Page 1


Mauricio Vandorsee - Secretário Geral Caros colegas, Estamos nos aproximando da data em que será realizado o JABs que é um evento muito importante para todo o movimento acemista. Acreditamos que a prática esportiva é um potencial instrumento educacional que visa o desenvolvimento integral dos jovens, capacitando-os em várias áreas. O JABs é um dos maiores e mais antigos trabalhos desenvolvidos com jovens pelas ACMs do Brasil. O evento acontece desde 1976 e tem trazido ótimos resultados desde a primeira vez em que foi realizado. Na verdade, o JABs é também uma pequena amostra do que acontece no dia a dia das nossas ACMs. Aprovamos e estimulamos imensamente a realização de trabalhos com jovens, bem como a participação e colaboração de todas as ACMs do Brasil no JABs 2012, que será realizado na ACM Ilha do Governador-RJ, pois acreditamos que o esporte é uma excelente ferramenta inclusive para difundir nossos valores e princípios. Uma boa leitura!

Jairo França - Presidente Estimados leitores, Ao elaborarmos mais uma edição do nosso Boletim Acontece, temos a oportunidade de avaliar nossas ações na busca do fortalecimento do movimento acemista, onde podemos verificar as dificuldades e desenvolver soluções. As questões relacionadas à governança são pontos a serem aprimorados. Desde 2007, a Aliança Latino Americana e Caribenha das ACMs têm trabalhado de forma consistente no aprimoramento do processo de governança. A relevância deste tema é que ele está associado a capacidade de liderança e afeta diretamente a ACM enquanto organização. Nossos líderes são acemistas há muito tempo e carregam a visão e missão da ACM consigo, o que é muito importante. Devemos aliar este grande espírito acemista ao tema de gestão e governança para que possamos alavancar ainda mais a administração da nossa instituição. Governança é a capacidade dos dirigentes de planejar, formular, implementar políticas e cumprir funções, portanto um líder capacitado é sinônimo de boa governança. Durante o IV Seminário Internacional de Presidentes e Secretários Gerais das ACMs, realizado no último mês de maio em Viña Del Mar/Chile, que teve como tema “Construindo o sistema regional de governança”, todos os estudos realizados apontaram que as questões relacionadas à governança são pontos a serem aprimorados e por isso vem se trabalhando intensamente neste sentido. O movimento brasileiro através da ACM de Sorocaba, com objetivo de formar gestores de excelência abriu inscrições para o curso de pós-graduação “Latu-Sensu” em Gestão Estratégica e Organização Corporativa. Certamente essa iniciativa do movimento acemista brasileiro colaborará para o aprimoramento do sistema de governança na América Latina e Caribe. Um forte abraço!

02


Comissão Nacional de Missão Cristã O Importante avanço da Comissão Nacional de Missão Cristã em 2011 e início de 2012, está embasado na concretização da exposição diária do Devocional Bíblico nas ACMs. Semanalmente todas recebem o material já elaborado, para divulgação. São cartazes em A3, onde a mensagem bíblica chega aos profissionais, voluntários e associados das ACMs. Graças ao Teólogo e Escritor Emílio Zambom de Mendonça, voluntário da ACM de São Paulo, a Comissão Nacional dispõe de textos até 31 de dezembro de 2012. Emílio escreveu o Livro “Minutos Preciosos” pela Editora Reflexão, disponibilizando as 365 mensagens, totalmente embasadas na Bíblia Sagrada, para a confecção dos cartazes. Nosso próximo objetivo é estender o alcance da Palavra, através dos Devocionais Diários, aos Centros Comunitários das ACMs.

Comissão Nacional de Trabalho com Mulheres Nunca se esquecendo de seu objetivo principal que é consolidar a importância do papel da mulher na sociedade como pessoa, profissional e liderança acemista, e seguindo seu plano de ação 2011/2012, a Comissão Nacional de Trabalho com Mulheres realizou um Encontro no dia 08 de maio às 15 horas na ACM São Paulo – Unidade Centro, com presença da ACM São Paulo e ACM Brasília. O Encontro teve como tema “Mulheres liderando valores”, e pode contar com a presença da Sra. Elisa Guerra Malta, presidente desta comissão que foi além de participante, palestrante nesta reunião.

Comissão Nacional de Acampamentos No período de 24 a 26 de novembro de 2011, a ACM Sorocaba sediou o II Encontro Nacional de Acampamentos. O evento contou com a participação de várias ACMs do Brasil, tendo como convidada especial a ACM de Montevidéo-Uruguai, que gentilmente aceitou participar apresentando um dos temas do Encontro. Em 2011, foi elaborado um Banco Nacional de dados sobre Acampamento em formato ftl, através do qual as ACMs poderão contribuir com vídeos e documentos, criando um acervo disponível a

Profissionais e interessados. Formou-se também, o programa de Intercâmbio de Monitores de Acampamento, assim ao organizarmos um Acampamento basta um convite a uma outra ACM do movimento acemista brasileiro para que seja enviado um Profissional, Líder ou voluntário para participar trabalhando no evento. A Comissão Nacional de Acampamentos, logrou a realização destes eventos e atividades seguindo o proposto em seu Plano de Ação 2011/2012.

03


JABs 2012 O JABs (sigla para Jogos Acemistas Brasileiros) refere-se a uma competição desportiva anual entre jovens de 15 a 21 anos de várias ACMs do Brasil, incluindo diversas modalidades de esporte como o vôlei, handebol, futsal, basquete, natação e tênis de mesa (divididas em masculino e feminino). O evento é organizado pela Federação Brasileira das ACMs através da Comissão Nacional de Trabalho com Jovens – CNTJ. Como precursora de muitas modalidades desportivas, a ACM propaga através do JABs, o ideal de equilibrio entre ALMA, CORPO e MENTE, aspectos tão importantes para a vida de um jovem como de qualquer pessoa.

Este ano, a 39º edição do JABs será sediada pela ACM Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro, no período de 21 a 28 de julho (ocorrendo geralmente em período de férias escolares no meio do ano). Para a participação no JABs, deve-se atentar a alguns pré-requisitos como por exemplo, a idade e estar associado à ACM a, no mínimo, três meses. Os requisitos podem variar de acordo com cada movimento acemista. Cada ACM participante poderá contar com no máximo 90 atletas, mais professores e dirigentes. E engana-se quem pensa que o JABs se limita às competições em si. Ao contrário, tem-se por objetivo a integração entre os jovens das ACMs do Brasil, além da atividade esportiva. O JABs é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas com culturas e costumes diferentes e, é claro, formar novos laços de amizade.

Dia do Desafio

Com o intuito de demonstrar a relevância da ACM para o mundo e também como parte de seu plano de ação, a Aliança Mundial das ACMs lançou um desafio à todo movimento mundial: Reunir mais de cinco milhões de pessoas, para um dia genuíno de atividades acemistas que demonstrem maneiras de empoderamento juvenil. Isso, tendo como elemento comum o arremesso de bolas de basquete por todos os participantes,(devido ao forte vínculo histórico da ACM na criação desse esporte em Massachusetts/USA, ano de 1891 por James Naismit), numa clara mensagem de união e forte impacto global. O Desafio Mundial da ACM/YMCA será realizado no dia 13 de outubro (sábado) e seus objetivos são: Celebrar o impacto das atividades diárias na transformação de vidas e a função da ACM/YMCA no

04

empoderamento/desenvolvimento das pessoas; Que o movimento acemista aprenda a melhor utilizar seu potencial coletivo; Aumento do reconhecimento e visibilidade da ACM/YMCA mundialmente; Cada ACM/YMCA participante registrará as informações de cada evento local para ajudar no processo de comunicação e enviará um pequeno relatório contendo o número de participantes envolvidos na iniciativa e três fotos do evento por meio de um site especialmente criado para esse fim. (http://challenge.ymca.int/)


IV Seminário Internacional para Secretários Gerais e Presidentes de ACMs - Viña del Mar - Chile Como parte da comemoração do centenário da Associação Cristã de Moços de Valparaíso, no Chile, foi realizado de 10 a 12 de Maio o IV Seminário Internacional para Presidentes e Secretários-Gerais de ACMs que teve como tema: "Construindo o sistema regional de governança." O evento contou com a participação de diversos países como: México, Nicarágua, Honduras, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Uruguai, Brasil e Republica Dominicana, recebendo também a presença de convidados das ACMs do Canadá e E.U.A, além da ilustre presença dos representantes da Aliança Mundial das ACMs, Johan Vilhelm Eltvik, Secretário Geral e Selma Zaidi, Secretária Executiva. Foram três dias de intenso trabalho e todos os diagnósticos e estudos realizados coincidiram em destacar as questões governo e governança como pontos a serem aperfeiçoados. Aprimorar a governança é uma responsabilidade de todos os líderes. A fim de estabelecer as bases para um sistema regional de governança foi criado em setembro de 2011 pelo Comitê Executivo da LACA e o Comitê de Governança Regional, um sistema para servir como referência para todas as ACMs da América Latina e Caribe de aprimoramento nas práticas específicas em diversas áreas que afetam a governabilidade. O Comitê Regional com o apoio da Secretaria Executiva da LACA trabalhou intensamente na produção de um documento que apresentasse os conceitos e conteúdos substantivos da Governança Regional. Para alcançar estes impactos, propôs a criação de um sistema de governança que inclui três componentes estritamente relacionados e complementares: 1. Standards de Governança: o conjunto de normas e padrões aceites como tal pelas Associações Nacionais, que fornecem uma referência para medir a qualidade da sua governança.

2. Código de Conduta é a estrutura moral e ética a ser aceita pela YMCA nacional. Torna-se um guia de liderança para orientar e avaliar o comportamento de todos os líderes e profissionais. 3. Protocolo de vinculação. São os procedimentos e mecanismos aceitos pela YMCA, para regular o funcionamento do sistema de governança e permitir a implementação das Normas e Código de Conduta. Nos dias que se seguiram, este grupo reuniu e avaliou todos os resultados apresentados no seminário para que no período de 60 dias seja possível sua oficialização pelo Comitê de Governança. Este documento tornará possível avaliar o nível de boa governança das ACMs. O evento repetiu sucessos anteriores e os participantes foram unânimes em reconhecer o êxito do seminário, principalmente pela eficácia dos trabalhos realizados.

05


1ª Assembleia Geral Ordinária Na ACM São Paulo, no dia 23 de março deste ano foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Federação Brasileira das ACMs. O evento contou com a presença de aproximadamente trinta participantes de vários movimentos nacionais. Após apresentação e aprovação do balanço geral, demonstração do resultado do exercício e parecer do conselho fiscal, foi apresentado o relatório de atividades de 2011, onde em projeção de slides, teve destaque especial a comemoração oficial dos 110 anos da ACM Rio Grande do Sul, realizada durante a Convenção Brasileira das ACMs em Porto Alegre. Foi apresentado também a expressiva interação da Federação Brasileira das ACMs através de suas Comissões Nacionais, que procuraram ao máximo focalizar o seu direcionamento estratégico. Marcio Nery, profissional da ACM São Paulo, acompanhado por dois jovens, falou sobre o curso YMCA Líderes, realizado no período de 17 a 19 de

fevereiro e apresentou também o que foi realizado no ENALI, evento que aconteceu no período de 12 a 16 de janeiro.

RIO+20 A Aliança Mundial das ACMs, incentivou muito a participação de jovens e líderes do movimento mundial acemista na Rio +20, Conferência para o Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro no período de 20 à 22 de junho. As ACMs organizaram mobilizações de jovens para sensibilizar as comunidades sobre o desenvolvimento sustentável com objetivo de ampliar a participação da ACM/YMCA na discussão sobre o tema tendo jovens como protagonistas. O movimento acemista foi representado por uma delegação de 30 participantes de diversas ACMs do mundo. Jovens da Suécia, Quênia, Alemanha, Colômbia, Brasil, Dinamarca, Argentina e Suíca estiveram acampados nas instalações da ACM Ilha do Governador para enviar uma mensagem às Nações Unidas e aos delegados dos diversos países sobre a importância da participação da juventude nas questões ligadas à sustentabilidade e, por consequência, ao futuro da humanidade. “Nada a respeito de nós, sem nós” reforçou Romulo Dantas, Secretário Executivo para Empoderamento Juvenil da Aliança Mundial das ACMs. O evento foi muito produtivo e a participação do movimento acemista foi pontual.

06

“A participação da ACM/YMCA na Rio+20 foi muito proveitosa. Tivemos a oportunidade, através de um evento paralelo (side event) organizado pela Aliança Mundial das ACM´s, de difundir a importância da participação da juventude nas discussões acerca do Desenvolvimento Sustentável. Além disso, também realizamos um evento prévio à Rio+20 na ACM Ilha do Governador – no Rio de Janeiro – onde tivemos uma significativa troca de experiências com acemistas de diversos países e estados do Brasil, o que foi muito positivo para a construção de um raciocínio mais crítico e apurado sobre o Desenvolvimento Sustentável” disse Felipe Miranda da S. A. dos Santos, voluntário da ACM Ilha - Rio de Janeiro/RJ, e um dos participantes do evento.


Reunião Comitê Executivo - LACA Após a realização do Seminário Internacional para Presidentes e Secretários Gerais, aconteceu no dia 13 de maio, domingo, a Reunião do Comitê Executivo da Aliança Latino Americana e Caribenha das ACMs. Os representantes do Movimento Brasileiro, Mohamad El Fakih e Minoru Kobayashi, trabalharam arduamente das 9:00 horas da manhã às 18 horas, pautados nos seguintes temas: Revisão dos estados financeiros da Aliança o

Latino Americana e Caribenha das ACMs, até o dia 31 de dezembro de 2011; Relatório de Sub Regiões; Relatório do Seminário para Presidentes e Secretários Gerais. Para a próxima Reunião do Comitê Executivo que ocorrerá em 2013, candidataram-se para sediá-la as ACMs Nicarágua e República Dominicana. O local será definido em reunião que ocorrerá posteriormente.

Reunião de Coordenadores das Comissões Nacionais Na ACM São Paulo/Centro, no dia 15 de maio deste A reunião foi extremamente produtiva e já é possíano foi realizada a Reunião de Coordenadores das vel perceber bons resultados. Comissões Nacionais. Na parte da manhã, o Secretário Executivo responsável pelas comissões, Ricardo Hingst solicitou aos coordenadores que apresentassem verbalmente as realizações de comissões e quais foram as dificuldades encontradas. Em sua maioria o problema foi o mesmo: Fragilidade na comunicação interna, falta de comprometimento por parte dos integrantes das comissões, dificuldade na participação efetiva dos mesmos, bem como a debilidade no que diz respeito à identificação dos representantes dos movimentos e dificuldade de viabilização de novos projetos. Alexandre Rodrigues coordenador da Comissão Nacional de Trabalho com Jovens e Jovens adultos, declarou que o ENALI precisa voltar à sua essência formativa, independente de qualquer circunstância, porque perdeu-se o foco, uma vez que ao invés de formar, apenas discute-se regulamentos. Eudes Araújo, coordenador da Comissão Nacional de Missão Cristã expôs a preocupação em reforçar a essência cristã da ACM que vem se perdendo, bem como reforçar que a ACM não é uma academia. Com base na explanação de todos os coordenadores, ficou claro que os pontos comuns a serem aprimorados são: a comunicação e o comprometimento, que implica na escolha de membros mais participativos. É importante ressaltar que os coordenadores trabalharam muito para apresentar várias formas de aperfeiçoamento que inclusive, já estão sendo viabilizadas e colocadas em prática.


Dia Nacional do Acampamento Educativo A atividade de acampamentos educativos já existe há aproximadamente 66 anos no Brasil e mais de 110 anos no exterior. Para celebrar essa atividade que há décadas faz parte da formação de crianças e jovens no Brasil, em assembléia geral da ABAE - Associação Brasileira de Acampamentos Educativos, ficou definido que todos os anos, na última sexta feira do mês de maio, será comemorado o “Dia Nacional do Acampamento Educativo”. Em 2012 foi comemorado no dia 25 de maio, sexta-feira. A data remete ao surgimento da atividade e às primeiras reuniões de pais e fundadores de acampamentos educativos, que nas décadas de 40 e 50 se reuniam nesse período para programar as férias de julho de seus filhos. Como forma de divulgar e comemorar o “Dia Nacional do Acampamento Educativo”, convidamos todas as pessoas a colocarem a camiseta do seu “acampamento do coração” em toda última sexta feira do mês de maio. Vista você também essa camisa!

Dia do Acemista No dia 06 de junho celebramos o aniversário do movimento acemista no mundo. São 168 anos de trabalho duro e dedicação, onde o pequeno grupo que surgiu na Inglaterra, cresceu, se espalhou pelos 5 continentes e distribuiu conquistas. Foram prêmios Nobel da Paz, invenção de esportes e o movimento acemista continua crescendo e conquistando cada vez mais. Parabéns a todos os movimentos acemistas do mundo e às pessoas que compõem (voluntários, funcionários e profissionais), porque a ACM está longe de ser um edifício, um ginásio ou um centro de atendimento social, a ACM é feita de pessoas, para pessoas.

Expediente Federação Brasileira das Associações Cristãs de Moços Rua Nestor Pestana, 125 - 8º andar - cj 83 CEP. 01303-010 - São Paulo/SP - Brasil Telefone: + 55 11 3257-5867 - FAX. + 55 11 3151-2573 E-mail: ymcabrazil@ymca.org.br - anna@ymca.org.br

Responsabilidade editorial: Comissão Nacional de Comunicação Jornalista Responsável: Luiz Carlos Gonzaga - MTB: 51.886/SP Arte Final: Anna Carolina Pires Colaboração: ACMs Locais

Presidente: Jairo Renato Caminha de Castilhos França

Secretário Geral: Mauricio Enrique Diaz Vandorsee

Acontece 82º  

Boletim Informativo da Federação Brasileira das Associações Cristãs de Moços

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you