para Sérgio

Deabreu, arquiteto e designer da Goal-Archdes, de Belém/ PA, existe uma boa parceria

Sanches, Pereira e Rodrigues ainda destacam a cisão que tem havido nas últimas décadas, que permite um mercado muito mais

mercado de arquitetura/design,

segmentado. Para eles,

mas o profissional destaca

arquitetura e design já foram

que será necessário estreitar

no passado quase uma coisa

laços em busca de inovação e

só, hoje são mercados bem

oportunidades, principalmente

distintos. Existem arquitetos

em busca de mercados

que ainda fazem decoração e/

para frente na elaboração de

externos. Para Sérgio, é

ou design de interiores e têm

produtos e de que forma isso

importante também que as

sensibilidade para isso, mas

pode gerar inspiração.

empresas conheçam melhor

o campo do design já está

o trabalho dos escritórios

segmentado e consolidado. O

Inspirações Falando sobre design,

Na intenção de integrar o

n

37

He

entre os fabricantes e o

para conduzir os projetos.

Como integrar?

ltro

H aM

a ,d

especificamente, a equipe traz um pouco da percepção que têm a respeito de quais são tendências permanentes daqui

regiões do país para buscar

A inspiração pode vir de

de arquitetura e design.

designer é o profissional mais

um retrato do que o mercado

várias fontes, até das menos

Segundo ele, criam-se assim

qualificado para interpretar as

de alto padrão espera de

prováveis. A criatividade e

oportunidades para escritórios

necessidades do mercado e

seus fabricantes. Além disso,

sensibilidade do designer deve

menores e ainda sem grande

transmiti-las ao fabricante para

buscamos entender de que

ser aguçada para entender o

atuação mostrarem seu

que este idealize os produtos

25 | Revista do Salão de Gramado


Reportagem | Sob medida para o mercado

À esquerda: suporte para planta em ferro, da Dsgnduo, de São Paulo. Na página anterior: poltrona MH3774, com lâmina de madeira natural e couro, da Herval, de Dois Irmãos.

almejados pelo público consumidor, acreditam.

Mercado nordestino

Tendências

Sérgio também traz o olhar do mercado do nordeste,

Sérgio destaca que materiais

dizendo que, por lá, os clientes

tradicionais nunca saem de

têm buscado mobiliário para

moda. Entretanto, aponta

cozinha ou living e salas

tendências de padrões

de jantar. Contudo, peças

geométricos e desenhos

isoladas, como bancos e

gráficos que, segundo ele,

cadeiras, têm muita procura,

têm tido grande procura.

diz.

Além disso, peças em metal e madeira, aliadas a tecidos

Saindo do mercado

nobres, como o veludo, são tendência não apenas para o

Por sua vez, Mauricio Bomfim

mobiliário, mas também para

destaca produtos que estão

paredes e pisos, destaca.

se tornando obsoletos no mercado de móveis, como

O escritório de design

mesas de centro com função

Dsgnduo aponta algumas

única, buffets e racks. Para os

possibilidades para o ano -

próximos anos, o profissional

veja no quadro em detaque.

cita a provável ascensão, em

Para eles, o que os clientes

sua visão, de metais e também

buscam hoje em relação ao

de acabamentos foscos e

mobiliário são peças que

móveis multifuncionais com

tenham bom desenho, conforto

personalidade. Os móveis

e resistência.

têm de ser ‘limpos’ e com

26 | Revista do Salão de Gramado


Reportagem | Sob medida para o mercado

À direita: aparador Comb, da Goal-Archdes, de Belém, PA

design marcante, mas também

industrial, vintage e o ecletismo

estão fabricando – e todas

sempre importante. Quando

funcionais, avalia Bomfim.

para a decoração têm muito

vão copiando os mesmos

não é dessa forma, muitas

ainda a oferecer, completa ele.

mobiliários, quando deveriam

vezes as informações

aproveitar os grandes

podem ser distorcidas pelos

profissionais que temos no

intermediários. O que vemos

mercado brasileiro para criar

hoje é um Salão de alto nível

novas tendências, acredita.

que põe o Brasil num patamar

E na decoração? Andreia Fernandes, decoradora de São José dos Campos/SP traz sua opinião também sobre o que pode melhorar na relação entre fabricantes e colaboradores. Para ela, falta flexibilidade com relação a tamanhos, cores e outros detalhes. Segundo a decoradora, os clientes já compram imóveis prontos e querem poder personalizar de acordo com seu gosto e com as particularidades do projeto. Tudo isso com agilidade e qualidade.

Para Alan Einsfeldt, arquiteto de Novo Hamburgo/RS, é importante contar com profissionais capacitados nessas áreas. Há muitos profissionais sem cursos ou qualificações técnicas atuando no mercado. Por ser uma área que não necessita registro, muito menos responsabilidade técnica, existem muitos ‘aventureiros’ no mercado, pontua.

A importância da originalidade Maurício destaca também a

Com relação à decoração no

importância da originalidade

mercado do nordeste, para

na atual conjuntura do

Sérgio, percebe-se que nichos

mercado. As fábricas ficam

como as cozinhas integradas

muito preocupadas umas

têm se valorizado bastante.

com as outras – em que(m)

Conceitos como o uso do

estão se inspirando ou o que

de concorrência forte no Para Sérgio, o conceito

mercado internacional.

modernista, aliado aos desejos mais liberais do

Andreia afirma que a feira vem

Millenium People, por

a somar em todos os sentidos.

exemplo, e o uso de

Ela dá oportunidades a nós

materiais menos agressivos

comerciantes, decoradores,

para o equilíbrio da natureza

arquitetos, para que

têm contribuído muito para a

possamos ver as tendências.

liberdade criativa.

Para ela, essa experiência permite passar para o

O Salão de Gramado como ferramenta de integração dos segmentos Sobre o Salão de Gramado, o escritório paulista Dsgnduo tem uma opinião conclusiva, dizendo que o contato

público-alvo informações concretas do produto. O relato de Sérgio mostra a força do evento também no mercado nordestino. O Salão de Gramado é sem dúvida uma das melhores e mais sofisticadas janelas de exposição, assegura.

direto com o fabricante é 27 | Revista do Salão de Gramado


À direita: projeto de Mauricio Bomfim para CasaCor Minas, em 2016.

O SALÃO É UM EVENTO IMPORTANTE NO MERCADO MOBILIÁRIO E DE ARQUITETURA. TRAZ TENDÊNCIAS, APROXIMA PROFISSIONAIS, POSSIBILITA CONTATOS.

__

28 | Revista do Salão de Gramado

Já Alan destaca que faltam

Nossas entrevistas tiveram o

e decoração. A proximidade

mais eventos como o Salão

intuito de informar e integrar

pode fazer muito pela sua

de Gramado. Eventos

os segmentos do mercado

empresa.

segmentados e focados

de alto padrão para que o

em assuntos específicos.

desenvolvimento seja mútuo

Assim cada profissional irá

e 2018 seja um grande

procurar o assunto que estiver

ano para todos. Visite você

interessado. Hoje o Salão é um

também a 6ª edição do Salão

evento importante no mercado

de Gramado, de 11 a 14 de

mobiliário e de arquitetura.

junho, para conhecer mais

Traz tendências, aproxima

opiniões, tendências e estreitar

profissionais, possibilita

contatos com o mercado de

contatos.

arquitetura, design de interiores


Reportagem | Sob medida para o mercado

A INSPIRAÇÃO PODE VIR DE VÁRIAS FONTES, ATÉ DAS MENOS PROVÁVEIS. A CRIATIVIDADE E A SENSIBILIDADE DO DESIGNER DEVE SER AGUÇADA PARA ENTENDER CADA MERCADO.

Ao lado: Tapete Bianco, da Via Star, fabricado na Turquia, tem estamparia com padronagem geométrica.

À esquerda: a explosão de cores da OW Art é uma das apostas da gaúcha, de Porto Alegre.

Acima: a versão do espelho Adnet, apresentado pela Madeplan.

Reportagem e Conteúdo: Mariana Halmel dos Santos e Júnior Ghesla Fotografia: Divulgação

29 | Revista do Salão de Gramado


1. 2.

VITRINE

@ casadevalentina

O Casa de Valentina tem de tudo um pouco - inspiração, cobertura de feiras nacionais e internacionais, projetos, dicas de fornecedores e a rotina de Lucila Zahran Turqueto, dona do perfil.

@ erikakarpuk

Erika foca seu conteúdo na união de duas vertentes: decoração e sustentabilidade. No perfil, ensina como investir em formas sustentáveis e inteligentes para decorar um ambiente.

Sele cio na mo s 9 p er f i s no Instag ra m p a ra vo c ê s eg u i r, se inspi ra r e pi ra r c o m t a nt a s dicas e referênc i a s l i nda s ! : )

4.

3.

@myscandinavianhome Niki Brantmark é uma londrina que mora na Suécia e reúne suas inspirações em um perfil minimalista e atemporal. Um bom chá e tempo de sobra pra explorar é o que você vai precisar para descobrir as referências de Niki. Vale a visita.

7. 5. 8. 6. 9. @jonathanadler

Considerado um dos melhores designers contemporâneos, lançou na Maison & Objet Paris 2018, sua coleção primavera. O designer aposta em cores, toques de glamour e, claro, design impecável. Um presente para o bom gosto.

@baronesahome de cor

Melissa Bulla Baron é arquiteta, gaúcha e compartilha seu mural de inspirações em um perfil repleto de projetos pessoais e referências de suas viagens pelo Brasil e pelo mundo visitando feiras de design, móveis e decoração. Além disso, dá dicas sobre cidades, restaurantes e atrações imperdíveis, também no @santarotina.

@ de coraid

É possível que você passe um dia inteiro perdido - no bom sentido - em tantas referências. O Décor Aid tem o objetivo de inspirar através do design. Uma curadoria cuidadosa e cheia de inspiração.

@fetiche design Carolina Armellini e Paulo Biacchi criaram, em 2008, o Fetiche Design Studio com a intenção de terem autonomia para o desenvolvimento de suas peças. O objetivo é criar e produzir, com liberdade, coleções para a sua marca própria, Fetiche. Design autoral nacional e lindo!

@house ofplants

As inglesas Rose e Caro mostram como o verde pode transformar o astral de um ambiente. As floristas dão ideias de decoração de interiores e dicas para cuidar das plantas em todos os cômodos da casa.

@pardonleinterior

O perfil do escritório de design sueco é um bom lugar para buscar inspirações de ambientes com decoração contemporânea e eclética. É considerado um dos principais perfis de design do mundo.

30 | Revista do Salão de Gramado


RINNOVARE

mobiliário único

Conheça a

Nova Coleção

rinnovaremoveis@gmail.com (54) 3293-1450 rinnovare mobiliário único

31 | Revista do Salão de Gramado


Reportagem | Gramado

5.

COMER BEM: UMA DAS MELHORES ATRAÇÕES DE GRAMADO Muito já falamos aqui

Dessa forma, separamos

de galeterias que também

ou menor grau, o fondue é

no Salão em Revista a

alguns segmentos importantes

servem massas de comer

sempre uma boa pedida.

respeito da completa

da gastronomia da cidade

rezando.

Com molhos de queijo,

estrutura de Gramado em

para que você conheça as

variados sentidos: parques,

principais opções e escolha

A tradicional polenta também

variedade de frutas e carnes

entretenimento, eventos, entre

as que mais se adequam ao

é servida em diversas casas

para acompanhar, o prato

outros. Contudo, tivemos que

seu gosto (desejar todas não

que carregam consigo a

é apreciado e provado por

separar um tempinho pra falar

é incomum ;) )

tradição de antepassados

turistas de todo o Brasil.

exclusivamente de uma das maiores estrelas da cidade: a gastronomia.

chocolate e uma grande

italianos que até hoje

1. Restaurantes italianos

fazem parte da realidade

No inverno, o fondue atrai

e do folclore do interior do

famílias inteiras e casais

município.

apaixonados que desejam

Para todos os gostos, a

Gramado tem forte influência

gastronomia gramadense

da imigração europeia que

vai do simples ao complexo

ocorreu no século XIV. Por

com muita competência

esse motivo, a gastronomia

A tradicional receita suíça

em todos os restaurantes,

italiana tem força nos

também tem espaço de

bistrôs, docerias e mais uma

restaurantes da cidade

destaque na cidade. Por ter

infinidade de possibilidades.

com uma grande variedade

noites sempre frias, em maior

32 | Revista do Salão de Gramado

celebrar o amor no frio de

2. Fondue

uma das cidades mais lindas do país. Vale a experiência!

3. Bistrôs As opções são variadas


também pra quem procura

boa comidinha caseira

ambientes requintados com

com aquele toque de casa

pratos assinados por chefs

de vó. Gramado também

renomados. Os bistrôs de

oferece uma boa variedade

Gramado têm muito do clima

desses restaurantes que

dos europeus, criando a

trazem consigo a tradição da

possibilidade de uma refeição

culinária caseira misturando

completa e que agrada todos

elementos da cozinha

os sentidos. Bons vinhos,

brasileira e dos imigrantes

bons pratos, tudo para que

italianos e alemães.

você saia com o paladar e o coração - totalmente

7. Sushi

satisfeitos. Nem só da tradição dos

4. Chocolate

imigrantes que construíram sua história é feita a

O tradicional chocolate

gastronomia de Gramado.

caseiro de Gramado é um

Bons restaurantes orientais

uma lembrança obrigatória

surgiram na cidade nas

para levar a amigos e

últimas duas décadas para

familiares. Com fábricas com

complementar e enriquecer

até 40 anos de tradição, é

ainda mais a rica gastronomia

feito artesanalmente com

da cidade. Junte os amigos e

muito carinho. Ao longo da

apreciadores da culinária do

Avenida Borges de Medeiros,

Oriente e conheça!

você encontra as lojas das levar essa delícia pra casa.

BÔNUS: Bebidas Artesanais

5. Padarias e cafés

Pra quem gosta de um

principais fabricantes para

chopp ou cerveja artesanal Começar o dia ou fazer um

no fim de tarde, Gramado

lanche da tarde em uma

conta também com

padaria com grande variedade

cervejarias artesanais cheias

de cafés, doces e salgados

de personalidade. São

é sempre incrível. Gramado

produtos integrais e cheios

tem padarias e cafés que

de qualidade para você

permitem uma experiência

apreciar sempre que quiser.

extremamente agradável em ambientes calmos e com

Além desses segmentos,

decoração sóbria, ideal para

a cidade ainda conta

conversar com os amigos ou

com centenas de outros

contemplar o orvalho de uma

estabelecimentos de variados

manhã fria. Seja para um café

portes e que oferecem

com leite acompanhado de

comidinhas saudáveis,

um pão especial ou para uma

lanches, sorvetes e muito

fatia de torta ao entardecer,

mais.

as opções são variadas - e deliciosas.

O que não falta em Gramado são atrações de encher os

6. Comida caseira

olhos e opções para encantar o paladar. É só escolher e vir!

Tem aquele dia que o que a gente mais deseja é uma

Conteúdo: Mariana Halmel dos Santos e Júnior Ghesla Fotografia: shutterstock

33 | Revista do Salão de Gramado


vance.com.br

54 3286.3006 Av. das Hortênsias, 3770 - Gramado/RS atelier@carolinahermann.com.br

Estilo e sofisticação nos pequenos detalhes.

34 | Revista do Salão de Gramado

www.carolinahermann.com.br

REPRESENTANTES INTERESSADOS


Ambientes charmosos e sofisticados para os seus clientes.

Visite nosso estande no Salão de Gramado e conheça os lançamentos 2018.

Seja um revendedor Escritório comercial Avenida das Hortênsias, 3703 Gramado - RS - (54) 3286.1102

/ m o ve i s m aso t t i

/ ma s o t t i _ o f i c i a l

www.masotti.com.br 35 | Revista do Salão de Gramado


36 | Revista do SalĂŁo de Gramado

Salão em Revista | Edição 11  

A revista do Salão de Gramado | Maio de 2018

Salão em Revista | Edição 11  

A revista do Salão de Gramado | Maio de 2018

Advertisement