JULHO AGOSTO 2008

Page 23

Mulheres se destacam no empreendedorismo Pesquisa sobre empreendedorismo envolvendo a realidade em 34 países revela que 52% das mulheres brasileiras são empreendedoras, tornandose melhores nos negócios pela sua característica de realizar várias coisas ao mesmo tempo, como cuidar do empreendimento, da família, etc. e ser mais decidida a correr riscos. Esse dado, ressaltado pela gerente de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae Minas, Mara Veit, ao coordenar o “Seminário Mulher Empreendedora Mineira – Casos e Acasos com Mulheres de Negócios de Minas”, foi traduzido por experiências empresariais bem-sucedidas apresentadas por empresárias de Belo Horizonte, Formiga e Araxá durante o evento. Realizado em 5 de setembro no Expominas, na capital mineira, o seminário foi promovido pela Câmara Estadual da Mulher Empreendedora (CEME) da Federaminas e o Sebrae Minas, com apoio da Acipa Mulher, o conselho de empresárias da Associação de Comércio e In-

dústria de Pouso Alegre. Ao abrir o evento, a presidente da CEME, Waldete Kalil Homse, destacou a oportunidade do seminário para fortalecer a consciência de que os empresários podem, assumindo efetivamente o papel que lhes compete, contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que atuam e da nação.

Cases de sucesso

O primeiro caso foi apresentado pela empresária Valda Sanches, diretora da Associação Comercial e Industrial de Araxá, que, juntamente com a irmã Valma dirige a Cultura Inglesa, empresa que, segundo afirmou, se destaca por gestão empresarial eficiente e qualidade de ensino. Ambas assumiram em 1988 a condução do empreendimento, fundado seis anos antes. Há 20 anos a escola contava com 45 alunos, número que hoje é de 800. Ela destacou que o ensino na Cultura Inglesa de Araxá alcança no País o maior índice (90%) de aprovação pela Universidade de Cambridge.

O caso seguinte foi exposto pela empresária Jacqueline Leite Braga Faria, de Formiga, proprietária da Padaria Santa Cruz, junto com familiares, com duas unidades e um buffet. A padaria original foi adquirida pelo pai há 40 anos e hoje, administrada por quatro irmãs, tendo a mãe como sócia, é um exemplo de estabelecimento vitorioso, contando com 50 funcionários. Há 10 anos, a família instalou uma moderna padaria no centro da cidade, que atende diariamente a uma média de 1,5 mil consumidores. O grupo emprega nos três empreendimentos 92 funcionários diretos, concorrendo para a manutenção de outros 150 indiretos. A administradora Maria Cristina Silva Fonseca mostrou o terceiro caso de sucesso. Proprietária do Posto Mauritânia, no bairro Sion, em Belo Horizonte, ela se disse frentista e primeira revendedora da Texaco no País. Afirmou que 95% do segmento em que atua são administrados por homens. Em sua exposição, deu uma receita simples para o sucesso no empreendedorismo: criatividade, visão, traba-

lho e honestidade. Na sua bem-sucedida experiência administrativa, também apontou como fundamental a capacitação dos seus 30 empregados.

Congresso

Os resultados do seminário foram considerados positivos na avaliação final da vice-presidente da Federação Iberoamericana de Empresárias, Maria Auxiliadora Chaer Lopes; da vice-presidente da CEME Sheila Fagundes; da diretora da CEME e presidente da Acipa Mulher, Márcia de Souza Camargo; da vice-presidente da CEME e presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Formiga, Maria Madalena Galoneti Carvalho; e da presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da ACI de Araxá, Marinez Torres Gotelip Borja de Oliveira. Na conclusão dos trabalhos, Maria Chaer Lopes convidou as empresárias mineiras a participarem do 19º Congresso Internacional de Mulheres Empreendedoras, marcado para Bilbao (Espanha), de 12 a 15 de novembro próximo, tendo como tema “Novas idéias – novos rumos”.

23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.