28 minute read

em 50 municípios do RN

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Interiorização do Turismo: Senac RN qualifica cerca de 1.700 profissionais do setor em 50 municípios do RN

Advertisement

Cursos foram viabilizados por meio do programa estadual Governo Cidadão

texto KATIANE GOMES

Ser bem recepcionado e usufruir de um serviço de qualidade são expectativas inerentes a todo turista, seja ele o visitante de sol e mar, regional ou mesmo de negócios. Mais que natural, essas expectativas são, muitas vezes, responsáveis pela boa movimentação turística, a partir de uma mão de obra que entende as necessidades e desejos dos turistas. Nesse contexto, o destino que conta com profissionais qualificados sai na frente no quesito competitividade e excelência e se torna responsável pelo fortalecimento da cadeia produtiva. Foi com esse entendimento que o Senac RN inseriu em seu portfólio novas capacitações focadas em profissionalizar os atores do segmento nos municípios potiguares. Os cursos de Técnicas em garçom, Gestão de pequenos negócios em comércio e serviços, Boas práticas no manejo de alimentos, Instância de Governança Municipal e Turismo de Base Comunitária serão ministrados em cerca de 50 municípios do RN, no período de maio a dezembro deste ano, por meio de parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur

RN). Ao todo, serão 85 turmas que irão formar cerca de 1.700 profissionais.

“Esse é um investimento que traz um retorno rápido ao Estado. São qualificações que promovem desenvolvimento para o RN”, destacou a governadora Fátima Bezerra, em solenidade de lançamento dos cursos, no Centro de Convenções de Natal.

Essa é a segunda etapa de cursos ofertados por meio da Setur RN. No ano passado, entre setembro e dezembro, outra série de cursos capacitaram mais de 330 pessoas em 24 cidades potiguares. GUIAS DE TURISMO PARA O VALE DO AÇU Em outra parceria entre o Senac RN e a Setur RN, foi lançado, em fevereiro, a primeira turma do curso Técnico em

Guia do Turismo direcionada aos profissionais que atuam na região do Vale do Açu. Viabilizada por meio de verba parlamentar do mandato da deputada federal Natália Bonavides, a turma irá formar 30 profissionais que irão atuar nos municípios de Assú, Carnaubais, Itajá, Ipanguaçu, Macau, Pendências e Porto do Mangue, uma iniciativa que tem como foco promover o desenvolvimento e valorização da atividade turística na região.

O diretor de Educação Profissional do Senac RN, Gedson Nunes, participou da cerimônia de abertura do curso e destacou os benefícios que a qualificação profissional trará ao desenvolvimento socioeconômico do estado. “O curso de Técnico em Guia de Turismo do Senac contempla uma carga de 800 horas, com execução de uma metodologia focada em habilitar o aluno a ser o profissional responsável pela recepção, condução e assistência sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos das localidades visitadas, além de ensiná-lo a organizar novos roteiros e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante e da localidade, ou seja, um profissional que irá atuar diretamente na manutenção e desenvolvimento do segmento turístico. Em poucos meses, a região do Vale do Açu contará com um corpo de profissionais que irá atender, com a excelência da formação Senac, o mercado turístico local”, disse o diretor.

Animado com início dos estudos, o aluno Alexandre Costa, falou sobre a expectativa de inserir a formação na carreira profissional.

“Esse é um curso que está cada vez mais valorizado e ter a oportunidade de estudar no Senac eleva minhas expectativas. Ter na minha formação uma capacitação em uma instituição que é reconhecida pela excelência irá engrandecer o meu currículo e acredito que fará de mim um profissional mais respeitado”, disse Alexandre.

A iniciativa em formar uma turma de Guia de Turismo para essa região surgiu de demandas do Fórum Caminhos das Águas Doces, organização que, entre outros pleitos, reúne municípios do Vale do Açu na discussão de ações e projetos que visem enaltecer o segmento do turismo na região. A secretária de Turismo do RN, Ana Maria Costa, pontuou a parceria da Setur com o Senac como fundamental para atender o pedido do Fórum. “O Senac é referência não só no RN, mas no Brasil e nós temos uma parceria muito forte com essa instituição, com oferta de várias capacitações. Esse é mais um curso e dessa vez irá envolver sete municípios do Vale do Açu. Não tenho dúvida de que é o Senac a instituição que poderá oferecer um curso de alta qualidade e que vai atender uma demanda nossa, que é a formação de profissionais de excelência em guia do turismo”, destacou a secretária.

CONHEÇA O PORTFÓLIO COMPLETO DOS CURSOS DE TURISMO E GASTRONOMIA DO SENAC RN

INOVAÇÃO

Salas de Aulas Inovadoras são destaques no Projeto Educação 4.0 do Senac RN

Até 2023, a instituição irá reformar e modernizar unidades com foco em inserir inovação e tecnologia em toda sua metodologia educacional

Inserir ambientes educacionais modernos e inovadores no processo de aprendizagem. É com esse objetivo que o Senac RN tem investido em um amplo projeto de modernização de salas de aula para as oito unidades de ensino espalhadas pelo estado.

Por meio da parceria que a instituição mantém com a Microsoft desde 2018, e do projeto institucional de

texto KATIANE GOMES

transformação digital, o Senac RN está investindo em ações para que, até 2023, esteja implantada em sua estrutura física o laboratório de tecnologia Senac Microsoft Big Brain Future School, e finalizada uma padronização inovadora em todas as salas, inserindo os alunos no universo da Educação 4.0

Além das múltiplas funcionalidades que os ambientes irão proporcionar ao

processo de aprendizagem, com aulas mais interativas e focadas em promover o engajamento dos estudantes e instrutores, a sala Senac Microsoft Big Brain Future School conta com kits makers: notebooks, impressoras 3D, óculos de realidade virtual e recursos de programação, projeto arquitetônico com mobiliários e ambientação temática.

“No Senac, desenvolvemos um trabalho focado em melhorar continuamente a formação profissional oferecida e uma de nossas principais estratégias é executar um projeto de Educação 4.0 que utiliza um modelo educacional cada vez mais moderno, que prioriza o uso de novas tecnologias educacionais e investe em uma infraestrutura adequada para ampliar a experiência de formação e atualização dos nossos instrutores, equipe técnica e, principalmente, nossos alunos aumentando o potencial de empregabilidade dele no mercado de trabalho”, explicou o coordenador de tecnologias educacionais do Senac RN, Renato Rodrigues.

O processo de transformação digital na instituição também atende ao público interno com treinamentos e aperfeiçoamentos para colaboradores. Cerca de 60 funcionários do Senac, entre coordenadores, supervisores e instrutores estão passando por formações que envolvem o Microsoft 365, Minecraft Education Edition, STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)

CONHEÇA A SALA DE AULA SENAC MICROSOFT BIG BRAIN FUTURE SCHOOL

para aplicação em sala de aula. Além disso, 50 farão o exame da certificação Microsoft 62-193 Technology Literacy for Educators, que habilita as competências de design de aprendizagem do Século XXI.

SENAC MICROSOFT SMARTLAB A implantação das salas Senac Microsoft Big Brain Future School se soma e amplia o que já vem sendo executado pelo Senac RN há quatro anos, através da sala Senac Microsoft Smartlab. Atualmente, a instituição dispõe de quatro salas SmartLab instaladas na Grande Natal e Mossoró. Os ambientes permitem uma configuração que se adapta com rapidez e facilidade ao uso dos conteúdos, metodologias e ferramentas digitais de várias áreas do conhecimento, integrando as ferramentas da Microsoft 365 ao espaço, tais como: Minecraft para Educação, Hacking STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) sendo aplicada em sala de aula, além de alguns aplicativos voltados para a realidade virtual, aumentada, impressão 3D e Internet das Coisas (IoT).

O Senac utiliza as tecnologias da companhia desde 1985. Atualmente mais de 5 mil alunos são impactados pelas tecnologias, como também todo o time de colaboradores. “Temos toda a nossa infraestrutura administrativa e educacional em ambiente Microsoft. Todos que fazem parte do Senac têm o direito de baixar os softwares via Azure Dev Tools for Teaching e também têm licenciamento do Office 365”, explicou o coordenador.

“As salas de aula que integram o projeto de Educação 4.0 da instituição prevê um novo conceito em educação, ampliando o ensino tradicional para o formato hub e conexões com um novo mundo de formação profissional. É uma nova forma de aprender e reaprender em ambientes padronizados e estruturados com múltiplas configurações e acesso a novos recursos tecnológicos. Com esse investimento, conseguimos preparar melhor nossos alunos para as novas necessidades do mercado, pois possibilita a experimentação, a interação e o engajamento dele em todo o processo de aprendizagem”, o diretor Regional do Senac, Raniery Pimenta.

DIFERENCIAL SESC

Educação Integral: educar por inteiro

A educação no Sesc tem o privilégio de utilizar todo o potencial da instituição, onde os estudantes são contemplados com ações de lazer, assistência, cultura e saúde

Ir além dos conhecimentos aprendidos nos livros e no tempo que permanecem na escola. Assim é a educação promovida pelo Sesc RN, que tem como missão se articular com as políticas de constituição de uma sociedade inclusiva, pautada na cidadania.

O acolhimento, o bem-estar individual e coletivo são valores praticados diariamente nas escolas Sesc. Constantemente são realizadas ações que ressaltam a aplicabilidade desses conceitos, com atividades que colocam em prática a teoria aprendida. O resultado reflete em alunos mais engajados e pais orgulhosos por terem seus filhos no Sesc. “Eu só tenho a agradecer por tudo, pois aqui no Sesc meu filho encontra muito mais que uma escola, encontra uma família. Não quero nem pensar quando for a hora de sair daqui”, enfatizou Vyllame de Moura, pai de Emanoel Wiliam de Moura, estudante do 3º ano do ensino fundamental do Sesc Zona Norte.

Além da excelência na educação, o Sesc RN ainda contempla parte de seus alunos com o Programa Comprometimento

e Gratuidade (PCG), oportunizando que uma parcela da população de baixa renda possa estudar e receber material escolar gratuitos. Este ano, 780 alunos foram beneficiados com a entrega de kits escolares e 76 receberam computadores doados pela instituição e pelo Senac RN. O propósito é possibilitar mais oportunidades para o aprendizado, indo além dos espaços do Sesc.

“A escola é um ambiente de aprendizado e novas descobertas. É nossa responsabilidade proporcionar o bom funcionamento, seja com salas bem equipadas, professores preparados e também com um material didático adequado. A doação é uma ajuda, para aquela família não sentir mais esse impacto em seu orçamento doméstico”, comentou a diretora do Sesc RN, Sâmela Gomes.

O comprometimento dos educadores também é destaque com trabalhos premiados nacionalmente. Em pleno auge da pandemia pela Covid-19, precisamente em 2020, doze trabalhos foram escolhidos entre 500 projetos de todo o país para apresentação virtual na Rede S de Educação do Departamento Nacional do Sesc. Um desses, foi da professora do Sesc Zona Norte, Daliana Gonçalves, realizado com a turma da EJA.

Um outro destaque contempla a formação docente e o desenvolvimento profissional para acompanhar o dinamismo das transformações vivenciadas na educação. Um dos passos para discutir essas temáticas acontece anualmente na Jornada Pedagógica, um evento que reúne convidados e todos os profissionais da área de educação do Sesc RN.

Passando dos professores para os alunos, um dos projetos que os pequenos da educação infantil estão engajados é o Tinis – Terra das Crianças, um caminho para o avanço rumo ao desenvolvimento sustentável, que contribui para que as crianças adolescentes cresçam com valores e atitudes em favor da vida e da natureza.

TECNOLOGIA A tecnologia é presente na realidade dos alunos Sesc, uma dessas iniciativas foi o curso de inclusão tecnológica do projeto Include, idealizado pelo Instituto Campus Party, com suporte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto Metrópole Digital. As vagas eram gratuitas e contemplava alunos a partir dos 10 anos de idade.

A escola Sesc Potilândia, em Natal, foi o local escolhido para a implantação do projeto no bairro de Nova Descoberta. O foco consiste na identificação de talentos nas localidades e criar condições para que os jovens possam desenvolver suas habilidades em tecnologia. “A parceria foi tão exitosa que eles modificaram o projeto para incluir o Sesc. São iniciativas como esta, que realçam nosso compromisso com a educação e a formação de cidadãos mais preparados para a vida”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Ainda na iniciação tecnológica, o Sistema Fecomércio desenvolveu uma importante iniciativa por meio do Sesc e Senac, com a doação de 70 computadores a alunos do Sesc Zona Norte.

Representantes potiguares foram selecionados para a Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), no Rio de Janeiro, onde moram e estudam gratuitamente em vilas residenciais, junto com professores e gestores. Ao todo, 55 potiguares já passaram pela instituição.

PROTEÇÃO

Unidade Móvel Sesc Vacina se torna um aliado importante no combate à Covid-19 no RN

Caminhão começou seu atendimento pela capital após monitoramento na redução da procura pela vacina em Ponta Negra

No primeiro trimestre de 2022, o aplicativo Mais Vacina RN registrava que 17% da população potiguar ainda não tinha tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19, totalizando mais de meio milhão de pessoas no estado. Pensando em contribuir mais uma vez junto ao poder público, o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc RN, implantou a unidade Móvel de Vacinas, com o objetivo de levar o imunizante ao maior número de pessoas e áreas. O caminhão iniciou seu atendimento pelo município de Natal, estacionando no Praia Shopping. A escolha do local foi em consonância com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), que acompanha de perto o avanço da imunização na população. Na capital a situação dos não-imunizados é mais grave. No mesmo período de 2022, foi detectado que 25% da população natalense ainda não tinha tomada a segunda dose da vacina contra a

texto LEONARDO DANTAS

Covid-19, considerando uma população de 890.480 mil pessoas.

Nos primeiros 30 dias de funcionamento da unidade, cerca de mil pessoas foram ao local buscando imunização.

Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o papel da instituição ao longo dos últimos dois anos de combate à pandemia foi de ser parceira do poder público em defesa da população. “A vacina salva vidas e foi graças a ela que conseguimos retomar nossos trabalhos, nossos negócios e vida. Esperamos com esta unidade móvel levar o imunizante às pessoas que ainda não tomaram ou que estão na fase do reforço, salvando mais vidas. A ideia é continuar esse trabalho, indo a outros bairros, e se necessário, em outras cidades”, comenta.

A unidade Móvel Sesc Vacina foi preparada para ofertar a 1ª e 2ª doses e reforços do medicamento, independentemente da localidade onde o cidadão resida, desde que seja maior de 12 anos. Para o cadastro é necessário levar o RG e o cartão de vacina.

A primeira pessoa vacinada pelo Sesc foi a aposentada Ezeni das Rosas, que estava completando 84 anos, no dia seguinte. “Foi um presente essa vacina. Não entendo o motivo das pessoas não se vacinarem. Faz bem e é de graça”, enfatizou.

Estiveram presentes na instalação da unidade Móvel Sesc Vacina: o prefeito do Natal, Álvaro Dias, a diretora Regional do Sesc, Sâmela Gomes; o representante do Governo do RN, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato; a promotora Raquel Ataíde; a gerente do Praia Shopping, Danielle Leal; o vice-presidente da Fecomércio, Itamar Maciel; conselheiros do Sesc RN e representantes da Associação dos Lojistas do Praia Shopping.

CONHEÇA O TRABALHO DA UNIDADE MÓVEL DO SESC VACINA

ESPORTE DE RUA

Sesc traz para o RN duas etapas do maior circuito de corridas de rua do Brasil

Mais de 1.700 participaram da etapa Natal, que contou com categoria adulta e infantil

texto LEONARDO DANTAS

Com 128 provas previstas para o ano de 2022, o Circuito Sesc de Corridas se consolida como o maior evento desse segmento em nível nacional e o Rio Grande do Norte está presente. A primeira etapa potiguar aconteceu em Natal, no Dia do Trabalhador, celebrado no 1º de maio e a última acontecerá em Mossoró, no segundo semestre. Com objetivo de popularizar o esporte e atrair atletas, os organizadores potiguares optaram em montar dois percursos pelas ruas da capital, um com 5 quilômetros e outro com 10 km, com total estrutura física e apoio do Sistema Fecomércio RN.

Nos últimos anos, a corrida de rua ganhou vários adeptos, inclusive com a popularização dos grupos e assessorias desportivas especializadas na modalidade. A facilidade de poder praticar na rua e ao ar livre são alguns dos pontos positivos, sobretudo no Brasil, onde o clima tropical e as grandes áreas permitem correr, mesmo sem muito investimento em infraestrutura.

O Sesc RN faz sua parte e para incentivar uma vida saudável e difundir a atividade física, trouxe para o estado as etapas do Circuito Sesc de Corridas.

Em Natal, foram mais de 1.500 inscritos adultos e 200 crianças. Todos os atletas inscritos receberam kit camisa e medalha de participação ao concluir o percurso.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, afirmou que foi muito gratificante ver a participação dos mais variados públicos, em um dia que marcou a história do Sesc no estado. “Vimos aqui os mais novos se divertindo, aprendendo o sentido da competição sadia, e os mais velhos superando seus limites. Estamos aproveitando também para comemorar de maneira especial o Dia de Trabalhador. O trabalhador que se dedica para que as empresas e o comércio funcionem. Todos estão de parabéns, pela data e pela corrida”, ressaltou.

O primeiro colocado da categoria masculina comerciário 5km, Leandro Ferreira do Nascimento, relatou que o percurso foi bem planejado e exigiu muito dos atletas. “Sensação indescritível como competidor. Treinei bastante e duro, e mesmo assim o percurso se mostrou difícil, o que valoriza ainda mais o sentimento de superação”, afirmou.

O empresário Afrânio Miranda se destacou ao participar como competidor e incentivador, pois adquiriu 37 inscrições para seus funcionários, recebendo reconhecimento em forma troféus do Sistema Fecomércio. “A Miranda Computação tem hoje mais de 300 funcionários e

CONFIRA COMO FOI A CORRIDA EM NATAL:

ESTAMOS APROVEITANDO TAMBÉM PARA COMEMORAR DE MANEIRA ESPECIAL O DIA DO TRABALHADOR

Marcelo Queiroz

cerca de 200 são adeptos da corrida. Como empresa é nosso dever incentivar e estar junto, pois o resultado vem na saúde da nossa equipe”, comentou.

Em Natal, o evento contou com a parceria das empresas: Atlhetic Fit; Jamad Madeiras; UNI-RN; Dore; Santa Clara; Unimed Natal; Gelo do Sol; Mega Suplementos; Universidade Potiguar e Miranda Computação.

COMBATE AO SEDENTARISMO A adesão a corrida de rua ou caminhadas, poderia reverter um dado preocupante apontado pela pesquisa do Instituto Ipsos realizada em 2021, que coloca o país como um de mais baixa adesão de atividade física. De acordo com a pesquisa, realizada simultaneamente em 29 nações, entre os entrevistados brasileiros, 31% afirmaram não dedicar tempo para algum ao condicionamento físico e, entre os adeptos a média atinge até 3 horas por semana, enquanto a média global seria de 6 horas.

Em 2020, o Ministério da Saúde mostrou que o sedentarismo se agravou com a pandemia da Covid-19. O Guia de Atividade Física para a População apresenta diversas informações e para as mais variadas faixas etárias. Como benefícios do cuidado com o corpo, o guia defende como ponto positivo: o

desenvolvimento humano e bem-estar; a diminuição da mortalidade por diversas doenças crônicas; o controle do peso, melhorando não apenas a saúde, mas também a relação com seu corpo; a diminuição no uso de medicamentos em geral; a redução do estresse e sintomas de ansiedade e depressão; a melhora do sono, entre outros.

ACESSE GRATUITAMENTE O GUIA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

QUALIDADE DE VIDA

Sesc RN reforça papel de oferecer ações para os trabalhadores do comércio

Proposta visa massificar os serviços e produtos, com uma estratégia de aproximar o Sesc da sociedade

O papel social, de qualidade de vida e bem-estar proporcionados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc RN) ganharão um importante reforço ainda no primeiro semestre de 2022, com a implantação e ampliação dos produtos da instituição voltados para empresas e seus funcionários. Com o lema “Qualidade de vida para você, presente para a sociedade”, o conceito é estar mais próximo do público, indo diretamente ao local de trabalho. O portfólio foi concebido pensando na missão e valores do Sesc, para apresentar produtos dentro dos cinco programas: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. O incentivo a prática de atividade física, o lazer ativo, ações em saúde e as relações interpessoais, são alguns dos exemplos que acompanhará o calendário anual temático de atividades, como o Outubro Rosa, o Setembro Amarelo, entre outros.

texto LEONARDO DANTAS

As opções de serviços são diversas e vão se adaptar a necessidade de cada empresa e o perfil de seus colaboradores, com alternativas para grupos fechados, como palestras educativas e treinamento pessoal, ou com ações mais ativas, como aulas sistemáticas de pilates, dança, assessoria de corrida e ginástica laboral. Esta medida permite, de maneira direta ou indireta, contribuir com a saúde individual e coletiva, pois ajuda na prevenção das doenças ocupacionais, aumenta a disposição e diminui as despesas médicas.

A preços acessíveis, o esforço desta ação incluirá ainda outros produtos do Sesc para a sociedade, passando por ações pontuais ou de amplo acesso. A locação de espaços, como auditório, salão de eventos e sala multiúso, são alguns deles e considerados excelentes para empresas, entidades da sociedade civil e poder público.

AGENDE UMA VISITA COM UM CONSULTOR SESC RN

Caicó e Mossoró:  (84) 99936 0217

Natal, Macaíba, Nova Cruz e São Paulo do Potengi:

 (84) 99948 6072

PROTEÇÃO FEMININA

Saúde Mulher: Projeto pioneiro no país completa uma década de atuação no RN

Mais de 66 mil exames gratuitos realizados em 34 municípios do estado

Vamos contar uma história que poderia não ter um final feliz. Estamos falando de Maria Auricé de Oliveira, 73, que tem sua condição de saúde diretamente relacionada a atuação da Sesc Saúde Mulher, unidade móvel que realiza gratuitamente exames de mamografias e preventivos.

Moradora de Angicos, município potiguar distante 175 km de Natal, ela ficou sabendo que a unidade móvel estava na cidade, e logo pediu para sua filha, Alderleide, agendar seus exames.

Chegou o dia agendado e os exames de mamografia e preventivo foram realizados. Era esperar pelo resultado, que também é entregue pela equipe da unidade móvel.

“Havia chegado o dia da entrega dos resultados, porém minha filha disse que

a técnica Fabíola havia pedido para eu ir à unidade móvel. Ao chegar, ela conversou comigo e informou que a mamografia tinha apresentado uma alteração e que deveria procurar o quanto antes um mastologista. Fiquei muito aflita e o pior foi confirmado: o câncer na mama”, lembra Maria.

O tratamento logo iniciou e foi concluído na Liga Contra o Câncer, em Natal. “Estou curada e só tenho a agradecer ao Sesc, pois se não fosse a unidade móvel, talvez não tivesse feito o exame naquele momento inicial da doença. Inclusive, deixo o meu recado para as mulheres para não descuidarem da saúde”.

Essa foi uma das histórias que a equipe da Sesc Saúde Mulher acompanhou em uma década se deslocando pelo Rio Grande do Norte. O projeto-piloto foi implantado no primeiro semestre de 2012, no Departamento Regional no Rio Grande do Norte e, depois, foi disseminado para outros estados brasileiros.

“Com a Saúde Mulher viajo pelo estado inteiro e tenho oportunidade de ajudar mulheres que talvez nunca tivessem acesso aos exames. É muito gratificante”, destacou a técnica de radiologia, Fabiola Costa.

No período de 2012 a 2014, as duas unidades móveis percorreram 14 municípios. Foram atendidas quase 20 mil mulheres, com mais de 23 mil exames realizados entre citopatológicos (10.963), mamografias (8.074) e ultrassonografias (4.881). Ao longo deste período foram encontrados 432 agravos, todos encaminhados para o Sistema Único de Saúde para conclusão diagnóstica e tratamento.

Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a atuação do projeto Saúde Mulher é motivo de orgulho para todos e este sentimento se renova a cada instalação. “Já estivemos em 34 municípios do estado, em alguns deles mais de uma vez, e totalizamos mais 66 mil exames gratuitos para a população. Os números por si expressam nosso sentimento, mas sem dúvida o mais importante é saber que estamos cuidando da vida dessas mulheres”, afirma Queiroz.

CÂNCER DE MAMA E COLO NO ÚTERO NO BRASIL O câncer de mama representa 29,7% da incidência da doença entre as mulheres, como também lidera os índices de mortalidade de localização primária. A estimativa é de 66.280 novos casos por ano, com 18.295 mortes, sendo 18.068 mulheres e 227 homens.

O câncer de colo do útero apresenta estimativas de 16.710 novos casos, com 6.596 casos de morte.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA/2021) e Ministério da Saúde.

Atuação da Sesc Saúde Mulher no RN

(2012 a março 2022) 34

cidades visitadas (52 instalações)

30.281

mamografias realizadas

Fonte: Direção de Programas Sociais – Sesc RN

36.463

preventivos realizados

PLANEJAMENTO

Custos x Receitas: Como organizar seu orçamento ainda em 2022

Instrutor do Senac RN detalha maneiras de controlar gastos e administrar recursos

Estamos chegando ao final do primeiro semestre do ano, e se engana quem pensa que o tempo de organizar as finanças passou. Para o instrutor do Senac RN e contador, Adejair Barbalho, sempre há chance de ordenar as receitas.

De acordo com o especialista, a importância do planejamento financeiro pessoal e/ ou familiar é direcionar os gastos assertivamente, administrando os recursos da melhor forma e de acordo com as metas.

“Ele funciona como um ‘mapa’ para ter clareza sobre os ganhos, gastos e onde poderá economizar mais. Ao definir os gastos e traçar estratégias para ganhar mais, sua vida financeira fica sob controle. Isso diminui aquela sensação ruim de não saber como será o mês atual ou o seguinte. Além de se preparar para possíveis gastos extras que não estavam no planejamento”, detalhou o especialista.

O economista Janduir Nóbrega também reforça o discurso e acrescenta a necessidade de visualizar os gastos, tanto o valor e com o que gastou. “É preciso muita disciplina e organização

texto VIRGÍNIA FRANÇA

para fazer o uso do recurso e de forma consciente. Pensar e repensar se precisa daquele bem, se conseguirá quitar. Detalhar e controlar, seja em planilha, em uma caderneta, em um papel, para visualizar com o que gastou e o valor. É necessário buscar entender com o que está gastando, fazendo que vire rotina a organização dos recursos de maneira correta”, detalhou.

Com o cenário atual em que a economia brasileira se encontra, alta da inflação, endividamento, inadimplência e a diminuição do poder de compra do consumidor, dificultando a gestão do orçamento, a organização das finanças é ainda mais importante.

“A pandemia e o contexto econômico dificultam essa organização, mas é mais um motivo de iniciar e colocar em prática o planejamento financeiro. Se está com dívidas e as despesas estão maiores do que as receitas, se não realizar um planejamento financeiro, como estaremos daqui a seis meses? Para controlar vazamento de uma caixa d’água, precisaremos ‘fechar” todas as torneiras antes”, comparou Adejair Barbalho.

O economista Janduir Nóbrega ainda ressalta a necessidade de entender e conhecer o passo a passo do comportamento do mercado, analisando as promoções e facilidades oferecidas pelo comércio, e também refletir sobre a necessidade da mudança dos hábitos e locais de consumo.

COMO PLANEJAR O instrutor do Senac, Adejair Barbalho, aconselha a produção de uma planilha, relacionando todas as receitas e despesas mensais, detalhando se são fixas ou variáveis. A distribuição dos recursos ficaria da seguinte forma: 70% direcionado para pagamento das despesas; 20% direcionado para pagamento das dívidas; e 10% para reserva financeira. “Com essa organização, é possível programar a utilização dos recursos para atividades de lazer e diversão”, pontou.

CARREIRA

Programa de Mentoria do Senac RN amplia oportunidade de carreira e recolocação profissional

Voltado para alunos e ex-alunos da instituição, iniciativa oferece ajuda especializada para quem está fazendo sua primeira escolha profissional ou deseja rever seu perfil de carreira

Em meio a um cenário econômico em fase de recuperação, quem está em busca de emprego precisa estar atento às oportunidades de direcionamento de carreira. Para outras pessoas, começar um novo negócio pode ser uma alternativa, mas representa um grande desafio, principalmente para aqueles que querem montar uma empresa pela primeira vez.

Para ambos os casos, um dos melhores aspectos dessa “virada de chave” na vida profissional é que, hoje em dia, é possível contar com serviços de mentoria de carreira. Ou seja, pessoas especializadas em ajudar outras a encontrarem seu propósito profissional e construir seu futuro.

A mentoria é um processo de desenvolvimento de carreira que promove apoio mútuo entre mentor e mentorado. Sendo que o mentor é um profissional com experiência e ajuda a desenvolver a carreira de um pupilo - apelido dado para o mentorado. Geralmente, o mentor tem duas funções principais: dar conselhos para melhorar o desempenho e o desenvolvimento profissional, e oferecer um sistema de apoio.

texto DANIEL TURÍBIO

Pensando nisso, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, lançou o Programa de Mentoria para Carreira Profissional. A iniciativa oferece aos participantes a chance de revisar currículos, identificar possíveis pontos de melhoria, orientações sobre entrevistas de emprego, além de auxiliar na construção e planejamento do percurso profissional que encaixe no projeto de vida de cada participante.

“Tudo é totalmente individualizado. A orientação de carreira profissional é direcionada para entender as necessidades de cada um e a partir daí realizar a mentoria personalizada. Estaremos avaliando junto ao candidato o porquê de não estar sendo chamado para entrevistas de emprego, quando for o caso, auxiliar na sua primeira escolha profissional e para quem desejar, orientamos conforme perfil a iniciar uma nova atividade ou rever algumas decisões de carreira”, explicou Adriana Morais, líder do Senac Empregabilidade.

Voltada para todo o público que já se formou em um curso do Senac RN e alunos atualmente matriculados, o programa é ministrado por instrutores dos cursos de Gestão e Negócios do Senac, profissionais experientes que conduzirão o participante na jornada até a conquista da tão sonhada vaga ou recolocação no mercado de trabalho. A administradora Elaine Cristina Lopes participou do programa de mentoria de carreira e considerou a iniciativa muito proveitosa. “Me fez enxergar novamente como profissional de mercado”, disse. Atualmente, cursando uma graduação em Psicologia, ela busca recolocação no mercado de trabalho. “A mentoria ajudou a valorizar o meu currículo e organizá-lo melhor”, finalizou Elaine.

Para a turismóloga Patrícia Campos a mentoria foi uma oportunidade para exercitar seu autoconhecimento. “Pude visualizar claramente as minhas forças, potenciais e pontos necessários para melhoria, que certamente me ajudarão a alcançar meus desejos profissionais. A mentoria funcionou como um guia de orientação e foi o primeiro passo para eu colocar em prática as ações sugeridas pelos profissionais”, afirmou.

O diretor Regional do Senac, Raniery Pimenta, destaca que o Programa de Mentoria do Senac vai muito além dos cursos de formação técnica, tradicionalmente reconhecidos por todo país. “Damos um passo a caminho da concreta inserção ou recolocação profissional e cumprimos a missão de educar para o trabalho, do começo – ou recomeço – ao fim de sucesso”, concluiu.

As inscrições são contínuas, com vagas abertas mensalmente. Os interessados podem obter mais informações entrando em contato pelo telefone (84) 4005-1008.

This article is from: