Issuu on Google+

ANGOLA

Revista»Bimestral»2006

Nº1

LURA

WORLD FOTO TALENTS

A VOZ DO ENCANTO

UM POVO

RODGER ISLAND

EM TEMPO DE PAZ

SIDA OMS

PREVENÇÃO

CLAUDIA SAMATUQUE

FUTEBOL

O SONHO CONTINUA visite-nos em: www.i9angola.ao

RAUL SEIXAS

FILOMENA SOMANTUTA

ROSTOS AS FOTOS DO CONCURSO

Aproximamos o Mundo.


Aproximamos o Mundo.


ANGOLA 9ANGOLA

PORTO DE LUANDA

Sumário 8

Editorial

4

Breves

6

»Pedro Farinha

O Porto de Luanda vai mudar. Após 30 anos de caos a Administração procedeu à aprovação de um projecto que irá tornar este autêntico mercado de contentores num dos mais modernos portos de África.

9ANGOLA 8

AGÊNCIA EURO-ÀFRICA

PORTO DE LUANDA »João Rosado

18

LURA

»Ricardo Falcão

A Voz do Encanto

27

SIDA

»Dra. Ana Sousa

Prevenção

9ÁFRICA

RICARDO CORREIA

FUTEBOL O SONHO CONTINUA

9ÁFRICA

UM POVO EM TEMPO DE PAZ

65

51

35

EMPRESAS

»João Macário

João Sequeira, uma aventura no reino de Neptuno

Imagens e estórias dos meninos que brincam à bola sem tirar os olhos de um sonho que os torne estrelas. São crianças quando começam e só param quando as forças os abandonam. Testemunhos de um Povo que deu ao Mundo muitos nomes do futebol mundial. Fazem de trapos bolas e das pedras o campo onde tudo pode acontecer.

42

ENTREVISTA »Rosa Macário

João Micaia, Pintor e Escultor

9ÁFRICA 51

FUTEBOL

»Paulo Alves

O Sonho continua

65

ÁFRICA

»Mike Turner

Um Povo em tempo de Paz

76

OS GRANDES LAGOS »Ismael Gomo

Onde a vida selvagem subsiste

NOVAS TECNOLGIAS »Ditmar Andersen

89

O reino Digital Concurso 2006

WORLD FOTO TALENTS

FOTO ra. "Um Povo em tempo de Paz" è uma viagem que nos leva a paragens onde familias inteiras lutam diáriamente pela sua sobrevivência.

9MAIS

ROSTOS AS FOTOS DO CONCURSO Uma amostra dos trabalhos que fizeram o 1º concurso de Fotografia da nossa revista 9Angola-Magazine. O tema proposto foi o Rosto das Gentes de Angola. Apresentamos os

103

Selecção de trabalhos e os premiados

Consultório

125

Utilidades

126

»Dra. Ana Sousa

103

trabalhos vencedores e outros que apesar de não terem sido premiados merecem que as divulguemos. O primeiro prémio destingue o trabalho de a Patricia Relvas. Parabéns!

SANDRA CAMACHO

África está a dar os primeiros passos no que muitos referem como sendo o despertar dum continente após séculos de ocupação e massacre da guer-

CONCURSO FOTOGRÁFICO

Concurso 2006

FOTO

3


Editorial FOTO CAPA:

António Sepúlveda

Revista generalista, de informação veículada pelo mundo africano, concretamente Angola, mas com disponibilidade para concretizar no seu layout matérias globais. O Perfil do Leitor é o masculino/feminino dos 20 aos 45 anos e com formação média. O Formato proposto é ligeiramente mais compacto que o A4. O Número de páginas deverá aproximar-se das 128.

EUROÁFRICAEDITORES Francisco Bango, Carlos Teixeira. Dr. Santos Duvale. Ana Mayer. Director New Business: Ivan Ramiréz. Directora Administrativo e Financeiro: Ricardo Proença. Director de Marketing: Jaime Bango. Conselho de Gerência:

Director-Geral:

Directora Comercial e Publicidade:

ANGOLA Dr. Carlos Teixeira. Dra. Mariana Assunção. João Ferreira, Ana Munch. Redactores e Reporteres: Angélica Joyce, Paulo Costa, Joaquim Furtado, Ivan Ramiréz, Jamba Suéle. Grafismo e Paginação: Ana Mendes, Ricardo Proença. Infografia: BBnanet.com Fotografia: Diogo Fernandes, Mário Ventura. Colunistas: Nuno Brederode, Vasco Trigo, Manuela Firmino. Director de Marketing: Jaime Bango. Director:

Directora Adjunta:

As Rubricas e Matérias serão defenidas pelo Concelho Editorial. A Publicidade ocupará 30% do espaço da Revista, sendo necessário garantir a qualidade dos anúncios por forma a que não haja uma redução na apreciação global da imagem. Para isso teremos que captar, junto do mercado publicitário, empresas de grande dimensão com uma imagem coorporativa cuidada. A concretização deste projecto editorial irá produzir uma estrutura de profissionais que é defenida após alinhamento de toda a produção da revista. Será, com toda a certeza, uma estrutura com capacidade e know-how para arrancar com um projecto de EDITORA, cujo o sinal vital é o da revista, mas que, no âmbito da pesquisa e do contacto com instituições e empresas para o desenvolvimento dos conteúdos da revista, pode desenvolver propostas a nível editorial, tais como: livros, publicações, catálogos, etc... Todos os elementos presentes nesta maquete estão abertos a se adaptarem a uma nova linha editorial. A impressão, tiragem e distribuição ficam por defenir. Este espaço Editorial foi usado para a apresentação sumária deste projecto editorial. Abraços

Editores:

Publicidade Angola Telefone: 214 354 678 - Fax: 214 354 675 Director Coordenador: António Camacho Tel.: 213 456 567 Assistentes: Ana Dionisio, Carlos Fingo Tel.: 213452 435 Portugal Telefone: 219 567 112 - Fax: 219 332 156 Raquel Guimarães Tel.: 219 434 223 Assistentes: Manuel Trengo, Carlos Fingo Tel.: 219 411 337

Director Coordenador:

Assinaturas Portugal Para assinar ligue: 808 000 412 Angola Para assinar ligue: 707 222 777

EURO-ÁFRICA EDITORES,Lda NPC: 506 345 765; CRC Capital Social: 5.000,00Eu; CRC Coimbra: 14 777; Rua Gil Eanes, nº26-1ºEsq. 2675-361 Odivelas - Portugal Telefone: 219 341 196 Fax: 219 324 437 Impressão Lisgráfica - Casal de Santa - 2745 Queluz de Baixo Distribuição ANGOLA-DISTRIPALANCA Rua Comandantes de Benguela, Lote 24 - 2311 Luanda Telefone: 215 345 312 Fax: 234 213 876 PORTUGAL-VASP Rua da Tascoa, 4º Piso Massamá - 2745 Queluz Telefone: 345 378 114 Fax: 345 114 224 Tiragem: 20.000 exemplares ISSN 0872/3540 INTERDITA A REPRODUÇÃO, MESMO PARCIAL, DE TEXTOS FOTOGRAFIAS, GRÁFICOS OU ILUSTRAÇÕES, SOB QUAISQUER MEIOS, E PARA QUAISQUER FINS, INCLUSIVÉ COMERCIAL, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DA EURO-AFRICA EDITORES.

ANGOLA 4

2006 EDIÇÃO Nº1


Breves EURO-AFRICA EDITORES,Lda

ATLAS DO MUNDO

Foi publicado pela Euro-África Editores um Atlas do Mundo. Este trabalho é o fruto de um ano de preparação para efectuar não só tradução como também a criação de todos os elementos que compõem a parte Angola. Assim foram convidados uma equipe de jovens académicos Angolanos para reunirem toda a informação necessária para a criação de um Mapa de Angola o mais actual possível.

AGÊNCIA EURO-ÀFRICA

MAPA ESCALA 1:25.000

NOVO

pesquisa:

http://novoatlas.ao/mapas.html http://www.google.com/maps African Morfology-Kingstown Editors

pesquisa:

http://www.lefigaro.fr/parisvintage.html http://www.lemonde.fr/Jospin.html

pesquisa:

http://ong-orfao.ao/estatistica.php http://www.desenvolvimentoangola.com Á Procura dum Futuro-Kimbo Editores

DESMINAGEM A desminagem continua. A tarefa assume contornos de missão. Existem neste momento cerca de 1300 equipes a lidarem com estes dispositivos, que a guerra plantou em território angolano. São homens e mulheres que num esforço de concentração e cautela desactivam todos os dias cerca de 5.000 minas. A quantidade de minas que ainda se encontra por desactivar é enorme, e são necessários algumas décadas para completar a tarefa de as retirar. Exsitem no entanto notícias de avanços na área do rastreio por satélite que abrem novas perspectivas. pesquisa:

6

ORFÃOS com pais Tempos difíceis, os que estão guardados para as nosssas crianças que se encontram em situação de separação das suas familias. A guerra faz vitímas sem querer saber do destino das vidas daqueles que nada podem fazer para contrariar essa vontade. A Associação das Organizações de Defesa da Criança veio pronunciar-se, na última assembleia realizada no Fórum Cidadania e Progresso em Lobito, pela atribuição de cotas de realização positiva nos resultados do esforço em reunir familias que se encontram dispersas pelo território angolano. Seguem novas propostas para a inclusão em ambiente de familia nuclear de crianças vitímas do desparecimento dos seus entes queridos.

http://www.deminers.org http://www.gov-angola.ao Desminagem em Angola-CMC

ANGOLA

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE

CARLOS SANTARÉM

Vivem-se tempos dificeis na França. O primeiro Ministro, Leonel Jospin, recuou na Lei que liberalizava o primeiro emprego dos jovens, permitindo durante os dois primeiros anos de vida activa rescindir sem qualquer justificação. As reacções não se fizeram esperar. Manifestações violentas e escaramuças com o incendio de viaturas.

REUTERS

FRANÇA em chamas


PORTO

ARQUIVO COMENDADOR RUI SA

ANGOLA

DE LUANDA ARQUIVO COMENDADOR RUI SA

Uma estrutura que vai sofrer grandes desenvolvimentos, tornando o Porto de Luanda num dos portos mais modernos de África GRANDE REPORTAGEM » João

8

Rosado


mular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto 2006 EDIÇÃO Nº1

CARLOS SANTARÉM

Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para si-

CARLOS SANTARÉM

9ANGOLA

9


ANGOLA mular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto.

Localização O porto de Luanda situa-se a 8º47' S de latitude e 13º14' E de longitude, na baía abrigada de Luanda, local com excelentes condições naturais, ondulação fraca e ventos calmos. O acesso é muito fácil tendo a entrada da baía cerca de 1,5 milhas de largura. É o principal porto de Angola, movimentando mais de 70% das importações e exportações angolanas (Petróleo/Crude excluído).

Características e equipamentos O porto tem 2738 mts de cais de acostagem, divididos em 7 terminais + 1 plataforma logística de apoio à indústria petrolífera, conforme se poderá ver no gráfico aqui exposto. O porto trabalha 24 hrs., é gerido pela Empresa Portuária de Luanda E.P. e dispõe de 3 rebocadores com potências entre os 750 e os 2500 HP.

Produtos O Porto movimenta cerca de 1,5 milhões de toneladas por ano, sobretudo carga de importação (1,2 Milhões Tons), metade da qual, carga contentorizada. As mercadorias são as mais variadas e vão desde a farinha, arroz ou cereais para moagem até aos materiais de construção, produtos manufacturados, viaturas e equipamentos de transporte. As tonelagens de saída e de exportação são sobretudo café, tráfego local de cabotagem e contentores vazios.

CARLOS SANTARÉM

fonte:

10

Orey Angola

CARLOS SANTARÉM

serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para simular uma mancha de texto. Este texto serve apenas para si-


i9Angola