Page 10

Programa de Desenvolvimento Florestal Em continuidade ao Programa de Desenvolvimento Florestal, o Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com a Santa Maria Cia. de Papel e Celulose, Cooperativa Agrária, Golden Tree Reflorestadora, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Fertilizantes Heringer e Pitol Agroindústria, realizou no dia 29 de agosto a palestra Integração Lavoura-FlorestaPecuária, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Pedro Francio Filho, especialista em Sistemas Agrossilvipastoris, no auditório do Campus Cedeteg da Unicentro. A palestra teve como objetivo mostrar aos acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, que é possível integrar diferentes atividades em uma mesma área e também mostrar um pouco do cenário do mercado de madeira atual e para o futuro. Além das palestras, o Programa oferece cursos aos proprietários rurais interessados em trabalhar com florestas. No dia 30 de agosto foi realizado o curso de planejamento e implantação florestal na Extensão de Base do Sindicato Rural em Candói, ministrado pelo engenheiro agrônomo Pedro Francio Filho.

O conteúdo do curso abordou desde a escolha da espécie correta para cada finalidade florestal até o preparo correto do solo para plantar as mudas. “Essa fase é decisiva para o sucesso da floresta. A muda sadia, o preparo correto do solo, o espaçamento entre as árvores influenciarão diretamente no resultado final do projeto”, explica Francio Filho. E no dia 29 de setembro, foi a vez dos proprietários rurais de Cantagalo participarem do curso que discutiu sobre Planejamento e Implantação Florestal. A fase de planejamento é fundamental para o desenvolvimento da floresta. Segundo Francio Filho é no planejamento que se define a finalidade da floresta. “Depois disso é escolhida a muda adequada, adaptável ao clima, os espaçamentos entre árvores e possíveis consórcios com outras culturas”. O curso tem a mesma metodologia de todos os outros, conteúdo teórico no período da manhã, e à tarde a prática dos conceitos em uma propriedade rural da região, com demonstração da maneira correta de se implantar uma floresta. Adaptado de: Sindicato Rural de Guarapuava Fotos: Sindicato Rural

ESPAÇO DO COLABORADOR Esse espaço foi criado para divulgar notícias sobre os colaboradores da Santa Maria! Envie notícias e novidades para o participe@santamaria.ind.br ou para o ramal 4024. O texto será elaborado pelos redatores do jornal, ficando a critério da equipe de editores inserir ou não a informação, considerando espaço e conteúdo a ser divulgado. Comemoração bodas de ouro O casal Zelvira Savoldi Wrublak e Floriano Wrublak, pais do colaborador Valdir Wrublak (Elétrica Papel), comemoraram no dia 30 de setembro com seus oito filhos e 14 netos suas bodas de ouro. A Santa Maria cumprimenta o casal pelo belo exemplo de cumplicidade e amor e deseja felicidades!

Colaborador Valdir com seus pais e o casal Zelvira e Floriano com seus filhos.

10

Colaborador da Santa Maria participa da Copa Paraná de Kart O colaborador Luciano de Oliveira (Geração de Energia e Projetos Elétricos/ Automação da Santa Maria), foi vice-campeão na categoria Super F4 da última etapa do Campeonato Paranaense de Kart, que foi disputada no dia 18 de setembro no Kartódromo do Parque do Jordão, em Guarapuava.

Colaborador Luciano no pódio recebendo a premiação.

Fatos e Atos - Setembro e Outubro  

Jornal informativo destinado a colaboradores e clientes da empresa Santa Maria Cia. de Papel e Celulose.

Advertisement