Issuu on Google+


alavra

do Provincial

Advento: a presença de Deus no mundo já chegou O Reino de Deus está entre vós (Lc 17, 21)

A pergunta do fariseu: quando vem o Reino de Deus? (cf. Lc 17, 20) Jesus responde: “O Reino de Deus está entre vós”; é, sem dúvida, um ponto de partida rico para entender o sentido do advento. Isso porque, a melhor tradução para “advento” não é “espera”, como poderias supor, mas “presença”(Ratzinger). Advento, do latim adventus, significa chegada, que por sua vez pode ser traduzido por Parusia, do grego parousia, que significa “presença”. Portanto, o tempo litúrgico do advento quer dizer “presença começada”. Na antiguidade o termo adventus era usado para designar a presença de um rei ou senhor, ou também do Deus ao qual se presta culto


e que presenteia seus fiéis no tempo de sua parusia. Ou seja, o Advento significa a presença começada do próprio Deus. De fato, celebramos o Reino de Deus entre nós, e as luzes que acendemos a cada domingo na coroa do Advento iluminam as noites escuras de nossas dúvidas e ao mesmo tempo nos enche da certeza consoladora de que «a luz do mundo» já foi acesa na noite escura de Belém e transformou a noite do pecado humano na noite santa do perdão divino. Contudo, nessa “presença começada” há também um germe de “espera”; contudo, há um conteúdo de presença nessa espera; no mesmo sentido da definição de fé que Paulo dá aos Hebreus: “fé é um modo de possuir desde agora o que se espera”. No advento já possuímos o que esperamos, e isso inunda nossa existência de uma grande festa e de desejo de ser fiel e comprometido com o Reino que já está entre nós. Portanto, “A noite vai muito avançada e já se aproxima o dia. Despojemo-nos, pois, das obras das trevas e vistamos as armas da luz”. Nossa Província de Guadalupe renova sua aliança com o Deus da presença. E, nesse tempo de advento, faz memórias dos acontecimentos deste ano 2013 que está terminando e celebra a presença da novidade absoluta de Deus, sempre nova, que nos empurra para as festas do natal do Senhor, e com este, o nascimento de um novo ano, 2014. Enchemos nossos pulmões com o novo hálito do Espírito e renovemos nossas esperanças que, como disse o profeta, nossa esperança é Cristo Jesus. Feliz celebração do Advento e boas festas de fim de ano. Pe. Francisco Junior DeOliveira Marques, SSS Superior Provincial


Sacramenti

otícias

154 Anos d da Agregação do San


inas

de Fundação ntíssimo Sacramento 17 DE NOVEMBRO DE 1854 Uma longa e bonita história para celebrar! Desde o início e ao longo de seu ministério, o apostolado de padre Eymard associou leigos à sua obra através da Agregação do Santíssimo Sacramento. A noção de Agregação Eucarística data da fundação da Congregação. Quando de seu primeiro encontro com Pio IX, em 20 de dezembro de 1858, Pe. Eymard obteve do papa indulgências em favor dos leigos agregados. Pouco tempo depois, em abril de 1859, na folha que imprime sobre a Sociedade do Santíssimo Sacramento, menciona a Agregação, estabelecendo uma dupla exigência: tomar parte no exercício da adoração ao Santíssimo Sacramento e participar, com zelo, do serviço do culto ao Santíssimo Sacramento. A partir de então, envia cartas da agregação para as pessoas que ele dirige. Na verdade a Agregação se estruturou com abertura da 2ª comunidade em Marselha. Durante oito dias que se seguiram, Pe. Eymard realizou pregações, a participação dos fiéis era animadora . Ao término das pregações de Pe. Eymard, em 17 de novembro de 1859, a Agregação foi instituída


canonicamente na diocese de Marselha. Centenas de fiéis, e depois milhares, se inscreveram sucessivamente. A partir daí, a Agregação se estendeu a todas as comunidades dos Religiosos e das Servas do Santíssimo Sacramento. As comunidades de leigos sacramentinos e demais ramos da Agregação , na Província Nossa Senhora de Guadalupe, conscientes desta graça de Deus celebraram com muita alegria e reconhecem: nós não temos apenas uma história para recordar e narrar, nós somos parte desta grande e linda história que mudou os rumos das nossas vidas e vamos continuar a construir, à luz da Eucaristia, como povo eleito de Deus e testemunhando com nossas vidas a Eucaristia que celebramos e vivemos, nos passos de Pe. Eymard.


1ª Assembleia Província N. Sra. de Guadalupe

Caríssimos Religiosos, Religiosas, Leigos e Leigas Sacramentinos. No período de 31 a 07 de novembro a Província Nossa Senhora de Guadalupe, formada pela missão presente no Brasil, Argentina e Chile realizou sua primeira Assembleia Provincial após a Unificação entre as ex-províncias: Santa Cruz (Brasil) e Imaculada Virgem (ArgentinaChile), este encontro familiar e institucional realizou-se no bairro da Tijuca, Centro de Espiritualidade Cabriniano, no Rio de Janeiro. Momentos vividos através da liturgia: Celebrações Eucarísticas, Laudes, Vésperas e Adoração ao Ssmo. Sacramento, com a participação dos Cenáculos: São Benedito e Ssma. Trindade em Fortaleza (CE), Coração Eucarístico em Caratinga (MG), Santuário de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Sra. da Boa Viagem em Belo Horizonte (MG), Basílica de Santa Ifigênia em São Paulo (SP), Santuário Nacional de Adoração no Rio de Janeiro (RJ), Basílica do Ssmo. Sacramento em Buenos Aires, Nossa Senhora do Ssmo. Sacramento em San Martin, Paróquia do Ssmo. Sacramento em Rosário (Argentina) e Santuário do Ssmo. Sacramento em Santiago (Chile).


A presença foi enriquecida com a visita do Superior Geral – Pe. Eugênio Barbosa Martins, SSS e o Conselheiro para a América Latina e Europa - Pe. Giulio Macali, SSS, além dos convidados: Servas do Ssmo. Sacramento, Servitium Christi, Leigos SSS e noviços que muito contribuíram com o bom andamento da assembleia seja através das reflexões, seja através da liturgia, bem como, da amizade que foi manifestada a todos os membros. Os frutos da 1ª Assembleia da Província Nossa Sra. de Guadalupe se evidenciam no pedido vindo do Capítulo Geral que é o de “ Reacender a paixão pela missão eucarística” em nossos cenáculos, através das exortações pelo Superior Geral e Provincial os religiosos foram convidados a reverem seus testemunhos diante de uma sociedade que muito exige por fidelidade aos votos, bem como, a coerência com o Evangelho de Jesus Cristo. Ao voltar para a Jerusalém de cada cenáculo os religiosos tem em si a responsabilidade de prepararem o segundo Capítulo desta nova província no Cone Sul que se realizará no período de 07 a 14 de agosto de 2014, na cidade de Cachoeira do Campo- MG, tempo de renovação e abertura aos apelos do Espírito de Deus para uma maior vivência e manifestação do carisma confiado a estes homens que disseram um sim ao Apóstolo da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard. A todos, o desejo crescente de sabedoria, discernimento e paz de espirito para uma boa vivência da Graça de Deus. Pe. Jackson Frota, SSS Vigário Provincial


Província N. S. de Guadalupe

Notícias do Governo

O Conselho Provincial foi recomposto. Foram eleitos: o Vigário do Provincial e dois Conselheiros. Assim temos: Pe. Francisco Marques, SSS – Superior Provincial; Pe. Jackson Frota, SSS – Vigário Provincial; Pe. Hernaldo Farias, SSS – Ecônomo Provincial; Pe. Rafael Cáceres, SSS – Conselheiro Provincial; Pe. Bartolomeu Bravo, SSS – Conselheiro Provincial.

Comissões de Governo Comissão Comunidade Fraterna: Pe. Rafael Cáceres, SSS. Comissão Comunidade Orante: Pe. Bartolomeu Bravo, SSS.


Comissão Comunidade Servidora: Pe. Jackson Frota, SSS. Comissão Econômico-Administrativa: Pe. Hernaldo Farias, SSS. Secretario Provincial: Pe. Bartolomeu Bravo, SSS.

cenáculos

A serviço dos nossos

Agregação, segundo “Projeto de Vida”, o diretor é o Superior Provincial (PV 24). Na Província, temos atualmente três expressões, com seus respectivos diretores: Obras Primeiras (Adoração) Diretor Provincial – Ir. Gilton de Holanda, SSS | Associação Leigos e Leigas Sacramentinos – Diretor Provincial – Pe. Marcelo Carlos, SSS; Juventude Eucarística: Diretor Provincial – Pe. Marcelo Cervetti, SSS.

Buenos Aires Basílica do Smo. Sacramento (Escolasticado) Pe. Renivaldo (ADM, S, D) Pe. Marcelo Luis (E) Pe. Bevilacqua (V) Pe. Biale (R) Pe. Alejandro (R) Rosário Smo. Sacramento Pe. Carlos G. (S, E) Pe. Gleidson (ADM.) Pe. Edmundo (R) San Martin San Martin (Pré-Noviciado) Ir. Gilton (Coor., ES) Pe. Francisco Jr. (ADM.) Ir. Cristian (E) Pe. Daniel(V) Pe. Pavani (V)


Belo Horizonte Boa Viagem (Pré-Noviciado) Pe. Hernaldo (S, E) Pe. Marcelo (PR, F) Pe. Jesus (V) Pe. Bravo (V) Pe. Gerardus (R) Ir. João Coelho (R) Caratinga Cor. Euc. de J. Pe. André (S) Pe. Vittorio (PR,E) Pe. Gilberto (V) Fortaleza S. Benedito Pe. Magalhães (S) Pe. Jackson (PR, E) Pe. Mateus (V) Fortaleza Sma. Trindade Pe. Ruy (PR, S) Diac. Rocha (E) Pe. Teodoro (V) São Paulo Sta. Ifigénia Pe. Ismael (P, S, E) Pe. João Batista (V) Ir. Francisco (R)

Sete Lagoas (Noviciado) Pe. Toninho (S, M) Pe. Raimundo (R, E) Pe. Juan Enrique (DE) Rio de Janeiro Sant’Ana Pe. Laudares (PR, E) Pe. Egidio (S) Pe. Anizio (V) Pe. Edison (R) Pe. Nelson (R) Santiago Smo. Sacramento Pe. Rafael (ADM, S, E) Pe. Leopoldo (V) Pe. Julian (V)

Abreviações S Superior Local Coor Coordenador Local P Pároco PR Pároco Reitor ADM Administrador Paroquial V Vigário E Ecônomo Local aM Mestre de Noviços DE Diretor Espiritual D Diretor do Escolasticado ES Escolas Sacramentinas R Religioso


Formação Inicial | Continuada

Pré-Noviciado Entrarão no Aspirando em 2014 Belo Horizonte: Gláucio, Genivaldo e Filipe. Foram aprovados para o Postulando 2014, pelo Superior Provincial, segundo apresentação do Formador, os aspirantes Alexandro e José Junior. E, depois de consulta ao Conselho, foi aprovado ao noviciado Joel Fernandes. Sua entrada será no dia 06 de janeiro de 2013.

Noviciado Os noviços Haroldo, Eduardo e Carlos foram aprovados para a primeira profissão. A celebração será no Noviciado, Sete Lagoas, no dia 22 de dezembro de 2013, às 18h

Escolasticado Ir. Franklin foi aprovado para renovação de seus votos e fará comunidade com os neo-professos Haroldo, Carlos e Eduardo. Pe. Bevilacqua, SSS foi delegado pelo Superior Provincial para receber a renovação de Ir. Franklin, aos 9 de dezembro de 2013. Ir. Christian Retamales, SSS foi aprovado para a ordenação diaconal (Celebração prevista: 11 de maio de 2014) e retiro de preparação (31|Mar à 06|Abr 2014). Ir. Márcio, depois de um longo processo de discernimento, deixou a Congregação.


Religiosos | Presbíteros em processo de entrada na Congregação Depois de um sério discernimento, Pe. Francisco Sinvaldo, SC deixou o processo de mudança de instituto e retornou a sua Congregação de origem, Ordem de Santa Cruz.

Formação continuada Padre Juan Enrique terá um tempo de adaptação e estudo da língua portuguesa no primeiro semestre de 2014. No segundo semestre iniciará, no Instituto Santo Tomás de Aquino, Belo Horizonte | Brasil (2014), o curso de “Direção Espiritual”. Estamos estudando a aprovação de um curso na Universidade Padre Hurtado, Santiago de Chile, sobre “Acompanhamento psico-espiritual”, ao Padre Leopoldo Jimenez.


Experiência de noviciado 2013 “Se alguém vem a mim e não põe em segundo lugar, seu pai, sua mãe, sua mulher e filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lc 14,26). Fim de ano é um período natural de fazer “balanços”. Olhar para o ano que está prestes a terminar e ver o que foi feito, o que se deixou de fazer, os sorrisos dados e também as lágrimas derramadas. Momento também de agradecer a Jesus Eucarístico por este primeiro ano de noviciado pelas experiências, vivências e convivências que marcaram nossa trajetória ao longo deste ano. Partindo da nossa vivência diária, podemos dizer em primeiro lugar desde a dimensão fraterna, que nossas relações interpessoais em diferentes tipos de atividades intra - extras (passeios comu-


nitário, visitas às famílias próximas, participação na JMJ, Assembleia Provincial, passeio a Chapada do Norte, a experiência do Novinter, partilhas em torno da mesa, festas de aniversário, encontro com as madrinhas e padrinhos SSS, etc), foram ricas experiências de conhecimento mútuo e vivência dos valores cristãos. Em segundo lugar, vivenciando a dimensão servidora, tivemos a oportunidade de participar de alguns grupos pastorais como acompanhamento à formação dos leigos SSS , Pastoral Vocacional , Leitura Orante da palavra de Deus, adoração com a juventude e formação de Ministros Extraordinários da Eucaristia , também as nossas tarefas diárias, executando trabalhos manuais no jardim e limpeza interna da casa. Elemento muito importante em nossa caminhada foram as formações semanais, abordando diferentes temáticas relacionadas à Congregação e a Igreja. Esse tipo de atividade, sem dúvida, nos enriqueceu no campo intelectual e humano, e irão nos ajudar a oferecer um melhor serviço ao povo de Deus, não só para o presente, mas também para o futuro. Em última análise, a dimensão orante, que é o fundamento da experiência do noviciado, está sendo marcada por momentos de adoração comunitária, oração pessoal, participação na Eucaristia diária, Liturgia das Horas e meditação do rosário juntamente com a comunidade em prol das vocações, vem ajudando em nosso discernimento para bem vivermos esta opção à vida religiosa. Fim de ano... além de ser um período de olharmos para trás, também é tempo de olharmos para o futuro. Sonhar novos sonhos, planejar e tentar ser diferente naquilo que precisa ser mudado. É também tempo de decisão: se o ano que está por vir será diferente, só depende de nós. Que São Pedro Julião Eymard nos ajude a perseverar neste caminho eucarístico por ele deixado. Um feliz natal e um ano novo cheio de bênçãos e realizações. São os nossos mais sinceros votos. Noviciado Nossa Senhora de Guadalupe


Pintura da A Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, no centro de Fortaleza, agora emana vida. A transformação aconteceu graças a algumas latas de tinta e braços com vontade de transformar. Com a ênfase das cores, agora a igreja, de 112 anos, parece convidar à visita todos que passam pela Praça José de Alencar. A substituição da cor branca por tons de amarelo aconteceu em uma ação do projeto Tudo de Cor Para Você, das Tintas Coral, em parceria com as empresas Acal Materiais de Construção e CMM Engenharia. A igreja com a fachada renovada foi entregue oficialmente à comunidade na manhã do dia 15 de dezembro, com a presença da presidente da Acal, Marlene Cabral, do Presidente da CMM Engenharia, Artur Albuquerque, do Secretário Regional da Prefeitura de Fortaleza, Régis Dias, além de contar com a presença do sanfoneiro e padrinho do projeto Waldonys Menezes. Segundo o pároco da igreja, Pe. Jackson Frota, o local não passava por uma intervenção como esta há 38 anos. “É a realização de um sonho. A igreja é um ícone, um templo histórico-cultural da cidade que tem o maior acervo de batismo e casamento da região e acolhe todas as pessoas que passam pelo centro da cidade”, destacou. Agora, segundo Pe. Jackson, SSS, a comunidade se prepara para alcançar mais uma etapa deste sonho: a pintura interna do templo. O evento foi encerrado com uma Celebração Eucarística, presidida por Pe. Jackson, SSS, e concelebrada por Pe. Magalhães Duque, SSS, com a participação de muitos colaboradores da Paróquia São Benedito e outros tantos frequentadores da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio.


N. Sra. do PatrocĂ­onio

Igreja de


spiritualidade

Sacramentin


na São Pedro Julião Eymard, modelo de santidade para a família eymardiana

51 anos de canonização “Como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o vosso proceder. Pois está na Escritura: Sede santos, porque eu sou santo.” 1Pd 1,15-16 Vivemos as alegrias no final do ano de 2012 da festa dos 50 anos do reconhecimento canônico da Santidade de nosso Santo Fundador São Pedro Julião Eymard. O título dado a ele expressa profundamente seu amor e missão que brotaram da Eucaristia: APÓSTOLO EMIENTE DA EUCARISTIA. Somos agradecidos, como Família Eymardiana, por este grande Dom recebido do Pai e confirmado pela Igreja. Fazer parte desta Família nos empenha a percorrer a mesma trilha de santidade feita pelo nosso Fundador. Somos chamados a viver e a tes-


temunhar a Eucaristia. Isto é, viver o Cristo em nós, testemunhá-lo primeiramente com nossa vida e anunciá-lo, conforme São Paulo nos orienta: “oportuna e inoportunamente”. O versículo citado como inspiração no início desta mensagem é um programa de vida de santidade. Recordando a primeira página das Escrituras Sagradas lemos que fomos criados a imagem e semelhança do Criador. O Criador é a plenitude da Santidade e suas características como Santo se manifestam na potência do seu amor, na sua fecundidade em gerar vida, na sua misericórdia em recuperar e salvar vidas. Assim sendo, podemos acolher como desafio constante esta chamada para que sejamos santos, pois a fonte de nossa origem assim o é. Está em nós esta capacidade doada pelo Criador. Desenvolver esta capacidade é nosso exercício constante de vida. E como o mesmo versículo acentua, isto se dá em todo o nosso proceder. Como pessoas eucarísticas, temos o alimento diário para irmos conformando nossa vida à vida do Cristo e assim deixarmos que Ele passe a viver em nós, em todo o nosso proceder. São Pedro Julião Eymard é assim para nós o modelo concreto deste caminho de santidade. Acolheu o chamado do Pai para ser santo e em todo o seu proceder, manifestou esta santidade com opções e gestos profundamente eucarísticos, revelando o Cristo que atuava em sua vida. Acolhamos com alegria este caminho que neste tempo nos é proposto pelo Pai. Pe. Eugênio Barbosa Martins, SSS Superior geral


ensagem

Sacramenti É Natal no interior de quem adora e acolhe o mistério de Deus que se dá a nós. As atitudes, os valores, os sonhos, os sentimentos, os projetos Dele, tornam-se realizados dentro de nós. Assimilamos Jesus para fazê-lo crescer e existir em nossas vidas. É Natal quando acontece a Eucaristia de Jesus em você. Levanta-te e reveste-te de Luz, pois Ele abre os nossos olhos para que transformemos a realidade sombria que vivemos, reconheça a extraordinária ação de Deus que se fez homem para transformar a sua história, “eis que vem o Senhor com seu poder e iluminará os olhos de seus servos”. O Natal lança luzes e questionamentos sobre o nosso modo de ser e de viver o Evangelho em meio às realidades que interpelam a nossa consciência e prática cristãs e eclesiais. Jesus Cristo, que assumiu a humanidade com suas fragilidades, limites e pecados e a redimiu, nos convida a seguir os seus passos. O Natal se torna uma realidade concreta em nossa vida quando somos capazes de sair do nosso pequeno mundo e irmos ao encontro do mun-


ina Em cada

Eucaristia é Natal… do maior, o de cada pessoa que precisa de nossos gestos de atenção e de nosso carinho. Celebremos o Natal com gestos de partilha, proclamando a presença de Jesus Salvador, reconhecendo e afirmando o valor da dignidade da pessoa, participando da vida da comunidade e comprometendo-nos com a construção do reino eucarístico de Cristo, com nosso verdadeiro testemunho de vida eucarística, e, só assim, estaremos respondendo melhor ao amor de Deus presente no Verbo que se fez carne e habita entre nós, fortalecendo nossas esperanças para o Ano Novo. Coordenação Provincial da Associação Leigos e Leigas Sacramentinos


Organização Geral: P. Francisco Junior, SSS. Organização: Adriana Bertoldo; Viviane Dutra. Correção Ortográfica: Fabiana Rabelo. Projeto e Diagramação: Jaison Sudário Contato: (31) 3213.8288 - comunicar.curia@sacramentinos.com


Familia sacramentina, n9 - Portugues