Page 1

2

Guia Operacional


3

Índice 1. EXTRATO DE COMISSÃO ............................................................ 4 2. CONTROLE DE USUÁRIOS .......................................................... 4 3. ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS ................................... 6 4. ALTERAÇÃO DE SENHA .............................................................. 6 5. RELATÓRIO DE PRODUÇÃO ...................................................... 7 6. CONSULTA DE APÓLICES ........................................................... 8 7. ACOMPANHAMENTO DE PROPOSTA....................................... 9 8. EMISSÃO DE 2ª VIA DE APÓLICES ............................................ 9 9. EMISSÃO DE 2ª VIA DE BOLETO ............................................. 10 10. CONSULTA DE PARCELAS VENCIDAS E A VENCER ....... 10 11. CONSULTA DE APÓLICES VENCIDAS E A VENCER ......... 11 12. ZURICH ONLINE ........................................................................ 12 12.1. CÁLCULO ................................................................................. 12 12.2. ENDOSSO ................................................................................. 18 12.3. RENOVAÇÃO........................................................................... 20 12.4. TRANSMISSÃO ....................................................................... 20 13. ACOMPANHAMENTO DE SINISTRO ..................................... 25 14. DOCUMENTAÇÃO DE SINISTRO ........................................... 26 15. DOWNLOAD KIT CÁLCULO ................................................... 27 16. DOWNLOAD DE FORMULÁRIOS ........................................... 27 17. DOWNLOAD DE MANUAIS ..................................................... 28 18. VISTORIA PRÉVIA..................................................................... 29 19. FALE CONOSCO......................................................................... 32


4 1. EXTRATO DE COMISSÃO

Para consultar seus extratos de comissão, basta acessar o espaço corretor conforme fluxo abaixo: Espaço corretor > Meus Dados > Extrato de comissão Deve-se informar o intervalo de datas na qual você deseja consultar o extrato e pesquisar, conforme exemplo:

Sempre consulte por CNPJ, pois assim o site fará uma pesquisa completa com todos os ramos inclusos. Caso você não tenha acesso a esta opção basta solicitar por meio da Central de Atendimento do Corretor (0800-285-4243). Caso a comissão que você procura não consta na sua consulta ou está com valores diferentes, entre em contato com a Filial que providenciaremos a correção.

2. CONTROLE DE USUÁRIOS

Para incluir novos usuários no código da corretora, basta acessar o espaço corretor conforme fluxo abaixo: Espaço Corretor > Meus Dados > Controle de Usuários


5

Neste campo você poderá incluir novos usuários, e definir os acessos para cada usuário.


6 Após a inclusão do usuário, será enviado um e-mail para o endereço eletrônico informado, com o novo usuário e senha.

3. ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

Para alterar o e-mail da corretora em nosso sistema basta seguir o caminho abaixo: Espaço Corretor > Meus Dados > Alteração de Dados Cadastrais

É importante sempre manter o e-mail da sua corretora atualizado, pois é no email cadastrado que a você receberá pendências e recusas de propostas, comunicados de sinistros e demais e-mails que a Zurich encaminhar à corretora. Neste campo você pode também conferir todos os dados cadastrais de sua corretora, caso algum deles esteja desatualizado ou errado solicitar a Filial para corrigir informando os dados corretos.

4. ALTERAÇÃO DE SENHA

No espaço corretor você pode escolher a senha que preferir para seu acesso. Caso você deseje troca-lá, é necessário seguir o fluxo abaixo: Espaço Corretor > Meus Dados > Alteração de Senha


7

5. RELATÓRIO DE PRODUÇÃO

Você pode realizar consultas e retirar relatórios da produção da corretora, para conferência e resultados da produção de determinado período: Espaço Corretor > Meus Dados > Relatório de Produção

A consulta deverá ser feita por determinado período e produto (ou todos os produtos):

Após dados informados será gerado o relatório solicitado com as informações do produto e do período informado:


8 Exemplo: Período 01/02/2012 a 30/03/2012 – Produção de AUTOMÓVEL:

6. CONSULTA DE APÓLICES

Para consulta de apólices basta seguir o fluxo abaixo: Espaço Corretor > Serviços > Apólices

Nesta tela é possível verificar: 

Dados Técnicos – Coberturas – Dados Financeiros

Dados do Segurado – Dados do Corretor


9 7. ACOMPANHAMENTO DE PROPOSTA

Nesta página você poderá acompanhar o status das propostas transmitidas pela corretora, seguindo o fluxo abaixo: Espaço Corretor > Serviços > Acompanhamento de Proposta

Informar o número da proposta e no campo certificado e endosso sempre informar 0. No caso de endossos no campo proposta informar o número da apólice vigente, certificado 0 e o número do endosso.

8. EMISSÃO DE 2ª VIA DE APÓLICES

Para retirar segundas vias de apólices (apenas auto) você pode acessar o espaço corretor no site da Zurich Seguros seguindo o seguinte caminho: Espaço Corretor > Serviços > Emissão 2ª via de apólice Basta informar o número da apólice, o endosso (se não houver colocar zero), o certificado colocar também 0 e o item que deseja. Veja exemplo abaixo:


10 9. EMISSÃO DE 2ª VIA DE BOLETO

Para emissão de segunda via de boleto seguir fluxo abaixo: Espaço Corretor > Serviços > Emissão 2ª via de boleto

Para emissão de boletos é necessário selecionar o ramo (auto, Condomínio, Empresa e Residência) informar o número da apólice e no certificado sempre informar zero.

Nos casos de parcelas vencidas você poderá gerar automaticamente um novo boleto com vencimento para dois dias úteis para pagamento em qualquer banco, porém o boleto só será gerado se apólice ainda estiver com cobertura, de acordo com a tabela de prazo curto.

10. CONSULTA DE PARCELAS VENCIDAS E A VENCER

Nesta página você poderá consultar todas as parcelas pendentes de apólices da corretora, seguindo o fluxo abaixo: Espaço Corretor > Serviços > Consulta de Parcelas Vencidas e a Vencer


11

A pesquisa pode ser realizada para localizar parcelas vencidas, a vencer em 3 dias, a vencer em 7 dias e a vencer no período, de apólices de Auto, Empresa, Condomínio e Residência. Basta informar o período desejado para consulta, que o sistema listará as parcelas. Caso a parcela vencida ainda tenha cobertura de acordo com a tabela de prazo curto o corretor poderá imprimir um novo boleto.

11. CONSULTA DE APÓLICES VENCIDAS E A VENCER

Nesta página você poderá consultar todas as apólices pendentes da corretora, seguindo o fluxo abaixo: Espaço Corretor > Serviços > Consulta de Apólices Vencidas e a Vencer

Na relação das apólices vencidas e a vencer, de Automóvel, oferecemos a opção de renovação. Basta clicar no item RENOVAR ao lado de cada apólice, que o sistema calcula a renovação.


12 A pesquisa é realizada no período de 60 dias.

12. ZURICH ONLINE

No Zurich Online você pode realizar cálculos de renovação, seguro novo e endossos. Espaço Corretor > Serviços > Zurich Online

Selecione a opção clique aqui para cotação do produto Zurich Automóvel.

Na primeira tela você deve optar o tipo de operação desejada.

12.1. CÁLCULO

Esta opção pode ser utilizada para calcular seguros novos e renovações de congêneres.


13

Na tela seguinte você deve preencher os dados do item, informando a placa o CEP de pernoite, informar dados da renovação, ano modelo do veículo, bem como o veículo, sua categoria, o uso do veículo, os dispositivos de proteção, a classe de bônus e o chassi do veículo. Se o veículo for 0 km, é necessário clicar no ícone ao lado do Ano Modelo.

Ao clicar na opção procurar no campo renovação aparecerá a seguinte tela:


14 Responda as perguntas para prosseguir com o cálculo.

Ao clicar para procurar o veículo surgirá a seguinte tela: Insira parte do nome do veículo para pesquisar e selecionar o modelo correto.

Informando que o veículo possui dispositivos de proteção aparecerá a tela abaixo para você selecionar qual dispositivo o veículo possui:


15 Na próxima tela você deverá informar os dados do perfil, informando dados do condutor principal, do segurado, se deseja cobertura para menores de 25 anos e se o veículo fica guardado em garagem ou estacionamento fechados quando utilizado para ir ao trabalho.


16

Na tela seguinte você deve informar as coberturas, o fator de ajuste do veículo (em caso de seguro RCF basta deixar este campo em branco), o tipo de cobertura auto, a opção de franquia, os valores de acessórios se houver, os valores de D.M., D.C. e A.P.P. e selecionar as cláusulas desejadas. Após preencher todos os campos basta clicar em gravar item. Nesta tela você também pode conferir a regra de bônus da Cia.


17 Ao clicar selecionar cláusulas irá abrir a tela para você escolher as cláusulas desejadas.

Na proxima tela do cálculo você pode conferir os dados do veículo, se estiver tudo correto basta avançar:


18 Na última tela do cálculo você poderá definir a comissão que deseja trabalhar, aplicando o desconto no campo Desc. Comint. Ao calcular o seguro, aparecerá o valor do prêmio para todas as opções de franquia disponíveis para a cotação (hipercálculo). Após definida a comissão, clique em gravar.

12.2. ENDOSSO

Nesta opção você consegue calcular endossos das apólices da corretora. Inicialmente é necessário informar os dados da apólice para que o sistema possa localizar os dados da mesma. Você pode optar por duas operações diferentes movimentação de prêmio (substituição de veículo, alteração de CEP pernoite, alteração de perfil e etc.) ou inclusão de item. Informe a filial (17) o número da apólice (sem dígito) no certificado


19 sempre 0 e o item desejado, clique em pesquisar duas vezes até aparecer o veículo, após, clique em confirmar para realizar o cálculo.

As próximas telas são as mesmas do cálculo (pág. 20-26), porém neste caso as mesmas vêem preenchidas com os dados que constam na apólice para você alterar o que desejar. Se a operação for movimentação de prêmio na hora do cálculo irá aparecer a tela abaixo para que seja informado o tipo de alteração.


20 12.3. RENOVAÇÃO

Nesta opção você consegue calcular renovações Zurich da própria corretora. Inicialmente é necessário informar os dados da apólice anterior para que o sistema possa localizar os dados da mesma.

Você deve informar a filial, o número da apólice anterior (sem dígito) e o certificado (que deve ser sempre zero). As próximas telas são as mesmas do cálculo (pág. 20-26), porém neste caso as mesmas vêem preenchidas com os dados que constam na apólice anterior para você alterar o que desejar. Não esqueça de conferir o bônus e o perfil do condutor/segurado. Esta opção facilita o operacional na transmissão de renovações, uma vez que os dados já estão preenchidos (endereço, CPF, placa, chassi, CI, etc.)

12.4. TRANSMISSÃO

Para transmitir a proposta você deve selecionar a cotação e clicar em complementar proposta na tela abrir cálculo, conforme abaixo: Você pode localizar o cálculo pelo número e pelo nome do cliente.


21

Na próxima tela você deve informar os dados cadastrais do cliente (CPF, RG, endereço, etc.).


22 Na tela de dados do item você deve informar os dados do veículo (placa, chassi RENAVAM e nome do proprietário do veículo)

Ainda nos dados do item você deve informar os dados da vistoria. Você tem a opção de informar o número da vistoria ou informar o endereço para solicitar a mesma junto com a transmissão. Caso não haja necessidade de vistoria o sistema irá informar que a mesma é desnecessária. Se o sistema não informar que vistoria é desnecessária ou não liberar o espaço para informar o endereço, basta solicitar vistoria no nosso espaço do corretor (conforme pg. 30), e colocar o número da solicitação no espaço número da vistoria.


23 Na próxima tela você pode confirmar a cobertura e franquia contratada, informar dados do corretor II (somente para apólices com co-corretagem) e os prêmios e totais.

Na última tela você deve informar os dados do pagamento. Escolha a forma de pagamento (carne ou débito), o número de parcelas (lembre-se que na Zurich você pode fazer em até 5 vezes sem juros no carne ou débito), se as demais parcelas serão programadas, os dados da entrada (tipo de pagamento e valor), a forma de pagamento da comissão fluxo ou parcelado (fluxo você recebe a comissão de uma vez, porém só pode ser utilizada nos casos até 1+4, e parcelada você recebe de acordo com a baixa das parcelas). Para finalizar calcule, confirme os valores e clique em gravar. Para débito em conta corrente seguem algumas dicas:

Digitação do código da agencia: 

Banco Bradesco: Digitar o código da agência com quatro números + digito, tudo junto, sem separar com (-) hifem.

Demais Bancos: Digitar o número da agência com quatro números, sem o digito.


24

Digitação do código da conta corrente: 

Todos os Bancos: Digitar o número da conta com o dígito, tudo junto, sem separar com (-) hifem.

Após gravar aparecerá a seguinte tela:

Clique em TRANSMITIR e pronto! Agora é só aguardar o resultado de validação. Para retirar a proposta e boleto (se houver), clique em abrir cálculo, selecione a opção pesquisar por nome, pois na hora da transmissão pode gerar um novo


25 número de cálculo, assim que algum dos cálculos listados estiver com número GAS basta clicar em imprimir.

13. ACOMPANHAMENTO DE SINISTRO

No nosso espaço corretor você pode consultar o andamento dos sinistros da corretora seguindo o fluxo abaixo

Espaço Corretor > Sinistro > Acompanhamento Na primeira tela você pode escolher como irá pesquisar o sinistro, que pode ser por número de aviso, apólice/certificado/item, data da ocorrência do sinistro, data de registro do aviso, placa do veículo ou nome do segurado.

Após realizar a consulta os dados da ocorrência aparecem na tela.


26

Clique no número do aviso para ter acesso as informações do processo.

Você tem a opção de imprimir o processo ou clicando em ver nota você terá acesso a nota de cobertura, com todas as informações do sinistro.

14. DOCUMENTAÇÃO DE SINISTRO


27 No nosso site você também pode se informar sobre quais documentos são necessários para cada tipo de sinistro pelo fluxo abaixo:

Espaço Corretor > Sinistro > Documentação

Selecione o produto e em seguida o tipo de sinistro para ter acesso a documentação necessária.

15. DOWNLOAD KIT CÁLCULO

No espaço corretor disponibilizamos para você realizar o download da atualização mensal do kit cálculo e também a sua versão completa no caminho abaixo:

Espaço Corretor > Download > Kit Cálculo

O Kit Cálculo (SIS) é necessário para cotações de seguros residenciais, condomínio e empresariais (até 12 milhões). A atualização é feita uma vez por mês. Mantenha sempre seu Kit atualizado.

16. DOWNLOAD DE FORMULÁRIOS


28 Você também pode realizar download de formulários no nosso espaço corretor seguindo o fluxo abaixo: Espaço Corretor > Download > Formulários

Neste espaço você pode realizar download dos formulários para cálculo manual de R.E. e automóvel, do questionário de Zurich Equipamentos e também do formulário para comunicação de seguro efetivado.

17. DOWNLOAD DE MANUAIS

Nos Downloads você tem opção também de baixar os manuais de nossos produtos, seguindo o fluxo abaixo: Espaço Corretor > Download > Manuais

Selecione o produto desejado e em seguida escolha o manual de acordo com a vigência desejada.


29 18. VISTORIA PRÉVIA

Você pode solicitar vistoria prévia no nosso espaço corretor seguindo o fluxo abaixo: Espaço Corretor > Vistoria Prévia

Selecionando a opção clique aqui para acessar o sistema de vistoria prévia a seguinte tela irá surgir:

Selecione o tipo de seguro para qual você deseja solicitar a vistoria. A próxima tela será para informar os dados da vistoria (solicitante, CEP de onde será realizada vistoria, o nome do proponente e RENAVAM se houver)


30

Na próxima tela você deve responder algumas questões para verificar se a vistoria é necessária.

No caso da vistoria ser necessária na seguinte tela você poderá informar os dados do veículo e o endereço para realizar vistoria, nesta tela também você pode optar por realizar a vistoria em algum posto fixo disponível na cidade em que a


31 vistoria será realizada. Você também tem a opção de vincular os dados de alguma vistoria já realizada com a nova, neste caso é só informar o número da vistoria.

No caso de vistoria para endosso você deve informar o tipo de endosso será realizado para verificar se a vistoria é necessária.

Após a realização da vistoria, disponibilizamos a consulta das mesmas, inclusive com as fotos e detalhes da vistoria.


32 Obs.: As vistorias mesmo que sejam desnecessárias devem ser solicitadas, pois as mesmas geram um número que deverá ser informado na transmissão.

19. FALE CONOSCO

No espaço fale conosco você pode solicitar uma série de serviços diretamente a nossa Matriz. O motivo do contato pode ser para realizar um elogio, solicitar uma informação, solicitar um serviço ou até mesmo realizar uma sugestão para a Zurich. Veja alguns serviços que você pode realizar por meio desta ferramenta: 

Cancelamento de transmissão Auto (Fale conosco > E-mail > Serviços > Zurich Automóvel > Cancelamento de Transmissão sem proposta física)

Alteração de Endereço de apólice Auto (Fale conosco > E-mail > Serviços > Zurich Automóvel > Alteração de Endereço apólice)

Correção de Dados de apólice Residência (Fale Conosco > E-mail > Serviços > Zurich Residência > Correção de dados de apólice)

Autalização de dados bancários da Corretora (Fale Conosco > E-mail > Serviços > Cadastro > Alteração de Dados Bancários)

Esses são apenas alguns dos vários serviços que você tem a sua disposição, para verificar os serviços acesse o fluxo abaixo: Espaço Corretor > Fale Conosco > E-mail


33 ÊNCIAS

_.

Guia operacional zurich