Gtu relatório de atividade 2016 compressed

Page 6

2016

Iniciativas Nacionais e Internacionais

26 Setembro

Associada à participação da Associação Fazedores da Mudança, Workshop 1: Percursos de Vida, Literacia e Espaços de Atendimento no SNS. (PNESLA)

ENSP / Lisboa

29 Junho

Iniciativa Informação de Saúde – Desafios da Mudança, integrada na eHealth Summer Week, com a apresentação dos Resultados (provisórios) do Processo Participativo, e dos Contributos para um Roteiro de Recomendações.

FIL / Lisboa

6 a 10 Junho

Apresentação de Poster “The Portuguese National Health Service and the Patient Health Information Workgroup” no European Association for Health Information and Libraries 2016. Apresentação “Informação de Saúde para o Cidadão: a Estratégia do Grupo de Trabalho para os Utentes”, nas XII Jornadas da Associação Portuguesa de Documentação e Informação.

Sevilha

21 Abril

Local

Coimbra

4. Da monitorização e avaliação realizadas resultou a seguinte apreciação: a. Uma taxa de realização das ações previstas de 100%, considerando os ajustamentos realizados no final do primeiro semestre. b. A não realização de duas ações ou por falta de recursos humanos para o efeito, ou por se mostrarem desaquadas face às dinâmicas em presença. Foi o caso do Ciclo de Conversas, em relação ao qual se chegou à conclusão que o mesmo só faria sentido em 2017, desde que focado, em objetivos muito concretos, estrategicamente priorizados, na sequência das recomendações agora apresentadas. No caso do concurso aberto para o desenvolvimento do estudo8, e ao qual ninguém concorreu, sugere-se que a ocorrer em 2017, que o mesmo seja enquadrado numa ação estrategicamente articulada, em função das opções de trabalho priorizadas para 2017, e com tempo mais dilatado para a apresentação de candidaturas.

8 9

Página 5

5. Da avaliação realizada, sublinha-se a natureza do trabalho desenvolvido e os resultados conseguidos, que foram muito além do inicialmente previsto ou imaginado, mesmo com a sobrecarga de trabalho profissional com que todos os elementos do GTU se viram confrontados, no seio das suas instituições, e das diversas situações pessoais ocorridas. Mesmo com todas as adversidades vividas, individual ou coletivamente, considera-se que o GTU esteve à altura do desafio que criou para si próprio. Da avaliação que foi sendo feita ao longo do processo, e decorrente da necessidade de se criarem condições para uma participação efetiva dos Cidadãos / Utentes, resultou a apresentação da Recomendação9 para uma nova forma de organização e funcionamento do GTU, já referida na alínea b) do ponto 3.

Conforme as Ações 3.1 e 3.4 do Plano de Ação do GTU 2016. Anexo 3 - GTU: uma proposta para outra forma de organização e funcionamento.

© 2016 SPMS | Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE

GTU * Relatório de Atividades 2016


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.