Page 1


Programa lixo zero

2

FecomĂŠrcio SC


Programa lixo zero

Bruno Breithaupt Presidente da Fecomércio “Programas para o uso racional de água e energia, com o gerenciamento de resíduos sólidos e tecnologias visando reduzir a poluição são indispensáveis às empresas que desejam crescer com sustentabilidade. Ao melhorarem o seu desempenho ambiental, as empresas ganham importantes vantagens competitivas que vão muito além do carimbo do politicamente correto. A conscientização de que é possível proporcionar um futuro mais saudável às futuras gerações e, ao mesmo tempo, reduzir custos, só se consegue praticando a correta separação e destinação dos resíduos. Todos só têm a lucrar com a proteção ao meio ambiente. E a Fecomércio SC, ao adotar o Programa Lixo Zero em sua sede, deseja dar a sua contribuição a esse processo de mudança de atitudes e de consciências”.

Marcos Arzua Diretor-executivo da Fecomércio “Há três meses, adotamos o Programa Lixo Zero na Fecomércio de Santa Catarina, e os primeiros resultados começam a aparecer. A federação não quer apenas apresentar uma imagem ambientalmente consciente perante a sociedade, mas fazer, sim, a sua parte e contribuir com a sustentabilidade no nosso Estado. Desde o dia 27 de junho, quando o programa foi implantado na sede da Fecomércio, conseguimos encaminhar corretamente cerca de 335 quilos de resíduos que seriam descartados no aterro sanitário. Ao colocar estes resíduos novamente no ciclo de produção, a Fecomércio SC ajudou a economizar 191 quilowatts de energia, 5.016 litros de água e evitou a derrubada de três árvores. Por isso, estimulamos sindicatos e empresas do setor a adotarem, também, os seus programas de gestão de resíduos. O esforço vale a pena”. Fecomércio Fecomércio SC SC 3


Programa lixo zero

4

FecomĂŠrcio SC


Programa lixo Programa zero empresas lixo zero

SUMÁRIO Definições__6 A Novociclo__7 Diminuir o lixo? Por quê?__8 O que é lixo zero?__9 Programa lixo zero__10 Um novo ciclo de ações__11 Etapas de trabalho__12 Sistema de pontuação__14 Materiais não inclusos__15 No sistema de pontuação__15 Recompensas__16 Conhecendo os resíduos__18 Materiais recicláveis__19 Resíduos perigosos__20 Para onde vão os resíduos coletados?__21 Programa lixo zero fecomércio__22 Residuário de copa - 5° Andar__24 Residuário de copa - 4° andar, certificação digital e refeitório__26 Coletor de copos - banheiros do 4° e 5° andar__28 Residuário auditório - térreo, área do coffee-break__30 Residuário central - estacionamento__32

Fecomércio Fecomércio SC SC 5


Programa lixo zero

DEFINIÇÕES A geração de lixo está diretamente relacionada aos nossos hábitos de consumo e, desta forma, as escolhas que fazemos sobre produtos e serviços possuem impacto direto em nossa saúde, no meio ambiente e no nosso dinheiro. Quando optamos por produtos com menos embalagens, por empresas que possuem responsabilidade socioambiental ou carregamos conosco uma canequinha evitando o uso de copos descartáveis, por exemplo, praticamos o consumo consciente. Quanto mais consciência, menos lixo! O que são RESÍDUOS ORGÂNICOS?

O que é MATERIAL RECICLÁVEL?

Tudo aquilo que teve vida um dia, seja na forma vegetal ou animal. Exemplo: restos de frutas, verduras, carnes, pó de café, plantas.

É todo material que, após ser utilizado, pode ser reutilizado para fabricação de novos produtos através de tecnologias desenvolvidas para transformação destes materiais. São exemplos de materiais recicláveis os resíduos constituídos de vidro, plástico, isopor, papel, metais e tetrapak.

O que é REJEITO? São os materiais que ainda não possuem tecnologia de reciclagem. A partir do momento que passar a existir, torna-se um material reciclável. Todo material não reciclável é um rejeito, mas nem todo rejeito é um material não reciclável, ou seja, mesmo que exista a tecnologia, deve-se estudar a viabilidade financeira e logística. Incluem-se aos rejeitos os materiais que poderiam ser reciclados, mas estão sujos e misturados, inviabilizando a reciclagem dos mesmos (LIXO). 6

Fecomércio SC

O que é LIXO? LIXO é um termo utilizado para caracterizar algo sujo, desorganizado, misturado. Está associado à palavra DESCARTE, ou seja, livrar-se do indesejado. Fazse LIXO misturando resíduos sólidos recicláveis com orgânicos e/ou rejeitos. Gerando LIXO, estamos inviabilizando a reciclagem do materiais.


Programa lixo zero

A NOVOCICLO

A NOVOCICLO® é uma empresa que desenvolve e implanta sistemas de gestão de resíduos sólidos urbanos utilizando como base o conceito Lixo Zero. Para isso, contamos com uma estrutura de trabalho apoiada em uma equipe multidisciplinar - engenharia, educação ambiental, design e marketing - que desenvolvem soluções direcionadas às necessidades de cada cliente. Missão Desenvolver soluções inovadoras e viáveis para o gerenciamento de resíduos, educando pessoas para a construção de um mundo sustentável, através da compreensão de que não existe lixo, e sim, recursos desperdiçados.

Visão Para o sucesso de qualquer programa que busque a valorização e recuperação dos materiais recicláveis é preciso uma reeducação que envolva a mudança de hábitos da população, juntamente com a disponibilização de infraestrutura e serviços adequados para cada um exercer sua cidadania.

Valores Somos a favor da responsabilidade individual e coletiva; Acreditamos na valorização da comunidade; Atuamos na defesa da dignidade humana; Atuamos na defesa da preservação socioambiental; Pense, aja, mude. Fecomércio SC

7


Programa lixo zero

DIMINUIR O LIXO? POR QUÊ? A quantidade de lixo gerada tornou-se um problema mundial que causa poluição, doenças e desperdício de materiais e recursos econômicos.

A reciclagem sozinha não é a solução. Para minimizar os impactos causados pelo lixo, é preciso mais: Reduzir o consumo O jeito como vivemos atualmente está pautado na produção e consumo. Estamos sempre motivados a consumir e, em muitos casos, sem necessidade. Raramente nos damos conta de que tudo é proveniente da natureza: das árvores, dos rios, dos solos e dos minérios. Logo, quando compramos algo, estamos consumindo, em maior ou menor escala, recursos naturais. Quanto menos consumimos, menor o impacto na natureza.

Reutilizar os produtos Aproveitar as “sobras” para outros usos. Isto evita a necessidade de mais e maiores áreas para disposição de lixo, como os aterros sanitários. Quando reutilizamos aquilo que temos disponível, também diminuímos a necessidade de comprar coisas novas.

Reciclar os materiais A reciclagem transforma o que já foi utilizado em um mesmo produto ou em outras coisas. Este processo evita que tenhamos que retirar mais recursos naturais para a produção de coisas novas. Portanto, é muito importante encaminhar os seus resíduos à reciclagem, contribuindo para a conservação da natureza. 8

Fecomércio SC


Programa lixo zero

O QUE É LIXO ZERO? Lixo Zero é um objetivo para redução de lixo. Tem como meta diminuir continuamente a quantidade de lixo enviada para aterros sanitários e incineradores através da redução do consumo, reutilização e reciclagem (3 R´s). Princípios do Lixo Zero: Tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades e organizações possam desenvolver programas de gestão e gerenciamento de resíduos que propiciem a redução da pegada ecológica da cidade e de seus cidadãos, ou seja, a redução dos

impactos no meio ambiente, construindo sociedades mais criativas, saudáveis, prósperas e com melhor qualidade de vida. Isso inclui um investimento significativo na sensibilização do público e na educação para que os cidadãos possam ajudar as comunidades a fazer as escolhas com mais informação.

Há três objetivos globais necessários para a gestão sustentável dos recursos:

1.

A responsabilidade do fabricante na extremidade frontal do problema: a produção industrial e design.

2.

A responsabilidade da comunidade na extremidade final do problema:

o consumo, o uso e o encaminhamento adequado.

3.

A responsabilidade política para harmonizar a responsabilidade de ambos: comunidade e indústria. Fecomércio SC

9


Programa lixo zero

PROGRAMA LIXO ZERO O Programa Lixo Zero tem como principal objetivo promover uma mudança de postura no manejo dos resíduos pós-consumo. Desta maneira, busca, por meio de uma série de ações, levar a empresa em direção à excelência na sua gestão de resíduos, alcançando os seguintes benefícios:

Melhoria das condições sanitárias e visuais do local de armazenamento de resíduos (organização, eliminação do mau cheiro e da presença de possíveis vetores de doenças associados à incorreta disposição do lixo); Capacitação e qualificação dos funcionários envolvidos na limpeza; Aumento da educação e sensibilização ambiental dos colaboradores; Estímulo ao consumo consciente na aquisição de produtos ecológicos como recompensa pela correta gestão dos resíduos - sistema NOVOCICLO® de pontuação; Melhoria da qualidade ambiental urbana; Exemplo de gestão de resíduos.

10

Fecomércio SC

Como funciona? Através de um trabalho de consultoria, buscando maximizar as oportunidades e reduzir custos e riscos associados à gestão de resíduos, a NOVOCICLO® atua no planejamento; na sensibilização e treinamento através de um programa de educação ambiental; na implementação da infraestrutura necessária; no monitoramento com a elaboração de relatórios trimestrais, verificação de ações e na revisão da gestão, sempre buscando a melhoria contínua com o aprimoramento do desempenho ambiental.


Programa lixo zero

UM NOVO CICLO DE AÇÕES Há pouco mais de 200 anos, a humanidade não conhecia o problema do lixo. Isso mudou no século 18, com a Revolução Industrial, através da produção em série e da criação de um mercado de consumo que passou a produzir lixo.

Assim, tudo acabava em lixo...

Com o tempo, administrar o lixo acumulado foi se tornando um desafio cada vez maior. Grandes aterros foram criados, transferindo o problema sem resolvê-lo. O acúmulo de materiais tóxicos passou a contaminar o solo e os corpos d´água, criando problemas ambientais e de saúde. Diante dessa situação, teve início a seleção de parte do descarte para voltar à produção, por meio da reciclagem.

Mas a reciclagem só resolve uma parte do problema, pois ainda há muito descarte de materiais que acabam se perdendo e não entram no processo. Nossa proposta é eliminar as etapas de descarte e seleção em grande escala, fazendo a separação na fonte de geração, tornando a gestão e o gerenciamento dos resíduos mais eficiente. A NOVOCICLO® propõe o uso consciente, ou seja, sem exageros consumistas e optando por produtos que usem materiais que podem ser diretamente encaminhados para reuso. Substituindo o descarte e a seleção, a destinação correta permite que eles retornem ao processo produtivo de forma cíclica:

Fecomércio SC

11


Programa lixo zero

ETAPAS DE TRABALHO 1. PLANEJAMENTO Visitas técnicas Vericação de espaços adequados à instalação dos residuários com base na logística necessária e no volume de resíduos gerados no local.

Projeto de equipamentos O projeto dos residuários é elaborado com base na estimativa de geração de cada tipo de resíduo.

2. IMPLANTAÇÃO Formação e capacitação da Comissão Interna de Resíduos - CIR A CIR irá contribuir para o melhoramento contínuo das atividades relacionadas à gestão e conscientização sobre os resíduos na empresa. Os integrantes da comissão receberão um certicado comprovando o conhecimento técnico adquirido.

Projeto de equipamentos Após a produção e instalação dos equipamentos, será realizada uma palestra com o objetivo de apresentar o programa e respectivos procedimentos gerais.

12

Fecomércio SC


Programa lixo zero

3. OPERAÇÃO, MONITORAMENTO E CERTIFICAÇÃO Certificação Lixo Zero O processo de certificação da Empresa Lixo Zero é regido pela Carta de Princípios da Aliança Internacional (ZWIA). Após um processo de verificação das conformidades das ações implementadas e a geração de um termo de compromisso, a empresa recebe a auditoria e a respectiva certificação pelo Instituto Lixo Zero Brasil.

Coletas semanais A NOVOCICLO® será responsável pela coleta dos resíduos gerados, previamente separados, limpos e organizados. Todos os resíduos serão pesados para o controle e acompanhamento do processo. Estes resíduos serão encaminhados para sua destinação correta, entrando novamente na cadeia produtiva das indústrias, ou reutilizados para produtos artesanais, reduzindo a disposição em lixões e em aterros sanitários. Os resíduos orgânicos são encaminhados para compostagem, e o respectivo adubo poderá ser retornado ao local, se houver interesse.

Monitoramento do Programa Acompanhamento mensal, onde funcionários da NOVOCICLO® verificam as condições dos equipamentos instalados e questões relacionadas à operação e funcionamento do programa.

Relatórios trimestrais de desempenho do Programa A cada 3 meses, será apresentado um relatório contendo a pontuação obtida pelo gerador, o total de volume coletado e os respectivos benefícios ambientais alcançados.

Sistema Help Desck O sistema Help Desk consiste em um canal de comunicação entre o cliente e a NOVOCICLO®. Este sistema visa sanar quaisquer dúvidas, bem como solicitar visita de profissionais para atender demandas específicas. Será operado pelo responsável do Programa no local (membro da CIR).

Fecomércio SC

13


Programa lixo zero

SISTEMA DE PONTUAÇÃO O encaminhamento correto dos resíduos está associado a um sistema de pontuação como forma de incentivo à adoção de boas práticas ambientais. Os pontos poderão ser trocados por descontos na renovação da taxa mensal de gestão, por produtos ecologicamente corretos ou por compra de materiais e acessórios nas empresas conveniadas ao programa.

Tipo de Resíduo

Pontos

Quantidade

Unidade

Vidro (potes, garrafas, etc.)

1

1

Unidades

Caixas Longa Vida (leite,sucos, etc.)

3

5

Unidades

Garrafas PET Grande (refrigerante 2 L, água 1,5 L, etc.)

4

1

Unidades

Garrafas PET Pequenas (água 500 ml ,suco 300 ml, etc.)

2

1

Unidades

Plástico duro (shampoo, detergente, etc.)

1

1

Unidades

Latinhas de alumínio (cerveja, refrigerante, etc.)

3

1

Unidades

Latas de metal (conservas, leite condensado, achocolatado, etc.)

1

2

Unidades

PVC ( balde, bacia, etc.)

2

1

Unidades

Papelão

3

200

Gramas

Papel branco

4

200

Gramas

Jornais/Papel misto

2

200

Gramas

Embalagens de Papelão Fino

1

100

Gramas

Óleo de cozinha usado

20

500

Mililitros

Obs.: Os pontos estão sujeitos a alterações do mercado 14

Fecomércio SC


Programa lixo zero

MATERIAIS NÃO INCLUSOS NO SISTEMA DE PONTUAÇÃO

Materiais recicláveis que não pontuam no cartão NOVOCICLO®

Plástico filme Eletrônicos Isopor Jornais/papel misto Livros Revistas

Materiais perigosos que não pontuam no cartão NOVOCICLO® (custo assumido pela NOVOCICLO®)

Pilhas e baterias* Lâmpadas**

Resíduos não coletados pela NOVOCICLO®

Rejeitos***

* A correta destinação de pilhas e baterias tem um custo de R$ 2.000,00 por tonelada; ** As lâmpadas fluorescentes têm custo de R$ 0,50 por unidade para sua destinação final correta; *** Os rejeitos serão recolhidos pela coleta de lixo municipal. Obs.: Resíduos contaminados e misturados serão considerados rejeitos e não serão coletados. Fecomércio SC

15


Programa lixo zero

RECOMPENSAS

Sabão de óleo usado

Saco de lixo biodegradável

Vassoura de gari

Pro EC

300 pontos

4250 pontos

3200 pontos

20

Bloco de anotações

Caderno médio

Envelope papel Craft

Re pa

1900 pontos

2000 pontos

100 pontos

34

16

Fecomércio SC


Programa lixo zero

odutos biodegradĂĄveis COBRIL

000 pontos

esma de apel reciclado

400 pontos

FecomĂŠrcio SC

17


Programa lixo zero

Antes: lixeiras

Depois: residuários

CONHECENDO OS RESÍDUOS Os residuários da NOVOCICLO® são diferentes de lixeiras, logo, sua utilização também é. Os passos a seguir indicam como tratar os resíduos desde a sua geração até o residuário:

1.

Limpeza: Essencial para evitar odores e sujeira. Isso quer dizer - “passe uma água” para retirar restos de comida ou líquidos das embalagens. A quantidade de água usada no processo de reciclagem é muito menor do que a necessária para produzir uma embalagem nova.

2.

Organização e encaminhamento adequado: Há um local devidamente identificado para cada tipo de resíduo. Caso tenha dúvida, entre em contato com a NOVOCICLO®.

Seguindo estes passos iremos, ao invés de gerar LIXO, produzir RESÍDUOS, evitando diversos problemas socioambientais. Aquilo que não for para o Residuário, será considerado rejeito. 18

Fecomércio SC


Programa lixo zero

MATERIAIS RECICLÁVEIS Material

Exemplos

Papelão

Embalagens rústicas, grossas, com a presença de ondinhas entre duas lâminas.

Papel Misto

Caixinha de congelados, de remédios, livros, revistas e jornais.

Papel branco

Papel sulfite, folha de caderno.

Plástico Rígido

Embalagens de produto de limpeza, cosméticos, ketchup, tubo de cola.

Origem

Economia de água e energia com a reciclagem

80% 90%

70%

Plástico Mole

Sacolas de supermercado, plástico bolha, saquinhos de alimentos.

Alumínio

Latas de refrigerantes, latas de cerveja, perfis de janelas, etc.

Demais Metais

Latas de alimentos, grelhas, parafusos, pregos, peças metálicas, ferramentas. Copos, pratos, potes, garrafas, vidro de janelas, pirex, travessas.

90%

Vidro

Caixas de leite, sucos e molhos, caixas de leite condensado e creme de leite.

60%

Bandejas de frios e carnes, copos de café, embalagens protetoras de eletrônicos.

90%

Embalagem Longa Vida

Isopor

80%

75% 90%

70%

50%

70% Compostagem: transformação dos resíduos orgânicos em solo fértil.

Resíduos Orgânicos

Restos de alimentos, cascas de frutas, talos de verduras, folhas, galhos.

Parte da água vai para o solo e outra parte evapora. A energia dos alimentos retorna à cadeia alimentar através da ação de microrganismos.

Fecomércio SC

19


Programa lixo zero

RESÍDUOS PERIGOSOS Material

Reciclagem

Cuidados Domésticos

Lâmpadas

Desmonte industrial e reaproveitamento dos componentes.

Mantenha longe do alcance de crianças e tenha cuidado com manuseio. Evite quebrar.

Eletrônicos

Desmonte industrial para reaproveitamento de componentes e metais preciosos.

Evite o contato com os componentes do interior destes equipamentos.

Óleo de Cozinha

Fabricação de sabão em barras, uso em ração animal e produção de combustíveis.

Evite manusear o óleo ainda quente. Passe para o coletor de óleo da Novociclo ou para uma garrafa PET com tampa.

Pilhas e Baterias

Remédios

20

Fecomércio SC

Desmonte industrial e reaproveitamento dos metais presentes.

Não há reciclagem de remédios

Evite contato com a substância interna. Não armazene por muito tempo dentro de casa para evitar vazamentos. Mantenha longe do alcance de crianças. Mantenha longe do alcance de crianças. Quando vencidos devem ser retornados ao ponto de venda (farmácias ou hospitais)


Programa lixo zero

PARA ONDE VÃO OS RESÍDUOS COLETADOS? A reciclagem é o principal destino dos resíduos que serão coletados pela NOVOCICLO® e será responsável por utilizá-los para a fabricação de novos produtos, considerados como matéria-prima na produção industrial.

Plásticos, isopor, papéis, embalagens longa vida, metais e vidros em geral serão destinados à reciclagem. Óleo de cozinha saturado será reciclado na fabricação de sabão em barras e produção de biodiesel. Eletrônicos: reciclagem e encaminhamento para centros de reaproveitamento.

Livros, revistas e jornais serão destinados à reutilização. São colocados em circulação através da Estante do Saber e da doação para creches e escolas. Lâmpadas: são encaminhadas para grandes empresas que separam todos os componentes, que são utilizados em diversos tipos de indústrias.

Aproveite as informações contidas na cartilha e coloque o assunto em discussão com os outros colaboradores. Questione e busque melhores soluções para os resíduos em sua empresa e, por meio de diálogos, promover uma gestão participativa.

Não sabe se é reciclável, tem outras dúvidas sobre os resíduos? Escreva para: educacao@novociclo.com.br Fecomércio SC

21


Programa lixo zero

PROGRAMA LIXO ZERO FECOMÉRCIO O Programa Lixo Zero Fecomércio tem por objetivo implementar um modelo de gestão de resíduos com foco na redução da geração do lixo, na reutilização dos materiais, e no encaminhamento ecologicamente correto dos resíduos gerados. Para alcançar o objetivo previsto é importante além da adoção de uma postura mais sustentável por parte dos colaboradores no tocante à geração de resíduos, a segregação na fonte destes quando forem gerados. Para isso, foram adotados equipamentos com separações específicas para cada tipo de material, bem como uma mudança na logística para o acondicionamento interno, acondicionamento externo, coleta e transporte dos resíduos recicláveis gerados na Fecomércio. Como principal mudança na segregação na fonte de resíduos, foram implementados equipamentos denominados residuários de 22

Fecomércio SC

copa. São equipamentos projetados para acondicionamento de papéis, plásticos, embalagens multicamadas, metais e rejeitos. Os locais adotados para disposição dos equipamentos visam centralizar a segregação dos resíduos gerados em menor parcela, facilitando assim a logística da coleta por parte da equipe de limpeza, bem como incentivar a correta segregação por parte dos colaboradores da Fecomércio. Os equipamentos foram alocados na copa do 5º andar; no 4º andar, junto à DAF; na sala da Certificação Digital, no térreo; e na copa do prédio anexo, utilizada pelos colaboradores do Sistema para almoço.


Programa lixo zero

Nas salas de trabalho, estão disponibilizados equipamentos denominados coletores de papel. Estes buscam o acondicionamento de forma organizada dos papéis gerados no posto de trabalho, ocupando assim um volume menor em comparação com equipamentos usualmente utilizados para este fim. Além disto, os colaboradores também tem acesso nas salas de trabalho à recipientes para acondicionamento de clips e grampos. Nos banheiros do 5º andar, estão disponibilizados recipientes para acondicionamento dos copos plásticos gerados na utilização do enxaguante bucal. As pilhas, baterias e eletrônicos gerados na Fecomércio são acondicionados em recipiente específico para estes materiais, localizado no 4º andar na DAF. Os vidros gerados estão acondicionados

diretamente em uma caixa organizadora específica para este material, alocada no estacionamento do prédio. Para gestão dos resíduos em eventos no auditório da Fecomércio, optou-se pela adequação dos três recipientes já existentes no local, modificando a comunicação visual de cada um deles, e adotando a separação em papéis, plásticos e rejeitos para o ambiente. Os resíduos recicláveis são coletados nos pontos de geração pela equipe de limpeza e acondicionados em contentores de 120 litros e 240 litros, específicos da Fecomércio, localizados no estacionamento do prédio. Os resíduos são coletados pela NOVOCICLO e encaminhados para destinos que visam à valorização e reutilização dos materiais. Fecomércio SC

23


Programa lixo zero

RESIDUÁRIO DE COPA 5° andar

Plástico Garrafas plásticas Embalagens alimentícias Embalagem de balas Copos decartáveis Pratos descartáveis Talheres descartáveis Embalagens de isopor

Metal Latinhas de alumínio Embalagens metalizadas Clips Grampos

Rejeito Restos de alimentos Papéis engordurados Chiclete Caneta estourada Resíduos muito sujos

24

Fecomércio SC


Programa lixo zero

Papel Papéis brancos Papéis mistos/coloridos Papéis não engordurados Sachês de papel

Embalagem Multicamadas Embalagem de leite, sucos, achocolatados (Tetra Pak)

TUDO TEM SEU LUGAR Fecomércio SC

25


Programa lixo zero

RESIDUÁRIO DE COPA

4° andar, Certificação Digital e Refeitório

Plástico Garrafas plásticas Embalagens alimentícias Embalagem de balas Copos decartáveis Pratos descartáveis Talheres descartáveis Embalagens de isopor

Metal Latinhas de alumínio Embalagens metalizadas Clips Grampos

Rejeito Restos de alimentos Papéis engordurados Chiclete Caneta estourada Resíduos muito sujos

26

Fecomércio SC


Programa lixo zero

Papel Papéis brancos Papéis mistos/coloridos Papéis não engordurados Sachês de papel

Embalagem Multicamadas Embalagem de leite, sucos, achocolatados (Tetra Pak)

TUDO TEM SEU LUGAR Fecomércio SC

27


Programa lixo zero

COLETOR DE COPOS Banheiros do 4° e 5° andar

Plástico Copos Plásticos

28

Fecomércio SC


Programa lixo zero

TUDO TEM SEU LUGAR Fecomércio SC

29


Programa lixo zero

RESIDUÁRIO AUDITÓRIO Térreo, área do coffee-break

Plástico Garrafas plásticas Embalagens alimentícias Embalagem de balas Copos decartáveis Pratos descartáveis Talheres descartáveis Embalagens de isopor

Papel Papéis brancos Papéis mistos/coloridos Papéis não-engordurados Sachês de papel

30

Fecomércio SC


Programa lixo zero

Rejeito Restos de alimentos Papéis engordurados Chiclete Caneta estourada Resíduos muito sujos

TUDO TEM SEU LUGAR Fecomércio SC

31


Programa lixo zero

RESIDUÁRIO CENTRAL Estacionamento

Metal Latinhas de alumínio Embalagens metalizadas Clips Grampos

Embalagem Multicamadas Embalagem de leite, sucos, achocolatados (Tetra Pak)

Papel Papéis brancos Papéis mistos/coloridos Papéis não-engordurados Sachês de papel

32

Fecomércio SC


Programa lixo zero

Plástico Garrafas plásticas Embalagens alimentícias Embalagem de balas Copos decartáveis Pratos descartáveis Talheres descartáveis Embalagens de isopor

Vidro Embalagens de vidro Garrafas de vidro

TUDO TEM SEU LUGAR Fecomércio SC

33


Rua Felipe Schmidt 785/5潞 andar - Centro - CEP 88010.002 - Florian贸polis - SC 48 3229 1000 - www.fecomercio-sc.com.br

Programa Lixo Zero Fecomércio SC  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you