Revista Ceará Imobiliário - Janeiro 2012

Page 31

CI : As incorporadores estão com dificuldade de repassarem a alta de custos para o preço final do imóvel?

ralizada dos preços dos imóveis.

MP: Acredito que não, uma vez que os preços continuam altos, e as construções se multiplicam cada vez mais, notadamente nas classes mais abastadas da população.

MP: Depende da necessidade e disponibilidade de recursos para investir no mercado imobiliário. Desconheço quem tenha perdido dinheiro ao comprar qualquer tipo de imóvel.

CI: Estamos no meio de uma bolha imobiliária como alguns especialistas já apontam?

CI: Quais são as dicas para não pagar caro?

MP: Não acredito em bolha. Estamos visualizando uma valorização dos imóveis que tendem à estabilização no médio prazo. Não vejo perigo de uma explosão com a consequente queda gene-

CI: Quem pensa em comprar um imóvel deve esperar ou já adquirir o bem?

MP: Pesquisar bem os preços na área em que se quer o imóvel. Procurar um profissional que entenda de investimentos e estudo de mercado, de preferência um economista que detém conhecimento e ferramentas para melhor instruí-lo.

CI: Para os bancos, o crédito imobiliário é rentável? MP: Sim. Os juros praticados no mercado brasileiro, mesmo subsidiados ainda são um dos maiores do mundo. Os bancos nacionais não costumam assumir riscos elevados. CI: Como você compara o desempenho do mercado imobiliário de Fortaleza com as demais capitais do Brasil? MP: Fortaleza tem sol, mar e é um destino turístico importante, tanto para brasileiros como para estrangeiros. Com todas estas características, a cidade recebe muitos investimentos privados, o que tem tornado o mercado imobiliário cearense um dos mais aquecidos do País.

Sobre o CORECON O Conselho Regional de Economia do Ceará (CORECON-CE) foi instalado em 9 de outubro de 1964, autorizado pelo Conselho Federal de Economia (COFECON). O CORECON-CE, de acordo com a lei, é uma autarquia federal e tem por atribuição organizar e manter o registro profissional dos economistas, fiscalizar a profissão, impor penalidades à infração da legislação profissional e auxiliar o COFECON. Além disso, o CORECON-CE trabalha ainda no sentido de estimular o aperfeiçoamento técnico e acadêmico dos economistas do Ceará e apoiar o debate público de ideias e questões econômicas.

Mais informações: www.sinduscon-ce.org.br

Ceará Imobiliário Janeiro 2012 | 31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.