1 minute read

Mostra de videoperformance Pedras,

Noites e Poemas

Pe ataju jumali / Hot air (Ar quente) - Unides contra a colonização: muitos olhos, um só coração (São Paulo/BR e Resguardo Indígena El Merey-La Veradicta/Colombia). Semeadores: Margarita Weweli-Lukana, Juma Pariri, Frê Arvora, Gurcius Gwedner, Amaya Torres, Jules Zinn, Juan Camilo Herrera Casilimas e Juliana Pongutá Forero.

Advertisement

Os países do Norte Global são os maiores poluidores do planeta com suas emissões de CO2. Assim, criaram o sistema de créditos de carbono, que finge proteger florestas no Sul Global, que já são protegidas por seus povos originários. Uma farsa típica do capitalismo financeiro conhecida como "ar quente". Os seres daquelas florestas, através de suas ativAÇÕES perforMÁGICAS, vieram revelar essa grande farsa e convidar a todos para fazer justiça ambiental com suas próprias mãos unidas numa grande espiral cósmica.

Homem sustentável - Francesco D'Avila (MG)

No trajeto pelas ruas da cidade, carrego o "Objeto Sustentável". Um mecanismo de produção de oxigênio construído a partir de um pote médio de vidro posicionado em uma estrutura de ferro e interligado em uma máscara de oxigênio em meu rosto por finos canos transparentes. Dentro desta estrutura uma planta, terra e uma garrafa que libera sistematicamente gotas de água na planta. Durante 60 minutos caminho pelas ruas da cidade, desenvolvendo micro ações como atravessar o sinal em passo miúdo, ler jornal na banca, entrar no transporte coletivo, sentar no banco da praça, alternando a velocidade da caminhada e com atenção para as possibilidades de jogo que o espaço proporcionar.

T U K Ú N é uma expressão da retomada do corpocrôa ao sagrado originário, às encantarias presentes nas palmeiras que brotam da terra preta de Pindorama. Os artistas performam a partir da relação/ investigação com a máscara de espinhos produzida da capemba retirada do tucueiro (a palmeira do tucum), tecendo outras temporalidades inscritas nos corposespinhos e experimentando conexões e movimentos que manifestam e acionam a luta ancestral pela vida.

Cerka – Renna Costa (PE)

Acerca priva.Acerca separa.Acerca isola.Acerca mata. Corpo travesti enquanto corpo-território. Direitos negados, corpos privados, de afetos, de amores, de direitos, objetificados. Quais são as cercas invisíveis que isolam nossas corpas? Quais limites são impostos à nós?

Caboré (parte de uma trilogia que é a vídeo-instalação "Axé Marias!")Renata Felinto (SP/CE)

Maria Caboré, viveu na cidade de Crato no século 19, e teve sua vida marcada por violências físicas e psicológicas, o que a levou a loucura. Hoje considerada uma santa marginal pela população local.

This article is from: