Page 1


Paróquia Nossa Senhora da Glória MESC – MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SAGRADA COMUNHÃO

Servi com dedicação, como servos do Senhor e não dos homens. (Ef. 6,7).


CERIMÔNIA DA INVESTIDURA PARA OS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA EUCARISTIA. APÓS A HOMILIA INICIA-SE A CERIMÔNIA RITUAL DE INVESTIDURA PÁROCO: A Paróquia Nossa Senhora da Glória, na Cidade dos Funcionários, acolhe na graça do amor do Pai, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, que pela unção do Espírito Santo serão investidos da autoridade/serviço concedida pela Igreja Católica. Queiram aproximar-se os que serão constituídos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. COORDENADORA: Cita o nome de cada ministro que vai ser investido. O Ministro diz: “Eis-me aqui” e se aproxima do altar.

Após a bênção os neo-ministros vestirão a bata. PÁROCO: A nossa comunidade está recebendo no seu seio, Ministros Extraordinários

Da Sagrada Comunhão. São pessoas que se dispõem a servir nossa comunidade. Sabe que Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, não só distribui a comunhão, mas que é sua tarefa “Fazer Comunhão” entre os membros da comunidade à qual ele pertence. Ao nosso convite eles se dispuseram com generosidade para este ministério e foram devidamente preparados. A comunidade pode atestar se eles e elas são dignos dessa missão?

COORDENADORA: Como coordenadora dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da Paróquia Nossa Senhora da Glória, afirmo que os presentes são dignos de nossa confiança e capazes de exercer com dignidade e dedicação este Ministério.

PÁROCO: Conforme o nosso parecer e preparação feita durante o curso, declaramos que foram considerados dignos. EXORTAÇÃO VG – Filhos caríssimos: fostes escolhidos para exercer um sublime ministério; deveis sentir-vos estimulados a procurar uma vida que seja, testemunho de fé e de bons costumes, entre os vossos irmãos; deveis viver mais intensamente do Mistério da Eucaristia que é sinal e fonte de unidade da Igreja.


Sabeis que toda vez que comemos o Corpo do Senhor e bebemos o Seu Sangue, proclamamos a sua Morte até que Ele venha. Que as vossas obras se transformem em oferta espiritual a qual Deus possa aceitar por meio de seu Divino Filho. Além disso, todos os que participamos do mesmo Pão, nós que somos muitos, formamos um só corpo. Assim, ao distribuirdes a Comunhão aos irmãos, praticareis com mais fervor a caridade, como o Senhor ordenou quando disse aos seus discípulos, ao dar-lhes a comer o seu Corpo: “O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”; e, ajoelhando-se diante deles, lavou-lhes os pés. Filhos caríssimos: fostes preparados para exercerem este nobre ministério que vos é oferecido pela Santa Igreja; considerai, neste momento a missão a que fostes chamados. COMPROMISSO VG – Quereis assumir a função de distribuir aos vossos irmãos o CORPO DO SENHOR, com o intuito de servir e edificar a Igreja de Deus? Todos – Quero. VG – Quereis crescer na fé e no amor ao Ministério da Sagrada Comunhão, participar dela frequentemente e dar testemunho de uma vida autenticamente cristã? Todos – Quero. Quereis viver mais intensamente do mesmo Pão Eucarístico e conformar as vossas vidas ao SACRIFÍCIO DE CRISTO? Todos – Quero. VG – Quereis empenhar-vos com o máximo cuidado e reverências na conservação e distribuição da EUCARISTIA? Todos – Quero. INVESTIDURA VG – Professemos, então, a nossa fé como sinal de fidelidade à Igreja. Todos – Creio em Deus Pai... VG – O nosso auxílio está no nome do Senhor. Todos – Que fez o céu e a terra.


VG – O Senhor esteja convosco. Todos – Ele está no meio de nós. VG – Ó Deus de bondade, vós que fundastes e governais a vossa família, dignaivos abençoar estes nossos irmãos, a fim de que, distribuindo fielmente o Pão da Vida aos seus irmãos e, confortados pela virtude deste Sacramento, venham a tomar parte do Banquete Celeste. Possam ainda, por seu testemunho e por seu serviço a esta comunidade, ajudar a edificar a Igreja que se alimenta com o Pão da Eucaristia, doa qual eles serão distribuidores. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso, na unidade do Espírito Santo. Todos – Amém. VG – Eu, Pe. João Jorge Corrêa Filho, em virtude da faculdade que para isso me concedeu o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi, os autorizo a distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis e de modo particular aos enfermos, segundo as normas estabelecidas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos – Amém. ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA – 1 - Para que nada nos afaste do amor de Jesus e do compromisso com seu projeto, rezemos. AS: Senhor, escutai nossa prece. 2 - Para que reconheçamos, em nossa vida, a mão de Deus a nos guiar, rezemos. 3 – Para que os atuais apóstolos, profetas e missionários perseguidos te 14,8nham a coragem de Jesus no cumprimento da missão, rezemos. 4 - Para que as cidades se organizem de modo a favorecer a paz e a harmonia, rezemos. 5 - Para que os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão sejam verdadeiros adoradores e servidores fiéis ao mandado de Cristo, rezemos.


CANTOS CANTO DE ENTRADA Exulte de alegria quem busca a Deus/quem busca a Deus, quem busca a Deus/ sua face é tudo o que eu queria! 1 – Que se abram teus ouvidos ao clamor dos meus pedidos!/Se dos erros vais lembrar, quem, Senhor, vai agüentar?/ Porque há em ti perdão, todos te respeitarão! 2 – No Senhor minh’alma espera, eu confio em sua palavra./ O vigia espera o sol, eu espero o meu Senhor/Seu amor, sua piedade nos libertam da maldade! 3 – Ao bondoso Pai cantemos, a Jesus nos confiemos!/ No Espírito cantemos, uns aos outros consolemos./Ao Deus vivo celebremos e um louvor, contrito s, demos! ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO Aleluia, aleluia, aleluia. Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! Glória a Deus nos altos céus e na terra paz aos homens! CANTO DE OFERTÓRIO 1 – Bendito seja Deus Pai,/do universo criador,/pelo pão que nós recebemos,/ foi de graça e com amor. O homem que trabalha/ faz a terra produzir./ O trabalho multiplica os dons/ que nós vamos repartir. 2 – Bendito seja Deus Pai,/ do universo o criador,/ pelo vinho que nós recebemos,/ foi de graça e com amor. 3 – E nós participamos/ da construção do mundo novo/ com Deus, que jamais despreza/ nossa imensa pequenez.


CANTO DE COMUNHÃO Desejamos, ó mestre, enxergar/ tua luz que clareia as estradas./ Recebendo, na ceia, teu corpo,/ temos força pras grandes jornadas. 1 – Louvai, ó servos do Senhor, louvai/ Ao nome santo do Senhor cantai!/ Agora e para sempre é celebrado, desde o nascer ao por do sol louvado. 2 – Acima das nações domina Deus,/ sua glória é maior que os altos céus./ Ninguém igual a Deus, que das alturas/ se inclina para olhar as criaturas. 3 – Do chão levanta o fraco humilhado/ e tira da miséria o rejeitado./ Faz deles, com os grandes, uma família,/ da estéril, mãe feliz de filhos. 4 – Louvado seja o Pai, Deus criador,/ louvado seja o Filho, redentor!/ Louvado seja o Espírito de Amor:/ três vezes santo, altíssimo Senhor!


Mesc  

Igreja catolica

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you