Page 1

Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro · tel. 234 427 053 www.fabrica.cienciaviva.ua.pt · fabrica.cienciaviva@ua.pt

E AS PALAVRAS GUARDADAS NA TEIA DA FÁBRICA

namorados. Eu ouvia tanta conversa sobre eles na televisão! O mundo inteiro estava atento e queria saber do caso! As pessoas acompanhavam o romance deles desde o princípio em 2004!

LE TELESCÓPIO HUBB

Eu sempre pensei que a Rosetta e o Churyumov-Gerasimenko eram um par de

B.I. DOS OBJETOS

FIO PUXADO CONTO CONTADO

TESTADO E APROVADO!

LANÇAMENTO DE UM A SONDA

O que preciso: - Ovo (sonda) - Algodão - Saco do lixo - Fio - Tesoura - Balões

Ano: 1990 Inventor: NASA Local: EUA

Mesmo não os conhecendo, imaginei: “são artistas ou cientistas ou políticos, figuras públicas; duas pessoas famosas apaixonadas”, e a notícia importantíssima do seu Encontro em agosto, ao fim de dez anos, para mim era claramente o seu casamento. Mas, como aranha jornalista que sou, não fiquei pelo “acho que”. Quis ter a certeza. Curiosa fui investigar… e não podia estar mais enganada! Ih, ih, ih, que tonta! Afinal, o assunto era astronómico! Churyumov-Gerasimenko é um cometa que viaja no espaço e a Rosetta é uma sonda, um aparelho altamente sofisticado, programado para se aproximar do cometa, fotografá-lo, analisá-lo bem, e isto (tal Grande Encontro) vai

espacial foi te telescópio es , ry ve Historial co is D de não ter ivém espacial de vantagem an gr a A bordo do va om C . rmitiu bita há 24 anos instrumento pe te es a, rr Te colocado em ór da truturas s da atmosfera a, e estudar es vé xi lá ra at ga ” a er ss “v no de elas da além das estr onhecidas. observar para u sucessor, momento desc se es é at o nstrução do se rs co a a íd lu do Unive nc ja co 100 vezes em 2018 este tima vir a ser es se e qu b, Prevê-se que Web pacial James o telescópio es que o atual. mais potente

acontecer em agosto! Se correr bem, a Rosetta lança o Philae, um aparelho menor, para pousar no cometa e o estudar ainda melhor. Com esta exploração, pretende-se

Como fazer: 1- Constrói, com os ma teriais sugeridos e co m a tua criatividade, um sistema que prote ja a sonda (o ovo) na ate rragem. Este deverá ter paraquedas e airba gs. 2- Lança a sonda de um a altura mínima de 2 me tros. 3- Analisa o estado de conservação da sond a e reflete onde poderás melhorar. O que acontece? As sondas, lançadas para o espaço por vaivé ns espaciais, transportam o máximo possível de instrumento s científicos que recolherão informaçõ es a respeito do objet o em estudo e do espaço que o circunda. Para pousar nos corpos ce lestes e para fazer a reentrada na Terra em segurança, é necessár io que tenham um sistema eficaz, que é diferente em cada tipo de sonda. Algumas possuem escudos tér micos e airbags e outra s até paraquedas. Todos os planetas ter restres e gasosos do no sso Sistema Solar, be como os satélites e an m éis, já foram explorado s por sondas espacia is.

perceber (mais um bocadinho) como é que o nosso sistema solar se formou e evoluiu e até como terá surgido água, que deu vida ao nosso planeta! A história é de facto apaixonante, mas… não há namorados nenhuns, Vicência Vivíssima! É pura Astronomia!

NÃO DIGAS POR AÍ, MAS… Eu acho que as estrelas não se extinguem todas por velhice. Algumas devem parar de arder no céu por vergonhita de Sirius: a estrela mais brilhante, mais admirada e observada em todo o mundo. Cá para mim, comparam-se com ela e puff! Carregam no botão: “desligar”.

QUE ESCAGANIFOBÉTICO! QUASAR?! De todos os objetos astronómicos que se detetam no universo, é o que emite mais energia (até mil vezes mais luz do que uma galáxia com cem biliões de estrelas). É muito, muito mais brilhante e maior do que uma estrela, só que está demasiado distante da Terra para se ver a olho nu.

SABER EM RECORTE ALMA Inaugurado em 2013, o observatório ALMA (Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array) é o maior projeto de astronomia terrestre que existe, e resulta do esforço combinado entre vários países. Trata-se de um radiotelescópio com 66 antenas de alta precisão, no deserto de Atacama, no Chile, a 5000 metros de altitude. É tão potente que, em apenas algumas horas, fez tantas observações de galáxias como as que tinham sido feitas por todos os telescópios semelhantes, no mundo inteiro, durante mais de 10 anos.

Vicencia vivissima  

Edição nº 63 13 de junho de 2014