Page 1

ESTADO DE MINAS - QUINTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2001

PÁGINA 5

TURISMO

❚ MAIO

HOTÉIS DESCOBREM QUE O CASAMENTO PODE SER UTILIZADO PARA ATRAIR NOIVOS E VISITANTES, ORGANIZANDO PACOTES E PROGRAMAS ESPECIAIS QUE INCLUEM ATÉ DESPEDIDA DE SOLTEIRO

CASAMENTO É NOVO ATRATIVO DOS HOTÉIS rianópolis, também tem uma opção para recém-casados. O clima de romance começa cedo desde o check-in, diferenciado, e, na suíte, o casal é brindfado com frutas, champanhe, roupa de cama especial e roupões personalizados, especialmente confeccionados para a ocasião. O pacote inclui também passeio a cavalo pela praia de Moçambique, vizinha à praia do Santinho, onde se localiza o resort, e city-tour pelo centro de Florianópolis e principais praias da região. O programa inclui ainda café da manhã com meia pensão, utilização da infraestrutura hoteleira, com piscinas externas, quadras de tênis e poliesportivas, centro de compras, cinema e o recém-inaugurado SPA. Para quem gosta de programas ecológicos voltados para o conhecimento, há sete roteiros diferenciados pelos 750 mil metros de Mata Atlântica e Dunas perservas, sem falar no Museu ao Ar livre, que mantém inscrições dos primitivos habitantes locais. Mais informações, tels. 0800-701.9000 ou 48261.1000.

CARLOS FELIPE

O novo Blue Tree Park Angra dos Reis criou um pacote especial para recém-casados incluindo três noites com café da manhã na varanda do quarto e meia pensão, ramalhete de flores para a noiva, camareira para desfazer as malas, enxoval de quarto, frutas, mini-bolo branco, garrafa de vinho espumante Prosecco, óleos aromáticos e sais de banhos. Há, ainda, oportunidade de plantio de uma Árvore do Amor e passeio náutico à Praia dos Amores. Há outras opções no pacote como hospedagem em suíte, jantar à luz de velas no restaurante italiano Toscana, banho de ofurô com pétalas de de rosas, porta-retrato da H Stern, piquenique romântico à Cachoeira da Borboleta Azul, bexigas na porta do apartamento e guirlandas na cama com bordados contendo as iniciais dos noivos. Outras opções incluem, ainda, aventuras como rafting e trekking na montanha, passeio de barco até Ilha Grande e outros points de Angra, sem falar na infraestrutura como o fitness-center com salas de meditação e energização; spa dirigido por equipe de monges budistas com várias terapias; quadras de tênis e poliesportiva; marina para esportes náuticos,

OUTRAS OPÇÕES INCLUEM, AINDA, AVENTURAS COMO RAFTING E TREKKING NA MONTANHA, PASSEIO DE BARCO ATÉ ILHA GRANDE

PROGRAMA

CARLOS FELIPE

DESCANSO

Infraestrutura à disposição dos noivos no Costão do Santinho quatro restaurantes e cinco bares. Mais informações, tels. 080015.0500 ou 011-259.4900 e,

em Angra, 24-3379.2800.

COSTÃO O Costão do Santinho, em Flo-

Em Belo Horizonte, o Ouro Minas está com cinco programas diferentes para noivos e noivas: O Dia da Noiva e do Noivo, Noite de Núpcias, Pacote de Casamento Completo e Despedida de Solteiro. A noiva, por exemplo, pode utilizar toda a estrutura do Health Center do hotel, apartamento de luxo com toillete, serviços de massagem, penteado, manicure e pedicure e produção fotográfica. O noivo pode ter até corte de cabelo e barba. Na Noite de Núpcias o casal recebe uma cesta com champagne importada, bombons, frutas e flores, além de check-out prolongado até 18h. Mais informações, tel. 31-3429.4000 ou toll free 0800.314000.

WASHINGTON ALVES

PATRIMÔNIO

O Centro Histórico do Serro merece ser conhecido no feriadão

❚ 1º DE MAIO

DICAS PARA UM FIM DE SEMANA COM UM FERIADO Com o feriado de 1º de maio, o próximo fim de semana pode ser “encompridado” por muita gente. Por isso mesmo é bom aproveitar alguns eventos que estão ocorrendo. No Museu do Oratório, em Ouro Preto, no sábado, às 20h30m, haverá um recital de cravo com Elisa Freixo. Uma oporunidade para visitar também o Museu, criado com a coleção montada por Ângela Gutierrez com oratórios de todo o Brasil. Considerado um dos mais importantes em todo o mundo, o Museu do Oratório fica na Casa Capitular da Igreja do Carmo, tel. 3551.5369. Em Mariana haverá recitais de órgão com Elisa Freixo e Josinéia Godinho, amanhã, às 11h; e domingo e segunda-feira, às 12h15m. Será, igualmente, uma oportunidade e tanto para conhecer e ouvir um dos mais importantes órgãos existentes no país, o Arp Schnitger que, em 2001, está completando 300 de fabricação. Por isso mesmo está sendo objeto de cuidadoasa manutenção, o que inclui novos foles, cópias dos originais, que

NO MUNDO DA PESCA

No Pesque & Paz Fazenda do Açude, onde vive o Homero Guimarães com sua esposa Vilma e os filhos, no município de Paraopeba, a alegria era geral naquela manhã, prolongandose até a noite, com todo mundo querendo saber como estava o Lobisomem do Ano. E ele estava vibrando, dizendo a todos que tirou uma grande dúvida em sua vida, confessando que nunca soube o que fazia nas noites de sexta-feira, principalmente durante a quaresma. Estava feliz pois ficou comprovado que, quando se transforma em lobisomem, somente pratica o bem, afugentando os destruidores das florestas e quem teima em matar animais silvestres. Dona Vilma, a grande companheira do Homero, disse-me que aquele foi o dia mais feliz da vida do seu marido e que irá a Belo Horizonte receber o título de Lobisomem do Ano de 2001 com muito orgulho.

Eis a comissão que escolheu Homero Guimarães como o Lobisomem do Ano: ministro Roberto Brant, deputado federal Ronaldo Vasconcelos, deputados estaduais Wanderley Ávila e Fábio Avelar, publicitários Edgard Melo e Hamilton Gongana, coronel PM. Gilberto Paiva, João Daniel, Oswaldo Wenceslau Silva, Célio Nogueira do Pineiro, jornalistas Carlos Felipe e Hiram Firmino, César Estanislau (IEF), Jader Figueiredo (IBAMA), Domingos Diniz (Comissão Mineira do Folclore), Acyr Antão, Hervê Zenóbio, Emy Batista e a equipe do mandi-007, meu super espião secreto.

PESQUE E PAGUE Certas pessoas montam um botequim, cavam um buraco enchendo-o de água, jogando lá dentro alguns peixes, anunciando-o como um novo pesque e pague. Para evitar que pesca-

No Serro, a 300 quilômetros de Belo Horizonte começam amanhã e vão até segunda-feira a XIII Festa do Cavalo e XX Festa do Queijo, com rodeios, shows, concursos de marcha e produção de leite, eleição da rainha e princesas, bailão do vinho e do queijo, encontro de produtores e forró.Elas acontecem no Parque de Exposições Jairo Magalhães e são uma chance para que as pessoas conheçam o Serro, uma cidade cujo centro histórico está entre os mais bonitos de Minas. Pode-se chegar ao Serro através da MG 010, passando pela Serra do Cipó mas com quase 70 quilômetros em estrada de terra ou dando a volta por Curvelo e Gouveia. Mais informações na Secretaria de Turismo, na Chácara do Barão do Serro, um prédio que, por si só, já vale a viagem, tel. 3541.1368.

POLÍTICA Prossegue muito bem o César Estanislau, diretor de Pesca do IEF, que promoveu um encontro entre técnicos da área, debatendo o zoneamento da pesca e o projeto Arrastão, que busca salvar os peixes nas lojas marginais ao São Francisco. A reunião teve a participação de representantes da UFMG, PUC/MG, CEMIG, CETEC e Furnas e um destaque foi a apresentação do biólogo Marcelo Coutinho, coordenador de recuperação da ictiofauna do IEF.

Na última quinta-feira, bem cedinho, parti para Paraopeba, direto para a Fazenda do Açude, levando alguns exemplares do ESTADO DE MINAS que, naquele dia, publicava o nome do Lobisomem do Ano, escolhido durante a quaresma por uma comissão integrada por pescadores ilustres. Depois de investigações em todo o estado, o nome selecionado foi o de Homero Guimarães, fazendeiro, engenheiro florestal aposentado e um piscicultor do primeiro time. Esperava fazer-lhe uma surpresa, mas quando cheguei em sua casa ela já estava movimentada, com o telefone não parando um minuto pois o Homero é uma figura com imenso círculo de amizades e todos queriam falar com ele sobre o título que vai receber, durante uma peixada, em BH, no próximo dia 24 de maio, no restaurante Clube dos Pescadores.

COMISSÃO

FESTA

ONOFRE MIRANDA

LOBISOMEM É UM DEFENSOR DOS RIOS

ALEGRIA GERAL

permitem acionamento por força humana e através de motor elétrico. O órgão fica na Catedral Basílica da cidade, tel. 3557.1216.

MÚSICA

ENY MIRANDA

FILHAS DO LOBISOMEM

Maura e Maurisaura, filhas do lobisomem, afirmando agora que não são mais gatinhas e sim lobinhas dores e suas famílias entrem em fria, estou sempre publicando alguns dos melhores onde as pessoas podem ir e se divertir com os amigos, esposa e filhos. Vai aqui mais uma dica: Pousada Rural 4 Estações, do Geraldo Rocha, em Esmeraldas, no distrito de Urucuia, distante 18 quilômetros, por estrada de terra, do centro da cidade. Possui apartamentos confortáveis para fins de semana, vários lagos, bom tambaquis gigantes e outros peixes. Mais informações, tel. 031-3581.0512.

PANTANAL A Usipesca, grupo de pescadores formado por funcionários

da Usiminas, sob a liderança do Gavain e João Toledo, está partindo para uma pescaria no Pantanal, no próximo dia 5 de maio, em viagem organizada pela Banzay Pesca Esportiva, tel. 3287.1987.

USINA IRAPÉ O governo anunciando a construção de mais uma usina geradora de energia elétrica. Dessa vez será a Irapé, no Jequitinhonha, com capacidade para 360 MW, obra que custará cerca de R$ 500 milhões, beneficiando uma população de mais de um milhão de pessoas. Tudo bem, isso é desenvolvimento mas espero que a CEMIG tenha colo-

cado no projeto meios para a subida dos peixes durante a período da desova, nessa barragem. Além disso, espero que sejam evitados prejuízos ao meio ambiente. Claro que isso tudo é possível mas é preciso boa vontade de seus construtores.

CDL Logo mais, às 19h, entrega de prêmios instituídos pela Câmara dos Dirigentes Lojistas, em sua sede. Um dos agraciados é Pedro Paulo de Oliveira Martins, que mantém um programa regional de pesca na TV Caratinga. Justa homenagem a um batalhador na defesa de nossos rios.

A grande peixada dos pescadores, dia 24 de maio, será um festão de arromba, com centenas de convidados. A música ao vivo será com o grupo de serestas do Denilson Barbosa, de Sete Lagoas e o papo de pesca vai prolongar-se até a magurada. Logo no início o Homero Guimarães receberá o seu troféu de Lobisomem do Ano. Em decorrência do grande êxito da promoção, os convites já se esgotaram.

TELEFONES ÚTEIS IEF - Diretoria de pesca 3295-3614 Piscicultura 3362-6000 Federação dos Pescadores 01-9777 Coluna no ‘‘Mundo da Pesca’’ 3443-6973 Marinha - Pirapora (38) 3741-1855 Polícia Florestal 3483-2055 IGAM 3337-3355

LOBISOMEM É UM DEFENSOR DOS RIOS  

ONOFRE MIRANDA fala em sua coluna NO MUNDO DA PESCA, no Jornal Estado de Minas, sobre a movimentação na Fazenda do Açude com relação ao títu...