Page 1

PORTFÓLIO ATUALIZADO EM 01/05/2011


O QUE É O FAZER SOLIDÁRIO? É um projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão que visa o desenvolvimento de metodologias, análise, estudo e implantação de redes sociais físicas e virtuais para educação, desenvolvimento e economia solidária. COORDENAÇÃO DO PROJETO O FAZER SOLIDÁRIO é um projeto dentro do Programa de Extensão Universitária da Faculdade de Educação da UnB ( Programa Integrado de Educação Popular, Tecnologia Social e Economia Solidária), sendo gerido academicamente pela mesma e administrativamente pela ONG Associação para Projetos de Desenvolvimento Social - Fazer Solidário, tendo a coordenação técnica do Professor Virgínio Beltrami da Secretaria de Educação do DF (atualmente disponibilizado à UnB) e acadêmica da Professora Doutora Sônia Marise Salles Carvalho da Faculdade de Educação da UnB. OBJETIVO Estudar e desenvolver metodologias, plataformas e redes sociais físicas e virtuais que venham a promover o desenvolvimento, a educação e a economia solidária para os seguimentos sociais populares, e as entidades públicas e sociais.

AÇÕES EM DESENVOLVIMENTO A. Redes de Empreendimentos A1. Rede de Comercialização Solidária – Mercado Solidário www.shopping.mercadosolidario.org.br

a) Shopping Virtual de produtos de empreendedores da economia solidária, popular e individuais voltado para registro, divulgação e comercialização dos mesmos. Situação Metodologia - A metodologia e gestão do sistema está definida; TI - A plataforma beta1 já está disponibilizada e o projeto 02 está pronto esperando recurso para implantação. Execução - Esperando a constituição da Cooperativa para disponibilizar a implantação de lojas.


b) Cooperativa do Mercado Solidário – Cooperativa que tem o papel de promover a regularização administrativa e fiscal dos produtores e produtos comercializados no Shopping Virtual. Situação Metodologia - A metodologia está definida. TI - A plataforma é a do Shopping Solidário. Execução - Esperando recurso para implantação da mesma.

A2. Rede de Serviços Solidários – Guia Solidário http://www.guiasolidario.mercadosolidario.org.br/

Rede voltada a pesquisa e divulgação de prestadores de serviço, organizados em grupos de economia solidária, tendo em vista facilitar o acesso dos consumidores socialmente responsáveis e integração dos empreendedores. Situação Metodologia - A metodologia de gestão e operacionalização está definida. TI - A versão beta 1 da rede esta pronta e disponibilizada. Execução - Em processo de organização do cronograma de implantação. A3. Rede de Cosméticos Artesanais Desenvolvida em parceria entre a ONG Fazer Solidário, UnB e Facesa (Faculdade Cena Aires – Valparaíso de Goiás), a proposta visa à capacitação de Mestres Artesãos em Cosméticos Artesanais (A primeira turma está em pleno curso), seguido da criação de uma estrutura de produção em rede no seguinte molde: A Rede de Empreendimento Solidário é um modelo de desenvolvimento e gestão de empreendimentos populares e solidários em redes sociais no seguinte formato:


1. Núcleos Tecnológicos - Núcleo composto por técnicos, entidades e representantes de artesãos que tem a função permanente de pesquisa, capacitação, gestão de marca e comercialização, inovação tecnológica e controle de qualidade. 2. Unidades Solidárias - Pequenas unidades comunitárias de produção ou comercialização integradas através do Núcleo Tecnológico em regime de franquia social.

A Rede Solidária de Cosméticos Artesanais visa o desenvolvimento econômico de comunidades populares através da produção e comercialização de cosméticos com controle de qualidade e agregação de valores ao artesanato local. - Situação Metodologia - A metodologia está definida. TI - A plataforma de comercialização é a do Shopping Solidário e a de educação é a do blogescola.org. Execução - As alunas estão terminando a primeira etapa de capacitação de 200

B. Redes de Educação b1. Rede social de troca de conhecimentos – blogESCOLA.org www.blogescola.org O BlogESCOLA.org é uma rede social de conteúdos de informação, formação e educação, produzidos de forma colaborativa e voltados para as pessoas e comunidades populares que necessitam de conhecimentos objetivos para os problemas reais que enfrentam na construção de sua história. Situação Metodologia - A metodologia está definida ; TI - A plataforma beta1 já está disponibilizada e o projeto 02 está pronto esperando recurso para implantação. Execução - O Canal blogESCOLA disponibilizou os primeiros temas para capacitar a quem quer ser autor de conteúdo e está fechando parcerias para os primeiros canais.


C. Redes de Integração C1. Rede Fazeres Sociais e Classificado Solidário Projeto piloto em estudo em Santa Maria—DF, visa construir uma rede social de fazeres desenvolvidos pela comunidade, onde a mesma apresenta as atividades sociais que desenvolve, a estrutura e parceria que possui, o que necessita para melhorar estes fazeres e qual a contribuição que oferece voluntariamente para outros grupos sociais. Com estes elementos se constitui uma base de interatividade virtual entre entidades e pessoas interessadas em compartilhar os fazeres da comunidade e as feiras físicas dos fazeres, onde se apresenta o trabalho de cada grupo e se troca informações, experiências e se firmam parcerias. Situação Metodologia - A metodologia está em estudo ; TI - Estamos analisando a possibilidade de customizar uma plataforma para implantação das redes.. Execução - Estamos fazendo o cadastro inicial dos fazeres comunitários e testando modelo de publicação, formato de criação de rede, interatividades e promoções, para consolidar a metodologia e a estrutura de plataforma web. C2. Rede de Vereadores do Brasil Projeto em parceria com a ABRACAM (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) que visa promover um processo de capacitação e interatividade permanente dos Vereadores do Brasil, fortalecendo o seu papel na política pública Brasileira. Situação Metodologia - A metodologia está em estudo ; TI - Estamos analisando plataforma de rede social para interatividade e a criação de canal na rede blogESCOLA.org para troca de conhecimentos. Execução - O projeto foi aprovado na Câmara de Extensão da FE/UnB com um programa de seminários nos estados e implantação da rede.


CNPJ - 12296442/0001-06 Quadra 26 – Lote 01 – Sala 104 – Parte C – Bairro Etapa A – Valparaíso de Goiás – GO – Cep: 72.876-078 FALE CONOSCO

UnB – Universidade de Brasília – Faculdade de Educação, sala AT 75/7 – Campus Universitário

PORTFÓLIO  

Apresentação das ações do projeto Fazer Solidário e a situação atual dos mesmos. Atualizado em 01/05/2011

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you