Issuu on Google+

Boletim Informativo da Santa Maria | Ano VII | Mai/Jun de 2011

PROGRAMA SUGESTÃO DE MELHORIAS

9

Lançamento do livro “O Papel de um Sonhador” A biografia do senhor Manoel e a história da Santa Maria são eternizadas em um belo livro.

12

Novo alojamento móvel para os trabalhadores da área florestal Mais qualidade de vida para os colaboradores do campo.

20

Novos Projetos Melhorias importantes para as Máquinas de Papel.

4


SEMINÁRIOS EM CLIENTES Em continuidade ao cronograma de palestras nos clientes, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos colaboradores das empresas, nos meses de abril e maio foram realizadas palestras em Contagem (MG), Duque de Caxias (RJ) e São Paulo (SP). Seminário na empresa Infoglobo (RJ) No dia 27 de abril realizou-se duas palestras na Infoglobo, sendo uma delas com o foco institucional da Santa Maria, controle de qualidade e cuidados com o papel; e a outra detalhando o processo de produção e programas de gestão. A área de Assistência Técnica, representada por Romilson Toledo Martins, ficou responsável por apresentar a Santa Maria, falar sobre o processo de produção, explicar como é feito o controle de qualidade, quais os cuidados necessários em relação ao armazenamento e manuseio do papel, além de comentar sobre a certificação FSC. Para a segunda palestra, o Gerente Industrial da Santa Maria, Luiz Tadeu Perussolo, detalhou o processo de produção do papel, falando a respeito dos papéis produzidos e a aplicação do Programa TPM (Total Productive Management) na área produtiva, visando a redução de falhas, bem como abordou a certificação FSC na produção de papel.

Seminário na empresa Peeqflex Indústria e Comércio Ltda (SP) Realizada no dia 11 de maio, a palestra da Santa Maria foi a sétima de um ciclo que está sendo promovido pela Peeqflex, como forma de incrementar o conhecimento de seus colaboradores. Participaram da palestra trabalhadores dos setores de Desenvolvimento, Qualidade, Almoxarifado, Engenharia de Processo, Produção (Impressão) e Assistência Técnica. Nesse dia, o foco do seminário foi o papel monolúcido, onde explicou-se o processo de fabricação do papel, colagem ácida x alcalina (destacando o efeito de aditivos ácidos sobre um papel de colagem alcalina), testes físicos de qualidade e controles automáticos da máquina (scanner, detector de defeitos, controle de perfil de gramatura, espessura e umidade), encanoamento (efeito da umidade e secagem de fabricação e durante o processo de laminação), cuidados e manuseio do papel (embalagem, exposição à umidade, pressão de clamp, comparativo de exposição à umidade de um papel laser e offset/monolúcido).

2

Seminário na empresa VR Indústria Heliográfica Ltda (SP) No dia 9 de maio, o seminário foi realizado na empresa VR Papéis, onde apresentouse o vídeo institucional da Santa Maria, explicou-se sobre os papéis e suas aplicações, fabricação, cuidados e manuseio do papel, além de uma explanação específica sobre o papel monolúcido (SaMaGloss) 90 g/m².

Seminário na empresa Clear do Brasil Indústria de Papéis Ltda (MG) Os colaboradores da Clear do Brasil assistiram à palestra da Santa Maria no dia 12 de maio. Na ocasião, foram apresentados o vídeo institucional e os produtos fabricados pela Santa Maria, o processo de fabricação do papel (comentando sobre aditivos, colagem alcalina, refinação, formação da folha, secagem, prensagem, calandragem e acabamento), cuidados e manuseio do papel. Além disso, comentou-se sobre sustentabilidade e a certificação FSC da Santa Maria.


VOCÊ CONHECE OS PRODUTOS DA SANTA MARIA? Você já observou o rótulo de uma lata de leite condensado ou então pensou em como são coladas as informações em um outdoor? Para esses tipos de materiais utiliza-se o papel monolúcido, que na Santa Maria é comercializado como SaMaGloss.

Papel monolúcido Papel monolúcido alcalino de alto padrão, caracterizado pelo brilho em uma das faces, garantindo boa printabilidade. Além dos rótulos e outdoor, esse papel pode ser utilizado em embalagens de sabonetes, papel fantasia, base para papel térmico, transfer e laminação. Na Santa Maria, o papel monolúcido é fabricado nas gramaturas: 50g, 56g, 60g, 63g, 70g, 75g, 80g, 90g, 110g, 120g e 150g, sendo comercializado em bobinas ou folhas.

PALESTRAS TÉCNICAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO No dia 25 de maio foram realizadas três palestras técnicas no SENAI CIC de Curitiba – PR. A palestra aborda assuntos referentes à produção do papel, controle de qualidade, englobando os testes realizados com o papel, cuidados com armazenagem e manuseio, além da apresentação do vídeo institucional da Santa Maria.

O que é printabilidade? É a qualidade de impressão do papel. No caso do papel monolúcido, o que proporciona printabilidade é o acabamento superficial, que apresenta brilho e alta lisura.

CONTROLE DE PRAGAS Na primeira etapa do projeto “Controle de Pragas”, a Santa Maria lembrou aos seus colaboradores a importância de manter as portas de todos os ambientes sempre fechadas, evitando assim a presença de insetos que poderiam comprometer a qualidade do papel.

No mês de julho foi realizada a segunda fase da campanha, que dessa vez reforça a necessidade de cuidados na hora da alimentação, também fundamentais para evitar o acúmulo de pragas. Dicas importantes foram passadas através de um passo a passo, mostrando como arma-

zenar os alimentos, o que fazer para limpar o local após as refeições e como se desfazer do lixo gerado. Pequenas atitudes como estas ajudam a tornar a Santa Maria um ambiente cada vez mais limpo e saudável.

3


EXPANSÃO DO TPM (TOTAL PRODUCTIVE MANAGEMENT) O TPM já está em funcionamento nas áreas de Produção Papel e Colheita Mecanizada. Neste ano, iniciaram-se os trabalhos de expansão do Programa nas áreas de Geração de Energia (Usinas, Subestação e Transmissão de Energia), Pátio/Picador Lenha e Implantação Florestal, visto que são processos que fornecem matéria-prima e insumos para os processos de produção de papel e toras. Com isso, essas áreas

trabalham para otimizar a produção, reduzir falhas e garantir a qualidade dos produtos. Para garantir a eficácia do Programa, a área de Sistema Integrado de Gestão (S.I.G.) realizou treinamentos para capacitar os colaboradores das áreas na Gestão da Rotina. Nos dias 5 e 6 de maio, o treinamento foi ministrado para os colaboradores do Picador, já nos dias 6 e 13 de maio para os colabora-

dores das áreas envolvidas no processo de Geração de Energia e no dia 12 o treinamento foi direcionado aos colaboradores da Implantação Florestal. O TPM tem trazido resultados satisfatórios para a Santa Maria, além de servir como exemplo para outras empresas. Abaixo você confere a evolução do Programa desde o interesse em aplicá-lo na Santa Maria.

HISTÓRICO TPM – PAPEL Produção: 79.851,2 t Nº de Falhas: 208 Tempo de Falhas: 64.326 min

Visita da Diretoria na Fábrica da Tilibra para conhecimento do TPM

Produção: 74.018 t

Início do Software PARADAS

Nº de Falhas: 995 Tempo de Falhas: 98.439 min

Identificação da Metodologia TPM na Fábrica Tilibra

Início do TPM² em 5 equipamentos pilotos

Produção: 77.099,2 t

Gerência Papel assume Departamento de Manutenção

Produção: 92.772,6 t

Produção: 96.120,3 t

Nº de Falhas: 137

Nº de Falhas: 108

Tempo de Falhas: 48.835 min

Tempo de Falhas: 48.575 min

Mudança na abordagem da Metodologia TPM

Início da Rotina de Tratamento de Falhas

2005

Produção: 98.957,6 t

Mudança na forma de Auditoria TPM

Expansão do TPM nos 20 Processos Produtivos de Papel

2010

2011

Nº de Falhas: 388 Tempo de Falhas: 39.884 min

Tempo de Falhas: 88.258 min

2004

Nº de Falhas: 39 Tempo de Falhas: 31.443 min

Nº de Falhas: 417

2003

Produção: 100.586,9 t

2006

2007

2008

2009

SIG_APR_0001 4


Nº de Falhas: 04

HISTÓRICO TPM – FLORESTAL

Tempo de Falhas: 07:55 h

Produção: 5,921 t

Out Mai

Jan

Jul

Fev

Dez

Elaboração de MacroFluxos e Mapas de Etapas de Processo

Recorde de Produção

Out

Mai 2010

Tempo de Falhas: 06:50 h

Início da Rotina de Restauração da Deterioração

Início da Rotina de Tratamento de Falhas

Criação de Time TPM Líder: Edgar Zaleski

Aquisição dos Equipamentos da Colheita Mecanizada

Nº de Falhas: 03

2009

Produção: 19.012,38 t

Início de apontamento de falhas no Software PARADAS

Recorde de Produção

2011

Mar

Início das Auditorias de Comportamento TPM

Produção: 13.441,95 t Produção: 12.357,16 t

Nº de Falhas: 09

Nº de Falhas: 25

Tempo de Falhas: 09:55 h

SIG_APR_0002

Tempo de Falhas: 28:02 h

DIA DAS MÃES

PROGRAMA 5S

Neste ano as mamães da Santa Maria foram saudadas com um pão de mel, para simbolizar o quão doce e importante elas são nas vidas de seus filhos. Parabéns a todas as mulheres que receberam esse dom de ser mãe.

Se sua área necessita de treinamento de Reciclagem 5S, entre em contato com o setor de Treinamento e Desenvolvimento pelo ramal 4249 e solicite o agendamento. A área de Manutenção Veículos recebeu o treinamento de Reciclagem 5S nos dias 13 e 14 de junho. Assim, é possível transmitir aos novos colaboradores todas as informações sobre o programa, para que possam disseminar essa prática.

5


GERENCIAMENTO DE MELHORIAS NA GESTÃO DE PROCESSOS Na Santa Maria, chamado de GMGP, o Gerenciamento de Melhorias na Gestão de Processos tem como objetivos: • viabilizar os resultados desejados, eliminar erros e minimizar atrasos (Eficácia); • otimizar os recursos para capacidade de adaptação às necessidades variáveis do usuário e organização (Eficiência); • mapear e documentar os processos. Toda organização é uma coleção de processos que são executados, ou seja, não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa sem um processo. Dessa forma, mesmo que não estejam documentados (mapeados) em detalhe, eles são conhecidos e executados, como, por exemplo, atender ao pedido do cliente. Sendo assim, o GMGP foi iniciado na Santa Maria no intuito de buscar melhorias nos processos, evitando retrabalho e buscando eficácia e eficiência. Atualmente ele trabalha nas áreas administrativas da empresa, visto que nas áreas produtivas aplica-se o Programa TPM. Pode-se verificar ao lado como está o andamento dos trabalhos do GMGP e quantos processos cada área possui. Nas próximas edições você conhecerá os processos que estão sendo mapeados pelo GMGP.

TARDE DAS GESTANTES No dia 11 de maio, o Projeto Integrações, formado pelas empresas Santa Maria, Farmácias Trajano e Transportes Coletivos Pérola do Oeste, com o apoio do SESI/SENAI, promoveu mais uma edição da Tarde das Gestantes. Neste ano, o evento reuniu profissionais das áreas de Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria e Enfermagem, que passaram orientações sobre a importância do pré-natal e cuidados durante a gravidez; cuidados com o bebê, como levá-los periodicamente ao pediatra e vaciná-los; além de cuidados práticos, como banho, roupas apropriadas, amamentação e troca de fraldas. O encontro reuniu gestantes colaboradoras e esposas de colaboradores das empresas participantes do Projeto e também gestantes da comunidade.

6

ÁREA

RH FIN COM LOG ENG PAP QUA SIG MAV TER JUR TOTAL GERAL

TOTAL TOTAL PROCESSOS PROCESSOS (INÍCIO 2009) (ATUAL)

VALIDADOS PELA DIRETORIA

PLANO DE PROCESSOS EM MAPEAÇÃO EM IMPLEMENAMENTO ANDAMENTO TADOS

50 38 12 29 9 36 10 7 17 5 7

48 35 12 31 9 21 10 7 7 5 7

14 10 1 14 1 1 1

3 1 1 7 1 0 0

11 9 0 7 0 1 0

0 0 2 0 0 0 1

220

192

42

13

28

3


SAIBA QUEM VISITOU A SANTA MARIA

No dia 26 de abril, a Santa Maria recebeu a visita de Cleoni Aparecida Taborda Ferreira de Cascavel – PR, Márcia Correa Gonçalves e Ricardo Brotóns Gómes, da empresa Papelera Mediterráneo (Valencia – Espanha).

Os acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Campo Real (Guarapuava – PR) visitaram a Santa Maria no dia 7 de maio.

Em 10 de maio, os acadêmicos do curso de Agronomia da UNISEP - União de Ensino do Sudoeste do Paraná (Dois Vizinhos - PR) visitaram a Santa Maria. Além de conhecerem a Fábrica de Papel, os alunos conheceram a UBG – Unidade Beneficiadora de Grãos.

No dia 16 de maio, os representantes da Suzano Celulose visitaram a Santa Maria. Da esquerda para a direita: José Nédilo A. de Castro (Gerente de Vendas – Suzano Celulose de São Paulo – SP), Saulo Bernardino (Gerente de Logística – Santa Maria), Alexandre Yambanis (Diretor Executivo da Divisão Celulose – Suzano de Signy – Suíça) e Fernando Manrique Garcia (Gerente da Divisão de Vendas da América Latina – Suzano Celulose de São Paulo – SP).

Os acadêmicos do curso de Agronomia da UNISEP - União de Ensino do Sudoeste do Paraná (Dois Vizinhos - PR) visitaram a Santa Maria no dia 17 de maio. Na ocasião, os alunos conheceram a UBG – Unidade Beneficiadora de Grãos.

Em 4 de junho, as alunos do curso Pós-médio de Secretaria Escolar do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava (Guarapuava – PR) visitaram a Santa Maria.

Em 18 de maio, o representante da empresa Papelux (Guarapuava – PR) visitou a Santa Maria. Da esquerda para a direita: Eva Mazepa Padilha (Assistência Técnica – Santa Maria), Marcio Manfredini (Papelux) e Aracelis Cristiane de Avelar Marcondes (Comercial – Santa Maria).

Os representantes das Organizações Moké (Luanda – Angola) visitaram a Santa Maria no dia 7 de junho. Da esquerda para a direita: João Domingos Pereira dos Santos (Organizações Moké), Rinaldo Triacca (Gerentes de Contas – Santa Maria), Domingos Pedro Agostinho (Organizações Moké), Ismael Humberto Manuel Zau (Organizações Moké) e Bruna Ticiane Prestes Barros (Comercial – Santa Maria).

O representante da empresa Aloform (Rio de Janeiro – RJ) visitou a Santa Maria em 1 de junho. Da esquerda para a direita: Kleber Freire (Aloform) e Marildo Pacheco (Comercial – Santa Maria).

No dia 3 de junho, os representantes dos Correios (Brasília – DF) visitaram a Santa Maria para conhecer como funciona o GMGP na empresa. Da esquerda para a direita: Marcos Henrique Adriano (Coordenador do Sistema Integrado de Gestão – Santa Maria), Luiz Antonio Leitão de Carvalho (Correios), Lucimar Pyziak Bassani (Correios), Margarete Pacheco Aragão Rocha (Correios) e Laura Opuchkevich (Sistema Integrado de Gestão – Santa Maria).

No dia 14 de junho, a Santa Maria recebeu a visita dos alunos do Colégio Estadual Cornélio Pires Ribeiro (Pinhão – PR).

Em 21 de junho, os representantes da Gráfica Keops (Curitiba – PR) visitaram a Santa Maria. Da esquerda para a direita: Rinaldo Triacca (Gerentes de Contas – Santa Maria), Felipe Nicolau (Keops), Marcos A. Casagrande (Keops), Rogério Pahim Cardoso (Keops) e Luiz Tadeu Perussolo (Gerente Industrial – Santa Maria).

7


STATUS CHAMADOS Para facilitar o acompanhamento dos chamados, que são divididos em Incidente, Solicitação de Serviço e Mudança, foi criado um portal na intranet que pode ser acessado em portal.santamaria.ind.br, aba Status-Chamados. Nesse portal, os usuários podem acompanhar a situação de seus chamados enquanto estiverem em execução pela área de Tecnologia da Informação (T.I.). Na aba “Status”, é possível consultar os chamados que estão sendo executados, a data de início de execução e o tempo que o executor está trabalhando naquele chamado na data da consulta. A aba “Próximos Chamados” traz uma relação dos cinco próximos chamados a serem executados por executor, considerando a seguinte ordem de priorização: área de negócio/processo e data de abertura do chamado. Na aba “Aguardando”, pode-se ver uma relação de chamados que estão dependendo de outros agentes, que não a T.I., para continuar. Os possíveis motivos nesta aba são: “Entregue” (chamado finalizado, aguardando autorização do solicitante para ser encerrado), “Aguardando Autorização” (chamado aguardando autorização de gerente ou seu substituto para ser iniciado), “Aguardando ação do solicitante” (depende de ação de quem abriu o chamado para que este possa continuar), “Aguardando serviço de Terceiro” (depende de um terceiro para continuar, por exemplo, um fornecedor), “Aguardando Ação de outra Área” (chamado aguardando uma compra, por exemplo). A aba “Em Aberto” traz os chamados que ainda não foram assumidos por nenhum executor. A aba “Buscar Chamados” pode ser usada para realização de uma pesquisa mais refinada dos chamados, trazendo diversos filtros: nome, matrícula, centro de custo, chamado e a gerência. A aba “Dashboard” mostra algumas visões gráficas relacionadas aos chamados, como pode ser visto ao lado. Aproveite esse serviço! Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a T.I. pelo ramal 4113, e você será orientado sobre o uso do serviço.

PROCESSO DE RECICLAGEM Para que aconteça a reciclagem, os materiais devem passar por três fases: coleta e separação, revalorização e transformação. A primeira consiste em coletar o material reciclável e acondicioná-lo em local adequado, para destinar às empresas que industrializam esses resíduos. Na fase de revalorização, o material passa por um processo que o torna semelhante ao que era antes de ser produto. Por fim, na fase de transformação, o material se torna produto novamente. POR QUE RECICLAR? • Para economizar energia (de 25% a 40%); • Reduzir a quantidade de lixo nos aterros, aumentando sua vida útil; • Preservar o meio ambiente; • Melhorar a qualidade de vida da população; • Gerar empregos; • Reduzir a poluição. Sabe-se que atualmente muitas pessoas vivem de materiais recicláveis. Por isso, faça a coletiva e ajude essas pessoas, além de contribuir para um planeta mais limpo!

8

NOSSOS CLIENTES: REPROSET Saiba onde é utilizado o papel da Santa Maria Localizada em Curitiba – PR, a Reproset Indústria Gráfica está completando 35 anos de impressão offset em alto padrão. A Gráfica possui um parque fabril de quase 5.000 m² e dedica-se fortemente à produção editorial, comprando o papel SaMa Print da Santa Maria há 10 anos.


Lançamento do livro “O PAPEL de um Sonhador” No dia 2 de julho aconteceu o lançamento do livro “O Papel de um Sonhador”, que conta a biografia do senhor Manoel Lacerda Cardoso Vieira e também a história da Santa Maria. O evento contou com a participação de pessoas importantes para Guarapuava e região, como o Prefeito Municipal Luis Fernando Ribas Carli, os Deputados Estaduais César Silvestri Filho e Bernardo Carli e outras autoridades. Foram doados 1.000 exemplares para o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo comercializar, e toda a renda obtida será exclusivamente do hospital.

A energia é fundamental em qualquer local de trabalho. Entretanto, alguns cuidados são necessários para que se possa utilizá-la adequadamente e evitar acidentes. Para isso, a Santa Maria passou a utilizar o Lock-out and Tag-out – LOTO, que indicam que determinado equipamento está desligado e que a pessoa pode trabalhar nele sem perigo. Para que esse procedimento pudesse ser utilizado adequadamente na empresa, levantou-se informações referente aos meios de travamento e quantidades necessários, como cadeado, cartão, trava múltipla, dispositivos. Além disso, identificou-se o número de empregados envolvidos, necessidade de treinamento e equipamentos que necessitavam de adequação para a utilização do sistema de travamento de fontes de energia.

Fotos: Rodrigo Disnei Photos

DICA DE LEITURA O livro “O Papel de um Sonhador”, lançado no começo de julho, conta a biografia do senhor Manoel e a história da Santa Maria. De menino do interior ao bem sucedido empresário de uma das maiores empresas do Paraná, Manoel personifica a transformação do Paraná extrativista.

PROCEDIMENTOS DE BLOQUEIO E ETIQUETAGEM

Viaja o mundo levando consigo o papel da Santa Maria, traz ao Brasil inovações tecnológicas para os negócios e inicia as mudanças que fizeram a diferença para manter a empresa nos tempos atuais. Cria praxes de mercado, influencia decisões ministeriais e torna-se referência mundial em qualidade: fabricante de um dos melhores papéis do Brasil. Uma bela lição de empreendedorismo e simplicidade. O livro já está disponível na biblioteca da Santa Maria.

Assim, essa combinação é essencial para garantir a segurança. Porém, é preciso que todos os envolvidos a utilizem. O LOTO deve ser utilizado sempre que uma ou mais formas de energia estiverem presentes e onde for necessária a manutenção, podendo trazer risco de lesão ou dano material. Cores dos cadeados das áreas: Área Elétrica Mecânica Produção Segurança

Código BY54 BY50 BY59 BY52

9


Colaboradores sorteados na categoria não-mensurável “Como eu tive oportunidade de sugerir algo bom durante a rotina de trabalho, fiquei muito contente em ser reconhecido com minha ideia, podendo utilizar no meu dia-a-dia e ajudando a mim e minha família por tal reconhecimento”.

Máquina de lavar

“Para vencer neste mundo, é necessário encontrar circunstâncias que precisamos, e quando não as encontramos, criamos! Este programa é primeiramente importante porque instiga a busca pelo desenvolvimento e melhoria dos processos dos quais fazemos parte. Segundo, é igualmente importante a maneira como produz e entrega o reconhecimento pela autoria do desenvolvimento da melhoria proposta. É, entre outros da companhia, em minha concepção, um dos melhores programas que pude fazer parte”. Joel Hartiu – Programação e Controle de Produção

Abimael dos Santos Vornes – Máquina de Formulário I TV LCD 23”

“Eu achei que foi uma ótima ideia esse programa, porque incentiva todos os colaboradores e aumenta a qualidade e produção ao final de cada mês. Fiquei feliz por ter participado e ganhado um prêmio pela ideia, isso faz com que cada vez mais os colaboradores queiram participar”.

Máquina de lavar

Adão da Silva Ribas – Produção Máquina de Papel II

“Saber que uma simples ideia pode trazer grandes benefícios para você no seu dia já é bom, mas quando essa mesma ideia te traz um retorno, seja ele financeiro ou até mesmo em forma de prêmio, você passa a acreditar que tudo é possível. Oportunidades existem, depende de cada um para fazer acontecer. Neste tipo de programa quem ganha somos todos nós, colaboradores e “nossa” empresa. Em meu nome e de meus colegas de trabalho que foram premiados, agradecemos muito pelo reconhecimento do dia a dia nesta empresa. Obrigado”.

“Ser contemplado com um prêmio é satisfatório, pois resulta em motivação. É gratificante participar das sugestões de melhoria e ver os impactos positivos para a empresa”. TV LCD 23”

Edson Antônio Martins – Mecânica Preditiva e Lubrificação

“Através do Programa Sugestão de Melhorias, obtive a oportunidade de expor a minha ideia sobre a melhoria do meu setor de trabalho, que foi o aumento da vida útil das bordas da tela formadora. Eu não imaginava que a minha ideia fosse escolhida pelo Programa. Estou muito satisfeito pelo prêmio que recebi, e a cada dia que passa tenho mais motivação para expor novas ideias”. Emanoel Ayres do Bomfim – Produção Máquina de Papel I

Máquina de lavar

10

Netbook

José Giovanni Bueno – Conversão Papel

TV LCD 23”

“O programa é gratificante para mim, pois é uma parceria onde todos ganham. A busca de um grupo para tornar possível uma ideia faz com que pessoas de várias áreas se aproximem, discutam e executem tarefas diferentes das quais fazemos em nosso dia a dia. Estas investigações aprimoram nosso conhecimento nos processos e equipamentos que possuímos. As premiações têm permitido a mim e minha família investir em nossa educação e bens que tornam melhor nosso conforto. Está sendo muito bom participar do Programa Sugestão de Melhorias”. Júlio César Rodrigues – Produção Máquina de Papel II

Netbook

“Parabenizo a empresa pelo Programa Sugestão de Melhorias, que permite aos colaboradores colocar em prática as suas ideias, sempre almejando melhores resultados com menores custos. Agradeço a premiação concedida pela empresa aos funcionários”.

“Primeiramente, gostaria de dizer que sou a favor de todo e qualquer programa que premie o colaborador que contribuiu para que a empresa atingisse seus objetivos. E o Sugestão de Melhorias possibilita exatamente isso: o colaborador tem uma ideia, consegue implementá-la e os resultados, mesmo que não mensuráveis, beneficiam a todos. O PPR e o programa de Sugestão de Melhorias são provas vivas do sucesso desse tipo de programa”.

Erllandson Mendes Lopes – Mecânica Papel

Manoel Raifur – Tecnologia da Informação

TV LCD 23”


Netbook

“Para mim foi muito prazeroso ser premiado, mas o prêmio, no entanto, não significou uma missão cumprida, mas sim que estou no caminho certo. Quero participar ainda mais, superando qualquer obstáculo, fazendo as coisas acontecerem de maneira simples e objetiva. Estou sempre pronto para trocar conhecimentos com todos os colegas de trabalho, para que possamos crescer junto com a empresa”.

“É gratificante ver que sua sugestão de melhoria está contribuindo para a empresa alcançar suas metas. Ser premiado nos motiva ainda mais a desenvolver novas sugestões”. Romildo Ferreira de Britto – Produção Máquina de Papel II Fogão 6 bocas

Marcos Iongblode – Oficina Mecânica Papel

Vencedores da Categoria Mensurável - Papel “O Programa Sugestão de Melhorias tem como objetivo, por meio de sugestões apontadas pelos colaboradores, aumentar a performance de equipamentos, reduzir perdas, dentre outros pontos que venham a otimizar os recursos disponíveis com o mínimo custo possível, focando em qualidade. Nós, colaboradores da Santa Maria Cia. Papel e Celulose, temos o dever de sempre estar se desenvolvendo, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. A consequência disto é o surgimento de novas ideias, como ocorreu em nossa equipe, viabilizando o 1º lugar na premiação. O sistema de premiação deste ano, com a utilização dos cupons, foi muito legal, pois foram contempladas várias áreas com os mais diversos prêmios. Com certeza, neste ano teremos um maior número de sugestões, pois o pessoal está motivado a sugerir, e desta forma ganha o colaborador e ganha a empresa”.

Quitação do Curso Superior de Matemática, na Faculdade Guairacá.

Premiado em 1º lugar com a melhoria: Aumento do limite de Velocidade da Máquina de Papel II

“É com muito orgulho que digo que faço parte da equipe Santa Maria, pois posso ver minha família feliz com o que a empresa nos proporciona, como plano de saúde, transporte, alimentação e PPR. Vejo em um futuro próximo que meus filhos também poderão fazer parte desse grupo forte que é a Santa Maria. Fiquei feliz em ser contemplado com a Sugestão de Melhorias que elaboramos. Isso prova que se trabalharmos unidos em equipe, contribuindo com nossas ideias em melhorias, sejam elas nos equipamentos ou na produção, com certeza podemos ganhar ainda mais. Com nossas ideias em grupo, garra e determinação, a empresa ganha e consequentemente nós colaboradores e nossas famílias também”. Altair de Lima Roza – Oficina Mecânica Papel

Fernando Corrêa dos Santos – Produção Máquina de Papel II

“O Programa Sugestão de Melhorias veio para que todos os colaboradores tenham uma visão mais ampla das máquinas, podendo ver não só o que elas produzem, mas também quanto podem produzir se melhorarmos alguma coisa em seu funcionamento. Eu me sinto orgulhoso por ter participado de algumas melhorias, sendo contemplado em duas sugestões: uma na MP I, em 2007, e agora na MP II, e ajudado vários colaboradores em outras sugestões. Só tenho a agradecer a todos os colaboradores e aos que implantaram o programa aqui, pois os resultados estão sendo muito bons para a empresa e colaboradores. E para aqueles que têm alguma sugestão de melhoria, coloquem em prática, pois vale a pena participar”.

Erinaldo José Falcão – Produção Máquina de Papel II

Luiz Dermival Vicente – Oficina Mecânica Papel

Premiado em 4º lugar com a melhoria: Padronização da Curva de Secagem e Purgadores

Premiado em 3º lugar com a melhoria: Dispositivo filtrante na entrada no Tanque 22

“Primeiramente, gostaria de parabenizar a diretoria pelos 49 anos do grupo Santa Maria, quando a empresa fez aniversário e nós colaboradores é que ganhamos o presente. Estou muito feliz com a premiação da nossa equipe pela sugestão de melhoria, e ao mesmo tempo realizado com um objetivo alcançado, e mais motivado para futuramente fazer mais sugestões. Com isso, nós colaboradores ganhamos e a empresa também, com a redução do consumo de água, energia e também de custos. A minha família ficou muito feliz com a premiação, pois trocamos de eletrodomésticos em casa”.

“Na minha opinião, o Programa Sugestão de Melhorias é uma forma muito boa que a Santa Maria criou para incentivar e motivar os colaboradores. Todos começaram a olhar para seu ambiente de trabalho com outra visão, procurando maneiras de melhorar o sistema produtivo, pois sabem que, ganhando a empresa, o colaborador também ganha. 1 notebook, 1 TV 42” Led, 1 jogo de sofá, 1 E isso estende-se até seus familiares. Fico muito balcão, 1 rack, entre outros. feliz em fazer parte desta empresa que reconhece e valoriza as boas ideias de seus colaboradores. Já fui contemplado dois anos com esta premiação: no 1º ano, nossa sugestão ficou em 2º lugar e meu investimento foi em estudos, o que me deu oporPremiado em 2º lugar com a tunidade de me preparar melhor para os novos melhoria: Aumento desafios; no 2º, ficamos em 2º lugar novamente e da Produção aí os investimentos foram para facilitar os estudos através da Redução do Grau de Refino e para a minha família, sendo que minha esposa trocou os móveis da casa. Este ano minha família já perguntou como poderia ajudar na sugestão, ou seja, até a família se sente motivada para ganhar benefícios. Expliquei a eles que não posso mais participar, pois como supervisor de produção tenho que apoiar e incentivar a todos que aumentem o número de sugestões, aumentando o retorno para a empresa e para todos os funcionários”.

1 geladeira, 1 aparelho de som, entre outros.

1 geladeira, 1 fogão 6 bocas, 1 cama box e 1 cabeceira, entre outros.

Emerson Ademar Vieira Pedroso - Produção Máquina de Papel II

2 celulares, jogo de mesa com 4 cadeiras, entre outros.

Premiado em 5º lugar com a melhoria: Reajuste da entrada de Papel na 3ª prensa

11


Novo ALOJAMENTO MÓVEL PARA OS COLABORADORES DA ÁREA FLORESTAL Pensando na qualidade de vida dos colaboradores que trabalham nas fazendas, a Reflorestadora São Manoel adquiriu mais um contêiner, que será utilizado pela Implantação Florestal. Esse alojamento móvel irá proporcionar um ambiente ideal para os colaboradores que ficam alojados no campo durante sua jornada de trabalho.

Curso de Desenvolvimento Florestal No dia 21 de junho, a Fazenda Marrecas, da Reflorestadora São Manoel, mostrou aos participantes do Curso de Desenvolvimento Florestal a fase final do processo, com a colheita mecanizada e manual. O curso é promovido pelo Sindicato Rural, junto com a Santa Maria Cia. de Papel e Celulose, a Cooperativa Agrária, a Golden Tree Reflorestadora, a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Fertilizantes Heringer e Pitol Agroindústria, visando fomentar a atividade florestal na região. Neste curso, Pedro Francio Filho, engenheiro agrônomo especialista em sistemas agrossilvipastoris, destacou as ações necessárias nessa etapa, focando no aumento da produtividade florestal e uso racional dos elementos do sistema agrossilvipastoril. O agricultor Isair Castoldi, que estava participando da aula prática do curso, comentou que conhece pouco a empresa, mas que pôde perceber a sua dimensão sabendo de suas áreas de floresta e agricultura, além do trabalho sério e investimentos em tecnologias que aperfeiçoam suas técnicas. Até o final do ano, mais palestras serão realizadas sobre esse tema nas cidades de Guarapuava, Candói e Cantagalo.

12


CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL 7 No dia 21 de maio foi realizada a final do Campeonato Interno de Futebol 7 (suíço) – Chave Ouro, da AASM. A grande final foi disputada pela manhã, sendo vencedor o Figuerense, que havia anotado a primeira vitória no jogo do dia 14/05, por 2x1, contra Os Kueras. A segunda partida terminou em 1x0 para Os Kueras, que levaram a deci-

são para a prorrogação. Como não houve gol, o Figuerense se sagrou campeão do primeiro semestre de 2011, por ter apresentado a melhor campanha na fase classificatória. À tarde aconteceu a disputa do 3º lugar e a Turma B venceu o FMI (Futebol da Melhor Idade) por 7x2. Na chave prata, a decisão do 1º lugar ocorreu no

dia 14 de maio, com vitória do Arsenal por 7x2 sobre o Real Madrid. A entrega da premiação aconteceu no dia 4 de junho, durante almoço de confraternização realizado no Salão Social da AASM.

Figuerense. Em pé, da esquerda para a direita: Ricardo Waldir Ferreira, Marcos Iongblode, Marcel Roth Opuskewitch, Danilo Jantara, Claudinei Ferreira da Silva, Marcos Antônio Leite, Marcelo Machado, André Luiz Souza e Agenor Soares de Paula (Técnico). Agachados, da esquerda para a direita: Rogério Cézar Luiz, Cláudio Adão Huchak, Reginaldo Bail Junior e Romildo Ferreira de Britto.

Os Kueras. Em pé, da esquerda para a direita: Emerson Francelino Martins, Adriano de Souza, Edimar Roberto Rauber, Waldemar Brustolin Neto, Uilice Daniel Vendler, Clayton Fukumothi e Iloir Souto (Técnico). Agachados, da esquerda para a direita: Antônio Josnei de Souza, Tássio Alessandro de Souza, João Alesandro dos Santos, Gilmar Ivanski, Rodrigo José dos Santos e Daniel dos Passos Martins.

Turma B. Em pé, da esquerda para a direita: Everton Luis Festa, Edinaldo Nascimento, Daniel Rogério Padilha, Everton Rodrigues de Oliveira e Cleverson Dobisz Moreira. Agachados, da esquerda para a direita: Daniel V. Soares, Gelson L. Camargo, Mario P. de Farias e Amarildo Barbosa.

Classificação: Chave Ouro Time

Colocação

Figuerense

1º Lugar

Os Kueras

2º Lugar

Turma B

3º Lugar

FMI

4º Lugar Chave Prata

FMI. Em pé, da esquerda para a direita: Vinícius Ferri Freitas, Adão A. Duarte e Márcio Antônio dos Anjos. Agachados, da esquerda para a direita: Iloir Souto, Clodoaldo Lourenço e Cássio Renato Woiciekowski.

Palestra “Uma reflexão sobre o nosso papel” No dia 05 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada uma apresentação para os alunos do Instituto Adventista São Paulo (IASP). Participaram estudantes do 6º ao 9º ano que fazem parte de um Clube de Ciências, o qual realiza estudos variados na área como atividade extracurricular. Desta forma, estes alunos são incentivados a aprender e a desenvolver um senso de pesquisa e análise científica. Este ano a escola está enfatizando o assunto “Florestas”, visto que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou ser o Ano Internacional das Florestas. Pensando nisso, as coordenadoras do projeto no colégio convidaram a Santa Maria para a realização de

Arsenal Real Madrid

Reinauguração da Lanchonete A reinauguração da lanchonete da Sede Social da AASM aconteceu no dia 2 de julho. A diretoria agradece aos voluntários que ajudaram na reforma e convida a todos os sócios para conhecer o novo ambiente.

1º Lugar 2º Lugar

uma palestra abordando o reflorestamento para fabricação de papel e a certificação FSC (Forest Stewardship Council). O palestrante Romilson Toledo Martins (Assistência Técnica – Santa Maria) comentou sobre os tipos de árvores utilizadas na extração da celulose, os tipos de papel existentes, certificação FSC e a conscientização quanto à busca de bens de consumo que possuam o selo FSC. Produtos com esse selo demonstram que toda a cadeia produtiva atende aos padrões de sustentabilidade, verificando a viabilidade econômica, os cuidados com o meio ambiente e a responsabilidade social. A professora Lucimara Romangnoli, uma das coordenadoras do Clube de Ciências, declarou: “A palestra foi muito didática e os alunos puderam aprender a

importância de observar a procedência dos produtos consumidos, dando preferência àqueles que cumprem com as normas exigidas para que o prejuízo ambiental seja mínimo”. Dessa forma, a Santa Maria mostra à sociedade a sua responsabilidade socioambiental, bem como orienta e estimula as pessoas a preservarem o meio ambiente.

Fotos: Instituto Adventista São Paulo - IASP

13


COMEMORAÇÃO DE TEMPO DE TRABALHO Nesta edição, divulgam-se os colaboradores que nos meses de maio e junho comemoraram 10, 15 e 20 anos de trabalho na Santa Maria. A empresa agradece a dedicação empregada nesses anos e o excelente trabalho desempenhado. 10 ANOS COLABORADOR

SETOR

EMPRESA

Ewerton Luis Rosa

E.T.E.

SANTA MARIA

Rodrigo Prestes Barros

Máquina de Papel II

SANTA MARIA

COLABORADOR

SETOR

EMPRESA

Manoel Raifur

Tecnologia da Informação

SANTA MARIA

Fernandes de Oliveira

Produtivo Fazenda Três Capões

MLCV

COLABORADOR

SETOR

EMPRESA

Antônio Cezar Pontes

Expedição Papel

SANTA MARIA

Edson Carlos Pereira dos Santos

Máquina de Papel II

SANTA MARIA

Erinaldo José Falcão

Máquina II

SANTA MARIA

José Albari Pereira dos Santos

Transportes

SANTA MARIA

15 anos

20 ANOS

TPM no Negócio Florestal A Reflorestadora São Manoel está implantando em mais um setor a Metodologia TPM. A área pioneira em aplicar a metodologia foi o Viveiro Florestal, que motivou a expansão para a Colheita Mecanizada e agora a área de Implantação Florestal, que trabalha em parceria com a Terraplanagem. E para que os colaboradores conheçam a metodologia e sua forma de trabalho, eles participaram de treinamento realizado pelo Sistema Integrado de Gestão (S.I.G.), Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho (S.E.S.M.T.) e Administração Florestal no dia 12 de maio. A partir desse treinamento, os colaboradores iniciam os trabalhos do TPM, visando crescimento e bons resultados nos aspectos gerenciais, administrativos e operacionais.

TREINAMENTOS No dia 25 de maio foi realizado o Workshop Siemens, com palestras ministradas por Gil Fabio de Souza, que realizou uma apresentação e atualização dos produtos e soluções da Siemens para o negócio da Santa Maria. Gil abordou assuntos relacionados às soluções da Siemens para Papel e Celulose, automação totalmente integrada, motores de baixa tensão e Siemens Tecnologias de Água.

Em 26 de maio aconteceu o Curso de Pintura, ministrado por Oscar Junior Brisola, da empresa ADV Comércio de Tintas de Araucária – PR. O curso abordou a importância da pintura, fabricação do aço, preparo da superfície para a pintura, componentes da tinta, técnicas de aplicação com pistola, espessura úmida e seca da tinta, equipamentos para medição de espessura de tinta, entre outros. Ao final do curso os participantes receberam certificado de pintura fornecido pela ADV.

Nos dias 6 e 7 de junho foi realizada a IV Semana Tecnológica da Manutenção Elétrica, onde os participantes assistiram à palestras ministradas por Freddy Miguel Cardoso de Lima, Marcelo Basílio Sala e Paulo Siqueira Júnior, da empresa DW Material Elétrico Industrial, de Curitiba - PR. O treinamento tratou de assuntos relacionados à eficiência energética e sistemas de iluminação; sensores industriais; Sinamics - nova linha de inversores de frequência da Siemens, destacando suas vantagens e aplicações; TIA Portal (Totally Integrated Automation Portal), software da Siemens que permite a utilização de ferramentas de engenharia em uma plataforma integrada e novas famílias (S7 1200 / 1300 / IHM´s).

14


BOAS VINDAS AOS NOVOS COLABORADORES Confira os colaboradores que iniciaram seu trabalho na Santa Maria, Reflorestadora São Manoel e MLCV entre os meses de abril, maio e junho. Sucesso a todos em sua carreira profissional.

Santa Maria - Seleção Interna A Santa Maria parabeniza os colaboradores aprovados em seleção interna nos meses de abril, maio e junho. São eles:

SANTA MARIA – Seleção Externa

Alberto Gonçalves Vieira de Carvalho Neto Assistente Técnico Qualidade Assistência Técnica

Everton Henrique Santos Ajudante Geral Expedição Papel

Leandro Pereira da Silva Ajudante Geral Limpeza e Conservação

Carlos Eduardo Braun de Freitas Assistente Administrativo Administração Logística

Ezequiel Sydor Operador de Máquina Rodante Terraplanagem

Luís Fernando Stimer Analista Contábil Contabilidade

Carlos Felipe Hortmann Operador de Máquina Industrial Batoques

Daniel Matos Leão Ajudante Geral Limpeza e Conservação

Fabia Martins Matos Auxiliar de Produção Embalagem de Resmas

Izair Pereira Ajudante Geral Limpeza e Conservação

Osmar Ferreira da Silva Operador de Máquina Rodante Terraplanagem

Rafael Rezende dos Santos Auxiliar Administrativo Administração Coordenadoria S.I.G.

Edson dos Santos Gonçalves Auxiliar de Produção Embalagem Bobinas

Josemar Chaves Operador de Máquina Florestal Carregador Florestal

Endrigo Jose das Dores Ajudante Geral Expedição Papel

Josinei Camargo de Oliveira Ajudante Geral Pátio Picador de Lenha

Cleverson Sávio de Matos Supervisor de Manutenção Mecânica Mecânica Papel

Eliseu Prokopovicz Operador Assistente Máquina de Papel I

Romildo Ferreira de Britto Primeiro Assistente Máquina de Papel II

Jhonn Lenon Alves Operador de Produção Processos

Rossiney Kovalski Eletricista Oficina Elétrica Papel

REFLORestadora SÃO MANOEL Seleção EXterna

“Você também pode colaborar no recrutamento de pessoas. Divulgue as vagas disponíveis na Santa Maria, MLCV Agricultura e Reflorestadora São Manoel. Os candidatos também podem acompanhar as oportunidades e se inscrever pelo site http://www.santamaria.ind.br/mas_vagas.php, além de realizar seu cadastro na sede da Santa Maria todas as quartas-feiras”.

Rodrigo Ferreira de Jesus Operador de Empilhadeira Almoxarifado Matéria-Prima

Ricardo José da Silva Auxiliar de Produção Embalagem de Resmas

João Maria Lino Encarregado de Florestal Fazenda Baú

Silvia Santana Ajudante Viveiro de Mudas Viveiro de Mudas Comercial

Valdemir Martins dos Santos Ajudante Geral Rural Implantação Florestal

Valdinei de Freitas Encarregado Florestal Fazenda Cachoeira

MLCV Agricultura Seleção Externa Carlos Batista dos Reis Ajudante Geral Rural Fazenda Três Capões

Cassiano Uillian Ribeiro Operador Técnico Fazenda Capão Alto

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO A Santa Maria continua oportunizando vagas de estágios para estudantes de cursos relacionados ao seu negócio, contribuindo com a formação profissional desses alunos, proporcionando a vivência prática do que eles aprendem na teoria em sala de aula. Iniciaram seus trabalhos nos meses de abril e maio os estagiários:

Lucas Estevam Marques Gonçalves Aluno do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do CentroOeste – Unicentro de Guarapuava – Pr. Setor: Financeiro Empresa: Santa Maria

Pablo Martinez Slomp Aluno do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Campo Real de Guarapuava – PR. Setor: Processos Empresa: Santa Maria

15


ANIVERSARIANTES ANIVERSARIANTES DE JULHO - SANTA MARIA NOME DATA SETOR ANDERSON DE AGOSTINHO 1/7 LABORATÓRIO FÍSICO EMERSON FRANCELINO MARTINS 1/7 ADM. MANUTENÇÃO VEÍCULOS MATHEUS PACHECO PERBICHE 1/7 APRENDIZES SILVIO CESAR XAVIER DE SENE 1/7 ALMOXARIFADO MANUTENÇÃO IVONEIDE OLIVEIRA 2/7 EXPEDIÇÃO PAPEL CRISTHIAN BRUNO MAKUCH 3/7 APRENDIZES ORLEI ANTONIO RIGONI 3/7 CONTABILIDADE ANTÔNIO CARLOS CARDOSO 6/7 MÁQUINA PAPEL II CILMARA BLASISKIEWIS 6/7 MERCADO INTERNO PAPEL CLEYTON FROTA DA SILVA 6/7 EXPEDIÇÃO PAPEL GILBERTO DOS ANJOS CARDOSO 6/7 MÁQUINA PAPEL I CLOSIMAR JOSÉ CORREIA 7/7 PÁTIO/PICADOR LENHA EDSON ROBERTO GALVÃO 7/7 MANUTENÇÃO CIVIL DIRCEU CAETANO DE LIMA 8/7 CALDEIRA II JOÃO WILMAR NASCIMENTO 8/7 ADM. MANUTENÇÃO VEÍCULOS ADILSON DA SILVA 11/7 LIMPEZA E CONSERVAÇÃO VINICIUS FERRI FREITAS 11/7 ELÉTRICA PAPEL ANTÔNIO MIRANDA DOS SANTOS 12/7 ELÉTRICA PAPEL DANIEL ROGÉRIO PADILHA 12/7 SUBESTAÇÃO LEVERSON PERES MARAFIGO 12/7 EMBALAGEM BOBINAS FRANCIANE SUTIL DE OLIVEIRA 13/7 EMBALAGEM RESMA GILMAR HOLM VIEIRA 13/7 TRANSPORTES HILÁRIO DOS SANTOS 13/7 USINA CURUCACA I SALMO EDERSON LEITE 13/7 EMBALAGEM BOBINAS AMILTON FURMANN 14/7 MECÂNICA PAPEL EVERTON LEMOS MARTINS 14/7 APRENDIZES FÁBIO MENDES DE PAULA 14/7 CORTADEIRA I ARILDO LUIZ DAL SANTO 15/7 TERRAPLENAGEM GLEITON JUNIOR WACHILESKI 15/7 PROCESSOS MIGUEL ARCANJO DA SILVA 15/7 OFICINA MECÂNICA PAPEL NEIDE CONSTANTINOV 16/7 GERÊNCIA DE RH IZABEL CRISTINA PRESTES DE SOUZA 17/7 MERCADO INTERNO PAPEL PEDRO EDILSON CAMARGO 17/7 EMBALAGEM BOBINAS JUVENAL DE OLIVEIRA NASCIMENTO 18/7 ALMOXARIFADO MATÉRIA-PRIMA MARCOS ROBERTO DOS SANTOS 19/7 EXPEDIÇÃO PAPEL DIVONIL SEBASTIAO DE OLIVEIRA 20/7 CALDEIRA II EDSON JOSÉ DE PAULA 20/7 LIMPEZA E CONSERVAÇÃO ERALDO ANTÔNIO A DA COSTA 20/7 MÁQUINA FORMULÁRIO II JOSÉ VILSON MACHADO 20/7 MECÂNICA PAPEL JOSIE GONÇALVES DE OLIVEIRA 20/7 PICADOR PAULO SÉRGIO FERNANDES 20/7 MÁQUINA PAPEL II JOEL A. DOS S. DALLA VECCHIA 21/7 ADM. LOGÍSTICA EDINEI LUCIANO RAUBER 22/7 EXPEDIÇÃO PAPEL JOÃO MARIA OTO 22/7 USINA SALTO SÃO PEDRO ANYE GISELE KUDELSKI 23/7 ADM. PRODUÇÃO PAPEL CASSIO RENATO WOICIEKOWSKI 23/7 CUSTOS E ORÇAMENTO GIANICE AMARAL DOS SANTOS 23/7 LIMPEZA E CONSERVAÇÃO IZABEL CRISTINA DE SOUZA 23/7 MEDICINA E SEG.TRABALHO JOSÉ CARLOS DE FREITAS 23/7 PROCESSOS CLÁUDIO ADÃO HUCHAK 24/7 MÁQUINA FORMULÁRIO IV JOÃO CARLOS KUBINSKI 24/7 PÁTIO/PICADOR LENHA PAULO ROBERTO MACIEL 24/7 TRANSPORTES SONIA MARA DE ABREU BARBOSA DA COSTA 24/7 EMBALAGEM RESMA ADRIEU EVERALDO F DO NASCIMENTO 25/7 PROCESSOS EDERSON LUIZ BATISTA 25/7 MÁQUINA FORMULÁRIO I ADRIEL DE OLIVEIRA 26/7 APRENDIZES FABIANO RICARDO NEUMANN PEPLINSKI 26/7 EMBALAGEM BOBINAS GERSON CESAR ANTUNES 27/7 MÁQUINA PAPEL I JOSÉ MARIA DA SILVA 27/7 OFICINA ELÉTRICA PAPEL LUANA APARECIDA DA SILVA 27/7 LIMPEZA E CONSERVAÇÃO ANDRÉ AUGUSTO PEREIRA I. CORREA 28/7 MERCADO INTERNO PAPEL JOELSON JOSÉ DE OLIVEIRA 28/7 EXPEDIÇÃO PAPEL JEFERSON LUIZ GOMES 29/7 USINA SALTO SÃO PEDRO MARCELO REINALDO POCZYNEK 29/7 PISTOLAS PNEUMÁTICAS MIGUEL MUSIASKI 30/7 CALDEIRA II EDERSON MARTINS LEMOS 31/7 USINA SALTO SÃO PEDRO ANIVERSARIANTES DE JULHO - REFLORESTADORA SÃO MANOEL NOME DATA SETOR ELIZEIA JACINTO 4/7 VIVEIRO DE MUDAS-COMERCIAL SIMONE CRISTINA GALUCHA 4/7 ADM. FLORESTAL ELTON DIONES DE JESUS GONÇALVES 11/7 GEORREFERENCIMENTO DE IMOVEIS RURAIS JOÃO LUIZ MARTINS DOS SANTOS 12/7 IMPLANTAÇÃO FLORESTAL HENRIQUE PIRES DE OLIVEIRA 13/7 SITE 3A JOAO PEDRO MOREIRA 15/7 IMPLANTAÇÃO FLORESTAL MARINS DA SILVA 22/7 IMPLANTAÇÃO FLORESTAL LEOMAIR GUTERVIL KINTOF 25/7 IMPLANTAÇÃO FLORESTAL JOÃO OLAIR FONSECA 26/7 SITE 3A ANIVERSARIANTES DE JULHO - MLCV NOME SIDNEI AZEVEDO JOÃO VIDELCIO LEAL JOEL QUIRINO DE OLIVEIRA JOSÉ VILSON DA SILVA

16

DATA 2/7 3/7 7/7 11/7

SETOR PRODUTIVO FAZENDA TUNAS E TUNINHAS MANUTENÇÃO MÁQ. E IMPL. AGRÍCOLAS PRODUTIVO FAZENDA TUNAS E TUNINHAS MÃO DE OBRA UBG

ANIVERSARIANTES DE AGOSTO - SANTA MARIA NOME DATA SETOR EDICLÉCIO MATIAS DOS SANTOS 1/8 TERRAPLENAGEM NESTOR DOS SANTOS FERRAZ 1/8 MÁQUINA PAPEL I ANDERSON JOSÉ LARA 2/8 OFICINA DE INSTRUMENTAÇÃO JEFFERSON FABRE 2/8 CORTADEIRA II ADÃO JOÃO MARIA DA LUZ 3/8 LABORATÓRIO QUÍMICO MARCIO FERNANDO KINTOFLE 3/8 INSTRUMENTAÇÃO PAPEL CARLOS AUGUSTO VIANTE 4/8 APRENDIZES LEANDRO PEREIRA DA SILVA 4/8 LIMPEZA E CONSERVAÇÃO ARIEL RIBEIRO RUBILAR 5/8 MÁQUINA PAPEL II JÚLIO CESAR RODRIGUES 8/8 MÁQUINA PAPEL II RENATA LAUREANO DE OLIVEIRA 8/8 EMBALAGEM RESMA VACYR FERREIRA DOS SANTOS 8/8 CALDEIRA II BRUNO GMURCZYK 9/8 MERCADO INTERNO PAPEL DOUGLAS JOSE BILESKI 9/8 RECICLAGEM SEDINEI DE FARIAS 9/8 RECICLAGEM LUIZ MAURÍCIO N. DOS REIS 10/8 EXPEDIÇÃO PAPEL MANOEL ALEXANDRE PAULA DA LUZ 10/8 EMBALAGEM BOBINAS WELINTON DE ALMEIDA PEDROSO 10/8 APRENDIZES ANTONIO MOREIRA ANDRADE 12/8 ADM. DE PESSOAL DÉBORA DO PRADO MARTINS 12/8 EMBALAGEM RESMA FERNANDA KELLER 12/8 MERCADO INTERNO FLORESTAL IVANDRO LUIZ BATISTA 12/8 CARREGADOR MARCOS HENRIQUE ADRIANO 12/8 ADM.COORD.SIG ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA 13/8 MÁQUINA PAPEL II ANTÔNIO NILSON QUINTINO 13/8 MANUTENÇÃO CIVIL OSVALDO SEBASTIÃO DE AGUIAR 13/8 OFICINA DE VEÍCULOS RIVALDECIR LEMOS DO PRADO 13/8 CUSTOS E ORÇAMENTO JOÃO MARIA DE MORAIS 14/8 ALMOXARIFADO MATÉRIA-PRIMA JOSE DORIZETTI RODRIGUES 14/8 PROCESSOS ADRIANO JOSÉ DE SOUZA 15/8 REGISTRO FISCAL ALESSANDRO DA COSTA GALVÃO 15/8 MÁQUINA PAPEL I FÁBIO ANTÔNIO RIBEIRO FERREIRA 15/8 MÁQUINA PAPEL II FERNANDO JOSÉ ROCHA DOS SANTOS 15/8 APRENDIZES MÁRCIO MACIEL 15/8 EMBALAGEM BOBINAS ELISEU AGNER DE LIMA 16/8 MANUTENÇÃO CIVIL JOÃO CARLOS MARTINS 16/8 PCP ROGÉRIO CEZAR LUIZ 17/8 OFICINA MECÂNICA PAPEL ARIELLI MARIA METZ 18/8 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VANDERLEI JOSÉ DOS SANTOS 18/8 ELÉTRICA PAPEL ELAINE MARIA MACHADO 19/8 ALMOXARIFADO MANUTENÇÃO HALTEVIR PRYZBEUKA DO VALE 19/8 MANUTENÇÃO MECÂNICA PAPEL LUCINEI WAVGENHAK 19/8 EMBALAGEM RESMA MARCOLI LEMES FERREIRA 19/8 MECÂNICA PREDITIVA E LUBRIFICAÇÃO RODRIGO JOSÉ DOS SANTOS 19/8 SUPRIMENTOS ELISEU PROKOPOVICZ 20/8 MÁQUINA PAPEL I JOELSON BARBOSA PEREIRA 22/8 MÁQUINA PAPEL I LILIAN WASCHBURGER 23/8 MARKETING/COMUNICAÇÃO LUIZ TADEU PERUSSOLO 23/8 GERÊNCIA DE PAPEL LUIS ELTER RIBEIRO 25/8 PEDREIRA LUIS FERNANDO STIMER 25/8 CONTABILIDADE MARCOS JOSÉ BALCEVICZ 26/8 PROCESSOS JAIR PAULISTA 27/8 EMBALAGEM BOBINAS EDERILSO MARCONDES 28/8 MÁQUINA FORMULÁRIO II ELEANDRO FERNANDES DOS SANTOS 28/8 MÁQUINA FORMULÁRIO III JOÃO CARLOS ANTUNES DA ROCHA 28/8 PÁTIO/PICADOR LENHA MARCELO GOETZINGER 28/8 PISTOLAS PNEUMÁTICAS VANESSA CARLA PEREIRA 28/8 SUPRIMENTOS ANTÔNIO JOSNEI DE SOUZA 29/8 ALMOXARIFADO MATÉRIA-PRIMA EVERTON RODRIGO MACHADO 29/8 CONTABILIDADE EMANUEL CRISTIANO MATOSO 30/8 ALMOXARIFADO MANUTENÇÃO MARCOS CRISTIANO MIRANDA MARTINS 30/8 ALMOXARIFADO MATÉRIA-PRIMA RODRIGO HARTIU 30/8 CARREGADOR VAGNER VICENTINI 31/8 PROJETOS ELÉTRICOS ANIVERSARIANTES DE AGOSTO - REFLORESTADORA SÃO MANOEL NOME DIEGO BURAKI DE OLIVEIRA JOÃO NEVES DA LUZ BONFIM ROBERTO RIBAS OSNI RIBEIRO DE SOUZA NOME JOSÉ FERREIRA SANTANA MARCIANO TONETE

DATA SETOR 3/8 VIVEIRO DE MUDAS-COMERCIAL 11/8 MEDIÇÃO E MAPEAMENTO 12/8 IMPLANTAÇÃO FLORESTAL 26/8 IMPLANTAÇÃO FLORESTAL ANIVERSARIANTES DE AGOSTO - MLCV DATA 14/8 16/8

SETOR MÃO DE OBRA UTS PRODUTIVO FAZENDA TRÊS CAPÕES


PROGRAMA NOVOS HORIZONTES

PLANO DE SAÚDE UNIMED CONHEÇA OS BENEFÍCIOS A Santa Maria oferece aos seus colaboradores o plano de saúde Unimed. A mensalidade é custeada em sua totalidade pela empresa, ficando a cargo do colaborador apenas uma pequena parcela por cada consulta, sendo o valor descontado em folha de pagamento quando utilizado. A Unimed também oferece alguns planos adicionais, como: plano normal com apartamento, plano obstetrícia enfermaria e plano obstetrícia com apartamento.

No dia 19 de abril, foi realizada a palestra de abertura do Programa Novos Horizontes para mais uma turma que será contemplada com o programa. A palestra tratou sobre empreendedorismo, destacando a importância de enxergar à frente nesse novo horizonte e continuar trilhando o caminho para o sucesso. Esse encontro contou com a participação de 30 pessoas, entre colaboradores e familiares. A programação anual teve início com as palestras ministradas pelo consultor Jair Vedóia sobre consultoria financeira: 19/04 - Empreendedorismo 03/05 - Comece Certo 24/05 - Planejamento e Orientação Familiar 07/06 - Planejando sua empresa 21/06 - Buscando recursos financeiros 05/07 - Envolvendo seus familiares Em julho, iniciou-se o ciclo de palestras ministradas pelos profissionais da área de saúde, em parceria com a UNIMED: 19/07 - Cardiologia 09/08 - Nutricionista 04/10 - Geriatra 06/12 - Condicionamento Físico E no mês de agosto, os participantes assistirão à palestras da área psicológica, com o professor Clayton Waschington dos Reis, especialista em Saúde Mental e Intervenção Psicológica, que atua na Faculdade Guairacá. Os colaboradores que estão participando do programa neste ano são: • Ademir Ramos • Agenor Soares de Paula • Alceu Varcilio Scorsin • Aroldo Legário Lima • Carlos Podolak • Claito Ferreira • Dirceu de Lima • Divonil Sebastião de Oliveira • João Joel Andrekowicz • João Sirino de Miranda • Jorge Gluszczak • José Batista Ferreira • José Maria da Silva • José Nilo Machado • Julio César dos Santos • Luiz Carlos Santos • Miguel Martins de Moura • Noedi Karan • Paulo Cézar de Lima

• Até cinco consultas: R$ 21,00 • A partir da 6ª consulta: R$ 39,00 • Plano enfermaria obstetrícia: R$ 16,08 • Plano apartamento: R$ 54,91 • Plano apartamento com obstetrícia: R$ 107,13 Atenção! Valores válidos até novembro de 2011.

Nota importante: Você que pretende ter filhos e usufruir o plano Unimed, precisa aderir ao Plano Obstetrícia. Esse plano tem carência de dez meses e o formulário de adesão está disponível na área de Benefícios, com Janete. CARÊNCIA DO PLANO: • 30 dias para consultas e exames clínicos; • 90 dias para exames como: ecografias, raio-x, reabilitação física e fisioterapia; • 180 dias para procedimentos clínicos e cirúrgicos, como: internamento, tomografia e ressonância magnética; • 10 meses para parto; • 24 meses para doenças pré-existentes. QUEM PODE SER BENEFICIADO COM O PLANO? • Cônjuge; • Filhos com até 24 anos, desde que estejam estudando e não sejam casados; • Enteado menor sob guarda ou menor tutelado; • União estável de no mínimo dois anos. Dessa forma, faz-se necessário que essas informações estejam sempre atualizadas, ou seja, que o colaborador informe ao setor de Benefícios sobre quaisquer alterações, como: filhos que tenham se casado e os dependentes maiores de 21 anos que não estudem mais. Obs: Os novos colaboradores admitidos serão incluídos no plano após o término do contrato de experiência de 90 dias. Lembre-se: Você deve estar sempre com sua carteirinha e documento de identidade para atendimento em casos de emergência. Para alguns tipos de exames, o beneficiário deverá se dirigir à uma unidade da Unimed com a identidade e a carteirinha, devido a procedimentos internos da unidade.

17


No dia 6 de junho, em Curitiba, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná comemorou o dia da indústria, homenageando figuras que contribuíram com o desenvolvimento do Estado. Entre elas, o Diretor Presidente da Santa Maria Cia. de Papel e Celulose, senhor Manoel Lacerda Cardoso Vieira, recebeu a Medalha do Mérito Industrial do Estado do Paraná, por contribuir com o desenvolvimento da indústria no Estado à frente das empresas do grupo. Além dele, também receberam a Medalha Augusto José Sperotto, sócio diretor da Indústria de Fios Fiasul, de Toledo, e Miguel Gellert Krigsner, fundador da rede O Boticário. Nessa noite, a FIEP também homenageou Joaquim D’Almeida Faria Sobrinho como Benemérito da Indústria do Estado do Paraná, pelo incentivo e contribuição com a industrialização do Paraná, alavancando o desenvolvimento com seu espírito empreendedor para as causas públicas, além de impulsionar o avanço da educação. E Wolney Edirley Gonçalves Betiol, co-fundador e Presidente do Conselho de Administração da Bematech, que recebeu a Ordem do Mérito Industrial da Confedereção Nacional da Indústria.

Treinamento em clientes: REPROSET

Palestra Escola Maack

A área Comercial está realizando treinamento em clientes, para que as equipes possam conhecer os processos de produção das empresas, visando melhor atendimento e soluções para as necessidades dos clientes. Para isso, os primeiros treinamentos aconteceram nos dias 4 e 11 de junho na Reproset Indústria Gráfica, onde cada equipe teve a oportunidade de conhecer o processo de confecção de livros e material comercial dos clientes finais da Reproset.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Coordenador de Produção da Máquina de Papel II, Francisco Gullo Filho, realizou uma palestra para os alunos da Escola Rural Professor Reinhald Maack no dia 6 de junho. A palestra teve como tema: “Água, a energia da vida”, onde o palestrante abordou a importância de preservar a água, visto que é um recurso escasso e que daqui a alguns anos poucas pessoas terão acesso. Além disso, Francisco mostrou aos alunos como é feito o tratamento da água que eles utilizam em casa, bem como a utilização da água na Santa Maria, destacando seu tratamento e a atuação dos Times de Melhoria (TIM) em ações de preservação e redução do consumo.

Equipe Santa Maria com a diretoria da Reproset.

18

Da esquerda para a direita: Augusto José Sperotto, Manoel Lacerda Cardoso Vieira, Rodrigo da Rocha Loures e Miguel Gellert Krigsner.

Fotos: Federação das Indústrias do Estado do Paraná

FIEP homenageia figuras importantes do Estado


PRIMEIRO DIA DE TRABALHO Em seu primeiro dia de trabalho, um advogado recém-formado, quando vê alguém entrando pela porta, pega o telefone e começa a falar para impressionar um pouco o novo cliente. Então, desliga o telefone e pergunta: - Em que posso ajudá-lo? O rapaz responde: - Eu sou da companhia telefônica, vim fazer a ligação deste telefone. Enviada por: Antônio Moreira Andrade (Administração de Pessoal)

CASTIGO INJUSTO Uma garotinha chega da escola em prantos: - Mamãe, mamãe, “sniff... sniff...”. - O que foi, minha filha? - Hoje... na escola... me puseram de castigo ... “sniff”. - De castigo? Por quê? - Por uma coisa... que eu não fiz.... - Que absurdo! Vou falar com a diretora. Pega a menina na mão e arrasta-a para fora de casa. Na rua, vendo a filha mais calma pergunta: - O que foi que você não fez minha filha? - A lição de casa... “buaaaaá...”. fonte: www.piadasonline.com.br

VOCÊ SABE O QUE OS DITADOS POPULARES QUEREM DIZER?

CARTA DO LEITOR

1. O que quer dizer o ditado “Em terra de cego, quem tem um olho é rei?” a) Que se uma pessoa furar o seu próprio olho, vai ser um rei. b) Que entre os mais necessitados, quem tem uma coisa simples, é digno de um rei. c) Significa que, no meio de uma sociedade tão competitiva, quem é mais esperto é que consegue as coisas. d) Que todos os reis são cegos. e) Que, onde estiver, um cego será sempre um rei.

Para refletir ...

4. O que quer dizer “Sem eira nem beira” ? a) Uma pessoa pobre, sem nada. b) Uma pessoa que não tem a beira da barriga. c) Uma pessoa humilde, porém rica. d) Uma pessoa morta. e) Uma pessoa sem classe. fonte: www.rachacuca.com.br

RESPOSTAS: 1B / 2A / 3B / 4A

2. O que quer dizer o seguinte ditado: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”? a) Que se você tiver um objetivo e persistir para alcançá-lo, você um dia irá conseguir. b) Que tudo fura, até a água. c) A pedra fica tão mole que deixa a água furar. d) Que só se a água for dura e a pedra for mole, é que você conseguirá furar a pedra. e) A água é dura, a pedra é que é mole.

3.“Uma andorinha não faz verão”. O ditado acima referese a: a) O verão precisa de andorinhas. b) Que uma pessoa não pode mudar sozinha uma grande situação, e que a união faz a força. c) Que só é verão quando há duas andorinhas. d) Que uma andorinha quando está só prefere o inverno. e) Que uma andorinha só é muito pouco.

O resfriado escorre quando o corpo não chora. A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições. O estômago arde quando as raivas não conseguem sair. O diabetes invade quando a solidão dói. O corpo engorda quando a insatisfação aperta. A dor de cabeça deprime quando as dúvidas aumentam. O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar. A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável. As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas. O peito aperta quando o orgulho escraviza. O coração infarta quando chega à ingratidão. A pressão sobe quando o medo aprisiona. As neuroses paralisam quando a “criança interna” tiraniza. A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade. Preste atenção! O plantio é livre, a colheita, obrigatória... Preste atenção no que você está plantando, pois será a mesma coisa que irá colher! Enviado por: Cristiane Aparecida Batista (Serviço Especializado de Medicina e Segurança do Trabalho – S.E.S.M.T.). Fonte: www.blogdicasdeviagem.com/2011/02/sentimentos.html

Contribua com o jornal você também! Envie suas piadas para o e-mail participe@santamaria.ind.br. Sua piada pode ser a próxima!

19


PROJETOS

Além dos benefícios apontados com esse novo sistema, a frequência de limpeza das telas secadoras será menor, proporcionando economia de produtos químicos, redução nas perdas relacionadas à diferenças no perfil de umidade e a redução do tempo de lavagem de 4h para 2h.

Sistema de Limpeza de Telas Secadoras das Máquinas de Papel Em parceria com a Ashland Hercules Water Technologies, uma das empresas líderes em especialidades químicas, a Santa Maria concluiu o projeto de otimizar o Sistema de Limpeza de Telas Secadoras das Máquinas de Papel. Um sistema de limpeza de telas tem como objetivo remover impurezas (orgânicas e inorgânicas) impregnadas nas telas, de modo eficiente, para que a tela trabalhe novamente nas condições normais. De acordo com os dados apresentados pelo processo, o sistema anteriormente utilizado estava defasado. Sendo assim, o novo Sistema de Limpeza de Telas era um equipamento almejado há muito tempo, em função da busca pela excelência na Segurança dos colaboradores. Esse foi o quesito essencial para que o projeto fosse aprovado, uma vez que a cultura da Santa Maria está voltada para a segurança e satisfação de seus colaboradores. Dessa forma, o novo sistema foi confeccionado com tubulação toda em aço inox, chuveiros especiais de aplicação para alta pressão, válvulas separadoras por grupos de telas a serem aplicadas na limpeza, um skid montado com bombas de alta pressão, tanques de químicos e um painel elétrico. Essas operações foram realizadas nas duas Máquinas de Papel, proporcionando maior eficiência de limpeza e redução de riscos de acidentes durante a operação.

Para Júlio César Ferrari, Coordenador de Processos da Santa Maria, “o equipamento instalado é robusto e tem um bom nível de automação/instrumentação, sendo suficiente para garantir a integridade de nossos colaboradores. Claro que outras vantagens vieram com a instalação do equipamento, como redução do desperdício de químicos, maior eficiência de limpeza de telas secadoras, redução do tempo de limpeza e intervalos de limpezas. Somando tudo isso, temos um grande diferencial quando comparados com outra empresa do mesmo segmento. Se olharmos apenas pelo objetivo do projeto, que é a segurança dos colaboradores, posso afirmar que em 14 anos atuando no segmento papeleiro (e cinco na Santa Maria), nunca observei tanta preocupação com o bem-estar e a segurança dos colaboradores como tenho visto aqui na Santa Maria, o que na minha percepção a torna uma empresa de grande diferencial”.

Sistema de Limpeza de Telas Secadoras das Máquinas de Papel

Proteção da Rebobinadeira da Máquina de Papel II

Proteção da Rebobinadeira da Máquina de Papel II

Sistema de Limpeza de Telas Secadoras das Máquinas de Papel

A proteção da Rebobinadeira II era algo almejado há tempos. Devido à parceria com a Hergen Máquinas e Equipamentos, empresa que produz máquinas e equipamentos para a indústria papeleira, bem como reforma máquinas usadas, foi possível realizar a instalação desse equipamento que protege os operadores no caso de alguma bobina saltar do equipamento. Essa é mais uma ação realizada visando a proteção dos colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho adequado e seguro para que possam desempenhar suas funções satisfatoriamente. Segundo Francisco A. Gullo Filho (coordenador de Produção da Máquina de Papel II), “com o investimento na estrutura de proteção da Rebobinadeira II, o risco de as bobinas saltarem para fora do equipamento devido a alguma situação de emergência foi eliminado. Assim, os operadores e os auxiliares de produção/ embalagem estão muito mais seguros. É um orgulho para nós, gestores, oferecer para os colaboradores o maior nível de segurança possível. Com certeza, somando este investimento mais a correta utilização de E.P.I.s (Equipamentos de Proteção Individual), treinamentos e a ausência de atos inseguros anularão qualquer risco de acidente”.

Proteção da Rebobinadeira da Máquina de Papel II

Tiragem: 1.000 exemplares | Contribuição: Abimael dos Santos Vornes, Adão da Silva Ribas, Altair de Lima Roza, Anderson Luiz Wittmann, Antônio Fernando Fonseca, Antonio Moreira Andrade, Aracelis Cristiane de Avelar Marcondes, Argeu Vieira dos Santos, Carlos Alberto Goulart Rios, Clayton Fukumothi, Cristiane A. Batista, Edson Antônio Martins, Eduardo Bogucheski Iongblood, Emanoel Ayres do Bomfim, Emerson Ademar Vieira Pedroso, Erinaldo José Falcão, Erllandson Mendes Lopes, Eva Mazepa Padilha, Fernando Corrêa dos Santos, Francisco A. Gullo Filho, Janete Serra Rosolen, Jessica Juliana Alves, Joel Hartiu, José Edvaldo Dias de Souza, José Giovanni Bueno, Júlio César Ferrari, Júlio César Rodrigues, Laura Opuchkevich, Lucas Fernando Zevirikoski, Luiz Dermival Vicente, Manoel Raifur, Marcos Iongblode, Maria Luiza Pacheco Baptista, Rene Alves Teles, Rinaldo Triacca, Rivael José Dorocinski, Romildo Ferreira de Britto, Romilson Toledo Martins, Silvio César Xavier de Sene, Victor Hugo Niczay de Araújo, Vilmar Domingues e Vinicius Ferri Freitas. Colaboração dos setores: Administração de Pessoal, Almoxarifado Manutenção, Assistência Técnica, Benefícios, Comercial, Comunicação e Marketing, Conversão Papel, Elétrica Papel, Implantação Florestal, Manutenção Elétrica Papel, Máquina de Formulário I, Mecânica Papel, Mecânica Preditiva e Lubrificação, Oficina Mecânica Papel, Processos, Produção Máquina de Papel I, Produção Máquina de Papel II, Programação e Controle de Produção, Projetos Mecânicos, Recrutamento e Seleção, S.I.G., Treinamento e Desenvolvimento e Tecnologia da Informação. Colaborações externas: AASM, Isair Castoldi, Lucimara Romangnoli (Instituto Adventista São Paulo - IASP), Nedson Silveira (Reproset Indústria Gráfica) e Sindicato Rural de Guarapuava | Redação: Francielli Ingles Dallalibera | Revisão Final: Lilian Waschburger | Diagramação: Ideorama Comunicação | participe@santamaria.ind.br | Publicação destinada aos clientes e colaboradores da Santa Maria.

20


Fatos e Atos - Maio e Junho