Page 1

Relatรณrio de Atividades 2017

CURITIBA Maio /2018


EXPEDIENTE: Federação das APAEs do Estado do Paraná Av. Silva Jardim, 4326, Seminário - Curitiba/PR CEP - 80.240-021 Fone: (41) 3343-2640 institucional@apaepr.org.br/www.apaepr.org.br Diretoria Executiva Presidente: Neuza Soares de Sá Vice-Presidente: Pedro Paulo Bazana 1º Diretora Secretária: Neiva Luzia Puzzi Moser 2º Diretora Secretária: Clecy Aparecida Grigolli Zardo 1º Diretor Financeiro: Fernando Meneguetti 2º Diretor Financeiro: Rubens Marques de Oliveira Diretor Social: Vilson Vilmar Basso Diretor de Patrimônio: Paulo Roberto Constantino Conselho Fiscal Titulares Paulo Jair Pilatti José Carlos de Medeiros Alexandre Augusto Botarelli César Suplentes Pedro Martendal de Araújo Ana Beatriz Barth Costamilan Conselho Consultivo José Turozi Flávio Arns Doutor Justino Alves Pereira (in memoriam) Emilio Mudrey (in memoriam) José Diniewicz (in memoriam)

Conselho Administrativo Conselho Regional de Apucarana: Enzo Guilherme Sapatini Conselho Regional de Arapoti: Valdir José de O. Souza Conselho Regional de Cascavel: Evilásio Schmitz Conselho Regional de Campo Mourão: Ana Maria Martins Klein Conselho Regional de Cianorte: Neuzita de Souza Neves Potratz Conselho Regional de Cornélio Procópio: Maurílio Antônio Avelar Conselho Regional de Curitiba Norte: Joana Estela Defani Gulin Conselho Regional de Curitiba Sul: Valfrido Eduardo Prado Conselho Regional de Dois Vizinhos: Juliano Grando Conselho Regional de Francisco Beltrão: Doroti Federovicz Pietto Conselho Regional de Foz do Iguaçu: Aparecido Porfírio dos Santos Conselho Regional de Guarapuava: Werther Fontes da Silva Conselho Regional de Irati: Adilon Emídio da Silva Conselho Regional de Ivaiporã: em processo de indicação Conselho Regional de Jacarezinho: Wagner Batista Castilho Conselho Regional de Laranjeiras do Sul: Inocêncio de Oliveira Abreu Conselho Regional de Loanda: Fábio Cezar Teixeira de Araújo Conselho Regional de Londrina: Neide Lopes da Silva Tamarozi Conselho Regional de Maringá: Victor hugo Marmelo de Passos Conselho Regional de Paranaguá: Oscar Buck Neto Conselho Regional de Paranavaí: Rosely Navarro Rodrigues Conselho Regional de Pato Branco: Zenilda de Quadros Spricigo Conselho Regional de Pitanga: Sandra de Fátima Schebeliski Kalucz Conselho Regional de Ponta Grossa: Jandira Terezinha Gonçalves Conselho Regional de Santo Antônio do Sudoeste: Julio Cesar Werlier Conselho Regional de Toledo: Marilde Terezinha de Paris Conselho Regional de Tomazina: Haroldo Roberto Boska Conselho Regional de Ubiratã: Claudinei Edson Dalla Corte Conselho Regional de Umuarama: Durval Ribeiro Conselho Regional de União da Vitória: Rosangela Mari J. Stelmachuk Autodefensores Estaduais Titulares Marcelo Alves Ribeiro Daiane Laurani de Souza Suplentes Lucas Daniel Bonato Natali Raimundo de Matos

Missão A Federação das APAEs do Estado do Paraná têm por missão e objetivo promover e articular ações de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e representar o movimento perante os organismos estaduais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAEs e Coirmãs na perspectiva da Inclusão Social de seus usuários.


Finalidades Estatutárias I - promover, assegurar e defender o progresso, o prestígio, a credibilidade e a unidade orgânica e filosófica do Movimento Apaeano, mantendo a ética em relação às demais Federações Estaduais, à federação Nacional, às APAEs e aos seus associados. II - atuar na definição da política estadual de atendimento à pessoa com deficiência, orientando e assessorando as entidades filiadas, quanto a sua execução, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, em seu ciclo de vida, criança, adolescente, adulto e idoso, assegurando-lhes o pleno exercício da cidadania. III - articular, junto aos poderes públicos e entidades privadas e políticas que assegurem o pleno exercício dos direitos da pessoa com deficiência. IV - estimular e apoiar o desenvolvimento permanente das entidades filiadas exercendo sua representatividade junto aos órgãos públicos e entidades privadas. V - promover, orientar e acompanhar o funcionamento das APAEs no Estado, na forma deste Estatuto. VI- produzir, reunir e divulgar informações e experiências sobre assuntos referentes à pessoa com deficiência, incentivando a publicação de trabalhos e obras especializadas. VII - compilar e divulgar as normas legais relativas à pessoa com deficiência, provocando a ação dos órgãos competentes no sentido do cumprimento e aperfeiçoamento da legislação. VIII - promover ou estimular a realização de estatísticas, estudos e pesquisas em relação à causa das pessoas com deficiência, propiciando o avanço científico e a permanente formação e capacitação dos profissionais e voluntários que atuam nas entidades filiadas. IX - propor programas de atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla estimulando as filiadas quanto à realização de ações de atendimento à pessoa com deficiência desde a prevenção até o envelhecimento saudável. X - prestar através das filiadas serviços ou realizar ações assistenciais, de forma gratuita, permanente e continuada aos usuários da assistência social e a quem deles necessitar, sem qualquer discriminação, de forma planejada, diária e sistemática, não se restringindo apenas à distribuição de bens, benefícios e a encaminhamentos. XI - encarregar-se, em âmbito estadual, da divulgação de informações sobre assuntos referentes às pessoas com deficiência, incentivando a publicação de trabalhos e de obras especializadas. XII - promover e articular programas de prevenção, educação, saúde, assistência social, esporte, cultura, lazer e formação para o trabalho visando a inclusão social da pessoa com deficiência preferencialmente intelectual e múltipla. XIII - Primar pelo cumprimento dos estatutos das APAEs, federação do Estado e Federação Nacional.

Princípios organizacionais Estratégia e Objetivo Para a implementação de seus objetivos, a Federação das APAEs do Estado do Paraná se propõe a: 1. Promover e orientar a estruturação e o funcionamento das APAEs. 2. Cooperar com as instituições empenhadas na educação, desenvolvimento e integração social do excepcional. Motivar a comunidade a conhecer melhor a causa do excepcional e cooperar com as entidades interessadas na sua defesa. 3. Promover atendimentos em todos os setores de atividades, contribuindo para a criação de adequadas oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência. 4. Estimular e auxiliar a criação de escolas especializadas, oficinas pedagógicas, classes especiais, oficinas protegidas e seções especializadas em entidades públicas e privadas. 5. Contribuir para a identificação de intercâmbio estadual entre entidades filiadas e as associações e as instituições oficiais e particulares congêneres.


6. Manter a publicação de boletins, jornais e outros para divulgar os trabalhos e assuntos de interesse das APAEs e da Federação do Estado. Conveniar com órgãos públicos federais, estaduais e municipais. 7. Estabelecer mecanismos com as APAEs e entidades análogas filiadas, órgãos públicos e empresas para a concepção, desenvolvimento, aprovação, produção industrial, comercialização de material escolar, educacional, médico e outros, destinados a suprir carências e abastecer as filiadas de forma adequada e com baixo custo​.

Natureza Federação das APAEs do Estado do Paraná é uma associação civil, beneficente de assistência social, de assessoramento, de defesa e garantia de direitos com foco no fortalecimento do movimento social da pessoa com deficiência, formação e capacitação de lideranças, defesa, efetivação e construção de novos direitos, promoções da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulações com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, nas áreas de educação, saúde, esporte, cultura, formação do trabalho, estudo e pesquisa, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, com duração indeterminada, tendo sede na Av. Silva Jardim, 4326, bairro Seminário, CEP 80240-021, e foro Curitiba Paraná.

Atividades JANEIRO 18.01.2017 - Curitiba/PR - Casa Civil: Representantes da Feapaes/PR participaram de reunião com o Chefe da Casa Civil do Paraná, Valdir Rossoni. Na pauta do dia, assuntos importantes e atuais de interesse do segmento, expostos pela presidente da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá. Entre eles, o “Termo de Colaboração Técnica e Financeira”; a “Merenda Escolar”; o programa “Escola 1000”; “Mobiliário e Equipamentos"; a “Designação de Servidores Estaduais para as Escolas de Educação Especial” e as pendências relativas ao convênio encerrado no dia 31 de dezembro de 2016 (dissídio). Na ocasião, estiveram presentes a presidente da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá; o vice-presidente da entidade Pedro Paulo Bazana; a diretora secretária Clecy Aparecida Grigoli Zardo; os conselheiros fiscais titular e suplente, Alexandre Augusto Botarelli Cesar e Pedro Martendal de Araújo, respectivamente e o coordenador de Projetos Amado Hauari Neto. Compareceram também a secretária da Educação do Paraná Ana Seres Trento Comin; a chefe do Departamento de Educação Especial (DEE) Marisa Bispo Feitosa; o diretor geral da Seed/PR Edmundo da Veiga Neto; a superintendente da Educação Fabiana Campos; Guilherme Soares, representando a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e outros.


20.01.2017 - ​Centenário do Sul/PR - Apae: A procuradora jurídica da Feapaes/PR, Elizabete Aparecida Pereira, viajou para a região do Conselho Regional de Londrina para participar da assembleia de eleição dos novos membros da Diretoria Executiva, conselhos de Administração e Fiscal da Apae de Centenário do Sul. Na oportunidade, participaram da assembleia os autodefensores Rodrigo de Castro e Elizângela Romualdo; a presidente e o vice-presidente da Feapaes/PR, Neuza Soares de Sá e Pedro Paulo Bazana, respectivamente; a procuradora jurídica da Feapaes/PR Elizabete Aparecida Pereira; os associados da Apae e o promotor de Justiça do Município, Renato Sant'Anna. O novo presidente eleito, Cláudio Mendes e os demais membros assumiram em 23 de janeiro. 23.01.2017 - ​Curitiba/PR - Sede da Feapaes/PR: O presidente da Ardem/PR, Edson Luiz Martinussi, esteve na sede da Feapaes/PR para tratar de diversos assuntos referentes à entidade, na oportunidade, reuniu-se com a procuradora jurídica Elizabete Aparecida Pereira e desejou um ano cheio de realizações para todos. A Associação Regional de Desportos de Deficientes Intelectuais (Ardem/PR) é uma instituição voltada à promoção do Esporte para pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Presentes: presidente da Ardem/PR Edson Luiz Martinussi; procuradora jurídica Elizabete Aparecida Pereira e equipe operacional. 27.01.2017 - ​Curitiba/PR - Sede da Feapaes/PR: A equipe da Feapaes/PR recebeu a visita do prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola, juntamente com a secretária municipal de Educação, Suellen Fernanda e da professora Silmara Ribeiro, buscando informações sobre como constituir uma Apae naquele Município. Na oportunidade, a procuradora jurídica Elizabete Aparecida Pereira prestou orientações, entregando aos visitantes um exemplar do "Manual de Fundação das APAEs". A visita foi acompanhada pelo servidor da Secretaria de Educação, Leandro e pelo assessor parlamentar Adeilde Souza.

FEVEREIRO 07.02.2017 - Curitiba/PR - Secretaria de Estado da Educação (Seed): Reunião com o diretor geral da Secretaria de Educação do Estado do Paraná Edmundo da Veiga Neto. Pauta voltada aos assuntos do novo Termo de Colaboração e pendências relativas ao Repasse Financeiro. Presentes: Representou a presidente da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá, o conselheiro fiscal suplente e coordenador estadual de Defesa de Direitos Pedro Maria Martendal de Araújo. 10.02.2017 - Governo do Estado acena possibilidade de pagamento referente ao Convênio de Colaboração Técnica e Financeira A presidente da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR) Neuza Soares de Sá; o vice-presidente Pedro Paulo Bazana e demais membros da diretoria da entidade estiveram em reunião com a secretária da Educação Ana Seres Trento Comin. O encontro, ocorrido na manhã do dia 10 de fevereiro, teve o objetivo de definir os encaminhamentos para o pagamento em atraso do mês de janeiro de 2017. 10.02.2017 - Membros da diretoria e representantes das Apaes compareceram a reunião extraordinária na sede Feapaes/PR No dia 10 de fevereiro, foi realizada uma reunião extraordinária na sede da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR), em Curitiba. Na oportunidade, estavam presentes a presidente da entidade, Neuza Soares de Sá; o vice-presidente Pedro Paulo Bazana; a diretora secretária Clecy Aparecida Grigoli Zardo; o diretor de Patrimônio Paulo Roberto Constantino; os conselheiros fiscais titulares Paulo Jair Pilatti e Alexandre Augusto Botareli César, além dos demais representantes das Apaes do estado. Na pauta do dia, entre outros assuntos, o resultado da rifa “APAE Noel”; a liberação dos projetos da Aplub para 2017 e a proximidade do “Congresso Estadual das APAEs 2017”.


10.02.2017 - Doutora Rosângela Moro assume a Procuradoria Jurídica da Feapaes/PR A doutora Rosângela Wolff Moro assume efetivamente a Procuradoria Jurídica da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR). Durante a Reunião Extraordinária da entidade, realizada no dia 10 de fevereiro, a presidente Neuza Soares de Sá referendou a indicação da doutora Rosângela para atuar na área jurídica da federação e, consequentemente, dar andamento às atividades deste segmento. 21.02 - Apae de Ipiranga visita sede da Feapaes/PR Na tarde do dia 21 de fevereiro, estiveram na sede da Feapaes/PR representantes da Apae de Ipiranga. Na oportunidade, além de conhecerem a sede da federação do Paraná, também trataram de assuntos relacionados àquela entidade.

21.02.2017 - ​Curitiba/PR - Coede: O presidente do Coede e também coordenador estadual de Mobilização Social e Defesa de Direitos da Feapaes/PR, Pedro Maria Martendal de Araújo, participou de reunião entre o Conselho Estadual de Direitos da pessoa com Deficiência (Coede) e o Conselho Estadual de Educação (CEE). Também estiveram na reunião o conselheiro consultivo da Feapaes/PR e Secretário de Assuntos Estratégicos Flávio Arns e o presidente do CEE, Oscar Alves. Na ocasião, foram tratadas questões de importância sobre os direitos da pessoa com deficiência e outras. 21.02.2017 - ​Curitiba/PR - Sede da Feapaes/PR: O coordenador estadual de Mobilização Social e Defesa de Direitos Pedro Maria Martendal de Araújo visitou a sede da Feapaes/PR e, na oportunidade, reuniu-se com a coordenadora estadual de Educação e Ação Pedagógica Elizabete de Oliveira Carnaval. Na pauta, assuntos relacionados ao Coede.

21.02 - Presidente do Coede participa de reunião com CEE No dia 21 de fevereiro, o presidente do Coede e membro da diretoria da Feapaes/PR, Pedro Martendal de Araújo, participou de reunião entre o Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede) e o Conselho Estadual de Educação (CEE). Na ocasião, o presidente foi acompanhado conselheiro consultivo da Feapaes/PR Flávio Arns.

MARÇO 06.03 - Início de março na Feapaes/PR O mês de março começou movimentado na Feapaes/PR, com a visita de diversas entidades que procuraram a equipe para sanar dúvidas e buscar apoio na solução de problemas do cotidiano das filiadas. Um exemplo foi a visita dos representantes das Apaes de São José dos Pinhais, Formosa do Oeste e Morretes. 10.03 - Equipe da Feapaes/PR recebe a nova procuradora jurídica Na tarde do dia 10 de março, a equipe da Federação das APAEs do Estado do Paraná recepcionou a nova procuradora jurídica Rosângela Wolff Moro. Na oportunidade, a procuradora tomou conhecimento de alguns assuntos específicos e do andamento dos trabalhos jurídicos.


14.03 - Apaes visitam a sede Feapaes/PR No dia 14 de março, equipes das Apaes de Barbosa Ferraz e Campo Mourão visitaram a sede da federação. Diversas entidades estão em Curitiba para participar de treinamento do Sistema Integrado de Transferências (SIT) e aproveitaram para conhecer a estrutura da “Casa das APAEs José Diniewicz”. 14.03 – Feapaes/PR participa de treinamento do Sistema Integrado de Transferências (SIT) Na tarde do dia 14 de março a Secretaria de Estado da Educação (Seed/PR), através do Núcleo de Controle Interno de Convênios, ofereceu uma capacitação aos presidentes e responsáveis pela prestação de contas das Apaes relacionadas ao Sistema Integrado de Transferências (SIT), do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR). Na oportunidade, o coordenador de projetos Amado Hauari Neto representou a presidente da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá. 17.03 - Parceria com a faculdade Opet começa a trazer frutos Na manhã do dia 17 de março a Federação das APAEs do Estado do Paraná recebeu a primeira das muitas doações de alimentos que serão feitas ao longo de 2017. A iniciativa remete a parceria com a faculdade Opet, por meio do projeto denominado "Jogos de Empresa". O grupo DNA Social, supervisionado pelo professor Felipe Nasser, foi responsável pela arrecadação. Participam da parceria, instituída em 2016, os alunos do curso de Administração da faculdade. Os alimentos arrecadados são destinados às Apaes do Paraná. A Feapaes/PR agradece o empenho de todos os envolvidos neste projeto de grande amplitude social. 21.03 - Feapaes/PR recebe a diretoria da Apae de São José dos Pinhais A Federação das APAEs do Estado do Paraná recebeu, no dia 20 de março, representantes da Apae de São José dos Pinhais. O objetivo da visita foi sanar algumas dúvidas referentes à área pedagógica. A reunião foi acompanhada também por membros da Seed/PR. 24.03 - Feapaes/PR recebe mais uma doação de alimentos A Federação das APAEs do Estado do Paraná recebeu, dia 24 de março, mais uma doação de alimentos através da parceria com a faculdade Opet. Os alimentos foram trazidos pelos alunos do curso de Administração, coordenados pelo professor Felipe Nasser. 28.03 - Encontro na Feapaes/PR reúne membros da Diretoria Executiva e representantes da Apae de São José dos Pinhais A presidente da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá participou de reunião em Curitiba, na sede da entidade, no dia 28 de março. Além dos representantes da Apae de São José dos Pinhais, estiveram presentes o conselheiro fiscal suplente e coordenador estadual de Defesa de Direitos Pedro Martendal de Araújo; o diretor de Patrimônio Paulo Roberto Constantino; a procuradora jurídica Rosângela Wolff Moro; o coordenador de projetos Amado Hauari Neto e a assessora pedagógica Elizabete Carnaval. 31.03 - Feapaes/PR realiza primeira reunião do ano da Diretoria Executiva em Guarapuava A cidade de Guarapuava sediou a primeira reunião de 2017 da Diretoria Executiva e dos conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR). Presentes ao encontro, realizado no dia 31 de março, os autodefensores estaduais


Marcelo Alves Ribeiro e Daiane Laurani de Souza; a presidente e o vice da entidade, Neuza Soares de Sá e Pedro Paulo Bazana, respectivamente; o conselheiro consultivo Flávio Arns, além dos conselheiros regionais; coordenadores de áreas e demais representantes do Movimento Apaeano no estado.

ABRIL 05.04 - Representantes da Feapaes/PR participaram de reunião no Tribunal de Contas do Paraná Representantes da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR) participaram de uma reunião no Tribunal de Contas do Estado do Paraná, no dia 5 de abril. Na oportunidade, foram recebidos pelo conselheiro Ivens Zschoerper Linhares. Estavam presentes ao encontro o coordenador de Projetos da Feapaes/PR Amado Hauari Neto; a procuradora jurídica da entidade Rosângela Wolff Moro e o assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Paraná Jorge Wekerlin, responsável pela área da Educação. Na pauta, a finalização da Prestação de Contas dos convênios encerrados entre o Governo do Estado e as Apaes e Coirmãs filiadas. Outro assunto abordado foi o novo Termo de Colaboração Técnica e Financeira, respaldado pela Lei 13.019/2014 – Marco Regulatório do Terceiro Setor – celebrado em descontinuidade ao convênio anterior, fato que gerou uma lacuna em relação ao mês de Janeiro de 2017. 10.04 - Feapaes/PR recebeu mais doações de alimentos E a semana começou com a chegada de mais doações de alimentos arrecadados pelos alunos do curso de Administração da faculdade Opet, de Curitiba. Desta vez, o professor Felipe Nasser, coordenador do projeto “Jogos de Empresa”, trouxe pessoalmente os donativos e foi recepcionado pela equipe operacional da Feapaes/PR. 11.04 - Presidente da Feapaes/PR cumpriu agenda na Apae de Ibiporã A presidente da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR) Neuza Soares de Sá visitou a Apae de Ibiporã na tarde do dia 11 de abril. Além da visita, Neuza também participou de uma reunião com o presidente da entidade, Gilson Mensato. Na pauta, assuntos de importância para a referida Apae. 12.04 - Reunião Extraordinária da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Feapaes/PR foi realizada em Arapongas A Reunião Extraordinária da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Feapaes/PR foi realizada em Arapongas, no dia 12 de abril, com as presenças da presidente da federação, Neuza Soares de Sá; do vice-presidente Pedro Paulo Bazana, além dos demais membros da diretoria. Durante o encontro foram discutidos assuntos importantes para o Movimento Apaeano paranaense. 12.04 - Procuradora jurídica da Feapaes/PR recebeu representantes da Apae de Pinhais No dia 12 de abril, a procuradora jurídica da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR), Rosângela Wolff Moro cumpriu expediente na sede da entidade e recebeu os representantes da Apae de Pinhais. Na oportunidade, estiveram presentes o presidente da referida Apae, Fábio Perdigão; a diretora Maria Aparecida de Lima, além do coordenador de Projetos da Feapaes/PR Amado Hauari Neto. 17.04 - Feapaes/PR recebeu equipe da Apae de São José dos Pinhais Representantes da Apae de São José dos Pinhais participaram de reunião com a equipe da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR), no dia 17 de abril.


18.04 - Mais doações chegaram a sede da Feapaes/PR Na manhã desta terça-feira (18), a Federação das APAEs do Estado do Paraná recebeu mais uma doação de alimentos provenientes do Projeto "Jogos de Empresa", parceria com a faculdade OPET. 25.04 - Pagamento dos salários em atraso desde janeiro reuniu membros da Feapaes/PR, Seed/PR, PGE e TCE Dia 25 de abril, foi realizada uma reunião entre membros da Feapaes/PR e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed/PR); da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Tribunal de Contas do Paraná (TCE). Na oportunidade, estavam presentes a presidente Neuza Soares de Sá; o vice-presidente Pedro Paulo Bazana; a procuradora jurídica Rosângela Wolff Moro, além do presidente da Federação Estadual das Instituições de Reabilitação no Estado do Paraná (Febiex), Benedito Carlos Basset. Na pauta, o pagamento dos valores devidos referentes à folha de pagamento do mês de janeiro de 2017. Os recursos em atraso contemplavam os salários dos professores e demais profissionais das Apaes e Coirmãs filiadas contratados pelo Convênio de Cooperação Técnica e Financeira encerrado em 31 de dezembro de 2016. 27.04 - Presidente da Feapaes/PR participou da reunião de Diretoria Executiva e dos conselhos da Fenapaes A presidente da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá seguiu para Brasília, no dia 27 de abril, onde participou de reunião da Diretoria Executiva e dos conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo da Federação Nacional das APAEs (Fenapaes).

MAIO 03.05 - Presidência da Feapaes/PR esteve em Curitiba para agenda de compromissos A presidente e o vice da Feapaes/PR, Neuza Soares de Sá e Pedro Paulo Bazana, respectivamente, estiveram em Curitiba no dia 3 de maio. Na agenda, a participação dos gestores e demais membros da Diretoria Executiva em uma reunião no Tribunal de Contas do Paraná (TCE). A pauta do encontro referiu-se a troca de ideias sobre assuntos de interesse do Movimento Apaeano paranaense. 03.05 - Apaes do Paraná recebem alimentos doados pela parceria com a Faculdade Opet Na tarde do dia 3 de maio, a Feapaes/PR destinou mais uma doação de alimentos para as Apaes de Campo do Tenente; Siqueira Campos; Bela Vista do Paraíso e Rosário do Ivaí. As arrecadações integram o projeto "Jogos de Empresa", parceria entre a Feapaes/PR e a faculdade Opet, de Curitiba. 03.05 - Reunião entre representantes da Feapaes/PR e o presidente do TCE abordou os convênios com o Estado do Paraná No dia 3 de maio foi realizada uma reunião entre membros da Feapaes/PR e o presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCE), José Durval Mattos do Amaral. Na oportunidade, a Federação das APAEs do Estado do Paraná foi representada pela presidente Neuza Soares de Sá; pelo vice-presidente Pedro Paulo Bazana; pela diretora secretária Clecy Aparecida Grigoli Zardo; pelo diretor de Patrimônio Paulo Roberto Constantino; pelo conselheiro fiscal Alexandre Augusto Botareli César; pela procuradora jurídica da entidade, Rosângela Wolff Moro e pelo coordenador de projetos Amado Hauari Neto.


10.05 - Doações de alimentos movimentam o expediente na Feapaes/PR No início do mês de maio, a Feapaes/PR recebeu mais um lote de alimentos doados pelos alunos do curso de Administração da faculdade OPET, de Curitiba. Esta parceria contempla as Apaes da região desde 2016. Desta vez, foram doados mais de 100 quilos de arroz. 08.05.2017 - Presidente da Feapaes/PR cumpre agenda na Apae de Londrina Na pauta, a finalização da prestação de contas dos convênios firmados entre o Estado do Paraná e as Apaes e Coirmãs filiadas, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed/PR). Os convênios contemplam o atendimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla nas escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial mantidas pelas associações. 10.05.2017 - Presidente da Feapaes/PR participa de reunião em Londrina A presidente da Federação das APAEs do Estado do Paraná Neuza Soares de Sá visitou, no dia 10 de maio, a Delegacia da Receita Federal, em Londrina. Na oportunidade, a presidente participou de reunião com o delegado Luiz Fernando Costa. Objetivo: protocolar junto àquela entidade o pedido de um lote de mercadorias para a realização do bazar na federação do Paraná. 15.05 - Presidente da Fenapaes visita sede da Feapaes/PR A presidente da Federação Nacional das APAEs (Fenapaes) Aracy Maria da Silva Lêdo esteve em Curitiba visitando a sede da Feapaes/PR, na tarde do dia 15 de maio. Na oportunidade, estavam presentes a presidente da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá; o vice-presidente Pedro Paulo Bazana; o diretor financeiro Fernando Meneguetti; o diretor social Vilson Basso e o conselheiro fiscal Pedro Martendal de Araújo. Na pauta, assuntos importantes para o Movimento Apaeano. Na mesma data, a presidente Neuza e os demais diretores participaram da solenidade dos 70 anos da Secretaria de Estado da Educação (Seed/PR) e, na sequência, estiveram no Tribunal de Contas do Estado (TCE), em reunião com o conselheiro Artagão de Mattos Leão. Membros da Diretoria Executiva da Feapaes/PR cumpriram agenda em Curitiba 23.05 - Na tarde do dia 23 de maio, a presidente da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá, o vice-presidente Pedro Paulo Bazana e o diretor financeiro Fernando Meneguetti, chegaram à Curitiba para um encontro com o governador Beto Richa, Na mesma data, visitaram a sede da federação membros da Apae de Guarapuava.

23.05 - Reunião com o governador Beto Richa foi agenda da Feapaes/PR dia 23 de maio Compromisso importante marcou a agenda da Feapaes/PR no dia 23 de maio, quando membros da diretoria foram recebidos em audiência com o governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O objetivo da reunião foi reivindicar ao governador o pagamento em atraso dos professores e profissionais das Apaes referente ao mês de janeiro deste ano. Sobre o assunto, a presidente Neuza Soares de Sá expôs os transtornos causados a tantas pessoas comprometidas profissionalmente com as Apaes em todo o estado, reforçando os tortuosos caminhos de reuniões que seguem desde o início deste ano sem solução. 26.05 - Assessora pedagógica da Feapaes/PR Participa de capacitação 26.05 - A assessora pedagógica da Federação das APAEs do Estado do Paraná Elizabete Oliveira Carnaval participou, dia 26 de maio, da capacitação sobre "A Formação das Comissões Coordenadoras e Equipes Técnicas para metodologia de monitoramento dos planos de educação", promovida pela Seed/PR.


30.05 – Feapaes/PR marca presença em Brasília no seminário "Interdisciplinaridade na Gestão de Áreas de Atuação na Rede APAE" Integrantes das Apaes de todo o país estiveram em Brasília participando no seminário "Interdisciplinaridade na Gestão de Áreas de Atuação na Rede APAE", realizado nos dias 30 e 31 de maio. Representaram a Feapaes/PR a assessora pedagógica Elizabete Carnaval; a coordenadora da Família Elaine Bonato; o coordenador de Educação Física, Esporte e Lazer Edson Luís Martinussi e a coordenadora de Autogestão e Autodefensoria Alionita Scaburi. 30.05.2017 - Mais doações chegaram a Feapaes/PR Na tarde de terça-feira, 30 de maio, mais um lote de doações chegou na federação do Paraná através do projeto "Jogos de Empresa". Os produtos, recebidos pela equipe da entidade, foram destinados às Apaes do estado.

JUNHO 09 e 10.06.2017 - Reunião da Diretoria Executiva e dos conselhos da Feapaes/PR foi realizada em Curitiba no início de junho Com a presença dos autodefensores estaduais Marcelo Alves Ribeiro e Daiane Laurani de Souza, presidência e diretoria da Feapaes/PR foi realizada em Curitiba, nos dias 9 e 10 de junho, a segunda reunião do ano da Diretoria Executiva e dos conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo da entidade. A reunião iniciou com a presença da procuradora jurídica da Feapaes/PR Rosângela Wolff de Quadros Moro que, na oportunidade, abordou assuntos referentes aos pagamentos em atraso do mês de janeiro; às questões relativas ao Tribunal de Contas do Paraná e outros. Na sequência, a diretora do Departamento de Educação Especial da Seed/PR, Siana do Carmo de Oliveira Franco Bueno falou sobre o acordo de Cooperação Técnica, além de outros temas de interesse. Ainda na pauta, as eleições na Feapaes/PR; Captação de Recursos e o “45º Congresso Estadual das APAEs 2017”, em Londrina. 9.06.2017 - Concurso de Cartazes também foi destaque em Curitiba O “Concurso Estadual de Cartazes” também movimentou Curitiba nos primeiros dias de maio. Trabalhos de diversos alunos das Apaes de todo o estado ficaram expostos e foram julgados pelos jurados do concurso. Ao todo participaram 28 conselhos regionais com o envolvimento de 235 Apaes, totalizando 323 produções de artistas paranaenses. 20.06.2017 - Vice-presidente da Feapaes participou do Fórum da Família em Mauá da Serra O vice-presidente da Feapaes/PR Pedro Paulo Bazana esteve em Mauá da Serra, dia 20 de junho, participando do” III Fórum da Família”, realizado pela Apae local. 20.06.2017 - Diretor financeiro da Feapaes/PR participou de reunião em Porto Alegre O diretor financeiro da Federação das APAEs do Estado do Paraná Fernando Meneguetti participou de reunião técnica sobre obtenção de recursos, em Porto Alegre, dia 20 de junho.


20.06.2017 - Feapaes/PR recebeu mais doações de alimentos Na tarde do dia 20 de junho, a Federação das APAEs do Estado do Paraná destinou mais um lote de alimentos arrecadados para as Apaes. Desta vez, as beneficiadas foram as entidades de Lindoeste e Alto Piquiri. 23.06.2017 - Coordenador estadual de Defesa de Direitos e Mobilização Social participou de evento em Brasília O coordenador estadual de Defesa de Direitos e Mobilização Social, Pedro Martendal participou do Encontro Nacional da Área em Brasília, dia 23 de junho. O evento contou com a participação de todos os coordenadores estaduais do país.

30.06.2017 – “XI Concurso Estadual de Cartão de Natal” abriu oficialmente na noite de 30 de junho Gian e Jéssica, alunos da Apae de Paranavaí, abriram com sua arte o “XI Concurso Estadual de Cartão de Natal”, na noite do dia 30 de junho, em Curitiba. Os trabalhos que participaram do concurso ficaram expostos ao público até o dia 7 de julho, no Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro. A décima primeira edição do evento integrou uma parceria entre o Guido Viaro e a Feapaes/PR. Concorreram a classificação os artistas de 29 conselhos regionais da Feapaes/PR com o total de 87 cartões. Os trabalhos foram julgados por especialistas em Artes Visuais do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro. O resultado foi divulgado no dia 11 de julho. Com a primeira classificação ficou o trabalho do aluno Oelinton B. Padilha, da Apae de Mauá da Serra, pertencente ao Conselho Regional de Apucarana, que concorreu no Concurso Nacional de Cartão de Natal, em Brasília.

JULHO 28.07.2017 - Feapaes/PR recebe membros da Diretoria Executiva e conselheiros para a terceira reunião do ano No dia 28 de julho, foi realizada a terceira reunião do ano da Diretoria Executiva e conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR). O encontro ocorreu na sede da entidade, em Curitiba, com a presença da presidente Neuza Soares de Sá; do vice-presidente Pedro Paulo Bazana; dos demais membros da diretoria, além de representantes da Seed/PR e demais integrantes das Apaes do Paraná. Na pauta, o destaque foi para os quatro eventos importantes que marcaram o calendário de 2017 a partir do mês de agosto: o “V Fórum Estadual de Autogestão e Autodefensoria” e o “III Fórum Estadual da Família”, ambos realizados no início de agosto, em Maringá; o “45º Congresso Estadual das APAEs do Paraná”, em Londrina e o “26º Congresso Nacional das APAEs”, em Natal/RN. Na sequência, foram abordados outros assuntos de interesse do Movimento Apaeano Paranaense, nas áreas jurídica, educacional e administrativa.


AGOSTO 3 e 4.08.2017 - Autodefensores estaduais foram eleitos durante os Fóruns de Autodefensoria e Família em Maringá Agosto/2017 - Aproximadamente 180 pessoas participaram do “V Fórum Estadual de Autodefensoria” e do “III Fórum Estadual da Família”, em Maringá, nos dias 3 e 4 de agosto. Marcaram presença nos eventos, além dos alunos autodefensores e seus familiares, o vice-presidente da Federação Nacional das APAEs (Fenapaes) José Turozi; a presidente e o vice da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá e Pedro Paulo Bazana, respectivamente. Autodefensores ​- Dentro do tema voltado à “Pessoa com Deficiência e Família: Espaço de Autogestão e Autonomia”, momentos de muita expressão marcaram os encontros. Um deles foi a eleição dos novos autodefensores estaduais. Entre os 25 concorrentes, foi reeleito o aluno Marcelo Alves Ribeiro, do Conselho Regional de Ponta Grossa, com 35 por cento dos votos e eleita como autodefensora estadual a aluna Ana Carolina, do Conselho Regional de Apucarana, com 15 por cento dos votos. Já como suplentes foram eleitos os alunos Diego dos Santos Correia e Débora Cristina Catonil, ambos do Conselho Regional de Maringá. A elaboração da “Carta de Maringá” foi outro momento importante, o documento reivindica os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla nas áreas da Saúde, Educação, Trabalho, Lazer e outros espaços da sociedade. Homenagem ​- A emoção também tomou conta dos participantes durante a homenagem da Feapaes/ PR ao artista Claudinei Tobler R. Duarte e ao professor Marlon, da APAE de Mauá da Serra. A arte do aluno ilustrou todo material gráfico de divulgação dos eventos. Família - Pais muito atentos, esclarecimento de dúvidas e socialização foram a receita dos dois dias de atividades dos fóruns, especialmente com relação às palestras sobre assuntos do interesse de todos: o “Estatuto da Pessoa com Deficiência: Desafios e Ações do Estado, da Família e da Sociedade”; “Pessoas com Deficiência: Direitos, Necessidades e Realizações”; “Vez e Voz dos Autodefensores e Família”. Mesa redonda - E uma total atenção mereceu a mesa redonda sobre a “Família, Presente e Futuro: Alimentando Sonhos e Orientando Realidades”, com as presenças do coordenador nacional de Prevenção e Saúde, professor Rui Fernando Pilotto; da coordenadora estadual de Assistência Social Ivone Maggioni Fiori e da psicóloga Jaqueline Pilger. Gratidão - Agradecendo o desempenho dos nossos alunos e alunas durante os eventos, a Federação das APAEs do Estado do Paraná agradece a todos pela organização e presença efetiva, reconhecendo com gratidão a colaboração da Apae de Maringá e lembrando, de forma especial, que todos contribuíram para o sucesso do “V Fórum Estadual de Autodefensoria” e do “III Fórum Estadual da Família” 22.08.2017 - Artistas das Apaes do Paraná recebem homenagem durante a sessão plenária da Alep Artistas paranaenses classificados no “X Festival Nacional Nossa Arte”, realizado em Recife/PE no final de 2016, foram homenageados no dia 22 de agosto, com certificados expedidos pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Os alunos marcaram presença na sessão plenária da assembleia celebrando a Semana Nacional e Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017, comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto. Receberam o certificado os artistas e suas respectivas professoras dos grupos “Corpo e Movimento”, da Apae de Umuarama e “APAE ENCENA”, da Apae de Cambira. Nos demais segmentos receberam a homenagem os


alunos Márcio da Silva (Artes Visuais) - Apae de São João; os músicos Jéssica da Silva dos Santos e Gian de Jesus da Silva (Artes Musicais) - Apae de Paranavaí e Mateus dos Santos Borges (Artes Literárias) - Apae de Kaloré. Representando a federação do Paraná estavam presentes a autodefensora estadual Daiane Laurani de Souza; a presidente Neuza Soares de Sá; o conselheiro consultivo, professor Flávio Arns; o conselheiro fiscal Pedro Martendal de Araújo; a assessora pedagógica Elizabete de Oliveira Carnaval; a coordenadora estadual de autodefensoria Alionita Scaburi, além dos demais membros da equipe operacional da entidade. 06.09.2017 - Apaes do Paraná recebem material esportivo do Governo do Estado “Esta é uma manhã especial para as Apaes do Paraná. Parcerias como esta possibilitam mais um passo importante para uma Educação Especial de qualidade”. A afirmação é do vice-presidente da Federação das APAEs do Estado do Paraná Pedro Paulo Bazana no Palácio Iguaçu, em Curitiba, no dia 6 de setembro, durante a cerimônia para a entrega de material esportivo para 75 Apaes de 32 municípios paranaenses através do “Programa Paraná Mais Esporte”. A iniciativa da Secretaria estadual de Esporte e Turismo reuniu na solenidade várias autoridades, além de representantes da Feapaes/PR como o vice-presidente Pedro Paulo Bazana e o coordenador estadual de Educação Física, Esporte e Lazer, professor Edson Luiz Martinussi. O repasse destes materiais, segundo o secretário de Estado do Esporte e Turismo Douglas Fabrício, é uma ação do “Programa Paraná Mais Esporte”, criado pelo governo estadual a partir de um diagnóstico da situação dos municípios, elaborado em 2015. As Apaes contempladas nessa primeira etapa fazem parte da regional de Curitiba, dos municípios da Região Metropolitana e do Litoral.

SETEMBRO 21 e 22.09 - “45º Congresso das APAEs do Paraná” reuniu cerca de 800 pessoas em Londrina Nos dias 21 e 22 de setembro a cidade de Londrina recebeu aproximadamente 800 pessoas para o “45º Congresso Estadual das APAEs do Paraná”. A abertura oficial reuniu os autodefensores estaduais Marcelo Alves Ribeiro e Daiane Laurani de Souza; o vice-presidente da Fenapaes, José Turozi; a procuradora jurídica das federações nacional e estadual, Rosângela Wolff Moro; a presidente e o vice da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR) Neuza Soares de Sá e Pedro Paulo Bazana, respectivamente; o conselheiro consultivo da entidade, professor Flávio Arns e demais convidados. A emoção tomou conta dos presentes durante as homenagens prestadas a grandes apaeanos como o representante legal da Apae de Londrina Antônio Valdemir Zago; ao presidente da Apae de Sertanópolis Antônio Ramos Zanin, ambos contemplados com o troféu Doutor Justino Alves Pereira; ao conselheiro consultivo da Feapaes/PR, professor Flávio Arns, que recebeu o diploma de Excelência Humana” e as esposas dos ex-presidentes da federação do Paraná: senhoras Maria Jugend; Ildeman Alves Pereira; Odenise Teresinha Arns; Elcy Mudrey; Marilda Turozi e, em especial, a presidente da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá, que receberam um quadro representativo de suas trajetórias.


Cambira - E, mais emoção ainda surpreendeu os presentes: o talento e a sensibilidade do Núcleo de Dança Apae Encena, dos alunos da Apae de Cambira, que encantaram a todos com o espetáculo “Do Aniquilamento a Plenitude”, baseado na obra “Em busca de sentido” , de Viktor E. Frankl – grupo classificado no “Festival Nacional Nossa Arte 2016”, em Recife. Palestras - No segundo dia do congresso, pauta extensa, muito trabalho e atenção despendidos às palestras e mesas redondas ministradas e mediadas por docentes e profissionais de renome na área da Educação Especial. Paralelamente as atividades, também foi realizado o “Concurso Nacional de Cartão de Natal”, com a participação de artistas visuais de 15 estados. Assembleia - Já na manhã do dia 23, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, com a presença de membros das diretorias da Fenapaes e da Feapaes/PR, além de vários presidentes das Apaes e demais representantes do Movimento Apaeano no Paraná. Na oportunidade, foi eleita por aclamação a Diretoria Executiva da gestão 2018/2020, que trouxe à presidência o então diretor financeiro da Feapaes/PR Fernando Meneguetti .

OUTUBRO 06.10.2017 - Campo Mourão/PR - Espaço de eventos Celebra - Foi realizada palestra ministrada pelo juiz Sérgio Moro com o tema "Fortalecendo a lei e mudando o Brasil" e toda a renda foi revertida em prol da Apae de Campo Mourão. O evento contou com a participação da presidente da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá, do vice-presidente da Federação Nacional José Turozi e do diretor financeiro da Feapaes/PR Fernando Meneguetti. 18.10.2017 - Curitiba/PR - Palácio Iguaçu - A Apae de Cascavel foi contemplada com o maior prêmio de outubro do programa “Nota Paraná”. A entidade recebeu do governador Beto Richa, um cheque de R$ 200 mil reais, durante solenidade realizada no Palácio Iguaçu. Este foi o maior prêmio já recebido do programa por uma entidade sem fins lucrativos. Na oportunidade, representando a Feapaes/PR, estavam presentes os autodefensores da Apae de Cascavel, Elizangela Batista de Oliveira e Valdecir Dalmazo; a presidente Neuza Soares de Sá; o vice-presidente Pedro Paulo Bazana; o conselheiro fiscal Pedro Martendal de Araújo; o diretor social Vilson Basso; o presidente e a diretora da Apae contemplada, Evilásio Schmitz e Wagna Sutana, respectivamente. 24.10.2017 - Jataizinho/PR - Apae - A presidente da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá e o vice-presidente Pedro Paulo Bazana estiveram na Apae de Jataizinho para tratar de assuntos pertinentes ao Movimento Apaeano.

NOVEMBRO 08 a 10.11.2017 - ​Natal/RN - Apae - A Diretoria Executiva e funcionários da Feapaes/PR estiveram prestigiando o Congresso Nacional das APAEs. 29 e 30.11.2017 - Curitiba/PR - Hotel Nacional Inn - Foi realizado um importante encontro dos coordenadores regionais de Assistência Social das Apaes. O evento, programado para realização em dois dias, abordou temas de relevância para o Movimento Apaeano paranaense. Reuniu, além


da coordenadora estadual de Assistência Social Ivone Maggioni Fiori, os coordenadores regionais de todo o estado. DEZEMBRO Dezembro/2017 - Reunião da Diretoria Executiva e dos conselhos da Feapaes/PR foi realizada em Curitiba nos primeiros dias de dezembro A última reunião de 2017 da Diretoria Executiva e dos conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo da Feapaes/PR foi realizada nos primeiros dias de dezembro, em Curitiba. As homenagens à presidente Neuza Soares de Sá somaram momentos de grande expressividade. A presidente encerrou um mandato de duas gestões à frente da Federação das APAEs do Estado do Paraná – 2012/2014 – 2015/2017, respectivamente. Na pauta, os eventos previstos para o próximo ano como as Olimpíadas Estaduais das APAEs, em Guarapuava; o Festival Estadual Nossa Arte; os primeiros passos para a realização do "Congresso Estadual das APAEs do Paraná"; o projeto APAEquestre, uma parceria com a Federação Paranaense de Hipismo; o Pronas PcD e demais assuntos. 05 a 08.12.2017 - Curitiba/PR - Sede da Feapaes/PR - Foi realizado Bazar Beneficente. Presentes: Diretoria Executiva e funcionários Feapaes/PR. 19.12.2017 - Curitiba/PR - Sede da Feapaes/PR: Término das atividades de 2017 na Feapaes/PR - início das férias da equipe operacional.

Desenvolvimento Institucional Produção de Materiais No ano de 2017, a Federação das APAEs do Estado do Paraná produziu diversos materiais institucionais, entre eles a agenda temática baseada em momentos da vida do pioneiro do Movimento Apaeano no estado: Doutor Justino Alves Pereira. Também foram produzidos na mesma temática o troféu Justino Alves Pereira, que homenageia figuras de destaque do movimento Apaeano, prêmio entregue durante o Congresso Estadual.


Também foram produzidos materiais de apoio e divulgação para o Congresso Estadual das APAEs, realizado em Londrina/PR tais como: camisetas, banners. logos, totens, folders, cartazes, etc. Da mesma forma foram produzidos materiais semelhantes para o Fórum de Autodefensoria e Família, realizado em Maringá/PR.

Ainda no ano de 2017 foram produzidos materiais para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017, tais como Vídeos e banners para inserção em mídias sociais e website.

Comunicação e Internet Acessos aos materiais veiculados na Internet, Site Facebook e Youtube da FEAPAEs/PR. Acessos no site Institucional da FEAPAEs/PR​ - No ano de 2017 houveram mais de ​25.000​ acessos Acessos ao Facebook - No ano de 2017 houveram cerca de ​2.019 Curtidas e atingimos ​5.000 amigos na página. Acessos ao Youtube​ - No ano de 2017 houveram ​2.966 ​visualizações no canal da FEAPAEs/PR.

Captação de Recursos Captação de recursos através das parcerias com a APLUB, Rifa APAE Noel, Fatura Solidária, AMAIS e da Campanha da Luz (Copel) no ano de 2017.


APLUB Capitalização​ - R$ 1.615.682,73 APLUB Capitalização/Feapaes-PR​ - R$ 740.597,85 APAE Noel​ - R$ 81.741,29 Fatura Solidária​ - R$ 615.906,47 AMAIS​ - R$ 104.392,36 Pastoral da Criança​ - R$ 380.278,80

Coordenadorias de Áreas

COORDENADORIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Coordenadora: Ivone Maggioni Fiore

Ações realizadas: Participação em reuniões de planejamento, monitoramento, vigilância social defesa e garantia de direitos Participação em capacitações da Política da Assistência Social Orientação ​as APAES do Paraná por telefone e emails, quanto aos Serviços da Política de Assistência Social à pessoa com deficiência. Orientação ​a gestores da Assistência Social dos municípios por telefone e emails, quanto aos Serviços da Política de Assistência Social à pessoa com deficiência Orientação as APAES do Paraná ​EM REUNIÕES quanto aos Serviços da Política de Assistência Social à pessoa com deficiência, /Conselhos regionais Palestras para usuários( pessoas com Deficiência, seus familiares e trabalhadores da área : Participação na elaboração do Documento Norteador dos Serviços Sócio assistenciais da FENAPAEs – Brasil; Início dos trabalhos para elaboração de Guia de Orientação sobre os Serviços Socioassistenciais nas APAEs do Paraná Curitiba I Encontro Estadual de Coordenadorias REGIONAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL FAMÍLIA, AUTOGESTÃO, PREVENÇÃO E SAÚDE CAPACITAÇÃO para as 30 coordenadorias regionais


Curitiba realização II Encontro Estadual de Capacitação de Coordenadores Regionais da área de Assistência Social. Participação no Congresso Nacional das APAEs em Natal. Participação no Congresso Estadual das APAEs em Londrina. Participação como palestrante no Fórum Estadual de Família e autogestão em Maringá .

COORDENADORIA ESTADUAL DA FAMÍLIA Coordenadores : Jaime Manoel Bonato e Elaine Maria Bonato

Ações realizadas: Participação em reuniões de planejamento, monitoramento Participação em capacitações Orientação as APAES do Paraná por telefone e emails, quanto a Coordenadoria da Família. Orientação as APAES do Paraná EM REUNIÕES quanto às Coordenadoria da Família para atendimento da pessoa com deficiência, /Conselhos regionais Palestras para usuários (pessoas com Deficiência, seus familiares e trabalhadores da área da Família. Participação na elaboração de Documentos, ofícios, pedidos ,relatórios, etc. Carta de Maringá Realização em Curitiba I Encontro Estadual de Coordenadorias Regionais De Assistência Social, Área Pedagógica, Saúde Realização em Maringá II Encontro Estadual de Coordenadorias Regionais De Família E Autodefensoria Participação do Fórum Regional de Família e Autodefensoria na cidade de Dois Vizinhos - Pr Participação em Congresso Estadual das APAES, na cidade de Londrina - Pr Participação no Congresso Nacional das APAES, na cidade de Natal - RN Participação em Reunião de Coordenadorias da Família e Autodefensoria em Brasília - DF Participação na elaboração de Documentos, ofícios, pedidos ,relatórios, etc. Carta de Maringá


Realização em Curitiba I Encontro Estadual de Coordenadorias Regionais De Assistência Social, Área Pedagógica, Saúde Realização em Maringá II Encontro Estadual de Coordenadorias Regionais De Família E Autodefensoria Participação do Fórum Regional de Família e Autodefensoria na cidade de Dois Vizinhos - Pr Participação em Congresso Estadual das APAES, na cidade de Londrina - Pr Participação no Congresso Nacional das APAES, na cidade de Natal - RN Participação em Reunião de Coordenadorias da Família e Autodefensoria em Brasília - DF

COORDENADORIA DE DEFESA DE DIREITOS E MOBILIZAÇÃO SOCIAL Coordenador: Pedro Martendal

Ações realizadas: Participação em reuniões periódicas do FEE-Fórum Estadual de Educação, representando a Feapaes. (Este é um Fórum permanente, onde se discute os assuntos relacionados à Educação Estadual, é composto por representantes: SEED, UFPR, UTFPR, Universidades Estaduais, várias Secretarias de Estado, Feapaes, APP Sindicato, e mais 12 entidades representativas, além, de 14 representações de movimentos sociais). Acompanhamento junto às Apaes na participação dos vários Conselhos Estaduais, bem como conscientização da importância na participação do Conselhos Municipais. Palestras sobre Direitos, realizadas em vários conselhos , União da Vitória, Curitiba Norte(em Piraquara), Curitiba Sul(em S J Pinhais), Santo Antônio do Sudoeste( em Sta. Izabel), Ponta Grossa(em Ponta Grossa), Campo Mourão(Campo Mourão), Pato Branco(em Pato Branco) e Ubiratã. Visitas em Conselhos tratando de Direitos da Pessoa com Deficiência e importância dos Conselhos em Loanda, Paranavaí, Cianorte, Arapoti, Umuarama, Londrina, Cornélio Procópio, Apucarana, Guarapuava, Toledo, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Tomazina, Paranaguá. Participação em duas reuniões no Tribunal de Contas do Estado Participação em Reunião na Casa Civil do Estado. Conselheiro do COEDE-Cons. Est. Dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Participação em mensais

reuniões

Conselheiro Suplente do CEAS-Cons. Estadual de Assist. Social, Participação em reuniões mensais. Conselheiro Suplente do CEDECA-Cons. Estadual da Criança e do Adolescente, Participação em reuniões mensais.


Participação no Encontro Estadual Das Coordenadorias Regionais de Assistência Social FEAPAEs, como palestrante Participação no 45º Congresso das APAES/PR, Londrina/PR. Participação no Congresso Nacional das APAES, Natal/RN

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO EMPREGO E RENDA Coordenadora: Ivanilde Maria Tibola - Vice Coordenadora: Wagna Sutana

Ações realizadas: Participação do Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda, realizado nos dias 21 e 22 de março de 2016, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília/DF. Organização e realização do Encontro Estadual de Coordenadores da área de Educação, Trabalho Emprego e Renda, nos dias 30 de junho e 1º de julho 2016, no Hotel Nacional Inn, em Curitiba/ PR. Realização de uma Pesquisa, por meio da aplicação de um “Questionário/Coleta De Dados E Informações Sobre A Organização E Funcionamento Da Educação De Jovens E Adultos - Eja E Educação Profissional Das Escolas Das Apaes E Coirmãs/PR”, com o apoio dos Coordenadores da área dos 30 Conselhos Regionais das APAEs Participação no Seminário "Interdisciplinaridade Na Gestão De Áreas De Atuação Na Rede Apae", na área Educação, Emprego e Renda, nos dias 30 e 31/05/2017, em Brasília/DF, Participação no 2º Colóquio Internacional do Emprego Apoiado para Pessoas com Deficiência Intelectual, nos dias 01 e 02/06/207, em Pará de Minas/MG Participação e apoio ao “Encontro Estadual de Coordenadores Regionais de Assistência Social – 2017”, realizado dias 29 e 30/11/ 20017, em Curitiba/PR, no Hotel Nacional Inn, objetivando a interface entre as coordenações. Participação e apoio à realização do 45º Congresso das APAES/PR, dia 21 e 22/09/2018, em Londrina/PR. Coordenação da Mesa: ​Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho e o Emprego Apoiado ​(dia 22/09, das 13:30 às 15:30 - Coordenadora Ivanilde Maria Tibola). Coordenação da Mesa: ​Comunicação Alternativa ​(dia 22/09, das 13:30 as 17:30 – Vice Coordenadora Wagna Sutana).


COORDENADORIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO E SAÚDE Coordenador: Marcio Andriani Rahal, neurologista infantil

Ações realizadas: Colaboração nos conselhos de saúde e campanhas municipais, regionais de saúde Encaminhamento junto à rede para realização de procedimentos que visem o rápido diagnóstico e tratamento, a fim de prevenir limitações. Colaboração nos conselhos de saúde e campanhas municipais, regionais de saúde Encaminhamento junto à rede para realização de procedimentos que visem o rápido diagnóstico e tratamento, a fim de prevenir limitações. Encaminhamento junto à rede para realização de procedimentos que visem melhoria na qualidade de vida e na saúde da pessoa com deficiência, bem como de sua família. Identificação de deficiências nos seus variados subtipos Chamamento familiar com questionário, e resultados juntos a comunidade local, sobre a saúde, tanto do educando, quanto da família Acompanhamento familiar orientando sobre os cuidados em saúde, tanto do educando, quanto da família. Identificação de sobrecargas emocionais, físico e de tempo dos cuidadores das pessoas com deficiência Trabalho realizado com os atendidos da APAE e familiares e cuidadores sobre a prevenção e agravantes de sobrecarga no processo de reabilitação. Orientação sobre os cuidadores com sobrecarga e ajuda no processo de reabilitação. Reuniões em grupos dos coordenadores em conjunto com a reunião executiva, a cada 6 meses


Acompanhamento da equipe multiprofissional com objetivo de reabilitar e prevenir possíveis agravantes causados por problemas de saúde, inerentes ou não a deficiência. Acompanhamento com equipe multiprofissional com objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida e evitar possíveis agravantes causados por problemas de saúde.

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER Coordenador: Edson Luiz Martinussi

Ações realizadas: Participação em reuniões de planejamento, monitoramento, Participação em capacitações Orientação as APAES do paraná em reuniões quanto às ações educação física ​para atendimento da pessoa com deficiência, /Conselhos Regionais Palestras para usuários( pessoas com Deficiência, seus familiares e trabalhadores da área Participação na elaboração de Documentos, ofícios, pedidos ,relatórios, etc; Realização em Curitiba I Encontro Estadual de Coordenadorias Regionais de educação Física Participação em Congresso Estadual das APAES. 30 e 31/05/2017 – Seminário de Educação Física - Brasília DF Organização e participação nos eventos 28 A 30/03/2017 – Meeting de Atletismo - São Paulo SP 05 A 08/04/2017 – Meeting de Natação - São Paulo SP 04/05/2017 – Amistoso de Basquetebol Londrina PR 09 a 10/06/2017 – Reunião de Conselho - Curitiba PR 24/06/2017 – C Brasil Sul Sudeste de Tênis de Mesa – Maringá PR 05/07/2017 – Macro Regional Jogos Escolares - Marilândia do Sul PR 26 e 28/07/2017 – Jogos Escolares Tênis de Mesa - Apucarana PR


29 e 30/07/2017 – Estadual Paraolímpico Atletismo – Maringá PR 12 a 14/08/2017 – Jogos Escolares do Paraná - Cambé PR 17 a 20/08/2017 – C Brasil Sul Sudeste de Tênis de Mesa – Joaçaba SP 24/08/2017 – Jogos Recreativos - Ibiporã PR 05 e 06/09/2017 – Programa PR, Kit Esportivo – Curitiba PR 12 e 13/09/2017 – Estadual de Futebol 07 - Maringá PR 29 a 30/09/2017 – Campeonato .Brasileiro de Atletismo – São Paulo SP 06 a 08/09/2017 – Brasileiro T. Mesa CBTM – Toledo PR 19 a 22/10/2017 – Copa Down de T.Mesa – Santa Izabel do Oeste PR 01 a 04/11/2017 – Parajaps - Maringá PR 23/11/2017 – Entrega Kit Esportivo Top 2020 – Apucarana PR 04 e 05/12/2017 – Premiação Melhor Atleta Comitê – São Paulo SP 05 a 09/12/2017 – Copa Down de Futsal – Ribeirão Preto SP 17 a 20/12/2017 – Estadual de Atletismo – São Paulo SP

COORDENADORIA ESTADUAL DE ARTE Coordenadora : Claudia Mara Moretti Marin

Ações realizadas: Orientação as APAES do Paraná por telefone e e-mails, quanto a coordenadorias regionais de arte Orientação as APAES do Paraná EM REUNIÕES quanto às ações da Coordenação Estadual de Arte para atendimento da pessoa com deficiência, /Conselhos regionais


Participação na elaboração de Documentos, ofícios, pedidos ,relatórios, etc; Participação em Congresso Estadual das APAES. Supervisionar e Assessorar Coordenadores Regionais de Arte Concurso Estadual de Cartazes com objetivo de escolher a Arte para ilustração do material de divulgação do V Fórum Estadual de Autodefensoria e o III Fórum Estadual da Família. X Concurso Estadual de Cartão de Natal Abertura do 45° Congresso Estadual das Apaes do Paraná com apresentações artísticas Participação no Congresso Nacional da APAEs, em NATAL Dança Contemporânea: Núcleo de Dança Teatro Apae Em Cena de Cambira com Espetáculo Do Aniquilamento a Plenitude Projeto Maria Maria – Artes Musicais O trabalho foi executado com a participação de 10 APAES do Estado do Paraná: APAE de Arapongas;APAE de Arapoti;APAE de Dois Vizinhos;APAE Irati;APAE Jaguariaíva ;Apae Loanda;APAE Marmeleiro;APAE de Palmas;APAE de Paranavaí;APAE de Ponta Grossa.

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA Coordenadora: Elizabete Carnaval

Ações realizadas: Participação em reuniões de planejamento, Monitoramento. Participação em capacitações Orientação as APAES do Paraná por telefone e emails, quanto a Coordenadoria de Educação e Ação Pedagógica Orientação a gestores municípios por telefone e emails, quanto aos Serviços da Política da área da Educação e Ação Pedagógica Orientação as APAES do Paraná EM REUNIÕES quanto às ações da Coordenadoria de Educação e Ação Pedagógica Participação na elaboração de Documentos, ofícios, pedidos ,relatórios, etc Realização em Curitiba I Encontro Estadual de Coordenadorias Regionais de Educação e Ação Pedagógica


Participação em45º Congresso Estadual das APAES. Participação em Congresso Nacional das APAES​.

COORDENADORIA DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO Coordenador: Paulo Roberto Constantino

Ações realizadas: Participação em reuniões de planejamento,monitoramento, Orientação ​as APAES​ do Paraná por telefone e emails, etc. Realização em Curitiba I Encontro Estadual de Coordenadorias Participação em 45 Congresso Estadual das APAES.

PROCURADORIA JURÍDICA DA FEAPAES/PR Procuradora : Rosangela Maria Wolff de Quadros Moro

Ações realizadas: Assessoramento na elaboração de documentos que asseguram a continuidade da pessoa com deficiência no ambiente escolar. Defesa e manutenção dos direitos da pessoa com deficiência junto ao Poder Judiciário. Produção de materiais que ampliem o conhecimento sobre os direitos das pessoas com deficiência. Reuniões com a Secretaria de Estado da Educação (SEED) para discussão e negociação dos termos de convênios firmados; conjugação de esforços para a efetivação de 336 (trezentos e trinta e seis) termos de parceria na modalidade acordo de colaboração (lei 13.019/14) para oferta de escolarização e atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência intelectual e ou múltipla. Reuniões com a Diretoria Executiva das entidades filiadas para solucionar problemas pontuais com potencial para interferir no funcionamento da entidade sem interrupção ao atendimento das pessoas com deficiência intelectual e ou múltipla


Garantia de continuidade das aulas de alunos com deficiência intelectual e múltipla por meio de impetração, em nome das filiadas, de 04 (quatro) mandados de segurança junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná em que se determinou a manutenção dos repasses dos valores previstos em Termos de Convênio firmados com a Administração Pública que custeiam a oferta de educação básica na modalidade de educação especial. Ajuizamento e/ou acompanhamento de 29 (vinte e nove) demandas em nome das filiadas, em âmbito estadual e federal, com vistas a garantir o normal funcionamento das entidades filiadas e, via de consequência, do direito à educação às pessoas com deficiência. Elaboração de 26 pareceres jurídicos às entidades filiadas, sendo temas relevantes merenda e transporte escolar, acesso ao FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), convênio de cooperação técnica e financeira, imunidade tributária, colocação de câmeras nas escolas e eleições. Edição de 8 resoluções; Realização de 1.013 atendimentos às 342 filiadas, com vistas a beneficiar diretamente os aproximadamente 43.082 alunos matriculados nas Escolas mantidas pelas APAES. Reunião com chefes de executivos municipais e entrega de pareceres sobre a obrigatoriedade do município ofertar o transporte público adequado e acessível posto que indispensável para a educação. Elaboração de 32 ofícios destinados às diretorias das entidades filiadas;

Equipe Operacional Rosangela Wolff Moro - ​Procuradora Jurídica Amado Hauari Neto​ - Coordenador Administrativo Débora Rodrigues​ - Secretária Bárbara Omar Loyola​ - Assistente Financeiro Sonia Loyola​ - Jornalista Flávio Castro​ - Suporte Técnico Rosângela Alvarez​ - Serviços Gerais Josicler Bezelin​ - Estagiária Letícia Gabriella Alves​ - Estagiária Gabriela Wekerlin ​- Estagiária

Relatório de Atividades FEAPAEs/PR 2017  
Relatório de Atividades FEAPAEs/PR 2017  
Advertisement