Issuu on Google+

Boletim Informativo da Santa Maria | Ano VII | Set/Out de 2011

SIPATMA 2011 chama atenção para os cuidados com a segurança - Pág. 9

SOMOS TODOS

RESPONSÁVEIS 6

Seminários em clientes Desta vez os seminários foram realizados nas Regiões Norte e Nordeste

8

Dia das Crianças Projeto Integrações promove mais um animado Dia da Alegria.

11

Aquisição da nova empilhadeira Mais segurança e ergonomia para nossos colaboradores.


Atenção para o novo modelo de sinaleiro do Programa 5S A partir desse 2º semestre de 2011, as áreas já podem utilizar o novo modelo de sinaleiro. Além de melhorar a questão visual, esse sinaleiro será gerado automaticamente junto com o relatório de AUDITORIA 5S (SIG_FOR_0015) e estará disponível na guia SINALEIRO. Lembre-se: é de responsabilidade de cada área a impressão e fixação do sinaleiro em local visível a todos os colaboradores do setor, após a divulgação do resultado da Auditoria. Ao lado seguem dois exemplos do novo modelo de sinaleiro:

Modelo de Sinaleiro 5S certificado

GMGP - MAPA DO PROCESSO Nas edições anteriores foram apresentados os objetivos do GMGP (Gerenciamento de Melhorias na Gestão por Processos) e como ele é trabalhado na Santa Maria. Nesse momento, apresenta-se o Mapa do Processo que mostra às pessoas (executores) quais são as atividades necessárias para a realização e conclusão do processo.

2

Esse mapa identifica e elimina/ minimiza as atividades não agregadas de valor ao processo. Além disso, explica as interfaces entre as áreas e visualiza as oportunidades de trabalho em equipe, construindo a memória organizacional. Abaixo você visualiza um exemplo do Mapa do Processo da área de Crédito e Cadastro.

Modelo de Sinaleiro 5S não certificado.


PROGRAMA SUGESTÃO DE MELHORIA Ao longo do ano você conheceu alguns dos premiados no Programa Sugestão de Melhoria no ano de 2010. Essas pessoas contribuíram com suas ideias para o desenvolvimento e melhor desempenho da empresa. E você, já pensou em como sua ideia pode trazer resultados? Monte sua equipe e faça sua sugestão. Liberte suas ideias e transforme-as em ação! Conheça mais alguns colaboradores sorteados na categoria não-mensurável:

Célia Cristina de C. Rodrigues Máquina de Formulário II Prêmio: Netbook

“Considero esse Programa ótimo, pois é um incentivo ao colaborador que além de ajudar a empresa se ajuda recebendo prêmios. Me senti muito feliz ao ser contemplada, ainda mais por ser uma das poucas mulheres que participam. Gostei muito desse incentivo. Sempre motivo os colegas a participarem, pois vale a pena”. Cleverson Ramires Stachiv Mecânica Papel Prêmio: Fogão 6 bocas “Fiquei muito feliz em saber que fui um dos premiados no Programa Sugestão de Melhoria. Essa premiação é uma forma de reconhecimento pelo nosso esforço e dedicação e nos motiva a continuar sempre em frente com nossas ideias e nossos objetivos. Saber que estou fazendo parte desse programa é para mim e minha família uma satisfação! Agradeço a todos pelo reconhecimento”.

Evandro Lobachinski Instrumentação Papel

Prêmio: Fogão 6 bocas

“O Programa Sugestão de Melhoria é um incentivo para que os colaboradores desenvolvam novas maneiras de trabalhar, buscando sempre melhorar o processo”.

Fernando Augusto Furman Mecânica Manutenção Papel Prêmio: Netbook

“Ser contemplado com este prêmio é gratificante, pois resulta em motivação e satisfação dos colaboradores. É ótimo participar das sugestões de melhorias e ver os impactos positivos causados por toda a empresa”.

Eva Mazepa Padilha Assistência Técnica Prêmio: Máquina de Lavar “O Programa Sugestão de Melhoria é muito bom porque visa o desenvolvimento do potencial criativo dos colaboradores e ajuda a ampliar os espaços nas atividades da empresa. O funcionário é motivado a buscar forças extras através do reconhecimento e da premiação por suas iniciativas de: ‘Participar, Criar e Melhorar’ o ambiente de trabalho, além de estar colaborando com as novas ideias para que a empresa possa se manter cada vez mais produtiva e competitiva. O ambiente de trabalho precisa inspirar confiança, e a premiação pelas sugestões de melhorias vem selar esta confiança empresa/ colaborador e reforçar o incentivo do trabalho em equipe”.

Leandro Paulena Máquina de Papel II Prêmio: Máquina de Lavar

“O Programa Sugestão de Melhoria é onde todos os envolvidos ganham: a empresa (reduz custos), os idealizadores (ganham prêmios), sem contar o nosso ambiente de trabalho que melhora tornando nossa convivência mais agradável, satisfazendo nosso diaa-dia na empresa”.

Paulo Cesar Dominico Programação e Controle de Produção Prêmio: TV LCD 23”

“O Programa Sugestão de Melhoria é uma grande oportunidade para empresa e para o colaborador. Incentiva o colaborador a pensar em como ele pode contribuir para melhorar o seu ambiente de trabalho e a otimizar os recursos da empresa, e a premiação é uma boa maneira de reconhecer sua contribuição. Já a empresa obtém ganhos em diversos aspectos (financeiro, tempo, produtividade) com baixo custo, pois na sua maioria, as sugestões requerem mais esforço do que investimento”.

Ricardo Cirineu de Oliveira Instrumentação Papel Prêmio: TV LCD 23”

“Eu sempre acreditei no ser humano, toda dificuldade e obstáculo podem se reverter em melhoria e consequentemente em um ganho mensurável ou não mensurável. Tenho a filosofia de vida de sempre fazer o melhor, não importa o tamanho do serviço, mas sempre ter a satisfação de ter feito o ‘seu melhor’. Assim, os frutos sempre aparecerão material ou espiritualmente”.

não se esqueça de sempre participar do prOgrama sugestão de melhoria! 3


Palestra ESI – Colégio Nossa Senhora de Belém No dia 16 de setembro os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do ESI – Colégio Nossa Senhora de Belém assistiram a uma palestra ministrada pelo colaborador Jacques Gimenes, Supervisor de Utilidades da Santa Maria. Jacques explicou aos alunos como é o processo de fabricação de papel, mostrando a principal matériaprima que é a celulose e os aditivos que compõem o papel. O palestrante também explicou como é utilizada a água na empresa e como é feito seu tratamento antes e depois da utilização.

Santa Maria realiza apresentação sobre energia em Escola Municipal Nos dias 5 e 7 de outubro, a Câmara de Energia, do Comitê Interno de Conservação de Energia, Utilidades e Fibras (CICEUF) da Santa Maria, esteve expondo sua maquete que simula a geração de energia eólica, aos alunos da Escola Municipal Capitão Wagner, de Guarapuava – PR. Na ocasião, explicou-se como essa energia é gerada e a economia de energia proporcionada pelo uso das lâmpadas LED que possuem menor potência e maior vida útil.

Santa Maria realiza palestra na Uninorte No dia 14 de setembro foi realizada a palestra “Papel: Produção, Qualidade e Aplicações para Produção Gráfica” no Centro Universitário do Norte – UniNorte, em Manaus – AM, para os alunos do curso de Tecnologia em Design Gráfico. Com essas palestras, a Santa Maria contribui com a formação dos alunos e profissionais ligados à área gráfica, repassando informações sobre armazenamento, manuseio e fabricação do papel, além de apresentar a empresa.

4


NOSSOS PRODUTOS - PAPEL KRAFT APERGAMINHADO Você conhece os produtos da Santa Maria? Sabia que muitas embalagens são feitas com papel da Santa Maria? Quando você faz compras no shopping ou até mesmo adquire um pacote de farinha de trigo, você pode estar levando o papel da Santa Maria para sua casa. Essas embalagens são feitas com o papel Kraft apergaminhado que é comercializado pela empresa como SaMaKraft branco aperg.

Papel alcalino apergaminhado de alta qualidade. A presença de fibras longas e curtas branqueadas na composição celulósica proporciona maior resistência mecânica ao papel. Ideal para sacos de farinha, embrulhos, bandejas de lanchonete, saquinhos decorativos, toalhas de mesa para restaurante, folhas externas em sacos multifolhados, sacolas de shopping e selos vedativos. Na Santa Maria, o papel Kraft apergaminhado é fabricado nas gramaturas: 60g, 70g, 75g, 80g, 110g, 115g e 120g sendo comercializado em bobinas ou folhas.

Curiosidade: O papel Kraft apergaminhado possui maior aspereza nas duas faces, isso permite que o empilhamento dos sacos produzidos com esse papel fique mais firme, considerando-se o atrito superficial entre os sacos.

Coleta seletiva Nessa edição você poderá tirar suas dúvidas sobre o descarte do plástico. O que descartar Embalagens plásticas (garrafas pet, potes); Artefatos de plástico (tampas, canetas); Tubos de PVC; Isopor.

Cuidados especiais: Potes e frascos limpos e sem resíduos para evitar animais transmissores de doenças próximo ao local de armazenamento. Lembre-se do controle de pragas.

Descartar como rejeito Pacotes de biscoito e salgadinhos; Papéis plastificados, parafinados e celofane; Embalagens a vácuo.

5


SEMINÁRIOS EM CLIENTES No mês de setembro foram realizadas mais palestras, desta vez nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, nas cidades de Goiânia – GO e Manaus – AM. Com isso, a Santa Maria esclarece questões relacionadas ao seu papel, contribuindo com o dia-a-dia dos colaboradores dessas empresas. Seminário na empresa JN Braga da Costa (AM) O seminário com os colaboradores da JN Braga da Costa foi realizado no dia 13, onde apresentou-se o vídeo institucional, o processo de fabricação do papel e controle de qualidade, além dos cuidados e manuseio do papel, destacando questões de umidade do papel e umidade relativa, rastreabilidade, manuseio, estocagem e sentido de fibra do papel.

Seminário na empresa Labelpress Ind. e Com. da Amazônia Ltda (AM) No dia 15, foi realizado o seminário com os colaboradores da área de Impressão Offset da Labelpress. Os participantes assistiram ao vídeo institucional da Santa Maria, conheceram os produtos fabricados e o processo de fabricação, onde foram destacadas questões de colagem alcalina, aditivos, formação, prensagem, secagem e qualidade. Além disso, comentou-se sobre cuidados e manuseio do papel, destacando a proteção do papel quanto à umidade, cuidados com armazenamento e rastreabilidade do papel.

Seminário na empresa Novotempo Indústria Gráfica Ltda (AM) No dia 14 realizou-se um seminário para os colaboradores da Novotempo. Foram apresentados o vídeo institucional, o processo de fabricação do papel contando-se a história do papel, tipos de fibras, refinação, aditivos, bem como os cuidados e manuseio do papel, priorizando as questões de umidade, rastreabilidade, manuseio e armazenamento.

Seminário na empresa Corprint da Amazônia Gráfica e Editora Ltda (AM) Realizado no dia 16, o seminário atendeu os colaboradores das áreas de Qualidade, Compras e Vendas da Corprint. Na ocasião, apresentou-se o vídeo institucional e os produtos da Santa Maria, o processo de fabricação, incluindo adição de aditivos, processo, refinação, prensagem, secagem e qualidade, e cuidados e manuseio do papel, destacando o sentido de fibra do papel e exposição à umidade.

Seminário na empresa Leonora Comércio de Papéis, Imp. e Exp. Ltda (AM) O seminário com os colaboradores da Leonora Comércio de Papéis foi realizado no dia 16, onde apresentou-se o vídeo institucional, os produtos e suas aplicações, o processo de fabricação de papel, destacando a colagem, diferença entre papel alcalino e ácido, formação da folha, prensagem, secagem, acabamento e controle de qualidade. Também foi comentado sobre os cuidados e manuseio, enfatizando o fator papel em contato com umidade. Seminário na empresa Indústria Goiana de Embalagens Ltda (GO) No dia 22 realizou-se um seminário para os colaboradores das áreas de Produção,Almoxarifado, Comercial e Qualidade da Indústria Goiana de Embalagens. Depois de assistirem ao vídeo institucional da Santa Maria e conhecerem os produtos e suas aplicações, os colaboradores receberam informações sobre o processo de fabricação, incluindo colagem alcalina, refinação, diferença entre fibra longa e

6

curta, secagem, formação, prensagem e controle de qualidade. Além disso, os participantes receberam orientações sobre os cuidados e manuseio do papel, considerando a umidade ambiente, armazenagem do papel (bobinas chaminé), distanciamento de paredes e do chão, pressão de clamps, bem como evitar batidas das bobinas e danos nas embalagens com armazenamento e rastreabilidade do papel.


INFORMATIVO CIPA A cada edição do Fatos & Atos, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) estará comentando sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) que são utilizados pelos colaboradores da Santa Maria. USO DOS CAPACETES O capacete é um EPI que tem em seu interior uma suspensão, conhecida como carneira. É confeccionado em material rígido e em sua estrutura pode-se acoplar protetor auricular tipo concha, protetores faciais, entre outros. Carneira: Espécie de amortecedor acoplado no interior do capacete que tem por finalidade amortecer os impactos. Instruções de uso: 1. Para acesso a toda a área industrial é necessário que seja feito o uso do capacete, exceto em condições citadas nos itens 2 e 3.

2. Os funcionários que trabalham na área de Produção de Papel, Acabamento e Expedição Papel não necessitam utilizar capacete. Porém, em paradas de máquinas ou em qualquer outra situação em que seja necessária a proteção para a cabeça, como, por exemplo, um serviço realizado no teto, deve ser feito o uso do capacete por todos os funcionários que estiverem presentes nestas áreas. 3. Para os funcionários das Oficinas de Manutenção e Oficina Elétrica, o uso do capacete no interior das oficinas não é obrigatório. Porém, se alguma situação ou tarefa nesses locais colocar em risco a proteção da cabeça, como também um serviço realizado no teto, o uso do capacete se torna obrigatório. 4. Para trabalhos em locais elevados, onde haja risco de queda do capacete, deve ser utilizado capacete com carneira com jugular presa sob o queixo para evitar a queda do capacete.

Capacete de Segurança

Evitar acidentes é dever de todos!

SOLICITAÇÃO DO CARTÃO SUS A Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão governamental que regula e fiscaliza o funcionamento das operadoras de planos privados, publicou a Resolução Normativa 250 que determina algumas obrigatoriedades para o cadastro do colaborador, entre elas, o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e o CPF. Essa exigência se aplica a todos os colaboradores e dependentes. Caso os dependentes maiores de 16 anos, não possuam o CPF, deverão providenciar.

Santa Maria comemora parceria com cliente No dia 22 de setembro, os representantes da Santa Maria, Odmar Dala Rosa (Comercial) e Rinaldo Triacca (Gerente de Contas) entregaram ao senhor José Edienne Renê Schneider, proprietário da Schneider Embalagens (Canoas – RS), um troféu que simboliza os 20 anos de parceria entre as empresas. Com essa homenagem, a Santa Maria busca estreitar o relacionamento com seus clientes.

O cartão SUS pode ser solicitado no posto de saúde da cidade onde o beneficiário reside e deve ser providenciado para toda a família. Além disso, ele pode ser solicitado por apenas um integrante da família. Os documentos necessários são: RG; CPF; Comprovante de endereço. OBS: para as crianças que não possuem RG e CPF, deve ser levada a certidão de nascimento. Em Guarapuava, o cartão pode ser solicitado no CISGAP (Consórcio Municipal de Saúde), na rua Getúlio Vargas, 1523, no Centro. Todos os colaboradores deverão entregar xerox do cartão até 30/11/2011 no setor de Benefícios, para Janete. Mais informações, ramal 4259.

Odmar Dala Rosa e Rinaldo Triacca com o senhor José Edienne Renê Schneider.

7


Crianças comemoram o seu Dia da Alegria No dia 8 de outubro, o Projeto Integrações – formado pelas empresas Santa Maria Cia. de Papel e Celulose, Farmácias Trajano e Transportes Coletivos Pérola do Oeste com o apoio do SESI/SENAI, promoveu o Dia da Alegria, na Associação da Pérola do Oeste. Para que todos pudessem participar do evento, foi disponibilizado um ônibus que percorreu vários pontos da cidade buscando as crianças e seus familiares, para leválos até o evento. Aproximadamente 300 crianças participaram do Dia da Alegria, brincando na cama elástica, tobogã, balão pula pula e participando de brincadeiras cantadas. Para repor a energia da criançada foi oferecido cachorroquente, pipoca, algodão doce, maçã do amor, sorvete e refrigerantes. Confira as fotos e não perca o evento do próximo ano. Leve seu filho para passar uma tarde especial.

8


SIPATMA 2011: conscientização em novo estilo

Com o tema: “A segurança da Santa Maria passa pelas nossas mãos”, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Feira de Gestão e Meio Ambiente (SIPATMA) foi realizada de 26 a 30 de setembro, conscientizando os colaboradores sobre a segurança no trabalho e cuidados com a saúde. Nesse ano, o evento foi realizado de maneira diferente, tornando-se mais dinâmico, com atividades práticas e palestras que abordaram diversos assuntos como: Direção Defensiva, Proteção das Mãos, Proteção Respiratória, Prevenção e Combate a Incêndios, Destinação de Embalagens de Agrodefensivos e Saúde do Homem. Para essas palestras, a Santa Maria contou com o apoio das empresas e entidades: SEST/ SENAT (Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Burgardt Equipamentos de Proteção Individual, D’Alberti Distribuidora de Equipamentos de Proteção Individual Ltda, Ansell, Extinlider, ADDCS (Associação dos Distribuidores Defensivos do Centro Sul) e Unimed. No início da semana houve intervenções nas áreas e teatro na cabine com a Fábrica Teatral, Cia Teatral da Fábrica de Soluções, que abordou de maneira divertida a importância do cuidado com as mãos e da coleta seletiva. O SESI (Serviço Social da Indústria) de Guarapuava também apoiou o evento desenvolvendo atividades físicas nos setores, jogos lúdicos realizados em frente ao restaurante da empresa e avaliando o estilo de vida dos colaboradores através do Pentáculo do Bem-Estar. E para cuidar da saúde dos colaboradores, a Santa Maria contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, conscientizado sobre DST’s, AIDS, álcool e demais drogas, e vacinação contra Febre Amarela. Além disso, o Guaratran (Departamento de Trânsito de Guarapuava) participou do evento com um simulador de impacto de acidente de automóvel, como forma de conscientizar sobre os cuidados no trânsito.

9


Programa de Desenvolvimento Florestal Em continuidade ao Programa de Desenvolvimento Florestal, o Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com a Santa Maria Cia. de Papel e Celulose, Cooperativa Agrária, Golden Tree Reflorestadora, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Fertilizantes Heringer e Pitol Agroindústria, realizou no dia 29 de agosto a palestra Integração Lavoura-FlorestaPecuária, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Pedro Francio Filho, especialista em Sistemas Agrossilvipastoris, no auditório do Campus Cedeteg da Unicentro. A palestra teve como objetivo mostrar aos acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, que é possível integrar diferentes atividades em uma mesma área e também mostrar um pouco do cenário do mercado de madeira atual e para o futuro. Além das palestras, o Programa oferece cursos aos proprietários rurais interessados em trabalhar com florestas. No dia 30 de agosto foi realizado o curso de planejamento e implantação florestal na Extensão de Base do Sindicato Rural em Candói, ministrado pelo engenheiro agrônomo Pedro Francio Filho.

O conteúdo do curso abordou desde a escolha da espécie correta para cada finalidade florestal até o preparo correto do solo para plantar as mudas. “Essa fase é decisiva para o sucesso da floresta. A muda sadia, o preparo correto do solo, o espaçamento entre as árvores influenciarão diretamente no resultado final do projeto”, explica Francio Filho. E no dia 29 de setembro, foi a vez dos proprietários rurais de Cantagalo participarem do curso que discutiu sobre Planejamento e Implantação Florestal. A fase de planejamento é fundamental para o desenvolvimento da floresta. Segundo Francio Filho é no planejamento que se define a finalidade da floresta. “Depois disso é escolhida a muda adequada, adaptável ao clima, os espaçamentos entre árvores e possíveis consórcios com outras culturas”. O curso tem a mesma metodologia de todos os outros, conteúdo teórico no período da manhã, e à tarde a prática dos conceitos em uma propriedade rural da região, com demonstração da maneira correta de se implantar uma floresta. Adaptado de: Sindicato Rural de Guarapuava Fotos: Sindicato Rural

ESPAÇO DO COLABORADOR Esse espaço foi criado para divulgar notícias sobre os colaboradores da Santa Maria! Envie notícias e novidades para o participe@santamaria.ind.br ou para o ramal 4024. O texto será elaborado pelos redatores do jornal, ficando a critério da equipe de editores inserir ou não a informação, considerando espaço e conteúdo a ser divulgado. Comemoração bodas de ouro O casal Zelvira Savoldi Wrublak e Floriano Wrublak, pais do colaborador Valdir Wrublak (Elétrica Papel), comemoraram no dia 30 de setembro com seus oito filhos e 14 netos suas bodas de ouro. A Santa Maria cumprimenta o casal pelo belo exemplo de cumplicidade e amor e deseja felicidades!

Colaborador Valdir com seus pais e o casal Zelvira e Floriano com seus filhos.

10

Colaborador da Santa Maria participa da Copa Paraná de Kart O colaborador Luciano de Oliveira (Geração de Energia e Projetos Elétricos/ Automação da Santa Maria), foi vice-campeão na categoria Super F4 da última etapa do Campeonato Paranaense de Kart, que foi disputada no dia 18 de setembro no Kartódromo do Parque do Jordão, em Guarapuava.

Colaborador Luciano no pódio recebendo a premiação.


Investimento em segurança e qualidade de vida para os colaboradores No dia 26 de agosto foi entregue uma nova empilhadeira adquirida pela Santa Maria para a Expedição Papel. Esse equipamento foi adquirido com o intuito de melhorar a qualidade de trabalho dos operadores, visando condições de ergonomia e segurança na operação, bem como motivação por trabalharem com um equipamento novo e com tecnologia moderna embarcada. Com a nova máquina haverá redução de emissão de poluentes na área de operação, redução de custos com economia de combustível e maior disponibilidade de máquina para operação, aumentando a produtividade do setor. No momento da entrega, houve um treinamento técnico para os operadores que trabalharão com a empilhadeira e para os mecânicos que farão manutenções, para explicar as diferenças de operação e manutenção da máquina.

TREINAMENTOS Em julho desse ano foi iniciado um ciclo de treinamentos com os colaboradores da Colheita Mecanizada, Equipe Própria, Manutenção de Estradas e Aceiros, Medição e Georeferenciamento, Viveiro e Terraplanagem, contando com parcerias como da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Unimed e Farmácias Trajano. Os assuntos tratados foram: primeiros socorros; cuidados pessoais; utilização de extintores; produtos, políticas e práticas organizacionais; relacionamento interpessoal; Programa 5S e orçamento familiar. Os encontros foram avaliados como positivos pelos colaboradores que sugeriram continuar o ciclo no ano de 2012.

11


PALAVRAS-CRUZADAS Horizontais 1. Que, ou o que mutila. 6. Que, ou o que poupa. 11. Que, ou o que oprime. 12. Que, ou o que encurta. 16. Que, ou o que interpreta. 17. Que, ou o que metralha. 18. Que perfura. 19. Que exige grandes dispêndios. Verticais 2. Que desempata. 3. Ondeante. 4. Que causa fadiga. 5. Que, ou quem municia; livro em que se escritura o movimento diário da guarnição militar. 7. Que, ou o que engessa. 8. Que, ou o que falsifica. 9. Que, ou o que enfeita. 10. Que, ou o que perpetua. 13. Que petrifica. 14. Que, ou quem forrageia. 15. Que diz respeito ao Minho (Portugal); natural do Minho. 16. Que irriga; regador. Respostas

1. Mutilador; 2. Desempatador; 3. Onduloso; 4. Fadigoso; 5. Municiador; 6. Poupador; 7. Engessador; 8. Falsificador; 9. Enfeitador; 10. Perpetuador; 11. Opressor; 12. Encurtador; 13. Petrificador; 14. Forrageador; 15. Minhoto; 16. Interpretador e irrigador; 17. Metralhador; 18. Perfurador; 19. Dispendioso.

EMPRESAS OFERECEM OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO Para contribuir com a formação profissional dos alunos e proporcionar a prática do que eles aprendem em sala de aula, a Santa Maria oportuniza vagas de estágios para estudantes de cursos relacionados ao seu negócio. Nos meses de setembro e outubro iniciaram seus trabalhos os estagiários:

Henrique Fernando de Oliveira Rodrigues Acadêmico do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pela Faculdade Guairacá, de Guarapuava – PR. Setor: Tecnologia da Informação Bruno Garcia Acadêmico do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pela Faculdade Guairacá, de Guarapuava – PR. Setor: Tecnologia da Informação

12

Thaise Cristina Festa Acadêmica do curso de Administração, pela Faculdade Campo Real de Guarapuava – PR. Setor: Treinamento e Desenvolvimento

Janaina Bueno Aluna do curso Técnico em Administração, do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins de Guarapuava – PR. Setor: Benefícios


Visita nos Portos de Paranaguá e Itapoá Nos dias 17 e 18 de outubro, os colaboradores Carlos Eduardo Braun de Freitas e Priscila Tracz de Lima, representando o setor de Logística da Santa Maria, visitaram os Portos de Paranaguá – PR e Itapoá – SC. Além dos portos, conheceram também a ERS Transportes que presta serviço de transportes portuários para a Santa Maria. O fato de conhecer a estrutura dos portos e o trajeto rodoviário até chegar a eles, bem como estrutura, operação, segurança e armazenamento dos contêineres no fornecedor, confere credibilidade para utilizar esse meio de transporte para entrega dos produtos da Santa Maria, quando há necessidade de transporte marítimo.

Porto de Paranaguá: deslocamento de contêineres

Porto de Paranaguá: carregamento de navio

Porto de Itapoá: Pátio de armazenagem de contêineres

Colaboradores visitando o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP)

Comemoração de tempo de trabalho na Santa Maria Nesta edição divulgam-se os colaboradores que nos meses de setembro e outubro comemoraram 10, 15, 20 e 30 anos de trabalho na Santa Maria. A empresa agradece a dedicação empregada nesses anos e o excelente trabalho desempenhado.

10 ANOS COLABORADOR

SETOR

EMPRESA

Daniel Rogério Padilha

Subestação

SANTA MARIA

COLABORADOR

SETOR

EMPRESA

Denis de Oliveira

Expedição Papel

SANTA MARIA

João Benedito C. da Silva

Expedição Papel

SANTA MARIA

Joel Fabris

Transportes

SANTA MARIA

Olga Novakovviski

Embalagem de Resma

SANTA MARIA

COLABORADOR

SETOR

EMPRESA

João Carlos Martins

Programação e Controle de Produção

Santa Maria

José Valdeci Luteski

Administração Produção Agrícola

MLCV

Miguel Musiaski

Caldeira II

Santa Maria

Renato Matulle

Elétrica Papel

Santa Maria

COLABORADOR

SETOR

EMPRESA

João Reinaldo de Lima

Manutenção Elétrica Papel

Santa Maria

15 anos

20 ANOS

30 ANOS

13


ANIVERSARIANTES ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO - SANTA MARIA NOME DATA SETOR ALTAMIR DOS SANTOS MARCOS 1/11 TERRAPLENAGEM ANDERSON RODRIGO GODOI DOS SANTOS 1/11 PALLET DOUGLAS DE ALMEIDA 1/11 MÁQUINA PAPEL I EMERSON ADEMAR VIEIRA PEDROSO 1/11 MÁQUINA PAPEL II JOSÉ ROBERTO RIBAS 1/11 MÁQUINA PAPEL I LUCIANO DE JESUS TEIXEIRA 1/11 TERRAPLENAGEM SEBASTIÃO ANTONIO EGIERT 1/11 USINA HIDRELÉTRICA SALTO CURUCACA ACIONE DE PAULA FARIA 2/11 MERCADO INTERNO PAPEL ALCEU VARCÍLIO SCORSIM 3/11 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRO EZEQUIEL SYDOR 4/11 TERRAPLENAGEM NERY ANTONIO AQUINO 4/11 MÁQUINA PAPEL I FABIA MARTINS MATOS 5/11 EMBALAGEM RESMA KLEBER ADRIANO DOS SANTOS 5/11 CALDEIRA II PEDRO IVO OLENCA 5/11 OFICINA ELÉTRICA PAPEL ZE KLEITON KLOSSNIAK 6/11 OFICINA ELÉTRICA PAPEL IZAIR PEREIRA 9/11 LIMPEZA E CONSERVAÇÃO KEILA REGINA AMARAL NEGRÃO 9/11 CRÉDITO,CADASTRO E COBRANÇA CÉLIO JOSNEI MUSIASKI 10/11 MECÂNICA PAPEL ROSILENE TEREZINHA CAPOTE DOS SANTOS 10/11 LIMPEZA E CONSERVAÇÃO SALETE VIANA CUSTÓDIO 10/11 EMBALAGEM RESMA ROMILDO FERREIRA DE BRITTO 11/11 MÁQUINA PAPEL II ANDRÉ RAMOS DE AGOSTINHO 12/11 MECÂNICA PREDITIVA E LUBRIFICAÇÃO HERI CRISTINE NAKAMURA 13/11 MÁQUINA PAPEL I JOÃO PERPETA 14/11 EMBALAGEM BOBINAS LUCAS FERNANDO ZEVIRIKOSKI 14/11 ADM.COORD.SIG MARILDO PACHECO 14/11 MERCADO INTERNO PAPEL WALDEMAR BRUSTOLIN NETO 14/11 FINANCEIRO CLAUDINEI DE OLIVEIRA 16/11 EMBALAGEM BOBINAS PAULO SERGIO MARIANO 16/11 MÁQUINA PAPEL II CLAUDINEI FERREIRA DA SILVA 17/11 SUPRIMENTOS CLAITO FERREIRA 18/11 TERRAPLENAGEM EDERSON FABIANO DIAS 18/11 MÁQUINA FORMULÁRIO II JORGE FERREIRA BOSSAK 18/11 USINA HIDRELÉTRICA SALTO CURUCACA ANGELA MARIA DA SILVA 19/11 EMBALAGEM RESMA CLEVERSON ROQUE DA SILVA 20/11 CALDEIRA II JOSIANE DA SILVA 21/11 ADM.MANUTENÇÃO CIVIL ANTÔNIO EDSON RODRIGUES 22/11 PÁTIO/PICADOR LENHA JORDANO SIDOR ASSIS 22/11 MÁQUINA PAPEL II UILICE DANIEL RIBAS VENDLER 23/11 CORTADEIRA I LIZETE TEREZINHA MARTINS 24/11 LIMPEZA E CONSERVAÇÃO AGUINALDO JOSÉ RIBEIRO 25/11 BORRACHARIA MARCOS IONGBLODE 25/11 OFICINA MECÂNICA PAPEL ORLEI JOSÉ DE ANDRADE 25/11 CALDEIRA II CARLOS BALCEVICZ 26/11 LABORATÓRIO QUÍMICO PAULO CESAR DAL SANTO 26/11 CORTADEIRA II ANDERSON JOSé LIMA 27/11 TERRAPLENAGEM JOSÉ ELOIR RATIS 27/11 EMBALAGEM BOBINAS LEANDRO MARCOS FLECK 28/11 OFICINA MECÂNICA PAPEL ALEX DE ALMEIDA LARA 30/11 CARREGADOR JOCEMERE DO BELEM FERREIRA KARAM 30/11 EMBALAGEM RESMA TÁSSIO ALESSANDRO DE SOUZA 30/11 AUTOMAÇÃO/ACIONAMENTO ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO - REFLORESTADORA SÃO MANOEL NOME DATA SETOR JOEL SILVA 1/11 EQUIPE PRÓPRIA JOSE MARIA LISBOA 4/11 EQUIPE PRÓPRIA EDVIR KOSMENKO 5/11 EQUIPE PRÓPRIA GILBERTO PEREIRA DA SILVA 6/11 MANUTENÇÃO DE ESTRADAS E ACEIROS LUIZ ANDRE PIZZATTO 6/11 GEORREFERENCIMENTO DE IMOVEIS RURAIS MARCIELI MIRANDA DOS SANTOS 7/11 SITE 3A VALDINEI FREITAS 12/11 FAZENDA CACHOEIRA CLEVERSON DA SILVA LIMA 15/11 EQUIPE PRÓPRIA AMADEU KOMAR 20/11 FAZENDA COLÔNIA PIQUIRI JOÃO MARIA LINO 20/11 FAZENDA BAÚ ARI ALVES DOS SANTOS 26/11 EQUIPE PRÓPRIA ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO- MLCV NOME LEONIR RIBAS DA CRUZ ELITON JOSE MARCONDES ELISEU PIO GONÇALVES GENILSON JOSÉ MACHADO JOSE NILSON DA CRUZ FERNANDES DE OLIVEIRA SAMUEL DE SOUZA LIMA

14

DATA 1/11 6/11 9/11 13/11 19/11 20/11 29/11

SETOR FAZENDAS FLORESTAIS ADM. AGRÍCOLA PRODUTIVO FAZENDA CAPÃO ALTO PRODUTIVO FAZENDA TUNAS E TUNINHAS PRODUTIVO FAZENDA TUNAS E TUNINHAS PRODUTIVO FAZENDA TRÊS CAPÕES MÃO DE OBRA UBG

ANIVERSARIANTES DE DEZEMBRO - SANTA MARIA NOME DATA SETOR DANIEL SKIBA 1/12 MÁQUINA PAPEL I SILVANA EVARISTO DOS SANTOS 1/12 EMBALAGEM RESMA MARIA LUIZA PACHECO BAPTISTA 2/12 ADM. RECURSOS HUMANOS JOÃO EMANUEL LIMA SANTOS 3/12 APRENDIZES ANTÔNIO RAMOS DA SILVA 6/12 OFICINA MECÂNICA PAPEL EVERTON HENRIQUE SANTOS 6/12 EXPEDIÇÃO PAPEL LUCINEI SCHUAIGERT DOS SANTOS 6/12 INSTRUMENTAÇÃO PAPEL VANDERLEI OLIVEIRA SILVA 6/12 TERRAPLENAGEM ADRIANO JUSTUS FOLADOR 7/12 GERÊNCIA CONTROLADORIA DANILO ALVES DE LARA 7/12 EXPEDIÇÃO PAPEL EDSON DOS SANTOS GONCALVES 7/12 EMBALAGEM BOBINAS RAFAEL CIRILO FURQUIM 7/12 ADM. CONTAB, CUSTOS E ORÇAMENTOS EVA DE MORAES RAMOS 8/12 ESTAÇÃO TRATAMENTO EFLUENTES SEBASTIÃO DE PAULA CARVALHO 8/12 EXPEDIÇÃO PAPEL ALEXANDRE TACHEVISKI DE OLIVEIRA 10/12 MÁQUINA PAPEL I JOSÉ BATISTA FERREIRA 10/12 LABORATÓRIO QUÍMICO JOSÉ EURIDES MENDES 10/12 MECÂNICA PAPEL ECLÉIA HARTT BARTLE 12/12 EMBALAGEM RESMA ROSELI APARECIDA VIEIRA LOPES 12/12 ADM.COORD.SIG VALDECIR JOSÉ MARQUES GOMES 12/12 EXPEDIÇÃO PAPEL MARCOS ANTÔNIO CARNEIRO DE MELLO 13/12 MANUTENÇÃO CIVIL ROBERTO CARLOS DE OLIVEIRA 13/12 PÁTIO/PICADOR LENHA FRANCISCO APARECIDO GULLO FILHO 15/12 MÁQUINA PAPEL II JOSÉ WILMAR CARDOSO 15/12 GERÊNCIA DE ENGENHARIA E PROJETOS SALETE APARECIDA SOKOLOSKI DOS SANTOS 15/12 EMBALAGEM RESMA EDSON SOUZA DA SILVA 16/12 APRENDIZES EDUARDO DOS SANTOS ARAUJO 18/12 ELÉTRICA PAPEL EVERTON LUIZ GARCEZ DA LUZ 18/12 CORTADEIRA II ELOIR JOSÉ TAQUES 19/12 EXPEDIÇÃO PAPEL JOSÉ NILO MACHADO 20/12 CALDEIRA II JACIEL ARNALDO KULKA 20/12 ELÉTRICA PAPEL NERLI DE FÁTIMA VULCZAK 21/12 LIMPEZA E CONSERVAÇÃO FERNANDO SOUZA CALDAS 21/12 APRENDIZES JOEL FABRIS 22/12 TRANSPORTES SIDNEI ZAIER DE SOUZA 23/12 SUPERVISÃO CORTE E CARREGAMENTO FRANCISCO LOPES DA SILVA JUNIOR 24/12 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MARCOS ANTONIO PEREIRA JUNIOR 24/12 EXPEDIÇÃO PAPEL ROMAIR DE JESUS DA SILVA 25/12 LOGÍSTICA PALLETS OSCAR BICCA MESPAQUE 25/12 ADM.UTILIDADES E PROJ.MECÂNICOS NATEL DE JESUS DELGADO 25/12 PROJETOS ELÉTRICOS HENRIQUE SOARES BATISTA 25/12 EXPEDIÇÃO PAPEL LUIZ SERGIO DE MORAIS 26/12 REBOBINADEIRA III JULIANO VIVI 26/12 MÁQUINA PAPEL II TEVONE VITCHEMECH 27/12 LIMPEZA E CONSERVAÇÃO ANTÔNIO DA SILVA 28/12 EXPEDIÇÃO PAPEL TIAGO DOS SANTOS 30/12 PLAINA I ANIVERSARIANTES DE DEZEMBRO - REFLORESTADORA SÃO MANOEL NOME DATA SETOR MARCIO LUIZ DE SOUZA 1/12 EQUIPE PRÓPRIA ELIEZER DE LARA 11/12 MANUTENÇÃO DE ESTRADAS E ACEIROS ADENILSON OLIVEIRA MARCONDES 19/12 EQUIPE PRÓPRIA EDNILSON DOS SANTOS ULCHAK 26/12 EQUIPE PRÓPRIA ANIVERSARIANTES DE DEZEMBRO - MLCV NOME DATA SETOR CLAUDECI JOSÉ DE MATOS LEÃO 1/12 MÃO DE OBRA UBG JOÃO ROMILDO DOS SANTOS 6/12 PRODUTIVO FAZENDA TUNAS E TUNINHAS GILBERTO DE ALMEIDA 7/12 PRODUTIVO FAZENDA TUNAS E TUNINHAS CARLOS FERREIRA SANTOS 15/12 OFICINA DE VEÍCULOS E TRATORES VITOR HUGO FONTOURA 15/12 OFICINA DE VEÍCULOS E TRATORES


BOAS VINDAS AOS NOVOS COLABORADORES Confira os colaboradores que iniciaram seu trabalho na Santa Maria, Reflorestadora São Manoel e MLCV entre os meses de setembro e outubro. Sucesso a todos em sua carreira profissional. SANTA MARIA - Seleção Externa

Cristiano de Lima Pedreiro (Manutenção Civil)

Dino Cesar França Auxiliar de Produção (Cortadeira II)

Santa Maria – Seleção Interna

Natalicio Fiúza Ajudante Geral (Limpeza e Conservação)

Tatiane de Fátima Domingues Auxiliar de Almoxarifado (Almoxarifado de Manutenção)

Thatiany Simone Catczu Assistente Administrativo (Adm. Comercial)

A Santa Maria parabeniza os colaboradores aprovados em seleção interna no mês de agosto Antonio Carlos e setembro. Saviel Geraldis São eles:

Desenhista Projetista (Projetos Elétricos)

Everton Rodrigues de Oliveira Segundo Assistente (Máquina de Papel I))

João Alesandro dos Santos Operador de Empilhadeira (Expedição Papel) Papel)

Reflorestadora São Manoel – Seleção Externa

Adenilson Oliveira Marcondes Motorista (Equipe Própria)

Aldonei Bastos dos Santos Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Altair Jose de Oliveira Souza Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Anacleto Alves da Rocha Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Carlos Aparecido da Silva Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Carlos de Oliveira Castro Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Ciro Cezar dos Santos Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Cleverson da Silva Lima Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Cristiano dos Santos Rodrigues Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Darci José Teixeira Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Davi Gonçalves Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Douglas Miguel Jubate Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Edemar Bordin Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Geovane Neumann Maciel Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Gilberto Santos Bordin Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

João Pedro Andrade Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Joel Gonçalves Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Leandro Lima dos Santos Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Leonides Javorski Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Luiz da Luz Camargo Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

MLCV - Seleção Externa

Marcos de Jesus Lima Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Marinaldo Machado de Lima Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Paulo Francisco Schmitt Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Rosenaldo de Jesus Machado Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Silmar Nascimento Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Valdinei Schimanski Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Vilmar de Paula Góes Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Vilson Betin de Oliveira Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

Marcos Moreira de Souza Eletricista de Máquina Rodante (Oficina de Veículos e Tratores)

Você também pode colaborar no recrutamento de pessoas. Divulgue as vagas disponíveis na Santa Maria, MLCV Agricultura e Reflorestadora São Manoel. Os candidatos também podem acompanhar as oportunidades e se inscrever pelo site http://www.santamaria.ind.br/mas_vagas.php, além de realizar seu cadastro na sede da Santa Maria todas as quartas.

15


NOSSOS VISITANTES

Os acadêmicos do curso de Química da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, de Guarapuava – PR, visitaram a Santa Maria no dia 23 de setembro.

No dia 29 de setembro os representantes da Personalize Papéis, de Pinhais – PR visitaram a Santa Maria.

Em 3 de setembro, a Santa Maria recebeu a visita dos alunos de Eletrotécnica, Eletromecânica e Instrumentação do SENAI de Guarapuava – PR.

Da esquerda para a direita: Rinaldo Triacca (Gerente de Contas – Santa Maria), Mário César Sterza (Gerente Comercial – Santa Maria), Guilherme Trombini Maingue (Personalize Papéis), Cilmara Blasiskiéwis (Comercial – Santa Maria), Adriano Roriz Fazzi de Alencar Arraes (Personalize Papéis) e Sandro Castilho (Comercial – Santa Maria).

No dia 16 de setembro, os representantes da Cargraphics Gráfica e Editora Ltda de São José dos Pinhais – PR visitaram a Santa Maria.

No dia 26 de setembro o representante da Embalatrento Papéis, de Nova Trento – SC visitou a Santa Maria.

Da esquerda para a direita: Ivan Zanluca (Embalatrento) e Cilmara Blasiskiéwis (Comercial – Santa Maria). Da esquerda para a direita: Silvio Victorino (Gerente de Contas – Cargraphics), Rinaldo Triacca (Gerente de Contas – Santa Maria), Renato Kiel Junior (Coordenador de Impressão Digital – Cargraphics) e Cilmara Blasiskiéwis Carvalho (Comercial – Santa Maria).

Os representantes da Antilhas, de Santana do Parnaíba – SP visitaram a Santa Maria no dia 28 de setembro.

Os acadêmicos do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM) visitaram a Santa Maria no dia 19 de outubro.

No dia 22 de outubro, os acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental das Faculdades do Alto Iguaçu (FAI), de Laranjeiras do Sul – PR visitaram a Santa Maria.

O representante da Decorpel Papéis, de Joinville – SC visitou a Santa Maria no dia 16 de setembro.

Em 25 de outubro, os alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho da Escola Estadual Alberto de Carvalho, de Prudentópolis – PR visitaram a Santa Maria.

Da esquerda para a direita: Rinaldo Triacca (Gerente de Contas – Santa Maria), Luiz Renato Antonete (Decorpel Papéis) e Cilmara Blasiskiéwis (Comercial – Santa Maria).

16

Da esquerda para a direita: Marcel Sanchez Tort (Comercial – Santa Maria), Mário César Sterza (Gerente Comercial – Santa Maria), Antonio Carlos Sanches (Antilhas), Rogério Ordonha (Antilhas), Rinaldo Triacca (Gerente de Contas - Santa Maria), Anderson Luiz Wittmann (Coordenador de Controle de Qualidade – Santa Maria) e Luiz Tadeu Perussolo (Gerente Industrial – Santa Maria).

Tiragem: 1.000 exemplares | Contribuição: Antonio Moreira Andrade, Carlos Alberto Goulart Rios, Carlos Eduardo Braun de Freitas, Célia Cristina de C. Rodrigues, Cleverson Ramires Stachiv, Eva Mazepa Padilha, Evandro Lobachinski, Fernando Augusto Furman, Giovanni S. Stringari, Janete Serra Rosolen, Joel Dalla Vecchia, Laura Opuchkevich, Leandro Paulena, Lucas Fernando Zevirikoski, Luciano Oliveira, Maria Luiza Pacheco Baptista, Odmar Dala Rosa, Paulo Cesar Dominico, Priscila Tracz de Lima, Ricardo Cirineu de Oliveira, Rinaldo Triacca, Romilson Toledo Martins, Sirlei Ambrósio, Valdir Wrublak, Victor Hugo Niczay de Araújo, Vilmar Domingues e Vinicius Ferri Freitas | Colaboração dos setores: Administração de Pessoal, Assistência Técnica, Benefícios, Cargos e Salários, Comercial, Comunicação e Marketing, Elétrica Papel, Gerência Jurídica, Instrumentação Papel, Logística, Mecânica Manutenção Papel, Mecânica Papel, Oficina de Veículos, Produção Máquina de Formulário II, Produção Máquina de Papel II, Programação e Controle de Produção, Recrutamento e Seleção, S.I.G. e Treinamento e Desenvolvimento Redação: Francielli Ingles Dallalibera | Revisão Final: Lilian Waschburger | Diagramação: Ideorama Comunicação | participe@santamaria.ind.br | Publicação destinada aos clientes e colaboradores da Santa Maria.


Fatos e Atos - Setembro e Outubro