Page 63

FASHION REVOLUTION | ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DA MODA BRASIL | 2018

CIDADÃOS

Esperamos que o Índice de Transparência da Moda Brasil inspire as pessoas a perguntarem às marcas #quemfezminhasroupas exigindo mais transparência.

62

Para incentivar as marcas a serem mais transparentes, você pode tomar as seguintes atitudes:

No momento, nenhum de nós tem informações suficientes sobre onde e como nossas roupas são feitas. Temos o direito de saber que nosso dinheiro não está apoiando nenhuma exploração, violação de direitos humanos ou destruição ambiental. Não há como responsabilizar as marcas e os governos se não pudermos enxergar o que realmente se passa nos bastidores. É por isso que transparência é fundamental. Queremos que o ITM Brasil nos inspire a pensar diferente sobre o que vestimos e a avaliar as marcas que compramos, considerando como nossas roupas podem ter sido feitas, onde, por quem, em que condições e a que custo real. Esperamos que essa pesquisa instigue você a saber mais sobre os processos produtivos e sobre as pessoas que estão por trás do que veste.

Usar as mídias sociais para perguntar #quemfezminhasroupas e estimular que as marcas façam mais divulgações públicas;

Apoiar campanhas que pedem para as marcas publicarem suas listas de fornecedores e informações sobre suas cadeias de fornecimento;

 screver ou ligar para legisladores E e pedir para que eles: - Implementem regulamentações assegurando que as marcas sejam responsáveis pelo impacto que têm sobre a vida das pessoas em suas cadeias de fornecimento, dentro e fora do país; - Exijam que as marcas façam uma divulgação transparente dos impactos socioambientais que provocam em toda a cadeia de fornecimento, adotando uma estrutura em comum de publicação.

Veja como participar da campanha: fashionrevolution.org/south-america/brazil/

Fashion Transparency Index Brazil 2018 (Portuguese)  

Ranking the levels of transparency of 20 of the biggest fashion companies in Brazil. (Portuguese)

Fashion Transparency Index Brazil 2018 (Portuguese)  

Ranking the levels of transparency of 20 of the biggest fashion companies in Brazil. (Portuguese)