Page 1

28 de fevereiro de 2014

SOCIOEDUCADOR Fasepa leva programação de Carnaval a adolescentes em conflito com a lei Teatro, música, apresentação de grupos culturais e concurso de fantasias são algumas das atrações e atividades desenvolvidas até hoje (28) nas unidades de internação e de semiliberdade para adolescentes em conflito com a lei da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). A atração de abertura da semana do Carnaval nas unidades foi a apresentação das Crias do Curro Velho, em Ananindeua, que atende adolescentes a partir dos 16 anos. As atividades desenvolvidas com esses adolescentes são preparadas por uma equipe multidisciplinar, que integra arteeducadores, assistentes sociais, psicólogos e professores do ensino regular.

Na Uase Benevides, exposição da oficina de máscaras

unidade. Além disso, houve apresentação da NO CESEM origem do carnaval pelos educadores da No Centro Socioeducativo Masculino Secretaria de Educação do Pará (Seduc-PA) e (Cesem), no dia 26, os adolescentes foram apresentação do grupo de percussão e hip hop. inclusos em todo o processo desde a ornamentação do espaço. Segundo UASE BENEVIDES Priscila Fonseca, pedagoga, tudo foi A programação foi realizada nos dias 25, 26 e 27, pensado na contextualização da realidade com oficina de teatro, elaboração de máscaras e deles. "Nós não podemos usar o carnaval a culminância com o baile de carnaval. tendo pelo carnaval. Utilizar os elementos que como participação especial alguns integrantes eles gostam no trabalho pedagógico traz da Bateria do Rancho, além da apresentação do prazer e alegria pra eles. É preciso grupo de percussão da Fasepa, com a trabalhar o corpo e a mente para que eles participação de alguns internos da Uase. O se libertem", explica. Durante um mês, os evento teve a participação de socioeducandos, adolescentes participaram de oficinas de familiares e servidores. "A programação ajuda máscaras e decoração carnvalesca. Os aliviar a mente", disse o socioeducando João resultados compuseram a exposição na (fictício), 16 anos, há cinco meses em Benevides.

No Cesem houve palestra sobre a origem da festa do Carnaval

Crias do Curro Velho animam o Carnaval em Ananindeua

Redução da maioridade penal será discutida no Plenário do Senado A proposta de emenda à constitucional que prevê a redução da maioridade penal para 16 anos em casos de crimes hediondos e quando houver reincidência do delito vai ser examinada pelo Plenário do Senado. A PEC 33/2012 foi rejeitada na Comissão de Constituição, J u s t i ç a e Cidadania (CCJ) no último dia 19, por 11 a 8. Mas o autor da proposta,

senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), conseguiu o número necessário de assinaturas (um décimo dos senadores) para que o texto seja examinado por todos os senadores. O senador do PSDB prevê que a votação da PEC no Plenário do S e n a d o s ó aconteça após as eleições de o u t u b r o , justamente por conta do caráter polêmico da mudança.

Abertas as inscrições para o Encontro Nacional sobre Sistema Socioeducativo O Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (DMF) está organizando o Encontro Nacional do Sistema Socioeducativo, que será realizado nos dias 13 e 14 de março no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, em Vitória. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de março. O evento visa à análise e à discussão das medidas socioeducativas aplicadas no Brasil, por meio da troca de experiências entre magistrados e profissionais que atuam diretamente na aplicação dessas medidas. Dúvidas sobre o evento serão esclarecidas pelo e-mail dmf@cnj.jus.br ou pelo telefone 2326-4802.

Socioeducandos expõem produtos sustentáveis na Fasepa Com o objetivo de promover e divulgar as boas práticas socioeducativas, três adolescentes que integram o programa de educação ambiental Terra Viva, estiveram na manhã de hoje (28), na Sede Administrativa da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em Belém (PA), realizando a primeira exposição do reaproveitamento de madeira de paletes. A ação é inovadora e aumenta consideravelmente as possibilidades na produção de objetos decorativos, utensílios domésticos e elementos paisagísticos. Portanto, todos os itens produzidos pelos socioeducandos em conjunto com a equipe de arte-educadores são considerados sustentáveis.

São descansos de panela, leiras, porta velas, painel vertical para plantas, outros. Ao todo são, 26 adolescentes participando do Terra Viva, desses, cinco estão inseridos em um programa de bolsa remunerada.

Produção e envio: Assessoria de Comunicação da Fasepa

Redes Sociais:

Telefone: (91) 3204-0240

Email: ascom.fasepa@gmail.com

www.facebook.com/fasepa

@fasepa_pa

Acompanhe nossas notícias também pelo nosso site: www.fasepa.pa.gov.br

Informativo Semanal Socioeducador - 28/02/2014  

Leia as principais notícias semanais sobre a socioeducação no Pará e no Brasil. Acesse o nosso site www.fasepa.pa.gov.br Fundação de Atendi...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you