Issuu on Google+

Segredos do Patrim贸nio N贸s e a Universidade


Olá! Somos alunos do 6º ano de escolaridade da Escola Básica Nº 2 da Lousã e fazemos parte das turmas D e E.

Escola Básica Nº 2 da Lousã

As nossas idades estão compreendidas entre os 11 e 12 anos e somos alunos dedicados, com vontade de trabalhar e interessados no conhecimento e defesa do nosso património.


Vivemos no concelho da Lousã que pertence ao distrito de Coimbra. A nossa vila é muito antiga, tendo recebido a Carta de Foral, concedida por D. Afonso Henriques, em 1151.

A Lousã está rodeada por belas paisagens e é dominada pela serra da Lousã. A serra da Lousã, pela variedade e extrema riqueza da sua fauna e flora, insere-se na Rede Natura, uma rede europeia de sítios protegidos que assegura a biodiversidade, conservando e restabelecendo habitats naturais, plantas e animais selvagens de forma a manter as características típicas dos locais. Na serra realizam-se diversos eventos desportivos, caminhadas…


Estå salpicada de aldeias muito antigas com casas em xisto que foram recuperadas – Aldeias de Xisto.


A história liga, desde há muitos séculos, Coimbra e a Lousã. A nossa ligação a Coimbra é prática (vamos às compras, ao cinema, passear…) e afetiva porque, para nós, Coimbra representa o sonho de frequentar uma universidade que admiramos e onde queremos concretizar os nossos sonhos. Participar na candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade da UNESCO foi para nós um privilégio como seus futuros alunos.

Queríamos agradecer ao Professor Raimundo toda a disponibilidade e entusiasmo e por nos permitir fazer parte deste projeto de candidatura da Universidade, Alta e Rua da Sofia a Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

Alunos da Escola Básica nº 2 da Lousã, turmas D e E



Segredos do Património Nós e a Universidade