Page 1

Edição 132 Manaus, abril de 2019

Revitalização de fluxo de medicamentos quimioterápicos na FCecon tem economia de R$ 1,8 milhão A FCecon teve uma economia de R$ 1,8 milhão no último ano com a revitalização do fluxo de medicamentos quimioterápicos. Entre as medidas implementadas pelo novo fluxo estão a organização do atendimento aos pacientes em quimioterapia e gestão dos medicamentos. O método é multidisciplinar e envolve os setores de Enfermagem, Farmácia e Oncologia Clínica (equipe médica). A medida, que começou a ser aplicada há dois anos, consiste em

organizar o atendimento aos pacientes com horários específicos e baseada na organização dos medicamentos de acordo

com a necessidade de diluição dos mesmos, segundo a enfermeira oncológica do Serviço de Quimioterapia da Fcecon, Ellen Albuquerque.

‘Páscoa Solidária’ Pacientes em tratamento na FCecon receberam no dia 17 de abril a ‘Páscoa Solidária’. A ação foi promovida pela Rede Feminina (RFCC-AM) em parceria com a Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC). O evento teve como objetivo levar alegria e distribuir caixas de chocolates.

‘Páscoa Solidária’ é um marco nas ações de humanização do hospital

Este boletim é produzido pela Assessoria de Comunicação da FCecon.


FCecon lança projeto ‘Ver e tratar o colo uterino’ A FCecon lançou, no dia 13 de abril, em São Gabriel da Cachoeira, o projeto ‘Ver e tratar o colo uterino’. Na ocasião, foi realizada uma palestra da médica ginecologista da Fundação, Mônica Bandeira, para cerca de 150 pessoas, entre profissionais de saúde, técnicos de enfermagem e enfermeiros. O projeto ‘Ver e tratar o colo uterino’ é coordenado pela equipe de médicos do serviço de Ginecologia da Fundação, e tem por finalidade prevenir e evitar o deslocamento de mulheres portadoras de lesões precursoras de câncer de colo uterino à capital amazonense. Para isso, serão realizados mutirões permanentes em municípios polos a cada seis meses, como em Itacoatiara, Borba, Manacapuru, Tabatinga, Parintins, Tefé e Coari.

Médica Mônica Bandeira entrega projeto ao titular da Susam, Rodrigo Tobias, e ao presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), José B. Sobrinho

Durante a palestra, Mônica Bandeira explicou sobre os métodos de prevenção e diagnóstico de câncer de colo uterino e como é realizada a conização – pequena cirurgia de retirada das lesões precursoras do câncer de colo uterino, causadas pelo HPV.

Números – Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no biênio 2018/2019, estima-se para o Amazonas, cerca de 840 casos novos de câncer de colo uterino.

Combate ao câncer

Pan-Amazônico

Dia de folga

No dia 5 de abril, uma ação voltada para orientação e prevenção ao câncer foi promovida na rotatória do Armando Mendes, localizada no bairro homônimo, na zona leste. As atividades contaram com “aulão” de zumba, palestras e a distribuição de materiais educativos.

A Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP/FCecon) informa que já está online o portal do 5º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia. No site, que pode ser acessado pelo link www.panamazonicodeoncologi a.com.br, é possível encontrar informações sobre local do evento, programação, valores de inscrição, eventos paralelos, entre outras. O portal foi lançado no último dia 17 de abril.

As mulheres que trabalham no serviço público do Estado do Amazonas agora têm direito a um dia de folga ou dispensa para a realização dos exames de rastreio preventivo contra os cânceres de mama e de colo uterino. A decisão foi tomada pelo Governo do Estado, por meio da Lei n° 4.805, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 17 de abril.

A ação foi em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado no dia 8 de abril, e à campanha nacional “Eu Preciso Viver”, que foi realizada no domingo (07/04), em diversas cidades.

Este ano, o congresso terá como tema “Assistência Integrada em Oncologia: Redefinindo a abordagem ao paciente”.

A lei estabelece que a dispensa ou folga é uma vez por ano e não terá nenhum tipo de ônus às servidoras. Os exames de rastreio que deverão ser feitos são o Papanicolau e a Mamografia.

Este boletim é produzido pela Assessoria de Comunicação da FCecon.

Profile for fcecon

Informativo Humaniza abril de 2019  

Informativo Humaniza da FCecon - abril de 2019

Informativo Humaniza abril de 2019  

Informativo Humaniza da FCecon - abril de 2019

Profile for fcecon
Advertisement