Page 43

Recomendações Tratamento O tratamento mais usado é a quimioterapia, complementada, em alguns casos, com a radioterapia. A quimioterapia é mais eficaz no linfoma do que nos demais tumores sólidos, como câncer de pulmão e de intestino. Os anticorpos monoclonais, proteínas presentes no sistema de defesa do organismo alteradas em laboratório, também podem ser utilizados no tratamento associados à quimioterapia.

1 2 3 4 5

Evite a exposição prolongada a produtos químicos, em especial aos produtos agrícolas e derivados de petróleo, como solventes e combustíveis. Pacientes infectados com o vírus HTLV e o vírus HIV correm risco maior de desenvolverem linfoma, portanto devem estar mais atentos aos sintomas; Faça autoexame frequentemente. Quanto mais você conhecer o próprio corpo, mais depressa identificará possíveis alterações físicas; A incidência de linfoma aumenta com a idade; por isso os idosos devem redobrar a atenção; Procure um hematologista se notar a presença de uma íngua (gânglio) no pescoço, axila, virilha, especialmente se ela não for dolorosa, tiver crescimento rápido, e você não apresentar nenhum outro sinal de infecção.

6

Em caso de febre inexplicável e prolongada, perda de peso, suores e calafrios procure atendimento médico para avaliação.

7

Realize com frequência exames preventivos, indicados de acordo com a idade, sexo e histórico familiar e tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios regularmente e evite o tabagismo e etilismo.

Tenha Unimed Estilo.

Fortaleza

Ceará Imobiliário Janeiro 2012 | 43

Revista Ceará Imobiliário - Janeiro 2012  

Revista Ceará Imobiliário - a melhor revista do ramo imobiliário do Ceará, abordando diversos assuntos como: economia, meio ambiente, respon...

Revista Ceará Imobiliário - Janeiro 2012  

Revista Ceará Imobiliário - a melhor revista do ramo imobiliário do Ceará, abordando diversos assuntos como: economia, meio ambiente, respon...

Advertisement