__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

1


2


AOS COLEGAS ORTOPEDISTAS,

EXPEDIENTE:

A Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica SBMH fundada em 1983 – é uma sociedade científica médica que congrega médicos, enfermeiros e outros prodissionais que se dedicam científicamente à prática da Medicina Hiperbárica em suas tres vertentes a saber: Mergulho, Trabalho e Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB).

Dra. Mariza D’Agostino Dias

EDITOR

A grande aplicação de OHB no trauma e na Ortopedia em geral nos motivou a criar este material de divulgação com finalidade de mostrar aos ortopedistas quanto seus pacientes mais complexos podem se beneficiar, acrescentando OHB ao seu tratamento. Para isso, após uma pequena introdução, mostramos quatro casos clínicos comentados. Para saber mais sobre a Medicina Hiperbárica e a SBMH, visite nosso site www.sbmh.com.br . Boa leitura a todos. Dra. Mariza D´Agostino Dias

Diretora científica da SBMH

CAPA E DIAGRAMAÇÃO Fausto Alberto Olini

IMPRESSÃO E ACABAMENTO Outimpress

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA HIPERBÁRICA Presidente Tomaz de Aquino Pedreira Brito Vice Presidente Hélio Ivan Stroher Secretária Geral Sandra Sheila Gutierrez Caselli 1º Secretário Ivan Silva Marinho 1º Tesoureiro Ayres Teixeira 2º Tesoureiro Luciana Maria Martins Menegazzo Diretora Científica Mariza D’Agostino Dias Rua Peixoto Gomide, 613 - 6ºAndar Cep: 01409-902 - Cerqueira César São Paulo/SP Telefone: 11. 3063-0611 Email: sbmh@sbmh.com.br Site: www.sbmh.com.br

OHB EM ORTOPEDIA INTRODUÇÃO A Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) - respirar oxigênio puro a pressões acima da ambiente, estando o paciente dentro de uma câmara hiperbárica é uma terapêutica regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995 (Resolução CFM 1 457/95) e faz parte do Rol de Procedimentos mínimos da ANS desde 2011. Consta ainda da CBHPM da AMB para fins de pagamento desde 2000. Algumas Prefeituras e Hospitais públicos também custeiam esse tratamento através de convênios específicos. A ação da OHB é sistêmica, não havendo necessidade de expor a lesão a ser tratada. Os efeitos obtidos com as sessões repetidas de OHB são: a oxigenação de tecidos, tanto partes moles como ossos resturando as funções oxigenio-dependentes (formação de colágeno, cicatrização, granulação, epitelização, osteogênese) combate a infecções, delimitação de tecidos necrosados e recuperação de tecidos isquemicos ou mal perfundidos. A osteogênese é acelerada, reduzindo o tempo de internação e a necessidade de procedimentos cirúrgicos. Outro importante efeito é a diminuição da necessidade de amputações de membros. Todos esses efeitos e também outros como a modulação dos mediadores inflamatórios, o efeito sinérgico com antibióticos, tem sido descritos há muitos anos e foram recentemente publicados em revisão de Camporesi et all (1)

3


Os traumas agudos apresentam lesões tipicamente de natureza isquêmica que são os esmagamentos, dilaceração de tecidos, síndrome compartimental, edema inflamatório ou eventualmente edema iatrogênico após o atendimento médico. Acrescentando-se OHB ao tratamento na fase precoce do trauma, impede-se a evolução desfavorável com infecção secundária ou com necrose Em lesões por esmagamento, comparando-se 16 pacientes que tiveram OHB acrescentado ao tratamento com 13 pacientes sem OHB, verificou-se que no grupo tratado não houve nenhuma infecção e nenhuma reoperação e no grupo controle seis (46%) tiveram infecções e cinco (38,5%) necessitaram drenagens e procedimentos cirúrgicos. (p=0,003).(2) Em levantamento realizado em ferimentos de guerra tratados com protocolo NATO 310 sem OHB x 99 mais graves acrescentando-se OHB precocemente, verificou-se redução significativa de Infecções profundas de partes moles: 68% no tratamento convencional x 35% com OHB (p<0,001); na incidência de osteomielite: 74% no tratamento convencional x 63% com OHB (p= 0,03); na perda de enxertos 52% no tratamento convencional x 15% com OHB (p<0,001); e na necrose de retalhos 51% no tratamento convencional x 15% com OHB (p< 0,001). (3) Outra grande aplicação de OHB é no tratamento de lesões crônicas, na sua maior parte decorrentes de traumas e que também são tratadas com procedimentos ortopédicos tais como osteomieltes crônicas, ulceras diabéticas (4) e outras. As Diretrizes Panamericanas para tratamento de osteomielites recomendam “acrescentar OHB após remoção de corpos estranhos e de osso necrosado, juntamente com antibióticos a longo prazo.” (5) Nas páginas seguintes, mostramos alguns casos clínicos comentados.

Citações bibliográficas: 1.Camporesi EM, Bosco G. “Mechanisms of action of hyperbaric oxygen therapy”. Undersea Hyperb Med. 2014 May-Jun;41(3):247-52. Review 2.Yamada et all “Hyperbaric oxygenation therapy for crush injuries reduces the risk of complications: research report.” Undersea Hyperb Med. 2014 Jul-Aug;41(4):283-9. 3.Roje Z et all “Influence of adjuvant hyperbaric oxygen therapy on short-term complications during surgical reconstruction of upper and lower extremity war injuries: retrospective cohort study.” Croat Med J 2008 Apr;49(2):224-32. 4. Waniczek D et all Silesian University Poland “Adjunct methods of the standard diabetic foot ulceration therapy.” Evid Based Complement Alternat Med 2013 Jun 13; 1155-60 5. Lima AL et all Diretrizes Panamericanas para el Tratamiento de las Osteomielitis y Infecciones de Tejidos Blandos Group “Recommendations for the treatment of Osteomyelitis” Braz J Infect Dis 2014 Apr 1. 1413-8670

4


Sumário CASO CLÍNICO 1

TRAUMA GRAVE CASO CLÍNICO 2

SÍNDROME COMPARTIMENTAL

6 7

CASO CLÍNICO 3

TECIDOS NECROSADOS CASO CLÍNICO 4

OSTEOMIELITE CRÔNICA

8 9

UTILIDADE

ONDE ESTÃO AS CÂMARAS HIPERBÁRICAS NO BRASIL

Dr. Pedro Henry

12

5


TRAUMA GRAVE

CASO CLÍNICO 1

M

asc. 38 anos, vítima de acidente de moto com fratura exposta e lesão arterial do pé direito, há 20 dias. Submetido a desbridamento com remoção dos tecidos desvitalizados, evoluiu com infecção local e sepse. Novo desbridamento, sem controle da infecção apesar de antibióticos e internação em UTI. Indicou-se amputação abaixo do joelho para remoção do foco infeccioso. O paciente não aceitou esse tratamento e foi transferido para São Paulo, onde deu entrada em sepse, necrose parcial da lesão, e isquemia por trombose arterial. Manteve-se tratamento antibiótico e iniciou-se tratamento com OHB. Fezse remoção cuidadosa dos tecidos desvitalizados, poupando-se aqueles parcialmente viáveis (fig 1). Continuouse a aplicação de OHB, com granulação dos tecidos com melhora da sepse. Optou-se por reconstrução com retalho microcirúrgico do membro superior e anastomose da radial em pediosa. Após a cirurgia de reconstrução manteve-se o tratamento com OHB para garantir a integração, com boa evolução estética e funcional, recuperando a marcha normal com fisioterapia (fig 2). O paciente permaneceu 68 dias no Hospital dos quais 17 dias na UTI, recebeu 18 sessões de OHB e foi submetido a dois procedimentos cirúrgicos.

FIGURA 1

FIGURA 2

COMENTÁRIOS Em lesões traumáticas de extremidades, é comum que a manipulação das feridas resultem em agravamento das lesões por causarem novos traumas sobre os tecidos já fragilizados, como ocorreu com esse paciente, que após dois desbridamentos cirúrgicos continuou piorando. As alterações teciduais típicas desses traumas respondem muito bem ao tratamento com OHB: edema, isquemia, infecção, liberação de mediadores inflamatórios. Nesse caso, a OHB foi empregada na fase inicial para recuperar a ferida e após a realização do retalho, para garantir a integração.

6


SÍNDROME COMPARTIMENTAL

CASO CLÍNICO 2

P

aciente masculino de 29 anos, acidente automobilístico, fratura fechada incompleta de tibia e contusão de partes moles da panturrilha, atendido em hospital, após seis horas, em choque, que reverteu com administração de 2.000 ml de Ringer lactato. Havia grande sofrimento do pé por isquemia devido a sídrome compartimental. Imediatamente foi submetido a fasciotomia bilateral na perna e encaminhado ao tratamento na câmara hiperbárica, iniciado no dia seguinte. O aspecto do membro inferior está na figura 1, dia 03 de setembro.

FIGURA 1

FIGURA 2 Após 10 sessões de OHB no dia 17 de setembro

COMENTÁRIOS A lesão local causa intenso processo inflamatório que leva a edema que se inicia logo após o trauma e piora rapidamente quando o paciente está em choque, pela alteração da permeabilidade vascular. A administração rápida de cristalóides para reverter o choque, mesmo controlando o distúrbio hemodinâmico tende a descompensar o quadro local, fazendo com que os tecidos internos fiquem comprimidos dentro da pele, subcutâneo e fascias, com pouca elasticidade, levando à sídrome compartimental. Na sequencia, há compressão também dos nervos periféricos, necrose de tecidos e pode haver necessidade de amputação. Observa-se na figura 1 o grande edema e tensão dos múculos que aparecem nas feridas das fasciotomias. A aplicação de OHB reduz rapidamente o edema e simultaneamente acelera a granulação e também impede que o tecido muscular desprotegido se infecte, como se vê na figura 2 após duas semanas, na qual a ferida já está sem nenhuma tensão, reduziu de tamanho e está em franca granulação. Em casos menos graves, a OHB pode ser aplicada mais precocemente a ponto de evitar a realização de fasciotomia.

7


TECIDOS NECROSADOS P

aciente masculino de 26 anos, há cinco dias perfuração do pé num prego. Após dois dias dor, crepitação e necrose do pé que rapidamente se estendeu para cima, sendo internado com diagnnóstico de gangrena gasosa, o que se confirmou posteriormente por cultura de tecido positiva para Clostridium. Realizada amputação aberta abaixo

CASO CLÍNICO 3

do joelho. No dia seguinte, observava-se vários pontos de necrose e crepitação . O aspecto da coxa e do tronco é o observado na figura 1. Por não haver nível de amputação devido ao extenso comprometimento, o paciente foi encaminhado ao tratamento hiperbárico, em choque séptico.

Após o início da OHB o paciente rapidamente melhorou do choque e da sepse. O aspecto na quinta sessão de OHB é o que se observa na figura 2

FIGURA 1

FIGURA 2

COMENTÁRIOS A gangrena gasosa é uma das indicações mais clássicas para tratamento com OHB, pois além dos efeitos comuns, o oxigênio hiperbárico consegue inativar as toxinas clostridianas. Entretanto, o que queremos chamar a atenção é efeito nas necroses teciduais. Como fica evidente, o OHB delimitou perfeitamente onde está o tecido necrosado e recuperou os tecidos parcialmente isquêmicos, facilitando bastante a tarefa do cirurgião na remoção. Além disso, não há pressa em realizar o desbridamento porque a necrose fica estabilizada, não se propaga aos tecidos vizinhos e não se aprofunda. No caso aqui exemplificado, se o paciente tivesse sido encaminhado precocemente, talvez tivesse evitado a amputação. Por outro lado, se não tivesse disponível a OHB, o paciente teria morrido.

8


CASO CLÍNICO 4

OSTEOMIELITE CRÔNICA

P

aciente masculino, de 19 anos, acidente de moto com fratura exposta de ossos da perna esquerda há dois anos, fixação com placa. Após oito meses, fístula com saída de pus abundante. Desde então reoperado quatro vezes com desbridamentos e retirada das placas, tratamento com antibióticos de acordo com o antibiograma do

germe identificado nas culturas e curativos. Nesse período, nunca houve cicatrização da lesão. Foi encaminhado para tratamento adjuvante com OHB, mantendo-se o tratamento basal. O aspecto do membro inferior esquerdo no início da OHB no dia 04 de abril era o que se vê na figura 1

FIGURA 1 Após três meses de se acrescentar OHB ao tratamento convencional, no dia 07 de julho submetido a 64 sessões, consegui-se fechar a lesão, com aproximação com esparadrapo, sem suturas. O aspecto é o da figura 2

FIGURA 2

COMENTÁRIOS Nos casos de ossos expostos, o ideal é realizar a cobertura com rotação de retalhos, porém nesse caso o procedimento foi deixado para mais tarde. Enquanto isso, a infecção foi melhorando a tal ponto que foi possível aproximar as bordas da ferida com esparadrapo e foi mantido assim até o final. Observe-se que os casos de lesões crônicas como osteomielite por exemplo, o número de sessões de OHB necessárias para cicatrizar as lesões é geralmente muito maior, neste caso 65. Nesta fase, o que preconizamos é manter os antibióticos até completar seis meses e a OHB também, com sessões em dias alternados não mais diariamente.Faz-se também o acompanhamento com exames de sangue (provas inflamatórias e hemograma) para definir o melhor momento para interromper o tratamento.

9


10


11


UTILIDADE

ONDE ESTÃO AS CÂMARAS HIPERBÁRICAS NO BRASIL Dr. Pedro Henry

A

s primeiras experiências que culminaram com o desenvolvimento da Oxigenoterapia Hiperbárica no mundo, datam de 1.600. Hoje se estima a existência de mais de 8.000 câmaras hiperbáricas no mundo. Aqui no Brasil, desde 1995, o Conselho Federal de Medicina disciplinou o uso do oxigênio hiperbárico. Alguns estados brasileiros ainda não possuem nenhum serviço profissional de assistência hiperbárica. É claro que a maior con-

centração reserva-se ao Sudeste Brasileiro, como em todas as áreas de maior complexidade da medicina, mas o crescimento do segmento tem sido constante e mensalmente temos informações de novas clínicas com novas câmaras, sendo inauguradas no País. Os dados que apresentamos a seguir retratam o conhecimento oficial das clínicas associadas da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica, agrupadas por estado.

ALAGOAS 0C115 HIPERBARICA SANTA CASA DE MACEIÓ Médica Responsável: Lívia Pereira Nunes – CRM Rua Dias Cabral, s/nº - Centro Maceió / AL CEP: 57020-360 Fone: (82) 2123-6000 e-mail: liviapnunes@hotmail.com 0C116 HIPERBARICA HOSPITAL DO AÇUCAR Médico Responsável: Renee de Oliveira – CRM Av. Fernandes Lima Km 05 – Bairro do Farol Maceió / AL CEP: 57055-000 Fone: (82) 3218-0100 e-mail: reneeoliveira@uol.com.br

AMAZONAS 0C77 MEDBARICA – SERVIÇO DE MEDICINA HIPERBARICA DO AMAZONAS Daniel M. de Oliveira – CRM. 4631 Av. Joaquim Nabuco, 1359 Centro Manaus / AM CEP: 69020-030 Fone: (92) 3622-3392 e-mail: dr_dmo@hotmail.com ; medbarica@oi.com.br

BAHIA 0C68 CENTRO DE MEDICINA HIPERBÁRICA DO NORDESTE LTDA Médico Responsável: Dr. João Rodrigues David Neto - CRM Rua Plínio de lima, 01 Monte Serrat Salvador/BA CEP: 40425-310 Fone: (71) 3310-9225 e-mail: hbonordeste@terra.com.br 0C69 INSTITUTO BRANDÃO DE REABILITAÇÃO LTDA – IBR Médico Responsável: Dr. Maurilucio Cotrim Brandão – CRM Rua Góis Calmon, 235 Centro Vitória da Conquista / BA CEP: 45020-040 Fone: (77) 21014190 e-mail: ibr@ibr.com.br 0C91 CENTRO DE MEDICINA HIPERBÁRICA DE FEIRA DE SANTANA Médico Responsável: Alberto Pinto Cordeiro – CRM 23646 Av. Sampaio, 523 Centro Feira de Santana / BA

12

CEP: 44001-575 Fone (75)3221-1833 e-mail: hiperbaricafeira@gmail.com ; albertopintocordeiro@yahoo.com.br 0C97 HIPERMÉD – MEDICINA HIPERBARICA LTDA Médico Responsável: Lorena Tanajura Oliveira - CRM 18103 BA Praça Hercilio Lima, 95 Centro Vitória da Conquista/BA CEP: 45000-195 Fone: (77)3421-8506 e-mail: hipermed@hipermedbahia.com.br ; loretoliveira@gmail.com

CEARÁ 0C70 CENTRO DE OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA DO CEARÁ Médico Responsável: Dra. Vânia Lucia Cabral Rebouças – CRM Rua Paula Nery, 170 Aldeota Fortaleza / CE CEP: 60140-200 Fone: (85) 3224-0892 e-mail: contato@clinicasaobento.com.br ; vânia@clinicasaobento.com.br 0C71 HOSPITAL REGIONAL DA UNIMED DE FORTALEZA Médico Responsável: Dr. Charles Jean – CRM Av. Barão do Rio Branco, 4000 Fortaleza / CE CEP: 60055-172 Fone: (85) 32777180 email: ohb@hru.unimedfortaleza.com.br

DISTRITO FEDERAL 0C66 BRASÍLIA MEDICINA HIPERBÁRICA LTDA Médico Responsável: Dr. Alberto Jorge Madeiro Leite – CRM. 7248 SGAS 914 conj. H lote 64 ASA SUL Brasília / DF CEP: 70390-140 Fone (61) 3346-6005 e-mail: bmhiperbarica@gmail.com ; albertocempe@gmail.com 0C67 SERVIÇO DE MEDICINA HIPERBÁRICA DO HFA (HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS) (Exercito) Médico Responsável: Dra Maria Cristina Cury – CRM 15412 DF – 56892 SP Estrada do Contorno do Bosque, S/N Cruzeiro Novo Brasília / DF Cep: 70658-900 Fone: (61) 3966-2384 e-mail: medicinahiperbarica@hfa.mil.br ; mcury@hfa.mil.br


ESPÍRITO SANTO 0C74 OXIGENIUM MEDICINA HIPERBÁRICA Médico Responsável : Dr. Adonai Machado - CRM 6124 Rua Resk Salim Carone, 04 Gilberto Machado Cachoeiro do Itapemirim / ES CEP: 29303-096 Fone (28) 3518-5565 e-mail: adonai_albuquerque@hotmail.com

0C110 CENTRO DE TRATAMENTO DE OXIGENOTERAPIA LTDA Médico Responsável: Sabrina Rocha Felipe – CRM 4609 Rua 13 de junho, 2101 Centro Cuiabá/MT CEP: 78025-000 Fone: (65) 3626-1511 e-mail: hiperbarica_hgu@hotmail.com

MATO GROSSO DO SUL

0C75 MHM – MEDICINA HIPERBÁRICA METROPOLITANO LTDA Médico Responsável: Dr. Francisco José Centoducatte – CRM 2911 Av. Civit II lote 6 e 7 Laranjeiras Serra / ES CEP: 2916-032 Tel: (27) 3348-9644 e-mail: f.jose@metropolitano.org.br ; ceterut@terra.com.br

0C64 OXIMED–CENTRO DE MEDICINA HIPERBÁRICA E DIAGNÓSTICO DE CAMPO GRANDE LTDA Médico Responsável: Dr. Cláudio W. Luz Saab – CRM 2401 Rua Arquiteto Rubens Gil de Camilo, 159 Campo Grande / MS CEP:79.040-090 Fone: (67) 3321-3948 e-mail: oximed2@gmail.com

0C76 MEDICINA HIPERBÁRICA VITÓRIA S/S LTDA Médico Responsável: Dr. José Aldir de Almeida CRM 5383 BR 101 norte Km 2, s/n Carapina Serra / ES CEP: 29161-900 Fone: (27) 3348-5965 e-mail: hiperbarica@vah.com.br ; josealdir@vah.com.br

MINAS GERAIS

0C84 HIPEROX MEDICINA AVANÇADA LTDA Médico Responsável : Dr. Paulo Henrique Cardoso Matias Rua 02 s/n Pq Washington São Mateus / ES CEP: 29938-030 Fone (27) 37734219 e-mail: hiperoxhb@hotmail.com 0C109 CLINICA DE MEDICINA HIPERBÁRICA DE LINHARES LTDA EPP Av. São Mateus, 1283 Araçá Linhares/ES CEP: 29901-396 Fone: (27) 3151-3430 e-mail: hiperbarica.clinica@gmail.com 0C117 HIPERBARICA MERIDIONAL Médico Responsável: Irmo Marino Neto – CRM 11887 Rua João Batista, 200 – Trevo de Alto Lage Cariacica / ES CEP: 29151-920 Fone: (27) 3346-4233 / 4234 e-mail: irmomarino@yahoo.com.br

GOIÁS CENTRO DE EXCELÊNCIA EM OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA DE GOIÂNIA. Médico Responsável: Fernando de Oliveira Rodrigues - CRM R: 15 n* 1930 quadra J19 lote 21 e 22 Setor Marista - Goiânia Fone: 62-3932-0011 Email: contato@ceohg.com.br 0C81 OXIGYN (FERNADES E WALTRICK) Médico Responsável: Dr. Luis Otavio F. Waltrick – CRM Rua 1126 qd 229 lt 03 Setor Marista Goiânia / GO CEP: 74175-050 Fone (62) 3877-5338 e-mail: valeriawaltrick@gmail.com 0C111 HIPERBÁRICA RIO VERDE LTDA Médico Responsável: Lilian Martin Lacerda – CRM 10946 Rua Abel Pereira de Castro, 644 Centro Rio Verde/GO CEP: 75901-060 Fone (64) 3022-5533 e-mail: recuperar.hiperbarica@gmail.com

0C51 CENTRO MINEIRO DE MEDICINA HIPERBÁRICA S/C LTDA Médico Responsável: Maria do Carmo Maia de Oliveira Perpétuo – CRM. 5570 Av. do Contorno, 9495 Prado Belo Horizonte / MG CEP: 30110-063 Fone: (31) 2126-6180 / 2126-6161 / 2126-6166 e-mail: lady@medicinahiperbarica.com 0C52 INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA HIPERBÁRICA Médico Responsável: Dr. Paulo César de Abreu Sales CRM: Belo Horizonte / MG Fone: (31) 3241-2946 / 8835-4068 ibmh@uai.com.br, pcsales@terra.com.br 0C83 OHT – OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA DO TRIANGULO LTDA Médico Responsável : Dr. André Luis Cautella Navarro - CRM Av. Getulio Vargas, 194 Martins Uberlândia / MG CEP: 38400-434 Fone (34) 9922-6564 e-mail: andrelcnavarro@gmail.com 0C86 CLÍNICA OX LTDA Médico Responsável : Dr. Valter Moreno Jr. – CRM Rua do Carmo, 378 Nossa senhora da Abadia Uberaba / MG CEP: 38025-000 Fone (34) 3333-9765 e-mail: clinicaox@clinicaox.com.br ; adm@clinicaox.com.br OC 87 OXIMED - CENTRO DE MED. HIPERBÁRICA ESP. TRATAMENTO DE FERIDAS LTDA Médico Responsável : Dr. Alysson Marcondes – CRM. 44231 Rua João Pessoa, 786 Martins Uberlândia / MG CEP: 38400-338 e-mail: dr.alyssonmarcondes@gmail.com 0C94 INSTITUTO DE MEDICINA HIPERBARICA DO LESTE DE MINAS - HIPEROX Médico Responsável : Josenira Leoni Cardoso – CRM 17026 Rua Francisco Sales, 262 Esplanada Governador Valadares/ MG CEP: 35010-110 Fone: (33) 3271-1341 e-mail: hiperbarox@hotmail.com 0C96 SERVIÇO HOSPITALAR DE OXIGENOTERAPIA SANTA GENOVEVA LTDA Médico Responsável : Luiz Fernando Pinheiro de Freitas CRM 37446 MG Av. Raulino Cotta Pacheco, 550 Osvaldo rezende Uberlândia/MG CEP: 38400-370 Fone: (34) 3239-0763 e-mail: contato@hiperbaricasantagenoveva.com.br 0C107 O2JF – CENTRO DE OXIGENOTERAPIA HIPERBARICA DA ZONA DA MATA Médico Responsável: José da Mota Neto – CRM 37001 Av. Presidente Itamar Franco, 4001 Torre Leste 211/213 – Dom Bosco Juiz de Fora/MG CEP: 36025-290 Fone: (32) 9912-0909 e-mail: motadort@gmail.com

MATO GROSSO

PARÁ

0C78 HIPERBÁRICA SANTA ROSA Médico Responsável ; Dr. Pedro Henry - CRM 1037 Rua Abel Maluf, 119 Jdm Mariana Cuiabá / MT CEP: 78040-783 Fone: (65) 3626.3701 e-mail: pedrohenry@terra.com.br

0C73 SERVIÇO DE MEDICINA HIPERBÁRICA PORTO DIAS Médico Responsável: Dra. Norma Sueli de Carvalho Fonseca – CRM Av. Almirante Barroso, 1454 Marco Belém / PA CEP: 66095-000 Fone (91) 3084-3097 e-mail: norma_sueli@globo.com

13


14


PARANÁ 0C53 MEDICINA HIPERBÁRICA BRASIL-SUL LTDA Médico Responsável: Dr. Luciano Machado - CRM Trav. Drº Flávio Luiz, 711 Juvevê Curitiba / PR CEP: 80030-460 Fone: (41) 3262-9467 e-mail: ohb@ohb.com.br 0C54 MEDICINA HIPERBÁRICA GMA Médico Responsável: Dr. Fabrício Valandro Rech – CRM. 23141 Rua Emílio de Menezes,833 Curitiba / PR CEP: 80520-240 Fone : (41) 3027-3696 E-mail: hiperbaricahp@gmail.com 0C56 OX MEDICINA HIPERBÁRICA (STA CASA DE LONDRINA) (Hosp. Escola) Médico Responsável: Dr. Wilson Albieri Vieira – CRM 113750 Rua Espirito Santo, 523 Londrina /PR CEP: 86010-510 Fone: (43) 3373-1777 Email: joseane.queiroz@iscal.com.br ; beatriz.silva@iscal.com.br 0C92 MEDICINA HIPÉRBÁRICA LTDA Médico Responsável : Dr. Gustavo Ferst Fleiniibing – CRM. 18906 Av. Gramado, 580 Vila A Bloco 8 Foz do Iguaçu / PR CEP: 85860-460 Fone (45) 3025-7500 e-mail: oxifoz@gmail.com 0C114 CLINICA HIPERBÁRICA DE CICATRIZAÇÃO LTDA Médico Responsável: Marco Antonio Araujo da Rocha Loures – CRM 6539 Av: Cerra Azul, 2724 Jdm Novo Horizonte Maringá/PR CEP: 87010-055 Fone: (44) 3227-2740 e-mail: administração@o2medicinahiperbarica.com.br SITE: www.o2medicinahiperbarica.com.br Multiplace: 1 câmara – 14 pacientes

PERNAMBUCO 0C72 BOURBON & PANTOJA SERVIÇOS LTDA - UNIAD Médico Responsável: Dr. Paulo Santos Pantoja – CRM 1841 Av. Lins Petit, 165 Boa Vista Recife / PE CEP: 50070-230 Fone: (81) 3423-4331 e-mail: uniad2005@yahoo.com

RIO DE JANEIRO 0C36 ACERGY BRASIL S/A (Embarcação/Marinha) Médico Responsável: Dr. Humberto Gomes e Souza Filho Av. Prefeito Aristeu Ferreira da Silva, 1661 Novo Cavaleiros Macaé / RJ CEP: 27930-070 Fone: (22) 2773-9990 e-mail: renata.nahon@acergy-group.com ; humberto.gomes@acergy-group.com 0C37 ACQUAMED MEDICINA OCUPACIONAL LTDA Médico Responsável: Dr. Ricardo Vivacqua – CRM: Av. Nilo Peçanha, 50 Sala 3010 Centro Rio de Janeiro / RJ CEP: 20020-100 Fone: (21) 2157-3550 e-mail: acquamed@acquamed.com.br 0C38 STA HOSPITALAR S/C LTDA - GLÓRIA Médico Responsável: Dr. Joaquim Duarte – CRM. 5244194-6 Rua Santo Amaro, 80 Glória Rio de Janeiro / RJ CEP: 22211-230 Fone: (21) 2222-2320 e-mail: gerencia@oxigeniohiperbarico.com.br 0C39 OHB – RIO MEDICINA HIPERBÁRICA Médico Responsável: Dr. Tomaz de Aquino Pedreira Brito – CRM: 5238562-4 Rua Carolina Amado, 280 Vaz Lobo

Rio de Janeiro / RJ CEP: 22250-080 Fone: (21) 2504-3579 e-mail: tombrito@infolink.com.br 0C40 CENTRO MÉDICO HIPERBÁRICO DO RIO DE JANEIRO – OXYLIFE DO BRASIL LTDA. Médico Responsável: Dra. Solany Araujo Zerbiny – CRM: Av. Geremário Dantas, 877 Pechincha Jacarepaguá / RJ CEP: 22743-011 Fone: (21) 2424-6699 e-mail: luizoliveira@oxylife.com.br 0C41 HOSPITAL NAVAL MARCILIO DIAS – SERVIÇO DE MEDICINA HIPERBÁRICA (Marinha) Médico Responsável: Dr. Lary Sitnoveter- Capitão Rua César Zama, 185 Lins de Vasconcelos Rio de Janeiro / RJ CEP: 20725-090 Fone: (21) 2599-5557 e-mail: eplacerda75@ig.com.br ; denílson_golpilhares_e@hotmail.com 0C42 STA HOSPITALAR S/C LTDA – PENHA Médico Responsável: Dr. Iriano da Silva Alves – CRM: 5228471-6 Estrada Vicente de Carvalho, 1159 Vila da Penha Rio de Janeiro / RJ CEP: 21210-623 Fone: (21) 2482-9696 e-mail: irianodoc@gmail.com ; recepcaosemiu@oxigeniohiperbarico.com.br 0C43 STA HOSPITALAR – NITERÓI Médico Responsável: Dr. Marcio Jorge Soares Leite – CRM. 5234876-4 Av. Sete de Setembro, 301 Icaraí Niterói / RJ CEP: 24230-251 Fone: (21) 2612-1111 e-mail: adm@oxigeniohiperbarico.com ; Marcio_soares@terra.com.br 0C44 BASE ALMIRANTE CASTRO E SILVA (Marinha) Médico Responsável: Nelson Elias Andrade Junior – CRM Ilha do Mocanguê Grande, s/n Ponta D’agua Niterói / RJ CEP: 24040-900 Fone: (21) 2189 1318 e-mail: marcos@bacs.mar.mil.br 0C45 OXIGÊNIO HIPERBÁRICO DE MACAÉ – OHM Médico Responsável: Dr. Cristiano Passos Alonso – CRM. 52674478 Praça Veríssimo de Melo, 391 Centro Macaé / RJ CEP: 27913-100 Fone: (22) 2759-9082 e-mail: oxigenioterapia@yahoo.com.br 0C46 SOCIEDADE PORTUGUESA DE BENEFICÊNCIA DE CAMPOS Médico Responsável: Dr. Marco Antonio Velloso de Carvalho - CRM: 5222221-8 Rua Barão de Miracema, 140 Centro Campos dos Goytacazes / RJ CEP: 28035-300 Fone: (22) 2737-6250 e-mail: spbc.rol@terra.com.br; iovelloso@uol.com.br 0C47 O2HLAGOS - OXIGÊNIO HIPERBÁRICO DE CABO FRI. Médico Responsável: Dr. Cristiano Passos Alonso - CRM: 5267447-8 Av. Teixeira de Souza, 2104 São Cristovão Cabo Frio / RJ CEP: 28905-100 Fone: (22) 2640-0878 e-mail: o2hlagos@hotmail.com ; crispalonso@hotmail.com 0C48 CENTRO FLUMINENSE DE OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA Médico Responsável: Dra. Adriana Pacheco Rodrigues Janus - CRM: Alameda Pio XII , 138 Centro São Gonçalo / RJ CEP: 24440-410 Fone: (21) 2604-1741 e-mail: cefohb@gmail.com ; aprjanus@uninet.com.br 0C49 CEO2 - CENTRO DE OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA Médico Responsável: Dr. Ricardo Veiga Silva – CRM Rua Paulino Afonso, 477 Centro Petrópolis / RJ CEP: 25684-900 Fone: (24) 2246-3258 e-mail: ceo2@ceo2.com.br

15


0C80 CENTRO DE MEDICINA HIPERBÁRICA ITAPERUNA LTDA Médico Responsável: Dr. Marcus Lima Bedim - CRM Rua Cel Luiz Ferraz, 479 Centro Itaperuna / RJ CEP: 28300-000 Fone: (22) 3824-2440 e-mail: hiperbaricaitaperuna@yahoo.com.br 0C90 CENTRO SERRANO DE MEDICINA HIPERBÁRICA Médico Responsável: Dr. Túlio Augusto de Azevedo – CRM 5266587-8 Rua Judith Mauricio de Paula, 40 Lucas Teresópolis / RJ CEP: 25964-220 Fone (21) 2741-4352 ramal 460 e-mail: ohbserrano@gmail.com ; tulioaugustodeazevedo@gmail.com 0C101 INSTITUTO DE OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA LTDA Médico Responsável: João Roberto Chaves de Almeida – CRM 5228259-7 Rua 41 C , 1099 Vila Santa Cecília Volta Redonda/RJ CEP: 27255-430 Fone: (24) 3348-0839 e-mail: atendimento@hbvr.com.br / drjoaoroberto@cardiocine.com.br

RIO GRANDE DO NORTE 0C63 BASE NAVAL – SERVIÇO DE MEDICINA HIPERBÁRICA (Marinha) Médico Responsável: Dr. Fredson Jand Silva da Fonseca – CRM Rua Silvio Pelico, s/n Alecrim Natal / RN CEP: 59040-150 Fone: (84) 3201-7046 e-mail: divisão.medicina@hnnatal.mar.mil.br 0C82 CLÍNICA HIPERBÁRICA NATAL LTDA Médico Responsável: Dr. Marcus Vinicius de Moraes – CRM 4555 Rua Maxaranguape,614 Tirol Natal / RN CEP: 59020-160 Fone (84) 4006-5462 e-mail: marcus@hiperbaricanatal.com.br ; anestesia_rp@hotmail.com 0C108 CENTRO DE MEDICINA HIPERBÁRICA DO RN Médico Responsável: Fábio Costa Souza – CRM 4280 Rua Joaquim Araujo Filho, 1413 Lagoa Nova Natal/RN CEP: 59063-120 Fone: (84) 3234-3872 e-mail: adm2@ohbnatal.com.br

RIO GRANDE DO SUL 0C57 CLÍNICA DE MEDICINA HIPERBÁRICA LTDA Médico Responsável: Dr. Fernando Bernardi – CRM. 19761 Rua Rodolfo Braghirolli, 415 Cinqüentenário Caxias do Sul / RS CEP: 95013-340 Fone: (54) 3027 1981 e-mail: climedhi@climedhi.com.br 0C58 INSTITUTO DE OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA DO BRASIL LTDA – IOHB Médico Responsável: Dra. Luciana Caccavo Miguel – CRM. 33477 Rua Visconde do Rio Branco, 545 Floresta Porto Alegre / RS CEP: 90220-231 Fone: (51) 3346-7344 e-mail: iohb@iohbnet.com.br ; lcaccavo@uol.com.br 0C59 CENTRO SUL BRASILEIRO DE MEDICINA HIPERBÁRICA LTDA Médico Responsável: Dr. Fabrício Valandro Rech – CRM. 23141 Rua Itália, 878 Centro Erechim / RS CEP: 99700-000 Fone: (54) 3522-1745 e-mail: adm@hiperbarica.med.br ; fabriciovrech@hotmail.com 0C95 CENTRO SUL BRASILEIRO DE MEDICINA HIPERBÁRICA Médico Responsável: Dr. Fabrício Valandro Rech Rua Uruguai, 2050 Boqueirão Passo Fundo/RS CEP: 99010-112 Fone: (54) 3045-2010 e-mail: adm@hiperbarica.med.br

16

CENTRO DE MEDICINA HIPERBÁRICA PROTÁSIO ALVES Av. Protásio Alves, 4761 Porto Alegre/RS 0C98 CENTRO DE MEDICINA HIPERBÁRICA S/S LTDA Medico Responsável: Drª Clair Rodrigues Teixeira do Amaral CRM 17962 Av. Presidente Vargas, 334 Junção Rio Grande/RS CEP: 96202-100 Fone: (53)3201-4481 e-mail: hiperbaricarg@bol.com.br ; clairamaral@uol.com.br 0C99 NUCLEAR SUL LTDA Médico Responsável: Álvaro Garcia Louzada CRM 22894 Av. Andrade Neves, 915 Centro Pelotas/RS CEP: 96020-080 Fone: (53) 32782626 e-mail: contato@nuclearsul.com.br

SANTA CATARINA 0C60 HIPEROX MEDICINA HIPERBÁRICA S/C LTDA Médico Responsável: Roque Marcio Gonçalves Argerami – CRM 6687 Rua Amazonas, 301 Ribeirão Fresco Blumenau / SC CEP: 89020-001 Fone: (47) 3340-3909 e-mail: hiperox@hsc.com.br ; roq@terra.com.br 0C61 CLINOX - JOINVILLE CLÍNICA DE OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA S/S LTDA Médico Responsável: Dr. Mario Tadeu Waltrick Rodrigues - CRM 3402 Rua Drº Placido Gomes, 500 Anita Garibaldi Joinville / SC CEP: 89202-050 Fone: (47) 3423-0303 e-mail: clinox@terra.com.br 0C62 OXVITTA - INSTITUTO CATARINENSE DE OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA Médico Responsável: Dr. Gervani Bittencourt Bueno CRM 5591 Rua João Cechinel, 352 Centro Criciúma /SC CEP: 88811-500 Fone/fax: (48) 3433-0777 e-mail: contato@oxvitta.com.br ; oxivitta@gmail.com 0C105 CLINICA DE ORTOP. E MED. HIPERBARICA DR. MACHADO S/S LTDA Médico Responsável: Carlos Alberto Machado Santos – CRM 11994 Av. Getulio Dorneles Vargas, 1020 Centro Chapecó/SC CEP: 89814-000 Fone: (49)3328-9691 e-mail: adm@hiperbaricachapeco.com.br ; carlos@hiperbaricachapeco.com.br

SÃO PAULO 0C01 OXIGÊNIO HIPERBÁRICO S/C LTDA Médico Responsável: Dra. Mariza D’Agostino Dias – CRM. 12712 Rua Peixoto Gomide, 613 Cerqueira Cezar São Paulo/SP CEP: 01409-902 Fone: (11) 3147-9760 e-mail: contato@hiperbarico.com.br 0C02 OXIGÊNIO HIPERBÁRICO VILA MARIANA S/C LTDA Médico Responsável: Dra. Luciana Maria Martins Menegazzo – CRM 52631 Rua Santa Cruz, 398 Vila Mariana São Paulo / SP CEP: 04122000 Fone: (11) 5080-2255 e-mail: ohbvm@ig.com.br 0C03 MEDICINA HIPERBÁRICA PACAEMBU Médico Responsável: Dr. Luiz Antonio Cavalcante Bodon – CRM 69796 Av. Pacaembú, 1105 Santa Cecilia São Paulo / SP CEP: 01234-001 Fone: (11) 5549-4029 e-mail: clinicamultiplace@uol.com.br 0C04 CENTRO MÉDICO HIPERBÁRICO – CEMHIPER Médico Responsável: Dr. Ivan Jorge Ribeiro – CRM Praça Senador Lineu Prestes, 326 Alto de Pinheiros São Paulo / SP CEP: 05434-070


Fone: (11) 3815-6067 / 3813-6957 / 9618-8224 e-mail: cemhiper@uol.com.br 0C06 IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICORDIA DE SÃO PAULO (Hosp. Escola) Médico Responsável: Dr. Paulo Roberto C. Azevedo – CRM. 80426 Rua Dr. Cesário Mota Jr , 112 Vila Buarque São Paulo / SP CEP: 01221020 Fone: (11) 2176-7342 e-mail: ohb@santacasasp.org.br ; araujoazevedo@uol.com.br 0C07 MEDICINA HIPERBÁRICA ZONA SUL - HOSPITAL NOSSA SENHORA DE LOURDES Médico Responsável: Dr. Roberto Helbert Bammann – CRM – 52941 Rua Das Peróbas, 344 1º SS Jabaquara São Paulo / SP CEP: 04321-120 Fone: (11) 5018-4470 e-mail: medhiperbaricazs@uol.com.br ; contato@hiperbarica.com.br 0C08 MEDICINA HIPERBÁRICA ZONA NORTE LTDA - HOSPITAL SÃO CAMILO Médico Responsável: Dra. Sandra Maria Teixeira – CRM. 51535 Rua Voluntários da Pátria, 3693 2º andar São Paulo / SP CEP: 02451-040 Fone: (11) 2973-6513 e-mail: medhiperbarica@uol.com.br 0C10 MEDICINA HIPERBÁRICA ZONA OESTE LTDA Médico Responsável: Dr. José Ribamar C. Branco Filho – CRM 61663 Av. Pompéia, 1178 Pompéia São Paulo / SP CEP: 05022-001 Fone: (11) 3677-4409 e-mail: chiperbarica.pompeia@uol.com.br 0C12 CENTRO EUROPA MEDICINA HIPERBARICA LTDA - HOSPITAL CARLOS CHAGAS Médico Responsável: Dr. Carlos Henrique Esteves – CRM 62139 Rua Barão de Mauá, 547 Centro Guarulhos / SP CEP: 07012-040 Fone: (11) 2463-5056 e-mail: contato@hiperbarica.com.br 0C14 HIPERBÁRICA SERVIÇOS MÉDICOS LTDA Médico Responsável: Dr. Reinaldo Sacco – CRM. 14783 Av. Dom Pedro II , 843 Jardim Santo André / SP CEP: 09080-110 Fone: (11) 4437-3232 E-mai: falecom@barolitho.com.br

0C21 CEMEHI – CENTRO DE MEDICINA HIPERBARICA Médico Responsável: Dr. Paulo Cesar Daguano Antoniazzi – CRM. 44651 Rua Sete de Setembro, 777 Centro Ribeirão Preto / SP CEP: 14010-180 Fone: (16) 3636-8010 e-mail: cemehimultiplace@hspaulo.com.br 0C22 CETAFE- Centro de Tratamento de Feridas do Hospital Especializado Médico Responsável: Dr. Olimpio Colocchio Filho – CRM 45948 Av. independência, 4000 Jdm Califórnia Ribeirão Preto / SP CEP: 14026-160 Fone: (16) 3913-0004 e-mail: ocolocchio@terra.com.br ; cetafe@hospitalespecializado.com.br 0C23 OXIBARIMED - Serviço de Oxigenoterapia Hiperbárica Ltda Médico Responsável: Dr. Sergio Passerotti – CRM. 16703 Rua Rio Branco, 13 / 83 Centro Bauru / SP CEP: 17015-311 Fone: (14) 4009-8605 e-mail: contato@oxibarimed.com.br ; passerotti@uol.com.br 0C24 HOSPITAL MATERNIDADE FREI GALVÃO Médico Responsável: Dr. José Alberto Nunes de Campos - CRM 45407 Rua Domingos Leme, 77 Santa Rita Guaratinguetá / SP CEP: 12502-380 Fone: (12) 3128-3800 e-mail: jancampos@uol.com.br 0C25 SANTA CASA DE SANTOS (Hosp. Escola) Médico Responsável: Dr. Antônio Carlos Giometti Martins – CRM Av. Dr. Claudio Luiz da Costa, 50 Jabaquara Santos / SP CEP: 11075-900 Fone: (13) 3202-0746 E-mail: hiperbarica.scms@gmail.com 0C26 MEDICINA HIPERBÁRICA DE SANTOS LTDA Médico Responsável: Dr. Luiz Alberto Vieira dos Santos Jr. – CRM. 19222 Av. Ana Costa, 193 Vila Mathias Santos / SP CEP: 11060-904 Fone: (13) 3221-8081 e-mail: hiperbarica@hiperbaricasantos.com.br 0C27 SOCIEDADE PORTUGUESA DE BENEFICÊNCIA Médico Responsável: Dr. Marcos Boteon Neto - CRM Av. Bernardino de Campos, 47 Vila Belmiro Santos / SP CEP: 11065-910 Fone: (13) 2102-3434 e-mail: hiperbárica@spb.org.br

0C16 CENTRO MÉDICO HIPERBÁRICO ASSIS MARINHO LTDA Médico Responsável: Dr. Francisco de Assis Marinho Pereira – CRM. 23445 Rua Porangaba, 1855 Jdm Presidente Araçatuba / SP CEP: 16072-475 Fone: (18) 3625-5545 e-mail: marilzageraldi@hotmail.com 0C17 BAROMED LTDA Médico Responsável: Dr. Marcus Vinicius de Carvalho – CRM 53532 Av. José Longo,1189 São Dimas São José dos Campos / SP Fone: (12) 3913-3199 e-mail: baromed@baromed.com.br 0C18 ORGANIZAÇÃO MÉDICA HIPERBÁRICA – POLICLIN Médico Responsável: Av. Nove de Julio, 430 Jdm Apolo São José dos Campos / SP CEP: 12243-000 Fone: (12) 3913-5005 e-mail: uti@policlin.com.br 0C20 MEMORIAL HOSPITAL S/A Médico Responsável: Dr. Omar Feres – CRM. 55108 Rua Visconde de Inhaúma, 1600 Sumaré Ribeirão Preto / SP CEP: 14025-100 Fone: (16) 3977-8406 e-mail: cemehi@hspaulo.com.br

17


0C28 CORPO DE BOMBEIROS – EMBARCAÇÃO GOVERNADOR FLEURY (Militar) Médico Responsável: Tenente Walmir Magalhães de Sales Rua Sargento Wagner Lemela, 145 Vila Funchal Guarujá / SP CEP: 11432-070 Fone: (13) 3358-2700- Ramal 230 e-mail: magalhaesales@polmil.sp.gov.br 0C29 CORPO DE BOMBEIROS – EMBARCAÇÃO COMANDANTE CIANCIULLI (Militar) OBS: A BASE “GOVERNADOR FLEURY E COMAND. CIANCULLI ESTÃO CENTRALIZADO NO MESMO ENDEREÇO. Médico Responsável: Tenente Walmir Magalhães de Sales Rua Sargento Wagner Lemela, 145 Vila Funchal Guarujá / SP CEP: 11432-070 Fone: (13) 3358-2700- Ramal 230 e-mail: magalhaesales@polmil.sp.gov.br 0C30 CENTRO MÉDICO ASSIS MARINHO – ILHA SOLTEIRA Médico Responsável: Dr. Francisco de Assis Marinho Pereira - CRM 23445 Alameda Bahia, 618 Centro Ilha Solteira / SP CEP: 15385-000 Fone: (18) 3742-5330 e-mail: marilzageraldi@hotmail.br 0C31 OXICLÍNICA – CENTRO MÉDICO HIPERBÁRICO DO OESTE PAULISTA LTDA Médico Responsável: Dr. Aroldo Ferreira da Silva – CRM. 31908 Av. Marechal Deodoro, 205 Vila São Jorge Presidente Prudente / SP CEP: 19013-060 Fone: (18) 3908-2113 e-mail: oxiclinica@hotmail.com ; aroldomed@bol.com.br 0C32 OXICENTER – CENTRO DE MEDICINA HIPERBÁRICA DE SOROCABA . Médico Responsável: Dr. Clauber Faria Lahan – CRM: 97215 Rua Martinica, 265 Jdm América Sorocaba / SP CEP: 18046-805 Fone: (15) 3418-4560 / E-mail: oxicenter@oxicenter.com.br 0C33 HYPERMED MEDICINA HIPERBÁRICA LTDA Médico Responsável: Dr. Ricardo Franchini – CRM Av. Jesuino Marcondes Machado.1050 Nova Campinas Campinas / SP CEP: 13092-321 Fone: (19) 3255-3809 www.hypermed.com.br e-mail: contato@hipermed.com.br 0C34 OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA HOSPITAL VERA CRUZ Médico Responsável: Dr.Thiago Jair Vedovello CRM : 110 006 Av. Andrade Neves, 402 Botafogo Campinas / SP CEP: 13013-900 Fone: (19) 3734-3115 e-mail: tved@bol.com.br 0C35 O2 CENTRO HIPERBÁRICO Ltda - IPB Médico Responsável: Dr. Marcos Abboud – CRM. 75077 Av. Dr. Antonio Barbosa. Filho, 1240 Francano Franca / SP CEP: 14400-005 Fone: (16) 3724-7000 E-mail: o2@o2centrohiperbarico.com.br 0C50 HIPERMED - CLÍNICA DE MEDICINA HIPERBÁRICA DR. LAPENA LTDA Médico Responsável: Dr. Luis Claudio Lapena Barreto – CRM. 68672 Rua Serventuário Antônio Di Nardo, 24 Fonte Araraquara / SP CEP: 14802-390 Fone (16) 3331-7117 E-mail: hipermed-hiperbarica@hotmail.com 0C79 MEDICINA HIPERBÁRICA ZONA OESTE – Hospital Bandeirantes Médico Responsável: Dr. José Ribamar Carvalho Branco Filho – CRM Rua Galvão Bueno, 257 Liberdade São Paulo / SP CEP: 01506-000 Fone (11) 3345-3334 e-mail: camarahiperbarica@hospitalbandeirantes.com.br ; jrbranco@uol.com.br

18

0C85 O2 CENTRO HIPERBÁRICO PIRACICABA LTDA Médico Responsável : Allan Spada Mainane – CRM Rua JoaquimAndré, 775 sala 1 Centro Piracicaba / SP CEP: 13400-850 Fone (19) 3377-9993 e-mail: piracicaba@o2centrohiperbarico.com.br 0C88 MEDICINA HIPERBÁRICA - HOSPITAL SÃO CAMILO - IPIRANGA Médico Responsável : Dr. Ivan Silva Marinho – CRM. 48389 Rua Pouso Alegre, 01 Ipiranga São Paulo / SP CEP: 04261-030 Fone (11) 2308-2857 e-mail: hiperbarica.ipiranga@saocamilo.com 0C89 IRMANDADE SANTA CASA DE MARÍLIA (Hosp.Escola) Dr. Sergio Passerotti _ CRM 16703 Av. Vicente Ferreira, 9828 Cascata Marília / SP CEP: Fone (14 )3402-5555 / 3316-5554 e-mail: passerotti@uol.com.br ; oxibarimedmarilia@hotmail.com 0C93 CENTRO ESPEC. EM REAB. DR. ARNALDO PEZZUTTI CAVALCANTE (Hospital Publico) Médico Responsável ; Dr. Magno Santos Leite – CRM 39279 Rod. Candido Rego Chaves, km 3.5 Jundiapeba Mogi das Cruzes/SP CEP: 08751-970 Fone (11) 4723-9942 e-mail: magnochi@bol.com.br 0C100 FXX CENTRO MÉDICO SOCIEDADE LTDA – (FENIX) Médico Responsável: Drº Gustavo Alexey Boher Lopes CRM 128179 Av. Frei Pacifico Wagner, 281 Centro Caraguatatuba/SP CEP: 11660-280 Fone: (12) 3883-9348 e-mail: centromedicofenix@gmail.com / fxxcentromedico@gmail.com 0C102 CLINICA MÉDICA E DE SERVIÇOS DE SAÚDE CAMPOS E FARIA LTDA Médico Responsável: Ayrton Soeiro de Faria – CRM 021100 Rua Carolina Melheiros, 92 Centro São João da Boa Vista/SP CEP: 13870-720 Fone (19)9759-7777 e-mail: ayrtondefaria@gmail.com 0C103 ZION CELL CLINICA Médico9 responsável: Magno Lopes de Menezes - CRM 100045 Rua Dom Pedro I, 716 Vila Moraes Ourinhos/SP CEP: 19900-141 Fone: (14) 3302 6600 / 30264991 e-mail: hiperbaricaourinhos@hotmail.com ; hiperbaricalulu_ly@hotmail.com 0C104 H MÉDICOS ASSOCIADOS DE MOGI MIRIM S/C LTDA Médico Responsável: Raji Rezek Ajub – CRM 25503 Av. 22 de Outubro, 733 Jdm Jdm Helena Mogi Mirim?SP CEP: 13806-050 Fone: (19) 3814-3400 e-mail: i_lanzelotti@yahoo.com.br : rajiajub@ig.com.br 0C106 MEDICNA HIPERBARICA RIO PRETO LTDA Médico Responsável: João Armando Padovani Junior CRM 63569 Rua Raul Silva, 148 Redentora S.João do Rio Preto/SP CEP: 15015-020 Fone: ( 17) 3305-0631 e-mail: hiperbarica.riopreto@gmail.com 0C112 CLINICA HIPERBÁRICA SOROCABA LTDA Médico Responsável: Sergio Penteado – CRM 82639 Rua Terêncio Costa Dias, 788 Jdm Bertanha Sorocaba/SP CEP: 18052-200 Fone: (15) 3217-6381 e-mail: hiperbaricasorocaba@gmail.com 0C113 OXICENTER CENTRO DE MEDICINA HIPERBÁRICA DE ITÚ Médico Responsável: Daniela Vendramini Flores- CRM 112863 Rua Joaquim Bernardes Borges, 433 Centro - Itu/SP CEP: 13300-025 Fone: (11) 2429-3025 e-mail: oxicenter@oxicenter.com.br


19


20

Profile for Fausto Olini

Revista SBMH  

Revista Brasileira de Medicina Hiperbárica Volume Único - 46º CBOT - 2014

Revista SBMH  

Revista Brasileira de Medicina Hiperbárica Volume Único - 46º CBOT - 2014

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded