Page 1

FACULDADE DA SAÚDE E ECOLOGIA HUMANA

Processo Seletivo Medicina 2º Semestre de 2018

PROVA D LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 1. Este caderno contém as questões da Prova Objetiva e a Proposta de Redação. 2. Use como rascunho a Folha de Respostas da Prova Objetiva e o Rascunho da Redação reproduzidos ao final deste caderno. 3. Ao receber as Folhas de Respostas: • Confira seu nome, número de inscrição e assinale o tipo de prova. • Assine, A TINTA, no espaço próprio indicado. 4. ATENÇÃO: transcreva no espaço apropriado da sua FOLHA DE RESPOSTAS da Prova Objetiva, com sua caligrafia usual, mantendo as letras maiúsculas e minúsculas, desconsiderando aspas e autoria, a seguinte frase: “Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz.” Santo Agostinho

ATENÇÃO: FOLHAS DE RESPOSTAS SEM ASSINATURA NÃO TÊM VALIDADE. 5. Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas da Prova Objetiva: • use apenas caneta esferográfica azul ou preta; • preencha, sem forçar o papel, toda a área reservada à letra correspondente à resposta solicitada em cada questão; • assinale somente uma alternativa em cada questão. Sua resposta NÃO será computada se houver marcação de mais de uma alternativa, questões não assinaladas ou rasuras.

NÃO DEIXE NENHUMA QUESTÃO SEM RESPOSTA. As Folhas de Respostas não devem ser dobradas, amassadas ou rasuradas. Conforme Edital, por motivo de segurança e sigilo, os candidatos somente poderão deixar o local de provas depois de decorridos 4 horas e 30 minutos do início de realização das provas. O candidato não poderá levar o seu Caderno de Questões. O tempo de duração das provas abrange a assinatura das Folhas de Respostas, a transcrição das respostas do Caderno de Questões da Prova Objetiva para a Folha de Respostas, a conferência e assinatura da Folha de Identificação do Caderno de Respostas - Redação, bem como a transcrição do rascunho da Redação para o Caderno de Respostas - Redação. É proibido ao candidato portar, mesmo que desligados, durante o período de realização das provas, relógio digital, calculadora, walkman, notebook, palmtop, agenda eletrônica, gravador, transmissor / receptor de mensagens ou outros similares, ou instrumentos de comunicação interna ou externa, tais como telefone celular, beep, pager, tablets entre outros, ou deles fazer uso. Durante o período de realização das provas, será proibido o uso de óculos escuros, boné, chapéus e similares. Findo o horário limite para a realização das provas, o candidato deverá entregar, ao Aplicador de Sala, a Folha de Respostas da Prova Objetiva e o Caderno de Respostas – Redação, devidamente preenchidos e assinados. Poderá ser eliminado o candidato que tratar com falta de urbanidade examinadores, auxiliares, aplicadores ou autoridades presentes; estabelecer comunicação com outros candidatos ou com pessoas estranhas a este Vestibular, por qualquer meio; usar de meios ilícitos para obter vantagem para si ou para outros; portar arma(s) no local de realização das provas, ainda que de posse de documento oficial de licença para o respectivo porte; fizer uso de livros, códigos, manuais, impressos e anotações; deixar de entregar a Folha de Resposta da Prova Objetiva e o Caderno de Respostas – Redação, findo o prazo limite para realização das provas. Não haverá substituição da Folha de Respostas e Caderno de Respostas - Redação por erro do candidato.

Os gabaritos e os cadernos de questões das Provas Objetivas serão divulgados no endereço eletrônico <www.faseh.edu.br> no dia 2 de julho de 2018.

DURAÇÃO MÁXIMA DA PROVA: 5 (CINCO) HORAS


ATENÇÃO Sr.(a) Candidato(a) Antes de começar a fazer a prova, confira se este caderno contém, ao todo, 80 (oitenta) questões de múltipla escolha com 4 (quatro) alternativas de respostas para cada questão, assim distribuídas: 10 (dez) questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, 10 (dez) questões de Língua Estrangeira Moderna (Inglês), 15 (quinze) questões de Biologia, 15 (quinze) questões de Matemática, 15 (quinze) questões de Física, 15 (quinze) questões de Química e o tema de Redação. Havendo algum problema, informe imediatamente ao aplicador de provas para que ele tome as providências necessárias. Caso não observe essa recomendação, não lhe caberá qualquer reclamação ou recursos posteriores.


LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA QUESTÃO 1 Leia estes textos. Como se sabe, em linguagem escrita formal culta, não se emprega o verbo “ter” com o sentido de “existir” ou “ocorrer”. Celso Luft diz que “no nível culto formal, praticamente não tem vigência essa sintaxe”. [...] De fato, só recentemente o Aurélio “descobriu” o emprego de “ter” com o sentido de “existir”, comum também em Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, [...]. É interessante lembrar que o significado original do verbo “haver” (do latim “habere”) é “ter”, “possuir”. CIPRO NETO, Pasquale. Na ponta da língua: duas palavras sobre o verbo “haver”. Cult. Nº 47. p. 21 [Fragmento].

Felizmente, como a literatura é a terra da liberdade, os versos de Drummond ficam como são – Tinha uma pedra no meio do caminho –, com seu sabor popular. É claro que, dependendo do tipo de texto – um poema, uma crônica, um comentário mais livre e solto – podemos usar o verbo ter de acordo com o uso corrente. Mas, se o texto é mais formal (ou será vigiado!), é bom lembrar da regra: havia uma pedra gramatical no meio do caminho! FARACO, C. A.; TEZZA, C. Oficina de texto. Curitiba: Livraria do Eleotério, 1998. p. 78 [Fragmento].

Considerando-se os usos do verbo haver, na norma padrão da língua portuguesa em situação de escrita formal, a gramática normativa prevê a aceitação do plural do verbo “haver” A) na acepção de acontecer, suceder ou quando significa realizar-se (verbo pronominal). B) no sentido de ter; como sinônimo de obter, conseguir, alcançar ou como verbo auxiliar. C) quando significa fazer, com referência a um tempo passado e na locução de há muito. D) quando significa ser possível, em frases negativas com o verbo seguido de infinitivo.

QUESTÃO 2 Leia este texto. Figura o anúncio em um jornal que o amigo me mandou, e está assim redigido: A procura de uma besta. – A partir de 6 de outubro do ano cadente, sumiu-me uma besta vermelho-escura com os seguintes característicos: calçada e ferrada de todos os membros locomotores, um pequeno quisto na base da orelha direita e crina dividida em duas seções em consequência de um golpe, cuja extensão pode alcançar de 4 a 6 centímetros, produzido por jumento. Essa besta, muito domiciliada nas cercanias deste comércio, é muito mansa e boa de sela, e tudo me induz ao cálculo de que foi roubada, assim que hão sido falhas todas as indagações. Quem, pois, apreendê-la em qualquer parte e a fizer entregue aqui ou pelo menos notícia exata ministrar, será razoavelmente remunerado. Itambé do Mato Dentro, 19 de novembro de 1899. (a) João Alves Júnior. 55 anos depois, prezado João Alves Júnior, tua besta vermelho-escura, mesmo que tenha aparecido, já é pó no pó. E tu mesmo, se não estou enganado, repousas suavemente no pequeno cemitério de Itambé. Mas teu anúncio continua um modelo no gênero, se não para ser imitado, ao menos como objeto de admiração literária. Reparo antes de tudo na limpeza de tua linguagem. Não escreveste apressada e toscamente, como seria de esperar de tua condição rural. Pressa, não a tiveste, pois, o animal desapareceu a 6 de outubro, e só a 19 de novembro recorreste à Cidade de Itabira. Antes, procedeste a indagações. Falharam. Formulaste depois um raciocínio: houve roubo. Só então pegaste da pena, e traçaste um belo e nítido retrato da besta. ANDRADE, C. Drummond et alli. Para gostar de ler: crônicas. v. 5. São Paulo: Ática, 1980. p.21-22 [Fragmento].

Verifica-se que, em relação à situação de uso e à variação linguística empregada no texto do anúncio, o cronista A) articula dois momentos: a exposição do texto criticado e a crítica propriamente dita para evidenciar a simplicidade do anunciante. B) exterioriza opiniões e julgamentos acerca do texto de João Alves Júnior para remeter à longínqua época em que o anúncio foi escrito. C) enaltece a linguagem apurada do anúncio como propriedade da amostra que serve de exemplo a ser seguido por outros anunciantes. D) exalta as qualidades do modo pelo qual o anunciante descreve o animal desaparecido para enaltecer sua importância no meio rural.

3


QUESTÃO 3 Leia este texto. Traídos pelos sentidos A relação familiar de palavras como “trair”, “trazer”, “abstração”, “trato” e “distraído” só faz sentido se sabemos que um étimo pode seguir vários caminhos. A dificuldade de quem quer reconhecer se palavras parecidas no português estão vinculadas a uma mesma origem está na irregularidade das chamadas transformações fonéticas. [...] Os étimos das palavras atuais são sujeitos não só a uma transformação inexorável, como uma lei física, mas, indiretamente, ao vaivém imprevisível das condições sociais. [...] No latim vulgar havia a forma *tracere; dela provém “trazer” [...] A paroxítona *tracére convivia com a proparoxítona tráhere [...] Daí viria a forma ibero-românica traer [...] No português antigo havia “trazerei” e “trarei”. Hoje, porém, só a última forma é aceita, mas a conjugação de “trazer” acabou se tornando um misto das antigas formas “trazer” e “traer”. [...]

Como instrumento para preservação ambiental, o ser humano tem as leis que regem a forma de agir com o meio ambiente. Embora muitas vezes essas leis sejam desobedecidas, temos que utilizar os meios existentes a fim de manter os recursos e ambientes naturais remanescentes. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/ artigos/esporte/conservacao-de-recursos-naturais/5798>. Acesso em: 20 abr. 2018 [Fragmento adaptado].

TEXTO II

VIARO, Mário Eduardo. Traídos pelos sentidos. Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento. Ano 9, Nº 104. jun. 2014. p. 48 [Fragmento].

A construção desse texto evidencia aspectos da interatividade comunicativa. Ao analisar essa construção, constata-se que, nele, predomina a função

Disponível em: <http://ambientalpsicologia.blogspot. com/2010/05/blog-post_30.html>. Acesso em: 23 out. 2016.

A) expressiva da linguagem porque, desde o título, o locutor exprime julgamento em relação à etimologia das palavras.

O debate sobre as questões ambientais que faz parte do cotidiano de uma parcela significativa da população do planeta tem ocorrido de várias maneiras.

B) fática da linguagem porque o locutor orienta a mensagem ao leitor em busca do fortalecimento de sua comunicação. C) referencial da linguagem porque o locutor transmite, com clareza e objetividade, informações impessoais e precisas. D) metalinguística da linguagem porque o locutor se expressa por meio de uma língua que é objeto acerca do qual ele trata. QUESTÃO 4 Leia estes textos. TEXTO I A situação do meio ambiente no globo nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos. A necessidade de consolidar novos modelos de desenvolvimento sustentável no país exige a construção de alternativas de utilização dos recursos, orientada por uma racionalidade ambiental e uma ética da solidariedade. [...] Tem-se observado que a destruição da natureza, base da vida, através da contaminação e degradação dos ecossistemas crescem em um ritmo acelerado, motivo pelo qual se torna necessário reduzir o impacto ambiental para a obtenção de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado a curto prazo para todo o planeta.

4

Considerando esse tema, observa-se que a fala da personagem do texto II mantém relação direta com o seguinte fragmento do texto I ao expor que A) “a situação do meio ambiente no globo nos desafia a preservar os recursos naturais, [...] permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida.” B) “tem-se observado que a destruição da natureza, base da vida, através da contaminação e degradação dos ecossistemas crescem em um ritmo acelerado.” C) “torna-se necessário reduzir o impacto ambiental para a obtenção de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado a curto prazo para todo o planeta.” D) “temos que utilizar os meios existentes a fim de manter os recursos e ambientes naturais remanescentes.”


QUESTÃO 5 Leia este texto.

Em seu blog, a publicitária Cynthia Feitosa expressa seu ponto de vista em relação ao uso da língua portuguesa pelos brasileiros. Com base nos procedimentos argumentativos desse texto, infere-se que o objetivo da autora é A) demonstrar, com exemplos, que a língua portuguesa necessita de uma reforma ortográfica para extinguir as reais dificuldades dos brasileiros ao escrever. B) defender a ideia de que o principal problema que a escola deve resolver é o grau de complexidade da escrita em língua portuguesa, idioma difícil por natureza. C) satirizar o problema do ensino no Brasil, aprovando e sugerindo mudanças na escrita que eliminariam preocupações com as atuais regras de ortografia.

Disponível em: <http://www.visaonoticias.com/mobile/ noticia/12174/advertencia-em-maco-faz-52-de-fumantes-pensarem-parar>. Acesso em: 19 abr. 2018.

Ao analisar a combinação entre os recursos verbais e não verbais do texto dessa campanha publicitária, constata-se que o texto visa A) criar um impedimento a uma ação prejudicial à saúde, empregando-se argumento autofágico que apresenta uma ideia autodestrutiva e mostra incoerência de uma proposição. B) enaltecer uma iniciativa do Ministério da Saúde, empregando-se um argumento descritivo em que são apresentados alguns dos atributos de um produto e seus efeitos. C) convencer a uma mudança de hábito, empregando-se um argumento pragmático em que se estabelece relação entre causa e consequência com foco primordial nesta última. D) evitar uma doença, empregando-se um argumento de comprovação que se fundamenta no senso comum ao se confirmar dados apresentados na campanha publicitária. QUESTÃO 6 Leia este texto. Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas, afinal, o português é difícil demais mesmo. No primeiro ano, o “Ç” vai substituir o “S” e o “C” sibilantes, e o “Z” o “S” suave. Peçoas que açeçam a internet com frequênçia vão adorar, prinçipalmente os adoleçentes. Haverá um aumento do entuziasmo por parte do públiko no çegundo ano, kuando o problemátiko “H” mudo e todos os acentos, inkluzive o til, seraum eliminados. No terçeiro ano, a açeitaçaum publika da nova ortografia devera atinjir o estajio em ke mudanças mais komplikadas serão poçiveis. No kuarto ano todas as peçoas já çeraum reçeptivas a koizas komo a eliminaçaum do plural nos adjetivo e nos substantivo e a unificaçaum do U nas palavra toda ke termina kom L como fuziu ou kriminau ja ke afinau a jente fala tudo iguau e açim fika mais faciu. [...]

D) ironizar a preocupação com a grafia das palavras, ao invés de se melhorar a qualidade do ensino, propondo, com humor, uma facilitação da escrita. QUESTÃO 7 Leia o texto.

Disponível em: <http://www.eosconsultores.com.br/situacao-dasaude-publica-e-saneamento-basico/>. Acesso em: 18 abr.2018.

Em levantamento que mediu a eficiência dos serviços de saúde de 48 países, o Brasil ficou em último lugar. O Bloomberg, portal americano especializado em economia, atribuiu uma nota para cada país. Para o cálculo, foram usados critérios de expectativa de vida, média do custo do serviço de saúde e quanto esse custo representa comparado ao PIB per capita de cada país. Nesse contexto, a charge apresenta um diálogo incomum entre médico e paciente pautado em A) uma advertência quanto ao excesso de trabalho e ao despreparo de alguns médicos. B) um alerta grave quanto à carência de gerentes e de administradores nos hospitais públicos. C) uma crítica incisiva a um problema nacional vivenciado pela classe médica em seu cotidiano. D) uma ironia quanto à indigestão do paciente causada pela má gestão do sistema hospitalar.

FEITOSA, Cynthia. Disponível em: <http://cyncity.zip.net/ arch2005-08-01_2005-08-31.html>. Acesso em: 21 abr. 2018.

5


QUESTÃO 8 Leia este texto. Escritor cria dicionário com 33 mil expressões e ditos populares Ana Greghi

O fessor João Bosco Gurgel, que é cabra lá do Ceará, fez um livro bão dimai da conta: o Dicionário de Gíria (735 páginas, R$ 60), que ajunta todos os ditos rolando por este Brasilzão – e até nos países africanos onde se fala português. São verbetes engraçadíssimos que Gurgel se dedica a catalogar desde os anos 70 – quando foi morar no Rio e se surpreendeu com a quantidade de gírias usadas pelas pessoas. “A gíria não é apenas a linguagem dos marginais, dos malandros”, conta. Seu jeito preferido de descobrir gírias é ler jornais populares, destinados às classes C e D, que costumam estar cheios de expressões engraçadas, e receber contribuições via internet – se você sabe uma gíria nova, que só tem aí na sua quebrada, pode mandar um salve pelo site http://www.cruiser.com.br/giria, firmeza? Sem pioiagem. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/ apavorando-nas-girias/>. Acesso em: 22 abr.2018.

Ao redigir esse texto, a autora insere várias marcas linguísticas que singularizam variedades linguísticas de diversas naturezas: regionais, sociais, de registro, entre outras. Nessa resenha, identifica-se A) formalidade na maneira pela qual a autora se refere ao autor do livro. B) coloquialismo ao apresentar suas impressões sobre o Dicionário de Gíria. C) emprego da expressão “bão dimai da conta”, variante regional típica do Ceará. D) preconceito linguístico ao associar a gíria à linguagem de marginais e de malandros. QUESTÃO 9

A) nega a busca pela simetria, a reiteração de palavras e a aliteração de consoantes. B) estabelece uma aproximação entre a poesia romântica e a modernidade poética. C) constrói, com rigor estético, imagens revestidas de plasticidade sem adjetivações. D) reforça o tom confessional e a alegoria da inspiração como fonte do fazer poético. QUESTÃO 10 Leia este trecho da primeira parte do romance “O Guarani”, de José de Alencar. De um dos cabeços da Serra dos Órgãos desliza um fio de água que se dirige para o norte, e engrossado com os mananciais que recebe no seu curso de dez léguas, torna-se rio caudal. É o Paquequer: saltando de cascata em cascata, enroscando-se como uma serpente, vai depois se espreguiçar na várzea e embeber no Paraíba, que rola majestosamente em seu vasto leito. Dir-se-ia que, vassalo e tributário desse rei das águas, o pequeno rio, altivo e sobranceiro contra os rochedos, curva-se humildemente aos pés do suserano. [...] A vegetação nessas paragens ostentava outrora todo o seu luxo e vigor; florestas virgens se estendiam ao longo das margens do rio, que corria no meio das arcarias de verdura e dos capitéis formados pelos leques das palmeiras. Tudo era grande e pomposo no cenário que a natureza, sublime artista, tinha decorado para os dramas majestosos dos elementos, em que o homem é apenas um simples comparsa. Disponível em: <http://www.spectroeditora.com.br/fonjic/alencar/ guarani/01-01.php>. Acesso em: 30 mar. 2018.

O Romantismo brasileiro adquiriu matizes particulares em relação ao movimento romântico europeu.

Leia este texto. Menino de engenho A cana cortada é uma foice. Cortada num ângulo agudo, ganha o gume afiado da foice que a corta em foice, um dar-se mútuo. Menino, o gume de uma cana cortou-me ao quase de cegar-me, e uma cicatriz, que não guardo, soube dentro de mim guardar-se. A cicatriz não tenho mais; o inoculado, tenho ainda; nunca soube é se o inoculado (então) é vírus ou vacina. MELO NETO, João Cabral de. Obra completa: volume único. Org. Marly de Oliveira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 417-418. (Biblioteca luso-brasileira. Série brasileira).

6

A obra de João Cabral de Melo Neto situa-se no conjunto da produção literária da geração de 1945 do Modernismo no Brasil, cujas propostas estéticas manifestam-se nesse poema por um eu-lírico que

A produção artística procurou valorizar nossas origens e, nesse trecho do romance de José de Alencar, constata-se a A) idealização da natureza como um espaço corrompido pelo homem. B) valorização da natureza como uma maneira de evasão ao passado. C) exaltação da natureza como expressão da nacionalidade brasileira. D) consagração da natureza como conquista da autonomia dos índios.


LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS)

QUESTÃO 11 Cirrhosis is a complication of many liver diseases characterized by abnormal structure and function of the liver. The diseases that lead to cirrhosis do so because they injure and kill liver cells, after which the inflammation and repair that is associated with the dying liver cells causes scar tissue  to form. The liver cells that do not die multiply in an attempt to replace the cells that have died. This results in clusters of newly-formed liver cells (regenerative nodules) within the scar tissue. There are many causes of cirrhosis including chemicals (such as alcohol, fat, and certain medications), viruses, toxic metals (such as iron and copper that accumulate in the liver as a result of genetic diseases), and autoimmune  liver disease  in which the body›s immune system attacks the liver. Available at: <https://www.medicinenet.com>. Accessed on: April 19th, 2018.

Some of the causes of cirrhosis may be due to a lot of factors. An exception is

Small cracks can occur within a bone structure A) because some bone structures are very seldom used daily. B) as the turnover of cells is limited in the life span of a person. C) when excessive loads on that bone surpass its ability to repair itself. D) for the more use you make of it the more calcium repairs itself. QUESTÃO 14 Care of the terminal lung cancer patient will be more effective when a multidisciplinary approach is used. Planning for terminal care should not be delayed until the last few hours or days of life. Hospice care offers the terminal lung cancer patient an alternative to dying in a hospital or nursing home. Caring support to alleviate pain and prevent suffering is the goal of nursing care for the terminal cancer patient. Nursing interventions should be directed toward allowing the patient to retain decisionmaking authority in care for as long as possible. Available at: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov>. Accessed on: April 19th, 2018.

A) genetic or autoimmune liver diseases. B) alcohol, fat and certain medications. C) the multiplication of the dead liver cells. D) viruses and the presence of toxic metals.

According to the text, a terminal patient should not be allowed to have A) the decision as to the nursing care he wants to receive. B) the adequate care only in the last few hours of his life.

QUESTÃO 12 Fibromyalgia is a long-term or chronic disorder. It is associated with widespread pain in the muscles and bones, areas of tenderness, and general fatigue. Symptoms like these are considered subjective, meaning they cannot be determined or measured by tests. Because its symptoms are subjective and there is not a clear known cause, fibromyalgia is often misdiagnosed as another disease. Available at: <https://www.healthline.com>. Accessed on: April 19th, 2018 (Adapted).

According to the text, fibromyalgia A) can be easily measured by tests. B) is a difficult disease to diagnose. C) has a very clear cause when it appears. D) is easily diagnosed because of the pain. QUESTÃO 13 Stress fractures can be considered an overuse injury of a bone. The bones in the body are constantly changing, responding to the work load that is placed upon them, and there is a constant turnover of cells as bone acts to repair itself. The more load placed on the bone, the more likely that calcium will be placed at that site. The less use a bone receives, the less calcium can be found within it. If the stress of repetitive loads overwhelm the ability of the bone to repair itself, small cracks can begin to occur within the bone structure. Available at: <https://www.emedicinehealth.com>. Accessed on: April 19th, 2018.

C) the choice between a hospice, a hospital or a nursing home. D) a multidisciplinary care which will give him more effective results. QUESTÃO 15 Before an examination of some of the most effective ways for nurses to help patients nearing the end of their lives, it is important to first take a look at what constitutes a terminal illness. According to Marie Curie, a charity based in the United Kingdom, terminal illness is understood as a condition wherein curative treatment no longer works and death is more than likely. However, under that umbrella term are significant variations. For example, a terminally ill patient may have advanced cancer and a life expectancy of mere weeks, while other patients may be living with a terminal illness for years before they reach the end of their lives. Available at: <https://onlinedegrees.bradley.edu>. Accessed on: April 19th, 2018.

Having a terminal illness means A) a patient’s condition where no medication works anymore. B) the expectancy of life never surpassing two or three weeks. C) that a person with advanced cancer will not last many days. D) the life expectancy can be measured to an exact time.

7


QUESTÃO 16

QUESTÃO 18

It is often said that nurses are the heart of health care. The field of oncology nursing, in particular, is probably one of the most challenging and rewarding fields in nursing. For those with cancer, oncology nurses are the ones who are there for us during our most difficult and intimate moments in life, the ones at our bedside, educating us, encouraging us. They are also the ones behind the scenes, communicating with our doctors, coordinating our care and keeping us safe.

Hepatitis B is a potentially life-threatening liver infection caused by the hepatitis B virus (HBV). It is a major global health problem. It can cause chronic infection and puts people at high risk of death from cirrhosis and liver cancer.

Available at: <https://www.cancercenter.com>. Accessed on: April 19th, 2018.

According to the text, oncology patients A) rely on nurses as they are close to them in their worse moments. B) feel they are rewarding their nurses by challenging their expertise. C) are not very educated when asking for care in their most difficult moments. D) know nurses do not like communicating with doctors as often as necessary.

The text lists hepatitis B as A) an acute health problem that causes no worry. B) a great health preoccupation all over the world. C) a disease that will not kill any patient who is sick. D) an odd that will never turn to chronic cirrhosis or cancer. QUESTÃO 19 The hepatitis B virus can survive outside the body for at least 7 days. During this time, the virus can still cause infection if it enters the body of a person who is not protected by the vaccine. The incubation period of the hepatitis B virus is 75 days on average, but can vary from 30 to 180 days. The virus may be detected within 30 to 60 days after infection and can persist and develop into chronic hepatitis B. Available at: <http://www.who.int>. Accessed on: April 19th, 2018.

QUESTÃO 17 Lung sonography has rapidly emerged as a reliable technique in the evaluation of various thoracic diseases. One important, well-established application is the diagnosis of a pneumothorax. Prompt and accurate diagnosis of a pneumothorax in the management of a critical patient can prevent the progression into a life-threatening situation. Sonographic signs, including ‘lung sliding’, ‘B-lines’ or ‘comet tail artifacts’, ‘A-lines’, and ‘the lung point sign’ can help in the diagnosis of a pneumothorax. Ultrasound has a higher sensitivity than the traditional upright anteroposterior chest radiography (CXR) for the detection of a pneumothorax. Available at: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov>. Accessed on: April 19th, 2018 (Adapted).

According to the text, doctors can rely on lung sonography to, among the evaluation of various thoracic diseases, A) lead the patients into a life-threatening disease. B) prevent a reliable evaluation of previous lung diseases. C) manage a critical patient into progressing in his disease. D) make a prompt and accurate diagnosis of a pneumothorax.

The text says that the hepatitis B virus cannot A) survive after seven days outside the body. B) be detected before 60 days after infection. C) infect a person after 75 days of entering a body. D) cause infection on a person protected by the vaccine. QUESTÃO 20 Acute liver failure, also known as fulminant hepatic failure, occurs when a previously healthy liver suffers massive injury resulting in clinical signs and symptoms of liver insufficiency. Any number of things can lead to acute liver failure but the most common causes are acetaminophen (Tylenol®) overdose, viral infections (known or yet unknown virus), ingestion of a toxin such as poisonous mushrooms, or an idiosyncratic drug reaction. Available at: <https://transplant.surgery.ucsf.edu>. Accessed on: April 19th, 2018.

After clinical signs and symptoms of liver insufficiency are detected, the patient may be said to have A) developed acute liver failure. B) escaped a fulminant hepatic failure. C) denied an idiosyncratic drug reaction. D) been prescribed poisonous mushrooms.

8


QUESTÃO 23

BIOLOGIA

O sarampo é considerado erradicado no Brasil, entretanto, casos importados cresceram, conforme a notícia a seguir. QUESTÃO 21 A anemia falciforme é uma doença genética causada por uma mutação na molécula de hemoglobina que resulta em uma alteração no formato natural das hemácias [...] Este distúrbio é grave e não tem cura [...] Seria de se esperar, portanto, que uma doença tão grave e mortal fosse rara em populações humanas, mas este não é o caso. [...] Em algumas regiões da África, até 40% da população pode apresentar uma cópia da mutação. As altas taxas do traço falciforme são encontradas principalmente em regiões de forte incidência de malária. Disponível em: <https://www.biologiatotal.com.br/blog/ por-que-a-anemia-falciforme-e-mais-comum-em-populacoesafricanas.html>. Acesso em: 19 abril 2018 [Fragmento adaptado].

A correlação entre malária e anemia falciforme pode ser explicada A) por meio de ocorrências de mutações recorrentes. B) pelo processo de especiação alopátrica. C) pela ação da seleção natural. D) por meio de cruzamentos preferenciais. QUESTÃO 22 Observe o esquema de produção de um fármaco para tratamento contra picada de escorpião.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado nesta terça-feira (11/04/18) alertando para o aumento no número de casos de sarampo no Brasil, em especial nos estados de Roraima e Amazonas, que fazem fronteira com a Venezuela, país que ocupa o primeiro lugar na lista de casos confirmados. Segundo a entidade, o Brasil é o segundo na lista.” Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/oms-emitealerta-para-surto-de-sarampo-no-brasil/>. Acesso em: 19 abr. 2018.

Para impedir a reentrada definitiva do sarampo no Brasil, considera-se medida de controle adequado a(o) A) distribuição de soro contra o vírus do sarampo especialmente para mulheres grávidas, crianças e idosos. B) aumento dos estoques de antibióticos e medicamentos de amplo espectro nas unidades de saúde. C) implantação de medidas fitossanitárias para controle de entrada de alimentos e produtos agrícolas. D) incremento da cobertura vacinal nas regiões afetadas e adjacentes onde ocorre o surto epidêmico. QUESTÃO 24 As expressões “cara de um, focinho do outro”; “puxou à mãe”; “filho de peixe, peixinho é” são baseadas nas interpretações populares sobre a transmissão de características físicas entre as gerações de uma família. O conhecimento sobre esse tema é cientificamente embasado A) por meio da teoria da ancestralidade comum, em que todos os seres possuem suas características herdadas de um ancestral evolutivo. B) pela proposta da herança dos fatores, em que tanto a mãe quanto o pai contribuem equalitativamente com os fatores.

Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol. com.br/biologia/soro-antipeconhento.htm>. Acesso em: 19 abr. 2018 (Adaptação).

Nesse esquema, identifica-se as substâncias 1 e 2, respectivamente, como

C) nas leis de caracteres adquiridos, que estabelecem que estruturas desenvolvidas em uma geração estejam presentes na próxima. D) nas bases da teoria celular, que preconiza a estruturação morfológica e funcional dos seres vivos.

A) células de escorpião e antígeno do cavalo. B) anticorpos do cavalo e toxinas do escorpião. C) toxinas do escorpião e antígeno do cavalo. D) anticorpos do cavalo e células do escorpião.

9


QUESTÃO 25

QUESTÃO 27

A tecnologia de sistemas agroflorestais (SAFs) consiste na substituição das lavouras tradicionais por consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas. Pode ser utilizada para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas de forma integral, restaurando a paisagem rural.

A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no curso do Rio Xingu vem gerando muita polêmica no que diz respeito à questão ambiental e à questão energética. De um lado, as populações tradicionais e as indígenas, bem como ativistas e grupos ambientalistas que questionam os impactos da construção dessa usina; de outro, o governo e outros ativistas que defendem a sua construção em prol do aumento da produção de energia no país e o fim dos temores de uma eventual crise energética.

O uso dessa tecnologia para recuperação de áreas se deve A) à substituição e ao aumento gradual das espécies vegetais e animais que constituem um exemplo de sucessão ecológica. B) ao princípio da exclusão das espécies alóctones pelas espécies autóctones por meio da competição. C) ao estabelecimento de uma cadeia alimentar na qual os produtores e a microbiota servem como base do sistema. D) ao aumento da massa vegetal que inativa matéria inorgânica potencialmente poluente por meio da magnificação trófica.

Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/ usina-belo-monte.htm>. Acesso em: 18 abril 2018 (Adaptação).

Espera-se que seja um impacto ambiental direto da construção dessa barragem a(o) A) aumento das taxas de incidência de febre amarela, chikungunya e zika. B) redução do efetivo numérico e da biodiversidade da ictiofauna nativa. C) diminuição das taxas pluviométricas em outras regiões do país. D) aumento da temperatura hemisfério setentrional.

média

global

no

QUESTÃO 26 A maneira mais antiga para se obter insulina é fazer sua extração a partir de pâncreas de bois e porcos. A insulina que esses animais produzem é bastante parecida com a humana, e pode mesmo exercer suas funções em nosso organismo. [...] Hoje em dia já é possível fabricar insulina a partir de bactérias, que normalmente não produzem essa substância. A produção de insulina pelas bactérias é possível graças às técnicas da biotecnologia. Atualmente é possível introduzir segmentos do DNA humano no DNA das bactérias. Disponível em: <http://microengenheiros.blogspot.com.br/ 2011/06/producao-de-insulina-por.html>. Acesso em: 17 abr. 2018 [Fragmento adaptado].

Qual a principal vantagem da segunda técnica em relação à primeira? A) Cada pessoa produz uma molécula de insulina diferente, assim é possível individualizar o tratamento. B) A insulina produzida por bactérias incorpora segmentos proteicos da bactéria, que são benéficos ao organismo humano. C) A insulina extraída de pâncreas de animais é semelhante, mas não idêntica, o que pode provocar em algumas pessoas reações alérgicas. D) A extração da insulina das bactérias é simples, dessa forma não exige infraestrutura complexa para sua realização.

10

QUESTÃO 28 Cientistas descobrem novo “órgão” que pode explicar como câncer se espalha. Um estudo publicado nesta terça-feira (27) na revista Scientific Reports mostra uma rede de canais interconectados e cheios de fluidos nos tecidos que preenchem os espaços entre os diferentes tecidos do corpo. O novo órgão [...] interliga diversas partes do corpo, como o trato digestivo, pulmões e sistema urinário. Também envolve músculos e vasos sanguíneos. Os espaços interconectados são sustentados por feixes de colágeno e elastina. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ciencia/ ultimas-noticias/redacao/2018/03/27/cientistas-descobremnovo-orgao-que-pode-explicar-como-cancer-se-espalha. htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 16 abr. 2018 [fragmento adaptado].

Com base na descrição do texto, esse órgão é predominante A) no parênquima hepático, desintoxicação dos organismos. B) no tecido conjuntivo, como transportador de substâncias.

atuando conector

na e

C) no fluido intersticial, como regulador do equilíbrio eletrolítico dos tecidos. D) na substância branca da medula, atuando na transmissão de impulsos.


QUESTÃO 29

QUESTÃO 32

Em galos domésticos (Gallus gallus) os tipos de crista são determinados por dois pares gênicos que segregam de forma independente. O alelo R determina um tipo de crista chamado de rosa. O alelo E, um tipo de crista conhecido como ervilha. Quando os dois alelos estão presentes, o animal apresenta um tipo de crista chamado de noz. Um indivíduo duplo-homozigoto recessivo apresenta crista do tipo simples.

Recentemente, cientistas da Universidade de Limerick, na Irlanda, publicaram um interessante estudo dizendo que existe um novo órgão no corpo humano [...] Na verdade, a estrutura é conhecida há 5 séculos [...] é que o mesentério, antes considerado um ligamento de apoio ao intestino, tem características anatômicas e funcionais capazes de lhe classificar como um órgão. De acordo com o estudo, chamar o mesentério de órgão permitirá que seja dada a devida importância a essa estrutura e, assim, haverá mais pesquisas sobre ela, suas funções e sua ligação com doenças, como o câncer e outras patologias.

Um cruzamento de um animal de crista noz, duplo-heterozigoto, com um animal de crista simples produzirá a proporção fenotípica: A) metade crista noz, metade crista simples. B) um quarto de cada tipo de crista. C) todos animais com crista tipo noz. D) metade crista rosa, metade crista ervilha. QUESTÃO 30 Células saudáveis da pele, quando no ambiente cancerígeno, podem colaborar expressivamente e até promover o escape de células tumorais do sistema imunológico [...] Essa foi a principal descoberta de uma recente pesquisa realizada na Universidade de São Paulo, que estudou os melanomas – tipo mais agressivo do câncer de pele [...]. A metástase é a disseminação do câncer para outros órgãos [...] Ela acontece quando o sistema imunológico deixa de combater o tumor e começa a tolerá-lo. Disponível em: <http://www.usp.br/aun/antigo/ exibir?id=6814&ed=1191&f=30>. Acesso em: 20 maio 2018 [Fragmento adaptado].

Disponível em: <https://www.vix.com/pt/saude/541150/novoorgao-encontrado-por-cientistas-na-verdade-ja-e-conhecido-ha5-seculos>. Acesso em: 20 maio 2018. [Fragmento adaptado].

Devido a essas pesquisas, qual é o avanço clínico / médico mais plausível de ser alcançado em curto espaço de tempo? A) A cura e erradicação definitiva dos diversos tipos de carcinomas. B) O desenvolvimento de fármacos para combater o envelhecimento celular. C) O aperfeiçoamento de metodologias laboratoriais para pesquisa e diagnóstico. D) Aquisição de conhecimento transgenia e clonagem.

Taxa de fotossíntese em função da temperatura

QUESTÃO 31 O cerrado apresenta inverno seco com temperaturas amenas e verão quente e chuvoso. Os solos são ácidos devido à concentração de alumínio. Por estar localizado em área tropical, esse bioma recebe grande intensidade luminosa durante todo o ano. Assim, as plantas desenvolveram mecanismos adaptativos para vida nesse ambiente. Entre eles, folhas com cutícula espessa e estômatos posicionados para evitar a desidratação excessiva. Considerando as características citadas sobre esse bioma, os estômatos estão posicionados

Taxa de fotossíntese

D) diferenciação celular de tecidos adjacentes por mitoses celulares.

de

Observe o gráfico a seguir.

A) migração de células anormais por meio da corrente sanguínea.

C) infecção dos tecidos distantes por meio de toxinas cancerígenas.

uso

QUESTÃO 33

Esse mecanismo de disseminação dos tumores malignos é explicado pela

B) contaminação dos tecidos adjacentes ao tumor por RNA tumoral.

sobre

80 60 40 20 0 10

20

30

40

temperatura (ºC) A NUTRIÇÃO DOS VEGETAIS. COLTEC (2012). Material didático.

O que explica o modelo da curva apresentado? A) Em baixas e altas temperaturas, a clorofila é incapaz de absorver o espectro de luz verde. B) Ao contrário da fotossíntese, a taxa respiratória varia em função da intensidade luminosa.

A) na epiderme superior das folhas, liberando de água na estação chuvosa.

C) Em temperaturas elevadas, os pigmentos acessórios das plantas não atuam de forma eficiente.

B) no floema do caule, regulando o excesso de íons metálicos do solo.

D) Em altas temperaturas, as enzimas ligadas ao processo fotossintético têm sua cinética afetada.

C) no xilema das raízes, controlando o pH interno dos tecidos vegetais. D) na epiderme inferior das folhas, controlando a abertura e o fechamento pela luz.

11


QUESTÃO 34

MATEMÁTICA

Observe a tabela a seguir a respeito da tipagem sanguínea de quatro indivíduos de uma mesma família. Indivíduo / sexo

Aglutinina ABO

Soro anti-Rh

masculino

Anti-A

Não possui

masculino

Não possui

Possui

feminino

Anti-A e Anti-B

Possui

feminino

Anti-B

Não possui

QUESTÃO 36 A Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG divulgou a realização de um concurso público para a contratação de vários servidores. Entre eles, seriam contratados para cargo de nível médio de escolaridade 100 funcionários, conforme tabela de vagas e salários a seguir.

Qual é o genótipo de cada indivíduo da família? A) Pai – IBi Rr; mãe- IAi Rr; filho- IA IB RR; filha- ii rr. B) Pai – IAi Rr; mãe- IBi Rr; filho -IA IB RR; filha- ii rr. C) Pai – IBi Rr; mãe- ii Rr; filho -IA IB RR; filha -ii Rr. D) Pai – IA IA Rr; mãe- IB IB Rr; filho IA IB RR; filha ii Rr. QUESTÃO 35 De fato, 99% dos cactos não têm folhas, e sim espinhos. Assim, os cactos respiram pelo caule. É nele que se alojam os estômatos, canais entre as células que permitem a entrada de ar. Ao contrário da maioria dos vegetais, os cactos têm menos estômatos. Por isso, pode-se dizer que eles respiram menos. “É o caso do mandacaru (Cereus peruvianus) e do figo-da-índia (Opuntia ficus indica)”, explica o engenheiro agrônomo Eduardo M. Catharino, do Instituto de Botânica de São Paulo. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ideias/como-oscactos-respiram-se-a-maioria-deles-nao-tem-folhas/>. Acesso em: 17 abr. 2018 [Fragmento adaptado].

As características das plantas citadas no texto as tornam abundantes em qual bioma brasileiro? A) Cerrado, que apresenta estação seca bem definida. B) Caatinga, também conhecido como mata branca. C) Campos rupestres, presentes em campos de altitude. D) Restinga, que possui resistência a altas taxas de salinidade.

Cargo Técnico contábil

05

Técnico de gestão administrativa

05

Agente técnico de meio ambiente

01

Técnico de operações de subestações

11

Técnico de planejamento hidroenergético

02

Técnico de projetos

04

Técnico de segurança do trabalho

06

Técnico de sistema elétrico

08

Técnico de sistema elétrico no campo

37

Técnico mantenedor eletroeletrônico da geração

03

Técnico de supervisão e controle de operação

04

Técnico de sistemas eletromecânicos

09

Técnico de telecomunicações

05

Salário inicial R$ 2 500,00

R$ 3 000,00

Disponível em: <https://jcconcursos.uol.com.br/noticia/ concursos/concurso-CEMIG-70203>. Acesso em: 13 abr. 2018 (Adaptação).

Qual é o salário inicial médio, em reais, entre os funcionários que serão admitidos nesse concurso? A) 2 595,00. B) 2 750,00. C) 2 950,00. D) 2 995,00.

12

Vagas


QUESTÃO 37

QUESTÃO 39

Dois amigos, Carlos e Eduardo, estão discutindo às vésperas da Copa do Mundo de Futebol da Rússia, em 2018, sobre as chances de título da seleção brasileira. Para Carlos, o Brasil, em termos de probabilidades, provavelmente não vencerá a Copa. Eduardo, por sua vez, defende a tese de que o Brasil é o país com mais chances de ser campeão, entre os 32 que disputarão o torneio. Para embasar seus argumentos, eles consultaram um site de probabilidades que listou as chances dos países com maiores chances de título, segundo estudos de seus matemáticos. Os resultados obtidos foram os seguintes:

Luiz quer proibir a realização de festas no condomínio em que mora após as 23h. Para isto, ele precisa apresentar a proposta em assembleia, e ela necessita ser aprovada por mais de 2/3 dos condôminos presentes. Ao todo, são 125 unidades habitacionais com direito a um voto cada no condomínio em que Luiz mora. Na assembleia em que a ideia de Luiz foi levada a votação, faltaram 2/5 dos condôminos votantes. Infelizmente, para Luiz, ele não conseguiu aprovar sua ideia, pois só obteve 35 votos favoráveis.

Alemanha – 15%

Brasil – 18%

Inglaterra – 4%

Argentina – 9%

Espanha – 6%

Rússia – 2%

Bélgica – 3%

França – 9%

Outros – menos de 1%

As probabilidades do site são a única fonte de consulta para encerrar a discussão entre Carlos e Eduardo. Sendo assim, quem está correto em sua afirmação inicial? A) Ambos os amigos. B) Nenhum dos dois. C) Somente Carlos. D) Somente Eduardo QUESTÃO 38 O trecho a seguir foi extraído de reportagem do jornal Estado de São Paulo, a qual tratava da ineficácia de campanhas de vacinação contra febre amarela no início do ano de 2018. “Em São Paulo, foram imunizados 2,6 milhões de pessoas, o equivalente a 26% do público-alvo. [...] No Rio, 1,2 milhão de pessoas foram imunizadas, o equivalente a 12% do público-alvo. [...] ‘É importante que a população compareça para que nós alcancemos a cobertura vacinal prevista acima de 90% nessas áreas onde as vigilâncias estaduais determinaram que deve haver vacinação de pessoas’, afirmou o ministro Ricardo Barros ao apresentar os números.” Disponível em: <http://saude.estadao.com.br/noticias/ geral,ministerio-da-saude-recomenda-que-vacinacao-contra-afebre-amarela-seja-estendida,70002190747>. Acesso em: 15 abr. 2018 (Adaptação).

Se uma pessoa pertencente ao público-alvo de um dos dois Estados citados na reportagem for picada, qual é a probabilidade de que ela não tenha sido imunizada? A) 62%. B) 74%. C) 81%. D) 88%.

Para conseguir a proibição desejada, Luiz deveria ter a adesão de pelo menos quantos condôminos a mais do que ele conseguiu? A) 15. B) 16. C) 50. D) 51. QUESTÃO 40 O trecho da reportagem a seguir refere-se à chamada regra 85/95 para a aposentadoria no Brasil. “Os números 85 e 95 representam a soma da idade da pessoa e do tempo de contribuição dela para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 85 é para mulheres, e 95 para homens. Isso não quer dizer que a mulher precise ter 85 anos de idade e o homem, 95 anos. É a soma da idade com o tempo de contribuição. Por exemplo, se uma mulher tem 55 anos de idade e 30 anos de contribuição, ela pode se aposentar porque a soma dos dois valores dá 85 (55 + 30). No caso de um homem, ele poderia se aposentar, se tivesse, por exemplo, 60 anos de idade e 35 anos de contribuição (60 + 35 = 95). Essa combinação pode variar conforme o caso de cada pessoa. O importante é a soma dar 85 (mulheres) ou 95 (homens). Mas é obrigatório ter um mínimo de contribuição: 30 anos de contribuição para mulheres e 35 para homens.” Disponível em: <https://economia.uol.com.br/empregos-ecarreiras/noticias/redacao/2015/07/04/entenda-como-funcionaa-regra-8595.htm>. Acesso em: 15 abr. 2018.

Duas pessoas, Paulo e Luciana, trabalham e são contribuintes ininterruptamente há um bom tempo. Enquanto Paulo possui 55 anos de idade, dos quais contribuiu por 22, Luciana possui 40 anos de idade e contribuiu por 21 anos para o INSS. Ambos continuarão trabalhando e contribuindo para o INSS até que recebam o direito de se aposentarem pela regra 85/95. O tempo de contribuição que ainda resta a Paulo e a Luciana até que atinjam seus objetivos, em anos, é de, respectivamente, A) 9 e 12. B) 9 e 13. C) 13 e 9. D) 13 e 12.

13


QUESTÃO 41 Em 18 de abril de 2018, um portal de notícias divulgou: Os preços do etanol hidratado acumularam queda de mais de 20% nas últimas três semanas nas usinas de São Paulo, principal produtor nacional. [...] Nas bombas dos postos de São Paulo, porém, a cotação está em R$ 2,848 por litro, recuo de apenas 0,9% no mesmo período, conforme pesquisa semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Disponível 0, em: 8 < https://g1.globo.com/economia/noticia/etanolcai-21-nas-usinas-de-sp-em-tres-semanas-mas-bombas-nao0, 91 acompanham.ghtml>. Acesso em: 18 abr. 2018 [Fragmento adaptado]. 0, 8

0, 991de preço nas bombas dos postos de São Se a queda Paulo acompanhasse a redução nas usinas, qual fórmula 2 o valor da cotação por litro? 13 A) 00,,88 x R$ 2,848. 0, 91 0, 91 B) 0, 8 x R$ 2,848. 0, 991 2 C) (1,009 x 0,8) x R$ 2,848. D) (1,09 13 x 0,8) x R$ 2,848. 0, 8 0, 91 QUESTÃO 42 O programa São Paulo Cidade Linda entregou no dia 10 de fevereiro de 2017 a revitalização do Túnel Nove de Julho, na região central. Os funcionários pintaram 13 700 metros quadrados do túnel. A pintura utilizou no total 4 248 litros de tinta, das cores amarela, preta e branco gelo. Disponível em: <http://www.capital.sp.gov.br/noticia/sp-cidadelinda-entrega-revitalizacao-do-tunel-nove-de-julho>. Acesso em: 16 abr. 2018 (Adaptação).

Supondo que foram utilizados galões em formato de prismas retos, de altura igual a 50 centímetros e base quadrada, de lado igual a 20 centímetros, quantos galões, no mínimo, foram necessários para a reforma do Túnel Nove de Julho? A) B) C) D)

11. 22. 107. 213.

QUESTÃO 43 A barragem de contenção de rejeitos de uma mineradora foi condenada por engenheiros por ter a capacidade inferior à mínima necessária para a continuação das operações da empresa, em ritmo usual. O estudo que chegou a essa conclusão atestou que 80% da capacidade máxima da barragem estava ocupada e que, se nenhuma obra de ampliação fosse realizada, a barragem atingiria 100% de sua capacidade em 4 meses. Para não interromper suas atividades, a empresa se comprometeu a:

14

reduzir o ritmo de suas atividades para 50% do usual, durante o período de 1 ano;

realizar obras para ampliar a capacidade da barragem em 100% no mesmo período.

Cumpridas as condições assumidas pala empresa, qual será a ocupação da “nova” barragem após decorrido tal período de 1 ano, considerando que ela não rompeu durante as obras? A) B) C) D)

50%. 55%. 60%. 65%.

QUESTÃO 44 Um pacote com bolas azuis numeradas de 1 a 20, um pacote com bolas vermelhas numeradas de 1 a 15 e um pacote de bolas amarelas numeradas com os números ímpares entre 10 e 30 foram despejados em uma única urna, dentro da qual não é possível distinguir as bolas ao toque. Uma das bolas foi sorteada aleatoriamente, e sabe-se que o número encontrado é primo. Nessas condições, qual é a probabilidade de que a bola sorteada seja vermelha? A) 2/15. B) 3/10. C) 1/3. D) 3/4. QUESTÃO 45 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). [...] A chamada Lei de Cotas obriga empresas com mais de 100 funcionários a reservarem de 2% a 5% das vagas de seu quadro de efetivos para essas pessoas. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/economia-eemprego/2016/09/cresce-numero-de-pessoas-com-deficienciano-mercado-de-trabalho-formal>. Acesso em: 13 abr. 2018 (Adaptação).

Um empresário possui uma empresa com 150 funcionários, e a participação de pessoas com deficiência nela é o mínimo possível para que seja cumprida a Lei de Cotas. Após uma discussão sobre a realidade do mercado de trabalho no Brasil da qual o empresário participou, ele tomou a decisão de que em sua próxima ampliação do quadro de funcionários, ele aumentará a participação do número de pessoas com deficiência na empresa para além do exigido pela Lei de Cotas. Ele fará com que o percentual de funcionários com deficiência em sua empresa seja o mesmo percentual dessas pessoas na população brasileira. No próximo mês, ele efetuará a contratação de 100 novos funcionários, que se juntarão aos já pertencentes ao quadro da empresa. Quantos funcionários com algum tipo de deficiência ele irá contratar? A) 55. B) 57. C) 58. D) 60.


QUESTÃO 46

QUESTÃO 48

Bianca deseja construir retângulos de crochê que 0, 8 serão utilizados na decoração de uma parede. Sabe-se 0 , 91 de cada retângulo deverá medir que a soma 0, 8 dos lados 20 decímetros. 0, 8 0, 91 0 , 991desse retângulo, em decímetros, Qual deve0ser a diagonal ,8 para que0ele delimite 2a maior área? , 991

A meta de um clube de basquete é recrutar jovens para formar um time no qual a altura de cada um dos 5 jogadores seja superior a 2 metros, futuramente. Para tanto, realizou uma seletiva na qual escolheu 5 jovens com expectativas de atingirem essa meta. A probabilidade de cada um dos selecionados ultrapassar os 2 metros na idade adulta é de 90%.

2 = 1,4 e 13 = 3,6 0, 8 A) 5. 13 0 , 91 0, 8 B) 7. 0, 91 C) 17.

Dados:

A probabilidade de falha na seletiva organizada pelo clube em relação ao objetivo pretendido é A) 0,15. B) 0,95. C) 1 – 0,15.

D) 25.

D) 1 – 0,95. QUESTÃO 47 O Hotel Montanha Mineira disponibilizou, em 2018, o tarifário em seu site (a seguir) e informou: o pagamento deverá ser antecipado e os valores não serão reembolsados. Chalés Diária para 4 adultos: R$ 1 080,00 Diária para 5 adultos: R$ 1 250,00 Diária para 6 adultos: R$ 1 350,00

QUESTÃO 49 A prefeitura de um município estuda a implementação de faixas preferenciais para veículos com mais de dois ocupantes, estimulando a prática de caronas entre os usuários das vias incluídas no projeto. Inicialmente, foi realizado um experimento em um semáforo: durante 15 minutos, um agente de trânsito anotou a ocupação dos veículos particulares e os agrupou segundo a quantidade de veículos observados. Os resultados estão no gráfico a seguir.

Criança 7 a 12 anos: R$ 155,00 Criança 0 a 6 anos: CORTESIA Nesse ano, um grupo de 12 pessoas adultas planejou viajar e se hospedar no Hotel Montanha Mineira por uma diária. O valor total da hospedagem seria dividido, igualmente, por cada pessoa do grupo. Elas, então, reservaram chalés de modo que o grupo gastasse o mínimo possível. Na véspera da viagem, um número x de pessoas teve um compromisso inesperado e decidiu não viajar. Com isso, cada pessoa que viajou precisou pagar 1/3 a mais do que já iria pagar, antes da desistência de parte do grupo. Qual

a

soma

dos

algarismos

do

quociente:

Valor a ser pago por cada pessoas que viajou ? x A) 1. B) 3. C) 7.

A partir dos dados coletados, qual é a média de ocupantes por veículo na amostra observada pelo agente de trânsito? A) 2,3. B) 2,4. C) 2,5. D) 2,6.

D) 12.

15


QUESTÃO 50 André e Érica pretendem fazer uma viagem para Nova Iorque e estão debatendo sobre a melhor época do ano para colocar a ideia em prática. André não suporta o frio e Érica não gosta de viajar em épocas chuvosas. Os dois pesquisaram sobre o clima na cidade e encontraram as informações do gráfico a seguir.

FÍSICA QUESTÃO 51 O portal G1 apresentou a seguinte manchete: Se fio cair sobre carro, não desça, recomendam especialistas Motorista morreu eletrocutado em São Paulo.

Disponível em: <http://adevaherranz.es/GEOGRAFIA/ GEOGRAFIA%20UNIVERSAL%20Paises/America/ USA/?C=S;O=A>. Acesso em: 14 abr. 2018.

Com base nos dados encontrados, eles resolveram atender prioritariamente ao gosto de André, viajando no mês mais quente do ano para a cidade de destino. Caso as passagens estivessem caras demais nessa época, partiriam para uma segunda opção: viajar no mês menos chuvoso do ano por lá. Quais são os meses em que o casal deverá viajar se puserem em prática o primeiro ou o segundo plano de viagem, respectivamente?

Disponível em: <http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/02/sefio-cair-sobre-carro-nao-desca-recomendam-especialistas.html>. Acesso em: 16 abr. 2018.

A recomendação feita por especialistas é indicada porque, estando o carro em equilíbrio eletrostático, A) o pneu do carro sendo isolante impede o fluxo da corrente elétrica por todo o veículo. B) a lataria do carro sendo condutora evita formação de campo elétrico no interior do carro. C) o pneu do carro sendo isolante evita o fluxo das cargas elétricas para a Terra. D) a lataria do carro sendo condutora impede um potencial elétrico no interior do carro.

A) Janeiro ou maio. B) Fevereiro ou julho.

QUESTÃO 52

C) Maio ou janeiro.

Um termômetro de laboratório apresenta leitura de medidas de temperatura em unidade desconhecida. Para relacionar suas medidas com a de um termômetro de unidade conhecida, um laboratorista monta o seguinte gráfico da temperatura desconhecida (X) em função da temperatura em graus Celsius (T).

D) Julho ou fevereiro.

A medida de temperatura nesse termômetro pode ser dada por =− −T −6 A) X X= T− 6 X − X= =− −−T T −6 6 1080 − 1080 X= =− B) X −1080 1080 X T X= = T T T X= 30 ⋅⋅ T T− X = 30 − 36 36 C) X X= = 30 30 ⋅⋅ T T− − 36 36 X = 1 , 2 ⋅ T − X = 1, 2 ⋅ T − 36 36 D) X X= =1 1,, 2 2 ⋅⋅ T T− − 36 36

16


QUESTÃO 53 Em um site que trabalha com a venda de fogões a lenha, há o modelo a seguir.

QUESTÃO 54 País testa geração de energia à base de açaí Resíduos agroindustriais e florestais, como cavaco de madeira ou caroço de açaí, e até mesmo dejetos de animais e lixo podem se tornar fonte de energia. Brasília – As mudanças climáticas, com estiagens longas e preocupantes, e o compromisso global de redução das emissões de gases de efeito estufa começam a provocar alterações, que tendem a ser significativas, na matriz energética do país. O Brasil, cuja dependência de eletricidade gerada a partir das usinas hidrelétricas já ultrapassou 85%, hoje tem um mix muito maior de fontes renováveis de energia. A produção hidráulica ainda é preponderante, com 60% da geração total, mas a eólica, a solar e, sobretudo, a biomassa aumentam sua participação no parque brasileiro, com o uso de matériasprimas exóticas. O futuro chegou e, atualmente, resíduos agroindustriais e florestais, como cavaco de madeira ou caroço de açaí, e até mesmo dejetos de animais e lixo podem se tornar fonte de energia. “Perante o mundo, o Brasil já é diferenciado, com geração limpa, mas podemos nos tornar superlimpos. Podemos ser o exemplo mundial de matriz neutra em emissões”, diz Luciano Basto, consultor técnico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

Disponível em: <http://www.grupoisamara.com.br /gourmet/fogoes-a-lenha.html>. Acesso em: 22 abr. 2018.

Nesse fogão a lenha, é possível verificar a ligação de uma serpentina, canos que passam no interior do fogão (local onde se coloca a lenha para queimar) e que sobem até um reservatório cilíndrico situado na parte superior do fogão. O funcionamento da serpentina do fogão a lenha A) é semelhante ao funcionamento do aquecedor solar, diferindo pelo fato de que o cilindro do aquecedor solar deve ficar abaixo das placas coletoras, uma vez que a água quente é mais densa. B) necessita de dois canos que vão do fogão ao cilindro a fim de que a água fria, mais densa, possa descer para o interior do fogão, e a quente, subir para o cilindro. C) se deve ao fato da radiação ultravioleta emitida pelo fogo interagir com o cano e a água, aquecendo-os e consequentemente, criando correntes de convecção nos canos. D) necessita de um sistema de bomba no qual a água quente deve ser bombeada para o reservatório, na parte superior, e, assim, a água fria poder descer para ser aquecida no fogão.

O especialista ressalta que a melhor forma de não emitir gases é reduzir o consumo, pelo lado da eficiência, e não desperdiçar energia. “Porém, considerando que precisamos aumentar a oferta e existe o compromisso com baixas emissões, as renováveis são melhores dos que as fósseis. No caso da energia a partir de biomassa, o Brasil é um dos maiores do mundo por ser grande produtor de alimentos, e ela pode ser utilizada por longo espaço de tempo, porque pode ser armazenada”, explica. Existem opções para geração pouco utilizadas, afirma Basto, porque são exóticas. “Há diversas experiências no mundo. Na questão do aproveitamento energético de lixo urbano, existem 2 mil usinas funcionando no planeta”, conta. Em Curitiba (PR), uma usina une o tratamento de esgoto com a fração orgânica do lixo humano para produzir biogás para geração elétrica. “No mundo, das 2 mil usinas, a metade é de recuperação de gás de aterro e cerca de 600 são de incineração de lixo”, assinala Basto. Como o Brasil ainda é muito rico em fontes baratas, a inovação não caminha com a velocidade que deveria. Experiências internacionais apontam para produção de eletricidade por meio de ondas e marés. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/ economia/2018/04/02/internas_economia,948280/pais-testageracao-de-energia-a-base-de-acai.shtml>. Acesso em: 22 abr. 2018.

As fontes chamadas de exóticas no texto geram energia elétrica para as usinas, em sua maioria, através da energia A) térmica. B) hidráulica. C) eólica. D) nuclear.

17


QUESTÃO 55

QUESTÃO 57

Analise a matriz energética brasileira de 2016, apresentada a seguir.

Em uma residência uma pessoa precisa instalar um disjuntor, “Sistema de segurança de um circuito elétrico contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos, que tem a função de cortar a passagem de corrente elétrica no circuito, caso a intensidade da corrente ultrapassar a intensidade limite que, normalmente, vem especificada nos próprios disjuntores”. Disponível em: <https://www.infoescola.com/eletricidade/ disjuntor/>. Acesso em: 11 abr. 2018.

Nessa residência, a tensão elétrica é de 220 V, e pretendese ligar os dispositivos da tabela a seguir, que indica a quantidade e a respectiva potência de cada um deles.

Disponível em: https://www.retecjr.com/single-post/2017/09/01/ A-energia-consumida-no-Nordeste-%C3%A9-50-provenientedos-ventos. Acesso: em 18 maio 2018.

As fontes renováveis de energia correspondem a quantos porcentos da matriz energética brasileira de 2016? A) 22,7

Dispositivos

Quantidade

Potência (W)

Chuveiro

1

5 500

Ferro elétrico

1

1 000

Geladeira

1

500

Lâmpadas

10

100

Esses dispositivos serão ligados sem que o disjuntor desarme. Para que isto aconteça, qual deverá ser o menor dimensionamento possível para esse disjuntor?

B) 18,3

A) 40 A

C) 81,7

B) 50 mA

D) 87,2

C) 220 mA D) 8 000 A

QUESTÃO 56 Leia o texto a seguir, de 21 de junho de 2017. Japão cria GPS com margem de erro reduzida a centímetros Inauguração do novo sistema de localização será em 2018. Margem de erro praticamente zerada possibilita novas aplicações. Os japoneses vão inaugurar, em 2018, um sistema de localização por GPS muito mais preciso, com uma margem de erro reduzida a centímetros. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/ noticia/2017/06/japao-cria-gps-com-margem-de-erro-reduzidacentimetros.html>. Acesso em: 11 abr. 2018 [Fragmento adaptado].

Uma das características do sistema de localização apresentado no texto é a transmissão de informações através de ondas

18

QUESTÃO 58 No site Mundo da elétrica, é apresentada uma matéria intitulada: “Eletricista pode usar aliança, relógio, pulseira, colar? NR10 permite adornos?”. Nessa matéria é apresentado um item da NR (Norma Regulamentadora) mais importante para os eletricistas, que diz: “10.2.9.3 É vedado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades.” Disponível em: <https://www.mundodaeletrica.com.br/ eletricista-pode-usar-alianca-relogio-pulseira-colar-nr10-permiteadornos/>. Acesso em: 22 abr. 2018 (Adaptação).

O risco do uso de aliança em trabalhos com instalação elétrica, além de muitos outros, está em sua interação com áreas de campos magnéticos intensos, pois, nesse caso, ocorre o fenômeno conhecido como

A) mecânicas, longitudinais.

A) efeito joule.

B) mecânicas, transversais.

B) efeito fotoelétrico.

C) eletromagnéticas, longitudinais.

C) blindagem eletrostática.

D) eletromagnéticas, transversais.

D) indução eletromagnética.


QUESTÃO 59

QUESTÃO 60

Para medir o desempenho de um veículo, este foi colocado em uma pista retilínea e, partindo do repouso, foi construída a tabela a seguir, que mostra a posição do veículo em alguns intervalos de tempo. S (m)

200

300

600

1 100

t (s)

0

10

20

30

Qual dos gráficos adiante pode representar esse mesmo movimento? A)

B)

Desastre em Mariana teria sido evitado com investimento de R$ 5 milhões. Mas a Samarco achou “caro demais” 35 milhões de m³ de lama. Pelo menos 19 vítimas. Mais de 40 cidades de Minas Gerais e no Espírito Santo foram atingidas. Centenas de casas destruídas. [...] Mas poderia ter sido evitado. Estamos em 2016, o homem foi à Lua, e o Brasil ainda não se compromete veemente com a prevenção de riscos ambientais. Não nos preocupamos com os desastres e, por isso, nunca estamos preparados para lidar com eles. [...] Em entrevista ao site de notícias plus55, Randal Fonseca, proprietário da Rescue Training International (RTI) Consulting, afirmou que o plano de emergência para monitorar a barragem de Fundão foi recusado pela empresa mineira em 2009, porque era “caro demais”. “A barragem é uma construção que está sempre em risco – basta entender que ela comporta fluidos que vão tentar ‘escapar’ constantemente. É por isso que é necessário estar preparado para o pior em todos os momentos”, argumenta Fonseca. Disponível em: <https://www.huffpostbrasil.com/2016/06/09/ desastre-em-mariana-teria-sido-evitado-com-investimento-de-r5_a_21686617/>. Acesso em: 19 abr. 2018 [Fragmento adaptado].

Nesse texto, Fonseca expõe razões para a construção citada sempre ter sido motivo de preocupação e de apresentar risco. Considerando os argumentos apresentados no texto, o diagnóstico para o risco de uso das barragens de contenção é que elas A) sempre oferecerão riscos à população devido ao aumento da energia potencial gravitacional, que não pode ser contida ; por isso, essas barragens devem ser eliminadas.

C)

B) sempre oferecerão riscos à população, por isso a importância de planos de contenção a fim de verificar as condições da barreira e diminuir a pressão sobre ela. C) só oferecem riscos à população quando não monitoradas, pois com o tempo a energia armazenada se reduz. D) só oferecem riscos à população quando não são monitoradas, pois, quando monitoradas, os rejeitos contidos na barreira tendem a permanecer em equilíbrio. QUESTÃO 61 Em um site, foi encontrada a seguinte manchete

D)

Importância do fio terra O fio terra, muitas vezes desprezado, mas muito importante para sua segurança! Disponível em: <http://www.facavocemesmo.net/importancia-dofio-terra/>. Acesso em: 15 abr. 2018.

Por qual motivo esse procedimento recomenda-se que seja feito em todas as tomadas? A) Para impedir incêndios. B) Para evitar choques elétricos. C) Para diminuir gasto de energia. D) Para reduzir a emissão de radiação.

19


QUESTÃO 62

QUESTÃO 64

As bombas manuais para encher um pneu de bicicleta, quando pressionadas rapidamente, costumam aquecer o ar em seu interior. O ato de comprimir o ar no interior da bomba para transferi-lo para o pneu aumenta a pressão ali dentro, aumentando, então, a temperatura.

O tempo de reação é algo muito importante para evitar acidentes, principalmente os automobilísticos.

Essa transformação adiabática pode ser explicada pela Primeira Lei da Termodinâmica, uma vez que, ao A) sofrer realização de trabalho pela vizinhança e não receber calor, ocorre um aumento da energia interna do sistema. B) receber calor e realizar trabalho sobre a vizinhança, ocorre um aumento da energia interna do sistema. C) realizar trabalho sobre a vizinhança e não variar a energia interna, há uma entrada de calor no sistema. D) sofrer uma diminuição da energia interna do sistema, com a realização de trabalho sobre ele, o sistema recebe calor. QUESTÃO 63 Árvore derruba transformador, carros são incendiados e pessoas ficam ilhadas no Lourdes Nove veículos ficaram danificados após um transformador explodir ao ser atingido por uma árvore de grande porte. [...] O local foi isolado pelos bombeiros por causa do risco de choque elétrico e a Cemig foi acionada. Testemunhas contaram que algumas pessoas ficaram presas no interior de um restaurante, aguardando a chegada dos funcionários da empresa de energia, pois um cabo energizado estaria bem em frente ao estabelecimento. Os clientes do restaurante foram retirados apenas após a energia ser cortada na região.

Um motorista dirigindo em uma estrada vê um acidente acontecer uns 100 metros à sua frente e, estando à velocidade constante de 126 km/h, começa a frear após um tempo de reação de 0,5 s, com uma desaceleração constante de 7 m/s2. Esse motorista consegue evitar se envolver no acidente? A) Sim, pois percorre uma distância de 87,5 metros. B) Sim, pois percorre uma distância de 17,5 metros. C) Não, pois percorre uma distância de 105 metros. D) Não, pois percorre uma distância de 280 metros. QUESTÃO 65 No Youtube, encontra-se um vídeo do “mago da física”, intitulado “Mago da Física – Efeito Fotoelétrico (Proposta Qualitativa)”, no qual o apresentador incide três canetas de laser: uma vermelha, uma verde e outra azul sobre um papel fosforescente. Na interação desses lasers com o papel, nota-se que ele consegue “escrever” com apenas uma das canetas. Considere a tabela a seguir.

Disponível em: <http://hojeemdia.com.br/ horizontes/%C3%A1rvore-derruba-transformador-carross%C3%A3o-incendiados-e-pessoas-ficam-ilhadas-nolourdes-1.614635>. Acesso em: 22 abr. 2018 [Fragmento adaptado].

A retirada dos clientes do restaurante somente após cortar a energia elétrica foi uma precaução importante, uma vez que o transformador tem a função de A) aumentar valores de corrente elétrica através da passagem de corrente alternada por uma bobina que possui mesmo número de espiras do secundário. B) reduzir valores de resistência elétrica através de indução eletromagnética, que ocorre a partir da passagem de corrente alternada no primário. C) aumentar ou reduzir valores de tensão elétrica através da criação de corrente elétrica induzida a partir da variação do fluxo gerada no primário. D) aumentar ou reduzir valores de potência elétrica através da passagem de corrente elétrica pela bobina do primário, que possui mais espiras que a do secundário.

20

Disponível em: <http://pontociencia.org.br/experimentos/ visualizar/o-laser-e-a-fluorescencia/627>. Acesso em: 20 abr. 2018.

Com base nos dados da tabela, é correto afirmar que o laser que o apresentador utiliza para escrever no papel é o de cor A) azul, pois possui maior energia. B) azul, pois possui maior intensidade. C) vermelha, pois possui maior energia. D) vermelha, pois possui maior intensidade.


QUESTÃO 68

QUÍMICA

QUESTÃO 66 O biodiesel é um combustível muito útil em veículos automotores e é feito a partir de plantas ou animais. Mas para o bom funcionamento dos motores, o combustível deve manter-se estável aos processos de oxidação em contato com o ar. O combustível oxidado torna-se mais denso e viscoso, gerando com isso depósitos nos reservatórios minimizando assim o tempo de vida útil dos motores. Com o objetivo de diminuir ou retardar a oxidação do biodiesel, são empregados reagentes químicos nos combustíveis conhecidos como antioxidantes. Em um estudo experimental de cinética de reação de oxidação do biodiesel pelo emprego de dois reagentes antioxidantes, A e B, os resultados foram obtidos segundo o quadro a seguir. Constante de velocidade Energia de Reagentes Temperatura Temperatura ativação antioxidantes a 110 ºC a 120 ºC (kJ mol-1) A 0,5 1,0 90 B

0,9

2,5

70

Com base na tabela, qual o diagnóstico adequado sobre a eficiência dos antioxidantes?

O beneficiamento físico e químico de minérios busca adequar os diferentes tipos de minérios às exigências de mercado, além de prepará-los para a etapa de processamento químico. Entre os processos químicos utilizados na indústria mineral, a troca iônica é muito importante, pois esse método é responsável por extrair cátions de metais valiosos e ânions importantes no processo, substituindo-os por íons de menor interesse comercial. Existe uma grande variedade de grupos de íons economicamente viáveis e quimicamente estáveis que são empregados nas soluções, como resinas, com o interesse de recuperar espécies de interesse. A resina utilizada na troca iônica caracteriza-se por ser A) RSO3– que é uma resina catiônica fortemente ácida. B) RCOO– que é uma resina aniônica fortemente básica. C) R(CH3)3N+ que é uma resina catiônica fortemente básica. D) RH3N+ que é uma resina aniônica fortemente básica. QUESTÃO 69

C) O emprego do reagente A teve uma cinética de oxidação do biodiesel mais rápida, e a temperatura dobrou a cinética de oxidação.

À medida que a população humana cresce, o ambiente natural tem sido muito agredido. Existe uma crescente preocupação dos órgãos ambientais em criar uma sociedade sustentável, ou seja, uma sociedade na qual os processos estejam em equilíbrio com o meio ambiente e na qual as necessidades humanas sejam satisfeitas com recursos renováveis. A química está no centro dos esforços para executar esses objetivos. Atualmente, o principal problema ambiental relacionado aos processos químicos é a utilização de solventes e regentes químicos. O benzeno é um exemplo típico de solvente orgânico. A iniciativa da química verde promove o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos compatíveis com a saúde humana que preservem o meio ambiente.

D) O emprego do reagente A teve uma cinética de oxidação do biodiesel mais lenta, e a temperatura mais elevada não vai alterar a cinética de oxidação.

Uma preocupação de o descarte do benzeno atingir o meio aquático nos processos químicos industriais é o fato dessa substância

A) O emprego do reagente B teve uma cinética de oxidação do biodiesel mais rápida, e a temperatura mais elevada quase triplicou a velocidade. B) O emprego do reagente B teve uma cinética de oxidação do biodiesel mais baixa, e a temperatura mais elevada foi um parâmetro relevante no processo oxidativo.

QUESTÃO 67 Um dos métodos empregados nos processos de remediação de solos contaminados é a oxidação química. As reações de oxidação são empregadas para destruir as substâncias químicas presentes nas águas subterrâneas e nos solos. Substâncias contaminantes nocivas são transformadas em produtos inócuos como água e gás carbônico. Para aplicação dos agentes oxidantes, são feitas escavações ou injeção direta do produto nos poços de águas subterrâneas.

A) reagir por adição com a água dos rios e lagos gerando produtos tóxicos. B) decantar nos fundo dos rios e lagos contaminando o meio aquático. C) dissolver-se completamente nos rios e lagos gerando grandes contaminações. D) atingir a superfície dos rios e lagos impactando o meio ambiente.

Do ponto de vista ambiental, um dos reagentes que pode ser aplicado em solos e águas subterrâneas que levará a um resultado satisfatório é o A) ozônio. B) cromato de potássio. C) sulfito de sódio. D) ácido nítrico.

21


QUESTÃO 70 As pilhas e baterias são materiais que fazem parte do nosso dia a dia. Celulares, tablets, notebooks são exemplos de dispositivos que precisam de pilhas e baterias para funcionar. O funcionamento de uma pilha está relacionado com as reações de oxirredução. Porém, não somente os dispositivos eletroeletrônicos envolvem processos redox. Quem tem amálgama nos dentes, por exemplo, provavelmente já deve ter experimentado uma sensação nada agradável quando algum papel-alumínio de balas e doces encostam nessa liga. O amálgama odontológico utilizado em restaurações dentárias é composto basicamente por prata, estanho, cobre, zinco e mercúrio. O quadro a seguir mostra o potencial padrão de redução dos metais que compõem o amálgama dentário. Elemento químico

E0redução / (V)

Alumínio

–1,66

Prata

+0,80

Estanho

–0,14

Cobre

+0,34

Zinco

–0,76

Mercúrio

–0,86

Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/por-que-morder-papel-aluminio-dentes-obturadosamalgama-doi.htm>. Acesso em: 17 Abril. 2018 (Adaptado).

Do ponto de vista químico, a dor provocada nas terminações nervosas do dente com amálgama ocorre se morde uma embalagem de papel alumínio de um bombom, porque A) o alumínio recebe elétrons transmitidos pelos metais do amálgama. B) o atrito do alumínio com o amálgama provoca um desgaste no dente. C) os metais do amálgama atuam como polo positivo. D) o cobre atuará como polo negativo e a prata como catodo. QUESTÃO 71 Os antibióticos são compostos químicos que combatem os micro-organismos, bactérias e fungos. Muitos antibióticos são naturais, ou seja, são produzidos a partir de organismos vivos como plantas, animais e micro-organismos. Alguns exemplos de antibióticos naturais são a penicilina, a estreptomicina e a doxorrubicina. O quadro a seguir mostra as estruturas químicas desses antibióticos. Penicilina

Estreptomicina

As características comuns desses compostos são a A) existência dos grupos amina, amida, éter e álcool. B) apresentação de mais de um estereocentro quiral. C) expressão, em suas estruturas, de hidroxila ligada a carbonila. D) predominância de interações intermoleculares predominantes do tipo dipolo-dipolo.

22

Doxorrubicina


QUESTÃO 72 Em um experimento de química, o professor pegou certa quantidade de solo, peneirou em uma peneira de 2 milímetros de diâmetro, homogeneizou e em seguida adicionou igual quantidade em dois recipientes. Em um recipiente, foi adicionada água de torneira e no outro, água destilada. Em seguida, o professor, com o auxílio de um bastão de vidro, agitou as amostras e aferiu a condutividade elétrica das soluções, utilizando para isso um condutivímetro. No experimento proposto pelo professor, as condutividades elétricas observadas nas soluções dos dois recipientes são A) iguais, e a água destilada condutividade elétrica.

potencializa

a

B) diferentes, e a água destilada potencializa a condutividade elétrica. C) diferenciadas, pela quantidade de íons nas soluções do solo. D) diferenciadas, pela presença de íons nas soluções da água.

Considere que uma solução aquosa de 500 mL de glicerol foi preparada a partir de 50 mL do reagente na condição de temperatura de 15 ºC. Essa solução terá concentração em quantidade de matéria mais próxima de A) 0,1. B) 0,5. C) 1,1. D) 1,4. QUESTÃO 75 Assim como os carboidratos, as gorduras também produzem dióxido de carbono e água quando metabolizadas e ao serem submetidas a combustão em uma bomba calorimétrica. A triestearina (C57H110O6) é uma gordura típica e um dos principais componentes da manteiga de cacau e da gordura animal. Ela atua como reserva de energia em plantas e animais. A equação química não balanceada a seguir representa a reação de combustão da triestearina: C57H110O6(s) + O2(g) → CO2(g) + H2O(l) ∆H0 = – 75,5 kJ

QUESTÃO 73 O dióxido de enxofre (SO2) é uma substância que pode contribuir para o aquecimento global e para existência de chuva ácida, sendo, portanto, um contaminante atmosférico muito perigoso. Na tentativa de determinar a concentração de dióxido de enxofre no ar, em uma região de indústrias, um químico instalou um sistema borbulhador, que insere o ar através de uma solução de 50 mL de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/L a temperatura e pressão constantes. Após algumas horas de borbulhamento, o químico levou a solução para um laboratório e a titulou com uma solução de H2SO4 0,1 mol/L. O volume gasto do ácido na titulação foi de 10 mL. Com base nessas informações, a quantidade em mol de moléculas de SO2 que o sistema de borbulhamento capturou foi mais próximo de A) 4 x 10–4. B) 8 x 10–4. C) 15 x 10–4. D) 30 x 10 . –4

QUESTÃO 74 O glicerol é um composto orgânico formado por meio de reações que utilizam o triglicerídeo como um dos principais reagentes. Ele é uma substância muito útil na fabricação de cosméticos, alimentos, anticongelantes e plásticos. Na temperatura de 15 ºC, o glicerol é líquido, solúvel em água cuja densidade é igual a 1,3 g cm–3. Sua estrutura química é representada a seguir.

Considerando que a amostra de triestearina contém 114 g de carbono, a quantidade em gramas de triestearina restante após a queima e liberação de 2,5 kJ é mais próxima de A) 45. B) 90. C) 120. D) 145. QUESTÃO 76 A cadeia produtiva da indústria de poliéster, segunda geração do complexo petroquímico, está organizada em blocos. A cadeia principal apresenta o processo produtivo que utiliza etano e nafta como insumos, provenientes da refinaria de outros segmentos da indústria química, para produção especialmente dos compostos eteno, but-1-eno, propeno, but-1,3-dieno e benzeno. Disponível em: <http://189.39.124.147:8030/downloads/ poliester.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2018 (Adaptado).

Considerando o texto, os produtos obtidos dos insumos etano e nafta apresentam, na sua estrutura química, como característica comum A) carbonos primário e secundário. B) carbono com orbital p não hibridizado. C) hidrocarbonetos do grupo alcadienos. D) hidrocarbonetos com cadeias saturadas.

23


QUESTÃO 77

QUESTÃO 79

Os elevados teores de enxofre no carvão causam sérios problemas ambientais. Um carvão comercial em particular contém 3% de enxofre em massa. Quando esse carvão é queimado, o enxofre é convertido em gás dióxido de enxofre. O dióxido de enxofre reage com óxido de cálcio para formar sulfito de cálcio.

Recentemente, um pesquisador e sua equipe descobriram um mecanismo que produz uma substância gasosa no sistema cardiovascular. Descobriram que a produção dessa substância estava relacionada com o poder das células dos mamíferos de perceber mudanças nos níveis de oxigênio e tomar medidas para controlar a falta de oxigênio na corrente sanguínea. Essa substância na forma gasosa é tóxica, com odor desagradável característico de ovo podre, sendo ela também um ácido diprótico fraco, moderadamente solúvel e do ponto de vista estrutural, tem uma geometria trigonal planar.

Considerando que um forno, em condições ideais, produz 1 560 quilogramas de sulfito de cálcio diariamente, a massa mínima de carvão comercial, em toneladas, utilizada para queima durante cinco dias é mais próxima de A) 10.

A substância que apresenta todas as características citadas no texto é o

B) 15. C) 50.

A) ácido sulfúrico.

D) 70.

B) sulfeto de hidrogênio. C) óxido de dinitrogênio.

QUESTÃO 78

D) dióxido de enxofre.

Um incêndio pode ser definido como uma propagação do fogo capaz de provocar danos à integridade física dos indivíduos e dos patrimônios. A ocorrência e a propagação do fogo tratam-se de fenômenos que ocorrem por conta de reações / processos químicos. O chamado pó químico que é utilizado em muitos extintores de incêndio é uma substância de bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio e aditivos, tais como bórax. Em altas temperaturas, o bicarbonato de sódio se degrada formando o carbonato de sódio, gás carbônico e água. FARIAS, R. F. Introdução a Química Forense. 1ª ed. Campinas, São Paulo.

O extintor de incêndio citado anteriormente é indicado para uso porque A) a aplicação em peróxidos é inviável, pois a água produzida pela queima do bicarbonato ao reagir com peróxidos libera oxigênio que atua como comburente. B) o emprego em metais alcalinos é viável, pois a água produzida na queima do bicarbonato extingue o fogo. C) o produto da queima do bicarbonato de sódio presente nos extintores forma uma espécie comburente. D) o emprego em gás nitrogênio é inviável devido à grande reatividade desse composto com os componentes do extintor.

24

QUESTÃO 80 A medicina nuclear é uma especialidade médica em franca expansão, que utiliza materiais radioativos com a finalidade diagnóstica e terapêutica, atendendo pessoas de todas as idades e proporcionando inúmeros benefícios para a medicina moderna. Os radiofármacos são substâncias utilizadas na medicina nuclear para o diagnóstico, para o tratamento e são utilizados para detectar ou obter uma imagem de problemas biológicos como os tumores, por exemplo, além do tratamento de algumas doenças. Atualmente, o radionuclídeo mais importante para a preparação de radiofármacos com finalidade diagnóstica é o tecnécio-99. O tecnécio é um metal que está localizado na tabela periódica entre o molibdênio e o rutênio. Nos decaimentos radiativos do molibdênio-99 para tecnécio-99 e deste para o rutênio-99, ocorrem predominantemente emissões sucessivas de partículas A) alfa. B) beta. C) gama. D) pósitron.


25


PROVA DE REDAÇÃO

INSTRUÇÕES GERAIS 1. A redação elaborada deve conter, no mínimo, 18 (doze) linhas para que seja corrigida. Se o candidato não atingir esse número de linhas, a ele será atribuída nota zero na redação. 2. A variante linguística a ser utilizada na elaboração da Redação é o padrão culto formal. 3. A versão definitiva de resposta ou a sua transcrição, caso tenha sido feita em rascunho, deverá ser registrada no Caderno de Respostas - Redação que contém o campo de identificação. Em nenhuma hipótese, o rascunho será considerado na correção da prova. 4. Nos termos do Edital, não será permitido o uso de lápis borracha ou corretivo de texto. 5. A Redação terá valor de 60 (sessenta) pontos, sendo eliminados os candidatos a que for atribuída nota zero. 6. Os critérios de correção da Prova de Redação serão os seguintes: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PONTUAÇÃO

PONTUAÇÃO DESCONTADA POR ERRO

QUANTIDADE MÁXIMA DE ERROS

15,0

1,5

10

Compreensão da proposta de redação (CP)

10,0

10,0

1

Seleção e organização das informações (SO)

10,0

5,0

2

Demonstração de conhecimento para argumentação do texto (DA)

10,0

2,5

4

Propriedade vocabular (PV) e emprego de mecanismos coesivos (MC)

15,0

5,0

3

TOTAL

60,0

___________

___________

ASPECTOS AVALIADOS Domínio da norma padrão da língua portuguesa: – Pontuação e ortografia – Considerando o Novo Acordo Ortográfico – (PO) – Morfossintaxe (emprego dos pronomes, concordância verbal e nominal, oração e período, vozes do verbo) (M)

7. Não será corrigida – e, consequentemente, a ela se atribuirá a nota 0 (zero) – a Redação escrita: sem observância do tema proposto, bem como das instruções dadas. 8. Será considerado nulo o Caderno de Respostas - Redação que estiver marcado ou escrito, contendo qualquer forma de identificação do candidato fora do lugar especificamente indicado para tal finalidade. 9. Não serão fornecidas folhas adicionais para complementação da Redação, devendo o candidato limitar-se a única folha padrão recebida. 10. O que for escrito além do espaço destinado ao candidato para a Redação (30 linhas) não será corrigido, sendo o candidato penalizado pelos problemas de compreensão de seu texto (PO, M, CP, SO, DA, PV e MC).

26


PROPOSTA DE REDAÇÃO

Leia estes textos. TEXTO I A decisão do Governo de incluir terapias alternativas na cobertura do SUS é correta? Sim Qualidade de vida também é saúde. A rede pública de saúde oferta 29 práticas integrativas e complementares. São atividades como ioga, acupuntura, homeopatia, quiropraxia e tai chi chuan que, ao longo de 12 anos, passaram a fazer parte do SUS por sua relevância na promoção da saúde e bem-estar da população. O modelo adotado pelo Ministério da Saúde está absolutamente de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde e atende a um pleito de gestores, trabalhadores e usuários nas Conferências Nacionais de Saúde. Nos últimos dois anos, o Ministério da Saúde incorporou 24 modalidades — reforçando o compromisso com uma saúde pública cada vez mais voltada à prevenção de doenças e qualidade de vida dos cidadãos. [...] Há 12 anos, quando o Ministério da Saúde incorporou acupuntura e homeopatia também houve debate. Mas, hoje, colhemos os benefícios da oferta mais ampla. Atingimos, por ano, mais de 5 milhões de brasileiros de 3.173 municípios e 9.350 estabelecimentos do SUS, 88% na atenção básica. As experiências e pesquisas apresentadas no 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Pública, sediado no Brasil, com mais de 900 trabalhos apresentados, apontam resultados concretos na redução de dor, ansiedade, estresse e outros sintomas. Essas atividades não substituem o tratamento convencional. Como o próprio nome diz, são oferecidas de forma complementar ao cuidado realizado nas unidades de saúde e por profissionais que tenham formação específica. [...] Assim, há respaldo científico, há respaldo na experiência dos profissionais e dos usuários, e da maior autoridade de saúde do mundo, a Organização Mundial de Saúde. As práticas integrativas e complementares promovem o bem-estar do indivíduo. A inclusão no SUS é fundamental para promover saúde. O Ministério da Saúde conta com o apoio dos conselhos de classe de farmácia, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional, e continuará trabalhando para a qualidade de vida dos cidadãos. Daniel Amado é educador físico e gestor de saúde pública há dez anos, é coordenador de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Ministério da Saúde. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2018/04/a-decisao-dogoverno-de-incluir-terapias-alternativas-na-cobertura-do-sus-e-correta-sim.shtml>. Acesso em: 20 abr. 2018.

TEXTO II A decisão do governo de incluir terapias alternativas na cobertura do sus é correta? Não Efeito placebo nos postos de saúde. No Brasil, assim como na maioria dos países do Ocidente, o diagnóstico e o tratamento de doenças são conduzidos a partir de procedimentos cientificamente comprovados. Isso implica considerar válidos para a boa assistência aos pacientes apenas os medicamentos, métodos e abordagens terapêuticas que contam com validação científica. [...] Tal zelo preserva o binômio segurança e eficácia, fundamental para a prática médica. Contudo, apesar de todo esse rigor científico, o emprego das terapêuticas validadas permanece ainda suscetível às incertezas decorrentes da resposta do organismo de cada paciente. Também sofre a influência dos cenários de prática, muitas vezes desprovidos de recursos adequados. Assim, preocupado com a qualidade dos meios oferecidos à população na promoção da saúde e na luta contra a doença, o Conselho Federal de Medicina (CFM) considera um equívoco a inclusão de práticas integrativas no rol de serviços oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS), atribuindo-lhes garantias de resultados que não contam com a confirmação de pesquisas científicas com metodologia comprovadamente reconhecida. Essas práticas não apresentam resolubilidade, conforme as melhores evidências científicas disponíveis. Na melhor das hipóteses, oferecem um efeito placebo aos seus adeptos: o seu uso por um doente otimista pode gerar a percepção de efeito semelhante ao de um procedimento já testado e reconhecido pela ciência. Porém, isso não significa cura ou melhora duradoura. Pode, em algumas circunstâncias, retardar o início de tratamentos necessários, comprometendo ainda mais o quadro de enfermidades, com a redução de chances de recuperação e, no limite, até com o aumento do risco de morte. [...]

27


O equívoco da incorporação dessas práticas ao SUS não reside apenas na ausência de comprovação de sua segurança e eficácia no tratamento. Também precisa ser considerado o impacto que a medida traz para a rede pública, do ponto de vista de seu financiamento. A gestão do SUS deve agir com cautela, fazendo escolhas corretas e atentas às reais prioridades e necessidades dos profissionais e da população. Sem isso, o governo oferecerá à nação um grande placebo – que, como todos os outros, não trará a resposta definitiva para os problemas de saúde dos brasileiros. Henrique Batista e Silva é cardiologista, 74, é secretário-geral do Conselho Federal de Medicina (CFM). Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2018/04/a-decisao-do-governo-de-incluir-terapias-alternativas-na-cobertura-dosus-e-correta-nao.shtml>. Acesso em 20 abr. 2018.

Com base na leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, apresentando a sua tese em relação à decisão do governo de incluir terapias alternativas na cobertura do SUS, apoiando-se em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a que sua conclusão seja bem fundamentada. Para tanto, apresente sua opinião, respeitando os Direitos Humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista. A transcrição total ou parcial do texto não será considerada para efeito de correção e contabilização do número de linhas..

28


RASCUNHO DA REDAÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

29


GABARITO (VERSÃO DO CANDIDATO)

PROVA D

AO TRANSFERIR ESSAS MARCAÇÕES PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, OBSERVE AS INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS DADAS NA CAPA DA PROVA.

USE CANETA ESFEROGRÁFICA AZUL OU PRETA.


ATENÇÃO: AGUARDE AUTORIZAÇÃO PARA VIRAR O CADERNO DE PROVA.

Faseh caderno d  

http://www.faseh.edu.br/wp-content/uploads/2018/07/FASEH_CADERNO-D.pdf

Faseh caderno d  

http://www.faseh.edu.br/wp-content/uploads/2018/07/FASEH_CADERNO-D.pdf

Advertisement