Page 38

FASHION REVOLUTION | ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DA MODA BRASIL | 2018

37

2. GOVERNANÇA ABORDAGEM

Quem é responsável pelos impactos sociais e ambientais da empresa?

Incentivos aos funcionários e fornecedores

Nesta seção, procuramos pelo nome e cargo da pessoa que assume a principal responsabilidade pelo desempenho das questões relacionadas aos direitos humanos e meio ambiente da empresa. Também pontuamos as marcas e varejistas quando publicaram os detalhes de contato direto para essa pessoa ou, pelo menos, os detalhes de contato de um departamento relevante, como o de sustentabilidade ou responsabilidade social corporativa (RSC).

Por fim, analisamos se as marcas estão divulgando como seus funcionários, além da equipe de sustentabilidade/RSC (designers, compradores, gerentes de compras, etc.) são incentivados por meio de metas de desempenho ou bônus a alcançar melhorias nos impactos sociais e ambientais da empresa. Também buscamos informações sobre como esse mesmo tipo de incentivo está vinculado às melhorias sociais e ambientais dos fornecedores, como por exemplo, compromissos de compras a longo prazo.

Procuramos ainda pelo nome de um membro do conselho ou comitê do conselho que seja responsável por questões de direitos humanos e meio ambiente e também pelo modo como sua supervisão é implementada. Essas questões são normalmente endereçadas por um Comitê de Ética ou Sustentabilidade em nível de conselho.

"Agora, no mundo hiperconectado e em constante evolução, a transparência é o novo poder."

BENJAMIN HERZBERG ENGAJAMENTO DO SETOR PRIVADO PARA A BOA GOVERNANÇA WORLD BANK INSTITUTE

Fashion Transparency Index Brazil 2018 (Portuguese)  

Ranking the levels of transparency of 20 of the biggest fashion companies in Brazil. (Portuguese)

Fashion Transparency Index Brazil 2018 (Portuguese)  

Ranking the levels of transparency of 20 of the biggest fashion companies in Brazil. (Portuguese)