Page 1

REVISTA ONLINE 11a Edição Maio/2018

ACONTECE NA FUNDAÇÃO

CAMPANHA

Combate a exploração infantil

DICAS DE SAÚDE


ACONTECE N AS UNI DADES

Família e Escola: Uma Parceria de Sucesso Pernambuco

Catarina de Santana Maio 2018

No dia 04 de maio ocorreu, no centro social de Pernambuco, o encontro “Familia na Escola”, uma atividade organizada pela equipe educativa de Fé e Alegria, junto aos educandos, para receber os pais, familiares e toda a comunidade. O objetivo principal do encontro é fortalecer e estreitar o relacionamento das famílias com as atividades educativas que as crianças realizam. O núcleo familiar é um eixo decisivo no processo de aprendizagem. Ao longo do encontro os educandos puderam expor seus trabalhos e produções, apresentações lúdicas e, claro, troca de conhecimento.

Qualidade, depois quantidade: Reunião para avaliação de Indicadores São Paulo – Taipas Regina Fogaça

No dia 27 de Abril, no Centro de Educação Infantil de Taipas, em São Paulo, ocorreu a “Avaliação de Indicadores de Qualidade”. O evento ocorre, anualmente, e reúne país, educadores e colaboradores para avaliar a qualidade dos processos educativos do centro por meio de 9 dimensões principais – definidas pela Prefeitura da cidade de São Paulo. Foi um momento de muita interação, estudo e reflexão. Todos os participantes foram dividos em nove grupos, responsável por se aprofundar em cada tema proposto de outros centros.


ACONTECE N AS UNI DADES

PJO: Programa Juvenil Organizado Minas Gerais – Montes Claros Nasta Hanna

Os/as adolescentes do PJO participaram de duas importantes atividades, sendo: No dia 25 de abril de 2018, foi desenvolvida uma ação com os/as adolescentes com idade entre 16 a 18 anos, para a emissão do título de eleitor. Eles e elas destacaram a importância do voto como instrumento de participação política e ressaltaram a importância do voto consciente para que possam contribuir positivamente na política do país. No dia 27 de abril de 2018, os/as jovens realizaram uma visita na região do Pentáurea, área rural do município de Montes Claros/MG, para conhecer as plantações dos produtores da agricultura familiar. Esta ação possibilitou ao grupo o desenvolvimento de novas habilidades, objetivando cultivar uma horta comunitária no Centro Social de Fé e Alegria Montes Claros. É importante destacar que parcerias estão sendo firmadas, inclusive com a associação de produtores da região do Pentáurea. Espera-se iniciar este projeto no mês de maio.


“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora coralina


13 DE MAIO Dia da abolição da escravidão no Brasil Maio é um forte e muito importante, em várias questões. Muitos sabem que novembro é o mês da consciência negra, mas pouco é falado sobre o dia 13 de Maio para a luta antirracista. Nessa data, lá em 1888, foi proclamada – oficialmente – em todo território nacional a abolição da escravidão. O dia em que a Princesa Isabel assinou a famigerada Lei Aurea. Este ano a Lei Aurea completa 130 anos. E mesmo depois de mais um século vigente, os problemas estruturais, de uma nação construída a força da mão de obra escrava e sob as circunstancias de seres humanos escravizados, estão longe de serem superados. No entanto, é nossa responsabilidade, lutar todos os dias por um Brasil antirracista, com iguais condições e valorização de todos. Veja aqui 5 para combater o racismo desde a infância: Eduque as crianças para o respeito à diferença. Ela está nos tipos de brinquedos, nas línguas faladas, nos vários costumes entre os amigos e as pessoas de diferentes culturas, raças e etnias. As diferenças enriquecem nosso conhecimento. Valorize e incentive o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnico-racial. Ajude a escola de seus filhos a adotar a postura de ensinar sobre a história e a cultura da população negra e sobre como enfrentar o racismo. Proporcione e estimule a convivência de crianças de diferentes raças e etnias nas brincadeiras, nas salas de aula, em casa ou em qualquer outro lugar. Não deixe de denunciar. A discriminação é uma violação de direitos. FONTE: Geledés


BONITA DE PELE!

QUE A SAÚDE VEM EM PRIMEIRO LUGAR, ISSO JÁ SABEMOS. MAS ÁS VEZES, MUITAS VEZES, NÃO REPAROU QUE A NOSSA SAÚDE SE MANIFESTA DE VÁRIAS FORMAS. SABE AQUELA ESPINHA QUE NÃO SAÍ DO SEU ROSTO? OU AQUELAS MANCHINHAS QUE VOCÊ JÁ APRENDEU A CONVIVER? TALVEZ SEJA IMPORTANTE DAR UM POUCO MAIS DE ATENÇÃO A SAÚDE DA SUA PELE.

1

ALIMENTAÇÃO

2 3

EXERCÍCIOS

Faça refeições equilibradas, priorizando o consumo de frutas, verduras, cereais integrais e proteínas magras. O corpo precisa de nutrientes na medida certa. Sem uma dieta saudável, deixa de produzir certas substâncias importantes para apele ou pior: não consegue eliminar algumas toxinas que prejudicam o corpo, o que deixa a pele desprotegida. Dica: alimentos ricos em vitamina A (mamão, cenoura e brócolis) ajudam a equilibrar a oleosidade e são indicados para peles mistas ou oleosas. Já os ricos em vitaminas E (arroz integrar e germen de trigo) aumentam a hidratação de dentro para fora e por isso são indicados para quem tem a pele seca.

O sedentarismo aumenta o acúmulo de gordura, deixando a pele mais esticada e mais flácida, e elevando o risco de diversas doenças. Além de produzir neurotransmissores que melhoram a sensação de bem-estar, a atividade física regular e moderada produz mais antioxidantes, substâncias que ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele. MAIS CALMA

O estresse está por trás de muitos problemas como depressão, ansiedade, doenças cardíacas e ganho de peso. Isso porque as alterações emocionais geradas pelo estresse provocam aumento na liberação de hormônios que prejudicam as defesas do organismo. Como maior órgão do corpo, a pele também sofre com isso, ficando mais vulnerável a doenças. Mesmo vivendo em uma grande cidade, tente se organizar para levar uma vida menos estressante. Sua pele agradece.


Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Ainda hoje a cada 1 hora 4 crianças são exploradas sexualmente – de acordo com o Disque 100. É nosso dever combater!


Fundação Fé e Alegria do Brasil – Sede Nacional Rua Assungui, 626 – Vila Gumercindo 04131-001, São Paulo - SP www.fealegria.org.br

Revista Online - 11° Edição | Maio 2018  
Revista Online - 11° Edição | Maio 2018  
Advertisement