Page 1

Linha de Transmissão 500kV

Manaus/Boa Vista e Substações Associadas


No Brasil, o sistema de transmissão de energia elétrica se desenvolveu utilizando diferentes níveis de tensão, devido ao grande tamanho do País

e à necessidade de atender diferentes tipos de usuários (indústrias, residências, iluminação pública, escolas, etc....) Esse empreendimento interligará os sistemas Manaus e Boa Vista e será responsável por incluir Estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional SIN, uma vez que este era o único Estado sem conexão a esse Sistema.


MANAUS

RORAINÓPOLIS

CANTÁ

RIO PRETO DA EVA

SÃO LUIZ DE ANUÁ

MUCAJAÍ

PRESIDENTE FIGUEIREDO

CARACARAÍ

BOA VISTA


Faixa de Servidão/FAIXA DE SEGURANÇA É a área reservada, como margem de segurança elétrica, para a construção, operação e manutenção de Linhas de Transmissão. No caso da Linha de Transmissão 500kv Manaus /Boa Vista e Subestações, com largura de 70metros, a linha será implantada no centro da faixa. O proprietário permanecerá com seu domínio e continuará usando a faixa de servidão /faixa de segurança, embora com algumas restrições de uso.


O QUE VOCÊ PODE FAZER! • Transitar livremente pela Faixa de Servidão, inclusive com veículos de pequeno e médio porte; • Caminhar próximo a Torre; • Pasto para pequenos animais; • Plantação de lavouras de pequeno porte (até 1 metro de altura). Tais como feijão, sorgo, abóbora, melancia, melão, abacaxi e maracujá; • Hortas.

LEMBREM-SE A LINHA DE TRANSMISSÂO NÃO TRANSMITE RADIAÇÂO E NÃO OFERECE PERIGO À SAÙDE.


O QUE NÃO PODE FAZER! • Subir nas Torres; • Causar danos aos suportes e às Torres; • Construir casa ou quaisquer outras edificações; • Fica expressamente proibido atear fogo ao longo da faixa de segurança / servidão ou em sua proximidade; • Aproximar-se dos cabos condutores com qualquer tipo de máquina e / ou implemento agrícola, como tratores, colheitadeiras e arados, só poderão ser usados nas proximidades das torres, quando observada a distância mínima de três metros, em relação a cada um dos quatro estais das torres da linha de transmissão;

• Não será permitido, ao longo da faixa de segurança / servidão da linha, qualquer tipo de cultivo irrigado, cultivo de árvores, quer seja frutífera ou não, cana-de-açúcar, bambu, bananal e outras espécies de vegetais de grande porte que possam ou venham colocar em risco a integridade física da linha; • Não será permitido na faixa de segurança / servidão o cultivo de pastagens da espécie de capim Colonião, Anapiê, Cameron ou similares, quanto ao porte e altura; • A preparação do solo para plantio de espécies permitidas ao longo da faixa de segurança / servidão, não poderá ultrapassar quarenta centímetros de profundidade; • Praticar quaisquer tipos de esporte, como soltar pipa, jogar futebol, vôlei ou queimada.


Licença de Operação (LO).

LINHA DO TEMPO

Início das Obras.

Licença de Instalação (LI). (Após a aprovação da Audiência Pública) Elaboração dos Programas Ambientais (PBA). (Após Audiência Pública). Licença Prévia ( LP)

Audiência Pública (Depende da aprovação do estudo realizado pelo “IBAMA”).

Protocolo – IBAMA - (EIA-RIMA – Junho 2012).

Estudo Ambiental - (EIA-RIMA) Out 2011-Maio 2012.

Assinatura do Contrato - (Janeiro de 2012)

Leilão - ANEEL. - 2/09/2011


Haverá alterações no dia-dia das comunidades, tais como movimentação de profissionais e técnicos que estarão trabalhando no empreendimento. Em função do maior número de pessoas circulando na região na fase de construção e manutenção da linha, haverá aumento na oferta de mãode-obra local, melhora no comércio e na utilização da infra-estrutura e dos serviços oferecidos em cada um dos municípios por onde a Linha de Transmissão 500kV Manaus/ Boa Vista e subestações passar.

Impactos e Benefícios da Linha de Transmissão Os principais impactos decorrentes da implantação do empreendimento serão sentidos pela população rural e proprietários de terras por onde a Linha de Transmissão irá passar. Mas vale lembrar que muitos desses impactos serão positivos.


A TRANSNORTE Energia S/A-TNE é responsável pela implantação e operação da Linha de Transmissão 500kV Manaus - Boa vista e Sub-Estações associadas, sendo a SE Engenheiro Lechuga, a SE Equador e a SE Boa Vista. A TNE irá concluir cada etapa deste Projeto, que é essencial ao desenvolvimento da região, de maneira INOVADORA aplicando as melhores técnicas que viabilizem o desenvolvimento econômico e sócio-ambiental das populações locais.

Folder Institucional TNE  

Folder TNE

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you