Page 1

LABORAÇÃO CONTÍNUA 322 DIA MUNDIAL DA CRIANÇA – Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro dinamiza II Feira de Ciência no Glicínias Plaza

Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro · tel. 234 427 053 / fax 234 426 077 www.fabrica.cienciaviva.ua.pt · fabrica.cienciaviva@ua.pt

EXPERIMENTANDUM PALITOS “MÁGICOS” O que precisas? - 5 palitos - 1 pipeta de Pasteur ou conta-gotas - Água Como fazer? 1. Dobrar 5 palitos ao meio sem os partir totalmente. 2. Colocá-los na disposição seguinte:

3. Colocar algumas gotas de água no centro, com o auxílio da pipeta de Pasteur ou do conta-gotas. 4. Observar o que acontece.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro dinamiza a II Feira de Ciência no Centro Comercial Glicínias Plaza, em Aveiro. Composta por um programa diversificado de atividades de divulgação de ciência, o evento decorre de 30 de maio a 2 de junho, e destina-se a crianças a partir dos 4 anos. Esta Feira de Ciência surge no seguimento de uma parceria estabelecida entre a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Glicínias Plaza, e visa a promoção da cultura científica e tecnológica junto da comunidade escolar e do público em geral.

Do programa de atividades da II Feira de Ciência Glicínias Plaza constam 5 oficinas que abrangem diferentes áreas científicas: “No mundo dos robôs”; “A ciência por trás da manteiga”; “Bola saltitona”; “A conquista do ar” e “Vamos fazer sais de banho”. Os dias 30 e 31 de maio são reservados a público escolar, sendo necessária marcação prévia (contacto: 234 351 511). As atividades decorrem das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Já 1 e 2 de junho, sábado e domingo, são dias abertos a todas as crianças e famílias em geral, estando as atividades disponíveis em contínuo das 12h00 às 20h00.

A II Feira de Ciência Glicínias Plaza é um evento organizado num conjunto de diversas atividades, a decorrer em simultâneo num registo descontraído, e funciona como momento privilegiado de convívio e partilha de conhecimentos. Algumas ações consistem em oficinas experimentais que permitem aos participantes a realização de atividades práticas que envolvem a construção ou preparação de algo que podem levar consigo. Outras ações convidam ativamente o público participante a descobrir a ciência e a tecnologia com relevância para a sociedade e equipamentos atuais, e que muitas vezes existem em espaços tão familiares como as nossas casas.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, e no seguimento da mesma parceria, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro dinamiza também a II Feira de Ciência Foz Plaza, no Centro Comercial Foz Plaza, na Figueira da Foz, de 31 de maio a 2 de junho. “Sítio dos robôs”; “Faz o teu creme de mãos”; “Faz a tua pasta de dentes” e “Saber em gel” são as atividades que acontecem neste Centro Comercial. Mais informações disponíveis em www.fabrica.cienciaviva.ua.pt e www.glicinias.pt.

ABC DOS ALIMENTOS GELATINA

O que acontece? Os palitos são feitos de madeira seca. Quando se adiciona água na zona de rutura do palito esta é absorvida e dá-se a expansão da madeira. Esta expansão faz com que o palito se endireite e exerça uma força em cada um dos palitos vizinhos. Como estes são empurrados uns contra os outros, o interior da estrela abre-se, tendo como resultado o da imagem abaixo.

A gelatina é uma substância translúcida, incolor ou amarelada, praticamente insípida e inodora, que se extrai dos ossos e tecidos dos animais. Existem, no entanto, produtos de origem vegetal com características semelhantes. Se analisarmos a composição da gelatina de origem animal, podemos verificar que a sua composição é maioritariamente proteína (84-90 %), sendo a principal proteína o colagénio. O colagénio é constituído por três cadeias de aminoácidos, enroladas umas às outras como que a formar uma corda. Quando este é aquecido acima dos 70 ºC, desnatura, ou seja a estrutura proteica desenrola-se e as suas cadeias separam-se. Estas cadeias não voltam a enrolar-se como originalmente. Depois de arrefecerem ligam-se entre si formando uma rede tridimensional. Esta rede tem a capacidade de reter muitos líquidos (10 g de gelatina gelificam 500 mL de água), característica que lhe confere propriedades espessantes. A gelatina pode ser utilizada com diversos fins, tais como a preparação de sobremesas de gelatina e de gomas ou como estabilizante ou espessante na indústria alimentar, por exemplo, na produção de gelados, geleias, iogurtes, queijos e margarinas.

PAI, VOU AO ESPAÇO E JÁ VOLTO! 26 MAIO ’13 11H00 | DOMINGO QUANDO ÉRAMOS PEIXES Há perguntas a que só um bom astrónomo pode responder! Como começou a vida na Terra? Como se vivia no nosso planeta no tempo em que “éramos” peixes? Se não queres perder estas respostas e outras aventuras, com José Matos, faz a contagem decrescente e descola connosco. No final vais poder observar e “analisar” fósseis.

Horário 11h00 › 12h00 Local Hotel Moliceiro, Aveiro Público-alvo 7 aos 12 anos Entrada 5€ Inscrição obrigatória 234 427 053 ou fabrica.cienciaviva@ua.pt

CIÊNCIA NA AGENDA 24 MAI

10H30 e 14H30

Espetáculo Química por Tabela 2.0, na Junta de Freguesia da Murtosa, no âmbito do projeto

23 29 >

MAI

A Fábrica vai… a escolas do 1º CEB dos municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, com a oficina Há invertebrados à nossa volta!, no âmbito

Ciência em Movimento.

do projeto Ciência em Movimento.

26 MAI

11H00

28 MAI

10H30 e 14H00

Pai, vou ao espaço e já volto! – Quando éramos peixes, com o astrónomo José Matos. No Hotel Moliceiro. Espetáculo Química por Tabela 2.0, na Junta de Freguesia de Oiã, no âmbito do projeto Ciência em Movimento. informações 234 427 053 ou fabrica.cienciaviva@ua.pt

30 2

MAI JUN

A Fábrica vai… ao Glicínias Plaza, dinamizar a II Feira de Ciência, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança.

5

JUN 11H00

A Fábrica vai… à pediatria do Hospital Infante D. Pedro, com a oficina Uma ideia gelada.

Laboração contínua  

Edição nº 322 23 de Maio de 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you