Page 1

17 de setembro de 2007 - Distribuição exclusiva com o Nº 26 do Jornal Liderança em SMS no Abastecimento

Projeto Liderança em SMS na Regap: um resultado de todos nós


Diálogo com o GG

Em busca da excelência O Projeto Liderança em SMS, indubitavelmente, trouxe grandiosas contribuições para a Regap. Em nossa Refinaria, Segurança, Meio Ambiente e Saúde são tratados com especial dedicação e, sobretudo, como um VALOR. Para atingir a meta de Em busca de sermos maiores e melhores em novas vitórias 2010, o que efetivamente alcançaremos, reforçamos continuamente a importância do trabalho em equipe. Destacamos o desenvolvimento do Projeto 12+ da Regap, lançado em 2006, que se tornou modelo inspirador para o Você Vale+. Hoje, o programa está disseminado em todas as UNs e é fator de sucesso do Projeto Liderança em SMS no Abastecimento. Outra grande conquista do Projeto Liderança em SMS no Abastecimento foi o Libra (Liberação, Isolamento, Bloqueio, Raqueteamento e Aviso). Foi implantado em todas as UNs em 2006, mas a Regap já identificava e isolava as energias a serem controladas desde 2004. Com a aplicação desta ferramenta, fortalecemos ainda mais a segurança de cada um de nós. Além disso, mais uma vitória de segurança na Regap foi estabelecida pela Análise de Segurança da Tarefa (AST), que auxilia o executante da tarefa a identificar perigos e controlar riscos de atividades específicas. Apesar de não estar disseminada no Abastecimento, a AST é efetivamente aplicada na Regap. Em conjunto com as demais Unidades, estamos comprometidos em nos tornarmos líderes em SMS. Por isso, na busca contínua da excelência, concretizamos ações relacionadas ao Projeto Liderança em SMS no Abastecimento. João Ricardo Barusso Lafraia Gerente Geral da Regap Expediente Suplemento Especial editado pelo Jornal Liderança em SMS no Abastecimento (AB-CR/GC/CI). Fonte e Fotos: Gerência de Comunicação da Regap. Ilustrações: Lucas e equipe. Projeto Editorial: Maintrends Consultoria e Marketing.

AST traz mais segurança Página 10

Regap e a comunidade Página 17

Regap em forma Página 24

Onde tudo começou Página 27

PÔSTER

Vista noturna da Regap


Regap em números Regap (Refinaria Gabriel Passos) Localização: Betim - MG Área total: 11.900.000 m2 Área construída e industrial: 3.800.000 m2 Área de reserva ecológica: 50.000 m2 Força de trabalho: 2.540 pessoas Principais produtos: Óleo diesel, gasolina, querosene de aviação, óleo combustível, GLP, aguarrás, asfaltos e coque. Capacidade de processamento: 24.000 m³/d = 150.000 bbl/dia

Regap 3


Segurança

À O M

4

RU

E

L E XC

A I C ÊN


Trabalho da Regap conquista o Abastecimento Poucas palavras que representam muita segurança. Com a aplicação do Libra (Liberação, Isolamento, Bloqueio, Raqueteamento e Aviso), fortalecemos a segurança de todos nós. Libra representa identificar e isolar as energias a serem controladas. O Projeto Liderança em SMS no Abastecimento utilizou o conhecimento do Libra que a Regap lançou em 2004 para difundir esta prática por todas as UNs em 2006. A Refinaria teve participação ativa junto ao grupo que estruturou o Libra em todo Abastecimento. Em função de ser aplicado no Abast como um todo, hoje o Libra está mais aperfeiçoado. É uma vitória conjunta.

A PT (Permissão para Trabalho), por sua vez, ganhou eficiência e agilidade. Por meio do sistema on-line, o controle centralizado garantiu mais facilidade para o executante e para toda a força de trabalho da Regap e as outras Unidades do Abastecimento. De acordo com o gerente de Produção da Regap, José Alexandrino Machado, PT e Libra são “ferramentas importantíssimas para a gestão da Refinaria já há algum tempo”. Para ele, “o Projeto Liderança em SMS no Abastecimento veio para aperfeiçoar a aplicação destes recursos”, afirmou.

Segurança

SE 01 - PT e Libra

5


Segurança

6

SE 02 - Eletricidade e Classificação de Áreas Tudo às claras na Regap Podemos destacar, como ações importantes deste projeto, a compra e instalação dos novos painéis de parada (440v), mais seguros, aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia para serviços de parada. Em relação ao Sistema de Proteção para Descarga Atmosférica (SPDA), mais de 23 prédios foram concluídos, incluindo a proteção da área industrial durante a parada da UFCC. Além disso, mais de 350 luminárias à prova de explosão foram adquiridas e estão em uso, especialmente, nas áreas de espaços confinados.

Luminária à prova de explosão

A parte mais importante dos Projetos de LSMS não são os investimentos materiais, mas sim a formação de uma cultura voltada para a prática de um trabalho seguro.

Painel elétrico provisório de parada

Painéis elétricos de baixa tensão

Eduardo da Mota Jardim, Gerente de Engenharia


Equipamentos e treinamentos à prova de pressão

Foto: Gustavo Wardil

Dentro do projeto de Sistemas Pressurizados, a Regap desenvolveu uma série de ações para que a força de trabalho possa realizar testes de pressão em equipamentos com maior segurança: Em relação ao Programa de Integridade de Dutos (PID), foi emitida a carta temática com mapeamento e classificação de áreas; realizada a avaliação do potencial de corrosividade dos fluidos pelo laboratório da Regap; e foram elaborados contratos específicos para sistema de proteção catódica e sondagem, para determinação da localização dos dutos enterrados, com determinação da posição geo-referenciada; A Regap também instalou válvulas de segurança para atender à NR13. Foram instaladas mais 50 válvulas de segurança na Parada do UFCCI. Para a Parada UDA-

VII, estão previstas mais 55. Além destas, estão sendo instaladas válvulas de segurança exigidas pelo Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE). E quando se fala em teste hidrostático, a Regap também é destaque: - divulgação do padrão de teste de pressão (PE–2T–00032A), por meio da realização de treinamento para executantes, técnicos e fiscais em Paradas de Manutenção; - recebimento dos kits dos testes de pressão enviados pela Fafen-SE, contendo bombas, válvulas de alívio e instrumentos; - elaboração do contrato com o Senai, para multiplicação dos treinamentos junto à força de trabalho; e - preparação de espaços reservados para capacitação prática dos executantes de testes de pressão.

Gustavo Wardil, Engenheiro de Equipamentos

As atividades de teste de pressão estavam sendo desenvolvidas sem padronização de procedimentos. Agora, o padrão de testes de pressão estabelece diretrizes essenciais para requisitos de segurança e execução de tarefas.

50 válvulas de segurança foram instaladas na Parada da UFCC-I

Segurança

SE 03 - Sistemas Pressurizados

7


Segurança

8

SE 04 – Preparação e Resposta a Emergências Uma nova estrutura para emergências Toda a força de trabalho reconhece a importância de se preparar para eventuais emergências. Para isso, a Regap investe fortemente em equipamentos e pessoas, atendendo efetivamente aos padrões do Projeto Liderança em SMS no Abastecimento.

Cristiano de Oliveira, Engenheiro Civil

O trabalho do grupo SE04 irá propiciar à Regap uma estrutura mais moderna e eficaz no combate a emergências.

Uma das novidades da Regap está na Rede de Água de Combate à Emergência (RACE), que está sendo melhorada e ampliada, em uma intervenção que abrange 8km de extensão, para possibilitar a aplicação de espuma a partir de canhões de alta vazão (6000 GPM) em tanques atmosféricos de grande diâmetro. Também estão sendo adquiridos equipamentos de combate à emergência para o Centro de Resposta à Emergência (CRE), bem como para a modernização do Centro de Controle à Emergência (CCE). Essas aquisições contribuem para a excelência em Segurança e Responsabilidade Sócio-ambiental. Também foram adquiridos equipamentos como desfibrilador, kit de primeiros socorros e autoclave.

Melhoria e ampliação de 8Km na RACE da Regap

Rede de Água de Combate à Emergência na Regap


Trabalho seguro em qualquer lugar A segurança na Regap está em primeiro lugar. Por isso, diariamente, a força de trabalho atua preventivamente com o objetivo de evitar acidentes. Realizar trabalho

em altura e em espaço confinado são tarefas que necessitam de cuidados específicos e a Regap está atenta a eles.

Trabalho em Altura

Espaço Confinado

Principais destaques e melhorias implantadas: - instalação de tela metálica em todos os guarda-corpos das plataformas dos equipamentos da unidade de Craqueamento I (CCF-I) e Destilação II (UDAV-II); - instalação de pontos de ancoragem para fixação de “linhas da vida” nas montagens dos andaimes críticos; - instalação de cabos-guia em escadas de marinheiro com vãos mais extensos entre plataformas; e - instalação de marquise de tela metálica em volta de equipamentos em manutenção nas paradas para retenção de eventuais quedas de materiais.

Aproveitando a redução das paradas programadas das unidades CCF-I e UDAV-II, a Regap empreendeu um esforço adicional para implementar diversas ações de segurança, dentre elas: - controle dos trabalhos em espaços confinados com 100% de monitoramento de atmosfera interna conduzido pelos observadores de Boca de Visita (BVs); - utilização do Sistema de Suprimento de Ar (Sisar), constituído por veículos que fornecem oxigênio para uso nas atividades em espaço confinado; - placas de sinalização de espaços confinados, bem como painel e formulário de controle de acesso aos trabalhadores; e - identificação e cadastro de todos os espaços confinados da Refinaria; A partir desses esforços, a Regap está buscando atender aos requisitos da mais recente revisão da NR–33.

Instalação de telas metálicas nos guarda-corpos de plataformas fixas Cid Terra, Gerente de Manutenção Industrial

Segurança

SE 05 – Trabalho em Altura e Espaço Confinado

9

São investimentos possibilitados pelo Projeto Liderança em SMS no Abastecimento que contribuem consideravelmente para a redução de acidentes.


Segurança

10

SE 06 - Confiabilidade e Integridade das Instalações Seguradoras estimulam a segurança no Abastecimento Concentrar esforços em ações para atender às recomendações das seguradoras é o objetivo do projeto SE06 - Confiabilidade e Integridade das Instalações. Há quatro anos a Regap já possui um Comitê de Confiabilidade, prática que serviu de inspiração para a criação de comitês em todas as UNs do Abastecimento em 2007.

Cabos de instrumentação recebem revestimento à prova de incêndio

A Regap disponibiliza também um site na Petronet no qual podem ser encontradas informações de Confiabilidade e Integridade das Instalações. É mais uma das ações da Regap que está em conformidade com as exigências do Projeto de Liderança em SMS no Abastecimento. E mais segurança para a força de trabalho.

Sistema Instrumentado de Segurança (PES-FCC1)

SE 07 - Avaliação e Gestão de Riscos AST fortalece a importância da segurança Lançada em janeiro de 2007, a Análise de Segurança da Tarefa (AST) é uma forte aliada para reduzir as taxas de acidentes com ou sem afastamento na Regap. Planejada pelo Comitê de Operação e Manutenção, a AST ajuda a identificar perigos e controlar riscos de tarefas específicas. É no dia-a-dia da execução das tarefas que essa ferramenta mostra seu valor. Com-

Executantes aprendem a usar a nova ferramenta em simulações do Circuito AST


ferramenta, da forma como foi implantada na Refinaria, possui dois grandes diferenciais: a simplicidade e o fato de a análise de risco e a tomada de decisão de controle serem feitas pelo próprio executor. Este trabalho será apresentado no próximo Seminário de Gestão de Riscos do Abastecimento.

Circuito AST: empregado identifica perigos e aplica medidas de controle

SE 08 - Análise e Investigação de Acidentes, Incidentes e Desvios Aprender a aprender, valorizar a segurança Aprender com os erros na busca da melhoria contínua dos processos. É assim que a Regap busca reduzir os acidentes de trabalho: analisando e investigando acidentes, incidentes e desvios. Cid Terra, Gerente de Manutenção Industrial (MI), afirma que “em complemento ao atendimento à recente versão do padrão do Abastecimento de Análise e Investigação de Acidentes, Incidentes e

Desvios, realizamos análises globais de anomalias com base no histórico de acidentes e incidentes de alto potencial, além de desvios críticos dos anos de 2006 e 2007”. De acordo com o Gerente de MI, como ação adicional de controle, é realizada a sistematização e o monitoramento de prazos de todas as fases de RTAs, além de reuniões semanais de classificação de anomalias.

Segurança

plemento das análises das ARs (Análise de Risco) e PTs (Permissão para Trabalho), na AST cada executante preenche uma ficha na qual são descritos todos eventuais riscos da tarefa, antes de executá-la. A metodologia da AST é baseada em modelos aplicados em diversas empresas e adaptada para a realidade da Regap. A

11


Segurança

12

SE 11 - Vazamentos, Flash e Princípios de Incêndio Definir padrões é a base da segurança O projeto Vazamentos, Flash e Princípios de Incêndio foi lançado em 2007. Atualmente, levantamentos do banco de dados, relativos a causas de flashes, vazamentos e incêndios, estão em análise para geração de práticas que eliminem ou minimizem essas ocorrências. A Regap, colaborando com o Grupo de Trabalho que uniformiza tais ações no âmbito do Abastecimento, enviou para a coordenação do GT uma série de procedimentos e práticas já aplicadas na Refinaria. Compartilhar conhecimento é essencial para atingirmos todos, juntos, a liderança em SMS.

José Alexandrino Machado, Gerente de Produção

O Projeto Liderança em SMS no Abastecimento veio reforçar ações que já existiam nas UNs e, ao mesmo tempo, estabelecer que, por meio da Alta Direção da empresa, essas ações venham a ser realizadas.


13

Seguranรงa


Meio Ambiente

14

Por um mundo melhor


Remediando o passado, cuidando do futuro O gerente de SMS da Regap, Fabio Santos Dutra, afirma que a Regap tem um projeto em que são mapeadas áreas nas quais as atividades da empresa possam ter algum impacto ao meio ambiente. Hoje, elas são remediadas, tratadas efetivamente, de modo que retornem ao seu estado natural. São exemplos disso: o Borrômetro e o duto de venda de diesel para Imbiruçu. Atualmente, estas áreas

Mini-dique evita contaminação do solo

estão identificadas e sendo tratadas de forma que o ambiente se recomponha. Além desses projetos, para que novas áreas de impactos não sejam contaminadas, existem programas que evitam a degradação do meio ambiente. A Regap construiu mini-diques, por exemplo, para que, em caso de vazamento, aquele produto degradante não alcançe o solo.

Meio Ambiente

MA 01 - Áreas Impactadas

15


Meio Ambiente

16

MA 04 - Resíduos Liderança em SMS no Abastecimento traz novidades na área de resíduos A Petrobras tem compromisso com a sociedade e com o meio ambiente. Por isso, o processo de tratamento de resíduos é uniformizado em todas as unidades do Abastecimento. Um trabalho que Márcio Cunha, da área de Meio Ambiente da Regap, que também faz parte do Grupo de Trabalho sobre Resíduos na Sede, e o Gerente de Inspeção de Equipamentos, Helder Werneck, consideram um ganho ambiental e socioeconômico: “O projeto Liderança em SMS no Abastecimento deu mais visibilidade a este processo e melhorias foram antecipadas a partir de sua implantação.” Eles destacam, ainda, que o mais importante é transformar o resíduo em matéria-prima para empresas, como o silicato de cálcio. “Assim, fechamos o seu ciclo”, disse Márcio. De acordo com Márcio e Helder, está em andamento na Regap um processo para facilitar a segregação do silicato de cálcio e verificar a presença de asbesto, elemento considerado prejudicial à saúde, em sua composição. O material contaminado será separado e depositado no aterro industrial, e o não prejudicial poderá ser comercializado, reduzindo a quantidade de resíduos produzida pelas atividades do Abastecimento. Outras duas ações em andamento são a ampliação do aterro industrial e a adequação do aterro de construção civil para atender à legislação brasileira. Helder destacou que, por Márcio fazer parte do GT de Resíduos na Sede, muitas ações têm sido

realizadas com mais agilidade, pois a troca de informações acontece em um curto espaço de tempo. É a integração do Abastecimento nos grupos de trabalho produzindo resultados reais para todos.

Obras da nova área de resíduos Classe II-B (resíduos inertes)


Meio Ambiente

MA 06 - Biodiversidade Ações de Meio Ambiente envolvem a comunidade Seguindo as orientações do Projeto Liderança em SMS, a Regap realiza diversas ações que visam à preservação ambiental e à, qualidade de vida da população. A bióloga Cláudia Zanette, da área de Meio Ambiente, destaca algumas ações realizadas pela Regap que envolvem palestras, eventos, educação ambiental e conscientização da força de trabalho e da comunidade do entorno. Ações internas, como a Semana do Meio Ambiente, caminhadas ecológicas, coleta seletiva de materiais, entre outras, contribuem para a conscientização, não só da força de trabalho, como das pessoas que fazem parte do seu ciclo de relacionamento. O que acontece dentro da Regap é transmitido para fora dela, por intermédio de seus empregados. A comunidade do entorno também participa das ações da Semana do Meio Ambiente. Este ano, ela conferiu a apresentação teatral da peça “Gaia”, que tratou da importância da preservação do planeta Terra para a sobrevivência do homem. Durante o mês de junho sete escolas de Ibirité, uma de Imbiruçu e as comunidades dos bairros Canaã, Petrovale e Cascata receberam a peça Gaia. A iniciativa foi uma parceria entre a Regap e Usina Termelétrica Aureliano Chaves, que dá continuidade às ações da Semana do Meio Ambiente realizada entre os dias 4 e 6 de junho.

17

Caminhada ecológica

Comunidade do entorno da Regap também participou da Semana do Meio Ambiente


Meio Ambiente

18

Durante as reuniões do Comitê Petrobras Comunidade, que acontece mensalmante na Refinaria e envolve representantes da comunidade do entorno, de postos de saúde dos bairros vizinhos e da Petrobras, Cláudia repassa aos participantes diversas informações sobre biodiversidade. “Explicamos sobre a importância da preservação da Lagoa de Ibirité, além de orientarmos sobre o uso racional da água e os males causados pelo desmatamento, o papel realizado pela mata ciliar, que é proteger os cursos d’água, evitar o assoreamento, entre outros, e demais informações relevantes sobre a preservação ambiental”, diz a bióloga. Cláudia também conta sobre as visitas orientadas realizadas com jovens da comunidade do entorno aos locais onde há desequilíbrio ambiental – como depósito de lixo em lugares inapropriados, ausência de mata ciliar, etc. Durante as visitas ela também explica a importância de se preservar as nascentes. “O equilíbrio do ecossistema contribui, entre outros fatores, para a reprodução de diversas espécies da fauna e flora”, diz. Em evento realizado no dia 10 de agosto – II Encontro Empresas, Comunidade e Poder Público – Suzana Sattamini, da área de Avaliação e Monitoramento Ambiental do Cenpes, destacou a importância da educação ambiental para evitar desastres ambientais. Ela afirmou nunca ter visto uma integração tão positiva entre partes interessadas na preservação da vida. “A equipe que organiza, coordena e desenvolve este trabalho está de parabéns”, elogiou.

Peça teatral Gaia tratou da importância da preservação do planeta

Oito escolas das comunidades vizinhas assistiram à peça Gaia

Conscientização ambiental foi o foco principal da ação


Cuidado com os produtos é marca da Regap A Gestão de Produtos na Regap tem como objetivo a aplicação sistemática de políticas, procedimentos e práticas para o gerenciamento de produtos em todo seu ciclo de vida, garantindo sua qualidade e o atendimento às exigências de SMS. Esta diretriz aplica-se aos produtos desde a origem até a destinação final, considerando as cláusulas contratuais de cada modalidade de venda. O padrão aplica-se à

gestão de aspectos de SMS relacionados a produtos existentes e novos produtos do Sistema Petrobras. Por isso, incorporaram permanentemente os requisitos e informações de SMS às atividades de pesquisa de desenvolvimento, produção e embalagem, Marketing e Comercialização, transporte e utilização dos produtos, com objetivo de reduzir constantemente os impactos que os produtos podem causar.

Adiel Louzada, Gerente Setorial de Relacionamento com o Cliente

É uma nova cultura de SMS, especialmente no que se refere à preservação do meio ambiente. Além disso, a manutenção da qualidade do produto do consumidor em toda cadeia de produção.

Meio Ambiente Interface

SMS05 - Gestão de Produtos

19


SaĂşde

20

Observar as evidĂŞncias das melhorias


Saúde

SA 01 - Ergonomia Melhores condições de trabalho A ergonomia modifica os sistemas de trabalho para adequar as atividades nele existentes às características, habilidades e limitações das pessoas visto o seu desempenho eficiente, confortável e seguro. A postura e as condições de trabalho podem comprometer a segurança das pessoas. Para solucionar problemas e melhorar a execução das tarefas, a fim de executá-las

de forma segura, a Regap realiza diversas ações dentro do Grupo de Trabalho SA01 do Projeto Liderança em SMS no Abastecimento. Como exemplo, podemos citar mudanças, desde a substituição de equipamentos à construção de locais de trabalho, realizadas após a avaliação das condições de trabalho e de espaços físicos.

Ergonomia de Correção O problema: reflexo na tela dos monitores no Centro Integrado de Controle (CIC), devido inadequação do sistema de iluminação. Riscos/conseqüências: possibilidade de erros na leitura de caracteres e desconforto visual A transformação: substituição das telas antigas por telas de cristal líquido, eliminando os reflexos e reduzindo risco de erro na leitura de caracteres.

Estacionamento da Regap é ampliado

O problema: espaçamento dos vãos de guarda-corpos de passarelas e de escadas Riscos/conseqüências: queda de pessoas, lesão pessoal Observação: o risco é maior nas situações de emergência, em que o operador tem que realizar a atividade de controle no menor tempo possível. A transformação: instalação de telas protetoras nos vãos de guarda-corpos, eliminando-se o risco de queda de pessoas.

Novas faixas elevadas aumentam a segurança dos pedestres

21


Saúde

22

Ergonomia de Concepção A Regap elaborou projeto para construção de uma nova cabine de descoqueamento, com o objetivo de, entre outros fatores, reduzir a exposição do operador a agentes ambientais: ruído e vapores. A cabine foi construída em alumínio e os dois espaços centrais são para acoplamento de comandos, que se encontram atualmente do lado de fora. Os vidros usados foram construídos para resistir a fortes impactos, além de serem realizados testes com o protótipo da mesa e do painel de comandos da nova cabine. A nova estrutura possui melhor visualização e maior espaço interno. Durante este trabalho, os envolvidos no Grupo de Trabalho SA01, concluíram que a ergonomia pode se constituir como uma ferramenta de análise capaz de melhorar as condições de trabalho por evidenciar situações que muitas vezes não são identificadas por outros estudos. Além disso, possibilita a construção social de formas de intervenção mais eficientes, em que a

participação de todos os envolvidos e a discussão conjunta dos problemas contribua para favorecer a proposição de soluções que efetivamente possam ser aplicadas para reduzir os riscos e melhorar o conforto dos usuários.

Nova cabine de descoqueamento

SA 03 - Gerenciamento da Exposição ao Ruído Preservar a audição da força de trabalho Medir, monitorar e prever ações de controle na área industrial. Esse é o objetivo da Regap com o grupo de trabalho SA03. “Vamos verificar, por meio de aparelhos individuais, os tipos de ruídos a que o trabalhador está exposto. Tem o estrito objetivo de preservar a saúde do trabalhador”, afirmou o Gerente de SMS da Regap, Fábio Santos Dutra.

Neste contexto, está em andamento uma licitação para aplicar este monitoramento. Trata-se de mais um Projeto do Liderança em SMS no Abastecimento, em conformidade com os trabalhos das demais UNs, promovendo a valorização da vida.


A importância de ser voluntário A Regap capacita empregados para agir em eventuais casos de emergência e, de acordo com a enfermeira Cristina, o objetivo é que 30% dos empregados da Regap seja socorrista voluntário. “A Refinaria praticamente já atingiu essa meta”, diz Cristina. Além disso, a Regap adquiriu novos equipamentos, como desfibriladores, macas e

Oxímetro adquirido com recursos do projeto Liderança em SMS no Abastecimento

oxímetros, que darão suporte aos socorristas no caso de uma eventual emergência. “Isto beneficiará a força de trabalho da empresa como um todo”, assegura Cristina. O trabalho de emergências médicas na Regap, que é integrante do Projeto de Liderança em SMS, segue o modelo de uniformização nas demais Unidades do Abastecimento.

Posto de Atendimento Médico passa por reforma

Fabio Santos Dutra, Gerente de SMS

Além de todo o trabalho de prevenção, estamos preparados para uma eventual emergência.

Novo desfibrilador

Saúde

SA 04 - Pronto Atendimento a Urgências e Emergências

23


Saúde

24

SA 05 - Promoção da Atividade Física Regap em plena forma Cuidar da saúde é fundamental para viver bem. De modo a incentivar e difundir a prática de atividade física, a Regap implementará diversas ações que beneficiarão a força de trabalho. Dentre elas, a

reforma e ampliação da academia, além da compra de novos equipamentos de ginástica, programações semanais de atividade física durante o período de almoço e caminhada semanal orientada.

Hélder Werneck, Gerente de Inspeção de Equipamentos e Coordenador Local deste projeto

Estas ações contribuem para o aumento da produção da força de trabalho, melhoria da ambiência, diminuição do absenteísmo e do custo médico, além da integração da força de trabalho.

Academia da Regap


Saúde

SA 06 - Promoção da Alimentação Saudável Alimentação no padrão Além da prática de exercícios físicos, a qualidade da alimentação também é fundamental para uma vida saudável. Dentro deste projeto, a Regap desenvolve práticas que monitoram o quadro nutricional de seus empregados. De acordo com a nutricionista Simone Tavares, da área de SMS, as ações desenvolvidas na Refinaria são preventivas para que futuros problemas de saúde, relacionados à doenças alimentares, sejam evitados.

“Cada empregado é avaliado de dois em dois anos. Verificamos seu estado nutricional, histórico alimentar e fazemos recomendações de acordo com a sua necessidade”, explica Simone. Ela ainda destaca a cartilha “Alimentação Saudável” que oferece dicas importantes sobre o tema e a “Pirâmide Nutricional”, que ressalta as calorias contidas nos alimentos e a quantidade que deve ser consumida durante um dia.

Refeitório da Regap

Pirâmide alimentar orienta força de trabalho sobre alimentação balanceada

Lavatórios instalados na entrada do refeitório No próximo contrato de fornecimento de alimentação, realizado por empresa contratada pela Regap, será adicionado o padrão de promoção de alimentação saudável.

Renato Chaves, Gerente de Suporte Operacional e Coordenador Local deste projeto

25


Gest達o

26

Distribuindo os frutos


Onde tudo começou Valor SMS é tudo aquilo que fazemos para a proteção da vida, de forma espontânea e natural. Na Regap, trabalhamos efetivamente essa filosofia de valorização da vida. A concepção do Gestão Sem Lacunas na Regap, um projeto do Liderança em SMS no Abastecimento, estimula a força de trabalho a integrar segurança, meio ambiente e saúde como um valor. O envolvimento de toda força de trabalho da Refinaria promoverá conhecimento, integração e aprimoramento da política de SMS.

Em agosto de 2007, por exemplo, foi dada a largada para a fase de reciclagem do programa Você Vale + na Regap. Nesse sentido, toda força de trabalho da Companhia está mobilizada em torno de um único objetivo: a vida em primeiro lugar. Esta é uma das muitas ações que a Regap desenvolve junto à força de trabalho. O Gestão Sem Lacunas é um grande desafio da Refinaria na busca pela excelência que, com certeza, alcançaremos com a participação de todos.

VOCÊ VALE+ Tudo começou com o Programa 12+ da Regap. A partir desta idéia, nosso projeto transformou-se no Você Vale+, programa atualmente disseminado em todas Unidades do Abastecimento. São 17 padrões considerados prioritários para alcançarmos a excelência em SMS. Segundo o Gerente de SMS da Regap, Fábio Santos Dutra, trata-se de um programa de mudança de cultura, no qual devemos criar o hábito da segurança. “SMS,

por meio do Você Vale+, é para ser gerado no coração das pessoas como um valor”.

Cenário ao vivo reforça aprendizagem dos procedimentos do Você Vale +

Nova fase De acordo com o Gerente de Produção, José Alexandrino Machado, os conceitos e conteúdos do programa devem ser efetivamente reforçados dentro de nossa Refinaria. A exemplo de Fábio, Alexandrino ressaltou a importância de se criar a política de SMS como um valor. “Devemos sempre praticar a melhoria contínua em nossos processos”, disse. Para isso, o Guia de Bolso 2007, que

foi distribuído à força de trabalho, é um forte aliado dessa campanha. Nele, são encontrados os projetos já conhecidos e, especialmente, as diferenças importantes comparando-se ao Guia de 2006. Ser consciência em ação, executando as atividades com segurança. Você Vale + é a celebração da vida na Regap e nas demais UNs do Abastecimento.

Gestão

GE 01 - Valor SMS - Gestão sem Lacunas

27


Gestão

28

GE 04 - Gestão de Aspectos e Impactos e Conformidade Legal Controle melhora resultados de SMS na Regap A gestão de SMS é muito importante para avaliar os resultados das diversas ações realizadas na Regap. Uma boa prática que tem sido aplicada na Regap, em conformidade com os procedimentos do Projeto Liderança em SMS no Abastecimento, é o “Painel de Gestão de SMS”. É por meio dele que é realizado o monitoramento do desempenho de cada Gerência em diferentes aspectos, como: Verificação da Conformidade dos Padrões (VCPs) realizadas, incidentes registrados, sugestões de SMS tratadas, elogios de SMS publicados, entre outros. De acordo com a equipe da área de Planejamento e Controladoria (PC), este painel contribui para a melhoria do desempenho das Gerências, pois caso alguma delas tenha resultado não satisfatório é feita análise crítica e os motivos devem ser apresentados.

Trimestralmente, é realizado na Regap evento para destacar os três melhores desempenhos do “Painel de Gestão de SMS”. As gerências destacadas recebem uma homenagem e têm um banner instalado em sua área com o resultado do trimestre. É uma forma de reconhecer, destacar e premiar as equipes que tiveram melhor desempenho em relação à Gestão de SMS.

Evento de reconhecimento dos melhores resultados de SMS

GE 05 - Comunicação de SMS Comunicar com a força de trabalho e com a comunidade do entorno é fundamental para o sucesso das ações ligadas à Segurança, Meio Ambiente e Saúde desenvolvidas pela Companhia. Na Regap, diversos canais são utilizados para que essa comunicação seja direta, clara e objetiva. Para começar o dia bem informados sobre o que acontece na Refinaria, integrantes da força de trabalho que possuem acesso à rede de computadores podem assistir ao “Bom Dia Regap”. O programa virtual, que é transmitido em tempo real, começa, diariamente, às 7h30 e trata de

assuntos diversos de interesse do público interno, como: divulgação de campanhas internas, Diálogo Diário de Segurança Meio Ambiente e Saúde (DDSMS), relatório do Cotur, entre outros. Esta inovação é permitida aos telespectadores por meio da parceria entre a Gerência de Comunicação da Regap e a área de Tecnologia da Informação. Outra ação interna que está dando certo na Regap é a transmissão, através do sistema de áudio dos veículos de transporte (ônibus e vans), de um briefing de segurança. Ao chegar e ao sair da Refinaria, os


Gestão

passageiros ouvem diversas dicas de segurança relacionadas ao seu dia-a-dia. O nosso objetivo é ressaltar o quanto a vida de cada um é importante, tanto para a Regap quanto para a família que o espera chegar bem em casa. A participação da Gerência de Suporte Operacional tem sido muito importante para o sucesso desta ação.

29

Empregada assiste ao Bom Dia Regap em sua estação de trabalho

SMS sem fronteiras Mas os conceitos de SMS não ficam somente dentro da Regap. A comunidade e empresas do entorno também sabem, por meio de encontros, reuniões e workshops, o quanto é importante a preservação da vida. Mensalmente, na Regap, representantes da comunidade, postos de saúde e da Petrobras debatem diversas questões, através das reuniões do Comitê Petrobras Comunidade. Entre elas: registro de ocorrências da comunidade durante o mês e ações de SMS. A reunião também tem o objetivo de preparar a comunidade do entorno para uma eventual ação no caso de uma emergência, além de buscar reforçar os cuidados com os riscos existentes em torno da Refinaria e servir de preparação para o Simulado de Emergência, que se realiza uma vez por ano. E ainda temos uma ótima notícia: integrantes da população do entorno que recebem orientações de seus representantes, participantes das reuniões do Comitê, têm praticado atitudes que fazem a diferença. Alunos das escolas do entorno fazem registro e análise de acidentes que ocorrem. A supervisora pedagógica da rede munici-

pal de Ibirité, Gláucia Campos, confirma a situação. “Buscamos formar e sensibilizar o indivíduo sobre o que é ser vizinho da Regap. Tanto os alunos quanto os professores são preparados para analisar riscos no ambiente em que vivem”. Fátima Ribas, gerente de Comunicação da Regap e coordenadora local do GE05, ressalta: “este envolvimento da comunidade é importante para a continuidade das ações de SMS, que contribuem para o bem estar de todos”.

Fátima Ribas, Gerente de Comunicação da Regap e Coordenadora local do GE05

Este envolvimento da comunidade é importante para a continuidade das ações de SMS, que contribuem para o bem estar de todos.


Aconteceu Gestão

30

30

Encontro Empresas Comunidade e Poder Público Mais de 200 pessoas participaram do II Encontro do Programa de Relacionamento com Empresa, Comunidade e Poder Público, em Contagem, realizado no dia 10 de agosto. No evento, representantes da Petrobras, da Usina Termelétrica Aureliano Chaves, da Defesa Civil Estadual e Municipal, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Meio Ambiente, das comunidades e de escolas do entorno da Regap e participantes do poder público debateram a importância de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) no cotidiano de cada um. O tema central do evento foi “o papel de cada um de nós”. O consultor de negócios da Comunicação Institucional do Abastecimento, Rodrigo de Faria, esteve no evento repre-

Comitê Petrobras Comunidade se reúne na Regap

sentando o Gerente Geovane de Morais/ AB-CR/GC/CI. Para ele, o encontro é um momento para reforçar a cultura de SMS. “Não é só no papel que a Companhia está preocupada com SMS e busca excelência nestes aspectos. Mas, também, através de vários investimentos, treinamento de pessoas, aquisições de equipamentos e no cuidado no relacionamento com todas as partes interessadas”, ressaltou Rodrigo. A monitora de rua e integrante do Comitê Petrobras Comunidade, Lucilene Colen, do bairro Petrolina, Ibirité, destacou a importância da participação da comunidade no evento. “Nesta oportunidade, podemos passar para nossas lideranças a real situação dos bairros, além adquirir novos conhecimentos”, disse.

Fátima Ribas ressalta importância da comunicação de SMS no Encontro

Solução do jogo: Mais um Desafio Visual para você, com a paisagem da Regap. Conseguiu identificar todas as peças? Cuidado! A resposta ao lado está de cabeça para baixo.


35

As respostas est達o no site do projeto http://liderancaemsms.ab.petrobras.biz


Fonte: Gerência de Comunicação da Regap

Regap

Revista Regap  

Revista Regap