Page 1

CARVALHO, Andressa. A Família na HTTP://www.meuartigo.brasilescola.com/psicologia/a-familia-na-atualidade.htm Acesso em: 17 set.2015. CARVALHO, Andressa. AAtualidade. Família Disponívelem: na Atualidade. Disponívelem: HTTP://www.meuartigo.brasilescola.com/psicologia/a-familia-na-atualidade.htm Acesso

em: 17 set.2015.

Faculdade Método de São Paulo Licenciatura em Pedagogia

A IMPORTANCIA DA FAMILÍA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DO EDUCANDO NO CICLO FUNDAMENTAL I Adriana Almeida de Souza, Bernadeth Veiga de Souza, Creuza Souza Caitité, Lídia Irenia Batista Rocha Queiroz e Vilma Eliete da Silva RESUMO Esse projeto relata a importância que a família exerce no processo de escolarização do educando nos anos iniciais. Aborda a influência que a família e escola têm no desenvolvimento de sua aprendizagem. O projeto foi desenvolvido por meio de muitas pesquisas, utilizando instrumentos eletrônicos, livros e revistas científicas. Tem por objetivo apontar que uma criança que recebe uma atenção distribuída entre família e escola obtém mais chances de crescimento escolar. Essas duas instituições precisam entender como são importantes nesse processo em que a criança desenvolve e forma a sua própria aprendizagem. Por meio deste projeto esperamos que o leitor compreenda e utilize essa interação, criando uma comunicação entre escola e família. A família e a escola juntas podem alcançar resultados positivos na aprendizagem do educando, formando cidadão critico e reflexivo. Palavras-chave: Alfabetização. Interação Família/ Escola. Aprendizagem .

INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a necessidade de os familiares participarem do processo escolarização do educando. A escola deve promover incansavelmente a união com as famílias, tornando isso uma rotina. Uma perfeita interação entre escola e a família é fundamental, considerando que ambas buscam a evolução da criança por meio da aprendizagem. A família juntamente com a escola deve contribuir para desenvolver a sociabilidade e a afetividade, visando o bem-estar físico dos educando, relatando a importância da família no processo de alfabetização da criança, orientando os pais a se envolverem de forma mais presente na educação dos filhos e como interagir com a escola proporcionando ao aluno um bom desenvolvimento. Neste trabalho serão abordados cinco (5) tópicos: A transformação no contexto familiar; Educação como direito e dever: o papel da família e da instituição; A família e sua importância na alfabetização; O papel da escola na alfabetização; Convívio social na alfabetização. Perceber a importância da interação família/escola é necessário para que ambas conheçam suas realidades e busquem caminhos que permitam facilitar o entrosamento entre si, para o sucesso educacional do filho/aluno. Citamos vários autores: Carvalho, Freire, Vygotsky entre outros.

DESENVOLVIMENTO A visão de família hoje é completamente diferente de alguns anos atrás, devido às transformações nas áreas econômicas, políticas e sociais. O individuo começa a sua vida social dentro da família e depois na escola, estes ambientes são fundamentais, tendo como fatores principais a cultura e historia. Não existe mais um modelo padrão de família, nos dias atuais apesar das mudanças no contexto familiar. (CARVALHO, 2009, p, 01). Ao longo de toda trajetória política, foram criadas em nosso país inúmeras leis que amparam as crianças e adolescentes, com a intenção de garantir um crescimento e desenvolvimento sadio, buscando a promoção dos sujeitos. O próprio Estatuto da Criança e do Adolescente prevê em seu artigo quarto. (BRASIL, 1990, p, 11). Na visão de Paulo Freire (1988), a leitura do mundo acontece muito antes da leitura escrita, ela é construída por várias situações socioculturais que vivemos e nas quais estamos inseridos. A família não fica excluída deste processo, a alfabetização começa quando ainda estamos no útero de nossas mães, assim dizem os especialistas desta área. É necessária nesta ação, a participação daqueles que convivem com a criança. Alfabetizar é criar um espaço próprio para o processo de alfabetização para que a aprendizagem aconteça de forma gradativa construindo os conhecimentos posteriores que envolvem a leitura e escrita que são necessários para a construção da cidadania. É necessário que a criança não apenas copie o que lhe é ensinado, mas que a sua escrita seja a manifestação de seus pensamentos. (SOARES, 2000, p.18). A alfabetização é considerada como uma forma de integração na sociedade, evitando assim, uma possível exclusão. A cultura e particularidade do indivíduo contribuem para a sua inclusão no meio social. O convívio em sociedade oferece experiências singulares e que permitem a formação do comportamento que se mantém ao longo da vida. (FRAGO, 1993, p.114).

OBJETIVO Refletir sobre a importância da família no processo de escolarização do educando nos anos iniciais, promovendo uma parceria entre família e escola. Auxiliar a família a colaborar com a escola,entendendo as dificuldades das crianças. Verificar as ações da família no processo de escolarização e o processo de aprendizagem . Identificar os resultados decorrentes da parceria entre família e escola .

METODOLOGIA Esta pesquisa é quantitativa e qualitativa, contendo um questionário distribuído aos responsáveis pelas crianças da E.E.Poeta Menotti Del Picchia, matriculadas no 2º A e B do ensino fundamental, período da tarde. No total serão vinte e duas (22) crianças do 2º A e vinte e quatro (24) crianças do 2º B. Será realizada uma pesquisa em uma escola estadual, onde selecionamos uma turma do segundo ano do ensino fundamental, com total de 46 alunos, sendo que 35 já estavam alfabetizados e 11 ainda estavam no processo de alfabetização.

JUSTIFICATIVA Sabe-se que para educar precisamos adaptar técnicas contínuas que sejam desenvolvidas no ambiente familiar e na sociedade, realizamos este estudo enfatizando a importância da família no processo de aprendizagem. Este trabalho permite observar a posição dos pais e suas dificuldades em acompanhar o desenvolvimento dos filhos, assim como as suas ações com relação à escola, que servirá de fonte de estudos para os educadores que pretendem firmar uma união entre escola e família, já que as duas possuem o mesmo objetivo: a aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido, proporcionando um estudo específico do assunto após uma análise feita em uma sala onde as crianças eram alfabetizadas e precisavam do auxílio de suas famílias, alguns alunos apresentaram dificuldades no processo de alfabetização. Percebe-se então o quanto é importante o auxílio da família na aprendizagem da criança, proporcionando um bom desenvolvimento familiar e social.

REFERÊNCIAS CARVALHO, A. A família na atualidade .Disponível em: http:/www.meuartigo.brasilescola.com/psicologia/a-familia-na-atualidade.htm Acesso em: 17 set.2015. BRASIL. Lei nº8069,13de junho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e das outras providências. Disponível em: http:/www.planalto.gov.br_03/leis/L8069.htm>.acessado em : 05 out.2015 FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam.22 ed. São Paulo: Cortez, 1988. SOARES, M. B. Alfabetização e letramento caminho e descaminhos. Revista Pátio, n.29, fev.2004 FRAGO, A .V. Alfabetização na sociedade na historia: vozes, palavras e textos. Porto Alegre, RS: Artes Medicas Sul, 1989.

Profile for FAMESP

A importância da família no processo de escolarização 2  

A importância da família no processo de escolarização 2  

Profile for famesp
Advertisement