Desafios educacionais na era digital os novos papeis de professores e alunos

Page 3

3

em que os alunos estão inseridos exige que a educação e as novas tecnologias caminhem no mesmo rumo, pois as pessoas que frequentam as escolas são as mesmas que conversam e interagem por meio das redes de comunicação (LIBÂNEO, 2013). Para Lévy (2001), toda tecnologia inserida no contexto escolar traz em sua essência a necessidade do envolvimento de todos os agentes da escola, sendo os professores em primeiro plano, depois os estudantes e, por último, os agentes administrativos, equipe pedagógica e a comunidade. O desenvolvimento das tecnologias no contexto educacional não vai mudar o ensino milagrosamente, nem resolver problemas econômicos e sociais de imediato, mas abrem novas possibilidades de comunicação interativa, pesquisa, novos modos de conhecimento e aprendizagem. As demandas atuais exigem que a escola ofereça aos alunos sólida formação cultural e competência técnica, favorecendo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam a adaptação e a permanência no mercado de trabalho, como também a formação de cidadãos críticos e reflexivos, que possam exercer sua cidadania ajudando na construção de uma sociedade mais justa, fazendo surgir uma nova consciência individual e coletiva, que tenha a cooperação, a solidariedade, a tolerância e a igualdade como pilares (BRASIL, 1997, p. 138).

Com as mudanças que vem ocorrendo, a escola tem que favorecer o aprendizado para seus estudantes tornarem-se cidadãos críticos e reflexivos. Nessa perspectiva o aluno torna-se sujeito de sua aprendizagem e o docente tem novas ferramentas de trabalho que fazem parte tanto do seu cotidiano quanto dos alunos. Deve-se considerar que nem todos os alunos têm acesso às novas tecnologias, e não podemos nos enganar acreditando que os que têm acesso fazem uso de forma adequada e produtiva, por isso o papel do professor como orientador, facilitador, mediador desse processo é muito importante, sendo necessário conhecer o que o universo digital oferece as formas de trabalhar com essas ferramentas e informações em um contexto pedagógico (MORAN, 2000). Libâneo (2013) afirma que a escola precisa deixar de ser meramente uma agência transmissora de informação e transformar-se num lugar de análises críticas e produção da informação, onde o conhecimento possibilita a atribuição de significado à informação. Lévy (1993, p. 84) explana que “dominamos a maior parte de nossas habilidades observando, imitando, fazendo, e não estudando teorias na escola ou princípios nos livros”. Não significa que a escola será totalmente modificada, mas devemos fazer o possível para acompanhar as transformações tecnológicas da atualidade, e não tem como achar que os meios de comunicação não influenciam e nem trazem aprendizado aos alunos, pois eles


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.