Page 1

MUITO DINHEIRO NO B LSO 2012

27/11

4/12

HOJE

17/12

24 e 25/12

31/12 e 1/1

Como fazer uma boa compra

Planejando o futuro: previdência privada

Como montar o seu próprio negócio

Onde aplicar o seu dinheiro

Como turbinar o currículo

O que fazer para sair do vermelho

A NOTÍCIA

uito

inheiro olso

Muito dinheiro no bolso

Muito dinheiro

no bolso

Muito

Muito dinheiro no bolso

dinheiro no bolso

Muito dinheiro no bolso

Muito dinheiro no bolso

Muito dinheiro no bolso

Muito dinheiro

no bolso

DOMINGO - 11/12/2011 Muito dinheiro no bolso

26/27

Muito

dinheiro no bolso

DIORGENES PANDINI

A vontade de fazer brilhar

A necessidade de inovar sempre

Trabalhando sempre em salões de terceiros, a cabeleireira Jane Machado da Silva se viu responsável pela primeira vez por um negócio depois que uma de suas irmãs, que vive nos Estados Unidos, decidiu investir o dinheiro que tinha guardado após anos de trabalho na abertura de uma empresa para a família. “A ideia dela era ficar aqui trabalhando junto. Mas ela decidiu voltar e me deixou gerenciando tudo”, explica. Agora, ao comemorar um ano de inauguração do salão, Jane diz estar contente com o fato de ver o negócio se sustentando sem deixar dívidas, apesar de os lucros serem praticamente inexistentes. Segundo ela, “eu consigo pagar a manicure e a outra cabeleireira em dia, são funcionárias registradas. É tudo tão bonito, a gente faz tudo com tanto carinho, para brilhar mesmo. É difícil entender por que não temos uma clientela constante e fiel”. Para impulsionar os serviços de estética e beleza, ela optou por vender pacotes promocionais em sites de compra coletiva, que são hoje os principais responsáveis pelo faturamento do salão. Como há espaço disponível para aumentar sua estrutura, ela cogita ainda ampliar seus produtos, fazendo parcerias com esteticistas e até tatuadores. “Assim, a cliente viria e faria o pacote completo em um só lugar”, vislumbra.

Quem vê dificuldades em fazer seu negócio engrenar, como é o caso de Jane, pode estar pecando no quesito inovação, diz o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Joinville, Jaime Arcino Dias Júnior. Para ele, “inovar é uma coisa que todo mundo associa normalmente com quem trabalha com tecnologia, mas não é só isso. O pequeno empresário precisa estar atento ao mercado, à procura de ideias que possam agregar mais valor ao seu produto, ou pode trabalhar com alguma coisa que todo mundo conhece sob um olhar diferente, que surpreenda o cliente”. Jaime acredita também que o empreendedor de sucesso é aquele que também está preocupado em aprender e que estar disposto a reciclar seus conhecimentos pode fazer a diferença em um negócio que passa por momentos de crise. “A taxa de mortalidade dos pequenos negócios tem caído ano a ano, porque acreditamos que os empreendedores estejam mais preocupados em se planejar e em procurar estudar antes de tomar decisões arriscadas”, avalia.

VISÃO A cabeleireira Jane da Silva viu uma oportunidade nos sites de compras coletivas para conquistar clientela

LEO MUNHOZ

RECEITA PARA EMPREENDER Quer abrir um negócio? O superintendente do Sebrae na região Norte, Jaime Dias Arcino Júnior, lista dez passos importantes para empreender:

1. Planeje-se sempre.

78% veem o empreendedorismo como uma oportunidade de carreira.

capacidade financeira.

concorrência.

79% dão grande valor para empreendedores de sucesso.

2012

que seja um produto/ serviço de sucesso.

6. Tenha controle do seu estoque.

9. Invista sempre

7. Marketing não

na formação empresarial.

se resume a anúncio, invista em outras estratégias.

Seja fiel aos valores de seu negócio.

3. Não misture as

4. Fique de olho na

se tornam empreendedores por verem oportunidades de negócio.

8. Inove, mesmo

fornecedores.

2. Respeite sua

finanças da empresa com finanças pessoais.

48,1%

5. Prospecte novos

10.

Pense antes de abrir seu negócio O Sebrae orienta que os empreendedores analisem três pontos antes:

Identifique a oportunidade de negócio: eja se o seu negócio tem um diferencial, se você tem afinidade e gosta de atuar no segmento que você escolheu, busque conhecimento atualizado do ramo.

Faça um estudo de viabilidade É importante estudar a demanda, os fornecedores e quem são seus concorrentes, além de ter certeza do quanto você precisará investir inicialmente e estipular o preço justo para cobrir os custos e gerar lucros.

Capacitação empresarial: Preocupe-se em profisisonalizar sua gestão, e saiba que este é um processo contínuo. E faça testes, como os que o Sebrae disponibiliza na internet, para checar o seu nível de empreendedorismo.

LIÇÃO Dias, do Sebrae, diz que é preciso se preocupar com planejamento

Minha empresa, minha vida (A Notícia) - Larissa Guerra e Maellen Muniz (2)  

Reportagem de Larissa Guerra e Maellen Muniz, do A Notícia, vencedoras do 3º lugar no Prêmio Fecomércio SC de Jornalismo, na categoria Jorna...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you