Fazendinho 104

Page 1

fazENDinho O FAZENDO DOS PEQUENINOS

104 Dezembro2015


PIRATARI Faz-me um desenho ou explica-me por piratas? como se eu tivesse 5 anos

As ilhas dos Açores já foram atacadas

O mar estava infestado de piratas e corsários. No período das Descobertas, a maioria dos navios que vinham do Oriente e das Américas passavam por cá o que tornou as nossas ilhas muito cobiçadas. Chegavam carregados de marfim africano, especiarias, porcelanas, ouro e prata americana. Era a loucura, os bandidos esfregavam as pernas de pau, punham a pala no olho e apenas viam tesouuuuurooos. Por vezes, levantavam a pala e viam belas donzelas que imediatamente raptavam para pedirem o resgate. Eles eram mesmo terríveis, viviam da pilhagem semeando o terror por onde passavam.

Outra especialidade eram as patifarias. Os piratas que atuavam no Mediterrâneo tinham o costume bárbaro de atar os prisioneiros às costas uns dos outros e de os atirar ao mar. Noutros sítios, eram pregados ao convés, ou utilizavam os seus prisioneiros como munições para atacar os inimigos. Eram mesmo maus, os sacripantas, mas por incrível que pareça, também faziam amigos açorianos, trocavam mercadorias e davam-lhes bocadinhos de ouro. Nós dávamos-lhes paparoca, aguinha e alguma roupa. Existem muitas lendas acerca de piratas nos Açores, experimenta ler Ali o Fáquir. Marco Viegas – professor “ma man”

Desaf

io:

Conheces a Lenda da Ponta do marco? Dizem que na Ilha do Corvo, por volta do séc. XV, os exploradores avistaram no cimo do rochedo, uma estátua dum cavaleiro que apontava o caminho para as terras ainda desconhecidas, ou seja, para as Américas. A estátua já não se encontra no local, mas foi a partir desta lenda que a ilha teve o seu primeiro nome: Ilha do marco. DESENHA AQUI, NESTA IMAGEM DO ROCHEDO, COMO IMAGINAS QUE FOSSE A TAL ESTÁTUA DO CAVALEIRO.


IA Assinala, no mapa, o local onde o tesouro estava escondido e o percurso marítimo que terias de fazer para o encontrar.

rto ina be o em ag co nã ag afa Im s des ue já ens garr ires t m a a nh e q ue o d o a nto r? e ti res . Q ntr nã ua ce qu ço aqui a de Mas es q pare m ao A os air d reve- brir! r! Sabdesa sabe s as sc sco ma a as !!! eri ? E de o dro tist os qu revias m a rafa asse vi cien de an s e r esc a qu a ga aria e em o ares r pa hum mor ue n s milh n ne po de po q uito m .m tem to te erto.. Tan c

Encontraste uma arca de tesouro e ficaste muito surpreendido com o que lá estava dentro! Era a coisa mais fixe dos Açores! Desenha-a dentro da arca!

Ilustrações: Eva Monteiro

Estas formas correspondem às caras dos piratas. Vê se descobres qual é qual e aproveita para desenhar as caras destes, ou de outros piratas, nos contornos.


Não quero ir para o lixo! Reutiliza-me! Se não, põe-me no papelão!

Recorta estas formas, cola-as em caixas de cartão e volta a cortar pelos contornos. Põe um elástico na pala e cola num dos lados do lenço e do bigode um pau de espetada ou um raminho de árvore e já podes brincar aos piratas! Envia-nos fotos com a tua máscara nova para fazendinho.boletim@gmail.com. Envia-nos os teus desenhos e as tuas perguntas para fazendinho.boletim@gmail.com Directores Aurora Ribeiro Tomás Melo

Conteúdos Rita Mendes Melina Álvaro

Capa Gonçalo Cabaça

Paginação Góel DV

Esta publicação tem o apoio da


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.