Escola Eficaz

Page 85

84 - Módulo I - Escolas Eficazes

Nas organizações modernas, o termo “retrabalho” é usado no sentido de refazer um trabalho que foi feito de maneira inadequada, incorreta ou imperfeita. Os custos do retrabalho, em organizações competitivas, determinam o seu sucesso ou a sua falência. Nas instituições educacionais, exemplos de retrabalho seriam as atividades de recuperação paralela, que se fazem necessárias, tendo em vista deficiências do processo educacional. Cabe, portanto, analisar as causas que tornam necessária a recuperação paralela, as possibilidades de evitar que ela seja necessária e as formas mais eficazes de implementar medidas preventivas e corretivas.

Por que a recuperação paralela se torna necessária? (a) Porque os alunos não aprenderam tudo o que deveriam aprender. (b) Porque os alunos não aprenderam corretamente o que deveriam aprender. Cabe, então, uma nova pergunta: por que os alunos não aprenderam? As respostas são várias e têm a ver com as causas de sucesso e fracasso das escolas. Entre elas, as mais comuns são: • os alunos ”não estavam preparados” ou “não têm base”. Freqüentemente, os alunos são colocados em turmas cujo nível de exigência é superior à sua capacidade, nos limites de tempo e nas condições de ensino oferecidos. Esses alunos não teriam qualquer condição de acompanhar suas turmas. São enquadrados na turma correspondente à sua idade ou à sua promoção anterior. Mas não têm base. Não conseguem ler direito. Não sabem lidar com instruções. Não dominam as operações básicas. Não possuem métodos e hábitos de estudo;


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.