FAMALICÃO MOTOR - nº5 - Julho 2013

Page 15

Nº 5 – JULHO 2013

GP Histórico do Porto

DOBRADINHA DOS IRMÃOS SCEMANA

CER PROTO 2L & GT

A prova de Classic Endurance Racing foi recheada de contratempos, vendo os Philipe Scemana vencer, com o seu irmão Yves a terminar no lugar imediatamente a seguir, depois de uma razia ter afastado os homens que até então tinham dominado. Partindo na frente, Fabrice Lafargue vinha a sofrer problemas mecânicos logo nas primeiras voltas no seu Lola T298, carro idêntico ao de Fréderic da Rocha, que deu um toque quando era líder isolado. Assim, coube ao suiço Scemana do Sauber C15 BMW vencer, com Yves Scemana, também em Sauber ficar em 2º, enquanto o lugar mais baixo do pódio foi para Yvan Mahe, em Chevron, o único que terminou na mesma volta dos dois primeiros ao fim de uma hora, tempo total de duração da corrida. O melhor português foi Manuel Monteiro, no 13º lugar, em Chevron B16.

TROPHÉE LEGEND DOMÍNIO DE GRÉGORY RAMOUNA

FÓRMULA FORD VITÓRIAS REPARTIDAS NOS MONOLUGARES

Carros da época entre as guerras mundiais deram um colorido interessante, com um estilo de condução muito próprio a fazer as delícias dos espetadores.

A competição francesa de Fórmula Ford usados noutros tempos trouxe bastante animação, com corridas bem disputadas e algumas carambolas à mistura.

A primeira corrida ficou marcada pelos problemas no Bugatti de Grégory Ramouna na última volta, depois de ter liderado toda a corrida, caindo assim para a 2ª posição, entregando a vitória a Jean Laffont. No 3º posto terminou outro francês, Bernard Ariztegui.

Neil Fowler foi o mais veloz no primeiro confronto, superiorizando com boa margem face a Alain Girardet e a Pierre Lombardi, os dois suiços que deixaram o português João Campos Costa às portas do pódio.

No dia seguinte e já com tudo solucionado, Ramouna chamou a si a vitória, numa corrida sem qualquer tipo de contestação, tal o domínio do francês. Laffont foi 2º e Ariztegui repetiu o 3º lugar.

HISTORIC ENDURANCE CHAMPAGNE A DOBRAR NA PISTA Duas corridas também com bastante interesse, disputadas sob o formato de resistência e com vários pilotos portugueses a baterem-se de igual para igual com os estrangeiros presentes. Primeira corrida com triunfo de Michel Champagne num bonito Chevrolet, deixando o veterano Mário Silva, em Porsche 911 RS no 2º lugar, já depois de ambos se terem tocado. Alexandre Guimarães levou o Lotus Elan até ao lugar mais baixo do pódio, numa prova que teve 44 pilotos classificados. Esta competição teve a honra de fechar o fim de semana, numa corrida plena de confusão, com o safety-car a ser protagonista. Champagne foi novamente 1º, desta feita com Max Bodie em 2º e Alexandre Guimarães a repetir o 3º lugar.

Mas Campos Costa ditaria a lei na segunda corrida, vencendo com Michel Ghio bem perto a terminar em 2º, enquanto o também francês Laurent Courreglong a ser 3º, embora já algo distante dos homens da frente.

SIXTIES ENDURANCE McINTYRE NÃO DEU A MÍNIMA CHANCE Mais uma competição de longa duração e com paragem na box pelo meio, disputada pelos carros que fizeram história na década de 60.

A primeira corrida disputou-se no final de sábado, já com a neblina marítima a marcar presença, o que ainda assim não impediu Ewan McIntyre, com um Lotus 15, de passear até à vitória, com uma condução soberba. Dominique Guenat/Yvan Mahe levaram o AC Cobra ao 2º lugar, ficando o Ford Shelby GT de Dominique Vananty e Olivier de Siebenthal no 3º lugar. Para domingo, verificou-se um filme idêntico, com McIntyre a voltar a dominar a prova a partir do seu meio. Paul Wooley foi 2º, num Cooper, enquanto a equipa do Ford Shelby voltou a terminar no 3º posto.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.