Revista Imobiliare n° 5

Page 1


/\v

falando de arquitetura

Bernardo dos Mares Guia Farkasvólgyi tem a "Arquitetura no sangue" . Sua empresa, a Farkasvólgyi Arquitetura, foi fundada pelo pai, o húngaro lstván Farkasvblgyi, em 1973. Há 16 anos, Bernardo, que acaba de entrar no "clube dos quarentões", começou a trabalhar com ele. Não foi simples questão de seguir a carreira do pai. Fazendo uma retrospectiva, não há dúvida de que a escolha foi a mais certa. "A Arquitetura é a minha vida", diz. "E a minha vida

é muito feliz".

48 L \1 .a. outono


O que é Arquitetura para você? Arquitetura é uma profissão que se confunde com a própria vida. Quando pequeno, via meu pai desenhar à noite, nos almoços, finais de semana; e achava que era demanda de trabalho. Hoje, com dezessete anos de profissão, entendo meu pai, jà que estou sempre pensando Arquitetura, e, em qualquer oportunidade, me pego , rabiscando, desenhando algo. E impressionante a rede de relações entre o meu "viver" e o meu "fazer Arquitetura" . Busco inconscientemente referências à minha criatividade para Arquitetura em quaisquer situações cotidianas, seja numa festa, num jogo, em casa, ou mesmo brincando com minhas filhas. Pensar, criar, fazer, refletir, emocionar, amar, crer, viver... Arquitetura. Talvez o significado seja esse; não há separação, nem superposição; há uma essência, um sentido, uma unidade, um propósito.

Como você vê a profissão de arquiteto hoje, no Brasil? Como em qualquer profissão no Brasil, a competição está cada vez maior. Existem muitas escolas - faculdades e universidades - de Arquitetura, muitos profissionais no mercado, com aumento progressivo a cada ano, muita oferta de trabalho por parte dos profissionais arquitetos, inclusive, em alguns casos, com atitudes antiéticas em relação à própria profissão. O resultado é uma concorrência inescrupulosa, onde as conseqüências recaem sobre a própria classe, tornando-a desunida, pouco representativa, sem

parâmetros e referências específicas para os profissionais arquitetos e empresas de Arquitetura. Exemplos típicos dessas conseqüências são a falta de escopo mínimo para realização de projetos - que deveria ser mais abrangente -, os preços aviltantes que alguns profissionais cobram por seus trabalhos - o que desvaloriza a classe como um todo -, a perda da identidade da profissão - pouca representatividade, menor participação nos processos de trabalho -, a desvalorização do profissional - os arquitetos sempre foram grandes formadores de opinião -, dentre outros.

E os profissionais arquitetos? Nos tempos de hoje, acredito que o bom profissional arquiteto, que projeta, tem que ter uma conjunção de qualidades/talentos, para se destacar e poder fazer trabalhos com maior liberdade de criação. Como essência, o talento para criar, projetar, propor, ousar. Como habilidade para necessidades, o "comercial", conhecimentos empresariais - para administrar o escritório /empresa de Arquitetura conhecimentos de Engenharia - para acompanhamento/gestão de projetos complementares (cálculo , instalações e especiais), acompanhamento de obra e principalmente a concepção dos projetos -, atualização constante - leis de uso e ocupação do solo, conselhos municipais, materiais de construção, tecnologias, mercado, dentre outros. Como desejável, ética, bom senso, profissionalismo, respeito e competência. Acredito que sejamos os profissionais com maior capacidade de unir a "arte"

"NOSSO OBJETIVO PRINCIPAL É CONTRIBUIR COM A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS, ATRAVÉS DAS OBRAS POR NÓS CRIADAS"

com a "técnica", no mais amplo sentido. Esse entendimento define a responsabilidade e o compromisso do arquiteto com sua profissão, sua produção e sua obra.

Fale do arquiteto FarkasvõlgyL

Bernardo

Venho de uma família de arquitetos, onde acredito ter "puxado" a genética de meu avô, minha tia e meu pai. Meu avô, arquiteto e engenheiro, projetou e construiu diversas obras em Budapeste, capital da Hungria . Minha tia , também arquiteta e engenheira, foi "prefeita da Université de Genevé", Suíça, por mais de 15 anos, atuando ainda como professora . Meu pai, lstván Farkasvblgyi , grande mestre, maior professor, melhor amigo e incentivador, me abriu as portas da Arquitetura e me deu o prazer de viver/conviver como seu sócio na Farkasvolgyi Arquitetura por 16 anos. Seu legado para mim é sua obra, e sua obra o propósito de sua existência ... Sou um apaixonado pela minha profissão, e conseqüentemente pela minha vida. Dessa forma, busco aprofundar meus conhecimentos para contribuir com o meu crescimento pessoal e profissional, por entender que meu trabalho envolve Arte, Filosofia, Psicologia , Sociologia, História, Direito, Meio Ambiente, Política, Engenharia, Marketing, e Administração, Economia ... principalmente Arquitetura. Busco os sentidos do ato de criar, da proposta, do conceito, do desenho, com o intuito de maior qualidade, de resultados positivos, maior motivação. Como na própria vida.


"ACREDITO QUE SEJAMOS OS PROFISSIONAIS COM MAIOR CAPACIDADE DE UNIR A 'ARTE' COM A 'TÉCNICA', NO MAIS AMPLO SENTIDO. ESSE ENTENDIMENTO DEFINE A RESPONSABILIDADE E O COMPROMISSO DO ARQUITETO COM SUA PROFISSÃO, SUA PRODUÇÃO E SUA OBRA" .

E a Farkasvolgyi Arquitetura? Quais são suas expectativas e objetivos?

Nossa empresa tem 33 anos de atuação no mercado, desenvolvendo projetos de Arquitetura em todo o Brasil e no exterior, principalmente na cidade de Belo Horizonte, com mais de 5 milhões de metros quadrados projetados, em mais de 500 obras construídas. Nossa especialidade em projeto é "Arquitetura", em quaisquer áreas, de portes diversos. Edifícios residenciais e comerciais, condomín ios verticais e horizontais, sedes de empresas, hotéis e apart-hotéis, shopping centers, escolas, facu ldades e universidades, residências unifamiliares, concessionárias de veículos, rodoviárias, hospitais, bancos , hiper e supermercados, igrejas, indústrias, teatros , loteamentos, urbanismo, são exemplos de nossa produção. Nosso objetivo principal é contribu ir com a qualidade .de vida das pessoas, através das obras por nós criadas. E poder satisfazer plenamente os anseios de nossos clientes, sempre em sintonia com o contexto urbano das cidades , ba irros, regiões, quadras e terrenos em que serão desenvolvidos os projetos. Buscamos ampliar nossos conhecimentos para oferecer serviços mais completos, que abrangem o processo como um todo; ou seja, desde a prospecção do terreno até o acompanhamento de obra e análise final de resultados. Acreditamos que investir em planejamento, projetos, gestão de processos, no intuito de se definir a obra previamente "no papel", e, a partir daí, rea lizá-la, com certeza acarreta custos e desperdícios menores e, conseqüentemente, melhores resultados. Os prazeres das conquistas motivam maiores desafios. Nossa expectativa é que possamos tê-los sempre . Quais os principais arquitetos que influenciam seus · trabalhos?

lstván Farkasvê:ilgyi, Oscar Niemeyer, Santiago Calatrava, Richard Meier, e Frank Lloyd Wright. Cite as principais obras da Farkasvolgyi Arquitetura É muito difícil fazer esta triagem, porque todos os projetos têm uma história para contar, e, nestes mais de 30 anos, já fizemos desde Conjuntos Habitacionais para COHAB até residências de alto luxo; de Igrejas a rodoviárias, passando por concessionárias , escolas, apart-hóteis e shopping centers. Portanto, vou citar seis exemplos: Edifício sed~ da Usiminas (em parceria com os arquitetos Raphael e Alvaro Hardy), Edifício sede da construtora Cowan, Condomínios Bosque do Mosteiro e Piazza de Verona, e os apart-hotéis Pancetti Residence Service e BH Platinum.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.