Page 21

20 - Módulo I - Escolas Eficazes

O problema prático: a limitação do tempo. As pesquisas mostram que quando o tempo de aprendizagem é fixo (200 dias, 4 horas de aula por dia) o desempenho dos alunos é variável, ou seja, uns aprendem mais, outros menos. Por outro lado, estudos sobre "aprendizagem para o domínio" mostram que quando o tempo é variável e o ensino é adequado todos os alunos podem atingir um objetivo pré-determinado.

Todos os alunos podem atingir níveis aproximadamente equivalentes de desempenho, mas, para isto, é necessário respeitar o ritmo individual. Há várias formas de assegurar elevados níveis de desempenho. Uma delas é enturmar os alunos de acordo com suas capacidades. Outra é utilizar formas diversificadas de trabalho, escolhidas de acordo com as características apresentadas pelos alunos, para que eles possam atingir um nível considerado adequado para a sua situação. Uma terceira é estabelecer mecanismos e tempos adicionais ou compensatórios: aula extra, contraturno, tempo extra, recuperação, entre outros, assegurando que os objetivos sejam atingidos. O critério para a escolha de qualquer desses procedimentos e de outros que a própria escola pode criar, deve estar sempre pautado nas análises dos resultados das avaliações, tanto internas quanto externas.

A questão da autonomia A escola eficaz busca autonomia administrativa, pedagógica e financeira. O que significa a autonomia da escola? Muitos diretores, em sua relação com a Secretaria de Educação, têm dúvidas quanto aos limites de sua autonomia na gestão da escola. Entretanto, eles sabem, pelas mudanças na sua pratica diária de administração da escola, que a autonomia tem representado o aumento de responsabilidade dele próprio e de toda a equipe da escola em relação: • aos resultados pedagógicos; • à utilização e prestação de contas dos recursos alocados; • ao relacionamento com a comunidade e busca de parcerias; • à criação e coordenação de colegiados; • à administração de pessoal. A análise da nossa legislação de ensino ajuda a esclarecer alguns aspectos dos limites da autonomia, pois esta e a gestão democrática, bases para

Escola Eficaz  

Concetos, instrumentos e ingredientes que tornam uma escola eficaz.

Escola Eficaz  

Concetos, instrumentos e ingredientes que tornam uma escola eficaz.

Advertisement