Page 1

FamĂ­lia

Conquista

capa

Foursquare

.1.


Informe Publicitário Conquista

.2.

Família

Foursquare


Foursquare

Presidente

Rev. Mario de Oliveira

Editor Chefe

Rev. Celso Nascimento

Projeto Gráfico Thaís Chioqueti

Diagramação e Arte

Fernando Silveira, Marcos Brambila, Marcos Alves, Sammy Fecury e Thaís Chioqueti www.cinconia.wordpress.com

Redação

Rev. Celso Nascimento, Denise Ávila, Ignez T. R. Scotti e colaboradores

Revisão

Ignez T. R. Scotti

Assistente Editorial Denise Ávila

Consultoria Histórica Pra. Marli de Jesus

Contato Publicitário

Curiosidades Editorial Capa Mensagem do Pastor Histórico Estudo Bate Papo Teen Crianças Adolescentes Jovens Família Mulher Entrevista - DeviTitus Homens Finanças Comportamento Negócios Cante Conosco Música Convenção Nacional Beleza Saúde Especial - Jonathan Hall Missões Cidadania Comunicação Educação Notícias

08 13 15 19 20 21 25 26 27 28 29 30 31 32 36 37 38 39 40 41 43 48 49 50 52 58 59 60 63

Pr. Vicente Pereira

Imagens

ShutterStock, Photos.com e Arquivo SGC

Sites

www.igrejaquadrangular.org.br

Realização:

Apoio:

Conselho Nacional de Diretores Adm. Mario de Oliveira

As opiniões e tendências expressas em anúncios, matérias e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não respondendo a revista FourSquare por elas.

Foursquare

.3.


A Conquista Àqueles que recebem a paz que vem de Deus, O que dizer do que temos recebido do Senhor. Coisas grandes e firmes, pois, Sua Palavra tem sido fiel em minha vida e sei que também na sua. Passada a Convenção Nacional, estamos levando para todo o Brasil os projetos que, em parte, foram apresentados na Convenção e outros que foram apresentados em reunião do Conselho Nacional e em reuniões com minha assessoria. Destes muitos encontros, quero destacar alguns itens que estão sendo aprovados por nossas lideranças.

1 - MÊS QUADRANGULAR Rev. Mario de Oliveira Presidente do CND

“GRANDES COISAS FEZ O SENHOR POR NÓS E POR ISSO ESTAMOS ALEGRES” (Salmo 126.3) .

Sabemos que 15 de novembro é o dia da comemoração do aniversário de nossa Igreja e estaremos, desde o dia 15 de outubro até 16 de novembro, fazendo menção desta importante data. Temos notícias de que muitas igrejas fazem comemorações, mas desta vez queremos que todo ministério esteja envolvido neste projeto. Além das festas internas que acontecerão, onde em cada semana se dá ênfase a um tópico de nossa doutrina, também é sabido que, em alguns lugares, os membros vão soltar fogos, em outros balões de gás (gás Helio); em outros, ainda, farão passeatas, marchas, cultos nas praças, carreatas, colocarão a bandeira Quadrangular em frente de suas casas, enfim, cada um fará o melhor para festejar esta data. E cada líder deve movimentar seu povo, região e estado para que os festejos sejam o mais visto possível. Contrate espaços em emissoras de rádio para colocar vinhetas (geralmente, é um custo baixo); façam um investimento por uma semana antes do dia 15 de novembro e, quem puder, coloque nos jornais de sua cidade. Podem, também, ser usados carros ou outro tipo de veículo sonorizado. Convoque a juventude na semana para estarem nos centros das cidades com roupas e adereços coloridos, com bandeiras ou bandeirolas nas cores da Igreja, etc. Há folhetos e bandeirinhas de papel da Quadrangular à disposição na Editora. Faça sua reserva. Enfim, mostre a nossa cara de alegria, da igreja da família.

2 - GRANDE BATISMO – FESTA DAS ÁGUAS

NO DIA 16, queremos realizar o maior Batismo nas águas já realizado. Chegamos a batizar, num único dia, mais de 50 mil almas, mas nosso alvo agora é de atingirmos 100 mil almas em todo o Brasil e já vemos nossos Presidentes Estaduais, superintendentes, diretores de Campos, Conselhos e um exército de pregadores se mobilizando para alcançarmos este objetivo. Você e sua igreja não podem ficar de fora. Pastor, convoque os grupos missionários, ministério de louvor, corpo diaconal, conselho diretor local, pastores auxiliares e se reúna com eles semanalmente, passando a visão deste projeto e cada um dos grupos seja incumbido de ganhar as almas para o grande batismo. Mostre seu trabalho e conquiste seu espaço, o poder está com você.

.4.

Foursquare


3 - OFERTA NACIONAL

É sabido que muitos de nossos membros colaboram com os muitos programas religiosos e estas ajudas não saem de nossas igrejas, uma vez que os membros fazem voluntariamente e não informando aos seus pastores. Essas colaborações ajudam as denominações a terem programas em rede nacional em diversas emissoras de rádio e TV. Diante desse quadro, vimos a necessidade de mostrarmos aos nossos membros que eles podem também colaborar para um projeto de mídia que estaremos promovendo e, com isso, colocando nossa Igreja em emissoras para levar nossa imagem e mensagem a todo o Brasil.

O que propomos?

Que, entre os dias 1 a 15 de novembro, tenhamos a primeira oferta nacional, onde cada membro irá ofertar com o mínimo de R$ 10,00, podendo aumentar a contribuição de acordo com o desejo do seu coração. E a segunda contribuição acontecerá em dezembro entre os dias 1 a 15. Essa oferta deverá ser feita por meio do pagamento de um boleto em qualquer agência bancária escolhida por ele, visto que o boleto trará informações acerca dos pagamentos.

IMPORTANTE: Caberá a cada pastor titular distribuir os boletos e incentivar a contribuição dos membros, afim de que o projeto possa alcançar os objetivos. Qualquer dúvida, entre em contato com seu superintendente, presidente estadual ou diretamente no Conselho Nacional. Você pode, ainda, acessar o site oficial, www.igrejaquadrangular.org.br, para contatos, esclarecimentos, informações ou qualquer comunicado que se faça necessário. Essa oferta será destinada aos projetos de mídia, o maior clamor do ministério, e, tendo um resultado positivo, será também implantado um projeto social, a exemplo do projeto Lucas desenvolvido pela Secretaria Geral de Missões.

4 - CENSO NACIONAL

Uma pergunta que fazemos hoje. Quantos somos na IEQ? Em 2002, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão do governo, relatou que a IEQ tinha cerca de 2.500.000 (dois milhões e meio) de membros em todo o Brasil, mas temos de saber se estes números são reais ou próximos da realidade. Devemos saber se aumentamos, diminuímos, estamos do mesmo jeito e, para responder a essas perguntas, vamos fazer a contagem geral.

PROCEDIMENTO De 1 a 15 de novembro, em todos os cultos que houver na Igreja, o pastor deve providenciar a contagem dos presentes. A contagem deve ser do “mamando ao caducando”, ou seja, conta-se todo ser vivente na Igreja, da criança de colo ao mais avançado em idade. Contam-se também os que estão em casa por motivos de enfermidades, aqueles membros que estão afastados e que a igreja sabe onde moram.

*Atenção* Contam-se, no primeiro culto, todos os presentes. No próximo culto, pede-se para levantar as mãos os que NÃO estiveram no culto anterior e contam-se estes. Assim, vai se repetindo a contagem até o dia 15 de novembro ou 16 (domingo). De posse dos dados, sejam eles remetidos ao superintendente que fará a soma da região e remeterá aos CEDS e estes, com os dados do Estado, mandarão ao CND. NÃO DESPREZEM OS MEMBROS QUE, POR ORA, ESTÃO AFASTADOS. NÃO OS CHAME, NEM OS CONSIDERE DESVIADOS. Eles podem voltar.

Palavra final

Prezado líder, para que esses projetos prosperem e nossa amada Igreja possa crescer, quero que você medite nestas palavras. Lembre-se de onde você veio, quem você era antes de conhecer Jesus e ser recebido nesta Igreja que o trata como a um filho. Muitos poderiam estar mortos, numa sarjeta, presos, passando necessidade. Eu mesmo vim de uma família mais que pobre, miserável, onde minha mãe, com apenas sua força física, alimentava seus filhos com o trabalho pesado que fazia como empregada doméstica. Quando Deus a chamou, ela se converteu ao Senhor Jesus e os meus irmãos e eu, com o passar dos anos, tivemos nossas vidas transformadas. Posso crer que milhares de líderes tiveram as suas vidas mudadas para melhor quando entraram na Igreja do Evangelho Quadrangular. Bem sabemos que ela cuida de nós, de nossa família. Comemos, vestimos, pagamos os estudos dos filhos, adquirimos bens graças a nossa amada Igreja. ESTÁ NA HORA de retribuirmos. Vamos incentivar a membresia a ofertar no período acima citado, porque, assim acontecendo, poderemos iniciar um projeto grandioso de termos nossa Igreja na mídia e, em pouco tempo, o Brasil vai ficar conhecendo o poderoso ministério que temos e somos. Conto com sua colaboração. Conto com seu trabalho e, juntos, vamos desfrutar dos resultados positivos e maravilhosos que teremos. Aguarde mais informações. Peça materiais através da Editora Quadrangular, ligando para 0800 110551. Foursquare

.5.


Rev. Celso Nascimento Secretário Geral de Comunicação

E

sta edição traz um tema bem sugestivo aos últimos acontecimentos, aonde vimos tentativas frustradas de Satanás em destruir a imagem, a pessoa, a família e, com isso, desmoralizar a IEQ, afetando diretamente o Rev. Mario de Oliveira e pessoas ligadas a ele, como é o caso do Rev. Celso Nascimento. Dia a dia, porém, vimos os planos do inimigo se frustrarem e todos os seus agentes sendo desmascarados. Começou com o absurdo caso da acusação de que nosso presidente havia mandado contratar alguém para eliminar uma pessoa que seria seu desafeto. De um momento tenebroso em que tudo parecia ser verdadeiro, foi se mostrando, aos poucos, que havia sido preparada uma cilada contra o homem de Deus. A armação foi desmontada em cada depoimento prestado no Congresso Nacional, diante de Deputados sérios e comprometidos em descobrir a verdade. No final, a deputada Solange Amaral, distinta relatora, mostrou-se convencida que não havia provas reais que apontassem ao Rev. Mario de Oliveira qualquer dolo sobre o assunto e seu relatório teve a aprovação de todos os deputados participantes da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Foram DEZ os votos favoráveis. Enquanto estávamos vencendo esta peleja, outra estava se armando como uma grande tempestade, desta vez, promovida por homens e mulheres que se intitulam de deus (não é erro gráfico). Estes fizeram de tudo para afrontar a liderança de nosso presidente. Colocaram na Internet coisas absurdas, mandaram cópias de textos a membros do ministério, convenceram pastores a assinar procurações

.6.

Foursquare

em branco, afirmando serem destinadas a um determinado motivo e, na realidade, eram para pedir a exclusão de verdadeiros homens de Deus. Expuseram nossa Igreja diante de diferentes tribunais, onde 72 ações foram impetradas contra o CND, pastor Mario e pastor Onésimo. Compraram cheques para fazer, disto, uma denúncia contra a administração; pregaram uma rebelião na Internet, divulgaram que haveria manifestação, usando nariz de palhaço e apitaços. Um clima de terrorismo foi, então, instalado, causando apreensão em muitas pessoas, porém, deu tudo errado para eles. Todas as 72 ações foram rejeitadas pelos juízes, até mesmo a liminar que havia sido concedida caiu, porque a juíza foi enganada ao apresentarem a ela o endereço de nossa Igreja na Penha como sede administrativa. Quando os advogados da Igreja mostraram a verdade, a mesma juíza desconsiderou a liminar e ainda mandou para o conselho de ética os nomes dos advogados que usaram de má fé nesta ação. Aliás, fato este também repetido por outros magistrados. Mas, o que vimos: uma das maiores e melhores convenções já realizadas! Mais de 8.500 inscritos, mais de DEZ mil pessoas participando, mensagens poderosas, tempo de Deus na Igreja, louvores abençoados, TRANQUILIDADE, poder de Deus em todos os momentos. E a certeza de todos que a IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR NÃO É DO Pastor Mario de Oliveira, do Pastor Onésimo, dos conselheiros, ou de qualquer homem, mas é do Senhor Jesus. E isto foi mais do que comprovado. Por isso, toda a Honra, Glória e Louvor ao Senhor. Hoje, a Igreja está mais uma vez num clima de paz. Os que saíram já estavam fora antes da Convenção. Rebeldes, insubmissos e pregando a rebelião, já haviam registrado o nome dos seus ministérios ainda ocupando os prédios de nossa Igreja. Saíram, levaram parte do povo, dilapidariam o patrimônio, roubaram objetos dos templos, fizeram de tudo para ferir a mãe. Alguns deles viveram da Igreja até a data da traição. Comeram (e muito!), vestiram do melhor, tiveram vida boa para a família, estudos de alto nível para os filhos e bons patrimônios pessoais, tudo oriundo da Igreja. Saíram e cuspiram na cara da nossa Mãe, xingaram nossos irmãos e roubaram nosso maior patrimônio: o povo. Mas, certamente receberão a recompensa por seus atos. Por isso, posso dizer: a Conquista não foi só pessoal, foi de um todo, pois mesmo usando um veículo de alcance mundial, não conseguiram seus intentos. Cabe a nós orar por suas almas, pois, certamente, não havendo arrependimento, saberemos dos resultados de suas ações. Aos fiéis, a recompensa da vida eterna com Cristo. Que você seja um conquistador e sua cidade seja A CIDADE QUADRANGULAR.


Prezado colega, viva a paz em seu coração.

N

Rev. Onésimo Rodrigues de Barros Secretário Geral de Administração e Finanças

esta oportunidade, quero aproveitar para agradecer a forma pela qual meus amados responderam presentes na 57ª Convenção Nacional que, com o tema A CIDADE É QUADRANGULAR, foi a maior já realizada. E o que pudemos sentir foi o mover do Espírito Santo, trazendo à Igreja do Evangelho Quadrangular, e aos milhares de participantes (mais de dez mil presentes), a força missionária e o desejo despertado nos corações para ganharmos as almas para Jesus. Afinal, estamos na maior Igreja missionária do mundo e não podíamos continuar em marcha lenta. Está na hora de colocarmos lenha na locomotiva e engatarmos os vagões da salvação, do batismo com o Espírito Santo, da cura divina, da volta de Jesus e rodarmos este país, enchendo-o de almas redimidas pelo Senhor. Está claro que esse despertar atingiu nosso presidente, nosso conselho nacional, nossos presidentes e conselhos estaduais, nossos secretários e coordenadores, nossos superintendentes e, agora, chega até o pastor local. Os novos projetos a serem implantados em todo Brasil serão as grandes conquistas da Igreja para este tempo final. Quem tem olhos veja e ouvidos ouça que estamos perto de escutar a trombeta soar e que a Igreja precisa acelerar suas ações evangelizadoras. Não há mais tempo para discussões e contendas entre os irmãos. Jesus está às portas e quem estiver emperrando a ação do Espírito Santo poderá sofrer as conseqüências. Por isso, conclamo você, sábio colega, a engajar-se nos projetos nacionais e fazer a sua parte, pois, os resultados serão globais, mas aí, em sua cidade, bairro ou onde você estiver, será quadrangular. A Conquista demanda esforços, lutas, determinação, mas o resultado será sempre compensador. Vamos fazer, desses projetos, a ressurreição de nossa visão missionária.

Foursquare

.7.


Conquista

Curiosidade

Empresa britânica lança cadeira flutuante Imagine uma poltrona diferente, confortável, com designer moderno, elegante e que... flutua. Não. Certamente, não é sonho ou ficção científica. É a mais nova criação da empresa britânica Hoverit, a Lounger Limited Edition. A cadeira flutuante tem seu funcionamento possível graças a imãs colocados em suas extremidades e que se repelem, forçando o móvel a se erguer.

Ela foi toda construída artesanalmente e utiliza tecnologia igual a de alguns trens de alta velocidade. Outra vantagem dos imãs, segundo a Hoverit, é a de que eles ajudam na diminuição de problemas musculares e dores de cabeça. Seu preço ainda não foi divulgado pela empresa, mas, certamente, vai fazê-lo pensar duas vezes antes de adquirir tal peça.

Fetos salvam a vida da mãe Michelle Stepney, uma britânica de 35 anos, teve parte de um câncer cervical, literalmente, chutado para fora de seu útero por suas gêmeas não nascidas. O fato impressionou aos médicos, que, ao atenderem a mulher com suspeita de um aborto devido a um sangramento, descobriram que, na verdade, ela havia expelido um tumor do colo do útero graças aos chutes dos fetos. A equipe de oncologistas disse que ela deveria submeter-se a uma cirurgia para retirada do útero e a um tratamento com quimioterapia. Michelle, no entanto, não concordou em interromper a gravidez e as meninas, Alice e Harriet, nasceram em perfeito estado de saúde. No tempo que restava da gestação, a mãe foi submetida a doses limitadas de quimioterapia, não trazendo conseqüências para as gêmeas, senão o fato de terem nascido sem cabeço. Passado um mês do parto, os médicos retiraram com sucesso o tumor e o útero de Michelle, que foi considerada curada. No dia 12 de fevereiro, ela recebeu o prêmio “Mulher de Coragem” do Cancer Research UK, um centro na Grã-Bretanha dedicado a pesquisas sobre o câncer.

Dicionário do medo • Caliginofobia – medo de mulheres bonitas (este, eu não conhecia). • Clinofobia – medo de ir deitar-se. • Cremnofobia – medo de precipícios. • Dementofobia – medo de se tornar um doente mental. • Didascalinofobia – medo de ir à escola (não vale usar este pra enganar os pais, hein?) • Nictofobia – medo de escuridão (medo da noite). • Peladofobia – medo de homens calvos. •Penterafobia – medo de sogras

.8.

Foursquare Informe Publicitário


Curiosidade

Carro aquático

Conquista

Metade da população não sabe o que é um evangélico Uma pesquisa feita pela Ellison Research revelou que, nos EUA, quase metade dos americanos não sabe definir “o que é um evangélico”. Veja os resultados conseguidos entre os pesquisados: - 36% não tinham qualquer idéia a respeito; - 14%, mesmo se dizendo evangélicos, não souberam explicar as características específicas deste segmento religioso; - 18% afirmaram ser o cristão que espalha sua fé; - 9% alegaram que são cristãos que se entregam totalmente a suas crenças; - 8% apontaram os evangélicos como os salvos que acreditam na vida eterna somente através de Cristo; - 6% disseram que os evangélicos são conservadores, ultraconservadores ou da direita radical, anti-homossexuais, republicanos e muito envolvidos na política; - Um grupo de 5% alegou que os evangélicos são muito fanáticos; - 4% os criticaram, classificando-os de hipócritas, intolerantes, estúpidos e manipuladores. - Outros 4% alegaram que os evangélicos são bitolados e intolerantes; - 3% disseram que os evangélicos querem impor suas crenças aos outros; - e 3% acusou-os de usarem a religião para fins de lucro e que, a todo o momento, estão solicitando doações.

Frank M. Rinderknecht, dono da Rinspeed e criador do Splash – carro anfíbio que anda sobre as águas, divulgou algumas fotos de sua mais nova invenção, o sQuba (um carro capaz de submergir), pouco antes do início do Salão de Genebra, onde o automóvel foi mostrado oficialmente. Nessas fotos do sQuba, podemos vê-lo submergindo. E ele é bonito até debaixo d’água (literalmente)!

Foursquare Informe Publicitário

.9.


Informe Publicitário Conquista

Curiosidade

Cientistas identificam área do cérebro que antecipa o erro Um estudo, publicado em abril nas Atas da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, revela uma incrível descoberta de um grupo de cientistas, enquanto monitoravam uma determinada área do cérebro com exames de ressonância magnética. Eles conseguiram, durante o monitoramento, identificar quando uma pessoa está prestes a cometer um erro e explicaram que tarefas monótonas adormecem o cérebro, que entra em uma espécie de modo de descanso, independente da vontade humana. “Há algo provavelmente intrínseco, através do qual seu cérebro diz ‘preciso descansar um pouco agora’, e não se pode fazer nada contra isto”, explicou o autor do estudo, Tom Eichele, da Universidade de Bergen, na Noruega. Segundo Eichele, esse estado começa cerca de 30 segundos antes que se cometa um erro e, por isto, “é possível desenvolver um sistema de advertência que avise as pessoas para se concentrarem mais ou serem mais cuidadosas”. Esse sistema poderia, então, ser um grande aliado para a segurança no trabalho e no desempenho de tarefas cruciais, como as que envolvem segurança nos aeroportos.

Essa é do Cirilo! O irmão ia para a igreja e viu seu vizinho cuidando das galinhas. Ele diz: _ Ô, João! Vamos pra igreja. João respondeu: _ Não posso. Tem uma raposa comendo minhas galinhas e eu tenho que tomar conta delas. _ Deixe isso aí, - diz o irmão - Jesus cuida. Ele, então, resolveu aceitar o convite. Lá, o pastor começou a pregar e disse: _ Irmãos, Jesus está aqui! João virou para o crente: _ Xiiiiiiiiiiii... A raposa deve estar comendo todas as minhas galinhas!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

.10.

Foursquare


Reflexão

Não posso dizimar Um jovem desempregado pediu a seu pastor que o ajudasse em oração, prometendo que, se Deus o abençoasse, ele passaria a dar o dízimo fielmente. O Senhor lhe deu um emprego. Seu salário semanal foi de US$ 10, sendo o dízimo de US$ 1. Deus o fez prosperar, seu dízimo passou a ser de US$ 7 por semana e, depois, US$ 10. Transferido para outra cidade, o dízimo passou a ser US$ 100 por semana. E, logo, US$ 200. Depois de algum tempo, enviou o seguinte telegrama ao pastor: “Venha verme”. O pastor foi à casa daquele moço e conversaram longamente sobre o tempo passado. Finalmente, o jovem, chegando ao ponto principal da conversa, perguntou: “O senhor lembra do dia em que eu, orando, prometi a Deus que, se Ele me desse um emprego, eu me tornaria um fiel dizimista?”. “Sim, não esqueci de sua promessa, e creio que Deus também não esqueceu”, respondeu o pastor. “Porém, ouça o que vou dizer-lhe. Agora, meu dízimo é de US$ 200. Já não posso dizimar tanto dinheiro”. O pastor fixou seus olhos no jovem dizimista e disse: “Parece-me que o irmão não está querendo livrar-se totalmente da promessa que fez a Deus. Sua dificuldade em dizimar é proveniente de sua prosperidade. Mas, há algo que pode ser feito agora. Podemos nos ajoelhar aqui e pedir que Deus reduza sua renda para que seu dízimo volte a ser US$ 1”. Extraído do livro Ilustrações para enriquecer seu discurso, do pastor Celso Nascimento. Editora Quadrangular.

Conquista

“Nunca se ache demais, pois, tudo o que é demais sobra, tudo o que sobra é resto e tudo o que é resto vai para o lixo”. (Autor desconhecido) “Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se, os amadores construíram a arca. Profissionais construíram o Titanic”. (Autor desconhecido) “Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando”. (Pablo Picasso) “Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia”. (Benjamin Franklin)

Foursquare

.11.

Informe Publicitário


Conquista

.12.

Família

Foursquare

Informe Publicitário


Família Editorial

C

onquista é uma palavra sempre presente em nossos corações, mas nem sempre verdadeiramente compreendida por nós, cristãos. O que ela, realmente, significa? O que nos leva a refletir sobre este tema tão profundo e, ao mesmo tempo, tão simples? Conquistar não é apenas alcançar um alvo proposto, mas enxergar a possibilidade de obtermos vitórias e benefícios em todas as áreas de nossas vidas. Em tudo que fazemos, existe o desejo de obter algo que nos satisfaça de alguma forma. Por isto, estamos em constante busca de atingir objetivos específicos, seja no âmbito emocional, seja no âmbito familiar, profissional, pessoal, intelectual, espiritual e tantos outros. A conquista não está limitada a bens materiais, mas abrange um grande universo de metas e sonhos que o homem almeja adquirir para si, para sua família ou para pessoas que fazem ou não parte de seu rela-

cionamento social. Um pastor, por exemplo, almeja alcançar as almas, independente se estas sejam próximas a ele ou não. Um pai anseia pelo bem-estar de sua família. Um empresário busca o crescimento de sua empresa e, conseqüentemente, de seus funcionários. Um jovem sonha com uma carreira promissora, casamento, filhos, aquisição de bens, etc. O que devemos entender, no entanto, não é o que significa ou o que se busca, mas o que representa para o ser humano o ato de conquistar. Para alguns, é apenas o prazer egoísta da posse ou do domínio sobre algo ou alguém. Para outros, no entanto, é poder dizer: “Projetei, acreditei, lutei e conquistei”. Mas, e aí?... Depois de tanta luta para alcançar o alvo, de tanta dor, de tanto empenho, muitos sentem que é o momento de relaxar e desfrutar.

Conquista Conquista

Cabe, porém, um alerta: manter o que se conquistou pode ser, por vezes, muito mais difícil do que conquistar. Por isto, não podemos nos acomodar, acreditando que nosso trabalho já terminou. É preciso “perseverar até o fim”... Lembra deste alerta de Jesus? E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo (Mt 10.22). Isso vale não apenas para a garantia de nossa salvação, mas deve ser aplicado em todas as áreas de nossa vida. Conquistei... E agora? Agora é o momento de continuar lutando para preservar o que se alcançou e partir, com fé, em busca de novas conquistas.

Secretaria Geral de Comunicação

Foursquare

.13.


Conquista

Família

Por Reverendo Joaquim Cantagalli

Entendendo a conquista Há muitos entendimentos sobre o que é conquista que vão, desde o ponto de vista sentimental, até grandes projetos para cidades, formação de nações ou tomadas delas. No sentido figurativo retórico da palavra, há muitas admissões, mas, no sentido lato da palavra e do conceito bíblico, é onde podemos entender o verdadeiro espírito do que é uma conquista. Nessa diferença de raciocínio reside um erro coagulante para nós cristãos. Tentamos tirar de definições seculares, contrastando com a idéia que está no propósito de Deus para nossas vidas. Muitas vezes, abandonamos as definições bíblicas ou tentamos conjugá-las com o meio em que estamos, vivendo para realizar nossas conquistas, o que agrava, acentua a discrepância entre uma e outra. Conquista se trata de uma idéia ampla. No hebraico, no Antigo Testamento, vamos encontrar pelo menos cinco momentos da idéia de

conquista: Josué 18.1, Salmo 44.3, Isaias 7.1, Jeremias 8.6 e Ezequiel 40.1. Nessas passagens, as palavras usadas no hebraico são usadas para expressar a mesma atitude, ou seja, tomar, avançar, submeter. Já, no Novo Testamento, a idéia de conquista é mais bem delineada: Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou, Romanos 8.37. Conquista na ótica bíblica cristã não tem a ver com aquisição, mas sim com tomada de posse, ou seja, é uma ação; não se conquistam bens, que são na verdade despojos ou frutos de uma vitória. Conquista sempre será a vitória sobre um desafio. Muitos confundem conquista com herança e é totalmente diferente. Eu não conquisto uma herança, eu a recebo. Herança é o legado de outra pessoa, famílias ou instituições para gerações mais novas. Conquista é uma ação a ser tomada. Para se ter a herança, eu a recebo, já a conquista, eu a busco. Não podemos confundir as duas posições; conquista tem a ver, então, com agir em função de uma vitória, seja ela do ponto de vista material ou espiritual.

Elementos imprescindíveis de uma conquista Devemos ter em mente uma composição básica de uma conquista, baseados na Bíblia, na vida de um homem ou mulher de Deus.

.14.

Foursquare

Uma Promessa Deus sempre vai colocar uma promessa dentro de uma conquista. Israel tinha uma promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó, uma terra que manava leite e mel; no entanto, o Senhor os tirou do Egito e os fez lutar para entrar na terra, ou seja, a conquista é uma vitória que resgata a Promessa de Deus, a Sua palavra. Para nós cristãos, cheios do Espírito Santo, temos que conquistar e tomar aquilo que o Senhor nos prometeu. Deus começa com uma promessa em nossa vida para termos uma conquista. Já, no Novo Testamento, outros exemplos claros citados pelo Apóstolo Paulo mostram que a vida cristã diária é uma vitória, uma conquista sobre principados e potestades que lutam contra nós para nos impedir de termos uma vida conforme a promessa de Deus, nos dando assim a idéia de que uma conquista é uma vitória que precisa ser mantida.

Um Desafio Toda conquista se torna para nós um desafio e desafios requerem atitudes. A atitude com certeza é a maior característica de um conquistador, pois diante de um desafio, ele vê uma oportunidade de conquistar, de se realizar e prevalecer. Por isto, o inimigo sempre vai trabalhar desmotivando, tirando o foco, resistindo para que desistamos de grandes vitórias. A marca de grandes derrotas é a ausência de uma luta e uma luta só é vencida com uma estratégia correta. Um desafio pode ser algo pessoal e, quando pessoal, exige mudanças. O conquistador não é apenas alguém que vence, é alguém que usa de estratégias corretas para cada luta.


Capa Família

Perfil de um conquistador segundo a ordem de Deus Conquistar é vencer um desafio e não cumprir uma tarefa. Usando os dois elementos da introdução, há vitórias e conquistas que Deus tem preparado para nós sobre um olhar clássico da Sua Palavra, que é a nossa regra de fé e prática.

Família Família é uma promessa e também uma herança, mas, muitas vezes, podemos perdê-la por causa de palavras, sentimentos errados. Mas, uma família abençoada é uma conquista. Trata-se de uma luta pessoal em amor, de renúncia, disciplina, cuidado e atenção. Muitos que perderam suas famílias têm o poder de reconquistá-las. Manter a vitória em nossa casa não é algo que cabe apenas a Deus, mas também a nós, através de nossas atitudes, seja como pai, mãe ou filhos. Exemplo: reunir a família para orar junto pode parecer algo simples, mas, na prática, se tem dificuldade pelo fator tempo, diferenças ou desapontamentos e, para mudar esse quadro, exigem-se atitudes fortes, sábias e pacientes. Por falar em paciência, ela faz parte do perfil de um conquistador. Muitos de nossos desafios ou lutas não são vencidos por grandes armas, técnicas, mas pelo poder da paciência e esperança que não desiste, a fé que insiste na certeza de usar o tempo para nos fortalecer em Deus e suas promessas e não esmorecer. Isto faz com que o conquistador, enquanto espera, aprenda a manter seu olhar fixo na palavra de Deus que não volta vazia. A família é uma área em nossa vida onde desafios precisam ser vencidos, pois, uma derrota sempre proporciona desestímulo e nenhuma outra conquista pessoal, financeira ou ministerial, irá compensar uma derrota familiar. Quando se perde um filho para a marginalidade, ou um casamento, o coração de um conquistador sempre estará ferido e machucado, sem as forças necessárias para a próxima batalha.

Conquistas Ministeriais Para nos tornarmos Ministros com excelência, não dependemos apenas da unção que vem de Deus, mas também precisamos aprender a conquistar, não lutando contra nossos irmãos, mas, sim, contra nossos inimigos diários da fé, das desmotivações e decepções que nos circundam todos os dias. Temos tempo para buscar a Deus e não apenas para a batalha. O espírito de conquista tem sempre uma fonte inspiradora, uma palavra que direciona e tudo

isso nós encontramos em Cristo, Nosso Senhor; portanto, buscá-lo é se preparar para vencer desafios. Uma grande conquista depende da preparação correta. Grandes ministérios não são frutíferos por acaso ou apadrinhamento; ministérios firmes se apóiam em espíritos de líderes conquistadores que abrem mão de projetos pessoais para alcançar o projeto de Deus e para somá-los aos projetos a serem alcançados ao ministério que lhe foi dado. Então, buscar ao Senhor, gastar tempo com a Palavra, evitar motivações erradas como ganância, fama ou poder, fazem o ministério vencedor ou de conquistas. Olhando a partir da igreja local, vendo a cidade, a nação, sabemos que isso é uma promessa, é o meio que o Senhor nos dá, e o púlpito ou o ministério que exercemos é o meio para alcançar o desafio de milhares de almas. Conquistas pessoais têm que estar harmonizadas com os dois primeiros, família e chamado, porque senão nos distrairá. O diabo, em Mateus 4, versículo 1 em diante, oferece a Jesus uma possibilidade de conquistar o coração perdido do homem sem passar pela cruz. Esta é uma tentação a todo conquistador: abrir mão da luta árdua, facilitando-a com “acordos” que anulem o verdadeiro sentido daquela vitória. Então, as minhas conquistas pessoais, seja na área profissional ou de bens materiais, não podem anular as vitórias para o meu Deus e minha família. Elas devem não apenas compartilhar, mas compor esse tripé bíblico para manter uma conquista, ou manter a vitória.

Estabelecendo-se na conquista Não podemos considerar conquista qualquer tipo de vitória alcançada com a anulação dos princípios divinos. Em toda

Conquista Conquista

a Bíblia, conquistas vindas de Deus são pautadas nos princípios que vimos acima. Portanto, um conquistador precisa ter sentimentos curados, palavras moldadas no Evangelho, atitudes dignas de quem diz “eu vou, em Nome do Senhor”, autodisciplina, não ter medo de tomar a sua cruz ou de gigantes, não ser desobediente aos princípios colocados pelo Senhor, tendo estratégias formuladas pelo Espírito Santo que lhes falem ao coração sem medo de situações adversas. No Novo Testamento, a palavra grega para conquistadores (Romanos 8.37), a expressão mais que vencedores, no original, é mais que conquistadores [HUBERNIKAO], que significa ganhar uma vitória decisiva, ir além, atravessar, ter mais. Essa idéia bíblica de um verdadeiro conquistador indica que Deus entra com ele, para ir além do que ele é, do que está sendo, do que está podendo, ou tendo, para chegar aonde o Senhor sabe e o capacitou para poder ter e ser. Portanto, uma conquista não vem de um sonho, mas de uma promessa. Um conquistador se levanta e não apenas quer o verdadeiro espírito de conquista, mas tem a atitude correta para se levantar e ter. Que Deus o abençoe a vencer os seus desafios, alcançar suas conquistas e mantê-las para Glória do Pai, recebendo novas promessas para novas conquistas, porque o conquistar é do homem e o vencer é de Deus.

Rev. Joaquim Ribeiro Cantagalli 1º Secretário CND Superintendente 1ª Região Gde BH Foursquare

.15.


Conquista

Capa

Por Pastor Davi Rodrigues da Silva

“Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho”. (Salmo 119.37) O estudioso da Bíblia, do século 19, G. S. Curva, apontou a futilidade da ambição que não é acompanhada da dedicação para Deus. Citando quatro poderosos regentes mundiais do passado, ele escreveu: “Alexandre, o Grande não ficou satisfeito até subjugar completamente as nações. Ele lamentou não existir nada mais para conquistar e morreu precocemente em um estado de devassidão. Aníbal, que encheu três galões de 40 litros com os anéis de ouro tirados dos cavaleiros que ele sacrificou, cometeu suicídio tomando veneno.

.16.

Foursquare

Poucos notaram a sua passagem neste mundo e ninguém lamentou a sua morte. Júlio César manchou suas vestes com o sangue de milhões de inimigos. Conquistou 800 cidades apenas para ser apunhalado por seus melhores amigos no cenário de seu maior triunfo. Napoleão, o temido conquistador, após afligir toda a Europa, passou seus últimos anos no exílio”. Qual tem sido o propósito de nossos sonhos? Que pretendemos fazer das nossas conquistas? Tudo que almejamos tem a finalidade de demonstrar a nossa competência e fortalecer nosso ideal de poder ou visa, exclusivamente, uma vida de alegria diante do Deus a quem pretendemos glorificar e engrandecer? Quando a nossa determinação na busca das vitórias exclui o

louvor a Deus e o desejo de ser uma bênção em Suas mãos, torna-se fútil e insignificante, pois, produzirá orgulho e vaidade e levantará um muro de separação entre nós e o Senhor. As conquistas verdadeiramente gloriosas são aquelas que objetivam o bem de todos. Se todos forem contemplados, mais felizes seremos. Se todos forem abençoados, a nossa alma se encherá de paz e o nosso coração de regozijo. Se o nosso sorriso de vitória contagiar a todos, o mundo em que vivemos será muito mais iluminado.

Pastor Davi Rodrigues da Silva Secretário das Coordenadorias Nacionais de Grupos e Departamentos da IEQ. Pastor da IEQ Santa Cecília – São Paulo – SP e Superintendente da Região 505

O que você tem feito de suas conquistas?


Família Capa

Por Pastora Dorcas Elize Villon

Estou pensando sobre esta palavra e o sentimento que desperta, desejo de vencer, causa reboliço em nossas emoções. Só o fato de a ouvirmos nos faz pensar que seremos motivados a buscar vitórias, subir em pódios, receber aclamações e aplausos. Porém, o que o evangelho de Cristo me mostra é que os ensinamentos de Jesus são loucura para os homens, mas sabedoria para Deus. Quero falar a você, meu jovem, filho de pastor ou discípulo de um, obreiro, ou aspirante ao ministério que almeja tão grande chamado. Se você, meu amado, está ambicionando o ministério para ser querido, aplaudido, pra provar que tem unção, ou porque vê nele uma carreira promissora, volte para sua profissão. Mas, se o desejo é de ser benção, de servir ao povo de Deus, de apascentar o rebanho do Senhor, com recompensas aparentes ou não, é a sua motivação, então, bem-vindo ao ministério. Ouço alguns jovens dizendo: “Um dia vou pregar no seminário tal ou no congresso tal”, e penso que pode ser bom pregar pras multidões de crentes, mas que deve ter o mesmo valor pregar para alguns que nunca ouviram o evangelho da verdade.

Hoje, vemos a necessidade de estarmos preparados intelectualmente, emocionalmente e espiritualmente. Mas, e a garantia de status, de recompensa ou de glamour? (rsrsrsrs) Continua a mesma: nenhuma. Pelo menos, não como você pensa. Gosto de ler o final do livro pra saber como termina, pra decidir se o livro vale a pena ser lido (rsrsrsrs). É que gosto de finais felizes. Por isso, me imagino com setenta anos, se me for possível, e penso como gostaria de olhar pra trás e saber que fiz o que fiz por amor a Deus e as pessoas. Que, se tivesse que repetir, faria o mesmo. Não por cargos ou reconhecimento humano, mas porque era o certo a se fazer. Carreira secular? Bom. Dinheiro no bolso? Ótimo. Mas, escolhi tentar fazer diferença na vida de alguns, com uma mensagem simples de boas novas!!!! Isto, ninguém, nem o tempo pode tirar de mim.

Penso em ser como José (que ousadia... rsrsrsrs) que dá ordem aos seus ossos, para que estes, mesmo após sua morte, falem uma mensagem de sonhos e conquistas à geração que ainda não tinha nascido. “Vocês estão vivendo as promessas de Deus aos nossos antepassados. José sabia, é possível, está acontecendo; seus ossos nos acompanham, seus sonhos estão sendo vividos por pelo menos quatro gerações depois de sua morte”. Essa conquista valeria a pena!!!! Em vida ou na morte! Se eu puder humildemente desafiá-lo a rever seus sonhos, os quais o levarão a conquistas. Antes de prosseguir repense: “Vou gastar minha vida em favor deste projeto, vai valer a pena, fará diferença na minha vida e na de meus familiares e conhecidos? Serei eu uma bênção através disto?” Antes de ouvir aplausos na terra, queira ouvir os do céu. É pra lá que você está indo!!!

Conquista Conquista

Pastora Dorcas Elize Villon. Coordenadora Nacional de filhos de Pastores. E-mail: confipieq@ yahoo.com.br

Foursquare

.17.


Informe Publicitário Conquista

.18.

Família

Foursquare


Mensagem para oFamília Pastor

Por Pastor Rocco Digilio Filho

Autoridade: direito, poder de se fazer obedecer. Submissão: ato ou efeito de submeter. Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação, Romanos 13.1-2. O que vive submisso à autoridade de Deus traz sobre si a graça multiforme de Jesus e jamais negará a sua consciência, pois, está em constante alerta contra as ciladas do inimigo. Todos os que se rebelam contra a autoridade do Senhor se auto-afirmam Seus inimigos; a submissão à autoridade o torna um ministro de Deus para o bem, enquanto a desobediência à autoridade o torna um ministro para o castigo. Desse modo, a sujeição à autoridade deve acontecer não somente pelo castigo, mas também pela consciência. • De vital importância é a submissão às autoridades humanas, pois, automaticamente cumprimos o dever de obediência ao nosso Deus, que não vemos. A partir daí, Ele nos revestirá de poder e nos capacitará para desenvolver o nosso ministério, cuja vitória está vinculada à submissão. • No universo, existem dois princípios: o da autoridade de Deus e o da rebeldia de Satanás. Assim, não podemos servir a dois senhores. Quando um pastor que não está em submissão prega a Palavra de Deus, Satanás ri, pois, esse pastor se submeteu automaticamente ao princípio satânico da rebeldia. É por isso que muitos ministérios permanecem com Cristo em doutrina, mas também com Satanás e sua

natureza de rebeldia e desobediência. Mas,

evolução espiritual e uma vida ministerial

quando aquele mesmo pastor se submete

próspera. Assim como a fé é o princípio

ao posicionamento de seus superiores,

pelo qual obtemos vida, a submissão é o

Satanás estremece e cai por terra.

princípio pelo qual a vida é vivida.

Não podemos avaliar um minis-

Devemos ter muito cuidado para que

tério antes de submetê-lo à autoridade

eventuais desentendimentos dentro das

do Senhor, pois, Ele tem o propósito de

igrejas não se tornem uma cadeia incon-

manifestar sua autoridade por meio da

trolável de insubmissão, pois, infelizmente

igreja, autoridade que é precedida na coor-

é isso que temos visto nas congregações.

denação dos diversos membros do corpo

É preciso, então, resgatar o respeito às

de Cristo, os quais devem viver afinados

autoridades e a preocupação com a moral

em uma submissão instantânea aos seus

da igreja; e isto será impossível se os pas-

superiores de ministério.

tores não forem obedientes à Palavra de

Deus usa Seu poder ao máximo, a

Deus pelo princípio de autoridade, o único

fim de manter Sua autoridade. Por isso,

exigido aos pastores, a fim de que sirvam

todo crente tem o dever pessoal de um

ao Senhor em suas orações e dêem a Ele

encontro diário com esta autoridade, para

um ministério maravilhoso.

que seja quebrantado até a submissão, a

Sabemos, e dizemos em diversas

qual abrirá o caminho para um ministério

pregações, que as portas do inferno não

forte e próspero, concentrando toda famí-

prevalecerão contra a igreja de Deus. Mas,

lia a serviço de Deus.

se na igreja onde servimos como pastores

Temos, como maior exemplo de

não há submissão, Satanás terá liberdade

submissão, nosso Senhor e Salvador Jesus

para abrir as portas do inferno contra a

Cristo, obediente até a morte, e morte de

igreja. Podemos concluir que: se o pecado

cruz, o que redundou na salvação de toda

libera o poder da morte, então, o pecado

a humanidade. A morte de Jesus foi a mais

de insubmissão abre as portas do inferno.

alta expressão de submissão à autoridade

Que o Cristo de Deus nos conceda a Sua

superior. Em contrapartida, não devemos

graça e nos livre do princípio satânico de

agir como Saul, pois, o princípio satânico

rebeldia.

estava envolvido em tudo o que ele re-

Ademais, graças damos ao Senhor

alizava, sem que houvesse submissão à

pelos que são submissos aos seus superio-

autoridade do Altíssimo. Há que se dizer

res, pois, estes agradam ao Pai e vivem pelo

que a Bíblia compara a rebelião com o

Seu poder, que os conduz de vitória em

pecado de feitiçaria e a obstinação com o

vitória. O fato de você estar simplesmente

pecado de idolatria.

lendo esta mensagem sobre autoridade e

Nós, na qualidade de servos de

submissão não é suficiente, é preciso que

Deus, primeiramente devemos travar re-

haja reflexão, compreensão e um cons-

lações de submissão, que é o “poderoso

tante encontro com o Senhor. Só assim o

adesivo” que nos une dia a dia e nos ca-

fundamento da autoridade de Deus será

pacita no cargo ou posição que ocupamos

estabelecido em nossa vida.

no Reino. A Bíblia, sendo a boca de Deus,

Para encerrar, fica uma afirmação: o

ensina que submissão às autoridades

nosso Senhor Jesus jamais tomou parte em

é obedecer a Ele para uma completa

qualquer rebelião.

Conquista Conquista

Rev. Rocco Digilio Filho Presidente do CED-SP Pastor Titular e Superintendente em Vila Ema - SP

Foursquare

.19.


CONQUISTA:

Alvo a ser atingido. Objetivo a ser alcançado.

A palavra de Deus estabelece qual deve ser o nosso alvo e objetivo aqui na terra: “Sermos transformados, até atingirmos a estatura de Varão perfeito, cujo modelo único é Jesus Cristo”. A história da IEQ está repleta de lutas e conquistas em prol da divulgação do evangelho de Cristo. Às vezes, estamos tão empenhados na Obra que nos esquecemos que cada um de nós precisa alcançar esse alvo (a estatura de varão perfeito). Pregamos para outros que se convertem e se juntam ao rebanho. Mas, empenhados na batalha, nos esquecemos de aplicar as mesmas verdades que ensinamos à nossa vida pessoal e, assim, atrasamos e dificultamos a nossa marcha rumo ao objetivo. Por essa razão, a palavra de Deus nos adverte: Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora em que não imaginais. Lucas 12.40 Olhai pois por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Atos 20.28 Você quer acertar o alvo e conquistar o objetivo? Então, siga a ordem do Mestre: trabalhe sim, mas também ore e vigie para não errar o alvo, deixando assim de conquistar o objetivo.

Pra Marli de Jesus Diretora do Departamento Histórico da IEQ

.20.

Foursquare Informe Publicitário


Família Estudo

Conquista Conquista

Por Professor Rodrigo M. de Oliveira

O que é o Bálsamo de Gileade? Era um óleo produzido na região de Gileade e usado para várias coisas, inclusive, para aliviar feridas. Há inúmeras referências a este lugar, que está localizado numa montanha em Israel. Ali, era produzido um bálsamo muito desejado... Lemos sobre ele em Gênesis 37.25 (Ora, sentando-se para comer pão, olharam e viram que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade; seus camelos traziam arômatas, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito), em Jeremias 8.22 (Acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?) e em Jeremias 46.11 (Sobe a Gileade e toma bálsamo, ó virgem filha do Egito; debalde multiplicas remédios, pois, não há remédio para curar-te). HÁ UM BÁLSAMO EM GILEADE A Igreja de Jesus Cristo existe para curar. Através do sacrifício feito por Jesus Cristo em nosso favor, as pessoas são libertas da maldição do pecado. Como Isaías 61.1-3 bem descreve, o Messias veio ao mundo para libertar das cadeias e curar as almas dos que a Ele se submetem. Este poder para libertar e curar foi conferido à Igreja.

Como ministros de Deus, precisamos cuidar para não cairmos nos erros dos sacerdotes e profetas contemporâneos de Jeremias. Eles foram rebeldes, desobedientes, idólatras, corruptos: todos eles são os mais rebeldes, e andam espalhando calúnias; são bronze e ferro; todos eles andam corruptamente... (Jr 6.28 e 8.10). Jeremias acusou os profetas e sacerdotes de seu tempo de usarem de suas prerrogativas para tirar proveito pessoal: coisa espantosa e horrenda tem-se feito na terra; os profetas profetizam falsamente e os sacerdotes se acha lá médico? dominam por intermédio deles, e o meu povo Por que, pois, não se assim o deseja (Jr 5.30 e 31). realizou a cura da filha do Tão triste era o quadro que o meu povo? (Jr 8.22). profeta se declarou inconsolável e O médico de Gide luto! (Jr 8.18 e 21). Por negligência leade é Jesus Cristo e, o daqueles que tinham a incumbência bálsamo, o seu sangue. de instruir o país no querer de Deus, A Igreja é o instrumento o povo estava enfermo, sofrendo de através do qual o ferido recebe feridas que não eram devidamente os benefícios do médico e do tratadas: também se ocupam em curar bálsamo: vida em abundância (Jo superficialmente a ferida do meu povo, 10.10). dizendo: paz, paz, quando não há paz A Profecia é específica para uma (Jr 6.14). pessoa, lugar ou nação. Já, a promessa O Deus Eterno, através de se estende a todo aquele que crê. Assim Jesus, conferiu à Igreja recurcomo Deus restaura Israel num quadro sos para tratar as feridas das que parecia impossível, ELE faz a você pessoas. O lamento de Deus também. foi demonstrado com uma Porque Deus é Bom e O SEU AMOR, pergunta: Porventura não há dura para sempre. bálsamo em Gileade? Ou não

Prof. Rodrigo M. de Oliveira Professor de Escatologia no ITQ de Juiz de Fora – MG.

O estudo completo pode ser encontrado no site: www.igrejaquadrangular.org.br

Foursquare

.21.


Conquista

Estudo

Por Reverendo Rogério Amorim

José é um ramo frutífero, um ramo frutífero junto à fonte; seus ramos se estendem sobre o muro. Gn 49.22 Tarde quente de dezembro em Curitiba, céu limpo, azulado. Já ministramos Ceia e pregamos no culto da manhã, seguido de batismo. Almoçamos um churrasco sulista com os membros do nosso coral na confraternização de fim de ano. Agora,

.22.

Foursquare

deitado na rede da varanda aqui de casa, defronte ao jardim bem cuidado e cercado de um imenso bosque vizinho, descanso, já pensando na mensagem para o culto da noite em mais uma Ceia a ser ministrada. Sinto o perfume de um, dois, três, quatro, cinco, seis pés de jasmim floridos. Jesus não devia ser chamado de Rosa de Saron. Jasmim é muito mais perfumado. Um filhote de sabiá laranjeira me acorda, piando forte quase debaixo da rede. Está atrás de sua mãe, buscando comida e não sei como ela desenterra minhocas no gramado fechado. Deve ter um radar, pois, eu não percebo nada. Ouço meu

Azulão cantando bonito, lá no fundo do quintal atrás da casa (que beleza, hein, Nelson Carlson?). Mas... Surpresa! Um malandrão de um chupim corre atrás da fêmea do tico-tico que se banha nas águas das chuvas de ontem numa enorme bromélia, bem na minha frente. Por que este pássaro tão grande, que corre atrás de mãe que não é sua, me lembra tanto o G-12? Nisso, sou assaltado pelo fato que são essas coisas simples que me fazem feliz, mesmo que atravesse tempos de turbulência. Ainda hoje cedo, ao apanhar o jornal jogado pelo entregador por sobre o portão, eu levantava os braços aos céus e agradecia pela vida e por tudo o mais e pensei: “Só quem está em paz com Deus e consigo mesmo pode sentir essas coisas e isso passa, certamente, por um coração desprovido de sentimentos de ódio ou amargura”. Deus, então, fala comigo, quando vejo duas falhas na grama, bem próximas uma da outra, a três metros de onde estou e lembro que, ali, estava plantada uma acácia amarela trazida por mim de Fortaleza. Quando ela começou a crescer, fui obrigado a arrancá-la. Caso contrário, mais tarde, viria com suas raízes longas e fortes a me quebrar o piso da varanda, e até a calçada. Ao ser informado disso, não pensei duas vezes. Cortei o que poderia ser o mal pela raiz.


Família

Já usei esse fato como ilustração de uma mensagem pregada na igreja. Ainda que viesse aquela árvore belíssima que vi em Parnaíba, no Piauí, ela me traria problemas futuros, assim como, se eu deixar tomar conta do meu coração a raiz da amargura, o ódio ou ressentimentos, também. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem (Hb 12.14-15). Como iria eu ministrar a Ceia ao meu povo, hoje? Como iria eu me libertar desse cadáver amarrado às minhas costas, diariamente, trazendo tanto peso à minha vida? Como conviver com a pessoa que eu viesse a odiar todo dia? Cama limpinha, arrumadinha que, ao levantar o lençol para deitar, meu inimigo já deitou antes? E, no levantar, ele já levantou antes e me espera na mesa para o café da manhã? Não! Isso não é pra mim. Não aceito! Jesus Cristo mudou meu viver, ensinando-me a perdoar, mesmo que eu não sinta vontade, porque, depende de mim, decidir perdoar e não sentir, como se pensa. É uma questão de ser escravo ou livre e eu escolho a liberdade, e, para isso, preciso cultivar outra raiz. Bem ao lado daquela falha na grama, tem outra maior. Trinta dias atrás, um forte vento de tempestade derrubou meu ipê amarelo, que me dava sombra junto a casa e, pelo que percebi, suas raízes não eram profun-

das. Por qualquer razão, ao invés de se aprofundar, elas estenderam-se superficialmente por sob a terra e, quando veio o vento, não suportou e tombou. Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor. Pois, é como a tamargueira no deserto, e não verá vir bem algum; antes, morará nos lugares secos do deserto, em terra salgada inabitada. Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto (Jr 17.5-8). Precisamos de profundidade não apenas nas nossas mensagens, mas sobretudo na prática diária em noss as próprias vidas. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer (Jo 15.5). Jacó profetizou sobre a vida de seu filho em seu leito de morte e eu usei esse texto no início deste artigo para salientar a figura de José, que, quando dele se esperava rancor, amargura e vingança para com seus irmãos “traíras”, respondeu que fôra Deus a permitir a traição e seus sofrimentos, e que seus irmãos foram apenas instrumentos. Jesus afirmou que bem-aventurados (felizes, sem angústias, sem culpas, sem depressão e insônia) são os misericordiosos e os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus, portanto, limpos de coração.

Conquista

Por isso, quero profetizar a bênção de Jacó sobre José para a sua vida: Você será um ramo frutífero junto à fonte. Quero também sugerir cinco passos para desenvolver essa vida frutífera:

1. É necessário estar em contato permanente com a “água da vida”. Profundidade na vida pessoal com Jesus através do estudo da Palavra, da meditação e da comunhão através da oração.

2. Prática diária e não somente ouvir e pregar. Não corra o risco de ficar morno, você já sabe o resultado.

3. Tem que matar a velha natureza. Sem morte

Rev. Rogério Amorim 1º. Vice-presidente do CND Secretário Geral de Ação Social Pastor da Catedral Quadrangular em Curitiba/PR

para ela, sem sepultar o velho gênio, não é possível frutificar.

4. É necessário passar pela poda. Em todas as lavouras, é um processo imprescindível para maior produção de frutos. Talvez para nós, seja o mais difícil, principalmente, porque a poda vem quando houve produção de alguns frutos, quando estamos acomodados e Deus quer nos usar mais; daí, a poda.

5. A permanência em Cristo e não só na igreja. Ele disse: Sem mim, nada podereis fazer. Ou seja, depois de fazermos nossa parte, não esquecer: quem faz frutificar, multiplicar o povo e as igrejas não é uma fórmula mágica, mas o Senhor Jesus Cristo, e isto tem um preço a pagar: FIDELIDADE.

Foursquare

.23.


Conquista

.24.

Família

Foursquare

Informe Publicitário


Bate-Papo

Conquista

BATE-PAPO CELSO B. NASCIMENTO Secretário Geral de Comunicação

Foursquare: Em que os pastores e membros da IEQ se beneficiariam apoiando a Square Records? O que eles podem esperar da gravadora e dos artistas que compõem seu rol de talentos?

Foursquare: Do seu ponto de vista, por que a IEQ precisa de uma gravadora? Celso: Porque a música funciona como uma voz de comando. Desde os tempos da Bíblia, as trombetas soavam para chamar o povo para a batalha e a Quadrangular, sendo uma Igreja que abrange todo território nacional, precisa que sua voz alcance a todos, crentes e não crentes. A Square Records é, portanto, uma ferramenta fundamental para que a nossa voz se faça ouvir por todo Brasil, por intermédio da música.

Foursquare: O projeto surgiu da Secretaria de Comunicação ou veio de instância superior (CND)? Celso: Na verdade, a Secretaria de Comunicação só fez cumprir o que reza nosso Estatuto, em seu artigo 133. A existência da gravadora, como de outros meios de comunicação, já havia sido prevista e planejada pelo Conselho Nacional e colocada em prática por esta administração da SGC.

Celso: Acredito que a música, em geral, fala da realidade em que vivem aqueles que a compõem, gravam e divulgam. Ou seja, expressa o que cada um está vivenciando no seu dia-a-dia, bem como aquilo em que acredita. Sendo assim, um dos maiores benefícios que nossos membros e ministério alcançariam é a divulgação da nossa doutrina, a expressão pura da fé que abraçamos e da qual não nos desviamos. A nossa Igreja possui um diferencial muito grande em relação a outras denominações, que é a nossa alegria e espontaneidade. Somos um povo vibrante, firmado nas promessas de Deus e crente no cumprimento destas promessas. O que vemos, muitas vezes, são canções entoadas que não trazem à tona a nossa realidade; músicas tristes e, de certa forma, deprimentes que não condizem com aquilo que pregamos e vivemos. Por isto, creio que o que se pode esperar da gravadora e de seus artistas é, exatamente, ver a mensagem Quadrangular sendo pregada e cantada por todos os cantos. Esta mensagem viva e repleta de esperança e graça, vinda direta do trono do Pai.

Foursquare: Qual seu sonho para a gravadora? Celso: Que ela siga os passos da Igreja Quadrangular, que despontou com força em todas as nações. Nossa denominação é, hoje, conhecida e respeitada mundialmente, por sua postura correta e buscando sempre fazer a vontade de Deus, mantendo sua unidade e imagem inabaladas. É meu desejo ver a Square Records alcançando a mesma respeitabilidade, crescendo sem lisura, mas mantendo firme sua visão. Que cada pastor ou realizadores de eventos coloquem em suas programações os cantores quadrangulares, dando valor aos nossos talentos. Foursquare

.25.


Conquista

Teen Por Pastora Glaci Apolinário Fabris

A disciplina do adolescente não pode ser evitada, mesmo que com dificuldades ou falta de autoridade. Os pais precisam exercer este controle, pois, o adolescente tem necessidade de ser disciplinado. A disciplina correta tráz libertação, educa e reforça a vontade, ajuda o adolescente a firmar sua consciência e a atuar com resolução diante das pressões e influências externas.

Missão do Pai

Missão da Mãe

A qualidade do tempo que o pai passa com o filho é importante. Geralmente e em quase todos os lares, o pai passa praticamente o dia fora de casa trabalhando, portanto, é de extrema necessidade que, quando esteja em casa, dê atenção para seus filhos.

O papel da mãe é tão variado e importante como o do pai. Considerada a rainha do lar, deve fazer com que sua casa seja farta de carinho e amor, sendo sempre o termômetro de tudo que acontece. A mãe, na maioria das casas, é quem mais permanece no lar, podendo assim buscar mais a presença de Deus, pedindo entendimento e sabedoria para educar seus filhos.

Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido. (Pv. 12.1)

Pastora Glaci Apolinário Fabris Pedagoga e Psicopedagoga, Professora da Disciplina de Desenvolvimento Infantil do MQCC, Coordenadora Estadual dos Grupos de Adolescentes em SC

Metas a alcançar: a. Ser o líder dentro da família tanto espiritualmente, como profeta, sacerdote e rei (I Cor. 14.35; João 17.9 e I Tm 34.5); b. Ser modelo de identificação para o filho adolescente (Rm 8.28,30); c. Servir de caminho idôneo para a introdução do filho frente à sociedade (Pv. 3.1-4); d. Disciplinar, dar segurança é um código de valores (Pv. 13.24; Cl 3.20,21); e. Orar pela salvação de seus filhos (Rm 3.23); f. Providenciar o sustento da família (Gn 2.15).

.26.

Foursquare

de usar o computador por alguns dias, etc. Vale a pena lembrar que os pais não devem exagerar no tempo em que os filhos terão que cumprir suas obrigações disciplinares, mas seja firme e constante com a disciplina que foi aplicada. A disciplina, como se sabe, deve ser justa e sem divisão, ou seja, não se deve permitir ao filho indispor o pai contra a mãe (ou vice-versa) numa decisão tomada por um dos dois. Podemos relatar alguns itens importantes para que os pais exerçam sua missão com mais segurança, baseados na palavra de Deus.

Os pais devem manter-se firmes nas decisões e posições tomadas em relação aos seus filhos, porém, sempre com amor e carinho mostrando-lhes a necessidade da correção. Um dia, eles também terão de corrigir seus filhos e precisam ir acostumando-se com a idéia. Todavia, é melhor você não exercer força física ao repreender seu filho adolescente, mas você pode discipliná-lo com diálogos, num clima de amor e consideração. Se esse método fracassar, talvez seja conveniente tirar-lhe alguns privilégios: sair com os amigos, reter a mesada, deixar

Metas a alcançar: a. Ensinar o filho a tomar cuidado de si mesmo (Pv 22.6); b. Motivar no filho o amor e respeito à figura paterna (Pv 14.1); c. Ser uma mãe suficientemente boa na sua relação com seus filhos (Pv 31.2 - 5); d. Servir de modelo feminino para suas filhas (Pv 31.30); e. Tornar seu lar atrativo, sempre limpo, organizado e confortável (Pv 31.18); f. Manter o bom-humor com seus filhos adolescentes é um ótimo remédio para não considerar a adolescência com muita seriedade (Rm 12.15); g. Cobrir os filhos de oração (1 Sm 12.23); h. Promover o entendimento, fazendo com que os irmãos se amem. Evitar preferência, pois, pode causar ciúmes entre os mesmos (Gn 37.3).


Crianças Família

Conquista Conquista

Por Pastora Mônica Regina Galvão Ribas

A

violência começa a ter suas raízes exatamente aqui, entre os homens, quando a falta de fé num Deus-Salvador passa a direcionar a vida do ser humano. A fonte do mal é Satanás e a origem da violência encontra-se no ciúme, na prepotência e na inveja, pois, o violento arroga direitos que não tem. Esse mal muitas vezes fica tão arraigado na formação das crianças que, quando adultos, não esquecem o modelo de brutalidade que lhes foi transmitido e passam a perpetuá-lo nas relações em sua família. Quando pais estabelecem um padrão relacional baseado na violência doméstica, seus filhos aprendem a solução de conflitos pela força e também tenderão a reproduzir este modelo não só junto às suas famílias, mas em todas as relações interpessoais, na rua ou no trabalho. Inúmeros fatores ajudam a precipitar a violência de pais contra filhos: o alcoolismo, o uso de drogas, a miséria, o desemprego, a baixa auto-estima, problemas psicológicos e psiquiátricos. Que famílias são essas que, ao invés de cuidar e zelar pelo bem estar de seus filhos, fazem com que o abuso no lar seja uma triste realidade e, com isto, a vida se torna

uma sucessiva vivência de horror e de uma imensa falta de perspectiva. Quando elas não definem seus limites, os relacionamentos se tornam confusos, as crianças ficam perdidas entre adultos nervosos, inseguros, carentes afetivamente, inadequados em seus papéis. Educar as crianças é estabelecer limites, com segurança, com autoridade, mas sem autoritarismo, com firmeza, mas com carinho e afeto. Nunca usando o castigo físico como um fim em si mesmo. A violência física contra as crianças é sempre uma covardia. O maltrato, em qualquer forma, é sempre um abuso do poder do mais forte contra o mais fraco. A Igreja não pode se trancar atrás de suas portas, como fizeram os discípulos logo após a ressurreição de Cristo. Ela tem de se expor! A missão da Igreja foi revelada a Paulo por Jesus: abrir os olhos das pessoas, tirando-as das trevas e do poderio e governo de Satanás, trazendo-as para Deus (Atos 26.18). Somente o Senhor tem poder e autoridade para restaurar as famílias, curar todas as feridas e quebrar toda a maldição (Provérbios 26.2). Extinguindo por fim com a violência e o abuso no lar.

Pastora Mônica Regina Galvão Ribas Coordenadora Nacional dos GMC e GMJR (monycar@terra.com.br) www.patrulheirosquadrangulares.com.br

Foursquare

.27.


Conquista

Adolescentes

Por Pastor Lucas de Barros Flores

“A paquera, quando praticada de maneira limpa e inteligente, não é menos do que uma das belas-artes. Em primeiro lugar, é a arte da persuasão. No entanto, é mais, é a arte da atração. Porém, é ainda mais do que isto: é a arte de conquistar”. O primeiro estágio é muito curto. Ocorre quando os olhares se cruzam e basta um sorriso de uma das partes para que o jogo esteja aceito, o que abre a oportunidade para uma boa conversa. ...“amar ao próximo como a ti mesmo”. A confiança é um dos primeiros pontos para quem quer se dar bem na conquista. Se você não tiver um bom conceito a respeito de si mesmo, dificilmente irá passar uma boa impressão para os outros. E esta confiança particular tem várias

.28.

Foursquare

facetas. Uma delas é a imagem que você faz de si. Isto é muito importante, porque alguém, com uma boa auto-estima e um elevado senso de autovalor, tem um brilho natural e não precisa fazer muito esforço para ser notado. Todos nós temos uma intuição mais ou menos desenvolvida. E esta intuição nada mais é do que a captação sutil das pessoas através dos seus gestos, da sua roupa, do seu jeito de se deslocar, de falar e no caso da Internet, de escrever. O pavio das pessoas para um relacionamento está bem curto. O que se deveria viver em 20 anos, muitos se permitem viver em 20 minutos, senão em 20 segundos. E é por isto que precisamos prestar muita atenção em quem estamos paquerando, e pedir, em primeiro lugar, a orientação que vem do alto.

Infelizmente, tudo para o mundo agora é rápido. Por isto, respeitese como um verdadeiro “templo do Espírito Santo” e não paquere qualquer um! Aprenda a reconhecer o que é bom e o que não é bom para você. Aproxime-se de quem você merece! A pressa é inimiga da paquera. Você precisa dar um tempo para conhecer a pessoa que Deus preparou pra você. Deve ter paciência, perseverança. O amor é puro e não tente aprisioná-lo dentro de regras e convenções. A única possibilidade de mantê-lo vivo é cultivando-o com liberdade e sinceridade. Porém... Antes de procurar o amor da sua vida, você deve encontrar o Amado de sua alma.

Pr. Lucas de Barros Flores Coordenador Nacional do GMA Coordenador Regional da COMMEQ Jaú - SP


Família Jovens

E

stamos em um momento muito interessante na vida secular e em nossas igrejas. O mundo aguarda para prosseguir em tempos difíceis. Fala-se em tecnologia, meio ambiente, em preocupações com a fome, a falta de alimentos. A água transformou-se em uma inquietação mundial e, agora, não se fala de outra coisa a não ser da floresta Amazônica. Já falamos muito em política e suas artimanhas, já defendemos nossa posição em todas as esferas, sejam elas Municipais, Estaduais ou mesmo Federais. Acreditamos que precisamos de homens e mulheres de Deus em todos os lugares estratégicos do mundo secular e da vida, enfim, de todas as pessoas. Quanto mais evangélicos e tementes ao Deus Vivo tivermos, certamente, tudo será diferente. Fiz esse preâmbulo para dizer que o mundo precisa de você, Jovem Quadrangular. Assim, como a Igreja forma pessoas com um caráter certamente melhor, precisamos invadir as Universidades com os nossos jovens, para colaborarmos também para essa mudança do mundo. Imaginemos um cientista aprimorando o Bio-Diesel ou estudando alternativas para o desenvolvimento

do Planeta. É evidente que um Jovem, que ora antes de realizar sua pesquisa e pede direcionamento de Deus, terá sucesso garantido e confirmado pela palavra do Senhor. Agora, pensemos na medicina, na comunicação, enfim, em todas as áreas com Jovens Quadrangulares estudando e abençoando nosso País e, conseqüentemente, o planeta. Devemos nos conscientizar da necessidade do estudo. O Jovem precisa continuar a luta para sua formação superior, pois, ela é uma conquista pessoal, da Igreja e, sem dúvida, da própria sociedade.

Conquista Conquista

Pr. Rubens Menon Coordenador Nacional GMJ

Foursquare

.29.


Conquista

Família

Por Pastor Josué Gonçalves

O

utro dia, quando voltava para casa depois de ministrar para centenas de casais, perguntei para minha esposa: “Quantos dentre aqueles casais que participaram hoje da palestra são realmente felizes no casamento? Quantos estão vivendo de acordo com o que foi planejado por Deus?”. Se você é casado, que nota você daria para o seu casamento? Você é feliz no seu casamento? Há um texto na Bíblia, no livro de Eclesiastes que revela o desejo do coração de Deus para cada casal: Goza a vida com a mulher que amas... (Ec. 9.9). Quando Deus planejou o casamento, Ele pensou em um relacionamento que proporcionasse ao casal alegria, felicidade, cumplicidade, prazer e paz. Infelizmente, com a queda (Gn 3), o homem passou a viver as conseqüências do pecado também no casamento. Mas, Jesus se manifestou para trazer cura e restauração (Lc 19.10). Hoje, então, é possível ser feliz no casamento, basta praticar os princípios estabelecidos na Palavra do Senhor que é o nosso manual de instrução (Sl 119.105). Quando é que bons casamentos tropeçam em coisas ruins? Quando as expectativas não são cumpridas. Quando você se

.30.

Foursquare

casou, o que você esperava do seu cônjuge? Todos os jovens que estão se preparando para casar nutrem expectativas em relação ao futuro cônjuge. A jovem desenha na sua mente tudo o que ela espera daquele que será o seu marido. Muitas dizem: “Meu futuro marido será sensível às minhas necessidades, romântico, gentil, afetuoso, generoso, bom amante, amigo, companheiro de todas as horas, trabalhador, bom genro, etc.”. Não é diferente com o rapaz, que pensa: “Minha futura esposa será romântica, generosa, mansa, carinhosa, boa amante, sensível às minhas necessidades, amiga, companheira e boa nora”. Aí, eles se casam, mas com um ano, os dois se frustram, porque nada daquilo que foi tão esperado acontece. Por quê? Uma das razões é porque, na maioria das vezes, os casais não praticam a arte da comunicação construtiva. Um não sabe qual é a real necessidade do outro. Quando não há diálogo, as necessidades não são conhecidas e, por isto, não são supridas. Bons casamentos, onde os casais evitam tropeçar em coisas ruins, são aqueles aonde os dois se preocupam em manter os canais de comunicação sempre abertos. Nunca deixe o seu marido/ esposa ficar tentando adivinhar quais são as suas carências, ne-

cessidades ou anseios. Converse, dialogue, explique, se abra. Não existe outro caminho para superar esse problema, a não ser através da comunicação. O que não sabem é que não basta escutar, é preciso ouvir com o coração o coração do outro. Ouvir com sensibilidade é se importar com aquilo que é importante para o outro. Que bom se você acordasse amanhã, perguntado para si mesmo: “O que eu posso fazer hoje para suprir uma carência ou necessidade do meu cônjuge?”. Este é um dos segredos de uma vida a dois que vale a pena ser vivida! Reflita sobre isto e compartilhe com o seu cônjuge.

Pastor Josué Gonçalves Pastor sênior do Ministério Família Debaixo da Graça - Assembléia de Deus em Bragança Paulista - SP www.familiaegraca.com.br


Mulher

Por Pastora Mara de Barros Flores

S

er esposa de pastor nem sempre é uma imposição ou uma surpresa, mas acontece naturalmente; porém, para minha mãe (e muitas outras), que veio de uma outra religião e não se casou com meu pai já pastor, foi algo totalmente inesperado e, creio eu, bem mais difícil. No entanto, há algo em comum para os dois casos. Há muito tempo, foi falado que essa condição, na igreja, tornava a mulher sem nome. Ela poderia fazer de tudo, mas não deixava de ser a esposa do pastor. Graças a Deus, isto tem mudado gradativamente. Sabemos que, independente da posição ou profissão do marido, ser esposa já é difícil, porém, existe um desgaste maior na mulher que é casada com um pastor, pois, sua vida deixa de ser somente sua e

passa a ser pública (mais do que gostaríamos). Há muitos anos, uma jovem esposa de pastor me procurou para conversar e se mostrou muito decepcionada com o que acontecia em sua casa. Ela havia casado há poucos meses e a convivência com o homem não estava tão “espiritual assim” e isto a assustou. Então, respondi a ela: “Quando o seu marido está no púlpito da igreja, ele deixa de ser o marido e fica sendo somente o pastor”. Ali é o lugar do Espírito Santo de Deus tratar Sua igreja, falar, ensinar, admoestar e isto não significa que quem está lá não tem seus erros pessoais. Quando conseguimos entender isto, nossa luta diária será amenizada. Assim como qualquer um, os pastores não são super-homens ou nós super-esposas. Temos nossas

fraquezas, tristezas, decepções e, para nos levantarmos, contamos com a misericórdia e sustentação do Senhor. Querida esposa de pastor, faça, de seu lugar, um lugar de destaque, abençoado e útil. Para cada uma de vocês individualmente, minha palavra de ânimo, coragem e persistência, afinal, você é a ESPOSA DO PASTOR, tem muito a fazer na igreja. Deixe Deus usá-la. Um grande abraço a todo ministério Quadrangular.

Conquista

Pra Mara de Barros Flores Coordenadora Nacional de Mulheres

Foursquare

.31.


Conquista

Entrevista

ENTREVISTA

Ela inicia o seu sermão comunicando aos seus ouvintes que já é bisavó e que seu trabalho em mentoria é fruto de experiências decorridas nos mais de 40 anos de casamento com o pastor norte americano Larry Titus. Em suas mensagens, Devi Titus aborda de maneira prática o papel da mulher frente ao seu casamento, sua profissão e frente à sociedade, retomando conceitos bíblicos como estilo de vida, gerando um ambiente de relacionamento saudável, curado e aberto para o crescimento espiritual e humano. Para a realização deste trabalho, a pastora dispõe de uma casa, no Texas, Estados Unidos, onde recebe mensalmente grupos de mulheres que a acompanham realizando as tarefas do dia a dia, porém, pontificadas por estudos da Palavra. Nas próximas linhas, conheça mais sobre o ministério dessa adorável senhora: Foursquare: Como a idéia da Mansão de Mentoria começou? Devi Titus: Falando para cerca de 2.230.000 mulheres por ano, em grandes conferências, percebi que elas realmente desejam fazer aquilo que a Bíblia diz. Muitas destas mulheres vivem a destruição que o divórcio causa nas famílias e não sabem o que fazer, elas voltam para casa querendo ser obedientes. Porém, elas não viveram ou cresceram numa família amorosa, de Deus, com um pai e uma mãe. Larry e eu somos casados há 43 anos e, nestes anos, tivemos cerca de 8 pessoas vivendo conosco que puderam aprender de um casal cristão sobre casamento, família e características bíblicas que um lar de Deus deve ter. Em outra ocasião, recebemos uma hóspede que ficou em nossa casa como convidada.

.32.

Foursquare

Quando ela ia embora, se convidou para voltar e ficar por mais quatro dias, pois, sentiu que a experiência que ela havia tido em nossa casa estava mudando a forma como lidaria com sua própria casa. Quando ela voltou, ela me observou cozinhando, limpando. Perguntou-me coisas sobre serviços diários da casa e o que era normal para mim, não era para ela, pois, ela nunca havia experimentado uma casa organizada daquela forma. Nesta época, uma mansão havia vagado em frente à nossa casa e, numa noite, o Espírito Santo me falou que aquela seria a minha mansão de mentoria. Eu comecei trazendo 10 mulheres por vez, duas vezes por mês de quinta a domingo, que me deixaram ser sua mãe e conhecer um lar de uma forma que elas nunca tinham feito.

Foursquare: Quantas mulheres a senhora já mentoriou e como funciona a mentoria? Devi Titus: Eu recebi cerca de 800 mulheres em minha casa, quatro dias por vez, desde que abri a primeira mansão em agosto de 2002. Agora, eu recebo 8 mulheres, uma vez por mês, desde que vendi a mansão de Ohio e nos mudamos para Dallas, no Texas. Começamos falando sobre comida. Porque a mesa de jantar para uma familia é o lugar mais importante da casa, mesmo que seja numa casa de apenas um cômodo. Ensino sobre o estilo da refeição a ser servida, sobre o convidado e sobre o anfitrião, a relação de um com o outro, de maneira divertida e criativa. Durante o dia fazemos um estudo bíblico, temos uma pausa e


Entrevista fazemos uma refeição; aprendemos sobre decoração e, depois, um outro estudo bíblico. Perguntei ao Senhor, se eu tivesse quatro dias na vida de uma mulher e se nunca mais a visse, o que Ele gostaria que eu dissesse a ela; chamo isso de princípios essenciais. Também temos algo que chamo de culpas vitais de um relacionamento, algo que é crítico numa família e é vital que nós aprendamos como respeitar a personalidade da outra pessoa e como ajustar com amor minha personalidade à personalidade de outra pessoa. Cada dama aprende sobre a sua própria personalidade, a de seu marido e de seus filhos. Nesta sessão, aprendemos que diferentes personalidades reagem de maneiras diferentes em seus conflitos. Esta é a razão porque a disciplina que funciona com uma criança não funciona com outra. As ajudamos a compreender isso. Foursquare: Há uma inversão nos papéis femininos e masculinos? Como cada um pode reencontrar o seu papel? Devi Titus: O que é realmente importante é não perdermos a nossa identidade. Eu não faço com que as mulheres sintam que devam se demitir de seus trabalhos e ficarem em casa, porque isto nao é verdadeiro. A verdade é que o lar é o lugar onde o coração é formado. Ainda que tenhamos doutorado, trabalhemos fora, quando estamos dentro da casa, precisamos entender, como mulheres, que é nossa responsabilidade criar um ambiente de lar para o marido, para nós mesmas e para as crianças. Ao contrário do que as escrituras dizem, algumas pessoas acreditam que o homem é o cabeça da casa. A Bíblia diz que o homem é o cabeça da esposa (Efesios 5) e não da casa. Muito importante é que em Tito 2.3 a 5 comenta sobre mulheres mais velhas ensinando as mais novas a amar seus maridos, amar seus filhos, a ser puras, honráveis, prudentes, con-

troladas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja desonrada. O que nós nem sempre entendemos claramente é que a palavra boa donas de casa não siginifica faxineira. É o mesmo significado da palavra grega no novo e no velho testamento para guardião; “Guardião dos portões da cidade”; ele era algo como o dono do portão ou guarda. Deus estabeleceu as mulheres com domínio para guardar seu lar e não permitir que nada venha para sua casa para perturbar o amor ou a paz. Ela é muito importante na unidade da família para trazer respeito e honra ao seu marido como cabeça dela. Quando ela o honra como seu cabeça, as crianças honrarão o pai, como aquele que dá as direções, proteção e assistência para a família. Foursquare: Há uma diferença entre ser cabeça e o líder? Ela não pode ser cabeça, mas pode ser líder? Devi Titus: Há uma coisa que muitos pastores e líderes não se dão conta, mas que traz confusão para casamentos envolvendo estas duas palavras: liderança e cabeça, como se fossem sinônimos. Elas não têm a mesma definição. Cabeça significa o descanso da autoridade na cabeça de um governo ou dar direções. Num casamento, Deus diz que o marido é o cabeça da esposa, é dele a visão para dar direção e para ter autoridade. Já liderança é estar no comando, ter seguidores. É possível que

Conquista

um marido nunca seja um líder porque ser cabeça é uma espécie de visão para o casamento e não para uma corporação. No casamento, um homem que é cabeça talvez seja um empregado e não o chefe da sessão; e ele faz isso muito bem, ele faz o que lhe dizem para fazer em seu trabalho. Ele volta para casa e, quem sabe, tenha se casado com uma mulher que é uma líder, ela é a supervisora em seu trabalho, ela é uma advogada, uma médica, ela toma o controle, ela dirige uma empresa, talvez seja uma deputada ou senadora. E como isso funciona no casamento? O cabeça assessora a liderança. O fato dele ser cabeça dela significa que ele irá protegê-la, então, a liderança dela não precisa ser destruída. Meu casamento funciona desta forma. Sou uma líder, mas respeito e me submeto ao meu marido (cabeça). Meu marido me perguntou: “Devi, você quer começar uma mansão de mentoria? Comece a mansão, vou te ajudar e se falhar não vou te criticar”. Ele me permitiu começar, mas me deixou escolher de que forma seria feito, pois, eu sou a líder do projeto. O fato de ser o cabeça nos impulsiona a mim e aos nossos filhos, a desenvolvermos nossos dons.

Foursquare

.33.


Conquista

Entrevista Foursquare: Como um homem se sente quando sabe que é o cabeça? Devi Titus: Em provérbios 12.4, lemos que a esposa virtuosa é a coroa do seu marido, porém, a que procede vergonhosamente é como apodrecimento dos seus ossos. Isso me diz que eu tenho poder para levantar, construir meu marido, ajudá-lo a vencer em quem ele é e no que ele faz, em seu ego, em sua autoestima, em sua confiança, que faz com que ele vá melhor em sua profissão, em seus investimentos e em tudo, porque eu não o estou jogando para baixo. Eu posso destruí-lo. A palavra diz que eu tenho poder para pegar este homem, que poderia ser alimentado com sensibilidade e vida em sua personalidade, e posso dizer a ele coisas negativas até que perca toda a sua confiança, se feche e não permita mais o acesso a ele. Ou eu posso construí-lo até que ele sinta que pode fazer qualquer coisa, com todo poder, toda autoridade e cumplicidade. Eu acredito que somos muito importantes em construir homens e deveríamos honrá-los o tempo todo. Foursquare: Quando você o honra, o que ele faz de bom por você? Devi Titus: Este é um princípio de semeadura e colheita. Jesus disse que tudo que você plantar, você também vai colher. Então, quando você é critico, negativista, independente, raivoso, egoísta, sarcástico, você receberá isto de volta. Como esposa, devo demonstrar ternura, consideração, doçura, gentileza, paciência. Vou construí-lo e, quando nem ele acredita nele mesmo, vou acreditar. Meu propósito é ver o

.34.

Foursquare

que isso vai gerar nele e não o que vai criar em mim, porque a palavra diz que se eu me humilhar, se eu sou uma serva, se eu desejo me sacrificar, então recebo serviço, sacrificio e rendição. Mulheres estão tentando provar que são tão espertas e capazes quanto um homem, o que elas estão fazendo é exaltando a elas mesmas, o que é exatamente o oposto do que Jesus as disse para fazer. Ele disse que, se você se torna um servo, rendido e se sacrifica, uma outra pessoa vai exaltar você; pode ser seu marido, seu pastor, seu empregador, porque, se vivermos nossa vida com um coração servo e rendido e com uma atitude sacrificial, tudo que fizermos sempre será honrado e respeitado. O que causa problemas é quando ela vem contra ele com raiva e vice versa, (vemos mulheres raivosas também, defensivas e agressivas com o homem em casa) e ela colhe a agressividade de volta.

que não é fé é pecado. Ser negativo é justamente o oposto do coração de Deus. O Senhor não nos olha e diz: “que pecadora ela é”. Ele nos olha totalmente cheio de compaixão, e vê o tesouro dentro de nós. Ele não vê quem somos, mas quem podemos nos tornar. Esta mesma natureza é a razao real por que Cristo morreu e porque eu posso olhar os outros desta mesma forma; aí, vemos Efésios 5 dizendo para que não deixemos palavras vazias sairem de nossa boca, ou seja, pare de dizer palavras que roubam a confiança de outras pessoas, roubam sua alegria, tiram um pedaço da visão delas, de seus sonhos. Só deixe palavras que edificam sairem de sua boca. A palavra verdadeira edifica e constrói; então, faça grandes construções nas vidas das pessoas. Esteja no time da construção e não no time da demolição.

Foursquare: Fale sobre ser positivo. Devi Titus: Pensando em Filipenses 4.8, qual diz que tudo que é puro, honroso, amoroso, digno, nisso devemos pensar, algumas vezes temos que procurar bem dentro de nós para achar algo digno. Num relacionamento, ainda que individualmente, devemos ser pessoas que sempre olham o lado positivo. É cientificamente comprovado que a forma que pensamos cria padrões no nosso cérebro. As ordens que nosso cerebro dá baseadas nesses padrões de pensamentos afetam muitas áreas do nosso corpo e podem afetar nossa saúde emocional. A palavra nos mostra ser saudavel a criação de um ambiente de amor e paz. O amor tudo espera, tudo crê tudo suporta, é paciente, é benigno, é gentil. O amor perdoa, não se considera em primeiro lugar; quando vivemos assim, vivemos em paz, não temos ansiedade em nossas esperanças e emoções. Tão importante quanto falarmos positivamente, é falarmos com fé e as escrituras dizem que tudo

Foursquare: Mensagem para os leitores: Devi Titus: Minha mensagem para as mulheres no mundo, em qualquer cultura ou nação, é que Deus as chamou para restaurarem a dignidade e segurança de seus lares. Ele nunca as chamou para abandonar seu lar e para tirar a familia do seu coraçao. Eu digo para as brasileiras que, do mesmo jeito que você continua crescendo no seu profissionalismo e indentidade, não se esqueça de que você é a pessoa mais importante para restaurar amor e paz no ambiente de seu lar, então, seus filhos terão uma vida melhor e seu casamento vai ser honrável; eles terão dignidade e segurança, pois, este espírito vem da mãe numa casa.


Família

Conquista

Informe Publicitário

Foursquare Informe Publicitário

.35.


Conquista

Homens

Muitos cristãos vivem frustrados, derrotados e infrutíferos porque não sabem como conhecer a vontade de Deus para suas vidas. Acredito que o desejo de todos os verdadeiros cristãos é ter as mãos do Senhor, guiando-os em todas as decisões: com quem casar, que carreira seguir, etc. Estou convencido de que todos podem conhecer e obedecer a vontade do Pai e, como conseqüência, viverão uma vida sobrenatural. Esse tipo de vida pode ser vivida por qualquer cristão, desde que ele entenda e aplique certos princípios bíblicos simples e fáceis. Em primeiro lugar, devemos confiar em Deus. Sua vontade é o melhor plano possível para nós. Ele não é um tirano vingativo, conforme alguns O consideram. Também, não é um policial cósmico, que aguarda para nos multar em todas as vezes que violamos a lei. O homem que tem essa limitada visão do Senhor tenta fugir com tudo o que pode, como quando ultrapassa o limite de velocidade, pensando que o guarda não está olhando. Ele não

.36.

Foursquare

pode amar e seguir um Deus em quem não pode confiar. Mas, para podermos confiar em Deus, é necessário que O conheçamos. A Bíblia nos fala acerca do Senhor e nos mostra como Ele realmente é: Pai celestial, amoroso, compassivo, sábio, salvador, misericordioso, onisciente, onipotente, soberano e gracioso. O homem que tiver esta visão não terá dificuldades em dizer a Ele: “Confio a Ti cada detalhe de minha vida. Irei onde o Senhor quiser que eu vá e farei tudo que quiser que eu faça”. Porque Deus é perfeito. Seu plano para você também o é. Ele já considerou as muitas alternativas para a sua vida; assim, não tente sobrepujar a sabedoria e presciência do Senhor. O plano de Deus para você não é apenas a melhor alternativa, mas é também um plano PERFEITO. Buscai pois, em primeiro lugar, o seu reino e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6.33

Rev. José Ponciano Rocha Coordenador Nacional do GMH


Finanças

ao esiste Não r e lso d u p m i rar? comp

Gas ta m ai que o pla s n ejado es judic e prea fin anceira ment e? u de o Impe s u ica se prejud ida s de v plano as pesso e das volta? à sua Pede dinh eiro empre stado para os ou tros e até aplic a go l pes para poder s aldar a dívid a?

A ss u m e d ív id as ac im a d e ci n co ve ze s o va lo r d e su a renda mensal?

O

consumidor compulsivo não sabe o significado das palavras esperar, amanhã ou futuro. A satisfação que ele sente em gastar é uma droga que domina completamente sua mente. Não deixa para depois; tem de ser agora. Também não importa o valor da compra, pois, o prazer está em comprar. O problema está na quantidade de compras, os gastos que excedem seu orçamento. Ao ser entrevistada para a TV Educativa, uma mulher fez o seguinte comentário: “Assim que recebo meu salário, gasto tudo; eu não consigo poupar!”. Com este comentário, ela demonstra sua falta de planejamento e reconhece que deve poupar. Uma pessoa assim é isca fácil para anúncios de promoções, prestações, financiamentos, cartões, qualquer meio que lhe proporcione conjugar o verbo comprar. Hoje, já sabemos que existem certos distúrbios de personalidade que fazem com que as pessoas desejem uma gratificação imediata para seus desejos, mas evitam o esforço

para atingir seu objetivo. Então, fica fácil lançar mão de cartão de crédito, cheque pré-datado ou empréstimos. O compulsivo está absorvido por si mesmo. É uma doença, uma compensação. Ele gosta de se dar presentes e cai várias vezes no mesmo erro. Quando questionado sobre sua conduta, as respostas são absurdas e fora de propósito: “Foi uma pechincha”; “Eu mereço”; “Trabalho tanto”. Se a pessoa conseguir perceber sua própria realidade, deve procurar ajuda. Familiares e amigos devem ter responsabilidade sobre sua vida, não pagando suas contas, mas trabalhando na conscientização da necessidade de controle. Se for necessário, conte com a ajuda de um profissional. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça. E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Por que a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; porque àquele que tem se dará, e terá em abundância; mas aquele que não tem até aquilo que tem lhe será tirado (Mateus 13.9-12).

Conquista

Percebe q ue es tá co m p ra nd o co is as q ue não usa ou u sa muito pouco ?

ar a efetu a s i c alPre de qu a r p com eira, man r e tequ nden e p e ind rodu e do p t n e m do? mpra to co

Altemir Carlos Farinhas Autor do livro “CURA! Há Solução Para Sua Vida Financeira”. 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular Curitiba PR www.equilibriofinanceiro.com.br

* Este artigo teve como ponto de partida a matéria “Os riscos do consumo compulsivo”, de Maria Inês Dolci (Folha On-Line, 09/02/2008).

Foursquare

.37.


Conquista

Comportamento

Por Pastor Gildo Guimarães Cardoso

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo. (Filipenses 2.13–15)

QUAL O MOTIVO DA VIVER UMA VIDA SUVIDA DO HOMEM PERIOR

Ninguém nasce por acaso. ToSeja a vossa equidade notória a todos dos os seres humanos, pelo menos os homens. Perto está o Senhor. Quanto ao uma vez na vida, se perguntam: “Por mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo que nasci?”. Muitos acham que vivem o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o neste mundo para sofrer, que é seu que é puro, tudo o que é amável, tudo o que destino. Outros acreditam que vivem é de boa fama, se há alguma virtude, e se há para se purificar e oferecem sacrifíalgum louvor, nisso pensai. O que também cios continuamente em vão. Outros aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes pensam que, dando esmolas, estão em mim, isso fazei; e o Deus de paz será cumprindo bem a sua passagem por essa vida. E, ainda, outros dizem que convosco. (Filipenses 4.5, 8, 9) estão fazendo o melhor que podem. • Deus criou o homem à sua imagem Quando lemos esses textos das sagradas escrituras, nos sentimos im- e semelhança (Gênesis 1.26). Mas, o bem pulsionados e desafiados no sentido maior doado à criatura pelo criador foi de levar a preciosa semente e também sem dúvida o de conhecer e desfrutar da agradar em tudo a nosso Senhor que comunhão com seu criador, dando-lhe nos libertou do império das trevas. louvor e adoração (1Coríntios 10.31; Muito embora nossa missão prin- Isaias 43.7; Apocalipse 4.11). • O rei Salomão disse que Deus cipal é ganhar almas, o cristão tem fez o homem reto, mas este buscou pelo caminho outros alvos a serem conquistados e desenvolvidos para muitas invenções (Eclesiastes 7.29). Reo seu bem estar pessoal. Jesus veio jeitou a parceria, o companheirismo, a nos dar vida com abundância, ele solicitude do criador e enveredou-se por quer que seus filhos vivam bem e maus caminhos, distorcendo os nobres, tenham qualidade de vida. Quando motivos que o Senhor havia planejado estamos no centro da vontade do para seu viver (Romanos 3.23). • A vida do cristão deve ser um Senhor Jesus, nossa missão se torna grande motivo para glorificar a Deus em realidade e desfrutamos de plena (Mateus 5.16) pelo testemunho. alegria ao lado do pai.

.38.

Foursquare

O cristão deve se destacar por ser filho de Deus e não pelos atributos do mundo. A sociedade consumista em que vive influencia o homem a priorizar o ter. Possuir dinheiro, privilégios. Poder, beleza, conquista e fama é o principal ideal do homem que não conhece a Cristo. Ao contrário disso, o cristão aprende a priorizar o ser, demonstrar integridade, bondade, amabilidade, enfim, ser semelhante a Cristo.

PERSEVERANÇA, A MARCA DO VENCEDOR As escrituras ensinam que, quando damos primazia às coisas de Deus, vencemos o pecado, o diabo, o mundo, a carne e até a morte (Romanos 8.37). Apesar de enfrentar acusações, calunias e difamações na sua carreira cristã, o vencedor não é um derrotado, nem um fracassado. Ele é sim um vencedor em potencial. A vitória do crente já foi decretada pelo Senhor na cruz do calvário e se consumará, quando Cristo vier buscar a sua igreja (1Corintios 15.51). Nossa perseverança em obedecer a Cristo é nossa garantia de sermos salvos (Mateus 24.13).

Pr. Gildo Guimarães Cardoso Pastor conferencista 31a Igreja do Evangelho Quadrangular Contato para campanhas e seminários: e-mail:gildogcardoso@ gmail.com // gildo007@ hotmail.com


Negócios

Conquista

Como “pegar os peixes” Pensar empreendedor é mais do que sonhar ou fazer planos de investir em algum negócio próprio. O verdadeiro empreendedor é aquele que acredita em seus sonhos e põe em prática as estratégias que o levem a concretizá-los. A preparação do caminho é tão ou mais importante que a chegada na reta final. Por isso, devemos seguir passos valiosos na implantação de qualquer projeto, seja ele de caráter pessoal, familiar ou empresarial. Antes de tudo, é essencial a elaboração ou contratação de uma pesquisa de mercado para analisar-

se a viabilidade da colocação de um bem de consumo ou serviço. É preciso saber se há espaço no meio em que se deseja investir ou interesse do público alvo naquilo que se pretende oferecer. Porém, a análise mercadológica deve enquadrar outras áreas, tais como: produção, custos, concorrência, preço de venda, distribuição, divulgação (através dos inúmeros veículos de comunicação disponíveis) e muito mais. O foco da CHOMNEQ não pode, portanto, estar voltado em apenas oferecer apoio espiritual (não que este deva ser descarta-

do) aos empresários, profissionais liberais, autônomos e pessoas que desejam abrir algum tipo de negócio, mas, também, passar-lhes orientações, estudos específicos, palestras a respeito de como serem vitoriosos em seus empreendimentos. Precisamos, também, direcioná-los sobre como “pegar os peixes”. Sejamos focos de bênçãos em nossas igrejas para que todos sejam alcançados pelo grande amor de Deus, falando a linguagem empresarial sem esquecer, jamais, de quem é o “galardoador” daqueles que O buscam.

Pr. Carlos Kang Coordenador Nacional da CHOMNEQ

Foursquare

.39.


Conquista

.40.

FamĂ­lia

Foursquare


Música Por Pastor Gildo de Carvalho

Quando uma pessoa vem à igreja para o culto, raramente ela vem após ter passado um dia inteiro orando, lendo a Bíblia ou cantando louvores. Deve ter encontrado a família, saído de um almoço com muita comida e tirado uma “sonequinha” à tarde. Ao acordar, rapidamente se arruma e vai para a igreja. Em que nível você acha que esta pessoa chegou? Você acha que este irmão teria facilidade de entrar em plena adoração logo na primeira canção do culto? Daquelas que levam vinte minutos só com uma frase?

NÍVEIS DA MINISTRAÇÃO Assim como o Homem é Espírito, Alma e Corpo (e, se você observar, é nesta ordem de valores que aparece na Bíblia: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo – I Tessalonicenses 5.23), cada fase da ministração deve atingir uma destas áreas.

1) Nível de CORPO

É o estado em que se encontra a maioria das pessoas que vem ao início do culto. Nesta fase, é preciso utilizar canções com ritmo forte, Pois é. palmas, gestos. Isto cria a possibiliAí está o erro de muitos que dade de transição e desligamento das ministram e acham que a igreja está atividades anteriores que detinham fria ou que o diabo está trazendo a atenção do irmão recém-chegado impedimentos. à igreja.

2) Nível da ALMA É o estado das emoções. Dizer que, na igreja, não se mexe com as emoções não é verdade. As pessoas que vão ao culto estão predispostas a isto. Querem ser tratadas, tocadas por Deus. Precisam perdoar, pedir perdão. Precisam se mostrar pequenos e indefesos na presença do Criador. Saber que suas dificuldades serão

Conquista

contidas nas mãos do Altíssimo e que não precisam mais se preocupar com elas. Nessa fase, é preciso utilizar canções com a ênfase na melodia. Geralmente, são canções com um ritmo bem mais brando, que tratam das ações da alma (o centro das decisões no Homem) – Perdão, quebrantamento, comunhão, fé, esperança, gratidão e louvor que é exaltação. Quando cantamos o louvor e percebemos que há o fluir de Deus, estamos prontos para a próxima fase.

3) Nível do ESPÍRITO É o estado da revelação. Onde as atenções da platéia estão totalmente focadas no que o Senhor estará fazendo com a congregação reunida ali. As pessoas se mostram entregues, sujeitas totalmente a Deus. A ênfase está na letra. A Palavra nas canções toma forma e significado. Tem-se a impressão de ser visitado pela presença do Senhor. Os corações alcançaram a simplicidade e singeleza necessária para um adorador. Canções que trazem palavras de adoração (elevam a Deus e reconhecem Sua grandeza e majestade), de invocação ao Espírito Santo. O tempo é de contemplar e deixar fluir o sobrenatural de Deus no meio de Seu povo.

Autor do livro Sacerdotes por Excelência, Editora Quadrangular Coordenador Nacional de Música e Artes Pastor Gildo é endorder dos violões WGabriel (acesse www. wgabriel.com.br)

Foursquare

.41.


Informe Publicitário Conquista

.42.

Família

Foursquare Informe Publicitário


FamĂ­lia

Conquista

Foursquare

.43.


Conquista

Aconteceu

DIA 01 - NOITE A 57ª. Convenção Nacional da Igreja Quadrangular foi recheada de grandes ministrações, surpresas e teve, em sua abertura, uma verdadeira Noite de Gala, digna da grandeza de nossa denominação, onde todos os que se apresentaram trajavam-se a rigor. Com as palavras de boas-vindas do Rev. Celso Nascimento, Secretário Geral de Comunicação, deu-se início ao evento, cujo tema deste ano baseou-se no livro de Apocalipse, capítulo 21, versículo 16: “A cidade é quadrangular”. Um vídeo, excelentemente produzido, que tratava a respeito do tema desta convenção, foi apresentado a todos, levando os presentes a momentos de emoção e alegria ao vislumbrarem a imagem do que pode vir a ser nossa cidade celestial, cercada pelo brilho do Senhor e imponente em sua beleza quase indescritível. Logo após a apresentação desse vídeo, a cantora Gleice, com sua linda voz e

acompanhada pelo violão magistral do pastor Gildo de Carvalho (Coordenador nacional da COMMEQ), entoou o Hino Nacional Brasileiro, sendo seguida pelo Coral Moriah da IEQ de Perus / SP que, sob a regência da maestrina Rose, apresentou o Hino Quadrangular. O período de louvor desta primeira noite foi dirigido pelos pastores Gildo de Carvalho e Genésio de Souza, acompanhados dos cantores da gravadora Square Records, os quais, também, apresentaram músicas de seus CDs durante os vários momentos de louvor nos três dias de evento. Um novo vídeo sobre a cidade de Jerusalém foi mostrado aos presentes, e logo a seguir, o Rev. Narcizo Parizotto, Presidente do Conselho Estadual de Diretores de Santa Catarina, deu uma saudação a todos os convencionais, dizendo de sua alegria em abrigar mais uma Convenção em seu Estado. A mensagem da noite ficou a cargo do Rev. Josué Bengtson.

DIA 02 - MANHÃ O pastor Genésio de Souza, juntamente com os cantores da Square Records deram início aos trabalhos da manhã, dirigindo momentos preciosos de louvor e adoração. Na seqüência, o pastor Celso Nascimento entregou a palavra ao preletor, Rev. Narcizo Parizotto, que, primeiramente, testemunhou sobre a cura de sua esposa de um câncer que a acometera e que, para a glória de Deus, levou-os ao encontro do Senhor e da salvação. Depois, trouxe ao presente uma poderosa mensagem de Deus. O Rev. Jonathan Hall, Secretário Geral de Missões falou sobre as ações da SGM no último ano, ressaltando o progresso do Projeto da Tribo Kashinauá, apresentado na 56ª. Convenção. Divulgou, também, o Projeto Minha Esperança, em parceria com a Associação Billy Graham,

.44.

Foursquare

que promoverá três noites de TV na primeira semana de novembro. Em seguida, convidou ao palco os 19 visitantes estrangeiros que abrilhantavam a Convenção com sua presença, aos quais o Rev. Mario de Oliveira recebeu com uma calorosa saudação. Eram líderes que representavam nossa família internacional, espalhada em 150 países. Foram, ainda, apresentados os casais Cícero e Eliana Morais, e Helen e Dionísio Castilho como os novos missionários que decidiram


Aconteceu desbravar novos campos fora do Brasil, sobre os quais levantou-se uma oração intercessória. Antes que o pastor Jonathan continuasse, foi interrompido pelo pastor João Manoel, titular na igreja em que congrega, o qual iniciou as homenagens feitas a ele e à família Hall, que estava despedindo-se do Brasil para assumir a Secretaria Internacional de Missões, a convite da IEQ Internacional. Roberta Tschernev, sua assistente nos últimos anos, exibiu um vídeo com fotos e palavras de vários amigos, falando da pessoa do pastor Jonathan, bem como de seu exemplo e dedicação no ministério. Nosso presidente, pastor Mario, também aproveitou a ocasião para salientar as qualidades deste servo de Deus e da confiança que ele e todo o CND tinham de sua competência e fidelidade. Tanto que permitiram que ele próprio escolhesse seu sucessor. Ao finalizar suas palavras, orou em favor dele e de toda sua família. Após os presentes e abraços carinhosos recebidos de muitos que subiram para cumprimentá-lo, pastor Jonathan agradeceu emocionado pelas homenagens e demonstrações de carinho. O casal Steve e Linda Pavani, vindo dos EUA e que tem viajado por todo mundo levando a Palavra de Deus através de suas canções, trouxe, a convite da SGM, mensagens poderosas e momentos de grande louvor e adoração. Ao final, ambos oraram por todos os músicos e cantores que estavam servindo a Deus naquela manhã. Pastor Mario de Oliveira chamou, a seguir, o pastor Narciso Parizotto para apresentar o governador de Santa Catarina, Luis Henrique da Silveira, que cortesmente liberou o espaço para a realização deste grande evento. O governador falou sobre a história da Igreja Quadran-

Conquista

gular em Santa Catarina, sua importância e teceu elogios, também, ao presidente de nossa Instituição. Esteve presente, também, a pastora Glaci Apolinário Fabris, que deu um breve relato sobre seu novo livro, TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção, lançado recentemente pela Editora Quadrangular. Ela, além de pastora, é também psicóloga, psicoterapeuta e Coordenadora Estadual de Adolescentes em Santa Catarina.

DIA 02 NOITE

Muitos eventos coroaram a segunda noite da Convenção em Camboriú. Sob o comando do pastor Gildo de Carvalho, vários cantores se apresentaram, entre eles, o grupo jovem Os Cristãos, filhos do pastor Genésio de Souza. Outra grande apresentação ficou a cargo do Grupo de Coreografia “Angels of Fire”, que exibiu danças acompanhadas de rápidas cenas teatrais. A seguir, deu-se início ao plenário, onde o Rev. Mario de Oliveira apresentou o relatório de suas ações e das ações do Conselho Nacional de Diretores, principalmente, no que se refere à área financeira. Além dele, Mario Machado, advogado do CND, também prestou contas da atuação da Comissão Eleitoral e dos resultados das eleições. Os candidatos eleitos foram chamados à frente para serem apresentados oficialmente perante os convencionais. Na ordem: Rev. Mario de Oliveira, reeleito presidente do CND; Rev. Onésimo Rodrigues de Barros, reeleito Segundo Vice-presidente; Rev. Cecílio Mota de Faria Neto, eleito Terceiro Vice-presidente; Pastora Dionízia J. Luvizotto, eleita Segunda Secretária; e Rev. Durvalino Brocanelli, eleito Primeiro Tesoureiro. Rev. Guaracy Batista da Silveira, Terceiro Secretário do Conselho Nacional, dirigiu algumas palavras e uma oração de posse aos novos conselheiros. Logo após, os membros da Comissão Eleitoral receberam uma homenagem por seu trabalho e dedicação durante a convenção. Estiveram ainda presentes nesta ocasião o Vice-governador de Santa Catarina, Leonel Foursquare

.45.


Conquista

Aconteceu Pavan, e o Deputado Estadual, também por Santa Catarina, Joares Ponticelle. Ambos foram introduzidos pelo presidente nacional da IEQ, Rev. Mario de Oliveira, e teceram algumas palavras. O mensageiro da noite foi o conferencista internacional Youssef Akiva, que tratou sobre a necessi-

dade de se permitir ao Espírito de Deus habitar em cada um, para que se possa viver o “sobrenatural”, citando a passagem nas escrituras, onde Abraão e Sarah recebem a promessa de um bebê.

DIA 03 - MANHÃ O último dia da Convenção começou com o louvor, ministrado pelo pastor Genésio de Souza e a presença de cantores da Square Records, gravadora oficial da Igreja Quadrangular brasileira. Ao fazer uso da palavra, o Rev. Celso Nascimento ressaltou a importância de líderes e pastores ajudarem na educação de crianças e adolescentes, os quais passam, muitas vezes, por dificuldades e traumas, como abuso sexual, entre outras coisas. Não se pode ficar alheio a esta triste realidade que vem assolando a infância e a adolescência em nosso país, deixando marcas profundas na alma e no coração de quem vive situações de violência em todos os níveis da sociedade. O pastor Cláudio Braga prestou uma homenagem aos que completaram 50 ou 25 anos como ministros da IEQ no Brasil, os quais receberam um “mimo” como lembrança pela preciosa ocasião e a oração dirigida pelo pastor Jayme Paliarin. Após a apresentação de mais alguns de nossos “Talentos Quadrangulares”, Yussef Akiva trouxe uma poderosa mensagem, falando sobre os inimigos que irão reconhecer a grandeza de Deus na vida de quem exalta ao Senhor.

.46.

Foursquare

Sua palavra pôde ser confirmada pelo edificante testemunho do pastor Claudemir, da cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Pastor Carlos Andreotti, gerente administrativo do CND, fez a leitura do relatório de inscrições nesta histórica Convenção, onde o número de participantes foi um recorde nacional. Antes do esperado momento de servir-se a Santa Ceia, o Rev. Rogério Amorim, Primeiro Vice-presidente de nosso Conselho Nacional, explana, rapidamente, sobre o capítulo 13 do Evangelho de João. E, durante a distribuição, hinos são entoados em adoração ao Senhor. Um tempo de grande emoção que contagia a todos os presentes e, quase ao término, o Rev. Rogério Amorim pediu a cada um que pegasse em suas mãos a Bandeira Quadrangular e, com alegria e orgulho, a levantasse bem alto, convidando ao pastor Jaime Paliarin, um dos grandes precursores da história gloriosa de nossa Igreja, a orar em favor dos quase 3 milhões (ou mais) de quadrangulares espalhados por todo Brasil. Após a oração, todos, ao comando do pastor Rogério, tremularam as bandeiras, cantando nosso Hino oficial e profetizando que cada cidade deste país é uma “Cidade Quadrangular”. A pequena Elisama, fruto de um grande milagre de Deus, marcou o final da Convenção ao ser trazida por seus pais para ser apresentada frente a todos os convencionais pelo Rev. Mario de Oliveira. Antes do encerramento, foram sorteados entre os convencionais alguns prêmios, entre eles, 5 DVDs, 5 MP3, 2 Microfones, 1 TV de 53 polegadas e 1 Moto de 350 cilindradas.


FamĂ­lia

Conquista

Foursquare

.47.


Conquista

Beleza Cabelo A água quente é um dos principais inimigos do cabelo deixando-os oleosos, desidratados, podendo ser confundido com caspa pela descamação do couro cabeludo. Escolha cremes e condicionadores mais leves. Use um hidratante sem enxágüe antes de secá-los. Se for usar o secador, aplique um produto com protetor térmico, já que o ar quente provoca o enfraquecimento e ressecamento dos fios. Pele Nossa pele fica mais ressecada e temos que redobrar os cuidados, aplicando hidratantes mais potentes a base de uréia. O uso de filtros solares não deve ser esquecido: como o sol fica mais brando, achamos que os efeitos UVA e UVB não causam estragos na pele. Os especialistas indicam, no frio, filtros solares aliados a hidratantes, bem como sua reposição após 4 a 5 horas. Para quem tem a pele com acne, não abusar dos cremes de combate às espinhas. Seu excesso pode piorar, obstruindo os poros e irritando mais a pele porque quase todos estes cremes são à base de ácidos. Os olhos e pescoço ficam ainda mais ressecados e vale a pena investir num creme com alto poder hidratante. Tratamentos de clareamento e peelings em cabines estéticas ou com dermatologistas são ideais nesta época. Use perfumes com aromas mais adocicados. Alimentação Em baixas temperaturas, há um aumento da necessidade calórica para manter a temperatura do corpo e a resistência orgânica. Há maior necessidade de comer alimentos mais quentes (e, até, mais calóricos) e no aumento da ingestão alimentar. Não abuse dos alimentos gordurosos principalmente os chocolates quentes, os fondues, bebidas alcoólicas, sopas gordurosas, etc... pois, podem acarretar um quilinhos a mais. Não esquecer de continuar com as saladas, fonte de vitaminas e fibras. Ingerir água ou chás de frutas. O preto e mate são muito estimulantes. Procure aproveitar bem as frutas da época que são ricas em vitamina C, tão importante para a nossa resistência imunológica. Embora vivamos num país tropical em que a maior parte do ano faz calor, pequenos cuidados deverão ser observados nos meses de inverno.

Vera Lúcia Iglesias é esteticista, terapeuta corporal e dermopigmentadora, pedagoga, professora de Desenho e artes plásticas. Residente em Bauru, freqüenta a Igreja do Evangelho Quadrangular “Templo dos Anjos”.

.48.

Foursquare

Banho Não se deve ficar muito tempo sob uma ducha d’água a mais de 38 graus Celsius: haverá uma exagerada dilatação dos poros e o desaparecimento da camada de gordura que protege a pele e, com isto, ela passa a absorver mais sabão e água. Sem a proteção natural, esta pele fica mais ressecada e propensa a doenças e envelhecimento. O ideal seria um banho morno, mas, se não conseguir, não fique mais de 15 minutos debaixo d’água e passe um poderoso hidratante. Eles são melhores absorvidos após o banho. O sabonete a ser usado deve ser composto de elementos mais hidratantes, ou, então, substitua por um gel ou óleo para banho.

PREVENÇÃO Abra todos os dias as janelas de sua casa ou escritório: a renovação do ar é muito importante para prevenir as doenças alérgicas. Outras doenças incidem no inverno. Estudos mostram que a prevalência maior recai sobre gripes e resfriados. Estas doenças são causadas por vírus e apresentam, como sintomas: febres, dores musculares, tosse, coriza, lacrimejamento e malestar. O tratamento é sintomático: trata-se a febre e a tosse, mas é necessário repousar e ter uma boa alimentação, já que não existe um medicamento para combater o vírus da gripe. Essas viroses contribuem para o desencadeamento ou agravamento de crises alérgicas e, por isto, recomenda-se, aos pacientes com doenças alérgicas e principalmente aos idosos, a vacinação antigripal. Fazendo a prevenção, juntamente com uma boa alimentação e hidratação, poderemos desfrutar da estação com mais tranqüilidade.


Saúde

Por Dra. Sandra Hiroko Watanabe

A fibromialgia é uma doença caracterizada por dor crônica e difusa. Em outras palavras, dor acima e abaixo da cintura, do lado direito e esquerdo do corpo, em algum segmento da coluna vertebral, por um período superior a três meses de duração. Ocorre em indivíduos de todo o mundo, de qualquer etnia e em todas as idades, sendo mais freqüente em mulheres. Estima-se que cerca de 5% da população pode ser acometida pela fibromialgia. Sua causa ainda não está totalmente esclarecida. Sabe-se que não é uma doença maligna, inflamatória, transmissível ou deformante. Nesta doença, o processo fundamental é a existência de uma amplificação dolorosa, ou seja, os fibromiálgicos entendem, interpretam e sentem a dor de forma desproporcional. Um estímulo, mesmo de pequena intensidade, desencadeia dor mais intensa, prolongada e em áreas mais extensas. Alguns pacientes queixam-se de dor em todo o corpo. Outros podem, a cada dia, ter queixas em locais diferentes. A dor pode ser sentida como queimação, formigamento, pontada, fisgada ou rigidez. A intensidade é variável: de um leve incômodo ou cansaço, até dor muito forte, levando a limitações na realização de atividades diárias. Os pacientes encontram certa dificuldade para localizar a estrutura

dolorida. As descrições vão desde dor nos músculos, ossos, articulações, até nervos. Outro sintoma bastante comum é a fadiga. O sono é ruim, não reparador. Pela manhã, ao despertar, o paciente já acorda cansado, dolorido e sem disposição. O corpo parece estar “moído”, “travado”, “como se um trator tivesse passado por cima”, “pedindo mais cama”, na definição de vários pacientes. Alguns fatores externos, como estresse emocional, infecções, trauma físico, frio e alterações hormonais podem contribuir para a exacerbação dos sintomas. Outras queixas que podem estar presentes são dor de cabeça, intestino irritável, boca seca e alterações do humor (irritabilidade, ansiedade, tristeza e até depressão). O diagnóstico da fibromialgia é clínico. Não há alterações nos exames de laboratório ou de imagem. No exame físico do paciente, o médico pesquisa 18 pontos específicos, em locais determinados do corpo. A dor à palpação de pelo menos 11 destes pontos, é sugestiva de fibromialgia. Os objetivos do tratamento são o alívio da dor e a melhora da qualidade de vida, podendo ser dividido em tratamento medicamentoso e não medicamentoso. Os remédios mais utilizados são os relaxantes musculares e os antidepressivos tricíclicos em doses baixas. Estas medicações me-

lhoram a qualidade do sono e controlam a dor. Analgésicos simples podem ser utilizados como coadjuvantes no tratamento. Tão ou mais importante, é a realização de atividade física. São prescritos exercícios de baixo impacto, visando alongamento muscular e condicionamento cardiovascular. É importante que estes exercícios sejam desempenhados dentro do limite de cada paciente. Hidroginástica, caminhada, alongamento, yoga, tai-chichuan, dança podem ser indicados. O conhecimento e a educação do paciente quanto à doença também são fundamentais para uma boa evolução clínica. Em alguns casos, o componente emocional é muito importante, requerendo um acompanhamento psicológico conjunto. Em resumo, se você tiver uma história de dor difusa, com mais de três meses de duração, acompanhada por fadiga e distúrbios do sono, procure seu médico. Pode ser fibromialgia. Mas, lembre-se que esta não é uma doença que cause deformidade e não é progressiva. Apesar dos exames laboratoriais serem normais (levando freqüentemente à desconfiança e falta de compreensão por parte de familiares e colegas de trabalho), a fibromialgia é uma causa real de dor e desconforto, necessitando de tratamento como qualquer outra doença.

Conquista

Dra. Sandra Hiroko Watanabe Reumatologista

Foursquare

.49.


Amado por toda a Igreja brasileira, ele nasceu em Portland, nos Estados Unidos, no dia 18 de setembro de 1964 e chegou ao Brasil três anos depois. Jonathan Calvin Hall é aquele tipo de pessoa que deixa um legado por onde passa. Nestes 20 anos servindo a Igreja do Evangelho Quadrangular brasileira, seu ministério foi pontuado por viver a Palavra de Deus, servir ao próximo com excelência e amor. Nascido numa família cristã, seu primeiro contato com a Quadrangular foi aos 14 anos de idade, em Portland. Poucos anos depois, Jonathan já estava viajando pelo mundo, estudando e praticando missões. Voltando deste tempo, em 1983, sua família estava servindo na Igreja Quadrangular mineira. Jonathan foi acolhido imediatamente pela IEQ de Vila Barroca, do Pr. Jerônimo, onde pôde se envolver mais e mais no ministério, passando a dar aulas no Instituto Teológico. Dentro da Quadrangular, já atuou em diversas áreas, entre elas, como pastor auxiliar, diretor da Escola por Correspondência, trabalhou na área de pesquisas e estatísticas, ajudou a modernizar a informática do Conselho

.50.

Foursquare

Nacional (quando ainda utilizavam o computador cobra, na linguagem cobol, Jonathan trouxe o primeiro notebook para o Conselho), foi Representante Internacional, Coordenador de Missões para a América do Sul e, por fim, Secretário Geral de Missões. Não que fosse um cargo, mas, desde muito cedo, Jonathan foi considerado o tradutor oficial da Igreja, chegando a ser elogiado pelo próprio Rev. Faulkner, homem reservado e que não era muito dado a elogios. Aos 21 anos, ele já sabia exatamente com que tipo de mulher gostaria de se casar, havia preparado uma lista mental com as qualidades que sua escolhida deveria ter. Desde muito cedo, já era um exímio intérprete e, a convite da Adhonep, foi traduzir na Convenção Nacional, no final de 1985, em Recife. Muitos haviam lhe falado sobre uma moça com uma história de vida parecida com a sua e também filha de missionários. A idéia lhe pareceu interessante e gerou uma enorme expectativa por este encontro. De longe, Jonathan avistou a jovem loira e sentiu um tremendo desapontamento: “Muito novinha”, pensou, “deve ter uns 15 anos, que pena…”

A boa surpresa veio no dia seguinte, ele descobriu que ela tinha a mesma idade dele e logo percebeu que as qualidades de Elzabeth Brooks combinavam com a lista que ele havia feito. Cerca de quatro meses depois, casaram-se em São Paulo, em Março de 1986. Entre os convidados ilustres, estava o Pastor George Faulkner. Frutos deste relacionamento, nasceram Stephanie, Michelle e Natalie Hall. Quem conhece a Beth Hall percebe que ela traz equilíbrio para a vida do marido. Ela o faz mais alegre, jovial e menos administrativo. Complementa seu ministério, acompanhando-o em todas as mudanças que a vida lhes proporciona. Em 1997, a família Hall enfrenta algumas dificuldades em seu planejamento e se vê obrigada a voltar a viver em Miami, nos Estados Unidos. Depois de dois anos, surge um novo convite da direção da Igreja Internacional para que fossem novamente enviados como missionários para o Brasil. Ao regressarem, souberam que vários pastores brasileiros haviam se mobilizado por seu retorno, entre eles o Rev. Antonio Genaro, que

“ ” A coisa mais importante que se pode ver na vida deste casal é a paixão por aquilo que fazem. Tudo, mas tudo mesmo que eles realizam, o fazem com amor e com o propósito de servir, transformando, então, atitudes simples em grandes demonstrações da graça de Deus tão presente na vida deles. Pr. João Manuel Campanelli de Freitas


Especial muito se empenhou por ter a família novamente no Brasil. No final de 2003, surgiu o convite que mudaria definitivamente a “cara” das missões brasileiras, o Revs. Jonathan e Beth Hall foram convidados a liderar a SGM, cargo deixado meses antes pelo Rev. Jerônimo Onofre. Graças ao apoio e incentivo dados pelo Rev. Mario de Oliveira e Conselho Nacional, Jonathan e Beth puderam exercer a função com maestria e fazer a Secretaria Geral de Missões mais conhecida e divulgada dentro e fora do país. Quando perguntado, sobre a importância desta função, Jonathan responde com tranqüilidade: “É um dos cargos mais estratégicos na vida e no direcionamento espiritual da igreja local ou nacional, pois, ajuda a mantê-la enfocada nas prioridades espirituais e do Reino, através do evangelismo, do alcance ao perdido e abertura de obras. Com a rotina do dia-a-dia, é fácil nos desviarmos deste foco e nos institucionalizarmos. Missões nos ancora nestes valores bíblicos”. Algumas das maiores alegrias que o cargo lhes trouxe foi o envio de tantos missionários e abertura de igrejas em países onde há perseguição, de iniciar as Bases Mundiais e projetos entre os indígenas, e apoiar os CTMQ’s. Jonathan considera um

privilégio poder servir a vida de centenas de pastores e líderes espalhados por todo o país e entende que a área de missões também pode ser um refrigério para os pastores e líderes. No início dos anos 90, Jonathan e Beth se alegraram muito com o privilégio de preparar a volta de Harold e Mary Williams ao Brasil, depois de 35 anos de afastamento. Foi um tempo de cura e restauração, onde puderam reencontrar pessoas que haviam batizado e que tinham se tornado pastores. Após e por causa deste tempo no Brasil, o casal teve suas credenciais restauradas, inclusive, na Igreja internacional. Durante seu período de liderança, foi oficialmente implantado o trabalho entre povos indígenas, algo inédito na história da Igreja brasileira. Para Jonathan e Beth, que consideram seu tempo no Brasil como os melhores anos de suas vidas, a proposta vinda da Igreja Quadrangular Mundial para assumir o departamento de missões globais teve um peso grande, mas a família, depois de um tempo de oração, entendeu como um plano de Deus para ela. Eles se consideram “emprestados” para os Estados Unidos, mas já planejam sua volta para daqui a poucos anos. Aos jovens e a todo o ministério, ele recomenda: “Vivam suas vidas pautados na VERDADE da Palavra de Deus (João 18) e mantenham uma postura de servos (João 13). Cargos, posições, finanças vêm e vão, mas a postura de servo não pode se perder. Precisamos entender que tudo que recebemos de Deus nesta vida, devemos segurar diante dEle com mãos abertas, e com as palmas voltadas para cima, e assim devemos mantê-las. Estendidas como mãos de servos”, diz Hall. “Jovens, sejam servos submissos, íntegros e inovadores, e é importantíssima esta postura de servo. Quando perdemos esta postura, começamos a perder o foco, a nos desviarmos de nosso chamado”.

Conquista

“Que caminhemos para o futuro bem fundamentados em nossas raízes quadrangulares. Aimée era criativa, inovadora e cheia do Espírito Santo. Que nós sigamos seu exemplo e caminhemos para o futuro de forma especial e firmados em nossas raízes, crescendo em missões e no conhecimento da palavra de Deus”, pontifica ele. O Rev. Jonathan Hall, além de muito bem humorado, sempre foi muito brincalhão. Entre várias de suas “artes”, aproveitava-se do fato de sempre traduzir para estrangeiros em visita ao Brasil. Às vezes, ele e outros ensinavam aos visitantes que o banheiro feminino era o masculino ou a cumprimentar a Igreja com frases engraçadas. Uma das histórias mais divertidas aconteceu durante um Congresso de Mulheres. Antigamente no CND, onde atualmente funciona a Editora Quadrangular, havia pequenos apartamentos para hospedagem e algumas das mulheres participantes do Congresso estavam hospedadas ali. Depois do encerramento do congresso, ele e o Rev. Manoel Martins jantavam com todos, mas Jonathan e Martins aproveitaram o momento em que as mulheres comiam para entrar no alojamento principal e trocar as roupas de várias malas para outras malas, criando uma grande confusão. Como duas crianças empolgadas com a “travessura”, resolveram continuar com a brincadeira trocando as roupas de todas as malas. Terminada esta bagunça, ambos subiram e terminaram de comer pizza com o grande grupo que ali estava como se nada houvesse acontecido. Mais tarde, quando as mulheres retornaram aos seus quartos e encontraram a grande confusão de roupas, concluíram que a culpada havia sido a Pra. Beth Santos e descontaram todo seu furor em cima dela. Os verdadeiros autores da façanha nunca assumiram tal delito (oôps, agora o Brasil inteiro já sabe através desta publicação). Porém, a vítima descobriu quem havia aprontado tal confusão. Dois anos mais tarde, durante uma Convenção Nacional, o castigo veio ao seu encontro. Acompanhando o então presidente da Igreja Norte Americana Paul Risser, Jonathan era seu tradutor. Qual não foi a sua surpresa ao retornar para seu quarto de hotel e constatar que por ali havia passado um furacão. Já na hora de abrir a porta encontrou dificuldades, sua cama estava em pé atrás da porta. Entrando no quarto, notou que não havia mais roupas de cama, seu colchão estava na varanda e toda sua roupa, ternos, etc., havia desaparecido. Suas malas estavam vazias. O susto maior foi deparar com todos os seus pertences sendo vendidos no bazar da Convenção. Ele teve que fazer sua tradução com roupas e sapatos emprestados e, até hoje, suspeita-se que a autora de tal peraltice tenha sido a própria Beth Santos, mas ninguém ainda pode provar. Ele acha que tem ficado menos travesso com a idade, mas se o Jonathan estiver no pedaço, tranque bem a sua mala!!! Foursquare

.51.


Conquista

Família

Texto: Comunicação SGM

Mudanças: Desafios e Oportunidades A Paz! É com o coração grato e alegre que escrevo à amada liderança quadrangular brasileira. Desde junho, assumi o departamento nacional de missões de nossa igreja. No início deste ano, o Rev.Jonathan Hall foi convidado pelo Rev. Jack Hayford a assumir o departamento internacional de missões, nos Estados Unidos, substituindo o Rev. Mike Larkin e responsabilizando-se por cuidar de missões quadrangulares no mundo inteiro. Há quatro anos, venho caminhando com o Rev. Jonathan Hall, fico feliz pelo seu sucesso ao assumir a direção do FMI (Foursquare Missions International) da Igreja Quadrangular Internacional, pois, certamente seu trabalho e dedicação merecem esse reconhecimento. Por aproximadamente nove anos, fui Secretário de Missões do Paraná. Naquele Estado, Deus deu graça a mim e à minha equipe,contando sempre com o apoio do CED e de seu presidente Rev. Irineu Rodrigues, para realizarmos um trabalho frutífero para o Reino de Deus. Sou casado com a Pastora Jane Camargo, fundadora e líder do Projeto AMAI (Amando o Mundo Através da Intercessão), e temos duas filhas: Fernanda e Jéssica. Sou grato a Deus por esta família abençoada que Ele me concedeu e sei que juntos faremos ainda mais para a obra do Senhor à frente da SGM. Agradeço pelo apoio que o CND e nosso presidente nacional, Rev. Mário de Oliveira, têm dado para missões. Com a graça de Deus, darei continuidade ao trabalho desempenhado até aqui e batalharei pela conscientização e crescimento da obra missionária, para que a SGM leve a Palavra de Deus às nações e povos da terra. É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado. - Lucas 4.43

.52.

Foursquare

Rev. Fernando C. Camargo Secretário Geral de Missões


Missões

Missionário Ubiratan e Silvana se mudam para Benguela Desde o dia 29 de Abril, a família do missionário Ubiratan está morando em Benguela, uma cidade há 300 km de Luanda, onde viviam anteriormente. Eles trabalharam em Luanda aproximadamente dois anos, mas tiveram que mudar, pois, é uma cidade que tem um dos mais altos custos de vida do sul do continente. Contudo, os missionários Ubiratan, Silvana e seu filhos Natália e João estão animados para dar continuidade ao trabalho missionário nessa nova cidade, onde terão novos desafios, mas que certamente serão superados com a benção de Deus.

Visita aos Missionários África Enviado pela SGM, o Pr. Fernando Camargo, visitou no mês de Abril, vários países do continente africano com o propósito de participar de uma reunião com representantes de todos os países da África Austral e também visitar nossos missionários. A reunião com os líderes da IEQ aconteceu durante cinco dias. Na oportunidade, cada um apresentou a realidade da IEQ em seu país, compartilhando vitórias e desafios. O Pr. Fernando também pôde compartilhar um tempo especial com nossos missionários em Moçambique, Rosane, Simone e Fábio Chen, e também com o Pr. Jonathan Hall. Em seguida, esteve em Angola e passou três dias com os missionários Ubiratan e Silvana. Depois disso, ainda esteve em Uganda com os missionários André e Fátima, que estão se preparando para adentrar um país fechado para a palavra de Deus. Conheceu a nova obra que iniciaram na capital do país e ainda se reuniu com a liderança nacional, com quem conversaram sobre o bom trabalho que os missionários brasileiros têm realizado naquele lugar. Posteriormente, Pr. Fernando esteve

Conquista

Projeto Lucas A SGM, através do Projeto Lucas, tem sido uma ferramenta muito importante para abençoar pessoas que necessitam de auxílio médico e odontológico, mas, principalmente, tem atingido o objetivo real de existir, ganhar almas para Jesus. Milagres acontecem após a passagem do Projeto Lucas. Este ano, muitos pastores enviaram informações sobre as bênçãos que a comunidade recebeu através desse trabalho. Cada evento é cercado de muita intercessão, por isso os milagres acontecem. Desde janeiro, o Projeto atendeu em média, na clínica e pediatria, mais 1.300 pessoas e em odontologia, mais de 650. Em todos os eventos, ainda houve o serviço de cabeleireiro para o público. Agradecemos a Deus pelo Líder do projeto, Dr. Wagner Paes, e sua equipe, dentistas Artur e Francielle Aguiar, enfermeiros Luis C. Marques, Cida, Taylor e Júlio, pela dedicação em levar o Reino de Deus a várias regiões dentro e fora do Brasil. A Ele toda glória!

no Senegal, com os missionários Aldo e Francis, e conheceu de perto o excelente trabalho que realizam através de uma escola de futebol para crianças, inclusive, alcançando muitas crianças de rua. “Foi um tempo muito abençoado, o cuidado pastoral é muito importante em missões, estar com os missionários e suas famílias, ouvindo, aconselhando e conhecendo a realidade de moradia, cultura e qualidade de vida deles”, disse o Pr. Fernando Camargo.

Foursquare

.53.


Conquista

Missões

Bases Mundiais de Missões Quadrangular Base São Paulo Do dia 15 a 22 de Junho de 2008, a Base Mundial de Missões de São Paulo realizou o Treinamento de Missões Urbanas no Rio de Janeiro, Região 949, Superintendente Rev. João Joaquim de Jesus. Foram feitas mobilizações e treinamento nas igrejas da região sobre estratégias de evangelismo urbano, oficinas de capoeira e evangelismo criativo ao ar livre. Professores voluntários que participaram: Pr. Elias Binja (Missões Urbanas), Pra. Adriana Afonso (Evangelismo Criativo), Pr. Hélio Santos (Oficina de capoeira), Pr. Jair e Pra. Nildes (Prático de Evangelismo e Abordagem). As igrejas treinadas: Pr. João Joaquim de Jesus (IEQ Sede); Pr. José Milton (IEQ Nova Cidade 1); Pra. Maria das Mercês (IEQ Nova Cidade 2); Pra. Vera Cassiano (IEQ Mesquita). Total de pessoas treinadas: 686. No mês de Julho, teve treinamento com 139 participantes. O tema foi: “Esporte como Ferramenta Missionária”, com aulas teóricas e práticas nas ruas da Cracolândia e na quadra esportiva. Os professores foram: Pr Marcos Grava do ministério PEM (Programa Esportivo Missionário) e Pr. Fernando C. Monteiro do Ministério Atletas em Ação. O último treinamento foi nos dias 08, 09 e 10 de agosto, com o tema “Tribos Urbanas e suas Raízes”, ministrado pelos professores Pr. Elias Binja, Bárbara Lopes, Jussara e o professor de capoeira Hélio. Contamos com a participação de 20 alunos. Nenhum treinamento é igual ao outro, não perca, participe! Fique ligado na agenda! A Base de São Paulo continua realizando os trabalhos do Projeto Retorno, onde muitas pessoas são ajudadas através de cultos familiares, encaminhamento para casa de recuperação, aconselhamento, auxílio na retirada de documentos, encaminhamento para o lar (família) e nos práticos de evangelismo criativo com trabalhos manuais, curso de capoeira, entre outros, realizados todas as 5ª feiras. O trabalho foi inclusive citado pela Revista Eclésia na Edição 124 – mês de julho, com a matéria “Brilha a luz na Cracolândia”, pg. 24. Nós, como IEQ, temos buscado cumprir nossa missão de sal e luz, e ainda há muito para cada um de nós fazer! Mãos a obra! Pr. Jair e Pra. Nildes dos Santos Líderes da Base Mundial de Missões São Paulo basemundialsp@ieqmissoes.org.br (11) 3337 1264

.54.

Foursquare

Base Paraguai A Base Paraguai é liderada pela pastora Eva da Silva e realiza trabalhos com igrejas locais, orfanatos e outras atividades de apoio e evangelismo, além de contar com dois grandes treinamentos, em janeiro e julho, com duração de 7 /15 dias. Nos dias 25 a 27 de abril, aconteceu o I “Acampadentro” com crianças da comunidade da Cidade do Leste. Foi um período muito bom, divertido e abençoado, pois, participaram 17 crianças que não freqüentam a igreja e, através delas, o Senhor já está operando em toda família. Foi uma vitória, já que essas famílias não são convertidas. De 4 a 12 de Julho, aconteceu o Treinamento de Inverno. Por uma semana, os alunos aprenderam sobre ferramentas específicas para serem usadas na Igreja local, dando ênfase ao evangelismo pessoal, evangelismo infantil, estratégias e discipulado, para que cada um possa produzir frutos a partir do ministério que exerce dentro da Igreja. Queremos louvar a Deus, pois, no dia 30 de julho a Base completou 4 anos. Durante esse tempo, tem semeado, treinado e abençoado este país e jovens brasileiros que realizam os treinamentos. Parabéns, Pastora Eva e Equipe Base. Deus os abençoe! Pra. Eva da Silva Líder da Base Paraguai 00xx - 595 61 504 599 basemundialcde@ieqmissoes. org.br

Participe!


Missões

Projeto Minha Esperança “Minha Esperança” é um tema escolhido pela Associação Evangelística Billy Graham, com o propósito de chamar a atenção das pessoas no mundo para a sua maior necessidade espiritual, a salvação através de Cristo Jesus. “Minha Esperança Brasil” é um projeto de evangelização nos lares, que culminará com a apresentação de programas de televisão. Esse projeto é um acordo de parceria entre a Associação Evangelística Billy Graham com as igrejas evangélicas do Brasil e envolve a responsabilidade de cada denominação no que se refere à execução, participação, desenvolvimento e implantação do programa. O Coordenador Denominacional da Igreja do Evangelho Quadrangular é o Pr. Antonio Rosa de Paula que tem realizado a divulgação e integração deste projeto na IEQ. O alvo do projeto dentro da IEQ tem por meta a participação de 7.400 igrejas e congregações com 100.000 lares Mateus projetados. Hoje, já são 3.500 pastores que abraçaram a visão e 65.000 lares Mateus já alcançados. No momento, está em fase de treinamento dos pastores que se cadastraram. Pretende-se alcançar mais pastores e lares Mateus até a semana que antecede as transmissões, que serão nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2008 às 21h pela TV Bandeirantes. “E posso afirmar que, com esse Projeto, estaremos contribuindo para o grande batismo estipulado pelo nosso Presidente, Rev. Mário de Oliveira, que acontecerá pela IEQ em âmbito nacional no dia 16.11.2008, com alvo a ser atingido de 100.000 almas; creio que não só alcançaremos essa meta como ultrapassaremos”, diz o Pastor Antonio R. de Paula. No dia 17 de agosto, aconteceu o lançamento do Projeto Minha Esperança Brasil em todas as denominações do território nacional. Nossa Igreja também tem abraçado essa idéia. Participe você igualmente desse grande movimento de evangelização nacional. Você pode obter informações através do Coordenador Denominacional da IEQ pelo e-mail, antoniorosa@minhaesperanca. com.br, ou pelos telefones (11) 3429-5109 / 34295108. Saiba mais no site: http://www.minhaesperanca.com.br e se informe com a Secretaria de Missões de seu Estado.

Conquista

CTMQ – Centro de Treinamento Missionário Quadrangular Informamos que o CTMQ – unidade de Votorantim/SP optou por se desligar da nossa denominação. A maioria dos alunos que cursavam na unidade Votorantim transferiu-se para Curitiba e irá concluir seus estudos. Portanto, os cursos de missões urbanas e transculturais, ETEQ e o Fundamental em Teologia serão certificados pela IEQ apenas através da unidade de Curitiba. O CTMQ - Paraná foi fundado em dezembro de 1998 (data da oficialização) pela Reverenda Odá de Castro Pessanha, com o objetivo de transmitir a visão missionária transcultural, formando e fortalecendo o caráter dos missionários. É um órgão oficial da IEQ no Brasil e foi incluído pelo CND (Conselho Nacional de Diretores) no item: relação de cursos necessários para a carreira ministerial, na categoria de Obreiro Credenciado para Aspirante, em dezembro de 2002 e no Regimento Interno, em abril de 2003, na Convenção Nacional. A nossa Visão é tornar-se um Centro de Treinamento reconhecido por sua competência na formação integral de líderes, missionários e pastores, habilitados nas áreas de Conhecimento Bíblico, Tratamento de Caráter, Administração Geral da Igreja, Pastorado, Liderança e Missões. Desde 1999, já formamos 328 alunos dentro dos cursos por nós oferecidos. Estes alunos representam vários estados e países como: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo, Ceará, Pará, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Roraima, Bahia, Chile, Uruguai, Bolívia e Argentina. Contamos com 7 líderes em tempo integral e 5 diretores. Em nossos trabalhos externos, como parte do treinamento prático em igrejas, podemos registrar grande número de pessoas alcançadas, evangelizadas, que aceitaram e se reconciliam com Cristo. Trabalhamos também com apresentações em Congressos e Convenções, e temos, no final de cada curso, um estágio de 20 a 30. Data dos cursos para 2009: • English School – 10 a 31 de janeiro de 2009 (Imersão total) • Curso Fundamental em Teologia – início em 26 de fevereiro de 2009 (Internato - 9 meses) • Curso de Missões Urbanas e Transculturais – início em 26 de fevereiro de 2009 (Internato - 9 meses) • ETEQ – Curso de Evangelismo e Discipulado – início em 26 de Fevereiro de 2009 “Preparando Vidas que Transformarão o Mundo” Centro de Treinamento Missionário Quadrangular do Paraná Cx. Postal 17.534 - CEP 80.250-030 - Curitiba-PR - Tel. (41) 3332-6633 / (41) 3624-1350 e-mail: ctmq-pr@ctmq.com.br www.ctmq.com.br

www.ieqmissoes.org.br Foursquare

.55.


Conquista

Família

Joe flores Nascido em Salvador e criado na cidade de Jaú em São Paulo, pra onde foi pouco antes de completar três anos, Lucas logo mostrou seu interesse por música ao brincar com os instrumentos da igreja que seu pai pastoreava. Depois de sua experiência em bandas e tocando em diversos Congressos pelo Brasil e para a cantora Soraya de Moraes, lançou seu primeiro CD solo “de hoje pra sempre”. Em breve, lançará seu próximo trabalho pela gravadora Square Records.

Jane Gama Jane Gama sempre esteve envolvida na área da música. Sendo de berço evangélico, rejeitou muitas oportunidades e convites para cantar no meio secular, pois, havia uma certeza em seu coração de que nasceu para cantar para Deus, levando, ao mundo, a mensagem viva do evangelho. Canta, sabendo que, através do louvor, as cadeias vêm ao chão, vidas são restauradas, salvas, e o nome do Senhor Jesus para sempre é glorificado!!!

GILDO DE CARVALHO É violonista, compositor, arranjador, produtor musical, regente e cantor. Possui dois CDs gravados. São eles: “Avivamento e Adoração” e “Vivo Está”. Exerce seu ministério há 17 anos, promovendo cursos, palestras e seminários pelo Brasil. Pioneiro no desenvolvimento de ministérios de música das igrejas locais da IEQ brasileira, hoje, exerce o cargo de Coordenador Nacional de Música e Artes da IEQ.

BANDA NOAH A Banda Noah é formada por um grupo de homens que, antes de sua conversão, tiveram fortes experiências com o mundo da noite, das drogas, da prostituição, da macumbaria, feitiçaria, seitas e tantas outras coisas que levam o homem ao pecado e ao afastamento de Deus. Após seu encontro com o Senhor, resolveram se unir com o objetivo de levar o evangelho de Cristo através da música, com ritmo bem brasileiro, o Samba.

.56.

Foursquare


Família

Conquista

LÉIA MAIJORS A cantora Léia Maijors nasceu em berço evangélico e em uma família de ministros, músicos e cantores. Ela já possui dois grandes trabalhos. São os CDs “Além do Impossível” e “O Segredo da Bênção”.

GENÉSIO DE SOUZA Genésio de Souza, pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular e músico multi-instrumentista há 30 anos, teve como seu grupo de estréia o conjunto Lírio dos Vales da Assembléia de Deus de Bauru-SP. Autor da música “Seja Engrandecido”, cantada em todas as igrejas espalhadas pelo Brasil, sempre se dedicou a inúmeros projetos na área musical e já possui quatro CDs gravados.

DANIELA LUZ Já com dois CDs gravados, “Para Glória de Deus” e “Nunca Desistir”, Daniela Luz tem se dedicado com afinco em seu ministério, cantando em diversos lugares e, também, em convenções, tanto nacional como estaduais.

RÔMULO DIAS Nascido e criado em lar cristão, Rômulo Dias tem desenvolvido seu ministério desde 2001, sempre sustentado por Deus em sua trajetória. Já com dois CDs gravados (“Deus é Fiel” e “O meu coração é o Trono de Deus”) está com o terceiro na boca do forno, o qual será lançado em breve com o selo da Square Records. Foursquare

.57.


Conquista

Cidadania

Para que vos torneis sem repreensão e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual, resplandeceis como astros no mundo. (Fil. 2.15)

Rev. Rui Barboza Presidente do CED - RJ Secretário Geral de Cidadania

.58.

Foursquare

Conforme as leis brasileiras, somos uma sociedade civil e religiosa. Segmentos da sociedade, de forma errônea, têm classificado a Igreja como uma mera instituição filantrópica ou assistencial. Mas, a Igreja é um organismo espiritual vivo, instituído por Deus para proclamar e expandir seu reino (Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura, Mc 16.15). Durante séculos, os líderes mundiais do genuíno cristianismo voltaram-se ao propósito de anunciar tão somente os servos de Deus e seu reino espiritual, proclamando a salvação como exclusiva prioridade, relegando ao segundo plano o papel da Igreja na sociedade, e muitos, inclusive, até mesmo combatiam a “idéia” das questões sociais (Meu povo perece por falta de conhecimento, Oséias 46). Com o passar do tempo, estudos constantes provaram a importância da Igreja relacionada ao

Estado e autoridades constituídas, para que haja o “Tempos no Senhor”, influenciando, assim, um governo justo e abençoado (Bem aventurado é a nação cujo Deus é o Senhor, Sl 33.12). Como luz, a igreja deve dissipar todas as trevas e, como sal, deve conservar a sociedade, impedindo que ela seja contaminada e deteriorada. A influência da igreja deve ser marcante em todos os segmentos da sociedade. “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer a injustiça, de ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir da própria honra e a ter vergonha de ser honesto” – Rui Barbosa. Graças a Deus, isso está mudando. Hoje, a igreja começa a compreender que somos cidadãos dos céus na terra e como foi já dito, pelo sistema político brasileiro, estamos CONQUISTANDO espaços importan-

tíssimos, não só na política, mas nos mais variados setores da sociedade, exercendo um indispensável trabalho de CIDADANIA cristã. É bom observar que a presença de homens e mulheres, seguidores da palavra de Deus, tem feito a diferença. A sociedade política varia de acordo com a cultura e religião dos povos, pois, estes seguem um modelo ou ideologia. Quando reis tementes ao Senhor governavam, o povo era próspero na área financeira, familiar e espiritual. Isto tudo é possível hoje. O verdadeiro cristão, com fé e amor no Senhor e com competência e preparo, pode e deve estar à frente das decisões do mesmo povo, para que DEUS esteja realmente nos conduzindo. CONQUISTE isto com seu VOTO. Abençoe nossa nação, seja cidadão, introduzindo a igreja em todos os segmentos da sociedade. Mas nós temos a mente de Cristo I Cor. 2.16.


Comunicação

Conquista

Comunicar é essencial!

O

homem não vive isolado, pois, tem necessidade de se comunicar. Esta é uma verdade irrefutável. Por isso, a SGC entende que seu papel na igreja é essencial. Através da comunicação e da criação de novos veículos, de novos projetos e da participação em todas as áreas e lugares, acreditamos estar cumprindo os objetivos para os quais esta secretaria foi criada pelo Conselho Nacional. Muitas coisas têm acontecido e estamos empenhados em várias ações, por meio dos braços da SGC. O portal Quadrangular está com uma roupagem totalmente nova e muito mais abrangente, pois, além dos links e assuntos específicos da Igreja como um todo, a divulgação de notícias de interesse geral veio enriquecer o conteúdo do site. Agora, nossos membros e líderes podem ter acesso a matérias diversificadas, abrangendo o que acontece no Brasil e no mundo, além de dicas, entretenimento, notas

esportivas, etc. Tudo para facilitar a vida de quem acessa o portal e deixá-lo sempre bem informado sobre tudo. Ainda na Internet, foi criado, também, um site de relacionamentos evangélico. O intuito é atingir, principalmente, jovens e adolescentes, investindo neles e levando-os para longe da pornografia e pedofilia, mal que tem invadido os lares no mundo inteiro, através da rede internacional. O 4kut, como foi batizado, veio como resposta aos apelos de pais, professores e pastores preocupados com o futuro dessa mocidade assediada pela devassidão moral vivida nos dias de hoje. Para quem desejar saber mais sobre isso, é só acessar www.4kut. com.br . Mas, não é só na Internet que estamos criando coisas novas. A Editora Quadrangular também está abrindo suas fronteiras e alcançando todas as esferas da sociedade, através da parceria com livrarias e lojas virtuais seculares, inclusive católicas, em diversos estados brasileiros. Veja a notícia nesta revista com todos os detalhes dessa grande conquista. A Square Records também está a toda velocidade. Os Talentos Quadrangulares têm viajado por todo país,

divulgando seu trabalho e abençoando a todos quantos têm participado dos eventos em que eles se apresentam. E novos talentos estão se agregando, como a Banda Tribo de Judá, um grupo animado e cheio de energia da nossa amada Santa Catarina que, em breve, estará gravando seu novo CD com selo da Square Records. Logo, também, estaremos vendo o novo programa de TV Brasil Quadrangular, o qual levará a mensagem da IEQ a todo território nacional. A Secretaria de Comunicação, sem dúvida, nunca esteve tão ativa. Ela tem estado presente em diversos estados brasileiros, por meio do envio de seus representantes a Congressos, Simpósios e eventos realizados pelos Conselhos Estaduais, Coordenadorias e Secretarias Nacionais. Com isso, temos a certeza de estar dando o melhor para Deus e para toda Igreja Quadrangular.

Rev. Celso Nascimento Secretário Geral de Comunicação

Foursquare

.59.


Conquista

Família

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1.8 e 9 Alguns códigos de conquista estão presentes nos versículos que tantas vezes já vimos, estudamos, ensinamos e pregamos. Força, coragem e obediência da nossa parte. O espírito que Ele nos dá é de ousadia e não de timidez. Da parte de Deus o chamado, a ordem e a presença constante. Quem é este Deus? O Senhor dos exércitos – Jeová Sabaoth, que me adestra as mãos para a batalha, Sl 144.1.

Conquistas da Igreja do Evangelho Quadrangular na Educação.

FATEQ – Faculdade Quadrangular de Teologia

Novo Projeto Político Pedagógico Que produz conteúdos com 3 características: 1. Bíblico, valorizando a reflexão. 2. Contextualizando, conectado com o modo real de Jesus. 3. Prático e Vivencial, provocando novas ações. Simpósio Nacional

.60.

Foursquare


Educação e Cultura

Conquista

A Secretaria Geral de Educação e Cultura conquista A consolidação do Sistema Nacional de Educação (Estatuto, artigo 95).

Informe Publicitário

Foursquare

.61.


Conquista

.62.

FamĂ­lia

Foursquare


Aconteceu

Conquista

*ACONTECEU*

Aconteceu o enlace matrimonial do nosso presidente, Rev. Mario de Oliveira, e da pastora Bianco Rabelo no dia 07/06/2008, na fazenda “Dona Margarida”, em Minas Gerais. Presentes, amigos e familiares. Foursquare Informe Publicitário

.63.


Conquista

Notícias

Brasil

Internacional Deu Brasil

na Convenção Internacional

Por: Roberta Tschernev Fotos: Marco Moraes

.64.

Foursquare

Entre os dias 25 a 29 de maio de 2008, aconteceu a Convenção Internacional da Igreja do Evangelho Quadrangular dos Estados Unidos, em Houston, no Texas. Logo na abertura da Convenção, o evento foi abrilhantado pela apresentação da cantora Soraya Moraes, que foi convidada pelo próprio presidente da IEQ Internacional, Rev. Jack Hayford. Soraya se apresentou nas demais noites, levando até mesmo o presidente Hayford a adorar a Deus ajoelhado e emocionado pelo louvor ministrado. Tanto Soraya, quanto Marco Moraes, seu esposo, foram tremendamente impactados pela Convenção e voltaram de lá com a convicção ainda maior em seus corações: “Somos mais quadrangulares do que nunca!”, bradaram eles que amam e se sentem acolhidos por nossa denominação. Neste mesmo dia foi comunicado ao ministério que o Rev. Mike Larkin deixaria a liderança do FMI (Foursquare Missions International) cargo que passou a ser ocupado pelo Rev. Jonathan Hall. (veja matéria na pág 50) Um ponto que vale ressaltar entre tantos assuntos divulgados é o impressionante crescimento da Igreja no Cambodja que em dois anos passou de 200 para 2 mil igrejas. Outro comentário interessante foi a força com a qual a Igreja no Sri lanka tem se manifestado. Além das perdas causadas pelo Tsunami passado, a igreja sofre perseguição e chegou a ser bombardeada, e ainda assim continua a crescer. O Rev. Rogério Amorim, 1° Vicepresidente nacional, representou a Igreja brasileira, além do Revs. Fernando Camargo, João Manoel e Sueli Campanelli de Freitas. Para 2009, a Igreja Quadrangular Internacional prepara sua convenção para maio, na cidade de Anahein, próximo a Los Angeles. Aqueles que se interessarem em participar podem entrar em contato pelo email: roberta.cndtv@gmail.com para obter mais detalhes.

De volta à Câmara dos Deputados Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e Ele tudo fará... (Salmo 37.5) No dia sete de maio, a bandeira Quadrangular do Estado de São Paulo voltou a tremular no Congresso Nacional. Nesta data, o Rev. Jefferson Campos tomou posse novamente como deputado federal para cumprir o seu quarto mandato parlamentar e, desde então, tem representado nossa amada igreja de maneira responsável e honesta, como o fez em seu primeiro mandato. “Agradeço a Deus, à minha família e à todos os pastores e amigos que sempre acreditaram e intercederam pela minha vida; pessoas que estiveram comigo nos momentos difíceis e que, agora, compartilham dessa alegria. Sou grato de forma muito especial ao amigo e grande líder da Igreja Quadrangular, Rev. Mario de Oliveira, que sempre confiou em meu trabalho e, com o qual, tenho a honra de trabalhar em parceria também na Câmara dos Deputados”, declarou Rev. Jefferson Campos.

Por: Suélei Gonçalves Foto: Divulgação

Adolescentes em Ação Está acontecendo no Brasil os congressos estaduais de adolescentes, e o Pastor Lucas Flores (Coordenador Nacional) nos enviou algumas fotos. Confira!


Notícias

Rio Grande do Sul

Conquista

Santa Catarina

IEQ em Pelotas – 40 anos de vitórias No dia 28 de abril deste ano, foram comemorados com uma grande Celebração os 40 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, sob a liderança do Rev. Sidnei de Mello, atual pastor da Igreja Matriz e superintendente da Região 611. O palco desse evento foi o teatro Guarani, um dos mais importantes do Estado, com a presença de várias autoridades: Prefeito Municipal, Feter Júnior; Brandão, Secretário da Habitação; vários Bispos Regionais, pastores e o convidado especial, Rev. Celso Nascimento, Secretário Nacional de Comunicação e representante do CND e do Presidente Rev. Mário de Oliveira, o nosso fundador, a quem o povo Pelotense tem imensa gratidão. O programa contou com a apresentação dos Hinos Nacional e Rio Grandense, pela banda do 4º. Batalhão da Polícia Militar, de louvores, pela Banda Regional, e uma coreografia apresentada pela Pra. Luci Wend, diretora do ITQ, com o hino que exaltava a Bandeira Quadrangular. Assistimos também a um lindo filme, retratando a história dos 40 anos, desde o campo da benção, até os dias de hoje. Campo da Benção era o nome do local na Rua Almirante Barroso, onde o nosso fundador, Rev. Mário de Oliveira, com a lâmpada de um poste de luz e com o altar feito de caixotes de madeiras, deu início a IEQ em Pelotas, a qual conta, hoje, com 27 igrejas construídas. O preletor da noite foi o Rev. Celso Nascimento. Ouve também o momento da premiação e entrega dos troféus, medalhas e certificados de reconhecimento a todos que ajudaram a escrever esta história. Ao Senhor Jesus, toda Honra, Glória e Louvor!

Porto União festeja 22 anos de Bênçãos e Vitórias No dia três de março deste ano, o Rev. Viumar Carvalho, pastor e Superintendente da IEQ em Porto União/SC, festejou, com um maravilhoso Culto de Ação de Graças, 22 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular nesta cidade. Milhares de pessoas ouviram o Evangelho em Porto União e receberam as bênçãos de Deus, através deste ministério que saiu do coração do Pai. Neste tempo glorioso, concedido pelo Senhor, não faltam testemunhos de milagres e de restauração nas vidas de todos aqueles que foram alcançados pela mensagem poderosa do Senhor. O Rev. Viumar, sempre lutador e empenhado em cumprir o Ide de Jesus, aproveitou para, também, dar os parabéns a todos os valorosos pastores (as) de sua Região (901) pelo excelente trabalho feito para Jesus e para a Igreja Quadrangular.

Informações e fotos enviadas por: Rev. Viumar de Carvalho.

Informações e fotos enviadas por: Pastor Sidnei de Mello

Foursquare

.65.


Conquista

Notícias

São Paulo Grande festa em Jaú A cidade de Jaú foi palco de uma grandiosa festa no dia 18 de maio. Vários motivos justificaram o evento: o aniversário de dona Margarida (mãe do pastor Mario de Oliveira, ocorrido no dia 13/05); aniversário da Pastora Mara Flores, Coordenadora Nacional de Mulheres, no próprio dia 18/05; e, também, a comemoração dos 20 anos de chegada, em Jaú, da família Flores. Além disso, o Rev. Mario de Oliveira (Dep. Federal e Presidente do Conselho Nacional de Diretores da Igreja Quadrangular) quis comemorar mais uma re-eleição à frente do CND, o qual trouxe uma mensagem no culto de Ação de Graças sobre as incontáveis razões que temos para dar nossa gratidão a Deus. Estiveram presentes na festa diversos pastores, amigos e familiares, entre eles: Pr. Onésimo Rodrigues de Barros, Pr. Nelson Agnoletto, Pr. Guaracy Batista da Silveira, Pr. Jefferson Campos, Pr. José Francisco Ramos, Pr. José Edgilson Sampedro, Pr. Celso Nascimento, Pr. Lucas de Barros Flores e Pr. Gildo de Carvalho. O Prefeito de Jaú, acompanhado da primeira dama e 3 vereadores, sendo um deles membro da IEQ sede de Jaú, também compareceram.

Fotos e informações enviadas por: Pr. Lucas Flores (Coordenador Nacional de Adolescentes)

.66.

Foursquare

Lançamento do livro TDAH na Livraria Saraiva Na noite do dia 30 de junho deste ano, a Editora Quadrangular realizou, juntamente com a livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista na cidade de São Paulo, uma noite de autógrafos para o lançamento do seu mais novo livro: TDAH Transtorno de Déficit de Atenção. O livro fala sobre como identificar os sintomas da doença e ajuda com soluções simples para o tratamento das crianças, jovens e também adultos hiperativos. A obra foi escrita pela pastora Glaci Apolinário Fabris, que, além de ser pastora da Igreja Quadrangular, é também psicóloga, psicoterapeuta e Coordenadora Estadual do Grupo Missionário de Adolescentes no Estado de Santa Catarina. A equipe da Editora Quadrangular se mostrou bastante satisfeita pelo lançamento, por acreditar que, além de ser um projeto sério, proporcionará aos seus leitores crescimento pessoal, intelectual e espiritual. Uma grande vitória da Editora, que começa a colocar seus títulos em livrarias não cristãs e ao alcance de todos os públicos, como é o caso do livro “O que os homens querem” de Norman Wright, à venda nas máquinas automáticas de algumas estações do Metrô paulista. Muitos pastores compareceram para prestigiar o evento, com exceção do Reverendo Rocco Digilio Filho, Presidente do CED-SP (Conselho Estadual de Diretores de São Paulo), que não pôde comparecer, mas enviou dois casais para representá-lo. O mesmo aconteceu com o Reverendo Waldir Agnello, representado por sua assessora, Mercedes das Graças Lira. Durante a sessão de autógrafos, garçons serviram um delicioso coquetel para deixar a noite ainda mais agradável. Fotos e informações: Equipe da SGC Texto de: Jéssica Collino e Ignez Therezinha Rech Scotti


Notícias

Conquista

São Paulo IEQ - OLAVO BILAC - 40 anos de História A Igreja do Evangelho Quadrangular, situada na praça Olavo Bilac na capital de São Paulo, completou 40 anos no mês de abril! O prédio, inaugurado em 1968, foi por muitos anos palco de grandes eventos nacionais e estaduais, incluindo Convenções. Muitos de nossos pastores foram apresentados como obreiros ou galgaram promoções em seu ministério até a categoria de ministro do evangelho naquele lugar. Por isto e por várias outras razões, a Igreja Sede, como ficou conhecida por ter abrigado, também, o Conselho Nacional de Diretores, é um marco na história da Quadrangular no Brasil. O pastor Davi Rodrigues da Silva, há cerca de oito anos no comando daquela igreja, contou, no culto comemorativo, com a presença de pessoas e pastores que fizeram parte da história e de momentos importantes da igreja, os quais foram homenageados por sua grande contribuição na obra de Deus. Hoje, mesmo depois de tantos anos, ainda pode-se ver o quanto Deus tem honrado este local de adoração! Provas disso são as últimas conquistas alcançadas, dentre as quais o Programa “Tudo Novo”, na Rádio Trianon AM 740 Khz, transmitido ao vivo de segunda a sexta das 21 às 21h30 e, de Sábado, das 20h30 às 21h30! Além desse programa, ouvido durante a semana pela rádio e pela Internet, todos os domingos o culto das 18h é transmitido ao vivo pelo site www.ieqsedesp.com . Homenagens, fotos e a apresentação do coral, dirigido pelo pastor Zorobabel, também marcaram este dia! Acesse o site e veja você também o culto, todos os domingos! Informações enviadas por: Andresa Ferreira Fotos: Celso Shizen

Informe Publicitário

Foursquare

.67.


Conquista

Notícias

São Paulo Rick Warren no Brasil De passagem pelo Brasil em julho passado o pastor e autor Rick Warren esteve divulgando o plano P.E.A.C.E que consiste numa estratégia de evangelismo integral. Segundo o Plano P.E.A.C.E. (que significa Paz em Português), Jesus identificou em primeiro lugar uma grande carência espiritual; viveu entre líderes focados em si mesmos; e conviveu com a pobreza, as doenças (físicas e espirituais) e com a ignorância. A palavra P.E.A.C.E. forma o acróstico para as palavras chave desta estratégia: “P” para promover reconciliação; “E” para equipar líderes; “A” para dar assistência aos pobres; “C” para cuidar dos doentes e “E” para educar a próxima geração. Entre outros testemunhos, Rick Warren também comentou sobre o “dízimo reverso” que trata do propósito feito por ele e sua esposa Kay de ir aumentando a porcentagem do dízimo que doam à Igreja. Começaram doando 11% e foram aumentando, hoje vivem com 10% de sua renda e repassam 90%. A fórmula do “Dízimo Reverso” agradou o coração de Deus, os Warren são extremamente abençoados e o dinheiro ofertado definitivamente não faz falta. A tradução destas ministrações foi feita pelo nosso líder internacional de missões, Rev. Jonathan Hall.

Por: Roberta Tschernev Fotos: Suélei Gonçalves

DUQ - Dia da Unidade Quadrangular Com a intenção de promover a Unidade na Igreja do Evangelho Quadrangular e a partir dela unificar a comunidade e a cidade como um só corpo, o D.U.Q. – Dia da Unidade Quadrangular foi criado em Setembro de 2000, na cidade de Assis, interior de São Paulo, pelo Rev. Dirlei Gonçalves, com base bíblica no livro de Neemias. Neste mesmo espírito, no dia 15 de agosto de 2008, o evento se repetiu na cidade de Sorocaba, na sede Campestre do Clube União Recreativo. Estiveram presentes cerca de 10 mil pessoas que em uma só voz adoraram a Deus ao som de Soraya Moraes, Marcelo Aguiar e Aline Barros, entre outros. Na realização deste D.U.Q. estiveram envolvidas todas as igrejas locais da cidade sob a supervisão do Rev. Jefferson Campos. A presença de nosso presidente nacional, Rev. Mario de Oliveira, ficou marcada pela oração de poder por ele realizada em favor de cura, salvação e libertação. “A importância de um evento como este é celebrar e resgatar o compromisso com a nossa bandeira quadrangular e reafirmar o serviço que por Deus foi a nós proposto. Numa demonstração de amor e fidelidade a Deus, ao Corpo de Cristo e à nossa Igreja Quadrangular. E, de fato, o D.U.Q. superou as expectativas promovendo a Unidade entre as igrejas e reunindo milhares de pessoas ”, afirmou o Rev. Jefferson Campos. Estiveram presentes pastores de todo o Estado, membros do Conselho Nacional, além do presidente estadual Rev. Rocco Digilio e do Rev Celso Nascimento, secretário geral de comunicação que orou pela Santa Ceia.

.68.

Foursquare

Por: Roberta Tschernev Fotos: Suélei Gonçalves


Notícias

Conquista

São Paulo Distritais São Paulo

Por: Roberta Tschernev Fotos: Suélei Gonçalves

Entre os dias 18 e 21 de agosto, aconteceram as reuniões distritais no Estado de São Paulo presididas pelo presidente nacional, Rev. Mario de Oliveira. Foram realizadas sete reuniões que abrangeram todo o Estado e onde a Igreja paulista foi conscientizada sobre a importância de estar unida na concretização dos Projetos Nacionais de nossa denominação. Entre estes projetos, estão a ampla divulgação do “Mês Quadrangular”, que acontece entre 15 de outubro e 16 de novembro, no qual se comemora o aniversário da Igreja do Evangelho Quadrangular. Também foi passado para a Igreja o desafio da realização do Batismo Nacional, no dia 16 de novembro, com a meta de levarmos às águas mais de 100 mil almas num único dia. Outro aspecto abordado foi o objetivo da abertura de uma nova igreja em cada região. E, para finalizar, foi proposta a Oferta Nacional, cujo recurso se destina à consolidação do Programa de Televisão “Brasil Quadrangular”, que visa o alcance de mais almas através da divulgação da Igreja Quadrangular e o desenvolvimento de projetos de ação social nos mesmos moldes do “Projeto Lucas”, da Secretaria Geral de Missões, que busca resgatar os perdidos levando cura aos enfermos com uma equipe de saúde e um ônibus médico-odontológico. Além de uma palavra de poder ministrada por nosso presidente, também participaram das reuniões o Deputado Rev. Jefferson Campos, que buscou conscientizar a igreja sobre a importância de seu envolvimento em cidadania, e o Rev. Rocco Digilio. Os reverendos Rui Barbosa, Davi Rodrigues, Celso Nascimento, Rogério Amorim, Guaracy Batista, Manoel Martins, Jerônimo Onofre, Flamarion e o contabilista Lopes de Lima se encarregaram de, com maestria, informar as demais regiões do país.

Editora Quadrangular alcançando novos horizontes A Editora Quadrangular está abrindo as fronteiras de novos negócios, saindo do exclusivismo e alcançando públicos diferenciados. É um grande e revolucionário passo dentro do mercado editorial evangélico. A idéia de que somente cristãos adquirem literatura gospel e somente livrarias específicas podem exibir títulos de escritores religiosos foi completamente superada, graças ao dinamismo de Sandra Regina Corrêa, responsável pela comercialização junto a lojas, e a um plano estratégico de marketing que visa levar os livros da empresa a pontos de venda alternativos. A editora, de forma inédita, colocou seu primeiro título à venda nas máquinas de livros automáticas, instaladas em diversas estações do Metrô de São Paulo. O escolhido para isso foi “O que os homens querem”, de H. Norman Wright, escrito com base em uma pesquisa com centenas de homens e que revela o que eles estão dizendo e pensando sobre si mesmos em vários aspectos. Mas, não para por aí. Diversas e renomadas livrarias seculares também estão abrindo suas portas para comercializar os títulos da Editora Quadrangular em suas lojas, inclusive, virtuais. Dentre elas, estão: Livraria Saraiva, Livraria Cultura, Siciliano, El Shadday,

The Way Books, Videira Verdadeira, Casa do Psicólogo, CPAD, Livraria do Vale da Benção, Loyola, MW, Paulus, Superpedido (em São Paulo); MW, Livraria Cultura (DF); Livraria Cantares (Cuiabá); Livraria Godspel,CPAD Vicente de Carvalho, Coisas de Crente (RJ); Livraria Evangélica Betânia (BA); Livraria Leitura CPAD, Fonte Nova, Livraria Seara (Igreja Batista da Lagoinha) em BH; CPAD, Livraria Evangélica de Curitiba, MW (Curitiba), Livraria Evangélica de Maringá (PR); Livraria Cultura, MultiLivro Distribuidora (Porto Alegre); CPAD (Florianópolis); Livraria Cultura, Via Livros (Recife); Prefácio Livros (Maceió); Livraria Bíblia e Opções, Casa da Bíblia (Fortaleza). Para Compras on line, há títulos em vários sites, como: saraiva.com.br, submarino.com.br, americanas.com, sicliliano.com.br, livrariacultura.com.br, ciadoslivros.com.br, evangelicaonline. com.br, soindicados.com.br e mercadoevangelico.com.br . Até a Rede Graal de postos de gasolina, no estado de São Paulo, também já possui alguns livros à disposição de seus clientes. Foursquare

.69.


Conquista

.70.

Foursquare


Informe Publicitário

Família

Conquista

Foursquare

.71.


Conquista

.72.

FamĂ­lia

Foursquare

Revista FourSquare - Conquista  

Revista da Igreja do Evangelho Quadrangular Ano 57 - Edição 32 - Setembro de 2008

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you