Maestria Número 8

Page 60

Reconhecimento requer a adoção de políticas educacionais e de estratégias pedagógicas de valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnico-racial presente na educação escolar brasileira, nos diferentes níveis de ensino. [...]. (Conselho Nacional de Educação, 2004, p.3, grifo meu), inclusive com os processos desencadeados pela valorização da oralidade numa sociedade declaradamente da linguagem escrita. Um senhor morador da comunidade, 74 anos, ao escolher o nome com o qual gostaria de aparecer no texto me pediu: “– Olha! Pode colocar aí... Contador de Histórias!” Ao fazer questão que se coloque o nome “contador de histórias” nas suas falas, esse senhor relata a importância desses processos relacionados á oralidade, que considera como uma semente que deve ser lançada aos mais novos para “preservação da descendência”. O que demonstra é que essa tradição oral é muito importante e deve ser repassada às crianças, considerada pelas políticas públicas e instituição escolar.

Das oficinas e dos resultados A instituição escolar nem sempre está preparada para o trabalho com as questões relativas à corporeidade. Durante a trajetória escolar, a criança se depara com os diferentes padrões estéticos, mas, muitas vezes a referência do belo que lhe é apresentada, mesmo que de uma maneira tácita ou inconsciente, está ligada ao padrão de estética não-negra, pois, nos murais escolares é difícil encontrarmos imagens de crianças negras. Na escola estudada não havia nenhum painel que representasse crianças negras. Uma vez que o padrão de beleza difundido pelos modelos eurocêntricos não se encontra maestria

Maestria_2010_artigo_2.indd 13

Sete Lagoas

n.8

p.47-66

2010

59

15/07/2011 11:25:16


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.