Issuu on Google+

LABORAÇÃO CONTÍNUA 335

Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro · tel. 234 427 053 / fax 234 426 077 www.fabrica.cienciaviva.ua.pt · fabrica.cienciaviva@ua.pt

EXPERIMENTANDUM

MAIS VALE SABER…

JOGAR “OURI” NA PRAIA

DESODORIZANTE E ANTITRANSPIRANTE: QUAL A DIFERENÇA?

JOGADOR A

ESPECIAL Ciência a Gosto

Procurar, na sopa de letras, os nomes a maiúsculo dos seguintes cientistas: Nicolau COPÉRNICO Antoine LAVOISIER Louis PASTEUR Carl von LINNÉ Carl Friedrich GAUSS Dennis GABOR Isaac NEWTON Nicolas TESLA ARQUIMEDES Albert EINSTEIN Marie CURIE Charles DARWIN Francis GALTON Samuel MORSE Galileu GALILEI Egas MONIZ Rómulo de CARVALHO James Clerk MAXWELL Leonardo DA VINCI Rachel CARSON

JOGADOR B

O que precisas? - 48 conchas - 12 buracos na areia dispostos em duas filas (casas) - 1 buraco maior em cada extremidade (depósitos) Como fazer? 1. Escavar na areia as casas e os depósitos. 2. Em cada casa colocar 4 conchas. 3. Alternadamente, colher todas as conchas de uma das suas casas e distribuí-las, uma a uma, nas casas seguintes, no sentido anti-horário. Nota: Quando uma casa contiver 12 ou mais conchas, dar uma volta completa ao tabuleiro, saltando a casa de partida. Não se pode tirar as conchas das casas que contenham apenas uma, enquanto houver casas com 2 ou mais. 4. Capturar as conchas e colocá-las no depósito sempre que ao colocar a última concha numa casa do adversário esta ficar com 2 ou 3 conchas. Proceder da mesma forma caso as casas anteriores a essa também tiverem 2 ou 3 conchas. A captura é interrompida na primeira casa que não tenha esse número de conchas.

Nota: Quando um jogador fica sem conchas, o adversário é obrigado a efetuar uma jogada em que introduza conchas do lado desse jogador. Se tal não for possível o jogo termina e o adversário recolhe as conchas que estão nas casas para o seu depósito. Quando se cria uma situação que se repete ciclicamente, sem que os jogadores possam evitar, cada jogador recolhe as conchas que se encontram nas suas casas e coloca-as no respetivo depósito. O que acontece? Vence o jogador que obtiver pelo menos 25 conchas no seu depósito. Este jogo matemático teve origens no Egito, por volta de 1500 a.C., onde se podem observar tabuleiros de pedra esculpidos, por exemplo, nas paredes da entrada do templo de Carnaque. A prática deste tipo de jogos contribui para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social, uma vez que leva os jogadores a raciocinar, a desenvolver estratégias e a socializar.

Solução sopa de letras

SOPA DE LETRAS

Quando procura um produto de controlo de transpiração no supermercado repara que os desodorizantes e antitranspirantes se encontram na mesma prateleira. Serão ambos a mesma coisa? Não, eles apresentam diferentes composições químicas e mecanismos de ação. Os desodorizantes servem para reduzir o odor corporal e têm na sua constituição, entre outros componentes, um álcool e substâncias bactericidas (como o triclosan ou diclorofeno). Estas substâncias bactericidas limitam o desenvolvimento das bactérias à superfície da pele, não permitindo que degradem os derivados proteicos do suor em aminas e amidas que conferem o mau odor. Os antitranspirantes ou antiperspirantes têm como função reduzir a transpiração. Estes agem através da precipitação de proteínas resultando no bloqueio da transpiração. Uma vez que é muito importante não ocorrer a obstrução total dos poros são adicionadas substâncias adstringentes tais como taninos e alúmen. A maior parte dos antitranspirantes funciona como desodorizante, mas a maioria dos desodorizantes não funcionam como antitranspirantes.


Laboração continua