Page 46

FASHION REVOLUTION | ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DA MODA BRASIL | 2018

45

4. CONHECER, COMUNICAR E RESOLVER ABORDAGEM

Como as marcas e varejistas estão avaliando a implementação de suas políticas? Elas compartilham os resultados dessas avaliações?

Concedemos pontos se as marcas divulgam: • O processo de avaliação para contratar novos fornecedores; • A frequência em que as avaliações são conduzidas (ex.: a cada 12 meses); • Se as avaliações são anunciadas, parcialmente anunciadas ou não são anunciadas; • Se há verificação da precisão das avaliações; • E se as avaliações incluem representantes de trabalhadores, sindicatos ou ONGs de direitos trabalhistas.

Conhecer

Comunicar

Resolver

Analisamos como as marcas avaliam seus fornecedores para garantir que estão cumprindo suas políticas. Para isso, procuramos por descrições dos critérios para assumir novas instalações de produção e dos processos de avaliação de fornecedores (normalmente por meio de auditorias nas fábricas).

Também buscamos identificar se as marcas divulgam os resultados de suas avaliações de fornecedores, tanto por meio de um resumo dos problemas encontrados, quanto em um nível mais detalhado, relatando os problemas encontrados em cada fábrica individualmente.

Por fim, analisamos o que as marcas publicam em relação à remediação de problemas encontrados nas fábricas por meio dos processos de avaliação. Além disso, buscamos informações sobre o que as marcas fazem com os pedidos pendentes enquanto tais problemas estão sendo resolvidos ou quando nem mesmo são corrigidos. Procuramos ainda identificar se as marcas têm procedimentos confidenciais de denúncia de irregularidades para seus próprios funcionários e para trabalhadores terceirizados, bem como se elas divulgam os resultados das correções de problemas encontrados nas fábricas, geralmente conhecidos como Planos de Ação Corretiva.

Fashion Transparency Index Brazil 2018 (Portuguese)  

Ranking the levels of transparency of 20 of the biggest fashion companies in Brazil. (Portuguese)

Fashion Transparency Index Brazil 2018 (Portuguese)  

Ranking the levels of transparency of 20 of the biggest fashion companies in Brazil. (Portuguese)