Page 7

INFORMATIVO CIPA A cada edição do Fatos & Atos, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) estará comentando sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) que são utilizados pelos colaboradores da Santa Maria. USO DOS CAPACETES O capacete é um EPI que tem em seu interior uma suspensão, conhecida como carneira. É confeccionado em material rígido e em sua estrutura pode-se acoplar protetor auricular tipo concha, protetores faciais, entre outros. Carneira: Espécie de amortecedor acoplado no interior do capacete que tem por finalidade amortecer os impactos. Instruções de uso: 1. Para acesso a toda a área industrial é necessário que seja feito o uso do capacete, exceto em condições citadas nos itens 2 e 3.

2. Os funcionários que trabalham na área de Produção de Papel, Acabamento e Expedição Papel não necessitam utilizar capacete. Porém, em paradas de máquinas ou em qualquer outra situação em que seja necessária a proteção para a cabeça, como, por exemplo, um serviço realizado no teto, deve ser feito o uso do capacete por todos os funcionários que estiverem presentes nestas áreas. 3. Para os funcionários das Oficinas de Manutenção e Oficina Elétrica, o uso do capacete no interior das oficinas não é obrigatório. Porém, se alguma situação ou tarefa nesses locais colocar em risco a proteção da cabeça, como também um serviço realizado no teto, o uso do capacete se torna obrigatório. 4. Para trabalhos em locais elevados, onde haja risco de queda do capacete, deve ser utilizado capacete com carneira com jugular presa sob o queixo para evitar a queda do capacete.

Capacete de Segurança

Evitar acidentes é dever de todos!

SOLICITAÇÃO DO CARTÃO SUS A Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão governamental que regula e fiscaliza o funcionamento das operadoras de planos privados, publicou a Resolução Normativa 250 que determina algumas obrigatoriedades para o cadastro do colaborador, entre elas, o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e o CPF. Essa exigência se aplica a todos os colaboradores e dependentes. Caso os dependentes maiores de 16 anos, não possuam o CPF, deverão providenciar.

Santa Maria comemora parceria com cliente No dia 22 de setembro, os representantes da Santa Maria, Odmar Dala Rosa (Comercial) e Rinaldo Triacca (Gerente de Contas) entregaram ao senhor José Edienne Renê Schneider, proprietário da Schneider Embalagens (Canoas – RS), um troféu que simboliza os 20 anos de parceria entre as empresas. Com essa homenagem, a Santa Maria busca estreitar o relacionamento com seus clientes.

O cartão SUS pode ser solicitado no posto de saúde da cidade onde o beneficiário reside e deve ser providenciado para toda a família. Além disso, ele pode ser solicitado por apenas um integrante da família. Os documentos necessários são: RG; CPF; Comprovante de endereço. OBS: para as crianças que não possuem RG e CPF, deve ser levada a certidão de nascimento. Em Guarapuava, o cartão pode ser solicitado no CISGAP (Consórcio Municipal de Saúde), na rua Getúlio Vargas, 1523, no Centro. Todos os colaboradores deverão entregar xerox do cartão até 30/11/2011 no setor de Benefícios, para Janete. Mais informações, ramal 4259.

Odmar Dala Rosa e Rinaldo Triacca com o senhor José Edienne Renê Schneider.

7

Fatos e Atos - Setembro e Outubro  

Jornal informativo destinado a colaboradores e clientes da empresa Santa Maria Cia. de Papel e Celulose.