Page 1


   

1- Introdução. 2- Poluição Visual. 3- Consequências para o meio ambiental e para o Homem. 4- Alternativas. 5- Conclusão.


  

 

Este trabalho foi-nos proposto pela professora de Ciências Naturais e fala sobre um tipo de poluição, a poluição visual. Esperamos aprender muito com este trabalho. Poluição significa sujidade, degradação, contaminação, doença. A ação do homem sobre o meio ambiente quase sempre tem efeitos negativos, porque não são usadas as devidas precauções. Acontece muitas vezes que a poluição num determinado local, seja na água, no ar ou na terra, obriga a que muitas espécies de animais e plantas que aí vivem criem condições de forma a poderem adaptar-se para conseguir sobreviver no seu ambiente. Noutros casos, a contaminação é tão forte que muitas espécies acabam por morrer e extinguem-se para sempre.


A poluição visual é a forma de poluição que causa mais polêmica com relação a criação de medidas para coibi-la, pois é alvo de uma série de discussões que vez ou outra esbarram em conceitos estéticos relacionados ao espaço urbano e mesmo na identidade deste espaço.


A grande quantidade de elementos destinados à comunicação visual, como cartazes publicitários, anúncios, placas, pichações, outdoors, entre outros, geram desconforto visual para a população. Esse processo é caracterizado como poluição visual. Esse tipo de poluição está presente de forma mais intensa nos grandes centros urbanos.


A poluição visual degrada os centros urbanos pela não coerência com a fachada das edificações, pela falta de harmonia de anúncios, logotipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a outros, etc. O indivíduo perde, em um certo sentido, a sua cidadania (no sentido de que ele é um agente que participa ativamente da dinâmica da cidade) para se tornar apenas um espectador e consumidor, envolvido na efemeridade dos fenômenos de massas. A profusão da propaganda na paisagem urbana pode ser considerada uma característica da cultura de massas pós-moderna.


ď‚ž

Aprendemos muito com este trabalho e gostĂĄmos de o fazer.


  

http://www.mundoeducacao.com/geografia/poluicao-sonora-visual.htm http://ambiente.hsw.uol.com.br/poluicao-visual.htm http://poluicaoeconsequencias.blogspot.pt/2010/04/poluicao-visual.html


Poluição visual  

mnhuk

Advertisement