Page 10

Foto: INBEC

certificado que é o Novo Auditório da Sede da Odebrecht em Salvador”, informa o gerente técnico do LEED, Marcos Casado. Marcos aponta como um grande avanço o registro dos estádios que sediarão a Copa, já que nove das doze arenas entraram com pedido de certificação LEED, sendo quatro no Nordeste: Fortaleza-CE, Recife-PE, Natal-RN e Salvador-BA. Em Fortaleza, o crescimento do LEED é perceptível também em outras áreas como prédios públicos, com destaque para a Agência do Banco do Brasil em Messejana, prédios comerciais, como o LC Corporate Green e prédios residenciais, entre eles o Paço das Águas, da C.Rolim Engenharia Ltda. Esta se tornou a primeira empresa do Brasil com a pré-certificação no LEED no ano de 2010, o que lhe concedeu um reconhecimento internacional no uso das tecnologias “verdes”. No entanto, apesar do crescimento, as construções sustentáveis representam apenas 1% do setor de construção civil no Brasil. O GBC Brasil acredita que parte da resistência se deve à falta de incentivos governamentais e informação sobre práticas, custos, oportunidades e o conhecimento destes benefícios e conceitos.

Paço das Águas

10 | Ceará Imobiliário Janeiro 2012

Em parceria com o GBC Brasil, o Instituto Brasileiro de Extensão e Cursos (INBEC) desenvolveu o curso de MBA em Construções Sustentáveis que terá certificação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Atualmente, o curso tem 22 turmas lançadas em todo Brasil e está com inscrições abertas para a 3ª turma em Fortaleza. O objetivo do curso é capacitar os participantes em Construção Sustentável (Green Building) para que possam realizar projetos e obras de empreendimentos sustentáveis e se tornarem consultores. O curso, com carga horária de 440h/a, é destinado a arquitetos, engenheiros, administradores, projetistas, tecnólogos da construção civil, gestores públicos e profissionais interessados.

Revista Ceará Imobiliário - Janeiro 2012  
Revista Ceará Imobiliário - Janeiro 2012  

Revista Ceará Imobiliário - a melhor revista do ramo imobiliário do Ceará, abordando diversos assuntos como: economia, meio ambiente, respon...

Advertisement